AVALIAÇÃO: Peugeot Expert 1.6 HDI: Comercial sim, mas sem abrir mão do Conforto

FURGÃO É CONFORTÁVEL, AO MESMO TEMPO QUE NÃO NEGA VOCAÇÃO UTILITÁRIA.

 "Tem que ser utilitário, porém jamais perder o conforto" estou adaptando uma frase bem conhecida. Mas parece ser o lema da  Expert, afinal hoje em dia o segmento de comerciais leves parece interessante e parece existir espaço para mais alguma coisa:

1 Picapes leves: esse é um filão tradicional, mas na maioria o pessoal compra para passeio(tem aqueles que compram  para trabalho, mas é bem poucos)

2 Picapes médias: esse é o segundo filão tradicional, mas grande maioria compra para passeio também, compra para trabalho é o pessoal que compra as versões cabine simples de S10, Hilux e Ranger por exemplo.

3 Picapes grandes: só existe a Ram 2500 é basicamente extinto no Brasil.

4 Furgões leves: aqui já começa aqueles que vem para o trabalho: Peugeot Partner, Fiat Fiorino e Renault Kangoo, sendo que o Dobló agora só tem a versão passageiros.

5 Furgões grandes: Renault Master longa e Mercedes-Benz Sprinter, aqui tem vantagens perante os caminhões, mas em algumas situações de shopping por causa da altura não pode entrar.


E aí entra o segmento formado pelo Expert se encaixa entre o 4 e o 5, afinal ela tem altura para caber nos shopping, além do mais hoje em dia mesmo os caminhões leves(como o 8-160, Cargo 815, Mercedes Acello 816 e outros) não podem entrar nas cidades de  jeito nenhum e aí entram em ação os furgões. além é claro temos os rivais como Mercedes-Benz Vito que chegou dois anos antes, mas depois vou dizer algo que ele se complica parente o rival "franco-uruguaio".

Lógico que foi um saga, afinal no lançamento do Expert a PSA mandou  o relase(pena que o deles não é completo  como da Renault e da Nissan por exemplo, uma pena), mas enfim fui atrás de ver se ela estava disponível. E aí falei com a então gerente e ela tinha autorizado, só que duas semanas depois veio a troca da gerência e teria que falar com o novo gerente, esperei mais uma semana fui falar com ele, expliquei sobre a matéria, expliquei a matéria do 208 GT(do ano passado) e aí ele pediu "Eu prefiro que seja adesivada", e aí eu pedi: se adesivar eu estou autorizado? sim, falei com o vendedor e tudo certo. Depois do final de semana fui na concessionária e o vendedor não estava no momento e aí veio outro vendedor e me atendeu e você verá aqui o avaliação do Expert.

POR FORA: Esse segmento é a "Função determina a forma" claro que terá detalhes muito parecidos, afinal a maioria dos rivais são furgões(com exceção do Kia Bongo e o Hyundai HR que são chassi-cabines, mas vou deixar de fora por causa disso). Nesse caso "Beleza põe carga e nem dinheiro no bolso do transportador", mas concordo que o Expert tem uma cara de carro de passeio na dianteira,  o que o deixa bonito perante a sua categoria. Ele é feito na plataforma EMP2 a mesma que serve ao 3008 vendido aqui no Brasil, ao 308 de segunda geração vendido na Europa, ao 408 de segunda geração fabricado na China e também ao 5008 que vai chegar ao Brasil ano que vem , feito em CKD no Uruguai pela Nordex empresa que além de modelos PSA, já fez também Renault, Geely e Kia e por curioso ela faz o Kia Bongo vendido aqui e a Citroën Jumpy também que é irmão de plataforma do Expert.
   Ele mede 5.31 metros de comprimento, 1.92 metros de largura, 1.94 metros de altura e 3.27 metros de entre - eixos.

O Expert tem uma dianteira que lembra um carro de passeio.

Na traseira é como todos os furgões.

Aqui outra foto de traseira.

Agora vamos as comparações contra os rivais, lembrando que por serem "chassi-cabine" deixei de fora, Kia Bongo e Hyundai HR, mas caso o leitor queira colocar eles fique a vontade.

RENAULT MASTER L1H1(CHASSI CURTO E TETO BAIXO)
Comprimento: 5.05 metros    Largura: 2.71 metros    Altura: 2.30 metros    Entre -eixos: 3.18 metros

CITROËN JUMPY (IRMÃO DE PLATAFORMA)
Comprimento: 5.31 metros  Largura: 1.92 metros   Altura: 1.93 metros    Entre - eixos: 3.27 metros

MERCEDES-BENZ VITO FURGÃO 111

Comprimento: 5.14 metros  Largura: 1.93 metros  Altura: 1.91 metros   Entre - eixos: 3.20 metros

Note que no comprimento é óbvio que empataria com o Jumper, mas chega a ser mais comprida que a Master curta em 26cm e maior que o Vito e em 15cm, na largura aí não tem jeito: 1cm atrás da Vito e quase um metro mais estreita que Master , na altura vence a Vito por 2cm e perde para a Master por 37cm e no entre - eixos vence a Master curta com 9cm e o Vito por 7cm. Lembrando que caso você precisa entrar shopping, a Master pode se complicar justamente pela altura maior.

Ela por enquanto vem apenas em versão única.

Rodas aro 16.

POR DENTRO:  Não se espera interior luxuoso num furgão focado para o trabalho(caso do Expert), mas o acabamento para onde está o motorista é muito bom e ainda mais se considerar um furgão então nem se fala dá para ver que o interior foi bem desenhado, o painel tem excelente visualização conta-giros e computador de bordo são bem visíveis. Ele vem de série com ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Coluna de direção regulável, Direção eletro-hidráulica, MP3 Player, Vidros elétricos, ESP, Controle de tração e Hill Holder,o Vito tem tudo isso mais o Ar Condicionado de série, mas é mais caro(depois colocarei em detalhes), a irmã Jumpy curiosamente traz os mesmos equipamentos e o preço dela é parecido. A Master furgão LH1H1 não tem ESP, Hill Assist nem como opcionais, Vidros elétricos apenas como opcionais e vem junto com o Ar Condicionado. Só que equipar o Expert com Ar Condicionado e Espelhos elétricos o preço vai a R$87.990 ou seja ainda fica R$20.000 mais em  conta que o Mercedes-Benz Vito, o mesmo preço da Jumpy com esses equipamentos também(lembrando que vem outras coisas juntos que vou citar).
   Contra a Master se  colocar Ar Condicionado, Vidros elétricos o preço dela vai a R$134.500 é uma diferença de R$45.000. A Capacidade de carga é 1519KG no modelo sem  Ar Condicionado e 1500KG com Ar Condicionado. Os outros itens de série são: Faróis com led diurno integrado, Painel de instrumento em LCD branco, Porta Lateral Corrediça, Porta traseira com abertura de 180 graus, Porto objetos no banco do passageiro, Check Control e limitador de velocidade, Computador de bordo, Indicador de marcha(GSI), dentro do Rádio MP3 tem auxiliar Bluetooh e USB e Tomada de 12 volts. No pacote que trás Ar Condicionado e Espelhos elétricos, trás sistema um-toque para os vidros elétricos, Chave com tele comando, Pack ModuWork e Faróis de Neblina, antes que você me pergunte: vem junto com o Ar Condicionado e os espelhos elétricos e com isso o preço já está citado mais acima. Ele também pode vir com central multimidia e Alarme Keyless com acessórios. O modelo testado é justamente o completo.

Painel de instrumentação bem legível.

Rádio MP3/Player.

Agora vamos comprar com os rivais.

RENAULT MASTER
CAPACIDADE CARGA: 1593KG

CITROËN JUMPY
CAPACIDADE DE CARGA: 1519KG (1500KG com Ar Condicionado)

MERCEDES-BENZ VITO
CAPACIDADE DE CARGA: 1225KG

Lógico que empata com o Jumpy que é seu irmão, em relação a Master fica atrás por 74KG na versão sem Ar Condicionado e é leva quase 294KG a mais que o Vito, com o Ar Condicionado  a distância para a Master aumenta para 93KG e diminui para 275KG a vantagem para o Vito. a média do segmento fica em 1464KG se for o Expert sem Ar Condicionado, com Ar Condicionado a média fica em 1454.5KG ou seja ela fica bem acima da média.

 Capacidade de carga é de 1519KG na versão sem Ar Condicionado e 1500KG na versão com Ar Condicionado.

Tire essa trava e a porta vai abrir a 180 graus.

Porta lateral corrediça facilita o acesso. 

O Sistema moduwork que amplia o volume do furgão.

MECANICAMENTE: O câmbio é manual de seis marchas, o motor é 1.6 Blue HDI que pertence a família PSA DV/ Ford DL-D com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gera 30KGFM a 1750RPM e 115CV a 3500RPM, é um motor usado em vários carros do grupo PSA na Europa e também modelos da Ford europeia . A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é braços arrastados(a Peugeot chama de braços inferiores triangulares) e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Em comparação aos rivais a Master na dianteira também é independente mas por braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira é eixo rígido com feixe de molas,  já a Mercedes-Benz Vito segue o mesmo esquema tático do Expert: Independente tipo McPherson na dianteira e na traseira braços arrastados e o Jumper naturalmente segue o mesmo esquema do Expert e nos freios também. No caso da Master os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, já o Vito tem  discos sólidos na traseira como o Expert.

O 1.6 Turbo Diesel gera 115CV.


Vamos comparar aos rivais, lembrando que a Citroën Jumpy usa o mesmo conjunto motor-câmbio. então ficaremos só com Master e Vito.

RENAULT MASTER
MOTOR: 2.3 16V Turbo Diesel da família MR Diesel com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo , intercooler e injeção common-rail 
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira.

MERCEDES-BENZ VITO
MOTOR: 1.6 16V Turbo Diesel da família OM622/Renault R com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira(lembre-se a Vito de tração traseira é a passageiros chamada de Tourer).


Agora vamos aos números

RENAULT MASTER
POTÊNCIA: 130CV a 3500RPM
TORQUE: 31.7KGFM a 1500RPM

MERCEDES-BENZ VITO FURGÃO 111

POTÊNCIA: 114CV a 3800RPM
TORQUE: 27.5KGFM a 1500RPM-2500RPM

Lembrando que a Citroën Jumpy usa o mesmo motor do Expert, então vamos olhar, em comparação a Master ela fica 15CV atrás e 1.1KGFM de torque, mas tem uma vantagem: o peso menor e contra o Vito 1CV de vantagem e 3.1KGFM de torque e o curioso notar que o motor da Vito é de origem Renault.


ANDANDO COM ELE: Se você vem de um carro de passeio ou de um utilitário derivado de carro de passeio, você tem que fazer uma coisa: "se reeducar"  ao carro, para quem vem de outros furgões ou até mesmo o caminhão leve já é mais tranquilo, no decorrer eu explico mais sobre isso. Antes quando você entra se adapta fácil na cabine, o painel de instrumentos é digno de muito carro de passeio por aí(ou até melhor) instrumentação bem legível, computador de bordo também. Câmbio bem no alto deixando bem a mão. mas o freio de mão é deslocado para baixo e aí para puxar para cima e para baixo você tem que deslocar um pouco, mas isso só faz na entrada e saída do carro. E a "reeducação"? vou sair como sairia com um carro de passeio normal e.... deixou morrer. levou um susto e o vendedor "pisa um pouco mais", afinal é um veículo de carga á diesel de pequena cilindrada, por mais que ele seja mais leve que um carro de sua categoria, é mais pesado que um carro de passeio, depois de acelerar um pouco mais, os 30.6KGFM se mostram presentes, mas aí cheguei ao portão da Florence Peugeot e pego a Rua Ivo Silveira em direção a BR e logo de cara, um cara tenta me  cortar a frente, resolvo frear para dar passagem, a sorte que ele parou também e segui viagem, por assim dizer, a direção se mostrou digna de um carro de passeio, o câmbio se mostrou um pouco mais "duro" que o do 208 GT, não sei por que é um utilitário ou alguma coisa, no caso a "dureza" só vai até a quinta marcha, mas é algo do tipo "está certo disso?" e aí colando as marchas tudo certo e o vendedor me diz que não devo frear forte, afinal o freio é calibrado para um veículo de carga: realmente a sensação com ela vazia é de sobrar freio, mas lembre-se: ele vai andar 90% do tempo carregado. já que mencionei o câmbio vale lembrar: não sei contra outros furgões, mas posso garantir que é muito melhor de qualquer caminhão leve e aí subo e aí vem uma cratera lunar, foi só aí que a suspensão do Expert "entregou" e principalmente na traseira, afinal a carga vai para traseira é natural que a suspensão seja mais reforçada, mas as lombadas ela encarou muito bem e sem raspar ou dar qualquer sinal de fragilidade, pelo contrário depois da minha "reeducação" o furgão me pareceu bem na mão, mérito da suspensão, independente, plataforma etc e vale notar o isolamento acústico da cabine: em nenhum momento "entregou" que era um carro á diesel por assim dizer, parei no semáforo que estava vermelho esperei ele abrir e aí entro em direção para Centro de Florianópolis ou "BR 282" e aí é um via de preferencial e aí depois que vejo que o Ônibus está longe eu entro na via e logo depois entro naquele trecho da BR 282 que conecta a Ilha ao continente e aí vou entrar piso um pouco mais, o motor aliás tem respostas prontas e aí como é um furgão para entrar na BR lógico, um carro de passeio para ver se não tem ninguém do lado onde o espelho não pega, você dá uma olhada no vidro traseiro, mas como não tem o vidro traseiro, você tem que dar uma olhada no espelho e vi que o carro estava longe e entrei meio que aliviado e piso um pouco mais e a minha intenção foi engatar a sexta e .... consegui, inclusive até quase pensei que tinha engatado a quarta por engano, mas lembrei que não fez o barulho típico da subida "forçada de giro" e entrei a BR e aí o motorista de furgão que estava escondido dentro de mim, começou aparecer(não fiz coisa errada nenhuma) e aí entrei numa entrada que dá numa rua pequena e essa vai em direção a Ivo Silveira, aí comecei a me sentir como próprio motorista de entregas mesmo, afinal muitos deles no dia-a-dia(já trabalhei de auxiliar de motorista e sei como é) tem que encarar ruas daquele tipo e aí uma Volkswagen Quantum fazendo manobra e aí o vendedor "ele vai para o nosso lado" e aí entrei logo, lógico que ele ainda é um carro com quase 2 metros de largura, então alguns cuidados tem que ser tomados, mas tomando esses cuidados é tranquilo e aí espero para entrar na Ivo Silveira e aí lógico movimento alto demora e aí um carro da sinal que vai entrar e aí aproveito para entrar na avenida e aí a dúvida: vou de terceira ou de quarta pisando mais no acelerador? cheguei a engatar a quarta senti que o carro não ia responder da melhor forma fui de terceira, dá para perceber que as três primeiras são curtas e as três últimas são longas, o leitor pode pensar "existe um buraco aí", existe mas é proposital: afinal como é um veículo que vai trabalhar muito na cidade é natural isso, afinal precisa-se das três primeiras e lógico quando o proprietário tiver que encarar uma rodovia quer encarar giro baixo e consumo bom. então está coerente com a proposta do carro, passo o semáforo que ficou verde e aí entro em direção a Florence(a concessionária que me atendeu) e aí aproveito para engatar a quarta, chegando lá, eu reduzo marchas  e paro para fazer as fotos que  você viu.

Alavanca de câmbio bem a mão.

PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DOS RIVAIS: O Expert custa R$79.990, curiosamente o preço da Jumpy, mas ambos são promocionais, mas mesmo assim é mais barato que os outros rivais, o Mercedes-Benz Vito 111 Furgão custa R$107.355 são aproximadamente R$38.000 a mais, mas lembre-se se equipar com Ar Condicionado no Expert mesmo assim o Peugeot fica mais barato, o Renault Master LH1H1 custa R$126.500 é R$46.500 e ainda deve para o Expert ESP, Controle de tração, Hill Assist. Foi o único utilitário desse porte atingir nota "A" no Inmetro com o consumo de 11.4KM/L na cidade e 12.1KM/L na rodovia. Tirando a Jumpy que o Conpet ainda não divulgou no site deles vamos colocar contra os outros dois rivais:

RENAULT MASTER

Consumo urbano: 7.8KM/L     Consumo Rodoviário: 8.2KM/L

MERCEDES-BENZ VITO 111 FURGÃO

Consumo urbano: 10.1KM/L    Consumo Rodoviário: 14KM/L

Note que no consumo urbano venceu o Vito por 1.3KM/L e a Master por 3.6KM/L, na rodovia ficou na intermediária: venceu a Master por 3.9KM/L e perdeu para a Vito por 1.9KM/L.

Se você compraria se tivesse R$80.000 e um comércio? A Resposta é sim, tudo bem que tem alguns defeitos inerentes ao segmento(afinal é furgão o domínio dos trânsito fica restrito ao vidro da frente), lógico que quem compra um furgão por óbvio não vai pensar em levar mais que duas pessoas, no máximo três pessoas e a versão passageiros só chega ano que vem  e isso é inerente ao próprio segmento, pode ver Master, Vito e Jumpy nas versões furgão são assim também, mas balança pesou a favor pelo: desempenho competente, excelente dirigibilidade(para um furgão), câmbio bem ajustado para a proposta, tirando o lance do freio de mão a ergonomia é excelente: câmbio, botões tudo a mão, plataforma compartilhada com os veículos caros da marca, excelente isolamento acústico da cabine, boa economia na cidade. Vale lembrar que o motor já é Euro 6 está um passo á frente da nossa lei, atualmente no Euro 5. Carro perfeito não existe e isso é óbvio, mas o Expert tem tudo para agradar os tradicionais compradores do segmento, comercial sim e ela não nega, mas sem perder o conforto. As cores disponíveis são duas: Branco Banquise(que é  cor do modelo avaliado) ou Cinza Aluminium.

FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, turbo, intercooler , injeção common-rail á diesel
CILINDRADA: 1560cm3
DIÂMETRO X CURSO: 75mm x 88.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 17,9:1
POTÊNCIA: 115CV a 3500RPM
TORQUE: 30.6KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Furgão, três portas, três lugares
DIMENSÕES: Comprimento 5.31 metros, largura 1.92 metros, altura 1.94 metros e entre - eixos 3.27 metros
PESO: 1700KG
PESO/ POTÊNCIA: 14.8KG/CV
PESO/TORQUE: 55.5KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga: 1500KG e 1519KG sem Ar Condicionado, Tanque de combustível 69 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Braços arrastados( Braços inferiores triangulares na Peugeot)
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Eletro-hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Aço estampado aro 16,215/65/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), MP3 Player, Direção eletro-hidráulica, Vidros elétricos, ESP, Hill Holder e Controle de tração
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Ar Condicionado e Espelhos elétricos.
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM.


AGRADECIMENTOS A PEUGEOT FLORENCE QUE CEDEU O MODELO, AO VENDEDOR QUE ME DEU CATÁLOGO FOI MUITO IMPORTANTE NA FICHA TÉCNICA, AO OUTRO VENDEDOR QUE ME ATENDEU NO TEST-DRIVE E AO GERENTE, OBRIGADO PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E PELO BOM ATENDIMENTO! 










Comentários

  1. Olá boa tarde. Você sabe onde eu encontro a calota da roda de ferro da Peugeot Expert?

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    1. Não sei em que cidade você mora, mas ela não tem na autorizada? eu acredito que deve ter lá. mas enfim não sei se você procurou lá.

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