Post 2900: Os 10 carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil

POST COMEMORATIVO: OS 10 CARROS MAIS VENDIDOS DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL.

A Volkswagen acabou de alcançar a marca de 8 milhões de Gol produzidos e isso acabou me dando uma ideia: ir atrás dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil. Pesquisas na internet aqui e alí veio uma matéria do R7 de 2015: lá está números só que afinal são dois anos e então resolvi contar até 2016 e incluir nos números para Gol e Uno que estão na ativa,  Corsa Classic que foi vendido até 2016 e também para o Fiesta além do ano 2016 tive que ir atrás das vendas de 1996 até 2001, mas infelizmente não temos 1999 e 2000, de qualquer forma a Ford não sabia quanto tinha vendido de 1996 até 2002 e isso o deixava em situação complicada, agora resolvi incluir o números de 1996,1997,1998 e 2001. Com isso temos os 10 mais vendido de todos os tempos.

                                                               10FORD CORCEL
TEMPO DE PRODUÇÃO: 1968-1986(18 ANOS)
VENDAS TOTAIS: 1.300.000
GERAÇÕES: 2
Esse carro quase não sai do papel, primeiro a Willys consegue com dificuldade o empréstimo para viabilizar o protótipo e depois o desenvolvimento. Em 1967 a Ford compra a Willys e com o então projeto quase pronto, a Ford lança o modelo em 1968 e o chama de Corcel e chega como Ford, ele tem a mesma plataforma do Renault 12 e do Dacia 1300 por isso a roda de três furos. Ele chegou com carroceria quatro portas e o motor era o 1.3 que gerava 68CV ainda que brutos, era o motor Renault Sierra que mais tarde se chamaria Cléon ou Família C na Renault francesa ou CHT no Brasil, em julho de 1969 é lançado o cupê de duas portas e com ela a versão GT com carburador de corpo duplo e 80CV, em outubro de 1971 na linha 1972 é lançado o GT XP, em referência ao motor 1.4 com carburador de corpo duplo e 85CV, em outubro de 1972 na linha 1973 chegava o  1.4 com carburador de corpo simples e 75CV, em outubro de 1974 na linha 1975 chegava o facelift inspirado no Maverick e o motor 1.4 sem alterações, em outubro de 1975 na linha 1976 o 1.4 de carburador de corpo simples passou a gerar 68CV e com carburador de corpo duplo exclusivo do GT passou a gerar 76CV era a última alteração feita no Corcel I, vale lembrar que a potência era bruta.
O GT XP é o Corcel I mais potente com 85CV no motor 1.4
O CORCEL II: A segunda geração chegava com motor 1.4 de 72CV e de 76CV para o GT em outubro de 1977 na linha 1978 de início câmbio manual de quatro marchas como foi na primeira geração. Em outubro de 1978 na linha 1979 fazia a estreia do motor 1.6 que gerava 90CV e junto com ela o carburador de corpo duplo que havia sido abolido na linha 1978(no lançamento do Corcel II) motor básico do GT e opcional para as outras versões, outra coisa que vinha a reboque era o câmbio manual de cinco marchas opcional, em novembro de 1979 na linha 1980 era vez do motor 1.6 á álcool que gerava 69CV, mas aqui vale lembrar: a potência já era em valores líquidos e aí seguiu sem mudanças até outubro de 1982 na linha 1983 quando o motor 1.4 dava adeus, em outubro de 1983 na linha 1984 chegava alterações nos motores Sierra/Cléon com novo desenho de pistões e bielas e batizado de CHT o 1.3 gerava 57CV na versão á gasolina e 65CV na versão á álcool e o 1.6 gerava 65CV na versão á gasolina e 73CV na versão á álcool. em outubro de 1984 na linha 1985 ele recebe um face-lift com nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas e o 1.6 tinha a potência inalterada e dois anos depois ele deu adeus.
Corcel II aqui já com facelift e o motor 1.6 á álcool de 73CV sendo o mais potente.
                                                            MOTORES USADOS
                                                             CORCEL I 
CILINDRADA                           TORQUE                    POTÊNCIA                      ANOS
1.3 CS                                 9.3KGFMa3400RPM        68CVa5200RPM              1968-1972
1.3 CD(GT)                       10KGFMa3200RPM          80CVa5200RPM              1969-1971
1.4 CD(GT)                      11.6KGFMa3600RPM        85CVa5600RPM              1971-1976
1.4 CS                                11.6KGFMa3600RPM       75CVa5400RPM              1972-1976
1.4 CS                                11.5KGFMa3500RPM       68CVa5400RPM              1976-1977
1.4 CD(GT)                       11.5KGFMa3500RPM       76CVa5400RPM               1976-1977
                                                             CORCEL II
1.4 CS                               11.6KGFMa3500RPM        72CVa5600RPM              1977-1982
1.4 CS(GT)                       11.6KGFMa3500RPM        76CVa5600RPM              1977-1978
1.6 CD                              13KGFMa4000RPM           90CVa5600RPM              1978-1983
1.6 CD(A)*                      12.4KGFMa2800RPM        69CVa4800RPM               1979-1983
1.3 CD *                            9.9KGFMa2800RPM        57CVa5000RPM               1983-1984
1.3 CD (A) *                   10.5KGFMa2800RPM        68CVa5000RPM               1983-1984
1.6 CD *                         10.8KGFMa2400RPM        65CVa4800RPM               1983-1986
1.6 CD* (A)                    11.8KGFMa2400RPM       73CVa4800RPM                1983-1984
1.6 CD *(A)                    11.9KGFMa2400RPM       73CVa4800RPM                1984-1986

CS: Carburador de corpo simples              * potência líquida.    (A) álcool.
CD: Carburador de corpo duplo       
                                                             FAMÍLIA DE MOTORES:
SIERRA CLÉON/CHT: Bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas no bloco acionado por varetas, sendo que na linha 1984 recebeu pistões e bielas diferentes e foi rebatizado de CHT.

                                                         9FORD FIESTA
TEMPO DE PRODUÇÃO:  1996-ATÉ HOJE(21 ANOS)
VENDAS TOTAIS: 1.427.425 *
GERAÇÕES: 3

* contabilizados as vendas de 1996,1997 e 1998, infelizmente não temos de 1999 e 2000 e contabilizadas as vendas de 2016.
O Ford Fiesta teve três gerações como nacional e se contar o modelo espanhol foram quatro á venda no Brasil e a recém assumiu a posição de Ford mais vendido de todos os tempos e em 2017 ele passa a Kombi. Chegou em maio de 1996 com duas opções de motor: 1.3 de 58CV e o 1.4 16V de 89CV, em agosto de 1996 chegava o 1.nada de 52CV, em março de 1993 para alinhar ao Ka o 1.nada vai a 53CV, o 1.3 vai a 60CV  e essa geração foi feita na plataforma B da Ford. Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 o 1.3 dá o seu adeus, em outubro de 1999 na linha 2000 troca de motores: chegava o novo motor Zetec Rocam 1.nada com 65CV e o 1.6 com 95CV, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 ele é renomeado Street para dar espaço a nova geração, em outubro de 2003 na linha 2004 ele passa a ser equipado apenas com motor 1.nada e três anos depois ele dá adeus do mercado(mas não era o adeus do Fiesta e sim da primeira geração). O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
A primeira geração do Fiesta nacional com motores 1.nada de 52CV que mais tarde passou a ser 53CV, 1.3 de 58CV e mais tarde passou a ser 60CV, 1.4 16V de 88CV e mais tarde 89CV e no facelift o 1.nada de 65CV e o 1.6 de 95CV.
A SEGUNDA GERAÇÃO: Chegou em abril de 2002 ainda convivendo com a geração antiga, ela era maior e feito na plataforma B3 e de quebra era o primeiro produto da nova fábrica da Camaçari-BA(a geração antiga era feita em São Bernardo do Campo-SP) e os motores eram o 1.nada de 66CV, 1.nada Supercharger de 95CV e o 1.6 de 98CV, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 ele estreava o motor 1.6 Flex com 105CV  com gasolina e 111CV com álcool, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em julho de 2006 na linha 2007 o 1.nada passava a ser Flex e com isso gerava 71CV com gasolina e 73CV com álcool e o 1.nada Supercharger dava adeus, em março de 2007 na linha 2008 chegava o facelift com nova grade dianteira, faróis, para-choques e capô, nos motores em alterações e seguiu sem alterações até outubro de 2009 na linha 2010 quando o 1.nada passou a gerar 69CV com gasolina e manteve os 73CV com álcool e o 1.6 passou a gerar 101CV com gasolina e 107CV com álcool, em fevereiro de 2010 chegava o facelift com nova grade dianteira, faróis e para-choques e os motores eram mantidos, em junho com a chegada do Fiesta Sedan importado do México ele é renomeado Rocam e seguiu sem alterações até o final da carreira em agosto de 2014 quando deu lugar a nova geração do Ka. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
O Fiesta já com o facelift de 2011, motores 1.nada de 66CV, 1.nada Supercharger de 95CV e o 1.6 de 98CV, mais tarde o Supercharger dá adeus, o 1.6 passa a ser Flex e com isso 105CV com gasolina e 111CV com álcool e o 1.nada também a passa ser Flex com 71CV com gasolina e 73CV com álcool e por último o 1.nada passou a gerar 69CV com gasolina e 73CV com álcool e o 1.6 passou a gerar 101CV com gasolina e 107CV com álcool.
TERCEIRA GERAÇÃO: Em 2010 a Ford importou o Fiesta Sedan do México feito na plataforma B-Global, ainda tem estoques na Ford do Brasil e em outubro de 2011 é vez do Hacht, mas em maio  de 2013 já como linha 2014 o Hacht aproveitando o facelift passa a ser feito no Brasil e em São Bernardo do Campo-SP. Duas opções de motores o 1.5 16V com 14.8KGFMa4250RPM e 107CVa6250RPM e com álcool vai a 111CVa5500RPM e manteve o torque o 1.6 16V Ti-VCT que gerava 15.4KGFMa4250RPM e 125CVa6500RPM e com álcool vai a 16KGFMa5000RPM e 130CV nas mesmas rotações da potência com gasolina, em outubro de 2014 na linha 2015 o 1.6 16V passou a gerar 128CV com álcool e 16.1KGFM de torque no álcool, em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda, em agosto de 2016 na linha 2017 o 1.5 16V passa a ser restrito para frotistas e também para a família Ka, já o 1.6 16V era mantido e estreava o três cilindros 1.nada 12V Ecoboost da família Fox com turbo e injeçlão direta(não confudir com o Volkswagen) que gerava 17.3KGFMa1400RPM e vai até 4500RPM e 125CVa5500RPM, ele vem com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamada de PowerShift opcional para o 1.6(com exceção as versões Titanium e Sport, na primeira é obrigatória e a na segunda não disponível) obrigatória para o Ecoboost. Tem facelift previsto para esse ano.
A terceira geração do Fiesta nacional de início motores 1.5 16V de 107CV com gasolina e 111CV com álcool, 1.6 16V de 125CV com gasolina e 130CV com álcool que mais tarde viram 128CV e o três cilindros 1.nada 12V Ecoboost com 125CV..
                                                        PRIMEIRA GERAÇÃO
MOTOR                                       TORQUE                   POTÊNCIA                       ANOS
1.NADA                                    7.9KGFMa4000RPM    52CVa5000RPM            1996-1997
1.3                                            10.2KGFMa2500RPM   58CVa5000RPM             1996-1997
1.4 16V                                    12.4KGFMa4500RPM   89CVa5600RPM             1996-1999
1.NADA                                    7.9KGFMa4000RPM   53CVa5000RPM             1997-1999
1.3                                           10.2KGFMa2500RPM   60CVa5000RPM              1997-1998
1.NADA                                    8.9KGFMa3250RPM   65CVa6000RPM             1999-2006
1.6                                           14.2KGFMa2250RPM    95CVa5500RPM             1999-2003
                                                          SEGUNDA GERAÇÃO
1.NADA                                     8.9KGFMa2750RPM   66CVa6000RPM            2002-2006
1.NADA SC                             12.6KGFMa4250RPM   95CVa6000RPM            2002-2006
1.6                                            14.7KGFMa4250RPM   98CVa5750RPM            2002-2004
1.6 FLEX                                 14.8KGFMa4200RPM  105CVa5750RPM           2004-2009
                                               *15.8KGFMa4200RPM  111CVa5750RPM                            
1.NADA FLEX                         9.1KGFMa4750RPM     71CVa6000RPM          2006-2009
                                               * 9.3KGFMa4750RPM      73CVa6000RPM          
1.NADA FLEX                        9.1KGFMa4750RPM       69CVa6000RPM        2009-2014
                                                 9.3KGFMa4750RPM       73CVa6000RPM       
1.6 FLEX                              14.3KGFMa4250RPM       101CVa5750RPM        2009-2014
                                             *15.3KGFMa4250RPM      107CVa5750RPM        2009-2014
* números com álcool.  SC= Supercharger.
                                                      TERCEIRA GERAÇÃO
1.5 16V                                 14.8KGFMa4250RPM        107CVa6250RPM      2013-2016
                                            *14.8KGFMa4250RPM        111CVa6250RPM      2013-2016
1.6 16V                                 15.4KGFMa4250RPM        125CVa6250RPM      2013-2014
                                            *16KGFMa5000RPM           130CVa6250RPM      2013-2014
1.6 16V                                 15.4KGFMa4250RPM        125CVa6250RPM      2014-até hoje
                                           *16.1KGFMa4250RPM        128CVa6250RPM       2014-até hoje
1.nada 12V (T) (L3)             17.3KGFMa1400RPM        125CVa6000RPM       2016-até hoje
* números com álcool, (T) Turbo, (L3) três cilindros em linha.
                                                         FAMÍLIA DE MOTORES:
ENDURA: 1.NADA E 1.3 DE 1996 ATÉ 1999
Bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica.
ZETEC SIGMA 1.4 16V, 1.5 16V E 1.6 16V NA PRIMEIRA GERAÇÃO ATÉ 1999 E NA TERCEIRA DESDE 2013 ATÉ HOJE: mantém bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, só que no 1.6 16V é variável e também tem coletores variáveis.
ZETEC ROCAM 1.NADA E 1.6 NA PRIMEIRA GERAÇÃO DESDE 1999 ATÉ O FINAL DELA EM 2006 E EM TODA A VIDA DA SEGUNDA GERAÇÃO.Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e no caso do 1.nada Supercharger acrescentado o Supercharger.
FOX TRÊS CILINDROS ECOBOOST 1.NADA 12V DESDE 2016: Não confundir com o Volkswagen de mesmo nome, esse motor tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.



                                                       8VOLKSWAGEN KOMBI
TEMPO DE PRODUÇÃO: 1957-2013(56 ANOS)
VENDAS TOTAIS: 1.439.453
GERAÇÕES:2
Ela foi o carro mais longevo da produção nacional e terminou a carreira vendendo bem, mas o projeto dos anos 1950 sentiu peso da idade e não pode ter Air Bag Duplo e ABS que são obrigatórios desde 2014. Ela começou a carreira em 1957 com motor Boxer 1.2 refrigerado á ar  de 36CV, dez anos depois trocou o 1.2 pelo 1.5 de 52CV  e  nove anos depois chegava o modelo T "1.5" com dianteira e traseira do modelo T2 lançado em 1967 na Alemanha, o miolo do modelo T1 e a suspensão traseira passava a ser independente por braços arrastados e não mais por braços oscilantes(como era no Fusca) e o motor agora era o 1.6 de 65CV. O câmbio como sempre manual de quatro marchas, em 1981 era vez da opção á diesel 1.6 refrigerado á água era o EA 827 Diesel ou "AP 1600 á diesel" que gerava 60CV e lembrando que a potência era bruta, em outubro de 1982 na linha 1983 estreava o 1.6 á álcool com 59CV e o 1.6 á gasolina e o 1.6 á diesel tem a potência revelada em valores líquidos: 53CV e 50CV respectivamente, em 1985 o 1.6 á diesel dá adeus. Segue sem alterações até  outubro de 1991 quando ganha catalizador e novo comando de válvulas e com isso cai a 52CV para versão á gasolina e 58CV para o modelo á álcool e segue sem alterações até julho de 1997 quando a T2 chega ao Brasil.
A Kombi já com o facelift, no início 1.2 de 36CV, mais tarde o 1.5 de 52CV, no facelift o 1.6 de 65CV que mais tarde viram 53CV por ser valores líquidos, 1.6 á diesel de 60CV que mais tarde viram 50CV por ser  valores líquidos e o 1.6 á álcool de 59CV, mais tarde com o catalizador vai a 52CV com gasolina e o 1.6 á álcool gerava 58CV.
A SEGUNDA GERAÇÃO: A T2 estreava no Brasil com teto elevado, 30 anos depois do seu lançamento na terra do 7x1(Alemanha) e 18 anos depois de sua aposentadoria na Alemanha, de início os motores 1.6 refrigerado á ar foram mantidos, em outubro de 1998 na linha 1999 o Boxer 1.6 refrigerado á ar ganhava injeção multiponto e com isso gerava 58CV no modelo á gasolina e 67CV no modelo á álcool e segue sem alterações a não ser o fim da versão picape a estréia das lotações 12 e 15 lugares com o banco em cima do motor e na linha 2005 ela ganha uma nova sobrevida, grade do radiador na dianteira, como na versão á diesel só que diferente desse modelo e o motor agora era o quatro cilindros em linha 1.4 que gerava 78CV com gasolina e 80CV com álcool era usado no Fox exportações e seguiu sem alterações por oito anos até a chegada da Last Edition e o adeus da Kombi depois de 56 anos de produção e como sempre câmbio manual de quatro marchas.
A T2 chegava em 1997 com motor 1.6 herdado do modelo T1, mais tarde eles ganhavam injeção eletrônica e passava a gerar 58CV no modelo á gasolina e 67CV no modelo á álcool e em 2005 até o final da carreira recebe o 1.4 Flex de 78CV com gasolina e 80CV com álcool.
                                                             PRIMEIRA GERAÇÃO
MOTORES                               TORQUE                  POTÊNCIA                      ANOS
1.2 CS                                  7.7KGFMa2000RPM   36CVa3700RPM              1957-1967
1.5 CS                                  9.1KGFMa2000RPM   52CVa4200RPM              1967-1975
1.6 CD                               11.2KGFMa2600RPM   65CVa4600RPM              1975-1982
1.6 DIESEL                       10.4KGFMa3400RPM   60CVa3400RPM              1981-1982
1.6 CD (A)                       *11.5KGFMa2500RPM   59CVa4600RPM              1982-1991
1.6 CD                              *10.6KGFMa2600RPM   53CVa4600RPM              1982-1991
1.6 DIESEL                          9.5KGFMa3400RPM  50CVa3400RPM               1982-1985
1.6 CD                              **10.6KGFMa2600RPM 52CVa4600RPM               1991-1997
1.6 CD(A)                        **11.5KGFMa2500RPM  58CVa4600RPM              1991-1997

CS: Carburador de corpo simples.  CD: Carburador de corpo duplo, (A): álcool   * potência líquida  ** modelos equipados com catalizador.
                                                               SEGUNDA GERAÇÃO
1.6 CD                                   10.6KGFMa2600RPM         52CVa4600RPM        1997-1998
1.6 CD (A)                             11.5KGFMa2500RPM         58CVa4600RPM        1997-1998
1.6 MI                                    11.6KGFMa2600RPM         58CVa4600RPM        1998-2005
1.6 MI (A)                             12.7KGFMa2600RPM         67CVa4600RPM        1998-2005
1.4 FLEX                              12.5KGFMa3500RPM         78CVa4600RPM         2005-2013
                                            *12.7KGFMa3500RPM         80CVa4600RPM
CD: Carburador de corpo duplo,   MI: Injeção multiponto  (A) álcool   * número com álcool do modelo Flex.
                                                        FAMÍLIA DE MOTORES:
BOXER REFRIGERADO Á  AR : 1957-2005: bloco e cabeçote e magnésio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, sendo 1.2, 1.5 e 1.6.

EA 111: 2005-2013: Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e refrigeração á água, sendo apenas o 1.4.

                                             7CHEVROLET CORSA SEDAN CLASSIC
TEMPO DE PRODUÇÃO:1995-2016(QUASE 21 ANOS)
VENDAS TOTAIS: 1.511.530
GERAÇÕES: 1
Se a GM contabilizasse a segunda geração esse número seria superior, mas a GM não faz isso. então só focaremos no Corsa Sedan B que aliás foi muito exportado pela GMB seja em CKD para África do Sul(vulgo terra do Joel Santana) "With volante in the right" brincadeiras á parte, ou um ano de CKD para China, ou exportação para o México e depois fabricação local como Chevrolet Monza, então vamos a ele, lançado em outubro de 1995 apenas com o motor 1.6 de 92CV (esse motor eu conheço...), em agosto de 1997 quase dois anos depois ele ganhava o motor 1.6 16V de 102CV(pode chamar de Ecotec), em agosto de 1998 ele ganhava o 1.nada de 60CV, em março de 1999 o 1.nada 16V de 68CV, em outubro de 1999 era vez do facelift e o motor 1.6 16V passava a ter 100CV, ja´nos outros motores ficava sem alteração e em março de 2000 chegava o 1.nada á álcool de 64CV.
Facelift com nova grade dianteira e para-choques, além de novas lanterna na traseira. de inicio o 1.6 de 92CV, mais tarde o 1.6 16V de 102CV, o 1.nada de 60CV, o 1.nada 16V de 68CV, o 1.nada á álcool de 64CV,o 1.nada VHC de 70CV, o 1.nada Flex de 70CV com gasolina e 72CV com álcool e por último o 1.nada VHCE de 77CV com gasolina e 78CV com álcool.

Em outubro de 2000 na linha 2001 pequena mudança na lanterna traseira, em março de 2001 o motor 1.nada 16V dá adeus, em outubro de 2001 é vez do 1.6 16V dar adeus, só ficando o 1.nada e 1.6 ambos de 8 válvulas, em junho de 2002 três meses depois do lançamento do Corsa  Sedan de segunda geração, ele é renomeado Corsa Classic e apenas com motor 1.nada, em outubro de 2002 com a mudança do IPI o motor 1.6 volta a equipar o carro, em março de 2003 o motor 1.nada recebe taxa de compressão mais alta e passa a  ser chamar VHC e com isso gerava 70CV, em outubro de 2004 ele passa a ser chamado apenas Classic(na boa? eu sempre chamei ele de Corsa Classic ou Sedan antes da chegada do Corsa C) e sem alterações nos motores, segue sem alterações até março de 2006 quando o 1.nada passava ser Flex e passou a gerar 72CV com gasolina e manteve os 70CV com gasolina ,  lembrando que ele era feito em São José dos Campos-SP desde o lançamento e em 1997 algumas unidades passaram a vir da fábrica de Alvear, Argentina. Em julho de 2009 o 1.nada ganhava comando de válvulas roletado e passava a se chamar VHCE e com isso gerava 77CV com gasolina e 78CV com álcool, em março de 2010 chegava o facelift que haviam feito em 2006 para o Sail Chinês, não foi dos mais felizes visualmente, mas o motor se  manteve, em junho de 2012 ele passava a  vir exclusivamente da fábrica Argentina de Alvear,  em outubro de 2013 na linha 2014 seguindo o regulamento para o ano seguinte Air Bag Duplo e ABS passava a ser de série(lembrando que já eram opcionais nos antigos GLS e foram cortados depois que passou a se chamar Classic), outra curiosidade remete a 2011: ele viu o carro que era para ser o seu sucessor se aposentar antes dele próprio, voltando a 2014 ele seguiu sem alterações e com as vendas caindo desde 2013 ele deu adeus em 2016 e também ele parou de ser produzido na fábrica Argentina para dar espaço aos novos Cruze Sedan e Sport 6. Lembrando que com motor 1.6 de oito válvulas podia vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, já os outros apenas manual de cinco marchas.
Os facelift de 2010 para a linha 2011 foi o último e o motor 1.nada de 77CV com gasolina e 78CV com álcool.
  MOTORES                                TORQUE                        POTÊNCIA                         ANOS
1.nada                                      8.3KGFMa3000RPM        60CVa6000RPM               1998-2003
1.nada (A)                               9.1KGFMa3000RPM        64CVa6000RPM               2000-2003
1.nada VHC                             8.8KGFMa3250RPM       70CVa6400RPM                2003-2006
1.nada VHC FLEX                  8.8KGFMa3250RPM       70CVa6400RPM                2006-2009
                                               *9KGFMa3250RPM          72CVa6400RPM                
1.nada VHCE FLEX               9.4KGFMa5200RPM        77CVa6400RPM                2009-2016
                                              *9.7KGFMa5200RPM        78CVa6400RPM                                    
1.6                                          13KGFMa2800RPM          92CVa5600RPM                 1995-2006 **
1.6 16V                                  14.8KGFMa4000RPM     102CVa6000RPM                 1997-1999
1.6 16V                                  14.8KGFMa4000RPM     100CVa6000RPM                 1999-2001

(A) álcool     * números com álcool              ** teve ausente por um três meses em 2002. 
                                                  FAMÍLIA DE MOTORES
FAMÍLIA I:  Todos os motores aqui citados pertencem a família I com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, sendo simples nos 8 válvulas e duplo nos 16V válvulas e o 1.6 pode ser chamado de Ecotec sem problemas e todos com injeção eletrônica multiponto.

                                                    6 CHEVROLET CHEVETTE 
TEMPO DE PRODUÇÃO: 20 ANOS(1973-1993)
VENDAS TOTAIS: 1.600.000
GERAÇÕES: 1
Assim como ocorreu com o Ford Corcel ele foi lançado primeiro aqui, o Renault 12 e o Dacia 1300 demorariam um ano para estrear na França e na Romênia, respectivamente. O Chevette estreou aqui em março de 1973 seis meses antes da Alemanha onde se chamava Opel Kadett C, era um sedã de duas portas com motor dianteiro e tração traseira, o motor era o "OHC" ou Chevrolet 1400 que depois eu falo mais detalhes e que gerava 68CV, em outubro de 1974 na linha 1975 chegava o GP II  com motor 1.4 de 72CV, em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 chegava o facelift e os motores sem alterações, em outubro de 1978 na linha 1979 ele ganhava a opção da carroceria de quatro portas e lembrando que o 1.4 era carburador de corpo simples, em outubro de 1980 na linha 1981 ele ganhava faróis quadrados e o motor 1.4 á álcool com carburador de corpo duplo e 69CV, em outubro de 1982 ele recebe o facelift e forte.
O Chevette "tubarão" com motor 1.4 de 68CV, o GP da foto tinha 72CV no motor 1.4  e mais tarde chegava o 1.4 á álcool de 69CV.
Em outubro de 1982 na linha 1983 nova dianteira com faróis, para-choques, grades, novas lanternas traseiras e junto com ela o motor 1.4 dava lugar ao 1.6 com carburador de corpo simples á gasolina gerava 69CV, com carburador simples á álcool gerava 72CV e o 1.6 á gasolina com carburador de corpo duplo com 73CV, lembrando que os modelos até 1981 o câmbio era apenas manual de quatro marchas, na linha 1982 ganha o câmbio manual de cinco marchas como opcional e em outubro de 1985 ele ganhava o câmbio automático de três marchas, em outubro de 1986 na linha 1987 ganhava novas lanternas e uma nova grade e o 1.6 perdia a opção com carburador de corpo duplo que voltava no ano seguinte agora para o modelo á gasolina com 73CV e o modelo á álcool com 82CV e seguiu sem alterações até a linha 1990 quando ficou só na opção de acabamento DL, em outubro de 1991 na linha 1992 o 1.6 á gasolina ganhava alterações para poluir menos e com isso gerava 71CV, em março de 1992 chegava o Junior 1.nada que teve redução de peso dos vidros e que gerava 50CV no motor 1.nada, mas ele sentia os 920KG, em outubro de 1992 na linha 1993 é vez do 1.6 passa a gerar 76CV, em março de 1993 o Junior e o DL são substituídos pelo L 1.6 e em dezembro de 1993 dá adeus ao mercado.
Um forte facelift foi feito em 1983 e o motor era o 1.6 de início com 69CV com gasolina e 72CV no modelo 1.6 á álcool e com carburador de corpo duplo, mais tarde o 1.6 ganhava carburador de corpo duplo para o modelo á álcool ia 82CV e o 1.6 á gasolina passava ser de série com carburador de corpo duplo. 1.nada com carburador de corpo simples e 50CV e o  1.6 á gasolina passava a gerar 71CV e o 1.6 á álcool passava a gerar76CV.
MOTORES                      TORQUE                           POTÊNCIA                      ANOS
1.0 CS                           7.2KGFMa3500RPM     50CVa5600RPM                  1992-1993
1.4 CS                           9.8KGFMa3200RPM     68CVa5200RPM                  1973-1982
1.4 CS GP II               10.8KGFMa3800RPM     72CVa5600RPM                  1974-1977
1.4 CD(A)                  10.1KGFMa4000RPM     69CVa5800RPM                  1980-1983
1.6 CS                        11.8KGFMa3200RPM     69CVa5600RPM                  1983-1988
1.6 CS(A)                  12.4KGFMa3200RPM     72CVa5600RPM                  1983-1988
1.6 CD                       12.4KGFMa3200RPM     73CVa5600RPM                  1983-1986
1.6 CD                       12.5KGFMa3000RPM     73CVa5200RPM                  1988-1991
1.6 CD(A)                  13KGFMa2800RPM       82CVa5200RPM                  1988-1992
1.6 CD                       12.1KGFMa3200RPM     71CVa5600RPM                  1991-1993
1.6 CD(A)                  12.5KGFMa3200RPM    76CVa5200RPM                  1992-1993

CS: Carburador de corpo simples,  CD: Carburador de corpo duplo  (A) álcool  OBS: os modelos 1.nada e 1.6 tem a potência em valores líquidos, já o 1.4 tem valores brutos.
         
                                                         MOTORES
VAMOS TRATAR COMO "CHEVETTE" OU "OHC" por que não tem nomes bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, são todos da mesma família. 


                                                    5 CHEVROLET CELTA

TEMPO DE PRODUÇÃO: 15 ANOS(2000-2015)
VENDAS TOTAIS: 1.700.000
GERAÇÕES: 1
O Celta antes de chegar ao mercado tentou ser o carro mais barato do país e não conseguiu, mas mesmo assim teve boas vendas até 2014,  ele chegou ao mercado em setembro de 2000 apenas na carroceria duas portas era o primeiro Chevrolet feito na fábrica de Gravataí-RS, lembrando que o Chevette sempre foi feito em São Caetano do Sul-SP, ele herdava a plataforma do Corsa B ou GM 4200 apenas câmbio manual de cinco marchas e o motor era o 1.nada de 60CV também herdado do Corsa, em julho de 2002 ele ganhava a opção da carroceria quatro portas e o motor 1.nada passava a ter 70CV graças a taxa de compressão mais alta(VHC), em setembro de 2003 ele  ganhava a opção do 1.4 que gerava 85CV e seguiu sem alterações até julho de 2005 quando o Celta 1.0 virou Flex  e manteve a potência, em março de 2006 ele ganhou uma reestilização com nova grade dianteira, faróis, para-choques e capô, nova tampa do porta-malas e disposição das lanternas, já nos motores seguiram sem alterações.
O Celta aqui já com facelift, de início apenas o 1.nada de 60CV que depois foi a 70CV e virou Flex e o 1.4 de 85CV e por último o 1.nada passa a gerar 77CV com gasolina e 78CV com álcool.
Em março de 2007 o 1.4 dá adeus ao Celta e seguiu sem alterações até julho de 2009 quando o 1.nada ganhou comando de válvulas roletado e passou a gerar 77CV com gasolina e 78CV com álcool e se chamava VHCE e seguiu de novo sem alterações até fevereiro de 2011 já como linha 2012 onde ganhou uma pequena mudança na dianteira, em outubro de 2013 ele passava a vir com ABS e Air Bag duplo de série obrigatórios por lei e essa foi a última mudança até o adeus em julho de 2015 e sendo que na linha 2014 já havia perdido a opção das duas portas.
MOTORES                          TORQUE                    POTÊNCIA                     ANOS 
1.nada                               8.3KGFMa3000RPM    60CVa6000RPM            2000-2002
1.nada VHC                     8.8KGFMa3250RPM    70CVa6400RPM             2002-2005
1.nada VHC Flex             8.8KGFMa3250RPM    70CVa6400RPM             2005-2009
                                       *9KGFMa3250RPM      70CVa6400RPM              2005-2009
1.nada VHCE Flex           9.4KGFMa5200RPM   77CVa6400RPM             2009-2015
                                       *9.7KGFMa5200RPM   78CVa6400RPM             2009-2015
1.4                                 11.8KGFMa3000RPM    85CVa5800RPM             2003-2007
* números com álcool
                                                            FAMÍLIA DE MOTORES:
FAMÍLIA I: Todos os motores pertencem a família I com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.
                                                         4 FIAT PALIO 
TEMPO DE PRODUÇÃO: 1996-ATÉ HOJE(21 ANOS)
VENDAS TOTAIS: 2.659.759 
GERAÇÕES:2
O Fiat Palio estreou em abril de 1996 chamou a atenção por ser o primeiro carro nacional a ter lançamento de carroceria de duas e quatro portas simultaneamente desde 1983 com o lançamento do Ford Escort. Voltando ao Fiat ele foi lançado no início com duas opções de motores: o 1.5 da família Fiasa que gerava 76CV e o 1.6 16V de 106CV chamado de Torque que pertence a mesma família dos Sevel/ACT que nos modelos feitos no Brasil vinham da Argentina, mas esse 16V era italiano, em agosto de 1996 chegava o 1.nada com 61CV e também da família Fiasa e era linha 1997. em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em fevereiro de 1998 o 1.5 é substituído pelo Sevel 1.6 importado da Argentina mas com injeção monoponto e 82CV, em outubro de 1998 na linha 1999 o 1.6 ganhava injeção multiponto e passava a 92CV e estreavam o 1.nada á álcool de 61CV e o 1.5 á álcool de 77CV, em outubro de 1999 na linha 2000 sem mudanças para o Hacht, em março de 2000 estreava o motor Fire 1.3 16V(que na verdade era 1.25) com 80CV.
O Palio antes do facelift com motores 1.nada de 61CV, 1.5 de 76CV, 1.6 16V de 106CV, mais tarde o 1.5 é trocado pelo 1.6 de 82CV e esse substituído pelo de 92CV, estreava o 1.nada á álcool de 61CV e o 1.5 á álcool de 77CV e por último o 1.3 16V de 80CV.

Em outubro de 2000 chegava nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas e ainda de quebra um aumento de 2cm no entre - eixos, nos motores o 1.5 á álcool dava adeus, a antiga carroceria permanecia como Young e o motor Fiasa 1.nada, no facelift além de manter o 1.3 16V e o 1.6 16V fazia a estreia do 1.nada de 55CV e o 1.nada 16V de 70CV, em outubro de 2001 na linha 2001 é vez do Young ganhar o motor Fire e nas outras versões sem mudanças, só o letreiro dos 1.3 16V e 1.6 16V que passam a ter inscrição "Fire 1.3 16V" ou "1.6 16V" em vez de apenas "Fire 16V" ou "16V". Em junho de 2002 o Fire se alinha ao novo facelift e em novembro de 2002 estreava o Fire 1.3 de 67CV e o Fiasa 1500 á álcool voltava a tabela, em março de 2003 ele abandona os motores 16V, o Fire 1.nada e 1.3 são mantidos e o 1.6 16V italiano dá lugar ao Família I 1.8 de origem Chevrolet se beneficiando do acordo com a GM e com isso gerava 103CV.
O Palio ganhava o facelift e o motor 1.nada de 55CV, 1.3 16V(na verdade 1.25) de 80CV e o 1.6 16V de 106CV, mais tarde chegava o 1.3 de 67CV e o 1.8 de 103CV.
Em outubro de 2003 um novo facelift com nova grade dianteira, faróis, para-choques, capô, novas lanternas e tampa do porta- malas, nos motores o Fire 1.nada passa a ir a 65CV, o 1.3 virava Flex e passava a gerar 70CV com gasolina e 71CV com álcool e o 1.8 passava a gerar 103CV, o 1.5 á álcool dava o seu adeus  e o Fire mantinha os 55CV originais, em janeiro de 2004 a versão Fire com carroceria antiga vai a 65CV, em maio de 2004 na linha 2005 o 1.8 virava Flex e passava a gerar 106CV com gasolina e 110CV com álcool, em maio de 2005 duas novidades a versão Fire com carroceria antiga virava Flex e passava a gerar 65CV com gasolina e 66CV com álcool era o começo da linha 2006, em junho de 2006 o 1.3 dá lugar ao 1.4 com 80CV com gasolina e 81CV com álcool e em novembro duas novidades: o 1.8 R que estreava o comando de válvulas roletado no 1.8 e passava a gerar 113CV com gasolina e 115CV com álcool e o 1.nada Flex é estendido a carroceria nova, em março de 2006 o 1.8 com comando de válvulas roletado e 112CV com gasolina e 114CV com álcool é estendido a HLX e era a linha 2007 e em junho o Fire ganhava a carroceria da linha 2004.
A segunda reestilização do Palio chegava ao mercado de início o 1.nada de 65CV, o 1.3 Flex de 67CV com gasolina e 70CV com álcool e o 1.8 de 103CV, mais tarde o 1.8 vira Flex e vai a 106CV com gasolina e 110CV com álcool, o 1.3 dava lugar ao 1.4 de 80CV com gasolina e 81CV com álcool, o 1.nada passava a 65CV com gasolina e 66CV com álcool, o 1.8 ganha comando de válvulas roletado e passava a gerar 113CV com gasolina e 115CV com álcool no 1.8 R(foto) e no HLX gerava 112CV com gasolina e 114CV com álcool.
Em fevereiro de 2007 chegava a terceira geração reestilização o 1.8 virava exclusivo do R, mas todos os motores estavam sem alterações e o Fire mantinha a carroceria reestilizada de 2004, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em fevereiro de 2008 na linha 2009 três novidades: o 1.8 com 1CV a menos é estendido ao ELX e o Fire 1.nada passava a gerar 73CV com gasolina e 75CV com álcool e o 1.4 ia para 85CV com gasolina e 86CV com álcool. Em junho de 2010 na linha 2011 o motor 1.8 GM Família I dá adeus, é trocado pelo Tritec/E-Torq 1.6 16V com 115CV com gasolina e 117CV com álcool.
A terceira reestilização trouxe as duas portas ao 1.8 R que manteve o motor de antes, assim com o 1.nada e o 1.4, mais tarde o 1.nada vai a 73CV com gasolina e 75CV com álcool, o 1.4 vai a 85CV com gasolina e 86CV com álcool e o 1.8 dá lugar ao 1.6 16V de 115CV com gasolina e 117CV com álcool 
A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO:  A primeira geração herdou a plataforma do Uno, a segunda herdou a plataforma da segunda geração do Uno e essa era 85% simplificada em relação 500 e foi lançado em novembro de 2011 como linha 2012, o Fire curiosamente não herdou a carroceria reestilizada em 2007 como linha 2008 e sim o modelo 2003 como modelo 2004, já o novo tinha os motores Fire 1.nada EvO de 73CV com gasolina e 75CV com álcool, o 1.4 Evo de 85CV com gasolina e com gasolina e 88CV com álcool e o 1.6 16V de 115CV com gasolina e 117CV com álcool, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em janeiro de 2014 o Palio Fire ganha pequenas mudanças na grade dianteira, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em janeiro de 2017 o Palio Fire passa ser vendido apenas para frotistas é quase um adeus, em maio de 2017 com a chegada do Argo, o Palio ainda tem estoques mas ficará apenas na versão Attractive 1.nada.
                                              
                                         PRIMEIRA GERAÇÃO 

MOTORES                           TORQUE                            POTÊNCIA                        ANOS
1.nada                                  8KGFMa3000RPM              61CVa6000RPM             1996-2001
1.nada (A)                         8.6KGFMa3000RPM             61CVa6000RPM              1998-2000
1.nada                               8.5KGFMa2500RPM             55CVa5500RPM              2000-2004
1.nada                               9.1KGFMa3000RPM             65CVa6000RPM              2003-2005
1.nada Flex                      9.1KGFMa3000RPM             65CVa6000RPM               2005-2009
                                      *9.2KGFMa3000RPM             66CVa6000RPM              

1.nada Flex                      9.5KGFMa4250RPM             73CVa6000RPM                2009-2017
                                       *9.9KGFMa4250RPM             75CVa6000RPM                2009-2017
1.nada 16V                      9.6KGFMa4000RPM              70CVa5750RPM                2000-2003
1.3                                 11.4KGFMa2250RPM              67CVa5500RPM                 2003
1.3 Flex                         11.4KGFMa2250RPM             70CVa5500RPM                  2003-2005
                                     *11.6KGFMa2250RPM            71CVa5500RPM                  2003-2005
1.3 16V                          12KGFMa4000RPM               80CVa5500RPM                  2000-2003
1.4 Flex                          12.2KGFMa2250RPM            80CVa5500RPM                  2005-2009
                                     *12.4KGFMa2250RPM            81CVa5500RPM                  2005-2009
1.4 Flex                          12.5KGFMa3250RPM            85CVa5750RPM                  2009-2011
1.4 Flex                         *12.6KGFMa3250RPM           86CVa5750RPM                  2009-2011
1.5                                   12.1KGFMa2750RPM           76CVa5000RPM                  1996-2000
1.5 (A)                            13KGFMa3000RPM               77CVa5000RPM         1998-2000-2002-2003
1.6 SPI                            13.2KGFMa2750RPM           82CVa5750RPM                   1998
1.6 MPI                           13KGFMa3500RPM              92CVa5750RPM           1998-2000
1.6 16V                           15.1KGFMa4500RPM         106CVa5500RPM           1996-2003
1.6 16V                           16.2KGFMa4500RPM         115CVa5500RPM            2010-2011
                                      *16.8KGFMa4500RPM         117CVa5500RPM   
1.8                                   17KGFMa2800RPM            103CVa5500RPM            2003-2004
1.8 Flex                           17.3KGFMa3000RPM         106CVa5500RPM            2004-2006
                                       *18.2KGFMa3000RPM        110CVa5500RPM            
1.8 Flex (R)                     17.8KGFMa2800RPM        113CVa5500RPM            2006-2010
                                       *17.8KGFMa2800RPM       115CVa5500RPM             2006-2010
1.8 Flex                            17.8KGFMa2800RPM       112CVa5500RPM             2007-2010
                                        *17.8KGFMa2800RPM       114CVa5500RPM            
                                       
* números com álcool  (A) motor apenas á álcool   SPI= Single Point Injection  MPI:Mulitpoint injection, no restos dos motores é sempre multiponto.
                                                    SEGUNDA GERAÇÃO
MOTORES                              TORQUE                            POTÊNCIA                     ANOS
1.nada  EVO                   9.5KGFMa3850RPM             73CVa6250RPM          2011-ATÉHOJE
                                       *9.9KGFMa3850RPM            75CVa6250RPM 
1.4 EVO                         12.4KGFMa3500RPM            85CVa5750RPM         2011-2017
                                      *12.7KGFMa3500RPM           88CVa5750RPM         2011-2017
1.6 16V                           16.2KGFMa4500RPM          115CVa5500RPM        2011-2017
                                      *16.8KGFMa4500RPM          117CVa5500RPM        2011-2017
                                                   MOTORES DE QUE FAMÍLIA
FIASA: 1.NADA(ATÉ 2000), 1.NADA ÁLCOOL E 1.5: Bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.
SEVEL/TORQUE: 1.6 E 1.6 16V(ATÉ 2003): Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e duplo nos 16 válvulas, sendo que o oito válvulas vinha da Argentina independente da injeção usada e o 16V era italiano.
FIRE:1.NADA(DESDE 2000), 1.NADA 16V, 1.3, 1.3 16V E 1.4: Bloco de ferro(sub-bloco de alumínio para todos com exceção do 1.3), cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e duplo nos 16 válvulas, comando de válvulas variável no Fire Evo 1.4 usado na segunda geração.
FAMÍLIA I: 1.8(2003-2010): O motor de origem Chevrolet tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.
TRITEC/E-TORQ: 1.6( DESDE 2010): O motor que foi resultado da compra da fábrica da Tritec pela Fiat tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.


                                                         3VOLKSWAGEN FUSCA 
TEMPO DE PRODUÇÃO: 30 ANOS(1959-1986) (1993-1996)
VENDAS TOTAIS:3.037.402
GERAÇÕES: 1
O Fusca pode ter defeitos como falta de espaço, projeto antigo(mais sentido no retorno na década de 1990), desempenho fraco etc.. , mas sua poucas qualidades foram essenciais: A robustez mecânica foi essencial para esse tempo de mercado e as mais de 3 milhões de unidades vendidas aliás foi o recordista de todos os tempos até 2001 quando o Gol o tomou o seu recorde. Voltando ao Fusca, ele começou montando em CKD em 1959, em outubro de 1959 na linha 1960 foi nacionalizado dois anos depois da Kombi e o motor Boxer 1.2 refrigerado á ar também foi herdado da Kombi com 36CV, em março de 1967 o 1200 é trocado pelo 1.3 com 46CV, em outubro de 1970 na linha 1971 ele ganhava nova lanterna traseira e a opção do motor 1500 de 52CV herdado da Kombi e do Karmann-guia, em outubro de 1974 na linha 1975 chegava o 1600S chamado de "Super Fuscão" com o motor 1.6 com carburador de corpo duplo e 65CV, lembrando que os números eram brutos, em outubro de 1975 na linha 1976 o 1.5 dá adeus, o 1.6 herda o acabamento do 1.5 e o 1.3 era mantido como opção de entrada, em outubro de 1977 na linha 1978 ele ganhava novas lanternas que ganharam o apelido de "Fafá", em outubro de 1979 na linha 1980 estreava o Boxer 1.3 á álcool que gerava 49CV e já era em valores líquidos e seguiu sem alterações até outubro de 1984 quando a Volkswagen oficializou o nome Fusca, o motor 1.3 dava adeus e o 1.6 á gasolina tinha a potência revelada em valores líquidos:51CV e estreava o 1.6 á álcool de 57CV e seguiu até outubro de 1986 quando deu adeus.
O Primeiro Fusca de início com motor 1.2 de 36CV, mais tarde o 1.3 de 46CV, o 1.5 de 52CV, o 1.6 de 65CV que mais tarde tem valores líquidos revelados 51CV á gasolina, o 1.3 á álcool de 49CV, o 1.6 á álcool de 57CV. A foto de cima(o vermelho é o chamado "Itamar").

O RETORNO:  Diante do pedido do então presidente Itamar Franco, o Fusca retorna ao mercado em setembro de 1993 e com várias alterações: para-brisas laminados, freios á disco na dianteira, catalizador e o 1.6 á gasolina gerava 53CV e o modelo á álcool 59CV. O País de 1960 onde ele fez sucesso e foi líder de vendas de 1961 até 1981 já não era o mesmo , o Corsa havia provocado uma verdadeira "revolução popular", o Uno já estava consolidado e a própria Fiat, na Autolatina Gol e Escort Hobby eram opções mais modernas e só havia um destino para o Fusca: o adeus definitivo em outubro de 1986, mas isso não apaga a "lenda mercadológica" que ele é.
MOTORES                               TORQUE                             POTÊNCIA                     ANOS
1.2  CS                               7.7KGFMa2000RPM                 36CVa3700RPM            1959-1967
1.3  CS                               9.1KGFMa2600RPM                 46CVa4600RPM            1967-1984
1.3  CS (A)                       *9.3KGFMa3200RPM                49CVa4400RPM            1979-1984
1.6 CD                               12KGFMa2600RPM                  65CVa4200RPM            1974-1984
1.6 CD                             *11.2KGFMa2600RPM               51CVa4600RPM            1984-1986
1.6 CD(A)                        * 11.8KGFMa2600RPM              57CVa4600RPM             1984-1986
1.6 CD                             * 11.5KGFMa2600RPM              53CVa4600RPM             1993-1996
1.6 CD(A)                        *11.9KGFMa2600RPM              59CVa4600RPM             1993-1996

CS: Carburador de corpo simples,  CD: Carburador de corpo duplo  (A): Motor á álcool, * valores líquidos.

                                                   2FIAT UNO 

TEMPO DE PRODUÇÃO: 33 ANOS(1984-ATÉ HOJE) 
VENDAS TOTAIS: 3.324.905
GERAÇÕES:2
O Fiat Uno foi lançado em agosto de 1984 e suspensão traseira herdada do Fiat 147: Independente tipo McPherson com feixe de molas, sendo que na dianteira também era McPherson, mas com molas helicoidais. de início apenas com os motores Fiasa 1050 á gasolina de  50CV, Fiasa 1.3 com carburador de corpo simples e 58CV, Fiasa 1.3 á álcool com carburador de corpo simples e 60CV, dois meses depois chegava o SX com carburador de corpo duplo no 1.3 e com isso 70CV na versão á álcool e 71CV na versão á gasolina, em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda, em outubro de 1986 na linha 1987 chegava o 1.5 R que ganhava o Sevel 1.5 importado da Argentina, mas tinha comando de válvulas mais bravo e com isso gerava 86CV e apenas á álcool e seguiu sem alterações até outubro de 1989 na linha  1990 quando o Fiasa 1000 e 1300 dão adeus e estreia no lugar o Fiasa 1500 á gasolina gerava 67CV e o modelo á  álcool gerava 71CV e o 1.5 R virava 1.6 R graças ao novo motor 1.6 também da família Sevel e importado da Argentina o modelo á gasolina gerava 84CV e o modelo á álcool gerava 88CV. Em agosto de 1990 é o lançado o Uno Mille com motor Fiasa 1000(ou 1.nada) de carburador de corpo simples e 48CV era o começo da linha 1991.
O Uno chegava ao mercado de início com motor 1.05 de 50CV, 1.3 á gasolina de 58CV, 1.3 á álcool de 60CV, 1.3 á gasolina com carburador de corpo duplo e 71CV, 1.3 á álcool com carburador de corpo duplo e 70CV(esses exclusivos do SX), 1.5 á álcool de 86CV,(exclusivo do 1.5R) mais tarde ele ganhava o 1.5 á gasolina de 67CV, o 1.5 á álcool de 71CV , 1.6 á gasolina de 84CV, 1.6 á álcool de 88CV(esses exclusivos do 1.6 R) e o 1.nada de 48CV e mais tarde com carburador de corpo duplo e 56CV.
Em outubro de 1990 na linha 1991 chegava a reestilização com grade dianteira,faróis e para-choques para as versões S, CS e R.  em março de 1991 chegava o CSL de quatro portas importado da Argentina e com motor 1.6, em outubro de 1991 na linha 1992 os motores ganhavam catalizador, o 1.nada passava a gerar 47CV, o 1.5 passou a gerar  61CV, o 1.5 á álcool passou a gerar 67CV, o 1.6 á gasolina passou a gerar 80CV e o 1.6 á álcool passou a gerar 86CV e estreava o 1.5 de injeção monoponto á gasolina que gerava 67CV, em outubro de 1992 na linha 1993 chegava o 1.5 á álcool de injeção eletrônica com 73CV e o 1.6 ganhava injeção multiponto e agora era 1.6 R mpi e passava gerar 92CV e o Uno Mille ganhava a versão Eletronic e o motor 1.nada ganhava carburador de corpo duplo e 56CV e o 1.6 á álcool dá adeus, em março de 1994 chegava o Uno Mille ELX como resposta ao Corsa que tinha a dianteira do face-lift feito em 1991, o Uno Mille com carburador de corpo simples dá adeus, o Eletronic é "rebaixado" no lugar do Mille, em abril de 1994 chegava o Uno Turbo, ele ganhava freios do Tempra(o disco na dianteira e o tambor na traseira que já tinha abandonado), torre entre os amortecedores dianteiros, o estepe vai para o porta-malas e o motor era o Fiat ACT 1.4 ou "Sevel 1400" Turbo, apesar de feito na Itália é parente dos Sevel argentinos e com isso era um foguete que gerava 17KGFMa3500RPM e 116CVa6000RPM. Em outubro de 1994 na linha 1995 o CSL e o R são substituídos pelo 1.6 MPI já que não havia necessidade de ter dois esportivos na linha com o lançamento do Turbo e os motores 1.5 carburados dão adeus . Em agosto de 1995 na linha 1996 chegava o Mille EP que trouxe a injeção eletrônica monoponto ao motor 1.nada e com isso gerava 58CV. Em fevereiro de 1998 é vez do Mille i.e aposentar o Eletronic e o carburador na linha Uno de vez.
O Uno ganhava facelift e os motores 1.5 á gasolina com carburador de 67CV, 1.5 á gasolina com carburador e 71CV, 1.5 á gasolina com carburador e catalizador com 61CV, 1.5 á gasolina com carburador e catalizador com 67CV, 1.5 de injeção monoponto á gasolina de 67CV, 1.5 de injeção monoponto á gasolina e 73CV, 1.6 á gasolina com carburador de 84CV, 1.6 á álcool com carburador de corpo duplo e 88CV, 1.6 á gasolina com carburador de corpo duplo e catalizador com 80CV, 1.6 á álcool com carburador de corpo duplo e 86CV, 1.6 de injeção multiponto e 92CV, 1.4 Turbo de 116CV, 1.nada com carburador de corpo duplo e 56CV e injeção monoponto com 58CV.
Em abril de 1996 com o lançamento do Palio as versões com motores 1.5, 1.6 e 1.4 Turbo dão adeus, em outubro de 1996 na linha 1997 ele é renomeado Mille SX e herda o motor de injeção monoponto do EP, no ano seguinte é vez do Mille EX, em outubro de 1998 na linha 1999 ele ganha o motor Fiasa 1000mpi á álcool de 61CV,  segue  sem alterações para a linha 2000 no final de 1999,em agosto de 2000 na linha 2001 é vez do Mille Smart com nova grade dianteira entrar em  cena e a potência cai para 57CV, em julho de 2001 na linha 2002 recebe o motor Fire 1.nada de 55CV e o motor á álcool dava adeus, em outubro de 2002 na linha 2003 sem mudanças, em outubro de 2003 na linha 2004 sem mudanças.
O Uno continuava como opção de entrada da marca e o motores eram o 1.nada de 58CV, 1.nada á álcool de 61CV e mais tarde ambos trocados pelo 1.nada de 55CV
CHEGAVA O FACELIFT MAIS FORTE: Esse mudava grade dianteira, faróis, para-choques, tampa do porta-malas e lanternas em agosto de 2004 como linha 2005 e o motor ficava sem alterações, em maio de 2005 na linha 2006 o motor Fire passava a ser Flex e com isso gerava 65CV com gasolina e 66CV com álcool e seguiu sem alterações até agosto 2008 quando ganhou o facelift, lembrando que o Way existia desde 2005 como linha 2006 e daí seguiu sem alterações até o final da carreira da primeira geração em outubro de 2013 diante da lei do ABS e Air Bag Duplo, era tecnicamente possível, mas a Fiat resolveu colocar o Palio Fire como carro de entrada e esse depois foi substuído pelo Mobi.
Aqui o Uno com o face-lift(aqui já ano 2008/2009) e o motor era o Fire 1.nada de 55CV de início, depois passou a gerar 65CV com gasolina e 66CV com álcool.
SEGUNDA GERAÇÃO:  Em maio de 2010 a Fiat lançou a segunda geração do Uno, duas opções de motores ambas da família Fire: o 1.nada Evo de 73CV com gasolina e 75CV com álcool e o 1.4 de 85CV com gasolina e 88CV com álcool e já como linha 2011, em março de 2011 já como linha 2012 chegava a versão Sporting, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 ABS e Air Bag duplo passavam a ser de série, em agosto de 2014 ele ganhava um face-lift e star&stop para o motor 1.4, em outubro de 2015 na linha 2016 sem alterações, em outubro de 2016 chegava outro face-lift com nova grade dianteira, faróis e para-choques, mas além das modificações estéticas estreava o novo motor GSE FireFley em duas cilindradas, a primeira era o três cilindros 1.nada que gerava 72CV com gasolina e 77CV com álcool e a segunda era o 1.3 que gerava 101CV com gasolina e 109CV com álcool e na linha 2018 foi lançada com renomeação das versões, mas sem mudanças mecânicas.
A segunda geração do Uno chegava ao mercado de início os motores 1.nada de 73CV com gasolina e 75CV com álcool e  o 1.4 de 85CV com gasolina e 88CV com álcool, mais tarde veio o facelift, e em 2016 como linha 2017 veio outro facelift e a troca de motores: o três cilindros 1.nada de 72CV com gasolina e 77CV com álcool e o 1.3 de 101CV com gasolina e 109CV com álcool.
                                                  PRIMEIRA GERAÇÃO
MOTORES                         TORQUE                     POTÊNCIA                          ANOS
1.nada CS                        7.4KGFMa3000RPM       48CVa5700RPM             1990-1991
1.nada CS                      *7.4KGFMa3000RPM       47CVa5750RPM             1991-1994
1.nada CD                        8KGFMa3250RPM         56CVa6000RPM             1992-1996
1.nada SPI                       8.2KGFMa3000RPM       58CVa6000RPM             1995-2000
1.nada SPI                       8.2KGFMa3000RPM       57CVa6000RPM             2000-2001
1.nada MPI(A)                8.6KGFMa3000RPM       61CVa6000RPM             1998-2001
1.nada MPI                     8.5KGFMa2500RPM       55CVa5500RPM             2001-2005
1.nada MPI Flex             9.1KGFMa3000RPM       65CVa6000RPM             2005-2013
                                    **9.2KGFMa3000RPM       66CVa6000RPM 
1.05 CS                           7.8KGFMa3250RPM       50CVa5600RPM             1984-1989
1.3 CS                             9KGFMa2600RPM          58CVa5600RPM             1984-1989
1.3 CS(A)                     10KGFMa2600RPM          60CVa5600RPM             1984-1989
1.3 CD                          10.6KGFMa3000RPM       71CVa5600RPM             1984-1986
1.3 CD(A)                    10.6KGFMa3000RPM        70CVa5600RPM             1984-1986
1.4 T MPI                     17KGFMa3500RPM         116CVa6000RPM             1994-1996
1.5 CD (A) (1.5 R)       12.9KGFMa3500RPM         86CVa6000RPM            1986-1989
1.5 CS                           11.9KGFMa2700RPM        67CVa4700RPM             1989-1991
1.5 CD (A)                    12.9KGFMa2750RPM        71CVa4700RPM             1989-1991
1.5 CS                         *11KGFMa3000RPM            61CVa5500RPM            1991-1994
1.5 CD (A)                 * 12KGFMa3000RPM           67CVa5500RPM             1991-1994
1.5 SPI                          12KGFMa3000RPM           67CVa5000RPM             1991-1996
1.5 SPI (A)                    13KGFMa3000RPM           76CVa5000RPM            1991-1996
1.6 CD                           13.2KGFMa3250RPM        84CVa5750RPM            1989-1991
1.6 CD (A)                    13.7KGFMa3250RPM        88CVa5750RPM             1989-1991
1.6 CD                         *13KGFMa3000RPM          80CVa5750RPM              1991-1995
1.6 CD (A)                   * 13.8KGFMa3800RPM      86CVa5800RPM              1991-1992
1.6 MPI                          13KGFMa3500RPM          92CVa5750RPM              1992-1996

CS: Carburador de corpo simples  CD: Carburador de corpo duplo  SPI: Injeção monoponto  MPI : injeção multiponto  * carros á carburador com catalizador e   ** números com álcool.

                                               SEGUNDA GERAÇÃO
MOTORES                      TORQUE                      POTÊNCIA                             ANOS
1.nada EVO                  9.5KGFMa3850RPM       73CVa6250RPM                  2010-2016
                                    *9.9KGFMa3850RPM       75CVa6250RPM                  2010-2016
1.4 Evo                        12.4KGFMa3500RPM      85CVa5750RPM                   2010-2016
                                   *12.7KGFMa3500RPM     88CVa5750RPM                   2010-2016
1.nada                           10.4KGFMa3250RPM     72CVa6000RPM                   2016-até hoje
                                    *10.9KGFMa3250RPM     77CVa6000RPM                   2016-até hoje
1.3 L3                            13.7KGFMa3500RPM   101CVa6250RPM                   2016-até hoje
                                    *14.2KGFMa3500RPM   109CVa6250RPM                   2016-até hoje.
* números com álcool.   L3: três cilindros

                                                          FAMÍLIA DE MOTORES
  FIASA: 1.NADA(ATÉ 2001), 1.3 E 1.5(EXCETO 1.5 R): Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.

SEVEL/ACT: 1.4 TURBO, 1.5(APENAS 1.5 R) E 1.6: Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e no caso do 1.4 Turbo adiciona Turbo e intercooler.

FIRE: 1.NADA E 1.4: Bloco de ferro(sub-bloco de alumínio), cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e variável apenas no 1.4.

GSE FIREFLY: Três cilindros 1.nada e 1.3:  Bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote e variável acionado por corrente metálica.

                                                       1VOLKSWAGEN GOL 
TEMPO DE PRODUÇÃO: 37 ANOS(1980-ATÉ HOJE)
VENDAS TOTAIS:6.236.105 
GERAÇÕES: 3 
O Gol foi o carro mais vendido de 1987 até 2013 e isso lhe ajudou a ser o recordista de toda a história da industria automobilística brasileira, mas isso não quer dizer que teve um trajetória "mar de rosas" , afinal ele herdava a plataforma do Passat e com suspensão traseira diferente do irmão maior, mas a Volkswagen em vez de usar o motor 1.3 de exportação resolveu usar um peça de museu: o Boxer 1.3 refrigerado á ar do Fusca á gasolina e carburador de corpo simples com 50CV e nem preciso dizer que o fracasso que foi e era chamado de "Gol Chaleira" e ele havia sido lançado em maio de 1980, em outubro de 1980 na linha 1981 estreava o 1.3 refrigerado á ar álcool com 50CV e o curioso era o estepe no cofre do motor, em março de 1980 para salvar o novo carro do fiasco ganha o Boxer 1.6 refrigerado á ar a versão á gasolina gerava 66CV e a versão á álcool gerava 62CV e o estepe acabou indo para o porta- malas, em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda, em outubro de 1982 na linha 1983 o 1.6 refrigerado á ar tem a potência revelada em valores líquidos: 53CV no modelo á gasolina e 51CV no modelo á álcool, em outubro de 1984 na linha 1985 o Gol refrigerado á ar passa a se chamar BX e apenas o motor 1.6 estava disponível o 1.6 dava adeus e ficou até outubro de 1986 quando veio outro facelift do Gol e o Gol "chaleira" sempre com câmbio manual de quatro marchas.
O Gol refrigerado á ar de início o 1.3 de 50CV tanto na versão á gasolina como no modelo á álcool e o 1.6 de 66CV no modelo á gasolina e 62CV modelo á álcool e mais tarde esse tem a potência revelada em valores líquidos: 53CV nodelo á gasolina e 51CV no modelo á álcool.

Em junho de 1984 chegava o primeiro Gol refrigerado á água era o GT 1.8 que estreava o MD-280 ou "AP Bielinha" só que no Gol GT tinha comando de válvulas do Golf GTi alemão e apenas á álcool e com isso gerava 14.2KGFMa3200RPM e 99CVa5600RPM só que a biela era muito curta(já estava no limite para o 1.6) e em outubro de 1984 na linha 1985 chegava o 1.6 refrigerado á água e com isso as versões L e LS herdavam a dianteira do GT, Voyage e Parati e com isso ele gerava 76CV no modelo á gasolina e 81CV no modelo á álcool, em outubro de 1985 na linha 1986 o 1.6 e 1.8 recebem bielas mais longas, no caso do 1.6 o diâmetro fica maior que o curso e com isso o 1.6 á gasolina passou a gerar 80CV, o 1.6 á álcool passou a gerar 85CV, o GT manteve nos "99CV", mas todo mundo sabe que na real ele tinha 105CV. Em outubro de 1986 na linha 1987 marca o adeus do motor refrigerado á ar para o Gol e o modelo já é o segundo mais vendido do país.
Versão GT trouxe refrigeração líquida ao Gol e o motor 1.8 de 99CV, mais tarde ele ganhava o 1.6 de 76CV á gasolina e 81CV com álcool, mais tarde era vez do 1.6 com mudanças passar a gerar 80CV na versão á gasolina e 85CV na versão álcool, o curioso o GT se manter nos "99CV", mas todo mundo sabe que tinha ao redor  de 105CV.
O PRIMEIRO FACE-LIFT: Tecnicamente dá para dizer que o primeiro facelift foi em 1984, mas mesmo assim essa dianteira já esteve em Voyage e Parati nos seus lançamentos, então o primeiro facelift foi mesmo em fevereiro de 1987 com nova grade dianteira, faróis, para-choques, lanternas, as versões S e LS deixam de existir e entra no lugar CL e GL, já o GT acaba virando GTS, lembrando que  desde a linha 1985 eles vinham com câmbio manual de cinco marchas para todos, nos motores o 1.6 á gasolina era mantido, o 1.6 á álcool gerava 90CV, o 1.8 do GTS mantinha nos "99CV" oficiais, mas todo mundo sabe que tinha 110CV reais, em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda e no final do ano ele assume a posição de carro mais vendido do país, em outubro de 1988 ele estreava a versão GTi que estreava o AP 2000 do Santana só que uma diferença: Injeção eletrônica monoponto era o primeiro carro nacional com injeção eletrônica e com isso gerava 18.3KGFMa3200RPM e 120CVa5600RPM, em outubro de 1989 na linha 1990  como parte da Autolatina o CL 1.6 troca o AP 1600(na época AP 600) pelo Renault/Sierra/Cléon 1.6 chamado de CHT pela Ford e durante a Autolatina AE 1600 na Volkswagen a versão á gasolina gerava 76CV e a versão á álcool gerava 73CV, já a versão GL recebia a opção do AP 1800 com 92CV no modelo á gasolina e "99CV" no modelo á álcool(mas na real ele tinha 105CV como revelou o Ford Verona....), o GTS ganhava o AP 1800 á gasolina de 97CV.
Em 1987 um novo facelift de início o 1.6  á gasolina de 80CV, 1.6 á álcool de 90CV, 1.8 á  álcool de "99CV" (110CV na real), 2.nada de injeção monoponto do GTi(foto) com 120CV, o 1.6 á gasolina de 76CV, o 1.6 á álcool de 73CV, o 1.8 á gasolina de 92CV, o 1.8 á álcool de "99CV"  (na real tinha 105CV) e o 1.8 de 97CV(exclusivo do GTS assim como o 1.8 de 110CV reais).
O ÚLTIMO FACELIFT DA PRIMEIRA GERAÇÃO E O SEGUNDO GERAL: Foi em outubro de 1990 na linha 1991 o chamado "chinesinho" e os motores estavam sem alterações, no ano seguinte veio a adoção do catalizador para toda a linha, o 1.6 á gasolina agora gerava 72CV, o 1.6 á álcool mantinha os 73CV e tudo isso graças as alterações nos comandos de válvulas, o 1.8 á gasolina passou a gerar 86CV e o 1.8 á álcool passou a gerar 95CV, o 1.8 S exclusivo do GTS passou a gerar 91CV na versão á gasolina e 99CV na versão á álcool(agora eram "99CV reais" e o 2.nada de injeção monoponto exclusivo do GTi agora gerava 112CV. Em outubro de 1992 na linha 1993 chegava o Gol 1000 com motor Sierra/Cléon/CHT 1.nada que gerava 50CV e tinha carburador de corpo duplo, em junho de 1993 o AP 1600 volta a linha e o 1.6 á álcool agora gera 85CV e em outubro de 1993 o CHT dá adeus a linha Gol , em outubro de 1994 é lançada a segunda geração(depois será dado detalhes) e a antiga carroceria se mantinha como 1000 era a linha 1995, em outubro de 1995 chegava a injeção eletrônica monoponto e 50CV ao 1000i, mas se tornou bem raro por que em janeiro a carroceria da primeira geração deu adeus.
O ùltimo face-lift da primeira geração mantendo os motores do modelo anterior de início, depois o 1.6 passou a gerar 72CV na versão á gasolina e 73CV no modelo á álcool, o 1.8 á gasolina passou a gerar 86CV, o 1.8 á álcool passou a gerar 95CV, o 1.8 á gasolina do Gol GTS passou a gerar 91CV, o 1.8 á álcool do GTS passou a gerar 99CV reais, o 2.nada de injeção passou a gerar 112CV e o AP 1600 agora gerava 80CV na versão á gasolina e 85CV na versão á álcool.

A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO: Se dá em outubro de 1994 na linha 1995 de início apenas duas portas como era o Gol de geração antiga, apesar de manter a mesma plataforma o entre - eixos cresceu foi 2.35metros a 2.47 metros , nos motores todos ganhavam injeção eletrônica monoponto e o GTi passava a ser Multiponto, o 1.nada gerava 50CV, o 1.6 á gasolina gerava 76CV, o 1.6 á álcool gerava 86CV, o 1.8 á gasolina gerava 91CV, o 1.8 á  álcool gerava 97CV e o 2.nada agora de injeção multiponto passava gerar 109CV no modelo á gasolina e 115CV no modelo á álcool. Em outubro de 1995 chegava o TSi com o mesmo 1.8 do CLi 1.8 e GLi e o GTi 2000 16V, ele vinha com o motor importado da Alemanha é basicamente um "AP 2000 com bloco alto, bielas longas, cabeçote de fluxo cruzado, 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote" e com isso gerava 141CV tinha um calombo no capô e recebia a injeção multiponto aqui no Brasil e o câmbio vinha do Audi A4. Em outubro de 1997 na linha 1998 agora os 1.6 e 1.8 recebem injeção multiponto e o CHT dá lugar ao EA-111/AT 1000 que gerava 54CV e com injeção multiponto, o 1.6 á gasolina agora gerava 88CV, o 1.6 á álcool gerava 98CV, o 1.8 á gasolina gerava 98CV, o 1.8 á álcool gerava 103CV, o TSi passava  a contar com o motor 2.nada e o GTi 2000 16V agora passava a 145CV. Em setembro de 1997 na linha 1998 estreava o EA 111/AT 1000 16V que gerava 69CV,o TSi pedia a opção do 1.8 e o GTi perdia a opção do 2.nada de 8 válvulas  já os outros motores sem mudanças, em fevereiro de 1998 chegava a opção da carroceria quatro portas que todos pediam(fazia tempo) só o GTi 2000 16V que não tinha a opção, inclusive estava disponível até para o 1000 Mi Plus, em maio de 1998 chegava a linha 1999 os motores 1.8 á álcool e 2.nada á álcool davam adeus, o 1.6 á gasolina agora gerava 92CV, o 1.6 á álcool e o 1.8 á gasolina ambos geravam 99CV e o 2.nada á gasolina gerava 111CV, só 1.nada e 1.nada 16V ficavam sem alterações. Em outubro era vez do GTi 2000 16V ganhar as quatro portas e estreava o 1.nada á álcool de 61CV, em maio de 1999 chegava o novo facelift e a carroceria antiga foi mantida no Special, em outubro de 2003 na linha 2004 ele passou a 57CV no modelo á gasolina e saiu de cena em outubro de 2005 na linha 2006.
A Segunda geração trouxe as quatro portas, nos motores o começou foi o 1.nada de 50CV, o 1.6 monoponto á gasolina de 76CV, 1.6 monoponto á álcool de 86CV, 1.8 monoponto á gasolina de 91CV, 1.8 monoponto á álcool de 97CV, 2.nada multiponto de 109CV á gasolina que mais tarde vai a 111CV. 2.nada multiponto á álcool de 115CV, 2.nada 16V de 141CV e depois vai a 145CV, 1.6 multiponto á gasolina de 88CV que mais tarde vai a 92CV, 1.6 mulitponto á álcool de 98CV que mais tarde  vai a 99CV, 1.8 mulitponto á gasolina de 98CV que mais tarde vai a 99CV, 1.8 á álcool de 103CV, 1.nada multiponto de 54CV que vai 57CV anos mais tarde, 1.nada 16V de 69CV, 1.nada multiponto á álcool de 61CV.
O PRIMEIRO FACELIFT DA SEGUNDA GERAÇÃO E O TERCEIRO GERAL: Foi em maio de 1999 nova grade dianteira, faróis, para-choques, novas lanternas e nos motores quase todos sem alterações: ,1.nada 16V, 1.6 á gasolina, 1.6 á álcool, 1.8, 2.nada, 2.nada 16V exclusivo do GTi 16V, 1.nada á álcool e o 1.nada á gasolina vai a 57CV e era linha 2000, em junho de 2000 estreava o 1.nada 16V Turbo é o EA 111 1.nada 16V Turbo que gerava 112CV, em outubro de 2000 como linha 2001 o 1.6 á gasolina sai de cena e o GTi 2000 16V dá adeus e leva junto o motor 2.nada 16V, em outubro de 2001 na linha 2002 é vez do 1.6 á álcool dar adeus e nos motores 1.nada de 8 ou 16 válvulas ganhavam comando de válvulas roletado o primeiro passou a gerar 65CV e o segundo passou a gerar 76CV, em maio de 2002 as versões 1.8 e 2.nada dão adeus para abrir espaço para o Polo, só restam os 1.nada. em setembro de 2002 veio um pequeno facelift na grade dianteira e junto   com ela marcou o retorno do AP 1600 á gasolina e do 1600 á álcool para o Gol, em maio de 2003 o Gol ganhava o motor 1.6 Total Flex com 97CV na gasolina e 99CV no álcool, em outubro de 2003 para abrir espaço para o Fox o 1.nada 16V Turbo dava adeus, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em março de 2005 ele volta a ter a opção do motor 1.8 desta vez sendo Flex e passou a gerar 103CV com gasolina e 106CV com álcool, em junho de 2005 o 1.nada 16V dá o seu adeus e o 1.nada passava ser Flex gerando 65CV com gasolina e 68CV com álcool e com a chegada do novo facelift essa carroceria dá adeus 
O facelift da linha 2000 chegava ao Gol de início o , 1.nadaa á álcool,1.nada 16V, 1.6 á gasolina, 1.6 á álcool, 1.8 á gasolina, 2.nada e 2.nada 16V(esse último exclusivo do GTi 16V) todos herdados do bolinha, o 1.nada á gasolina passava a 57CV, 1.nada 12V Turbo gerava 112CV, o 1.nada ganhava comando de válvulas roletado e ia a 65CV, o 1.nada 16V também ganhava e ia a 76CV, o 1.6 Flex chegava com 97CV com gasolina e 99CV com álcool, o 1.8 Flex chegava com 103CV com gasolina e 106CV com álcool, o 1.nada virava Flex e passava a gerar 65CV com gasolina e 68CV com álcool.
O ÚLTIMO FACELIFT DA SEGUNDA GERAÇÃO E O QUARTO GERAL: Se dá em outubro de 2005 como linha 2006 e os motores 1.nada, 1.6 e 1.8 todos Flex herdados do facelift anterior, em dezembro o 1.nada ganhava comando de válvulas mais agressivo e gerava 68CV com gasolina e 71CV com álcool, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 chegava a versão Rallye e com motor 1.6, em agosto de 2008 com o lançamento da terceira geração ele fica como carro de entrada da marca e manteve-se sem alterações até o final da carreira em outubro de 2013 e foi sucedido pelo Up!.
O último facelift da segunda geração , motores 1.nada, 1.6 e 1.8 herdados do antigo facelift e mais tarde o 1.nada passava a gerar 68CV com gasolina e 71CV com álcool.
A CHEGADA DA TERCEIRA GERAÇÃO: Chegava em agosto de 2008 como linha 2009 desta vez estreava uma nova plataforma: a PQ24 com motor transversal, mas a suspensão dianteira vinha do Polo PQ25 que não foi vendido no Brasil e a traseira do antigo Gol, nos motores agora apenas duas: ambos EA 111 o 1.nada VHT agora gerava 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 VHT que gerava 101CV com gasolina e 104CV com álcool, em outubro de 2009 na linha 2010 ele ganhava o câmbio manual-automatizado i-Motion de cinco marchas, em  março de 2010 como linha 2011 estreava a versão Rallye e o motor sempre 1.6, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em agosto de 2012 ele ganhava um face-lift com nova grade dianteira, faróis, para-choques, novas lanternas e tampa do porta-malas, nos motores sem alterações e a opção de carroceria duas portas chegaria em outubro daquele mesmo ano era a linha 2013. Em março de 2013 chegava a versão Rallye e com motor 1.6 e era a linha 2014 do modelo, em Março de 2014 chegava a linha 2015 a versão Rallye trocava o 1.6 pelo EA 211 1.6 16V que gerava 110CV com gasolina e 120CV com álcool, em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda, em maio de 2016 na linha 2017 um novo face-lift com grade dianteira, faróis, para-choques e marcava o adeus da versão Rallye e do motor 1.6 16V, mas o EA 111 1.6 era mantido e estreava o EA 211 três cilindros 1.nada 12V que gerava 75CV com gasolina e 82CV com álcool e acabou de ganhar a linha 2018 sem grandes mudanças.
A terceira geração do Gol chegava em 2008 de início com o 1.nada de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool ,mais tarde ganhava o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e mais tarde o perdia e estreava o três cilindros 1.nada 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool.
                                                            PRIMEIRA GERAÇÃO
MOTORES                                 TORQUE                         POTÊNCIA                       ANOS
1.nada CD                           7.3KGFMa3500RPM             50CVa5800RPM              1992-1995
1.nada i                               7.3KGFMa3500RPM             50CVa5800RPM              1995
BOXER 1.3 CS                  9.2KGFMa2800RPM             50CVa4600RPM              1980-1984
BOXER 1.3 CS (A)           8.8KGFMa3200RPM             50CVa4600RPM              1980-1984
BOXER 1.6 CD                12KGFMa3600RPM               66CVa4600RPM              1981-1983
BOXER 1.6 CD (A)         11.7KGFMa3600RPM             62CVa4600RPM              1981-1983
BOXER 1.6 CD               *10.6KGFMa3600RPM           53CVa4600RPM              1983-1986
BOXER 1.6 CD (A)         *10.5KGFMa3000RPM          51CVa4400RPM               1983-1986
1.6 CD                                11.8KGFMa2600RPM          76CVa5200RPM               1984-1985
1.6 CD (A)                         12.8KGFMa2600RPM           81CVa5200RPM              1984-1985
1.6 CD                               12.7KGFMa2600RPM           80CVa5600RPM    1985-1989-1993-1994
1.6 CD(A)                         13KGFMa3000RPM              85CVa5600RPM    1985-1989-1993-1994
1.6 CD (A)                        13KGFMa2600RPM              90CVa5600RPM               1987-1989
1.6 CD                               13.3KGFMa3200RPM           76CVa5600RPM               1989-1991
1.6 CD (A)                         12.9KGFMa3000RPM          73CVa5600RPM                1989-1993
1.6 CD                         *** 12.8KGFMa3200RPM          72CVa5600RPM               1991-1993
1.8 CD (A) (GT)                 14.9KGFMa3200RPM         99CVa5400RPM               1984-1985
1.8 CD (A) (GT)                  14.9KGFMa3200RPM        105CVa5400RPM **          1985-1987
1.8 CD (A) (GTS)                16 KGFMa3200RPM        110CVa5600RPM **          1987-1991
1.8 CD                                  14.3KGFMa3800RPM           92CVa5600RPM             1989-1991
1.8 CD(A)                             16.5KGFMa3200RPM          99CVa5600RPM(105CV) 1989-1991
1.8 CD (GTS)                       15.6KGFMa2600RPM          97CVa5600RPM               1989-1991
1.8 CD                          *** 14KGFMa3000RPM             86CVa5600RPM               1991-1994
1.8 CD (A)                   ***  15KGFMa3000RPM             95CVa5600RPM               1991-1994
1.8 CD (GTS)               *** 15.5KGFMa3400RPM          91CVa5600RPM               1991-1994
1.8 CD (A) GTS          ***  16KGFMa3400RPM             99CVa5600RPM               1991-1994
2.nada i (GTi)                      18.3KGFMa3200RPM        120CVa5600RPM               1988-1991
2.nada i (GTi)               *** 17.3KGFMa2600RPM        112CVa5600RPM                1991-1994

CS: Carburador de corpo simples,  CD: Carburador de corpo duplo  i : injeção eletrônica monoponto  (A) motor á álcool    ** potência líquida    *** catalizador    OBS: Todos os motores quatro cilindros em linha tem a potência em valores líquidos.
                                                        

                                                      SEGUNDA GERAÇÃO
MOTORES                            TORQUE                       POTÊNCIA                           ANOS
1.nada i                            7.3KGFMa3500RPM           50CVa5800RPM                1995-1996
1.nada Mi                        8.5KGFMa3250RPM            54CVa5400RPM                1997-2004
1.nada Mi                        8.5KGFMa3250RPM            57CVa6000RPM                2000-2005
1.nada Mi (A)                 9.1KGFMa3000RPM             61CVa5400RPM                1998-2005
1.nada Mi                       9.1KGFMa4500RPM             65CVa6000RPM                 2001-2005
1.nada Mi Flex              9.1KGFMa4500RPM             65CVa5750RPM                       2005
                                     *9.2KGFMa4500RPM            68CVa5750RPM
1.nada Mi Flex              9.4KGFMa4250RPM             68CVa5750RPM                 2005-2013
                                    *9.7KGFMa4250RPM             71CVa5750RPM

1.nada 16V                   9.4KGFMa4500RPM              69CVa5750RPM                 1997-2001
1.nada 16V                   9.7KGFMa4500RPM             76CVa6000RPM                  2001-2005
1.nada 16V T              15.8KGFMa2000RPM         112CVa5500RPM                    2000-2003
1.6 i                            11.5KGFMa3000RPM             76CVa5500RPM                  1994-1996
1.6 i (A)                     12.5KGFMa3000RPM             86CVa5500RPM                  1994-1996
1.6 Mi                        13.7KGFMa3000RPM             88CVa5500RPM                  1996-1998
1.6 Mi (A)                 14.5KGFMa3000RPM             98CVa5500RPM                  1996-1998
1.6 Mi                       13.7KGFMa3000RPM             92CVa5600RPM              1998-2000-2002-2003
1.6 Mi (A)                14.5KGFMa3000RPM             99CVa5600RPM               1998-2001-2002-2003
1.6 Mi Flex               14KGFMa3000RPM               97CVa5600RPM                    2003-2008
                                 *14.3KGFMa3000RPM           99CVa5600RPM                   
1.8 i                            14.3KGFMa3500RPM           91CVa5600RPM                   1994-1996
1.8 i (A)                     15.4KGFMa3500RPM           97CVa5600RPM                    1994-1996
1.8 Mi                        15.5KGFMa3000RPM           98CVa5600RPM                    1996-1998
1.8 Mi (A)                  16KGFMa3000RPM            103CVa5500RPM                    1996-1998
1.8 Mi                        15.5KGFMa3000RPM            99CVa5600RPM                   1998-2002
1.8 Mi Flex                15.5KGFMa3000RPM          103CVa5500RPM                  2005-2008
                                 *16KGFMa3000RPM             106CVa5500RPM                                   
2.nada                        17.3KGFMa3000RPM           109CVa5250RPM                 1994-1998
2.nada (A)                  18.5KGFMa3000RPM           115CVa5250RPM                 1994-1998
2.nada                        17.3KGFMa3000RPM           111CVa5250RPM                  1998-2002
2.nada 16V (GTi)      17.8KGFMa4500RPM           141CVa6250RPM                  1995-1996
2.nada 16V(GTi)       17.8KGFMa4500RPM          145CVa6250RPM                   1996-2000

i = injeção monoponto   Mi= Injeção multiponto (A): motor á álcool * números com álcool. OBS: os motores 1.nada 16V, 1.nada 16V Turbo, 2.nada Multiponto e 2.nada 16V sempre são injeção multiponto.

                                             TERCEIRA GERAÇÃO
MOTORES                          TORQUE                      POTÊNCIA                          ANOS
1.nada                              9.7KGFMa3850RPM        72CVa5750RPM               2008-2016
                                      *10.6KGFMa3850RPM       76CVa5750RPM              2008-2016
1.nada 12V L3                 9.7KGFMa3000RPM        75CVa6000RPM             2016-até hoje
                                      *10.4KGFMa3000RPM       82CVa6000RPM
1.6                                   15.4KGFMa2500RPM     101CVa5250RPM             2008-até hoje
                                      *15.6KGFMa2500RPM     104CVa5250RPM  
1.6 16V (Rallye)             15.8KGFMa4000RPM      110CVa5750RPM             2014-2016
                                     *16.8KGFMa4000RPM       120CVa5750RPM             2014-2016

L3: três cilindros   * números com álcool.

                                                     FAMÍLIA DE MOTORES:
BOXER REFRIGERADO Á AR: 1.3 E 1.6 BOXER ATÉ 1985: Bloco e cabeçote de magnésio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas.

EA 827/AP: 1.6, 1.8, 2.nada e 2.nada 16V: Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, sendo duplo no 2.nada 16V GTi "bola" e nesse caso conta com bloco alto e bielas longas, no caso do 1.6 até 1985 e do 1.8 do GT eles fazem parte da era "bielinha".

RENAULT SIERRA/CLÉON/CHT: 1.nada(até 1996) e 1.6(de 1989 até 1993):  Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica.

EA 111: 1.nada, 1.nada 16V, 1.nada 16V Turbo e 1.6:  Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, sendo duplo nos 1.nada 16V e 1.nada 16V Turbo e essa última é claro conta com turbo e intercooler.

EA 211: 1.nada 12V de três cilindros e 1.6 16V: Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.




OBS:
Os dados de Fiesta, Uno, Palio, Gol e Corsa Sedan Classic foi incluído 2016, no caso desse último era o ano derradeiro dele.




























        





        






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