NA RETA DE LE MANS PARTE 1: NORTE-AMERICANOS E EUROPEUS(UM ALEMÃO E TRÊS INGLESES)

NA RODADA DE HOJE TIVEMOS DOIS HOT HATCHES, UM SUPERSEDÃ, DOIS MUSCLE CAR, TRÊS INGLESES V8 SENDO UM DELES UM SUPERCARRO.

A DLC 1.19 trouxe a pista de Le Mans com ela uma reta bem gigantesca, perfeita aliás para ver a velocidade máxima. 

   Ao contrário das rodadas normais, aqui são oito carros, por que o leitor já sabe muito detalhes dele, inclusive tirando o Mclaren MP4-12C todos já tiveram vídeos por aqui, mas antes vou lembrar: O Toyota GT86 não vai por que o Subaru BR-Z que é irmão gêmeo já foi testado na velocidade máxima, o Clio R.S 2015 também não, por que o 2016 já serviu de base. O Fiat 500 e o Lancer Evolution IV estrearam nessa DLC e já tiveram as suas velocidades máximas, agora é outros carros por aqui, mas vamos seguir o baile.

                                           FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V 

MOTOR: DURATEC ECOBOOST 2.NADA 16V( TURBO)
POTÊNCIA: 254CV a 5500RPM
TORQUE: 37.2KGFM a 2500RPM
 CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 242KM/H

O Ford Focus foi o primeiro carro a ter vídeo por aqui, para chegar até o retão de Le Mans é tranquilo com ele, afinal tem motor e tração dianteira, o câmbio é manual de seis marchas, já o motor é o Duratec Ecoboost 2.nada 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 37.2KGFM a 2500RPM e 254CV a 5500RPM. Esse conjunto na pista levou no reta de Le Mans a 242KM/H é uma ótima marca, sem dúvida nenhuma, mas lembre-se que só ele o Golf GTi são quatro cilindros nessa rodada.

                                                         CHEVROLET CAMARO SS 6.2 V8

MOTOR: SMALL-BLOCK DE ÚLTIMA GERAÇÃO COM INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 460CV a 6000RPM
TORQUE: 62.9KGFM a 4500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 284KM/H (quinta marcha)

O Camaro já teve vídeo dele por aqui, afinal o Muscle Car na sua última geração ganhou plataforma nova, dotado de motor dianteiro e tração traseira, até que divertiam nas "rabeadas" até a chegada da reta. O câmbio é manual de seis marchas, o motor V8 Small-Block de última geração tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, dotado de injeção direta. Com isso ele gera 62.9KGFM a 4500RPM e 460CV a 6000RPM, Esse conjunto o levou na reta de Le Mans até 284KM/H e detalhe: a sexta é bem longa e deixou a quinta trabalhar, com isso dispensou a sexta marcha, ou seja: atinge a velocidade máxima em quinta.

                                      DODGE CHARGER SRT HELLCAT V8 6.2 SUPERCHARGER 

MOTOR: HEMI V8 6.2 DE COMPRESSOR VOLUMÉTRICO
POTÊNCIA: 717CV a 6000RPM
TORQUE:89.8KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE OITO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 311KM/H(sétima marcha)

Ele já teve vídeo por aqui, é o sedã mais potente do mundo, lógico que até chegar ao retão de Le Mans, era díficil segurar ele, mas chegando na reta ele compensou. O câmbio é o automático de oito marchas, o motor é dianteiro e a tração é traseira. O motor Hemi V8 tem bloco e cabeçote de alumínio, câmara hemisférica, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e é claro: o compressor volumétrico(Supercharger) ele é o mais potente  dessa rodada e chegou no final da reta a 311KM/H se tornando o mais veloz entre os norte-americanos e o segundo mais veloz da rodada e foi em sétima marcha, a oitava marcha é para consumo. O motor é dianteiro a tração é traseira.

                                                      FORD MUSTANG GT V8 5 LITROS 32V

MOTOR: MODULAR-COYOTE V8 5 LITROS 32V
POTÊNCIA: 441CV a 6500RPM
TORQUE:55.3KGFM a 4500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 265KM/H

O Ford Mustang já teve vídeo por aqui também,  ele tem comportamento similar ao Camaro, tem que cuidar da rabeada, mas não causa sustos como o Charger. O câmbio é manual de seis marchas. o motor V8 de 5 litros e 32 válvulas pertence a família Modular-Coyote com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 55.3KGFM a 4500RPM e 441CV a 6500RPM., chegando na reta, a combinação diferencial mais curto e sexta mais longa pesou contra o Mustang: com isso ele chegou a 265KM/H, poderia até ir mais, mas o câmbio deixou esse limite. O motor é dianteiro a e tração é traseira.

                                  JAGUAR F-TYPE R V8 5 LITROS 32V SUPERCHARGER 

MOTOR:  AJ8 V8 5 LITROS 32 VÁLVULAS SUPERCHARGER E INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 550CV a 6500RPM
TORQUE: 69.3KGFM a 3500RPM
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE OITO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 304KM/H(sexta marcha)

O carro da "Terra do Jeremy Clarkson" já teve vídeo por aqui e é o atual recordista entre os carros de passeio da nossa volta rápida, lógico até chegar na reta de Le Mans, tem que cuidar das "rabeadas", mas depois ele compensa. O câmbio é o automático de oito marchas e o motor V8 de 5 litros e 32 válvulas pertence a família AJ8 da Jaguar com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, compressor volumétrico(supercharger) e injeção direta gera 69.3KGFM a 3500RPM e 550CV a 6500RPM. Esse conjunto em Le Mans foi muito bom: chegou a ótimos 304KM/H e em sexta marcha, o que indica que ele tem duas marchas para consumo(a sétima e a oitava) é o segundo mais veloz entre os europeus e o terceiro no geral.

                                                       ASTON MARTIN V8 VANTAGE 4.7 32V 

MOTOR: AJ8 4.7 V8 32V
POTÊNCIA: 436CV a 7100RPM
TORQUE:50KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 278KM/H

Mais um carro da terra do Jeremy Clarkson presente e esse já teve vídeo também. Ele tem comportamento parecido com os Muscle Car Camaro e Mustang, só que mais previsível.  O motor é dianteiro e a tração é traseira. O câmbio é manual de seis marchas. O motor pertence a família AJ8 é a mesma da usada no Jaguar F-Type R, inclusive a mesma concepção, só tira a injeção direta e o compressor volumétrico   com isso ele gera 50KGFM a 5000RPM e 436CV a 7100RPM. Esse conjunto o levou a 278KM/H ficou á frente do Mustang e atrás do Camaro.

                                                        MCLAREN MP4-12C 3.8 V8 32V BITURBO

MOTOR: M38TT DERIVADO NISSAN VHR BITURBO E INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 607CV a 7500RPM
TORQUE: 64.3KGFM a 3000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 330KM/H 

O Supercarro inglês(aliás o F-Type R também é) dessa rodada foi o único que não teve vídeo, ainda, mas vai ter daqui a algum tempo. Ele tem um comportamento um pouco diferente, mas você sabe: carro de motor central exige cuidados, o motor é central e a tração é traseira. Na reta de Le Mans ele compensou. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, o motor é da família M38 que por sua vez é uma versão atualizada do Nissan VHR de corrida dos anos 1990, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, biturbo, intercooler e injeção direta com isso gera 64.3KGFM a 3000RPM e 607CV a 7500RPM, é o terceiro maior torque e a segunda maior potência da rodada. Só que dono da melhor aerodinâmica conseguiu a melhor velocidade máxima da rodada : ótimos 330KM/H colocando 19KM/H de vantagem sobre o Hellcat. 

                                                  VOLKSWAGEN GOLF VII GTI 2.NADA 16V TURBO

MOTOR: EA 888 2.NADA 16V TSI
POTÊNCIA:220CV a 4700RPM
TORQUE:35.6KGFM a 1500RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 234KM/H( quinta marcha)

O Golf GTi junto com o Focus são os únicos quatro cilindros dessa rodada, mesmo que dotado de motor turbo, aliás o comportamento dinâmico dele é bom, deu até prazer de fazer as curvas até a chegada da reta de Le Mans. Dotado de motor e tração dianteiros como o Focus, o câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, o motor é o EA 888 2.nada 16V TSI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 35.6KGFM a 1500RPM e 220CV a 4700RPM. Sim, ele já teve vídeo por aqui. Voltando a reta de Le Mans, com esse conjunto mecânico ele chegou a 234KM/H e em quinta marcha( a sexta é para consumo), lógico que não é uma velocidade máxima ruim, mas no meio de tanto V8 era natural ficar para trás e de quebra ficou 8KM/H atrás do rival Focus.


Essa foi a primeira rodada da Reta de Le Mans.



Comentários