JAGUAR XK DE SEGUNDA GERAÇÃO: O FAMOSO V8 DA TERRA DO JEREMY CLARKSON

MOTORES V8 MARCARAM A SEGUNDA GERAÇÃO DO XK

O nome XK é famoso na Jaguar, afinal existiu o XK120 que se tornou o carro mais veloz do mundo a seu tempo. Mas existiu a primeira geração do XK que dava sinais de cansaço e era hora de lançar uma novo cupê de luxo para a marca.

A CHEGADA AO MERCADO se dá em outubro de 2005 na linha 2006 e no Salão de Frankfurt ele chega em duas carrocerias: cupê e conversível, ambos mediam 4.79 metros de comprimento, 1.89 metros de largura e 2.75 metros de entre - eixos, mas é na altura que se diferenciavam: 1.32 metros para o cupê e 1.33 metros para o conversível, lembrando que no último era contada a capota de lona fechada. O motor é longitudinal e tração é traseira. O câmbio é o automático de seis marchas. Duas opções de motores ambas V8 de 4.2 litros da família AJ8 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 90.3mm o que totalizavam 4196cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 41.9KGFM a 4100RPM e 298CV a 6000RPM, a segunda e esse motor dotado de compressor volumétrico e esse era para o modelo R, com isso a taxa de compressão caia para 9:1 e com isso gerava 57.1KGFM a 4000RPM e 416CV a 6250RPM. A sua suspensão era independente por braços duplos triangulares nos dois eixos com molas helicodais e amortecedores hidráulicos e os freios são discos ventilados nas quatro rodas.

  
A segunda geração do XK chegava ao mercado com motor V8 4.2 de 298CV e mais tarde o V8 3.5 de 258CV, mais tarde trocado pelo V8 de 5 litros e 32 válvulas de injeção direta e 385CV.

O Conversível com o mesmo motor do Cupê.

O XKR que acrescentava compressor(supercharger) ao V8 4.2 e com isso vai a 416CV e mais tarde trocado pelo V8 de 5 litros e 32 válvulas com 510CV.

O XKR conversível com o mesmo motor do cupê.

Em julho de 2006 na linha 2007 é vez de ganhar a versão V8 3.5, o diâmetro é mantido, o curso cai para 76.5mm o que totalizavam 3555cm3(dá para dizer que é um 3.6, mas a Jaguar chamou de 3.5), a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gera 34.2KGFM a 4200RPM e 258CV a 6200RPM. Em outubro de 2008 chegava o XK-RS que na época tinha mais coisas como aerofólio, spoilers, saias só que o mesmo motor de 416CV do XKR, só fica dois meses no mercado era apenas uma série especial.

O XK-RS chegava ao mercado, mas com o mesmo V8 4.2 de compressor volumétrico do XKR e seus 416CV.

Em outubro 2009 na linha 2010 a linha XK troca os motores 4.2 V8 pelo V8 de 5 litros também da família AJ8, o seu diâmetro cresce para 92.5mm e o curso para 93mm o que totalizavam exatos 5000cm3, a sua taxa de compressão é de 11,5:1 e com isso gerava 52.5KGFM a 3500RPM e 385CV a 6500RPM e a versão R ganha esse mesmo motor, mas acrescentado o compressor volumétrico, com isso a taxa de compressão cai para 9,5:1 e com isso ele passou a gerar ótimos:63.7KGFM a 2500RPM e vai até 5500RPM e 510CV a 6000RPM e vai até 6500RPM.  Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda.

O FACELIFT Em março de 2011 chegava o facelift com nova grade dianteira, as dimensões são as mesmas, nos motores manteve o V8 de 5 litros e injeção direta, o V8 de 5 litros, injeção direta e compressor volumétrico do R e marcava a volta do RS, mas desta vez não era só aerofólio, spoilers e saias, o motor V8 de 5 litros, 32 válvulas, injeção direta e compressor volumétrico da família AJ8  passou a ser calibrado para gerar 69.3KGFM a 2500RPM e vai até 5500RPM e 551CV a 6000RPM e vai até 6500RPM, freios, suspensão foram calibrados para essa maior potência.

O XK ganhava nova grade dianteira e mantinha o motor V8 de 5 litros e injeção direta com 385CV.

O Conversível com o mesmo motor do cupê.

O XKR também ganhava nova grade dianteira e mantinha o motor V8 de 5 litros e compressor volumétrico com 510CV e tinha injeção direta também.

O Conversível XKR com o mesmo motor do cupê.

O XK-RS com o motor V8 de 5 litros e 32 válvulas calibrado para gerar 551CV e é claro o compressor volumétrico.

O Conversível XK-RS com o mesmo motor do cupê e "Olha a rabeada"!

E essa era linha 2012, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e em agosto de 2014 ele dá adeus ao mercado cedendo lugar ao F-Type.


A segunda geração do XK tem linhas bonitas até hoje, se ele fosse um lançamento hoje não faria feio esse "inglês de sangue real" sempre teve V8 no seu catálogo, seja aspiração natural ou compressor volumétrico.

RESENHA SOBRE O BRASIL: Todas as versões dele deram as caras no mercado brasileiro.




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