O Pequeno Honda : O Fit e seus parentes no Brasil e no exterior.

O HONDA FIT É UM CARRO QUE CONSQUISTOU FÃS NO BRASIL E NO MUNDO.
No Brasil a Honda passou a fabricar automóveis em 1997 e era o Civic, mas a marca precisava de algo menor, o Civic tinha duas opções de motor ambos 1.716V da família D o primeiro com 14.8KGFMa4800RPM e 115CVa6300RPM e o segundo com o comando de válvulas variável VTEC e com isso gerava 15.8KGFMa4800RPM e 130CVa6600RPM e era o único carro feito no Brasil e no Mercosul da Honda até então, afinal o Civic é "carro de luxo" para os padrões brasileiros.
                         O Civic com motores 1.716V de 115CV e VTEC 1.716V de 130CV.
Mas no Salão do Automovel de 2002 a Honda apresenta o Fit, e em maio de 2003 ele chega ao mercado ele é um misto de hachtback com minivan(o mercado brasileiro viu como minivan, mas nos outros vem como Hachtback compacto), ele mede 3.83metros de comprimento, 1.67metros de largura,1.52metros de altura e 2.45metros de comprimento, ele veio em duas versões de acabamento: LX e LXL, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e a automática CVT até hoje é o primeiro e único nacional com esse tipo de câmbio(lembrando que o Sentra é Mexicano e Fluence argentino), ele veio com a única opção de motor: quatro cilindros i-DSi 1.4 com cabeçote de 8 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e duas velas por cilindro, o seu diâmetro é de 73mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1339cm3(na verdade é 1.35....) a sua taxa de compressão produzia 10,4:1 e com isso gerava 11.8KGFMa3000RPM e 80CVa5700RPM e esse motor pertence a estreante família L, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
O Fit chegava ao mercado com motor 1.4 de 80CV.
O Fit tem vários pontos fortes: desempenho competente, economia de combustível, robustez mecânica e é um carro que vai longe, mas defeitos? é difícil achar algum grave, poderia ser a manutenção cara, mas como é um carro que demora para quebrar isso não é tanto e no mesmo mês a versão LXL CVT foi testada: 0a100KM/H em 15.4segundos , chegou a 158KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.8KM/L e o rodoviário foi de 15KM/L, no mês seguinte a versão LXL manual enfrentou a Meriva, empatou no 0a100KM/H com 14.4segundos, chegou a 165KM/H contra 167KM/H da rival e o seu consumo urbano foi de 10KM/L contra 7.1KM/L e o rodoviário foi de 15.5KM/L contra 12.4KM/L da rival, ou seja o Fit era 20CV menos potente que a Meriva, mas era mais leve que ela e com isso andou junto e bebeu menos, lógico que havia alguns críticos que criticavam os seus 80CV mas lógico milagres eles não faziam, mas andava á frente do 1.nada da época e o Fit foi lançado como linha 2004. Em agosto de 2003 o Fit LXL enfrentou o EcoSport XL 1.6 naquele ano onde as vendas não eram boas no geral, eles eram sucesso de vendas, na pista foi de 0a100KM/H em 14.4segundos contra 13.6segundos do rival, chegou a 165KM/H contra 160KM/H do rival e o seu consumo urbano foi de 10KM/L contra 8.7KM/L do rival e o rodoviário foi de 15.5KM/L contra 13.3KM/L e seguiu assim, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em novembro de 2004 a versão LXL enfrentava o Fox Sportline 1.6 Total Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 14.3segundos contra 12.4segundos do rival e com álcool o rival se distanciou ainda mais:11.9segundos, chegou a 165KM/H contra 174KM/H do rival e com álcool é provável que o Fox fosse chegar a 176KM/H, o seu consumo urbano foi de 9.9KM/L contra 9.1KM/L do rival e com álcool o Fox fez 6.4KM/L e o rodoviário foi de 16KM/L contra 14.3KM/L com gasolina do Fox e 10.4KM/L do rival, em março de 2005 já estreando a linha 2006 ele estreava a versão EX que por fora tinha as rodas de liga -leve de desenho diferente e o pingo do "i" azul e a reboque dessa versão era mantida as duas opções de câmbio e o motor 1.4 era importado do Japão e para a versão EX estreava o VTEC 1.516V da família L de mesma concepção do 1.4, mas o diâmetro caia para 70mm e o curso aumentava para 89.4mm o que totalizavam 1496cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 14.2KGFMa4800RPM e 105CVa5800RPM agora o 1.5 tinha cabeçote de 16 válvulas e comando de válvulas variável e com esses 25CV agora quem criticava os 80CV ficou caladinho........
             A versão EX chega ao mercado e trouxe junto com ela o 1.516V de 105CV.
No mesmo mês a EX 1.516V CVT era testada: 0a100KM/H em 12.4segundos, chegou a 176KM/H, o seu consumo urbano foi de 11.8KM/L e o rodoviário foi de 14.9KM/L andou na frente do 1.4(na verdade 1.35...) e bebeu menos na cidade, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e no mesmo mês a versão LXL 1.4 enfrentava Idea HLX 1.8 Flex e Meriva Premium 1.8 Flexpower, na pista ele foi de 0a100KM/H em 14.2segundos ficou atrás dos rivais,a Idea cravou 13.2segundos e a Meriva 13segundos com álcool a diferença ampliou, a Idea cravou 12.6segundos e a Meriva 12.7segundos, chegou a 166KM/H contra 170KM/H da Idea e 178KM/H da Meriva e é provável que a Meriva com álcool fosse 180KM/H e a Idea 172KM/H e no consumo urbano o Fit fez 9.9KM/L contra 9.4KM/L da Idea e 8.4KM/L da Meriva e com álcool a Idea cravou 7KM/L e a Meriva 6.4KM/L e na gasolina ele fez 16KM/L contra 13.3KM/L da Idea e 11.9KM/L da Meriva e com álcool a Idea 10.1KM/l e a Meriva 9.4KM/L e em fevereiro de 2006 o Fit ganha uma régua na grade dianteira e é lançada a linha 2007 e nada muda no pequeno da Honda, assim como as versões e motores ou seja é apenas uma atualização básica para dizer que mudou, mas mesmo assim continua sendo um carro bom.
Uma régua na grade dianteira e novas rodas de liga-leve: o Fit mudava bem pouco.
Em maio de 2006 a versão EX 1.516V manual enfrentava SpaceFox Comfortline 1.6 Total Flex, Meriva Premium 1.8 Flexpower e Idea HLX 1.8 Flex ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos, contra 13.1segundos da Meriva, 13.3segundos da Idea e 13.8segundos da SpaceFox e mesmo com álcool as rivais não alcançaram o Fit, a Idea cravou 12.6segundos, a Meriva 12.8segundos e a SpaceFox 13.1segundos, chegou a 184KM/H, contra 178KM/H da Meriva,174KM/H da SpaceFox e 170KM/H da Idea e com álcool é provável que a Meriva fosse a 180KM/H, a SpaceFox a 176KM/H e a Idea a 172KM/H e o seu consumo urbano foi de 12.3KM/L ficou bem longe da Idea com 9.4KM/L,da SpaceFox com 9KM/L e da Meriva com 8.4KM/L e com álcool a Idea fez 7KM/L, a SpaceFox fez 6.9KM/L e a Meriva fez 6.4KM/L e na rodovia ele fez 14.8KM/L de novo bem á frente dos rivais, a Idea com 13.3KM/L, a SpaceFox 12.3KM/L e a Meriva 11.9KM/L e com álcool a Idea cravou 10.1KM/L, a SpaceFox 9.3KM/L a Meriva 9.1KM/L, No salão do automóvel de 2006 com várias novidades a Honda mostrou a versão Flex do Fit e com lançamento no mesmo evento, disponível apenas com câmbio manual de cinco marchas , o motor i-DSi 1.4 da família L passou a ser Flex com gasolina manteve os 11.8KGFMa3000RPM e 80CVa5700RPM e com álcool foi a 12.1KGFM e 83CV nas mesmas rotações e lembrando que a taxa de compressão foi mantida. Em março de 2008 chegava o Fit S por fora aerofólio, spoilers e saias laterais, mas tudo isso foi nada, por que o motor é o mesmo 1.516V do EX e o câmbio manual ou CVT apenas aparência mas era um despedida da primeira geração.
O Fit S chegava ao mercado e o mesmo motor 1.5 da EX.
Custava colocar um turbo ou o 1.816V do Civic e batizar de Si? que pena que não aconteceu.
A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO se dá em no salão do automóvel de 2008 em outubro o Fit de nova geração é lançado no mesmo evento, ele ganha um visual mais parrudo, na boa a dianteira era um ponto fraco do carro, consertaram a dianteira, mas estragaram a traseira, ele veio em quatro versões de acabamento: LX,LXL,EX e EXL, ele manteve a plataforma, mas cresceu em todas as dimensões ele mede 3.90metros de comprimento, 1.70metros de largura, 1.54metros de altura e 2.50metros de entre - eixos, como sempre duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e o CVT dava lugar ao automático convencional de cinco marchas que é o mesmo do Civic um retrocesso e duas opções o i-DSi 1.4 perde as duas velas por cilindro e ganha cabeçote de 16 válvulas, comando de válvulas variável e coletores variáveis e passa se chamar i-VTEC 1.4 e taxa de compressão é mantida e com isso passou a gerar 13KGFMa4800RPM e 100CVa6000RPM e com álcool vai a 101CV e mantém o torque  e o 1.516V agora se chama i-VTEC 1.5 também graças ao coletor variável que ganhou e com isso passou a gerar 14.8KGFMa4800RPM e 115CVa6000RPM e com álcool vai a 116CV, a suspensão é mantida e agora os freios traseiros eram discos sólidos e as versões que vinham com o 1.4 eram a LX e a LXL e a EX e EXL vinham com o 1.5 ambos 16V é claro.
O Fit é renovado, algumas de suas qualidades se mantém o CVT foi embora e os motores agora eram o 1.416V de 100CV com gasolina e 101CV com álcool e o 1.516V passava a 115CV com gasolina e 116CV com álcool.
Em dezembro de 2008 a versão LXL enfrentava a EX, ambas automática a primeira vinha com o 1.4 e a segunda com o 1.5, na pista ambos com álcool a 1.4 foi de 0a100KM/H em 15.3segundos e a 1.5 em 13.5segundos, o consumo urbano da 1.4 é de 9KM/L e do 1.5 é de 8.7KM/L e o rodoviário é de 10.6KM/L para ambos, com gasolina os números prováveis são: 0a100KM/H em 15.4segundos para o 1.4 e 13.4segundos para o 1.5 e o consumo urbano do 1.4 é de 11.7KM/L contra 11.3KM/L do 1.5 e o rodoviário é de 13.8KM/L de ambos, o consumo urbano se manteve bom, o desempenho piorou na versão 1.5 automática e o rodoviário piorou, afinal podia ter mantido o câmbio CVT... em julho de 2009 como linha 2010 nada muda no Fit e a Honda lançava o City só que os preços dele eram próximos do Civic, o sedã do Fit perdia o esquema ULT dos bancos do Fit, mas ele mantém entre - eixos, largura e altura do Fit, mas o comprimento passava a 4.40metros as versões de acabamento eram LX,LXL e EX, duas opções de câmbio: as mesmas do Fit e única opção de motor: o i-VTEC 1.516V que já falamos no Fit, suspensão e freios seguiam o mesmo esquema. mas o preço era alto....
O City chegava ao mercado apenas o motor 1.516V do Fit.
E lembrando que  o modelo era para se fabricado na Fábrica Argentina de Campana, mas a crise adiou os planos e ele passou a ser feito em Sumaré-SP como os outros Honda nacionais, na pista a versão com câmbio manual e automática foram testadas e ambas com álcool, na pista a manual foi de 0a100KM/H em 10.2segundos, contra 12.9segundos da automática, o seu consumo urbano é de 8.4KM/L contra 8KM/L da automática e o rodoviário é de 10.7KM/L contra 10.4KM/L da automática e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 10.3segundos com câmbio manual e 13segundos com câmbio automática, o consumo urbano é de 10.9KM/L manual  e 10.4KM/L automático e o rodoviário é de 13.9KM/L do modelo manual e 13.5KM/L automático, em março de 2010 o City LX manual, enfrentava o Vectra Expression 2.nada Flex, o Sentra 2.nada Flex, o Kia Cerato 1.616V e o Linea LX 1.916V Flex, o único á gasolina era o Cerato, por enquanto só vou citar os Flex, na pista o City foi de 0a100KM/H em 10.2segundos com álcool deixou os rivais para trás, o Vectra cravou 10.4segundos, o Sentra 10.6segundos e o Linea cravou 11.5segundos , o seu consumo urbano foi de 8.4KM/L é o mais econômico, seguido pelos 6.9KM/L de Vectra e Sentra e 6.5KM/L do Linea e o rodoviário foi de 10.7KM/L só perdeu para o Vectra com 10.8KM/L, venceu o Sentra com 10.2KM/L e o Linea com 9.3KM/L, com gasolina  os números prováveis: ele foi de 0a100KM/H em 10.3segundos ficou na frente dos rivais, o Sentra cravou 10.6segundos, o Cerato 10.9segundos , o Vectra 11.1segundos e o Linea com 11.7segundos, o seu consumo urbano é de 10.9KM/L, seguido do Cerato com 9.9KM/L, de Vectra e Sentra com 9KM/L e Linea com 8.4KM/L e o rodoviário foi de 13.9KM/L só perdeu para o Vectra com 14KM/L, ficou á frente do Cerato com 13.5KM/L , do Sentra com 13.3KM/L e do 12.1KM/L , em agosto de 2010 na linha 2011 do Fit e do City, ambos ganhavam a versão DX mais barata e cortada equipamentos e a versão DX do Fit vinha com calotas e não com roda de liga -leve e no resto nenhuma alterações, em setembro de 2011 na linha 2012 nada muda e ambos continuavam vendendo bem, em março de 2012 chegava a linha 2013 do Fit com cromado na grade dianteira e pequenas mudanças na lanterna, ele perdia a versão de acabamento:LXL, a versão DX era a única que não vinha com o cromado e a EXL perdia a opção do câmbio manual, continuava as mesmas opções de câmbio e motores e sem alterações.
A Grade dianteira é cromada na linha 2013 e os motores continuavam os 1.416V(na verdade 1.35) e 1.516V ambos Flex.
E desde que virou Flex o reservatório de partida á frio era lateral e tinha proteção em aço naval, em abril de 2012 na linha 2013 chegava a linha 2013 do City com grade cromada e pequenas mudanças na lanterna, a LX automática dava adeus, assim com a LXL e a EXL e continuava com duas opções de câmbio e um motor e ele passava a vir da Fábrica argentina de Campana em Buenos Aires.
O City ganha grade cromada e apenas o motor 1.516V.
E seguiu assim até julho de 2013 o Fit depois de anos na liderança se viu ameaçado pela Chevrolet Spin no segmento de "micro-ônibus"(minivans, embora ele seja um Hacht) e a Honda se viu ameaçada com os lançamentos de Sonic e New Fiesta Sedan reestilizado, então lançou a linha 2014 dos modelos do Fit não muda e o City ganhava a versão Sport com o mesmo motor 1.516V das outras versões custavam lançar um City Si com motor 1.8 do Civic? Né Honda ficou devendo nessa.
O City Sport com rodas de visual diferenciado e o mesmo motor 1.516V das outras versões....
 
 E está prevista a nova geração do Fit, mas ele vai ganhar nova plataforma e com isso será o adeus dessa plataforma no Brasil e lógico deixou seu legada, embora o preço mais caro que os rivais.
No Japão o compacto da Honda era o pequeno Logo, oferecido com duas opções de motores ambos da família D da mesma família do 1.6 e 1.7 do Civic nacional de 1998 a 2006 e ambos 1.3 o primeiro com cabeçote de 8 válvulas e que gerava 11.3KGFMa2500RPM e 66CVa5500RPM e a versão com cabeçote de 16 válvulas que gerava 11.6KGFMa4800RPM e 91CVa6300RPM esse motor é exclusivo do esportivo TS mas já era um projeto ultrapassado, algo precisava ser feito pela Honda.
               O Logo vinha com motores 1.3 com 66CV e a versão com 16 válvulas e 91CV.
Lembrando que os 16 válvulas são de comando de válvulas simples no cabeçote nesse artigo, em outubro de 2001 a Honda apresentou o Fit feito no Japão e vendido na Asia,Ocenia e Europa, só que no velho mundo ele se chamava Jazz, no Japão ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e CVT, duas opções de tração: dianteira e integral e duas opções de motor o 1.3 que na verdade é o nosso "1.4" mas lá na terra do sol nascente gerava 12.1KGFMa2800RPM e 86CVa5700RPM e o 1.516V que equiparia o modelo nacional quase quatro anos depois mas que por lá gerava 14.6KGFMa4800RPM e 110CVa5800RPM dotado de comando de válvulas variável(VTEC) para o mercado europeu o 1.5 não estava disponível, o câmbio CVT também não, mas eles tinham motor menor ainda, o i-DSi 1.2 o diâmetro é o mesmo do 1.4 mas o curso foi a 74mm o que totalizavam 1244cm3 e com isso gerava 11.2KGFMa2800RPM e 78CVa5700RPM e o "1.4"(que na verdade é 1.35...) gerava 12.1KGFMa2800RPM e 83CVa5750RPM, a suspensão assim como os freios seguiam o modelo nacional, afinal era a mesma plataforma.
O Fit chegava ao mercado nos motores 1.3 de 86CV e o 1.516V de 110CV e na Europa o 1.3 era "1.4" e gerava 83CV e tinha o 1.2 de 78CV.
O sucesso veio logo na estreia, graças as suas qualidades, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda no Fit e estreava a versão Sedã chamada de Aria no Japão e City em outros mercados, ele mantinha o entre - eixos e altura do Fit, mas era um pouco mais largo com 1.69metros e o comprimento passava a 4.41metros, o visual era estranho, os motores eram os mesmos do Fit, assim como as opções de tração e de câmbio e lógico era vendido apenas no Japão e na Ásia, já na Ásia em vez do VTEC 1.516V ele vinha com  i-DSi 1.5 era o 1.5 com cabeçote de 8 válvulas e duplas velas por cilindro e com isso gerava 13.3KGFMa2700RPM e 88CVa5500RPM e ele era chamado de City e o visual convenhamos era feio de doer parece que colocaram porta - malas "goela-abaixo" no Fit e o 1.3 nos mercados asiáticos gerava 11.8KGFMa2800RPM e 82CVa5700RPM.
O Aria/City com visual horrível e para o Japão os mesmos motores do Fit, para Ásia os motores 1.3 de 82CV e o 1.5 de 88CV.
Em outubro de 2003 na linha 2004  nada muda no Fit e em Aria/City, em outubro de 2004 na linha 2005 o Fit ganhava nova grade dianteira e novas lanternas traseiras, motores e câmbio não mudavam.
O Fit ganhava novas lanternas traseiras e nova grade, os motores 1.3 e 1.516V eram mantido no Japão, assim com os 1.2 e "1.4"(na verdade 1.35...) na Europa e logo depois faria sua estreia nos Estados Unidos e Canadá com motor 1.516V de 111CV.
O Aria/City não muda, em outubro de 2005 na linha 2006 o Fit não muda, o Aria para o mercado japonês ganhava nova grade dianteira e novas lanternas e a reboque das mudanças o motor 1.3 dava lugar ao i-DSi 1.5 no mercado japonês só que no Japão gerava 13.3KGFMa2700RPM e 90CVa5500RPM e o 1.516V era mantido com o esquema VTEC ou seja agora ele estava com mais torque e um pouco de mais potência que o antigo 1.3, para os mercados do resto da Asia é aplicada a reforma visual, mas ele continua feio, mas naquelas terra ele abandona o 1.5 de 8 válvulas e ganhava o 1.516V VTEC dos modelos japoneses com os mesmos números e ele fazia sua estreia na Europa oriental e apenas com o motor "1.4" que é o mesmo do Fit na Europa e tinha opção do CVT coisa que o Jazz não tinha no velho continente e estreava a Airwave que era uma espécie de "Grand Livina do Fit" levava sete pessoas, tinha jeito de perua e apenas com o motor 1.516V que já citamos nesse artigo, ela mede 4.35metros de comprimento, mantém a largura do Aria, a altura é de 1.50metros e o entre - eixos é de 2.55metros  e o visual confesso que não achei bonita.
O Aria/City com nova grade dianteira e o motor no Japão foi trocado o 1.3 pelo 1.5 de 90CV, nos países asiáticos o 1.3 e o 1.5 foram trocados pelo 1.516V que foi mantido no Japão.
 
A Airwave chegava ao mercado com visual estranho e apenas o motor 1.516V que já citamos no Fit.
 
Em fevereiro de 2006 o Fit é mostrado no Salão de Detroit a Honda demorou para vender ele nos Estados Unidos por que achava que podia encalhar naquele mercado, onde o Civic era considerado pequeno e ele passou a ser vendido como modelo 2007 no mesmo evento, com duas opções de câmbio: manual ou automático de cinco marchas e única opção de motor:o 1.516V VTEC que na terra do Tio Sam gerava 14.5KGFMa4800RPM e 111CVa5800RPM, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda nos modelos em todos os continentes e lembrando que no México o Fit vinha do Brasil desde 2005 e com motor 1.516V de 110CV, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e nos Estados Unidos ele já era lançado como linha 2007, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava a segunda geração do Fit para o mercado japonês e os mercados da Ásia ele tinha três opções de câmbio: manual de cinco marchas, CVT e o manual de seis marchas(exclusivo do RS) , duas opções de tração: dianteira e 4x4 e duas opções de motores: o i-VTEC 1.316V( o nosso "1.4" dos europeus) que gerava 12.9KGFMa4800RPM e 100CVa6000RPM e o i-VTEC 1.516V que gerava 14.8KGFMa4800RPM e 120CVa6600RPM esse exclusivo do RS e devemos lembrar que o motor que equipa o RS japonês é o mesmo que equipa os nossos EX e EXL ou seja não podemos reclamar.
O Fit chegava ao mercado japonês com motor 1.316V de 100CV, para os Estados Unidos ele ia com o 1.516V que já citaremos no RS mas lá com 119CV. e para a Europa ele vinha com o 1.316V "renomeado" 1.4 e o 1.216V de 90CV.

O Esportivo RS com aerofólio,spoilers,saias e o motor 1.516V de 120CV.
Já o Aria dava adeus do mercado japonês só a Airwave continuava, para a Europa ele agora era feito em Swindow na Terra da Rainha e do Jeremy Clarkson(Inglaterra), duas opções de câmbio: manual ou manual- automatizado i-Shitt de cinco marchas e duas opções de motor: o 1.316V dos japoneses que foi renomeado "i-VTEC 1.416V" e o 1.2 que ganhou cabeçote de 16 válvulas comando de válvulas e coletores variáveis e com isso gerava 11.6KGFMa4900RPM e 90CVa6000RPM e os americanos também ganham o novo Fit na mesma época, duas opções de câmbio: manual ou automático de cinco marchas e o motor é o i-VTEC 1.516V que gerava 14.7KGFMa4800RPM e 119CVa6600RPM e para os mercados asiáticos estreava o novo City com visual bonito é igual ao modelo que seria lançado no ano seguinte no Brasil e os motores eram o 1.316V e o 1.516V ambos já citados no Fit asiático e essa geração não foi vendido no Japão: o City virava outro carro.
O City chegava ao mercado asiático e os motores 1.316V e 1.516V eram os mesmos do Fit.
Para o mercado japonês a Honda reservou o Freed que é uma minivan legítima ou "micro-ônibus" e o motor única opção de motor:a i-VTEC 1.516V na configuração do Fit vendido nos Estados Unidos, para o Japão nada muda e para o Fit nada muda.
O Freed chegava ao mercado e o motor era o 1.516V de 119CV.
A Airwave ganhava nova grade dianteira e não mudava nada do resto.
A Airwave ganhava nova grade dianteira e mantinha o motor 1.516V.
 
 Em outubro de 2009 na linha 2010 chegava o Insight que era o equivalente da Honda para o Prius até o no visual e o motor é o 1.3(aqui chamado de 1.4) que gerava 14KGFMa4800RPM e 85CVa6000RPM e o motor elétrico gera 79KGFM e 13CV e o em conjunto eles geram 17KGFMa1000RPM e 99CVa6000RPM e na versão vendida na Europa, mantém o torque e vai a 102CV e de resto ele não muda ou seja plataforma do Fit foi aproveitada para fazer um híbrido e o câmbio como em todos eles é CVT.
O Insight de segunda geração com motor 1.3 de 85CV e junto com o elétrico gera 99CV e o elétrico gera 13CV e na Europa gera 102CV.
Mas os outros modelos não mudam, em outubro de 2010 na linha 2011 é vez da Airwave ir embora e dar lugar ao Fit Shutle que era uma versão perua do Fit praticamente um Fit alongado o mesmo motor do 1.516V RS e ela trazia a reboque a opção da versão Hybrid que citaremos no Fit.
A Fit Shutle parece um Fit esticado e é e o motor é o 1.516V ou o 1.3 Hybrid.
O Fit e o Jazz europeu nas versões comuns, ganhavam nova grade dianteira e os motores continuavam os mesmos, mas ambos os modelos estreavam o Fit Hybrid ou Híbrido com o mesmo motor do Insight e estreava o cupê CR-Z, o câmbio era manual de seis marchas e o motor é o mesmo do Insight mas nele com gasolina gera 16.3KGFMa4800RPM e 114CVa6100RPM e o motor elétrico gerava 79KGFM de torque e 13 CV e em conjunto  os dois geram 17.7KGFMa1000RPM e 122CVa6100RPM ou seja o CR-Z foi criado para substituir o antigo CR-X/Del Sol.
Nova grade dianteira e manteve os mesmos motores.

A versão Híbrida com o mesmo motor do Insight e grade que viria na linha 2013 do Fit nacional...

O CR-Z que vinha com o mesmo motor do Insight, mas com 114CV com gasolina e em conjunto com o elétrico gera 122CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 o Insight ganhava nova grade dianteira que lembrava a do Civic e só, o motor continuava o mesmo, aliás os motores por que ele é híbrido.
O Insight ganhava nova grade dianteira e os motores continuam os mesmos.
 
Em outubro de 2012  na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 o Fit ganha nova plataforma no Japão e começa o adeus dessa plataforma e o novo City já foi mostrado na India, e ainda tem a versão Shutle que provavelmente terá nova geração, só não saberemos os híbridos Insight e CR-Z se vão continuar como estão ou se migrarão para outra plataforma, afinal ele á versátil.
Na Europa o Civic estava pedido aposentadoria, afinal a sua plataforma já era usada desde 1995 e lógico lá a principal carroceria era a Hachtback feita em Swindow na Inglaterra e os motores eram o 1.416V de 11.9KGFMa5000RPM e 90CVa6600RPM, o 1.616V que gerava 15.5KGFMa4300RPM e 110CVa5600RPM ambos da família D e sem o VTEC, o 1.7 CTDi da Isuzu que gerava 22.4KGFMa1800RPM e 100CVa4800RPM e por último o esportivo Type R que vinha com o 2.nada 16V da família K que gerava 20KGFMa59000RPM e 200CVa7400RPM mas afinal teria que vir uma plataforma nova para o modelo, mas para os europeus não foi tão nova assim.....
O Civic Hacht com motores 1.416V de 90CV, 1.616V de 110CV, 1.7 Turbo Diesel de 100CV e para o esportivo Type-R o 2.nada 16V de 200CV.
Mas para o mercado europeu em vez uma nova plataforma totalmente nova, a Honda resolveu usar a plataforma do Fit e embalar ela por um visual futurista e um acabamento melhor, tanto que a suspensão segue o mesmo esquema do Fit e não do Civic de outras regiões, ele estreava na carroceria de quatro portas, duas opções de câmbio: manual ou manual- automatizado i-Shitt ambos de seis marchas, ele mede 4.28metros de comprimento,1.76metros de largura, 1.46metros de altura e 2.62metros de entre - eixos e ele vinha com três opções de motor, a primeira era o 1.4(na verdade 1.35) i-DSi que já citamos no Fit europeu da época é o mesmo motor, o 1.816V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis chamado i-VTEC 1.816V pela Honda, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 87.3mm o que totalizavam 1799cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 17.7KGFMa4300RPM e 140CVa6300RPM é o mesmo motor que equiparia o Civic nacional seis meses depois e equipa até hoje? ele mesmo e por último o i-CTDi 2.2 Turbo Diesel da própria Honda da família N com bloco e cabeçote de alumínio, turbo, intercooler, injeção common-rail á diesel, o seu diâmetro é de 85mm e o curso é de 97.1mm o que totalizavam 2204cm3, com cabeçote de 16 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote e com isso ele gerava 34.7KGFMa2000RPM e 140CVa4000RPM ou seja potência igual a 1.8 e torque bem maior.
O Civic Hacht europeu de visual futurista e os motores 1.4 que já citamos no Fit, 1.816V e 2.2 Turbo Diesel ambos de 140CV, mais tarde chegava o 1.416V que já citamos no Fit.
Em julho de 2006 era apresentado o Type S no Salão de Londres que era a versão duas portas do Civic europeu como sempre fabricado na Inglaterra, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e no Salão de Paris é mostrado o esportivo Type R, em janeiro de 2007 chegava o Type S com sua carroceria duas portas e o mesmo motor da versão quatro portas, afinal é apenas marketing.
O duas portas foi chamado de Type S e o mesmo motor do quatro portas era só marketing.
Aliás a GM apelou para a mesma estratégia com o Vectra GT e apela com o Cruze Sport 6 e em março de 2007 chegava o esportivo Type R por fora aerofólio, spoilers, saias laterais, por dentro costura vermelhas e diferencial e a sexta marcha foram encurtadas para o Type R e a reboque dessa mudança ele trazia o motor i-VTEC 2.nada 16V da família K com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável e bravo no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores fixo e alivio das peças internas para reduzir atrito, o seu diâmetro e curso são iguais(86mm) o que totalizavam 1998cm3, sua taxa de compressão produzia 11:1 e com isso gerava 19.7KGFMa5600RPM e 201CVa7800RPM, a suspensão e freios foram reforçados e aliás o motor é o mesmo do Civic nacional e do Type R de geração anterior? sim é ele mesmo.
O Esportivo Type R manteve o motor 2.nada 16V mas agora com 201CV.
Lógico que era um foguete, mas ainda assim ficava devendo, mas vale lembrar que ele tem a base do Fit alongada e então ele já estava no seu limite de suportar a potência, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 o motor 1.4 i-DSi perde as duas velas por cilindro, mas ganhava cabeçote de 16 válvulas e comando de válvulas variável e coletores variáveis ou seja alinhando ao Fit vendido na Europa e a potência já citamos no Fit, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em março de 2011 o motor 2.2 Turbo Diesel dava adeus e no Salão de Frankfurt daquele ano é mostrado a nova geração do Civic esta mais para uma reestilização, mas ela foi grande, o comprimento passou a 4.30metros, a largura para 1.77metros , a altura para 1.47metros e o entre - eixos caiu para 2.59metros, ele mantém as duas opções de câmbio e nos motores o i-VTEC 1.416V não passa por alterações, o i-VTEC 1.816V passava por alterações para gerar 17.7KGFMa4300RPM e 142CVa6500RPM e voltava o i-DTEC 2.216V Turbo Diesel da família N, agora com alterações, o diâmetro agora era de 85mm e o curso de 96.9mm o que totalizavam 2199cm3, a sua taxa de compressão é de 16,3:1 e com isso gera 35.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM ou seja o motor á diesel agora era o mais potente da gama, a carroceria hachtback de duas portas chamada de Type S e o esportivo Type R também de duas portas dão o seu adeus e a reboque o Type R leva o motor 2.nada 16V da família K.
O Civic Hacht ganhava nova geração e os motor 1.416V era mantido, o 1.816V passava a 142CV, o 2.2 Turbo Diesel agora gerava 150CV e estreava o 1.6 Turbo Diesel de 120CV.
 
 em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda afinal era recém - lançado, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e no Salão de Frankfurt é apresentada a versão perua chamada de Tourer o visual dela é bonito e na mesma época estreava outro motor á diesel é o i-DTEC 1.6 o seu diâmetro é de 76mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1597cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 e com injeção common-rail, turbo e intercooler gera 30.6KGFMa2000RPM e 120CVa4000RPM.
Mas em fevereiro de 2014 chegava a Civic Tourer com visual bonito e lógico todas as dimensões do Hacht com exceção da altura que foi a 1.50metros e do comprimento que foi a 4.53metros, ao contrário do Hacht ele tem câmbio manual de seis marchas ou automático de cinco marchas e nos motores duas opções: o 1.816V do Hacht e o 1.6 Turbo Diesel também do Hacht ou seja tem muitos anos pela frente, possivelmente só mudará quando o Civic no resto do mundo mudar, agora se vai manter a mesma plataforma aí eu não sei, ainda não posso dizer, nada sobre isso.
                                 A Bela Civic Tourer com motor 1.816V e 1.6 Turbo Diesel.
Você pode estar se perguntando por que a Honda não vende a perua no Brasil? eu acho até viável já que o Fit é fabricado aqui, mas aí é com a Honda.
  Como o Fit é muito caro para alguns países a Honda acabou por desenvolver o Brio que chegou a ser cotado para o Brasil, mas a Honda brasileira descartou(ainda bem) e lógico com o fracasso do Etios as chances dele vir para o Brasil acabaram zerando e o Brio foi lançado em outubro de 2011 já como linha 2012 ele mede 3.61metros de comprimento,1.68metros de largura, 1.47metros de altura(na India ele mede 1.50metros) e 2.34metros de entre - eixos, o seu visual é estranho, mas o destaque é tampa traseira de vidro, ele vem com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e CVT iguais ao do Fit, assim como a plataforma e o motor é o i-VTEC 1.216V da família L o mesmo que equipa o Fit e Civic europeus com 11.6KGFMa4900RPM e 90CVa6000RPM e para o mercado Indonésio ele é disponível com o i-VTEC 1.316V(conhecido como "1.4" na Europa e na América do Sul) com 12.9KGFMa4800RPM e 100CVa6000RPM como o Brio é leve deve andar muito bem com esse motor e lógico no lançamento quando se cogitava chegar ao Brasil especulava-se o motor 1.4 e o 1.nada derivado do 1.2. Suspensão e freios são os mesmos do Fit e lógico o 1.216V também está disponível para o mercado indonésio.
O Brio chega aos mercados asiáticos com motor 1.216V do Fit e para a Indonésia ele vinha com o 1.316V(aqui conhecido como "1.4").
Em abril de 2013 chegava o sedã do Brio chamado de Amaze, ele mantinha altura e largura do Brio, mas o entre - eixos é de 2.40metros e o comprimento foi a 3.99metros( para aproveitar a lei dos 4 metros indiana), ele veio com duas opções de câmbio só a manual do Brio foi mantida, mas a CVT deu lugar a automática de cinco marchas e duas opções de motores a primeira é o i-VTEC 1.216V já citado no Brio e a segunda é o i-DTEC 1.516V Turbo Diesel derivado do 1.6 á diesel que equipa o Civic europeu, não tenho diâmetro x curso, mas totaliza 1498cm3 e com isso gera 20.4KGFMa1750
RPM e 100CVa3600RPM e o Brio não ganhou a opção desse motor á diesel.
O Sedã Amaze com os motores 1.216V e o 1.5 Turbo Diesel de 100CV.
E na Indonésia o Amaze não é oferecido, mas em outubro de 2013 a Honda oferece a minivan com sete lugares chamada de Mobilio, com duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de cinco marchas e apenas uma opção de motor: o 1.516V da família L á gasolina que gera 14.8KGFMa4600RPM e 118CVa6600RPM é o mesmo de Fit e City vendidos aqui , vendido nos Estados Unidos e do Fit RS japonês, consegue ser mais feia que a Spin, ela mede 4.39metros de comprimento, 1.60metros de altura e 2.65metros de entre - eixos, só manteve a largura do Hacht que é derivada e lógico ainda bem que o fracasso do Etios nos livrou dessa aberração, ainda bem. suspensão e freios seguem o Brio.
A Mobilio chega ao mercado indonésio, é feio até no nome e o motor é o 1.516V de 118CV.
Mas lógico o Brio vai levar essa plataforma mais longe, mas de fato o Honda Fit mostrou qualidades que o fizeram levar o prêmio os Eleitos na geral em 2004,2005,2006 e 2007 e em sua categoria de 2004 até 2013 ou seja nove anos na liderança e no mercado é líder desde o lançamento.
 


 

 

 
 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 
 

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