Câmbio e seus números de relações de marcha, para que servem?

 

POR QUE AQUELES NÚMEROS "3,27:1" SERVEM? VAMOS ANALISAR.
Vocês sabem o meu Corsa Sedan Classic(ou Corsa B) tem o motor Família I 1.6 de oito válvulas que gera 13KGFMa2800RPM e 92CVa5600RPM, só que esses 13KGFM sozinhos não podem fazer nada, bom o meu curso abrangia suspensão, freios e direção e de uns tempos para cá me lembrei de uma matéria do James May(aquele cabeludo colega do Jeremy Clarkson que não gosta de um famoso autódromo alemão), mas deixando essas peculiaridades ele explicou por que serve a caixa de câmbio.
Vamos ver as relações de marcha do meu Corsa Sedan Classic 1.6:
Primeira:3,73:1
Segunda:1,96:1
Terceira:1,21:1
Quarta:0,95:1
Quinta:0,76:1
Bom aqui temos a relação de marcha, para locomover da inércia os 983KG ele precisa de mais do que os 13KGFM, mas como? assim? me explique? bom vamos lá vamos calcular, vamos multiplicar 13 por 3,73 e aí temos:48.5KGFM agora sim, então em primeira é mandados 48KGFM para as rodas! nossa é mais toque o Omega 4.1i! calma lá!, eu já explico sobre eles, tem o mesmo efeito, em segunda ele passa a ter 25.5KGFM aqui já começa a igualar, mas você sabe o efeito no carro maior é o mesmo que depois eu vou explicar, em terceira é mandado para as rodas 15.7KGFM de torque, ou seja já começa a abaixa favorecendo a potência, depois vem a quarta que é 12.3KGFM aqui eu perdi 0.7KGFM, mas aí começa favorecer a potência e o consumo e em quinta então o torque fica em 9.9KGFM ou seja aqui fica igual a 1.nada e favorecendo o consumo por que a caixa é longa.
TABELA DE CONVERSÃO CORSA CLASSIC 1.6
Primeira: 13 x 3,73:1=48KGFM
Segunda 13 x 1.96=25.5KGFM
Terceira 13 x1.21:1=15.7KGFM
Quarta 13 x 0.95:1=12.3KGFM
Quinta: 13 x 0.76:1=9.9KGFM
A caixa é a Opel F-12-WR, se o seu carro estiver com manual do proprietário deve ter as relações deles, mas eis que vou usar a versão 1.nada VHC Flexpower do próprio Corsa Classic lembrando que é sem comando de válvulas roletado, é a versão de 8.8KGFMa3250RPM e 70CVa6400RPM com gasolina e 9KGFM e 72CV com álcool, já que o 1.6 nunca virou Flex, a não ser no Sonic, mas aí já entra o Ecotec 1.616V com cabeçote 16V, duplo comando de válvulas variável e outras coisas.
Vou primeiro usar á gasolina na gasolina o Classic 1.nada em primeira é mandados:37.6KGFM, em segunda já são mandados 20.7KGFM, em terceira são mandados 13KGFM ou seja em terceira já encostou no meu, graças ao câmbio curto, em quarta são mandados 9.2KGFM ou seja aqui começa a favorecer a potência e o consumo e em quinta 7KGFM ou seja favorecendo a potência. e com álcool? bom os valores ficam 38.4KGFM em primeira, 21.1KGFM em segunda, 13.3KGFM em terceira, 9.4KGFM em quarta e 7.2KGFM em quinta, note que em quarta ficam próximos os valores por que a relação é de próxima de 1:1 em quarta e com isso eles valores próximos do motor.
RELAÇÃO DE MARCHA DO CORSA CLASSIC 1.NADA VHC  FLEXPOWER
Primeira: 4,27:1
Segunda:2,35:1
Terceira:1,48:1
Quarta:1,05:1
Quinta:0,8:1
TABELA CONVERSÃO COM GASOLINA DO CORSA CLASSIC VHC FLEXPOWER
Primeira 8,8 x 4,27:37.6KGFM
Segunda 8,8 x 2,35:1:20.7KGFM
Terceira 8,8 x 1,48:13KGFM
Quarta 8,8 x 1,05:9.2KGFM
Quinta 8,8 x 0,8:7KGFM
TABELA CONVERSÃO COM ÁLCOOL CORSA CLASSIC VHC FLEXPOWER
Primeira 9 x 4.27:38.4KGFM
Segunda 9 x 2,35:20.7KGFM
Terceira 9 x 1,48:13.3KGFM
Quarta 9 x 1,05:1:9.4KGFM
Quinta 9 x 0,8:7.2KGFM
Bom existem diversas relações de marcha para o Corsa que nem vou citar, então se tiver um modelo 2009 para frente com 78CV e 9.7KGFM calcule pela sua relação de marcha ok? os meus dados referem ao meu Corsa Classic 1.6 e ao 1.nada Flexpower 2006 que tem câmbio mais curto.
O Corsa com motores 1.6(no caso meu carros) e os 1.nada também citados
E PARA OS GRANDÕES TEM?
Claro que tem, vamos pegar o Omega 4.1, ele tem 29KGFMa3500RPM e 168CVa4500RPM e então as relações de marcha são essas:
Primeira:3.81:1
Segunda:2.11:1
Terceira:1.33:1
Quarta:1:00:1
Quinta:0.81:1
Vamos fazer o cálculo, em primeira é mandado para as rodas 110.5KGFM! é torque digno de caminhão, mas enfim o efeito é sempre para cima, caminhões também esse efeito, mas enfim caminhões não é o nosso foco(nada contra é claro), em segunda 61.2KGFM, em terceira 38.7KGFM já começou a ficar baixo, em quarta ele fica exatamente nos 29KGFM e em quinta favorecendo a potência e o "consumo" ele fica em 23.5KGFM, ainda assim um torque bem grande.
TABELA DE CONVERSÃO DO OMEGA 4.1i
Primeira 29 x 3.81:110.5KGFM
Segunda 29 x 2.11:61.2KGFM
Terceira 29 x 1.33: 38.7KGFM
Quarta 29 x 1:00:29KGFM
Quinta:29 x 0.81:23.5KGFM
                               O Omega 4.1 e seu motor seis cilindros em linha de 4.1 litros.
Os motores V8 não escapam dessa conta vamos colocar o Ford Galaxie Landau V8 de 5 litros á álcool, ele gerava 35.6KGFMa2400RPM e 154CVa4600RPM e era potência líquida e não bruta como era nos modelos á gasolina até 1982 e ele não escapa da conta e as relações são essas:
                                                        Primeira: 2.46:1
                                                        Segunda: 1.46:1
                                                        Terceira 1:00:1
Bom vamos aos cálculos a primeira é 87.5KGFM, vale lembrar que o câmbio aqui é automático de três marchas, a segunda é de 52KGFM e a terceira é de 35.6KGFM.
O Galaxie Landau com seu V8 de 5 litros.
TABELA DE CONVERSÃO DO GALAXIE LANDAU V8 Á ÁLCOOL
Primeira 35.6 x 2.46:87.5KGFM
Segunda 35.6 x  1.46:52KGFM
Terceira 35.6 x 1.00:35.6KGFM.
E o caso de câmbios de seis marchas, afinal a foto de capa é o câmbio automático do Cruze, então vamos lá primeiro o manual e depois o automático, o motor Ecotec 1.816V derivado da família 1 gera 17.8KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM com gasolina e com álcool vai a 18.8KGFM e 144CV nas mesmas rotações então vamos primeiro com o modelo manual e suas relações de marcha.
Primeira: 3.82
Segunda:2.16
Terceira:1.47
Quarta:1.07
Quinta:0.87
Sexta:0.74
Então vamos calcular com gasolina a primeira vai gerar 68.4KGFM, a segunda vai gerar 38.7KGFM, a terceira 26.3KGFM, a quarta gerando 19.1KGFM, a quinta passando a gerar 15.5KGFM e a sexta passando a gerar 13.3KGFM e aí as marchas  mais altas favorecem o torque com eu já citei.
TABELA DE CONVERSÃO DO CRUZE 1.8 MANUAL NA GASOLINA
Primeira 17,8 x 3.82=68.4KGFM
Segunda 17.8 x 2.16=38.7KGFM
Terceira 17.8 x 1.47=26.3KGFM
Quarta 17.,8 x 1.07=19.1KGFM
Quinta 17.8 x 0.87=15.5KGFM
Sexta 17.8 x 0.74=13.3KGFM
E agora no álcool, bom no álcool ele tem 18.9KGFM e aí os números ficaram assim ,a primeira vai para 68.8KGFM, a segunda vai a 40.8KGFM, a terceira 27.8KGFM, a quarta geração 20.2KGFM, a quinta passou a gerar 16.4KGFM e em sexta 14KGFM.
TABELA DE CONVERSÃO DO CRUZE 1.8 MANUAL NO ÁLCOOL
Primeira 18.9 x 38.2=68.8KGFM
Segunda 18.9 x 2.16=40.8KGFM
Terceira 18.9 x 1.47=20.2KGFM
Quarta 18.9 x 1.07=20.2KGFM
Quinta 18.9 x 0.87=16.4KGFM
Sexta 18.9 x 0.74=14KGFM
E agora quer ver a relação do Cruze automático de 2012 a 2014? então vamos lá.
Primeira 4.49
Segunda 2.91
Terceira 1.93
Quarta 1.46
Quinta 1.00
Sexta 0.72
E então vamos calcular o modelo com gasolina, em primeira são mandados 80.3KGFM, em segunda são mandados 52.1KGFM, em terceira são mandados 34.6KGFM, em quarta são mandados 24.8KGFM, em quinta exatos 17.9KGFM e em sexta 12.9KGFM quer ver a tabela?
TABELA DE CONVERSÃO DO CRUZE 1.8 AUTOMÁTICO NA GASOLINA
Primeira 17.9 x 4.49:80.3KGFM
Segunda 17.9 x 2.91:52.1KGFM
Terceira 17.9 x 1.93:34.6KGFM
Quarta 17.9 x 1.46:24.8KGFM
Quinta:17.9 x 1.00:17.9KGFM
Sexta 17.9 x 0.72:12.9KGFM
E agora quer ver como ficam os números no álcool, em primeira são mandados 84.7KGFM, em segunda são mandados 55KGFM, em terceira são mandados 36.5KGFM, em quarta são mandados 27.6KGFM, em quinta são mandados exatos 18.9KGFM e em sexta são mandados 13.6KGFM
TABELA DE CONVERSÃO DO CRUZE 1.8 AUTOMÁTICO NO ÁLCOOL
Primeira 18.9 x 4.49:84.7KGFM
Segunda 18.9 x 2.91:55KGFM
Terceira 18.9 x 1.93:36.5KGFM
Quarta 18.9 x 1.46:27.6KGFM
Quinta 18.9 x 1.00: 18.9KGFM
Sexta 18.9 x 0.72:13.6KGFM
                                                   O Cruze equipado com o 1.816V Flex.
E aí vou andar em primeira direto? Não, você vai maltratar o motor assim, então tem que seguir as coisas naturalmente, afinal a primeira praticamente serve para tirar o carro de inércia e depois vai indo até favorecer a potência, em lugar do torque.

Tem mais variáveis além dessas, nos últimos tempos alguns carros de alto desempenho nem câmbio tem, de tanto torque é mandado para as rodas, existe o CVT que varia de uma posição e a outra e os 4x4 com reduzida que aí entra numa área bem mais complicada. enfim agora pelo menos creio que todos, entendemos por que existe as relações de marchas.
 
 
 


 
 
 

Comentários

  1. Vc esqueceu de calcular a redução do diferencial.
    Do omega 4.1 por exemplo, a redução é de 3.15, então tem que multiplicar todos os valores la para obter os dados teoricamente corretos, pois ainda existem as perdas mecânicas até esse torque chegar ao chão.

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    1. Obrigado! sim eu sei que existem perdas mecânicas até chegar na roda, mas isso vale para potência também, mas enfim entendo a questão do diferencial, mas nesse caso foi necessário, por que eu quis explicar como o carro em primeira se locomove ou largando de quinta nem se move(ou se move de forma muuuito chocha), valeu seu comentário.

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