A PRIMEIRA GERAÇÃO DO MÉGANE DEU ORIGEM A PRIMEIRA MINIVAN NACIONAL.
No inicio de 1996 a Renault rompeu a representação que tinha com a Caoa e estava decidida a abrir uma fabrica e depois de anos importando o Renault 19 a marca anunciava a fabrica em São José dos Pinhais-PR e o primeiro modelo seria a minivan Scénic. mas o Renault 19 vinha da Argentina nas carrocerias Hacht de duas ou quatro portas e sedã de quatro portas e duas opções de motores: o 1.6 de 13.5KGFMa3500RPM e 72CVa5200RPM e aliás era o mesmo do Clio da época que por sua vez era parente do Ford CHT e o 1.8 de 16KGFMa3500RPM e 113CVa6000RPM esse pertence a família F sendo o único motor disponível para o sedã.
O 19 Hacht com duas portas e motor 1.6 de 72CV e havia o hacht de quatro portas e motor 1.8 de 113CV.
O Sedan tinha o mesmo motor do Hacht 1.8.
E em fevereiro de 1998 chegou o Mégane nas duas carrocerias: Hacht e Sedã ambos de quatro portas, o Hacht vinha com três opções de acabamento: RN/RT e RXE e o sedã só vinha com as duas últimas, já nos motores o modelo que era fabricado em Santa Izabel,Cordoba,Argentina estreava o 1.6 de oito válvulas da família K com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,7:1 e com isso gerava 14KGFMa4000RPM e 90CVa5250RPM esse motor é o mesmo que está hoje em Logan e Sandero com alterações e estreava o 2.nada da família F da Renault ele tinha a mesma concepção do 1.6, o seu diâmetro é de 82.7mm e o curso é de 93mm o que totalizavam 1998cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,8:1 e com isso gerava 17.5KGFMa4250RPM e 115CVa5400RPM, o Hacht media 4.16metros e o sedã media 4.44metros, 1.70metros de largura,1.43metros de altura e 2.58metros de entre - eixos. A suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira braços arrastados é uma receita tipicamente francesa e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e lembrando que o motor 2.nada estava disponível para o sedã e para o Hacht na versão RXE e o 1.6 para o Hacht nas outras versões. o sedã sempre só com motor 2.nada.
O Mégane chegava ao mercado aqui o Hacht com motor 1.6 de 90CV e 2.nada de 115CV.
O Mégane Sedan estava disponível apenas com o 2.nada já citado no Hacht.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em março de 1999 chegava a primeira minivan nacional era a Scénic que levava cinco pessoas e media 4.17metros de comprimento, 1.62metros de altura e o resto largura e entre - eixos eram os mesmos do Mègane e além da Scénic a fábrica de São José dos Pinhais produziu Clio(1999-2007),Clio Sedan(2000-2007),Mégane II(2006-2010),Mégane Gran Tour(2006-2012),Logan(2007-até hoje),Sandero(2007-até hoje),Duster(2011-até hoje), Nissan Frontier(2002-até hoje),Livina e Grand Livina(2009-até hoje). a Scénic usava o mesmo câmbio manual de cinco marchas do Hacht e do sedã e o mesmo motor 2.nada e as versões de acabamento eram RT e RXE. qualidades? boa quantidade de equipamentos e bom comportamento dinâmico, defeitos? manutenção cara e muitas vezes difícil de achar peça. lembrando que o 1.6 de oito válvulas na época era Argentina e o 2.nada era francês.
O primeiro "micro-ônibus" chegou ao mercado nacional era a Scénic que vinha com motor 2.nada já citado no Hacht, mais tarde chegava o 1.616V de 110CV.E no mesmo mês o teste dela foi de 0a100KM/H em 12.9segundos, segundo a Renault chegou a 185KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.6KM/L e o rodoviário de 12.9KM/L e de quebra a liderança do mercado nacional pois era a única de seu porte, em agosto de 1999 já como linha 2000 ela ganhava o 1.616V da família K que estreava a fabricação de motores em São José dos Pinhais-PR de mesma concepção do oito válvulas a diferença era o cabeçote de 4 válvulas por cilindro e o duplo comando de válvulas no cabeçote também acionado por correia dentada é o mesmo que hoje está presente em Logan,Sandero e Duster e com isso gerava 15.2KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e a taxa de compressão de 9,7:1 foi mantida e no mesmo mês ela foi comparada a 2.nada de 8 válvulas, na pista foi de 12.6segundos, contra 12.1segundos da 2.nada e o consumo urbano foi de 11KM/L contra 7.6KM/L do 2.nada e o rodoviário foi de 13.9KM/L contra 14KM/L do 2.nada e com o ar ligado a 1.616V fez 7.1KM/L contra 5KM/L da 2.nada e na rodovia fez 13.6KM/L contra 13.7KM/L da 2.nada, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda nos Mégane Hacht e Sedan, em abril de 2000 o Mégane Hacht e Sedan ganhavam nova grade dianteira e novas lanternas traseiras e junto com elas o Hacht abandona a versão de acabamento RN só ficando a RT e a RXE e o Hacht abandona o motor 2.nada e o 1.6 de 8 válvulas agora apenas o 1.616V já citado na Scénic e o Sedã manteve o 2.nada para a RXE e ganhava o 1.616V para a versão RN.
O Hacht ganhava nova dianteira e pequenas mudanças na lanternas e agora o motor era apenas o 1.616V já citado na Scénic.
O Sedan também ganhava as mudanças estéticas e o motor era o 1.616V já citado na Scénic e o 2.nada e mais tarde chegou o 2.nada 16V de 138CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e em março de 2001 a Scénic ganhava nova dianteira e pequenas mudanças nas lanternas e o 1.616V é mantido e o 2.nada com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada faz sua estreia ainda pertencente a família F gerava 19.2KGFMa3750RPM e 140CVa5500RPM e esse motor ainda hoje está presente no Duster( e em versão Turbo com o Fluence GT) e o câmbio sempre manual de cinco marchas e a taxa de compressão era mantida.
A Scénic ganhava nova dianteira e pequenas mudanças na lanterna e mantinha o 1.616V e estreava o 2.nada 16V de 140CV que mais tarde caia para 138CV e o 1.616V virava Flex e passava a gerar 110CV com gasolina e 115CV com álcool.E sempre nas duas versões de acabamento: RT e RXE e isso foi uma resposta da Renault ao lançamento da Chevrolet Zafira e da Citroën Xsara Picasso e os freios á discos sólidos na traseira eram de série para a versão RXE. Em março de 2001 a RXE 1.616V foi testada 0a100KM/H em 13segundos, chegou a 167KM/H segundo a Renault e o seu consumo urbano foi de 11.9KM/L e o rodoviário de 13.8KM/L com ar ligado ela fez 10.5KM/L na cidade e 12.7KM/L na rodovia e em maio de 2001 ela foi colocada contra Chevrolet Zafira 2.nada 16V e Citroën Xsara Picasso 2.nada 16V, ela foi de 0a100KM/H em 10.5segundos foi mais rápida que as rivais, a Zafira cravou 11.3segundos e a Picasso 11.6segundos, chegou a 179KM/H ficou atrás da Zafira com 182KM/H e a frente da Picasso com 174KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.1KM/L foi a mais econômica, a Zafira cravou 9.9KM/L e a Picasso fez 8.7KM/L e o rodoviário foi de 14.6KM/L contra 12.6KM/L da Zafira e 12.4KM/L da Picasso e em setembro de 2001 na linha 2002 chegava o câmbio automático de quatro marchas a Scénic acoplado ao motor 2.nada 16V e no mesmo mês ela era testada:0a100KM/H em 12.4segundos, chegou a 178KM/H e o consumo urbano é de 8KM/L e o rodoviário de 12KM/L, no mês seguinte era vez do Mègane Hacht e Sedan chegarem a linha 2002 sem alterações e a Scénic passava a liderar as vendas, em outubro de 2002 na linha 2003 nada mudava na Scénic e perdia a liderança para a Picasso, no Mégane Hacht a versão RXE dava adeus ficava apenas a RT e no Sedan só ficava a RXE e o motor 1.616V dava adeus ao sedan, em março de 2003 ele troca o 2.nada de 8 válvulas pelo 2.nada de 16 válvulas que já citamos na Scénic mas passava por alterações agora gerava 138CVa5750RPM e mantinha o torque e aliás essas alterações estavam presentes na Scénic. Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda no Mégane Hacht e Sedan e na Scénic as versões de acabamento eram Authentique, Expression, Privilege e Privilege Plus e as duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e as duas opções de motores eram mantidas: 1.616V e 2.nada 16V sendo esta última com opção de câmbio automático, dois meses depois chegava a opção de câmbio automático ao motor 1.616V e a Scénic voltava a liderança do mercado , em outubro de 2004 na linha 2005 o Hacht RT passa a se chamar Expression e o Sedan RXE vira Privilege e junto com essa denominação ele ganha a opção do câmbio automático de 4 marchas e a Scénic só perde a opção Privilege Plus e aí ele perdia a liderança e começava a cair nas vendas, em fevereiro de 2005 o Sedan Privilege 2.nada 16V Automático era testado:0a100KM/H em 11.5segundos, chegou a 197KM/H e o seu consumo urbano é de 9.7KM/L e o rodoviário é de 14.2KM/L e em junho de 2005 chegava o motor 1.616V Hi-Flex para a Scénic com gasolina gerava 15.2KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 16KGFM e 115CV e no mês seguinte o Hacht deixava de ser vendido no mercado brasileiro, em agosto a Scénic 1.616V Hi-Flex é comparada a Meriva Premium 1.8 Flexpower e a Citroën Xsara Picasso 1.616V ela foi de 0a100KM/H em 13.7segundos ficou á frente das rivais a Meriva com 14.4segundos e a Picasso com 15.1segundos, chegou a 161KM/H só ficou á frente da Picasso com 158KM/H e atrás da Meriva com 165KM/H e o seu consumo urbano foi de 9KM/L ficou na intermediária a Picasso fez 9.5KM/L e a Meriva 7.9KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L ficou atrás da Picasso com 12.2KM/L e á frente da Meriva com 13.3KM/L. Em outubro de 2005 na linha 2006 o sedã RXE dá o seu adeus só fica a Scénic representando essa plataforma e o Mègane II Sedan seria lançado seis meses depois, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda e em outubro de 2008 na linha 2009 ela dá adeus ao motor 2.nada 16V e ao câmbio automático e só fica com motor 1.616V e câmbio manual e única versão de acabamento:Authentique e seguiu assim até julho de 2010 quando a Scénic deu o seu adeus e com ela o adeus dessa plataforma no Brasil.
Na França no início dos anos 1990 o 19 já pedia aposentadoria e ganhou uma reforma enquanto o Mégane era projetado e por lá o 19 tinha além das carrocerias hacht de duas ou quatro portas e os sedã de quatro portas, havia o cabriolet(conversível) e por lá o leque de motores era amplo, começava pelo 1.4 da família K que gerava 10.8KGFMa3000RPM e 60CVa4740RPM, o 1.7 da família F que gerava 12.9KGFMa2750RPM e 75CVa5000RPM, o 1.8 também da família F dotado de injeção monoponto gerava 14.4KGFMa2750RPM e 95CVa5750RPM e o 1.8 de injeção multiponto de 16.1KGFMa4250RPM e 108CVa5500RPM, o 1.816V que gerava 16.1KGFMa4500RPM e 135CVa6500RPM e duas opções á diesel ambos da família F e 1.9 a versão aspirada com 11.9KGFMa2250RPM e 64CVa4400RPM e a Turbo Diesel com 14KGFMa2250RPM e 90CVa4400RPM.
O 19 já pedia aposentadoria no mercado europeu e por lá os motores eram o 1.4 de 60CV, o 1.7 de 75CV, o 1.8 de injeção monoponto e 90CV, o 1.8 de injeção multiponto e 109CV e o 1.816V de 135CV e nos motores á diesel o 1.9 de 64CV e o 1.9 Turbo de 90CV.
Na Europa o sedã tinha os mesmos motores do Hacht.
Em outubro de 1995 na linha 1996 chegava o Mégane na europa ele chegou apenas na carroceria Hachtback e o mesmo desenho do modelo que seria argentino dois anos depois, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e cinco opções de motores, três á gasolina e duas á diesel e agora ambas com turbo, a primeira era o 1.4 da família K, o seu diâmetro é de 75.8mm e o curso é de 77mm o que totalizavam 1390cm3,a sua taxa de compressão é de 9,7:1 e a sua injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 11.6KGFMa4250RPM e 75CVa5500RPM, o 1.6 é o mesmo do modelo fabricado na Argentina e vendido no Brasil que gerava 13.2KGFMa3400RPM e 90CVa5500RPM e por último o 2.nada da família F também o mesmo do modelo argentino vendido no Brasil e com isso gera 17.1KGFMa4250RPM e 115CVa5400RPM e duas opções á diesel ambas 1.9 da família F e Turbo Diesel o seu diâmetro é de 80mm e o mesmo curso do 2.nada o que totalizavam 1870cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 e em duas configurações a primeira gerava 16.3KGFMa2000RPM e 79CVa4000RPM e a outra configuração com 20.4KGFMa2000RPM e 97CVa4000RPM e a carroceria agora era Hachtback de quatro portas apenas.
O Mégane Hacht chegava ao mercado e os motores eram o 1.4 de 75CV, o 1.6 de 90CV, o 2.nada de 115CV e duas opções turbo diesel ambas 1.9 uma com 79CV e outra com 97CV.Em março de 1996 chegava mais uma novidade era a carroceria sedã chamada de Classic em alguns mercados era igual ao modelo que seria feito na Argentina um ano e meio depois, ele seguia os mesmos motores do Hacht e opções de câmbio.
O sedan chegava ao mercado chamada de Classic em alguns mercados europeus e os motores eram os mesmos do sedã.
Em outubro de 1996 na linha 1997 chegavam duas novidades ao mercado europeu, a primeira era o cupê de duas portas que media 3.91metros de comprimento,1.90metros de largura,1.36metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, ele vinha com única opção de câmbio e duas opções de motor o 2.nada de 8 válvulas já citado no Hacht e a versão com cabeçote de 16 válvulas que produzia 20.4KGFMa4250RPM e 138CVa5250RPM e a minivan Scénic fazia sua estreia tinhas as mesmas medidas do modelo nacional e nos motores ela vinha o 1.4,1.6 e 2.nada já citados no Hacht e os 1.9 Turbo Diesel já citados no Hacht e era igual ao modelo que seria fabricado no Brasil dois anos de meio depois.
O cupê de duas portas chegava ao mercado com os motores 2.nada já citado no Hacht e 2.nada 16V de 138CV e mais tarde ele ganhava alterações no 2.nada 16V.
A Scénic utiliza os mesmos motores 1.4,1.6 e 2.nada já citados no hacht, além dos 1.9 Turbo Diesel.
O Hacht não mudava e o sedã também não. Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda no Hacht, no sedã e na minivan Scénic, estreava a carroceria Cabriolet o conversível que media 4.02metros de comprimento e junto com ela chegava o 2.nada de 16 válvulas da família F com injeção direta e com isso gerava 18.9KGFMa4500RPM e 150CVa6000RPM e esse motor também estava disponível para o cupê.
O Belo cabriolet chegava ao mercado e estreava o 2.nada 16V com injeção direta e 150CV.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em fevereiro de 1999 tanto o Hacht, o Sedã, o cupê e o cabriolet ganhavam nova grade e pequenas mudanças na lanterna e com isso o motor 2.nada de 8 válvulas dá adeus ao Hacht e ao Sedã, o 1.4 agora ganhava cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas e com isso gerava 13KGFMa3750RPM e 95CVa6000RPM,o 1.6 agora ganhava cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e com isso gerava 15.1KGFMa3750RPM e 106CVa5750RPM e com isso ganhava a opção do câmbio automático de quatro marchas para o sedã 1.6 e o cupê ganhava a opção dos motores 1.4 e 1.6 de 16 válvulas e perdia o 2.nada de 8 válvulas e junto com a reforma de estilo chegava a perua Break que media o mesmo comprimento do sedã e nos motores á diesel estreava o 1.9 CDi que gerava 20.4KGFMa1500RPM e 101CVa4000RPM é o motor 1.9 dotado de turbo, intercooler e injeção common-rail
O Hachtback chegava ao mercado e os motores eram o 1.416V de 95CV e o 1.616V de 110CV e o 1.9 CDi de 101CV.
O sedã com os mesmos motores do hacht.
O cupê com os mesmos motores do hacht e o 2.nada 16V á gasolina já citado no Cabriolet.
O Cabriolet também tem novo visual.
A Break faz sua estreia junto com a nova grade dianteira e os mesmos motores do hacht.
Em outubro de 1999 na linha 2000 a Scénic também ganhava nova dianteira e junto com ela o cabeçote de 16 válvulas para todos os motores, o 1.4 e o 1.6 já foram citados no Hacht e estreava o 2.nada de 16 válvulas que gerava 19.2KGFMa3750RPM e 138CVa5750RPM e nos motores á diesel o 1.9 CDi que já citamos no Hacht.
A Scénic mudava o visual e os motores são os 1.416V e 1.616V já citados no Hacht e o 2.nada 16V de 138CV e o 1.9 Turbo Diesel CDi de 102CV.Em março de 2000 chegava a versão RX4 além do visual fora de estrada ela tinha tração nas quatro rodas e maior altura livre do solo e os duas opções de motores: o 2.nada 16V á gasolina e o 1.9 Turbo Diesel CDi.
Apelo fora de estrada e tração nas quatro rodas era a RX4 que usava os motores 2.nada 16V á gasolina e o 1.9 Turbo Diesel CDi já citados nesse artigo.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda e em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o Hacht de nova geração e com nova plataforma, o Hacht de quatro portas e o cupê dão adeus, no ano seguinte é vez do sedã e da perua e da Scénic aderir a nova plataforma e depois é vez do CC substituir o Cabriolet e com isso o adeus dessa plataforma na Europa.
Na terra do tango a história com a do Brasil foi entrelaçada, só que lá ele foi lançado em outubro de 1997 nas duas carrocerias: Hacht de quatro portas e sedã de quatro portas e os mesmos motores 1.6 e 2.nada que seriam vendido aqui, mas lá havia também a opção do 1.9 Turbo Diesel de 16.3KGFMa2000RPM e 79CVa4000RPM e em outubro de 1999 chegou a Scénic ao mercado argentino e seguiu assim até fevereiro de 2000 quando ganhou a nova grade dianteira e no final de 2001 era vez de Scénic com nova dianteira estar no mercado argentino, em outubro de 2002 na linha 2003 ele ganhava o 2.nada 16V no mercado argentina e o 1.9 Turbo Diesel era substituído pelo 1.9 CDi que gerava 20.4KGFMa1500RPM e 102CVa4000RPM e o Hacht agora só com motor 1.616V , mesmo deixando de ser vendido no Brasil o Hacht em julho e o sedã em outubro, ainda eram fabricados na Argentina e ficaram sendo fabricados para o mercado local até outubro de 2008 quando eles deram adeus definitivo do mercado de lá.
Essa plataforma serviu de estreia para o primeiro Renault brasileiro, embora houve os Gordini feitos pela Willys nos anos 1960 e o Corcel herdado da Willys/Renault pela Ford e o próprio motor Renault Sierra/CHT que foi parar até em carros da Volkswagen a marca entrou no mercado brasileiro de verdade com a Scénic em 1999 e foi longeva no mercado brasileiro e até mundial por muitos anos e na Argentina chegou a conviver com a nova geração e portanto marcou o início da Renault no Brasil.
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