Fiat Bravo T-JET 1.416V x Peugeot 308 THP 1.616V x Volkswagen Golf GTi 2.nada TSI.* **

RESOLVEMOS COLOCAR OS HACHTBACKS ESPORTIVOS PARA SE DIGLADIAREM QUEM LEVA A MELHOR?
Todo mundo sabe que entre os hacht médios esportivos o Golf GTi é um ícone inclusive no Brasil, mas o Golf GTi nos abandonou em 2009, mas retornou com a sétima geração no final de 2013, o Bravo seis meses depois do lançamento ganhou a  versão T-JET e o 308 também ganhou a versão THP com seis meses de lançamento dos outros modelos da gama e agora quem será o melhor? resolvemos colocar eles de frente e como será que se saíram?
                                                                       3FIAT BRAVO T-JET 1.416V

O Bravo ficou na intermediária em visual, a dianteira é bonita, mas a traseira estraga....
A Fiat tem tradição em hachts médios esportivos no Brasil primeiro trouxe da Itália o Tipo Sedicivalvalvole com o motor 2ACT 2.nada 16V de 137CV e depois que o Tipo virou nacional ele perdeu essa opção, em março de 2000 chegava o Bravo HGT com o motor 1.816V(na verdade 1.75) da família Free com 132CV, no final de 2002 chegava o Stilo Abarth com motor cinco cilindros 2.420V do Marea com 167CV e ficou até 2009, mas em 2010 o Bravo chegou e em março de 2011 chegava versão T-JET afinal se esse motor faz misérias no Punto, no Bravo ele sentiu o peso e ficou cinco pontos atrás do 308 o que deixou na última colocação .Ele foi lanterna em desempenho, o câmbio é manual de seis marchas e o motor é o Fire 1.416V T-JET com bloco de ferro, sub-bloco de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler e o turbo é de baixa inércia para gerar 21KGFMa2250RPM e 152CVa5500RPM e com o Overbooster ligado mantém a potencia e vai a 23.5KGFM nas mesma rotações é o mais fraco da turma e isso se mostrou na pista o pior 0a100KM/H com 9.5segundos, a pior velocidade máxima com 206KM/H segundo a Fiat e o pior tempo na nossa "pista imaginária" com 2minutos e 33segundos ou seja o motor sentiu o peso do Bravo, o que? ele nada mal? não longe disso esse 1.4 dá conta do recado muito bem e foi lanterna em custos, é o preço mais baixo da turma com R$70.970, mas o pior consumo urbano com 6.2KM/L e o rodoviário com 11KM/L, o pior consumo no autódromo com 3.1KM/L e a segunda maior rede autorizada e garantia de três anos como os seus rivais.  nem tudo foi ruim, ficou na intermediária em design seu visual tem uma dianteira bonita, mas a traseira estraga tudo, ele mede 4.34metros de comprimento, 1.79metros de largura, 1.49metros de altura e 2.60metros de entre - eixos e foi campeão em conforto junto com o 308 apesar do pior acabamento, tem boa posição de dirigir e o melhor custo/benefício da turma afinal ele vem de série com ABS, Air Bag Duplo(exigidos por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/ Travas e Espelhos elétricos e também foi campeão em segurança, a melhor  relação custo/segurança por que Air Bags laterais, Air bags de cortina e de joelho e ESP são opcionais e aí o preço vai para R$74.127 ou seja fica mais barato que o 308 ainda, ele é dono da pior retomada afinal é o câmbio manual de 60a100KM/H e em quarta com 5.8 segundos no aspecto geral até que não faz feio, intermediária na frenagem com 25.9metros e a estabilidade é boa como os rivais e como o 308 utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi- independente com eixo de torção ou seja como 90% dos carros nacionais.
          Acabamento ficou atrás dos rivais, mas ainda assim excelente para um Fiat.
O 1.416V Turbo é o mesmo do Punto o mais fraco com  152CV e intermediário na potência específica com 108.6CV/Litros.
2PEUGEOT 308 GRIFFE 1.616V THP AUT

                     O 308 é o que tem o visual menos agradável da turma, infelizmente.
O 308 conseguiu cinco pontos de vantagem sobre o Bravo e ficou oito pontos atrás do Golf. Ele foi lanterna no visual afinal é basicamente um 307 que passou por uma transformação profunda, embora o Bravo seja um Stilo com "outra roupa" o 308 evidencia mais isso, ele mede 4.28metros de comprimento, 1.81metros de largura,1.50metros de altura e 2.61metros de entre - eixos. Ficou na intermediária em desempenho, o câmbio é o automático sequencial de seis marchas que passou ao modelo 2.nada no final de 2013 também e o motor é o Prince 1.616V THP com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 24.5KGFMa1400RPM e 165CVa6000RPM ele fica no meio em potência e torque e ficou no meio na pista, foi de 0a100KM/H em 9segundos, chegou a 217segundo a Peugeot e o tempo no autódromo foi de 2minutos e 18segundos. Ficou na intermediária em segurança, a segunda melhor relação custo/segurança mesmo tendo alguns equipamentos que eram de série no Bravo, o preço dele é mais alto, a segunda melhor retomada com 60a100KM/H em 4.9segundos, a melhor frenagem com 80a0KM/H em 24.9metros e uma boa estabilidade e a suspensão segue o mesmo esquema do Bravo, ficou na intermediaria em custos, o seu preço é de R$75.990, o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L e o rodoviário foi de 13.5KM/L, o consumo no autódromo foi de 4.7KM/L, a menor rede autorizada e garantia de três anos. Mas ele foi campeão em conforto junto com o Bravo, tem o melhor acabamento junto com o Golf, boa posição de dirigir e ficou na intermediária na relação custo/benefício.
O melhor acabamento do trio junto com o Golf.
O motor 1.616V Turbo gera 165CV ficou na intermediária e pior potência específica: 103.1CV/Litros.
                                                      2VOLKSWAGEN GOLF GTi 2.nada TSI DSG

O Golf tem o visual mais bonito da turma.
Ele ficou oito pontos á frente do 308 e se tornou o campeão.
O primeiro Golf GTi a chegar as terras brasileiras foi o 2.nada de 115CV importado do México, depois chegou a nova geração importada da Alemanha com motor 1.820V Turbo de 150CV que no ano seguinte seria nacionalizada , em 2002 o 1.820V Turbo passou a 180CV e ganhou a série especial de 100 unidades da VR6  com motor VR6 de 2.8 litros e 200CV e mais tarde o Golf nacional ganhava uma reforma visual e o 1.820V passava a gerar 193CV com gasolina Premium e em 2009 ele deu adeus do mercado brasileiro, mas em setembro de 2013 com a chegada do Golf IV ao Brasil o GTi retornou ao mercado brasileiro importado da Alemanha e agora ele vem como novo mesmo ,mas nem tudo é as mil maravilhas, ele nunca ficou na intermediária, ele sempre foi "tudo ou nada" ele foi lanterna em conforto, o acabamento é o melhor da turma junto com o 307,  assim como os rivais tem boa posição de dirigir e ele vem com os mesmos itens de série dos rivais, mas é bem mais caro e o pior custo/benefício da turma e foi lanterna em segurança apesar de vir com todos os itens que o 308 THP tem de série ele custa beeeeeem mais caro que os rivais, a melhor retomada com 60a100KM/H em 3.3segundos, a pior frenagem com 80a0KM/H em 26.5metros e a estabilidade é boa é o única a contar com suspensão independente nas quatro rodas, no conjunto molas, amortecedores e suspensão dianteira é igual aos rivais e na traseira é Multilink,  mas depois o Golf só foi campeão, campeão em design, é o mais bonito da turma, ele mede 4.25metros de comprimento, 1.80metros de largura, 1.47metros de altura e 2.63metros de entre - eixos ele é baseado na nova plataforma MQB. Foi campeão em desempenho, o câmbio é o manual automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de DSG pela Volkswagen e o motor é o EA 888 2.nada 16V TSI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler, injeção direta e indireta o que deixam ele com oito bicos injetores e com isso gera 34.7KGFMa1500RPM e vai até 4000RPM e 220CVa4500RPM e vai até 6000RPM e com isso imagina o que ele fez? massacrou os rivais, foi de 0a100KM/H em 6.7segundos, chegou a 244KM/H segundo a Volkswagen e o tempo no autódromo foi de 1minto e 40segundos ficou abaixo dos dois segundos e foi campeão em custos, apesar de ser o mais caro da turma com o preço de R$98.990, o consumo urbano foi o melhor com 10.5KM/L e o rodoviário com 15.4KM/L, no autódromo também com 5.2KM/L e tem maior rede autorizada e garantia de 3 anos e pelo que se viu vale apena pagar mais caro pelo Golf, mas se o dinheiro não permitir os outros dois são divertidos e esse Golf será nacional, mas a versão achada na concessionárias é de R$130.490 o que torna ela beeem cara diga-se de passagem.
             O melhor acabamento da turma junto com 308 e o volante esportivo é destaque.
O motor 2.nada 16V Turbo gera 220CV é o mais potente e de melhor potência específica do trio:110CV/Litros.
VEJA OS NÚMEROS
FIAT BRAVO T-JET 1.416V
0a100KM/H 9.5segundos
VELOCIDADE MÁXIMA  206KM/H(Fiat)
60a100KM/H em quarta 5.8segundos
80a0KM/H  24.9metros
CONSUMO URBANO 6.2KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 11KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO: 2min33seg
CONSUMO NO AUTODRÓMO:3.1KM/L
PEUGEOT 308 GRIFFE 1.616V THP AUT
0a100KM/H 9segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 217KM/H(Peugeot)
60a100KM/H  4.9segundos
80a0KM/H 25.9metros
CONSUMO URBANO 9.4KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 13.5KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 2min18seg
CONSUMO NO AUTODRÓMO:4.7KM/L
VOLKSWAGEN GOLF GTI 2.nada TSI DSG
0a100KM/H  6.7segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 244KM/H(Volkswagen)
60a100KM/H 3.3segundos
80a0KM/H 26.5metros
CONSUMO URBANO 10.5KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 15.4KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO:1min40seg
CONSUMO NO AUTODRÓMO:5.2KM/L
PONTUAÇÃO
CONFORTO
ACABAMENTO
BRAVO 2
308 3
GOLF 3
Aqui Golf e 308 empataram como os melhores.
POSIÇÃO DE DIRIGIR
BRAVO 3
308 3
GOLF 3
Aqui os três são bons nesse aspecto.
CUSTO/BENEFÍCIO
BRAVO  3
308 2
GOLF 1
O Bravo é o mais barato da turma e por tabela o melhor custo/benefício.
TOTAL
BRAVO 8
308 8
GOLF 7
DESIGN
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
O Visual do Golf é o melhor resolvido dos três.
DESEMPENHO
0a100KM/H
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
Aqui os 220CV do Golf se mostraram sobre os rivais.
VELOCIDADE MÁXIMA
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
Aqui a história se repetiu.
TEMPO NO AUTODRÓMO
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
Aqui o Golf também levou vantagem.
TOTAL
 BRAVO 3
308 6
GOLF 9
Vitória massacrante do Golf.
SEGURANÇA
CUSTO/SEGURANÇA
BRAVO 3
308 2
GOLF 1
Mesmo alguns equipamentos sendo opcionais o Bravo ainda é mais barato.
60a100KM/H
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
Aqui o Golf fez valer seu câmbio de dupla embragem e os 36.7KGFM de torque.
80a0KM/H
BRAVO 3
308 2
GOLF 1
Aqui quem se deu melhor foi o Bravo dono da melhor frenagem.
SUSPENSÃO
BRAVO 3
308 3
GOLF 3
Aqui os três foram bem.
TOTAL
BRAVO 10
308 9
GOLF 8
Aqui o Bravo levou a melhor.
CUSTOS
PREÇO
BRAVO 3
308 2
GOLF 1
O Bravo é o mais barato
CONSUMO URBANO
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
Graças a injeção direta o Golf levou a melhor
CONSUMO RODOVIÁRIO
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
Aqui a história se repete.
CONSUMO NO AUTODRÓMO
BRAVO 1
308 2
GOLF 3
Aqui a história se repete
REDE AUTORIZADA
BRAVO 2
308 1
GOLF 3
Aqui o Golf leva a melhor
GARANTIA
BRAVO 3
308 3
GOLF 3
Todos aqui levaram vantagem
TOTAL
BRAVO 11
308 12
GOLF 16
Apesar de ser o mais caro, foi o mais econômico e dono da maior rede autorizada.
TOTAL GERAL
BRAVO 32 pontos
308 37 pontos
GOLF  45 pontos.
FICHAS TÉCNICAS
FIAT BRAVO T-JET 1.416V
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler á gasolina
CILINDRADA:1368cm3
DIÂMETRO X CURSO:72mm x 84mm
TAXA DE COMPRESSÃO:9,8:1
POTÊNCIA:152CVa5500RPM
TORQUE:21KGFMa2250RPM(23KGFM com o Overbooster)
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hachtback quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.34metros, largura 1.79metros, altura 1.49metros e entre - eixos 2.60metros
PESO:1370KG
PESO/POTÊNCIA:9KG/CV
PESO/TORQUE:65.2KG/KGFM e com overboooster 58.3KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 400 litros e tanque de combustível 58 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO: Elétrica ,tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 17,215/45/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo,Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/ Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Air Bags laterais, de cortina e ESP
GARANTIA:3 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO : R$70.970
PEUGEOT 308 GRIFFE 1.616V THP
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta á gasolina
CILINDRADA:1598cm3
DIÂMETRO X CURSO:77 X 85.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA:165CVa6000RPM
TORQUE:24.5KGFMa1400RPM
CÂMBIO: Automático, sequencial de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hachtback cinco portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.28metros, largura 1.81metros, altura 1.50metros e entre - eixos 2.61metros
PESO:1392KG
PESO/POTÊNCIA:8.5KG/CV
PESO/TORQUE:56.8KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 430 litros e tanque de combustível 60 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO: Eletro- hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 17,225/45/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/ cortina, ESP, Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Direção eletro-hidráulica, Vidros/Travas e espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem
PREÇO:R$75.990
VOLKSWAGEN GOLF GTi 2.NADA 16V TSI
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e indireta á gasolina
CILINDRADA:1984cm3
DIÂMETRO X CURSO:82.5 X 92.8mm
TAXA DE COMRPESSÃO:9,6:1
POTÊNCIA:220CVa4500RPM e vai até 6000RPM
TORQUE:35.7KGFMa1500RPM e vai até 4000RPM
CÂMBIO:Manual- automatizado de dupla embreagem com seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hachtback, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.27metros de comprimento,1.80metros de largura, 1.46metros de altura e 2.63metros de entre - eixos
PESO:1317KG
PESO/POTÊNCIA:5.9KG/CV
PESO/TORQUE:36.9KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 338 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA : Multilink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga- leve aro 17,224/45/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina de joelhos, Alarme, Ar Condicionado, CD/ Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica , Vidros/ Travas e Espelhos elétricos e ESP
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Park Assits, ACC e outros.
GARANTIA:3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO:R$98.990.
 
 

 

 

 


Comentários

  1. Comparar 308 e Bravo com Golf GTi? Já que é para fazer comparação sem noção, colocasse então o Golf R.

    ResponderExcluir
  2. O Golf R não tem a venda no Brasil, lógico que não quis desmerecer nenhum deles, eu só fiz o comparativo das versões esportiva deles, lógico que um comparativo ideal seria o 308 GTi com 200CV e um Bravo com a calibração do Fiat 500 Abarth Asseto Corsa(200CV), mas enfim foi feito é apenas sobre os Hachts esportivos e dados de técnicos deles, lógico que o Golf levou pelo seu motorzão, mas enfim lembre-se que o Golf 1.4 TSI concorre com o Bravo 1.816V. agora 308 THP e Bravo estão juntos e lembrando que o Golf 1.4 TSi concorre com o 2.nada 16V Flex. mas enfim apenas coloquei o comparativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem, o Golf GTi realmente é uma máquina louvável. Mas vamos comparar com equidade entre os carros! De outra forma, eu pego um Fiat Coupé com 20 anos de idade, e ele vai andar junto do Golf VI, zero bala...

      Excluir
    2. Bom dia, meu Jovem! cara, eu tenho artigo mais recentes, relaxa. o comparativo eram entre Hachts esportivos que tinha motores diferentes das versões convencionais. (1.8 16V no Bravo, 2.nada 16V no 307 e 1.4 16V TSI no Golf). agora Danilo, o Golf IV já saiu de linha. quanto ao Coupé da Fiat realmente tirando o Golf IV GTI ele anda mais que outras versões do Golf, mas o comparativo eram de todos 0KM. lógico que agora é 2015 o preço do Golf VII GTI subiu bastante, o 308 vai ganhar reestiilzação e o Bravo T-JET já foi reestilizado. mas mesmo assim ainda todos mantém potência e torque, lógico o ideal era o Bravo T-JET com a potência do 500 Abarth Asseto Corsa(200CV) e o 308 GTi com o 1.6 16V THP calibrado para 200CV, mas é o que nós temos aqui(ou tínhamos na época) e tem matérias mais atuais também se quiser ler é só ir no link da pagina e é só achar modelos mais atuais.

      Excluir

Postar um comentário