A sexta e sétima geração do Accord vindos do México e sua vida na América do Norte e seus parentes no Japão.

COM O ACORDO DO MÉXICO A HONDA RESOLVEU TRAZER O ACCORD DE LÁ.
A Honda abriu fábrica em 1995 no México e em 1997 no Brasil, mesmo com apenas 4 anos nos carros, a Honda aproveitou para trazer o Accord daquele país já que ficava isento de imposto e com isso começava a dar uma coceira no Chevrolet Omega importado da Austrália, embora não tivesse "conversa" já que o Honda vinha com quatro cilindros e o Chevrolet com um seis cilindros em V e fábrica construída no México apenas para abastecer o mercado local, acabou exportando modelos para a Argentina, EUA(como produção complementar a americana) e lógico Brasil, o Accord chegou em junho de 2001 como linha 2002 importado do México, mas antes ele já era importado dos Estados Unidos, ele media 4.79metros de comprimento, 1.78metros de largura,1.44metros de altura e 2.71metros de entre - eixos o visual confesso que não era dos interessantes, mesmo para época, ele vinha apenas com uma opção de câmbio: automático de quatro marchas , com duas opções de motor ambas quatro cilindros, 16 válvulas e 2.3 da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 86mm e o curso era de 97mm o que totalizavam 2254cm3, a taxa de compressão era de 8,8:1 e com isso gerava 21KGFMa4500RPM e 135CVa5500RPM e a versão VTEC desse motor dotado de comando de válvulas variável e com isso passava a gerar 21KGFMa4900RPM e 150CVa5700RPM é mesma receita aplicada ao 1.7 do Civic da época, ele vinha em duas versões de acabamento: EX e EX-R essa com o  VTEC, a sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo braços duplos triangulares na dianteira e multilink na traseira e os freios são discos nas quatro rodas sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
O Accord agora era importado do México com motor 2.316V de 135CV e na versão VTEC com 150CV.
Bom a Honda não trouxe os V6 da época para cá e o preço do Accord é elevado e o motor dele é dianteiro transversal e a tração é dianteira, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda e em agosto de 2003 chegava o novo modelo importado do México, ele vinha apenas na versão EX, ele media 4.81metros de comprimento, 1.82metros de largura, 1.46metros de altura e 2.74metros de entre - eixos, o câmbio era automático de cinco marchas e o motor era o i-VTEC 2.416V da família K com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro era de 87mm e o curso é de 99mm o que totalizavam 2354cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,7:1 e com isso gerava 22.2KGFMa4500RPM e 158CVa5500RPM, a sua suspensão seguia o mesmo esquema do anterior assim como os freios.
O nova geração do Accord chegava ao mercado nacional com motor 2.416V de 158CV, mais tarde chegava o V6 de 3 litros com 240CV e o 2.nada 16V de 150CV entrava no lugar o 2.416V.
Mas o preço sempre foi um ponto fraco do Accord, em agosto de 2004 na linha 2005 como principal novidade finalmente a Honda trouxe um motor mais potente ao Accord nacional é o seis cilindros em V, 24 válvulas de 3 litros(ou 3.nada se preferir....) da família J com comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro x curso são iguais:86mm o que totalizavam 2997cm3, a sua taxa de compressão produzia 10:1 e com isso gerava ótimos 29.3KGFMa4800RPM e 240CVa5500RPM e com isso agora sim podia conversar com  Omega e Camry, mas o câmbio continuava o automático de cinco marchas e convencional ainda, em dezembro de 2005 na linha 2006 como resposta ao lançamento do Vectra Elite 2.416V, a Honda substituiu o EX 2.4 pelo LX 2.nada, o motor é o i-VTEC 2.nada 16V da família K, o seu diâmetro x curso são iguais:86mm o que totalizavam 1998cm3, a sua taxa de compressão era de 9,8:1 é basicamente o motor do nosso Civic Si só que mais manso para gerar 19KGFMa4500RPM e 150CVa6000RPM e desde 2003 o Accord se tornou líder de mercado derrubando o Omega, mas essa medida de colocar o 2.nada só surtiu efeito para manter a liderança até a chegada do Fusion e o Accord viveu a sombra...., em julho de 2006 o Accord LX 2.nada enfrentou Fusion SEL 2.316V, Vectra Elite 2.416V e o irmão Civic EXS 1.816V o único Flex na época era o Vectra, ficou atrás dos rivais no 0a100KM/H com 13.2segundos, contra 12.5segundos de Vectra e Fusion e 11.3segundos do Civic, chegou a 206KM/H foi o mais veloz da turma, contra prováveis 200KM/H com gasolina do Vectra, 189KM/H do Civic e 180KM/H do Fusion limitados eletronicamente, o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L só venceu o Vectra com 7.5KM/L, perdeu para o Fusion com 8.7KM/L e Civic com 10KM/L e o rodoviário foi de 12.6KM/L só ficou atrás do Civic com 14.8KM/L, venceu o Fusion com 10.2KM/L e Vectra com 9.5KM/L e com álcool o Vectra foi de 0a100KM/H em 11.9segundos, chegou a 204KM/H e o consumo urbano foi de 5.7KM/L e o rodoviário foi de 7.2KM/L, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda e lógico começavam a esgotar os estoques até a chegada da nova geração que voltava a ser importada do Japão.
A HONDA AMERICANA acabou fazendo dessa base o seu cavalo de batalha, mas antes vamos falar sobre o Accord de quinta geração que era o mesmo do Japão, Ásia e Oceania e ele tinha três opções de motores, duas 2.216V da família F uma que gerava 19KGFMa4000RPM e 130CVa5200RPM, uma versão com comando de válvulas variável VTEC com 20.3KGFMa4500RPM e 145CVa5200RPM e por último o V6 de 2.7 litros da família C da Honda que gerava 23.7KGFMa4500RPM e 172CVa6000RPM e depois o Accord do resto do mundo e dos Estados Unidos acabaram se separando , só voltaram a se unir em 2013 ou seja foi agora pouco.
O Accord antigo, aqui foto na Austrália, mas nos EUA ele usava o 2.216V de 130CV e com o VTEC de 145CV e o V6 de 2.7 litros com 174CV.
Mas em março de 1997 chegava o novo Accord para os americanos baseado no Honda Inspire japonês da mesma época, ele tem as mesmas do modelo nacional ,ele estava disponível em duas carrocerias: sedã de quatro portas e cupê, só que o cupê era um pouco menor, mantinha a largura, mas media 4.74metros de comprimento, 1.40metros de altura e 2.67metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas era a linha 1998 do modelo e com três opções de motor: os 2.316V da família F já citados aqui que geravam 21KGFMa4500RPM e 135CVa5500RPM e a versão VTEC com 21KGFMa4900RPM e 150CVa5700RPM e estreava o V6 de 3 litros e 24 válvulas da família J dotado de comando de válvulas variável(VTEC) e com isso gerava 26.9KGFMa4800RPM e 200CVa5500RPM, a suspensão e freios são os mesmos do modelo vendido aqui, afinal além do México ele era produzido nos Estados Unidos.
A nova geração do Accord americano chegava ao mercado baseado no Inspire japonês e os motores eram o 2.316V de 135CV e o VTEC com 150CV e o V6 de 3 litros(ou 3.nada) com 200CV.

O belo cupê com lanternas traseiras imitando o NSX e os mesmos motores do sedã.
E marcava o fim da SW importada do Japão, afinal o sucesso da Odyssey acabou enterrando ela, mas a minivan também estava pedindo uma nova plataforma, afinal era natural que ela ganhasse uma nova plataforma, ela usava os 2.316V que já citamos no Accord com ou sem o VTEC e apenas quatro cilindros em linha,  mas lógico com o Accord americano mundando a base era natural que ela fosse mudar também e isso acabou ocorrendo, depois eu cito mais á frente.
A primeira geração da Odyssey com motores 2.316V e 2.316V VTEC já citados no Accord.
Mas em outubro de 1998 na linha 1999 chegava a nova Odyssey, ela agora tinha portas traseiras corrediças igual a Dodge Grand Caravan(aqui Chrysler), ela media 5.11metros de comprimento, 1.92metros de largura,1.77metros de altura e 3metros de entre - eixos, única opção de câmbio: automático de quatro marchas e estreava o V6 de 3.5 litros da família J de mesma concepção do 3 litros(3.nada), o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 93mm o que totalizavam 3471cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 31.6KGFMa4400RPM e 210CVa5500RPM, a sua suspensão e freios são os mesmos do Accord, afinal ela é a versão "Micro-ônibus" do Accord.
A Segunda geração da Odyssey chegava ao mercado com portas- corrediças e o motor V6 de 3.5 litros com 210CV.
Para o Accord nada muda, em agosto de 2000 na linha 2001 o Accord ganhava nova grade dianteira e pequenas mudanças nas lanternas e nos motores e nas opções de câmbio nada mudava nos modelos.
Nova grade dianteira e pequenas alterações nos faróis era a linha 2001 e mantinha os motores.

O belo cupê também mudava apenas nova grade dianteira.
E lembrando que o Accord da Europa e dos Estados Unidos mantinha a base da quinta geração, em outubro de 2001 é vez da Odyssey ganhar nova grade dianteira e junto com ela mais potência no V6 de 3.5 litros que passava a 35KGFMa4800RPM e 240CVa5500RPM e com isso trazia um câmbio automático de cinco marchas  e ainda havia um utilitário esportivo chamado Passaport que não passava de Isuzu Trooper com o logotipo da Honda e esse modelo usava o V6 de 3.2 litros e 24 válvulas da Isuzu que gerava 29.6KGFMa3000RPM e 205CVa5200RPM ou seja era hora de ir numa plataforma própria, afinal a própria Honda fez isso com o MDX que era um utilitário esportivo da marca de luxo que a Honda americana usava, afinal não seria interessante esse modelo.
O Utilitário Passaport era um Isuzu Trooper com logotipo da Honda e o motor é o V6 de 3.2 litros com 205CV.
A Odyssey ganhava nova grade dianteira e reboque dela o motor V6 de 3.5 litros vai a 240CV.

Em outubro de 2002 na linha 2003 a Honda lançava três novidades para o mercado americano, as duas primeiras eram as novas gerações do Accord em duas carrocerias: Sedã e cupê, e o cupê sempre um pouco menor medindo 4.76metros de comprimento, 1.41metros de altura e mantendo o entre - eixos de 2.67metros, agora além do câmbio manual de cinco marchas, estreava o automático de cinco marchas e exclusivo do cupê V6 o manual de seis marchas e nos motores o mesmo i-VTEC 2.416V da família K que gerava 22.2KGFMa4500RPM e 158CVa5500RPM e o V6 de 3 litros da família J que agora gerava 29.3KGFMa4800RPM e 240CVa5500RPM ou seja o V6 ficava mais potente, suspensão e freios eram os mesmos e a plataforma básica era a mesma e ainda estreava o utilitário esportivo Pilot que media 4.77metros de comprimento, 1.96metros de largura, 1.82metros de altura e 2.77metros de entre - eixos, o câmbio como sempre é automático de cinco marchas e a tração era apenas integral e o motor era transversal como no Accord e a estrutura era monobloco e o motor era apenas o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da família J já citado na Odyssey.
O Pilot chegava ao mercado apenas com o V6 de 3.5 litros já citado na Odyssey.
A nova geração do Accord chegava ao mercado com o motor 2.416V de 160CV e o V6 de 3 litros com 240CV.

Aqui o cupê com os mesmos motores do sedã e um belo visual.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda nos modelos, em outubro de 2004 na linha 2005 é vez da Odyssey ganhar uma nova geração, ela mede 5.10metros de comprimento, 1.96metros de largura, 1.78metros de altura e 3metros de entre - eixos , o câmbio como sempre automático de cinco marchas e o seis cilindros em V de 3.5 litros agora mantinha o torque e agora gerava 244CV e estreava o sistema de desligamento de cilindros da Honda, onde em baixas rotações só trabalha com três cilindros ou seja a Honda chama esse sistema da VCM que corta os cilindros.
A Minivan Odyssey chegava ao mercado com motor V6 de 3.5 litros e 241CV.
O Accord Hybrid chegava ao mercado com um motor á gasolina V6 de 3 litros com 240CV e o elétrico de 16CV e com isso totalizavam 253CV.
     
Na mesma época a Honda lançava o Accord Hybrid(ou Híbrido) o motor elétrico de 16CV e 13.9KGFM ambos a 840RPM era acoplado ao V6 de 3 litros á gasolina que gerava 29.3KGFMa5000RPM e 240CVa6500RPM e os dois somados gerava 32.1KGFMa5000RPM e 253CVa6000RPM ou seja a Honda para não confrontar com o Civic Hybrid dotou o Accord Hybrid de motor V6.
Com grade diferenciada o Hybrid chegava ao mercado o motor V6 de 3 litros( ou 3.nada se preferir...) gerava 240CV e o elétrico gerava 16CV e juntos ele geravam 253CV.

Em março de 2005 é vez da Honda estrear no  mundo das picapes era vez da chegada da Ridgeline(que é media para os nosso padrões e compacta para o deles) em vez de construção por chassi e motor longitudinal ela usava tração traseira , ela usava a estrutura monobloco e motor transversal e originalmente tração dianteira e na traseira ele ganhava uma reforço do chassi para carregar peso, ela media 5.25metros de comprimento, 1.98metros de largura, 1.78metros de altura e 3.10metros de entre - eixos, a única opção de câmbio era a automática de cinco marchas e o V6 de 3.5 litros era a mesma dos outros modelos citados na matéria, mas na picape gerava 33.8KGFMa4500RPM e 247CVa5750RPM ou seja a Honda modificou a curvatura de torque desse motor para  picape e disponível apenas com cabine dupla.
A Ridgeline chegava ao mercado e o motor é o V6 de 3.5 litros com 247CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 é vez do Pilot ganhar o motor com 247CV e a reboque a opção de tração dianteira e com isso ele media 1.77metros de altura , em outubro de 2006 na linha 2007 é vez do Accord ganhar pequenas alterações em grade dianteira e lanternas e manteve os motores V6 de 3 litros e o V6 de 3 litros(ou 3.nada) com motor elétrico(Híbrido) e o i-VTEC 2.416V da família K passava por alterações para gerar 166CVa5500RPM mas manteve o torque e para a Odyssey nova grade dianteira e o motor V6 de 3.5 litros passava a gerar 241CV e mantinha o torque.
Novas lanternas e nova grade dianteira e o motor 2.416V vai a 166CV e os motores V6 de 3 litros e V6 de 3 litros ao lado de o motor elétrico era mantido no modelo.

O belo cupê marcava presença e os mesmos motores do sedã.
A minivan Odyssey ganhava nova grade dianteira e no resto sem alterações.
Já Ridgeline e Pilot ficavam sem alterações, sendo que a Ridgeline não teve muito sucesso, em outubro de 2007 na linha 2008 o Accord passava uma nova plataforma nos Estados Unidos, com isso só ficou o resto da família, em abril de 2008 na linha 2009 é vez do utilitário esportivo Pilot passava a nova plataforma e nada muda na Odyssey e a Ridgeline ganhava nova grade dianteira e junto com ela o motor V6 de 3.5 litros e 24 válvulas ganhava o VCM já disponível na Odyssey e com isso passava a gerar 35KGFMa4800RPM e 250CVa5700RPM e no resto nenhuma alteração e as vendas baixas.
       Nova grade dianteira cromada na Ridgeline e o motor V6 de 3.5 litros com 250CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em junho de 2010 é vez da Odyssey ganhar uma nova plataforma e com isso só a Ridgeline manteve a plataforma do antigo Accord, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nova grade dianteira e faróis e sem alterações de motor e câmbio.
Nova grade dianteira e faróis na Ridgeline e o motor V6 de 3.5 litros era mantido.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda na picape em agosto de 2013 a Honda anunciou que em 2014 a Ridgeline vai dar adeus e o adeus já está marcado para outubro e dará lugar a um modelo totalmente novo e com isso será o adeus dessa plataforma na América do Norte.
A ACURA FOI CRIADA COMO DIVISÃO DE LUXO DA HONDA em 1986 como resposta a Lexus da Toyota e lógico que o primeiro Accord a vestir "terno e gravata" foi o cupê renomeado CL com grade, faróis e lanternas diferentes, o câmbio era manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, ele foi lançado em outubro de 1996 foi o primeiro modelo a estrear a nova plataforma da Honda, ele media 4.83metros de comprimento, 1.78metros de largura, 1.39metros de altura e o mesmo entre - eixos do Accord, ele veio com duas opções de motores a primeira era o VTEC 2.216V que foi do Accord anterior a essa plataforma, de mesma concepção do 2.3, o seu diâmetro é de 85mm e o curso é de 95mm o que totalizavam 2156cm3 e sua taxa de compressão era de 8,8:1 e com isso gerava 20.3KGFMa4500RPM e 145CVa5200RPM e o V6 de 3 litros(ou 3.nada que já citamos no Accord) e suspensão e freios eram os mesmos do Accord.
O Cupê CL chegava ao mercado com motor 2.216V de 145CV e o V6 de 3 litros já citados no Accord, depois o 2.216V dava lugar ao 2.316V VTEC que já citamos no Accord.
Mas exista os antigos TL e o SLX, o primeiro era baseado no Legend e vinha com dois motores o cinco cilindros de 2.5 litros e 20 válvulas da família G com 23.8KGFMa3800RPM e 176CVa6500RPM e o V6 de 3.2 litros da família C que gerava 28.4KGFMa4300RPM e 230CVa5200RPM ou seja uma boa potência e o Acura SLX era uma versão de "terno e gravata" do Passaport que por sua vez era derivado do Isuzu Trooper e o motor era o mesmo V6 de 3.2 litros do Passaport que por sua vez era o mesmo do Isuzu.
O TL era derivado do Legend com duas opções de motor o cinco cilindros de 2.5 litros e 20 válvulas e 176CV e o V6 de 3.2 litros com 230CV.


O SLX era um Passaport modificado que por sua vez era um Isuzu Trooper com logotipo da Honda e o motor V6 de 3.2 litros era  da Isuzu também.
Em junho de 1998 estreava a nova geração do TL agora baseado no Accord lançado em 1997, ele media 4.90metros de comprimento,1.79metros de largura, 1.42metros de altura e 2.74metros de entre - eixos, apenas com câmbio automático de quatro marchas e apenas uma opção de motor: o V6 de 3.2 litros e 24 válvulas da família J é a mesma do 3.nada já citado aqui, o seu diâmetro era de 89mm e o curso e de 86mm o que totalizavam 3198cm3 e com isso gerava 32.2KGFMa3500RPM e 225CVa6200RPM era um motor bem mais moderno que o da família C.
             O TL agora baseado no Accord apenas com o motor V6 de 3.2 litros e 225CV.
Para o cupê CL o motor 2.216V dava lugar ao 2.316V VTEC já citado no Accord com 150CV em outubro de 1998 na linha 1999, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em março de 2000 chegava a segunda geração do CL ele perdia opção do motor quatro cilindros, agora com V6 de 3.2 litros já citado no TL e o câmbio agora era automático de cinco marchas e agora também disponível no TL e marcava a estreia do esportivo Type-S, o motor seis cilindros em V de 3.2 litros da família J ganhava alterações no comando de válvulas para gerar ótimos 32.2KGFMa5000RPM e 260CVa6200RPM.
O cupê CL é renovado e agora apenas o V6 de 3.2 litros já citado no TL

Marcava a estreia do esportivo Type-S com o mesmo V6 de 3.2 litros mas com 260CV.
Em outubro de 2000 chegava o utilitário esportivo como complemento a linha 2001 chegava o utilitário esportivo MDX, ela media 4.78metros de comprimento, 1.95metros de largura, 1.74metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, o câmbio automático de cinco marchas e o motor V6 de 3.5 litros já citado na Odyssey da época e apenas uma opção de tração: A integral.
                         O MDX chegava ao mercado com motor V6 de 3.5 litros com 240CV e mais tarde o V6 de 3.5 litros vai a 265CV.
Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda nos modelos, em outubro de 2002 na linha 2003 nova grade e faróis na linha 2003 dos modelos TL e CL e a reboque das novidades chegava o Type S para o TL com o motor V6 de 3.2 litros com 260CV.
O CL ganhava nova grade faróis e lanternas e o mesmo motor V6 de 3.2 litros.

A versão Type-S também ganhava as alterações cosméticas e o motor era mantido o V6 de 3.2 litros e 260CV.

O Sedã TL  também ganhava alterações visuais.

O TL agora ganhava a versão Type-S com motor de 260CV.
Na mesma época o MDX ficava mais potente com o seu V6 de 3.5 litros que agora estava equipado com o VCM e mais potente com 35KGFMa4800RPM e 265CVa6300RPM, em outubro de 2003 na linha 2004 o cupê CL dá adeus diante das baixas vendas e estreava a nova geração do sedã TL que agora media 4.80metros de comprimento, o resto das dimensões eram iguais ao Accord e agora com câmbio automático de seis marchas(disponível para os TL e CL em 2003) e o motor V6 de 3.2 litros de 260CV do Type-S passava a ser a versão "padrão" e no resto nenhuma alteração.
               A nova geração do TL chegava ao mercado com motor V6 de 3.2 litros e 260CV.
Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 o MDX migrava a nova plataforma que serviria ao Honda Accord de nova geração e com isso o TL era o único Acura a manter a base e ganhava nova grade dianteira e faróis e a novidade era a volta do esportivo Type-S que também vinha com câmbio manual de seis marchas opcional e o motor era o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da família J mas "envenenado" para gerar 35.4KGFMa5000RPM e 286CVa6200RPM.
Nova grade dianteira e faróis e o mesmo motor V6 de 3.2 litros.

O Esportivo Type-S estreava com motor V6 de 3.5 litros com 286CV.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda e em outubro de 2008 ele passava a plataforma do novo Accord e com isso o adeus dessa plataforma na Acura.
NA TERRA DO SOL NASCENTE A ANTIGA GERAÇÃO DO INSPIRE era baseado no Legend e ele vinha com três opções de motor, duas cinco cilindros da família G, a primeira era o 2.nada que gerava 19KGFMa4000RPM e 155CVa6700RPM, a segunda opção é o mesmo 2.5 também de cinco cilindros e 20 válvulas mas que no Japão gerava 24.2KGFMa3800RPM e 190CVa6500RPM e no topo de linha o V6 de 3.2 litros da família C que gerava 28.4KGFMa4300RPM e 230CVa6200RPM.
O Honda Inspire baseado no Legend com motores cinco cilindros 2.nada de 155CV e 2.5 de 190CV ambos com 20 válvulas e o V6 de 3.2 litros com 230CV.
Mas em outubro de 1998 chegava a terceira geração do Inspire baseado no Accord americano e o próprio Inspire era a versão japonesa do Acura TL, o visual era igual ao TL da época, assim como as dimensões, o câmbio era automático de 4 marchas e ele veio com duas opções de motores de seis cilindros em V da família J, a primeira com 2.5 litros, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 71.6mm o que totalizavam 2499cm3 e com isso gerava 24.5KGFMa4600RPM e 200CVa6200RPM e o 3.2 litros dos modelos americanos que gerava 32.2KGFMa3500RPM e 225CVa6200RPM e todos os V6 aqui citados são dotados de comando VTEC(motores família C) e i-VTEC(família J).
O Honda Inspire chegava ao mercado com motores V6 de 2.5 litros com 200CV e 3.2 litros com 225CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 ganhava nova grade, faróis e lanternas e junto com ela o câmbio automático de cinco marchas, em junho de 2003 na linha 2004 chegava o novo Inspire agora com visual igual ao Accord americano, apenas uma opção de câmbio: manual de cinco marchas e uma opção de motor: o seis cilindros em V de 3 litros e 24 válvulas da família J e com isso gerava 29.3KGFMa4800RPM e 240CVa6300RPM e as dimensões eram iguais.
O Inspire chegava ao mercado japonês agora com visual igual ao Accord americano e o motor V6 de 3 litros com 240CV.
Como a Honda decidiu pelo Accord europeu no mercado japonês, a Honda decidiu vender o  Accord americano como Inspire e a própria Acura acabou sendo lançada em 2002 no Japão, em outubro de 2004 na linha 2005 pequenas mudanças em grade dianteira e faróis e seguiu sem alterações até outubro de 2007 quando chegou a nova geração e com isso o adeus dessa plataforma no Japão.

INFELIZMENTE tentei achar fotos os modelos americanos e japoneses e não achei, mas visualmente são iguais ao modelo mexicano que viria em 2001, em 1998 a Honda que já importava o Accord desde 1995 passou a importar a nova geração do mercado japonês, ele vinha com os mesmos motores 2.316V e 2.316V VTEC do modelo mexicano que chegaria aqui em 2001, em abril de 1998 o Accord EXR 2.316V VTEC foi testado: 0a100KM/H em 12.5segundos, consumo urbano de 9.6KM/L com o ar ligado e 9.9KM/L com ar desligado e o rodoviário foi de 12.4KM/L com o ar ligado e 12.5KM/L com ar desligado, até que para um carro desse porte foi bem e era linha 1998, em janeiro de 1999 chegava a linha 1999 e nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em agosto de 2000 chegava a linha 2001 e ele passava vir dos Estados Unidos e no ano seguinte ele passava vir do México.

O Accord marcou presença no mercado brasileiro depois que veio do México e chegou a liderar as vendas na categoria, mas a chegada do Fusion em 2006 acabou destruindo as ambições do sedã grande da Honda, mesmo assim até hoje ele é um importado é natural que tem peças caras, mas é confiável e robusto como qualquer Honda.
 

 

 
 

 


 


 

 
 

 
 

 
 

 

 
 

 
 

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