Camaro SS 6.2V8 x Subaru Impreza WRX x Citroën DS3 x Volkswagen Jetta 2.0TSI x Fiat Punto T-JET

  A TURMA DA MELHOR RELAÇÃO R$/CV SE ENFRENTAM QUEM LEVOU A MELHOR?
                                                   CHEVROLET CAMARO SS 6.2V8
O Camaro é o mais caro da turma e é o mais bonito,mas isso tem preço.
O Camaro tem o mesmo chassi do Omega Fittipaldi,mas é feito em fábricas diferentes,enqüanto o cupê é feito em Oshawa Canadá,o sedã é feito em Elisabeth,Austrália do Sul,adivinha onde? terra dos cangurus,voltando em cupê ele é bonito e tem um visual muito interessante,por dentro o acabamento é interno remete ao carros dos anos é bem interessante,moderno e bonito até e é o melhor nesse quesito,mas é o mais caro e inspirou a S10.
                                         Interior bonito e interessante e remete aos anos 1960.
O câmbio não é dos anos 1960,automático com três marchas e sim com o dobro de marchas,já o motor vem do final dos anos 1950,mas calma,ele já passou várias fases,a primeira era a LS1 com bloco e cabeçote de ferro,a segunda em 1980 quando ganhou o cabeçote de alumínio o LS2 e a terceira é a LS3 em 1999 com bloco e cabeçote de alumínio,mas mantendo o comando de válvulas no bloco acionado por varetas e esse motor é o L99 que tem desligamento automático dos cilindros para maior econômia e ele gera 56.7KGFMa4300RPM e 406CVa5900RPM é a maior potência e o maior torque da turma.mas isso tem um preço e o Camaro é um representante da velha escola com tração traseira a sua suspensão é independente nas quatro rodas,sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.
O Lendário LS3 da GM americana gera 406CV é o mais potente,mas a menor potência específica:65,5CV/Litros.
CITROËN DS3
                                             O DS3 é o segundo mais bonito,da turma,tudo bem não é aquela beleza,mas ainda vai.
O DS3 é importado da França,mas usa a mesma plataforma do C3 Picasso/AirCross e novo C3 é o segundo mais bonito da turma,tudo bem não é aquela beleza...,mas ainda assim perto de Punto,Impreza e o Jetta em parte,ele está bem situado.
  Por dentro o segundo melhor acabamento da turma,afinal ele é linha Premium da Citroën.
                                      O segundo melhor acabamento da turma e outro que tem painel retrô.
O câmbio é manual de seis marchas e o motor é o Prince 1.616V THP com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,turbo e intercooler e injeção direta com isso gera 24.5KGFMa1400RPM e 165CVa6000RPM e a sua suspensão é independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira e a sua tração é dianteira.
O motor 1.616V THP gera 165CV é o segundo menos potente e a segunda maior potência específica:103CV/Litros.
FIAT PUNTO T-JET
                          Com essa reestilização o Punto ficou estanho visualmente,mas ainda é o único esportivo feito em solo brasileiro.(temos o Jetta mexicano e em breve o argentino Renault Fluence GT).
A Fiat italiana usou a mesma base do Opel Corsa D para fazer o Punto e a GMB já faz nela Cobalt,Spin e em breve o Ônix,mas a Fiat brasileira teve que partir para a "gambiarra" usar o chassi do Palio antigo que por sua vez servia o Uno e fazer alterações,mas o que importa é os resultados,mas a reestilização o deixou meio estranho visualmente,só é melhor que o Subaru Impreza.
 Por dentro até que não está tão ruim,mas está atrás dos rivais.
                                         Interior do Punto T-JET está atrás dos rivais,mas ainda é bom.
O câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o Fire 1.416V Turbo com bloco de ferro,(sub-bloco de alumínio),cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,turbo e intercooler e com isso gera 21.1KGFMa2250RPM e 152CVa5500RPM é o mais fraco da turma.
O 1.416V T-JET é o mais fraco da turma com 152CV mas é o de maior potência específica:108CV/Litros.
                                                        VOLKSWAGEN JETTA 2.0 TSI HIGHLINE.
O Jetta na versão TSI é discreto,ou seja cumpre mais que promete.
A Volkswagen lançou a versão sedã do Golf IV o Bora no final de 2001 e só com o velho motor EA 113 2.0 que não passa de um AP2000 com cabeçote de fluxo cruzado,em 2006 manteve o Bora e lançou a versão sedã do Golf V o Jetta e o motor era o cinco cilindros EA 855 2.520V e em 2008 reforma o Bora,mas em 2011 a Volkswagen ataca em duas frentes:abandona o Bora e o motor cinco cilindros do Jetta e o EA 113 2.0 fica para o Jetta na versão Comfortline e na Highline fica o EA 888 2.0TSI e ela por fora é discreta,feio? longe disso,ele tem um visual coerente com todo Volkswagen,nada de excessos,tudo bem não é tão bonito quanto o Camaro,e até perde para o DS3 nesse quesito,mas não julgue pelas aparências.
Por dentro o acabamento é mais simples que o antigo cinco cilindros,mas não é tão ruim e até melhor que o Punto,mas até aqui a descrição é alcançada.
Por dentro do Jetta ele é discreto é mais simples que o antigo cinco cilindros,mas é bem acabado ainda.
Agora vamos onde a "cobra fuma",o câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem chamado pela Volkswagen de DSG e o motor é o EA 888 2.nada16VTSI tem bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis,turbo,intercooler e injeção direta com isso gera 28.5KGFMa1750RPM e 200CVa5100RPM é o terceiro menor torque e potência do comparativo.

O motor 2.nada 16V TSI gera 200CV e tem a segunda menor potência específica:100CV/Litros.
SUBARU IMPREZA WRX
             O Mais feito da turma sobre todos os ângulos,mas beleza não se pôe na mesa....
O WRX STi é o quente dos Subaru Impreza,mas a versão WRX "Básica" não deixa a desejar,tudo bem que ele é meio estranho e essa versão Hacht é feia de dar dó,mas beleza não se pôe na mesa....
  Por dentro aqui o interior é japonês:simples,mas de qualidade,e aqui ele fica na intermediária,só perde para os "extratósférico" Camaro e pelo DS3,só que o DS3 está uma pechincha.
Por dentro o interior é típicamente japonês,simples,mas de qualidade.
O câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o Boxer 2.516V da família EJ com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,turbo e intercooler e com isso gera 35KGFMa1400RPM e 270CVa6000RPM é o segundo maior torque e potência do grupos,mas fica longe do primeiro colocado e é refrigerado á água.
O motor 2.516V Turbo gera 270CV é a segunda maior potência e a maior potência específica:108CV/litros junto com o Punto T-JET.
Devemos lembrar que só o Camaro não tem auxílio do Turbo,graças ao enorme V8.
                                                     CHEVROLET CAMARO
0a100KM/H                                      5.6segundos
VELOCIDADE MÁXIMA               250KM/H(L)
60a100KM/H                                    2.9segundos
80a0KM/H                                       25.5metros
CONSUMO URBANO                      6.5KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO              9.1KM/L
TEMPO NA PISTA DO EPCA        35s60
VELOCIDADE MÉDIA                  104KM/H
VELOCIDADE NO FINAL DA RETA  147KM/H
ACELERAÇÃO LATERAL                 1.20g
DESACELERAÇÃO                             0.90g
VELOCIDADE DE TOMADA DE CURVA                86KM/H
                                                                    CITROËN DS3
0a100KM/H                                               7.6segundos
VELOCIDADE MÁXIMA                       219KM/H(Segundo a Citroën)
60a100KM/H                                              6.2segundos
80a0KM/H                                                25.3metros
CONSUMO URBANO                            11.4KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO                    16.9KM/L
TEMPO NA PISTA DO EPCA                  37s22
VELOCIDADE MÉDIA                            98KM/H
VELOCIDADE NO FINAL DA RETA       136KM/H
ACELERAÇÃO LATERAL                      1.05g
DESACELERAÇÃO                                  0.77g
VELOCIDADE NA TOMADA DE CURVA       79KM/H
                                                                       FIAT PUNTO T-JET
0a100KM/H                                            9.2segundos
VELOCIDADE MÁXIMA                      203KM/H(Segundo a Fiat)
60a100KM/H                                         7.1segundos
80a0KM/H                                          27.6metros
CONSUMO URBANO                       10.8KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO               13.2KM/L
TEMPO NA PISTA DO EPCA             39s22
VELOCIDADE MÉDIA                          95KM/H
VELOCIDADE NO FINAL DA RETA     129KM/H
ACELERAÇÃO LATERAL                    1.00g
DESACELERAÇÃO                                0.83g
VELOCIDADE NA TOMADA DE CURVA    69KM/H
                                                                          VOLKSWAGEN JETTA 2.0 TSI HIGHLINE
0a100KM/H                                              7.1segundos
VELOCIDADE MÁXIMA                        238KM/H(Segundo a Volkswagen)
60a100KM/H                                            3.9segundos
80a0KM/H                                               25.2metros
CONSUMO URBANO                               9.4KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO                    13.4KM/L
TEMPO NA PISTA DO EPCA                   37s77
VELOCIDADE MÉDIA                              98KM/H
VELOCIDADE NO FINAL DA RETA       141KM/H
ACELERAÇÃO LATERAL                          1.06g
DESACELERAÇÃO LATERAL                   0.96g
VELOCIDADE NA TOMADA DE CURVA       85KM/H
                                                                            SUBARU IMPREZA WRX
0a100KM/H                                                      5.8segundos
VELOCIDADE MÁXIMA                              235KM/H(Segundo a Subaru)
60a100KM/H                                                    5.1segundos
80a0KM/H                                                      26.1metros
CONSUMO URBANO                                     7KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO                           10.7KM/L
TEMPO NA PISTA DO EPCA                        36s33
VELOCIDADE MÉDIA                                  101KM/H
VELOCIDADE NO FINAL DA RETA          141KM/H
ACELERAÇÃO LATERAL                            1.10g
DESACELERAÇÃO                                        0.88g
VELOCIDADE NA TOMADA DE CURVA   88KM/H
                                                          0a100KM/H
1CHEVROLET CAMARO  5
2SUBARU IMPREZA        4
3VOLKSWAGEN JETTA  3
4CITROËN DS3                2
5FIAT PUNTO T-JET       1
Aqui o Camaro fez valer seu V8 de 406CV e deixou os rivais para trás.
                                                          VELOCIDADE MÁXIMA
1CHEVROLET CAMARO        5
2VOLKSWAGEN JETTA         4
3SUBARU IMPREZA               3
4CITROËN DS3                        2
5FIAT PUNTO T-JET                1
Aqui a mesma coisa,mesmo que limitado a 250KM/H.
                                                                 60a100KM/H
1CHEVROLET CAMARO       5
2VOLKSWAGEN JETTA         4
3SUBARU IMPREZA               3
4CITROËN DS3                         2
5FIAT PUNTO T-JET                1
Destaque para o segundo colocado o Jetta,graças ao câmbio de dupla embreagem,já DS3 e Punto por terem câmbio manual e a prova ser realizada em quarta marcha ficaram para trás.
                                                                     80a0KM/H
1VOLKSWAGEN  JETTA                     5
2CITROËN DS3                                    4
3CHEVROLET CAMARO                  3
4SUBARU IMPREZA                         2
5FIAT PUNTO T-JET                          1
Aqui destaque para o campeão Jetta,seguido por DS3 e Camaro.
                                                                   CONSUMO URBANO
1CITROËN DS3                             5
2FIAT PUNTO T-JET                     4
3VOLKSWAGEN JETTA               3
2SUBARU IMPREZA                      2
1CHEVROLET CAMARO               1
Aqui o campeão foi o DS3 que fez valer o "Downszing".
                                                                  CONSUMO RODOVIÁRIO
1CITROËN DS3                           5
2VOLKSWAGEN JETTA             4
3FIAT PUNTO T-JET                    3
4SUBARU IMPREZA                    2
5CHEVROLET CAMARO             1
Graças ao câmbio manual de seis marchas o DS3 foi o melhor,mas o destaque foi o segundo lugar o Jetta,já os últimos Camaro e Impreza,beberam mais o primeiro pelo V8 e o segundo pela tração integral.
                                                                 TEMPO NA PISTA DO EPCA
1CHEVROLET CAMARO                5
2SUBARU IMPREZA                      4
3CITROËN DS3                               3
4VOLKSWAGEN JETTA                2
5FIAT PUNTO T-JET                       1
Aqui destaque para o V8 do Camaro e o terceiro colocado,superou o Jetta por ser mais leve.
                                                                  VELOCIDADE MÉDIA
1CHEVROLET CAMARO                  5
2SUBARU IMPREZA                         4
3CITROËN DS3                                   3
  VOLKSWAGEN JETTA                    3
5FIAT PUNTO T-JET                          2
Aqui o V8 do Camaro foi superior,surpresa foi o empate entre Jetta e DS3.
                                                                    VELOCIDADE NO FINAL DA RETA
1CHEVROLET CAMARO                       5
2SUBARU IMPREZA                              4
  VOLKSWAGEN JETTA                         4
4CITROËN DS3                                      3
5FIAT PUNTO T-JET                            1
Aqui o V8 do Camaro denovo,mas ainda assim a surpresa foi o Jetta no final da reta encarar de igual para igual o Impreza com 70CV a menos.
                                                                            ACELERAÇÃO LATERAL
1CHEVROLET CAMARO 5
2SUBARU IMPREZA  4
3VOLKSWAGEN JETTA    3
4CITROËN DS3                   2
5FIAT PUNTO T-JET           1
Todos aqui foram bem,mas o Camaro tem a tração traseira,quando ela "desgarra" se o motorista não tiver habilidade,a morte vem de encontro.
                                                                               DESACELERAÇÃO
1VOLKSWAGEN JETTA               5
2CHEVROLET CAMARO               4
3SUBARU IMPREZA                   3
4FIAT PUNTO T-JET                    2
5CITROËN DS3                             1
Aqui o Jetta foi o melhor,mas surpreende o Camaro,mas mantenho a palavrar a hora que a traseira "desgarra" fica complicado e o Punto T-JET bateu o DS3.
                                                                            TOTAL
CHEVROLET CAMARO  44 pontos
CITROËN DS3            32pontos
FIAT PUNTO T-JET  16 pontos
VOLKSWAGEN JETTA   39 pontos
SUBARU IMPREZA  36 pontos
                                                                         VENCEDOR
                                                                      CHEVROLET CAMARO
                                                                 Teste estático nesse comparativo é só dois.
                                                                       PREÇO
1FIAT PUNTO T-JET              5  R$55.740
2CITROËN DS3                        4 R$79.990
3VOLKSWAGEN JETTA         3 R$82.382
4SUBARU IMPREZA WRX    2  R$130.000
5CHEVROLET CAMARO       1  R$201.000
Aqui o mais barato é o Punto,seguido do DS3.
                                                                     CUSTO/POR POTÊNCIA
1FIAT PUNTO T-JET                5 R$367
2VOLKSWAGEN JETTA          4 R$412
3SUBARU IMPREZA WRX      3 R$481
4CITROËN DS3                         2 R$484
5CHEVROLET CAMARO       1 R$495
Aqui o custo por potência é do Punto T-JET o melhor,mas a grande surpresa ficou pelo custo por potência do DS3 e do próprio Camaro.
                                                                      TOTAL
CHEVROLET CAMARO                2pontos
CITROËN DS3                                 5pontos
FIAT PUNTO T-JET                     10 pontos
VOLKSWAGEN JETTA                   7 pontos
SUBARU IMPREZA                          5 pontos
                                                                      VENCEDOR
                                                               FIAT PUNTO T-JET
                                                                        TOTAL GERAL
CHEVROLET CAMARO                   46 pontos
CITROËN DS3                                     37 pontos
FIAT  PUNTO                                       26 pontos
VOLKSWAGEN JETTA                      46 pontos
SUBARU IMPREZA                            41 pontos
                                                                             VENCEDOR GERAL
                                                   CHEVROLET CAMARO E VOLKSWAGEN JETTA
O Camaro na minha opnião não tinha que ficar em último lugar,afinal ele devorou tudo e o Jetta comprovou que as aparências enganam e levou a vitória aqui e lá.





 

 
 

 
 
 


 


 
 


 
 

Comentários