Carros obscuros: Saveiro 1.6 á diesel e Passat "Iraquiano"

                                                
DA MATÉRIA SOBRE A PLATAFORMA B DA VOLKSWAGEN FALTAVA O PASSAT "IRAQUIANO" E A SAVEIRO Á DIESEL, MAS SÃO OBSCUROS.
Sempre vai existir algum carro "obscuro" mas no caso da Saveiro 1.6 á diesel chega a ser um caso acho que único no planeta de um carro "proibido" se fabricado, a legislação diz que tem que carregar 1000KG para poder ser á diesel e isso desde 1976 e em 1990 liberou os utilitário esportivos e a Volkswagen resolveu colocar o motor EA 827/AP 1.6 á diesel da Kombi á diesel na picape "extraoficialmente", o seu diâmetro era de 76.5mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1588cm3 e sua taxa de compressão era de 23:1 e com isso gerava 9.4KGFMa3000RPM e 52CVa4800RPM e na pista com ela foi? 0a100KM/H em 23.2segundos, chegou a 131KM/H e o consumo urbano de 15.3KM/L e o rodoviário de 17.4KM/L carregado e 18.2KM/L vazio.
A Foto da Saveiro é a 1.6 á gasolina é só para mostrar. Mas tem o Passat "Iraquiano" também é que como eu citei na matéria o Passat vendido no Iraque acabou voltando e a VW decidiu vender no Brasil e o motor é ainda o antigo MD 270 a famoso "AP de biela curta" que gerava 12.2KGFMa2600RPM e 72CVa5200RPM e agora um foto do modelo no Iraque:
O Passat 1.6 aqui no Iraque no tempo da Guerra com motor 1.6 de 72CV foi vendido no Brasil.
Na pista ele foi de 0a100KM/H em 15.5segundos, chegou a 152KM/H , consumo urbano de 10.8KM/L e o rodoviário foi de 10.8KM/L e o rodoviário de 13.3KM/L carregado e 14.9KM/L vazio. 

ATUALIZAÇÃO: Segundo o MarceloFour que era engenheiro da Volkswagen na época(já mandei ele falar sobre projetos da Autolatina) as Saveiros diesel eram adaptadas e vi os testes, realmente as Saveiros adaptadas, já o Passat exportado para o Iraque, acabou não saindo do Porto e ficando por aqui e daí foi vendido no mercado brasileiro. Mas os números de testes estão corretos.
 

Comentários

  1. vale a pena ter uma saveiro a diesel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. o consumo dela é bom, quanto a documentação não tem problema desde que claro, sem alguma coisa pendente(licenciamento, IPVA etc..) como é uma Saveiro á gasolina. quanto a peças não sei se são baratas com o AP á gasolina, afinal é o mesmo motor da Kombi diesel.

      Excluir
  2. Esse que falei a Saveiro com motor Kombi a Diesel e também tinha o carros engrauto Topázio ano 1990

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre e a Engerauto Topázio é algo fora da fábrica aí é outra conversa.

      Excluir
  3. Duas informações MUITO ERRADAS e eu, como engenheiro da VW do Brasil na época, só posso corrigir. Primeiramente a VW JAMAIS vendeu a Saveiro a diesel no Brasil. Este carro foi exportado com motores 1.5, 1.6 e finalmente com o 1.9 a diesel. TODAS as Saveiros a diesel que rodam no Brasil tem motor da Kombi diesel adaptado. Em segundo lugar, o Passat LSE exportado para o Iraque jamais "voltou", o que é óbvio pois o custo para isso seria proibitivo. Na verdade, com a queda de preço do petróleo, e era assim que o Iraque pagava a operação de câmbio para compra desses carros, houve um excedente de produção e o Passat LSE voltou a ser vendido no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a Saveiro á diesel, eu vi em notícias que algumas unidades haviam sido fabricadas e depois legalizadas, agora para os mercados de exportação isso não se discute. Sobre o Passat Iraque, quando eu disse "voltou" eu quis dizer que acabou não indo em direção ao seu destino, sendo que o Passat quatro portas havia deixado de ser vendido para o mercado interno e com o "Iraque" a opção voltou a ser vendida no Brasil, mas é bom ver o seu relato, obrigado pelo seu comentário. valeu por corrigir, eu poderia colocar excedente de exportação aí, confesso que foi falha minha. Agora que ano que você trabalhou como engenheiro da Volkswagen? apenas para constar. existe Saveiro com motor á diesel adpatados da Kombi isso existe, mas que tem uma coisa aí: Os números da Saveiro 1.6 á diesel que coloquei foram da quatro rodas da época(tinha no acerto digital e hoje não existe mais) e o modelo era de fábrica.

      Excluir
    2. Se quer teimar, basta lamentar. Jamais foi vendida Saveiro diesel de fabrica no Brasil.

      Excluir
    3. Oficialmente não. mas digamos assim "extra oficialmente" sim e o curioso que acabaram sendo legalizadas, agora sobre a "teimosia" em que ano você trabalho como engenheiro da Volkswagen?

      Excluir
    4. É tão "sem noção" o comentário do "engenheiro da vw" que deve ter pouco mais de "vinte e tantos anos" de vida. E que aqui vai uma correção, no minimo, pitoresca: As saveiros comercializadas no Paraguai e na Argentina (falo com propriedade pois moro na fronteira e já tive uma Saveiro diesel na garagem) com motorização a Diesel (incluí-se ai a Parati também), desde a quadradinha, são todas fabricadas no Brasil. Se temos "Fox" (Voyage de exportação pra américa do norte) que "ficou por aqui", imagine Saveiros a diesel que foram exportadas pros vizinhos? Os anos 80 eram "diferentes"...

      Excluir
    5. Sim, exato e no caso da Saveiro diesel acabou sendo vendida e legalizada, agora sobre ser engenheiro da Volkswagen, se for é só me mostrar a época que trabalhou e tudo, mas ele não mostra por que? acredito que não seja. Para os mercados externos Saveiro e Parati diesel foram exportados, inclusive até Gol á diesel. Obrigado pelo elogio e por comentar sobre a tríplice fronteira, é bem bacana. Inclusive os números de testes foram do modelo de fábrica.

      Excluir
    6. Fui engenheiro da VW do Brasil entre 1987 e 1995. Quanto ao "unknow" que postou tamanha bobagem, somente se pode lamentar.

      Excluir
    7. Revendo todas as edições da 4 rodas, as quais possuo em publicação física, contato o óbvio. A revista nunca testou uma Saveiro original de fabrica a diesel.

      Excluir
    8. Opa aí sim, legal sobre isso entre 1987 e 1995, bem nesse tempo, na mídia física tem teste da Saveiro á diesel original de fábrica inclusive os números são de lá, lógico peguei os dados do acervo digital, mas infelizmente esse não tem mais, para rever, aí posso ver onde eu errei, afinal os números de 0 a 100KM/H e consumo foram de lá. se puder dar uma olhada, mas enfim quem sabe um dia consiga achar. adaptação da Kombi? sim existe, mas não no caso dessa do teste aí, era de fábrica. E no caso entre 1987 e 1995 foi durante a Autolatina, então você deve ter trabalhado em modelos Ford dessa época.

      Excluir
    9. Não existe esse teste mencionado, o único teste é da Saveiro ADAPTADA, edição 330. E trabalhei exclusivamente com VW.

      Excluir
    10. Tranquilo, vou corrigir isso, com informações suas já que tu trabalhou na Volkswagen, mas enfim já que trabalhou lá, poderia contar sobre outros projetos que tocavam na época, já que é epoca da Autolatina. enfim obrigado pela informação e os dados são do acervo digital e vi que batem mesmo. O curioso é que a Saveiro á diesel deveria ser "proíbida" já que não carrega 1 tonelada. (lógico vi que a lei deu uma frouxada no meio do caminho, mas depois voltou). A hora que tiver tempo, agora sobre o Passat LSE é o excedente que ficou, de certa forma "voltou" digamos assim.

      Excluir
  4. Eu tenho uma saveiro 87 a diesel nacional 1.6 ap a diesel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Na verdade é diesel MD pois a Kombi diesel só teve esse motor e todas as Saveiros a diesel que rodam no Brasil ten motor de Kombi adaptado. Basta ver onde está a saída de aguá no cabeçote.

      Excluir
    3. Vamos lá: o MD e o AP são da família EA 827, então logo o AP é uma evolução do MD, então de qualquer forma está correto, agora todas as Saveiro diesel rodam com motor de Kombi á diesel adaptado? pode ser alguma ou outra, o que seria ilegal também, mas não houve muita que foi fabricada depois "legalizada" o único carro "ilegal" do Brasil, digamos assim. Tanto que o curso é o mesmo do AP 1800 para se ter uma ideia.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Estou pensando em comprar uma, o que pode me dizer sobre o carro? Pros e contras

      Excluir
  6. Peças do Saveiro gasolina são as mesmas do Saveiro diesel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que lataria, de suspensão acredito que sim, mas de motor, talvez não, talvez bem poucas já que o motor AP a diesel é diferente do á gasolina ou álcool em algumas coisas, talvez compartilhem poucas coisas, acredito que de motor não, mas no resto é diferente.

      Excluir
    2. Opa, no resto do carro é igual as Saveiros á gasolina e á álcool, Já o motor é diferente. corrigido.

      Excluir
  7. O Marcelo 750 Four tem razão!
    Nenhuma saveiro diesel foi fabricada no Brasil, elas eram adaptadas dentro da concessionária por escolha do comprador que adquiriu uma saveiro álcool ou gasolina e optava por adaptar o motor e sair com o mesmo constando no documento, mas oficialmente não teve nenhuma saveiro a Diesel de fábrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu lembro que na época a quatro rodas testou uma de fábrica, mas lógico que oficialmente a Volkswagen diz que não existiu, mas enfim é uma longa jornada, inclusive houve o teste dela na época com os números aí de cima. enfim não vou polemizar. afinal é "extraoficialmente", mas enfim é complicado.

      Excluir
    2. A 4Rodas não testou uma original de fábrica, afinal não existe. Eu tenho a reista, edição 330. O teste é de uma pick up com motor de Kombi adaptado, bem claro na reportagem.

      Excluir
    3. Ok, não tem problema eu fui dar uma olhada mesmo é adaptada, mesmo, sem problemas.

      Excluir
  8. tenho um amigo que o pai dele comprou uma zero km, saiu de fábrica, tudo legalizado ja na nota fiscal, se assim, não fosse não teria como documentar, pode ser o motor da combi como todo mecânico diz, mas que saiu de fábrica saiu, por que saiu com nota fiscal de fábrica, que falar que não conhece a fábrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, saíram com nota fiscal de fábrica e tudo, mas o carro é meio "ilegal" tanto que a Volkswagen esquece dela, tanto que foram legalizada e tudo! repito aqui: a Saveiro á diesel foi fabricada pena que a VW não assumiu e depois algumas foram vendidas, legalizadas e tudo, como é o seu caso.

      Excluir
    2. Obviamente não existe isso de um fabricante não assumir a fabricação de um veículo, somente quem imagina que a fabricação seja artesanal e jamais esteve dentro de uma montadora pode imaginar isso, afinal não existiria registro do veículo.Mas não vou discutir mais com quem nem sequer era engenheiro da VW na época.

      Excluir
  9. Meu pai comprou 1 em 1985 , adaptada na concessionaria, nao tinha de linha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha na boa, tem que se investigar tudo é possível, afinal de qualquer forma é proibido carros á diesel no Brasil(no caso da Saveiro carrega menos que 1 tonelada) então mesmo que a concessionária tenha adaptado é ilegal, o que eu sei que é a VW produziu algumas unidades que acabaram no mercado interno e depois legalizada. agora precisar o ano delas é complicado.

      Excluir
    2. As que foram legalizadas pela Resolução nº 655/1985 do CONATRAN eram todas adaptadas.

      Excluir
    3. Aí está o buraco: em 1985 legalizaram isso, para mim, foi justamente para dar uma mãozinha nas Saveiros adaptadas.

      Excluir
  10. Obviamente não existe isso de um fabricante não assumir a fabricação de um veículo, somente quem imagina que a fabricação seja artesanal e jamais esteve dentro de uma montadora pode imaginar isso, afinal não existiria registro do veículo.MAs não vou discutir mais com quem nem sequer era engenheiro da VW na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu era engenheiro da Volkswagen na época(acredito que seja) comenta projetos que não foram para frente da época, aliás você foi engenheiro da época da Autolatina pelo que você falou: 1987 até 1995, então você deve saber de modelos Ford da época também. E sobre o Fabricante não assumir, acredito que seria o problema do Contran, mesmo.

      Excluir

Postar um comentário