Plataforma P2/T/U2 da Ford: F150 e sua vida após romper os laços com a F1000 nacional e uma americana no Brasil.

 A VIDA DA F150 APÓS ROMPER RELAÇÕES COM A F1000 E SEUS PARENTES NOS ESTADOS UNIDOS.
Aliás tenho que fazer uma retratação aqui, a plataforma da F250 é a P3, mas enfim o conteúdo está correto caso queira conhecer:
  A F250 acabou substituindo a antiga F1000, afinal a F250 já vinha com capacidade de carga acima de 1000KG(1 Tonelada) o que permita poucas adaptações, já F150 era um pouco abaixo disso, mas a nossa antiga F1000 era baseada na F150 americana já que podia reforçar componentes para aguentar uma tonelada e com isso a substituição da F150 antiga e por tabela o Bronco que:
A F1000 nacional, a F150 americana e o Bronco estão aqui e por isso era hora de mudar, mas a Ford americana mudou primeiro foi pelos utilitários esportivos, ou seja o Bronco era substituído pelo Expedition, ele vinha apenas com quatro portas, ao contrário do Bronco que só vinha com duas portas, ele media 5.29metros de comprimento, 2metros de largura, 1.90metros de altura para os modelo de tração traseira e 1.94metros para o modelo 4x4 e 3.02metros de entre - eixos, duas opções de tração: traseira ou traseira com 4x4 de engate temporário,  uma opção de câmbio: apenas automático de quatro marchas, duas opções de motores ambas V8 da família Modular/ Triton, ambas com cabeçote de 16 válvulas, comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, bloco de ferro e cabeçote de alumínio, o seu diâmetro é de 90.2mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 4601cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 40KGFMa3250RPM e 220CVa4750RPM e a outra opção é o 5.4 litros, o diâmetro foi mantido, mas o curso foi a 105.8mm o que totalizavam 5408cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 44.5KGFMa2750RPM e 233CVa4750RPM, a sua suspensão é independente tipo Twin-I-Beam com molas helicoidais e amortecedores e na traseira é dependente tipo eixo rígido com feixe de molas  e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e o Expedition foi lançado em outubro de 1996 como linha 1997 dá para ver que o foco foram os utilitário esportivos.
O Expedition chega ao mercado norte americano com motores V8, o 4.6 litros com 220CV e o V8 de 5.4 litros com 233CV.
E A F150? ELA ACABOU CHEGANDO um ano depois usando a plataforma do Expedition, mas com alterações, ela vinha em três opções de cabine: simples, estendida e dupla, sendo a estendida com portas suicidas, e também existia opção de caçamba longa e caçamba curta para todas a cabine simples, a cabine simples curta media 5.14metros, a cabine estendida caçamba curta media 5.61metros, a cabine simples caçamba longa media 5.78metros e a cabine dupla media 6.08metros, na largura 1.99metros para a cabine simples e 2.01metros para a cabine estendida e dupla, a altura mede 1.86metros apenas tração traseira e 1.92metros para o modelo 4x4 e o entre - eixos é de 3.04metros para cabine simples, 3.52metros para cabine estendida e 3.99metros para a dupla, só para se ter uma ideia o entre -eixos cabine dupla maior que a primeira geração do Ford Ka, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e nos motores a entrada era pelo V6 era o Essex V6 de 4.2 litros, com bloco  e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas, ainda que variável, o seu diâmetro é de 95.8mm e o curso é de 95mm o que totalizavam 4195cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com isso gerava 36.2KGFMa2400RPM e 220CVa4400RPM, a segunda opção é o V8 de 4.6 litros da família Triton/Modular já citado no Expedition mas na picape gerava 38.7KGFMa3250RPM e 223CVa4750RPM e o V8 de 5.4 litros da mesma família também já citado no Expedition, mas na picape gerava 45.9KGFMa2750RPM e 238CVa4750RPM, note que nas picapes ele era um pouco mais potente e ela foi lançada em outubro de 1997 como linha 1998 na época a imprensa especulava que ia ser ela que ia suceder a F1000 o que seria uma opção natural, mas quem veio foi a F250 para o Brasil.
A F150 chegava renovada ao mercado norte americano com motor V6 de 4.2 litros com 220CV, V6 de 4.6 litros com 223CV e o V8 de 5.4 litros com 238CV e mais tarde os V8 ficam mais potentes que será citado no Expedition abaixo.

A Cabine estendida com portas suicidadas chegava junto da nova picape.

A Cabine dupla chegava junto as outras cabine.
Em outubro de 1998 na linha 1999 duas novidades, a primeira o Expedition ganhava visual renovado com nova grade dianteira e faróis igual, Aliás a Série F é o carro mais vendido dos Estados Unidos, inclusive superando carros de passeio e voltando ao Expedition ele também ganha alterações nos motores, o motor V8 de 4.6 litros agora gerava 40.3KGFMa3250RPM e 233CVa4750RPM e o V8 de 5.4 litros, agora gerava 49KGFMa3250RPM e 263CVa4750RPM, para a picape F150 ela também ganhava as alterações de motores feitas no Expedition e ganha versão SVT Lightning, o câmbio automático de quatro marchas era mantido, mas o motor V8 de 5.4 litros, ainda com cabeçote de 16 válvulas,(2 válvulas por cilindro) ganhava o compressor volumétrico ou supercharger e com isso passou a gerar 45.9KGFMa3250RPM e 365CVa4750RPM ou seja uma das picapes mais rápidas a sua época, lógico que ganhou suspensão endurecida e rebaixada e visual esportivo para a picape.
O Expedition ganhava dianteira igual a F150 e os motores V8 de 4.6 litros e 5.4 litros ficavam mais potentes passavam a gerar 233CV e 263CV respectivamente.

A F150 SVT Lightning chegava ao mercado com motor V8 de 5.4 litros dotado de compressor volumétrico capaz de gerar 365CV e mais tarde foi a 385CV.
A Própria F150 SVT Lightning foi testada nessa rodada do GT6 e andou rápida, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda nos modelos .Em outubro de 2000 na linha 2001 chegava a versão Harley Davison com motor V8 de 5.4 litros da SVT Lightning adicionado a cabine dupla e com isso ele gerava 58.7KGFMa3250RPM e 345CVa4750RPM ou seja o motor foi "estrangulado" para essa versão e a própria SVT Lightling passa a gerar 385CVa4750RPM, mas mantém o torque e estreia a Explorer Sport Trac, ele mede 5.23metros de comprimento, 1.82metros de largura, 1.79metros de altura e 3.20metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de cinco marchas e apenas uma opção de motor: o Cologne V6 de 4 litros, 12 válvulas e comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, aliás é o mesmo motor que esteve nas últimas Ranger V6 vendida no Brasil, o seu diâmetro é de 100.4mm e o curso é de 88.4mm o que totalizavam 4011cm3 e sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso ele gerava 35.1KGFMa3500RPM e 210CVa6000RPM e o motor conta com bloco e cabeçote de ferro e coletor variável e a suspensão é independente nas com braços curtos e largos nos dois eixos com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
A Explorer Sport Trac chega ao mercado e o motor é o V6 de 4 litros com 210CV.
 
DEPOIS DE ANOS SENDO FEITA NA PLATAFORMA DA RANGER, A EXPLORER MUDA passava a ser feita em cima da plataforma P2, ela agora mede 4.80metros de comprimento, 1.80metros de largura, 1.83metros de altura e 2.89metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual ou automática, ambas de cinco marchas, duas opções de motores, o Cologne V6 de 4 litros já citada na Explorer SportTrac e o V8 de 4.6 litros e 16 válvulas da família Modular/Triton já citado na última reestilização da F150 e da Expedition e ela também tinha opção de duas portas chamada de Sport e com vidro traseiro dividido em duas partes, algo existente desde a primeira geração.
 
A Explorer migra de plataforma os motores eram o V6 de 4 litros e 210CV e o V8 de 4.6 litros já citado no Expedition.

Aqui o modelo de quatro portas.
Vale lembrar que a Ford fez isso, por causa da polêmica com os pneus da Explorer o que foi uma medida até para não arranhar a imagem do modelo que estava desgastada, afinal a briga entre Ford e Firestone custou caro para uma aliança que fazia quase 100 anos e a suspensão segue a SportTrack , mas o modelo Sport de duas portas manteve o eixo rígido com feixe de molas na traseira.
 O EXPEDITION DE NOVO ANTECIPA A NOVA GERAÇÃO DA SÉRIE F em janeiro de 2002 como linha 2003, ela mede 5.23metros de comprimento, 1.99metros de largura, 1.95metros de altura e 3.02metros de entre - eixos, como sempre tração integral ou traseira, câmbio automático de quatro marchas, nos motores como sempre apenas os V8, o 4.6 litros era mantido, assim com o V8 de 5.4 litros ambos sem alterações de potência e torque e a suspensão agora segue o Explorer quatro portas e o Explorer Sport Track, já os freios são os mesmos do Expedition antigo e a direção é setor e rosca sem fim, como na maioria dos utilitários, embora hoje eles estão abandonando isso.
O Expedition chega renovado e mantendo os V8 de 4.6 litros e 5.4 litros, mais tarde sobre apenas o V8 de 5.4 litros que ganhava cabeçote de 24 válvulas e passava a gerar 304CV.
A SÉRIE F ERA TAMBÉM RENOVADA e isso foi feito em Janeiro de 2003 como linha 2004 era vez da picapes da Série F mudaram também e ficar  com visual parecido com o Excursion, mas ela mantém o eixo rígido com feixe de molas na traseira, afinal é picape agora caçamba longa e curta eram para todas as três cabines, menos a estendida e todas elas mediam 2metros de largura, na altura 1.87metros para o modelo de tração traseira e 1.93metros para o 4x4, já no comprimento a cabine simples com caçamba curta media 5.38metros de comprimento e 3.20metros de entre - eixos, a cabine estendida(SuperCab) com caçamba curta media 5.56metros de comprimento e 3.38metros de entre - eixos, a cabine dupla com caçamba curta media 5.84metros de comprimento e 3.51metros de entre - eixos, a cabine simples com caçamba longa media 5.89metros e 3.83metros de entre -eixos e a cabine dupla com caçamba longa media 6.29metros de comprimento  e entre -eixos de 4.14metros, só para se ter uma ideia o entre - eixos dessa picape é maior que um Corsa Classic, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e nos motores o Essex V6 de 4.2 litros era mantido, mas com alterações para gerar 36KGFMa3750RPM e 213CVa4350RPM, o V8 de 4.6 litros era mantido sem alterações e estreava o V8 de 5.4 litros, com cabeçote de 24 válvulas,( 3 válvulas por cilindro) , comando de válvulas variável e com isso gerava 50.5KGFMa3750RPM e 304CVa5000RPM era o motor mais potente da Série F daquela geração e não teve versão SVT.
A F150 chegava renovada ao mercado norte -americano e os motores eram o V6 de 4.2 litros com 213CV, o V6 de 4.6 litros que era mantido e mais tarde foi a  250CV e o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas com 300CV.

A Cabine estendida( Supercab) chegava junto com as portas traseiras suicidas.

Aqui a cabine dupla com as mesmas alterações.
Já Explorer e Expedition não mudavam, já que o foco principal era a Série F.
EM OUTUBRO DE 2005 NA LINHA 2006 É VEZ DA EXPLORER MUDAR,  ela mantém o entre - eixos, mas o comprimento vai a 4.90metros, a largura vai a 1.85metros e altura cai para 1.80metros, apenas câmbio automático de cinco marchas e os motores o V6 de 4 litros já citado na F150 e o V8 de 4.6 litros ganhava as 24 válvulas(3 válvulas por cilindro) e com isso gerava 43.5KGFMa3750RPM e 296CVa5000RPM, já suspensão, freios e direção eram mantidos.
A Explorer chegava renovada ao mercado com motor V6 de 4 litros e o V8 de 4.6 litros com 296CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 chegava a nova Explorer Sport Trac e o novo Expedition que estreavam novo visual, a picape agora media 5.34metros de comprimento, 1.87metros de largura, 1.82metros de altura e 3.31metros de entre - eixos, câmbio automático de cinco marchas apenas e os motores V6 de 4 litros e o V8 de 4.6 litros agora com 24 válvulas já citada na Explorer utilitário esportivo e o Explorer de duas portas chamado de Sport dá o seu adeus um ano antes.
A Explorer Sportrack, agora a picape tinha os mesmos motores do utilitário esportivo.
O EXPEDITION GANHAVA NOVA GERAÇÃO ele sempre chegou á frente da F150 e agora não é diferente, ele agora ganhava novo visual, ele mantinha a largura, a altura ia para 1.96metros , o entre - eixos foi mantido e o comprimento agora era de 5.24metros e agora duas opções de câmbio: manual-automatizado ou automático, ambos com seis marchas e apenas uma opção de motor: o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas da família Triton era mantido e estreava a opção EL/Max(nome dele nos Estados Unidos e Canadá) assim como a F150 é Lobo no México, lembrando que aqui quando  falo norte-americano englobo Canada e México junto com os Estados Unidos nesse artigo, voltando ao Expedition na modelo EL, ele agora mede 5.62metros de comprimento, 1.97metros de altura, manteve a largura do modelo curto e o entre - eixos foi a 3.33metros e com isso ele substituí o Excursion que era baseado na F250, ou seja ampliaram o uso dessa plataforma e o mesmo motor V8 já citado aqui nesse artigo.
O Expedition chega ao mercado americano de início o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas, mais tarde esse motor foi a 310CV e depois chegava o V6 de 3.5 litros, biturbo e injeção direta com 370CV.

A Versão EL/Max que era maior e substituía o Excursion como utilitário maior da marca.
A CHEGADA DA NOVA SÉRIE F SE DÁ EM MARÇO DE 2008 como linha 2009, ela agora manteve o entre - eixos, a largura foi a 2metros, a altura foi a 1.89metros e altura a 1.94metros e o comprimento foi para 5.41metros cabine simples caçamba curta, 5.60metros cabine estendida, a cabine dupla com curta media 5.87metros, a cabine simples com caçamba longa media 5.93metros e a cabine dupla com caçamba longa media 6.36metros, duas opções de tração: traseira e 4x4 com engate integral, duas opções de câmbio automático: de quatro ou de seis marchas, nos motores ela abandonava temporariamente o V6, começa com o V6 de 4.6 litros e 12 válvulas  que agora gerava 34.6KGFMa4000RPM e 251CVa5000RPM, a outra configuração do V6 de 4.6 litros e 24 válvulas já citadas na Explorer e o V8 de 5.4 litros que gerava 54KGFMa3500RPM e 324CVa5000RPM.
A F150 chegava renovada ao mercado norte -americano de início apenas o V8 de 4.6 litros com 251CV, V8 de 4.6 litros e 24 válvulas do Explorer e o V8 de 5.4 litros com 320CV, mais tarde o V6 de 3.7 litros e 24 válvulas com 306CV, o V8 de 5 litros e 32 válvulas com 365CV e o V6 de 3.5 litros biturbo e injeção direta já citado no Expedition.

Aqui a picape na opção Supercab(Cabine estendida) e os mesmos motores.

Aqui a cabine dupla em sua versão mais cara e os mesmos motores.
Na mesma época o Expedition V8 de 5.4 litros passava a gerar 314CV, mas mantinha o torque e os Explorer passavam a medir 1.81metros de altura, em outubro de 2009 na linha 2010 o Explorer Sport Trac dá o seu adeus, no Expedition nenhuma alterações, na F150 estreava a versão SVT Raptor, ao contrário da Lightning , ela era voltada para o fora de estrada, com pneus fora de estrada, amortecedores voltados para o fora de estrada, câmbio automático de seis marchas e estreava na família o motor Boss V8 de 6.2 litros, com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, duas válvulas por cilindro apenas e com isso passava a gerar 60KGFMa4500RPM e 418CVa5500RPM, ou seja ótima potência para o fora de estrada e torque também para o fora de estrada, ou seja a SVT resolveu fazer algo fora de estrada para o carro mais vendido da Ford nos Estados Unidos, inclusive superando carros de passeio.
A SVT Raptor chegava ao mercado norte-americano e o motor era o V8 de 6.2 litros com 418CV.
Mas em outubro de 2010 na linha 2010 a Explorer migra a plataforma do modelo atual do Taurus e a F150 troca os motores, voltava a ter uma opção V6 era o Duratec Cyclone V6 de 3.7 litros, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 95.5mm e o curso é de 86.7mm o que totalizavam 3726cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com isso gerava 38.7KGFMa4500RPM e 309CVa6500RPM, o V8 de 5 litros, 32 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, da família Coyote, o seu diâmetro é de 100mm e o curso é de 92.7mm o que totalizavam 4951cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com isso gerava 53KGFMa4250RPM e 365CVa5500RPM e a estreia do V6 Ecoboost de 3.5 litros, é basicamente um Duratec Cyclone V6 de 3.5 litros, o diâmetro é de 92.5mm e o curso é o mesmo do V6 de 3.7 litros, a taxa de compressão é de 8:1, mas esse motor ganhou dois turbos e injeção direta e com isso passou a gerar 58.1KGFMa2500RPM e 370CVa5000RPM, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em Janeiro de 2014 na linha 2015 ela ganha uma nova plataforma em alumínio(na verdade é um novo chassi) e o Expedition e Expedition EL substituem o V8 pelo Ecoboost V6 de 3.5 litros.
COMO A MERCURY MOUNTAINNER é uma Explorer com grade e faróis diferentes, era natural que ele fosse seguir a Explorer, na troca de plataforma, ou seja a troca plataforma PN/UN pela P2, apenas câmbio automático de cinco marchas e nos motores os mesmos V6 de 4 litros e o V8 de 4.6 litros   já citado na Explorer com a mesma potência e torque do modelo da Ford.
O Mercury Mountaineer era renovado e com o mesmos motores V6 de 4 litros e V8 de 4.6 litros já citados no Explorer.
E se tiverem  curiosidade pode ir mais acima, sobre o link da Explorer derivada da Ranger e foi lançada em fevereiro de 2001 como linha 2002, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 com a renovação da Explorer era natural que o Mountaineer ganhavas as alterações visuais com nova grade, faróis , para - choques e lanternas, no câmbio manteve apenas o automático de cinco marchas e nos motores o V6 de 4 litros era mantido, mas estreava o V8 de 4.6 litros com 24 válvulas( cabeçote de 3 válvulas por cilindro) que já foi citado no Explorer contemporâneo.
A Mountaineer seguia a Explorer e era renovada.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008, o câmbio automático de cinco marchas dava lugar ao de seis marchas, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em junho de 2010 com a extinção da Mercury ele dá o seu adeus e a própria Explorer migra de plataforma.
A LINCOLN É A MARCA DE LUXO DA FORD, mas ela não escapou dos utilitários e em outubro de 1997 na linha 1998 lançou a Navigator que mudava grade dianteira, faróis e para - choques em relação ao Expedition e o motor é o V8 de 5.4 litros já citada no Expedition da época, aliás era única opção de motor dele e o câmbio automático de quatro marchas como única opção e a suspensão a mesma do Expedition da época.
A Navigator chegava ao mercado com motor V8 de 5.4 litros já citado no Expedition da mesma e mais tarde esse motor ganha a opção do cabeçote de 32 válvulas e com isso gerava 304CV
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em janeiro de 1999 o V8 de 5.4 litros ficava mais potente, e em outubro de 1999 na linha 2000  chegava a versão com duplo comando de válvulas no cabeçote e cabeçote de 32 válvulas por cilindro, foi batizado Intech na Lincoln e com isso gerava 49KGFMa4000RPM e 304CVa5200RPM. em outubro de 2001 na linha 2002  chegava a picape BlackWood com grade dianteira, faróis e para - choques, ela baseada F150 cabine dupla caçamba curta de época e com as mesmas dimensões, apenas cabine dupla como foi citado, câmbio automático de quatro marchas e o V8 de 5.4 litros com cabeçote de 32 válvulas já citado no Navigator.
               A  Picape Blackwood chegava ao mercado com motor V8 de 5.4 litros e 24 válvulas.
Em outubro de 2002 a Blackwood dá o seu adeus, mas chegava a nova geração do Expedition, com visual totalmente novo e a mesmo esquema de suspensão independente do Explorer, manteve o câmbio automático de quatro marchas e o V8 de 5.4 litros, 12 válvulas  e a variação de 32 válvulas desse motor  já citado na geração antiga do Navigator , em relação ao Expedition como sempre mudam grade, faróis, para - choques e capô.
A Navigator segue o Expedition ganha nova suspensão e os motor V8 de 5.4 litros e 24 válvulas é mantido.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 o câmbio automático de quatro marchas, dá lugar ao de seis marchas, nos motores nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda.
   Em outubro de 2006 na linha 2007 chegava a terceira geração do Lincoln Navigator, ela além da versão "normal" vinha com a versão L que era a versão longa, apenas com o câmbio manual de seis marchas e apenas o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas já citado na F150, agora apenas o 3 válvulas por cilindro, substituía de uma vez, o de 2 válvulas por cilindro e o de 4 válvulas por cilindro.
O Navigator chegava a nova geração de início apenas o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas que mais tarde era substituído pelo V6 de 3.5 litros, biturbo e injeção direta já citado na F150.

Como o Expedition ganhou sua versão longa, a Navigator ganhou sua versão batizada de L.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, como sempre câmbio automático de seis marchas, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, e em outubro de 2014 o V8 era substituído pelo Ecoboost V6 de 3.5 litros que já foi citado em detalhes na história na F150.
 
UMA AMERICANA NO BRASIL essa geração da Explorer é tão rara no Brasil, que não consegui achar fotos, mas vou dar um resenha: motor V6 de 4 litros e comando de válvulas no cabeçote que gerava 35.1KGFMa2500RPM e 210CVa6000RPM, câmbio automático de cinco marchas, mas ela foi lançado em outubro de 2004 como linha 2005, mas já no ano seguinte ela deu adeus do mercado brasileiro e em definitivo. caso tenha curiosidade é a primeira geração feita nessa plataforma e com quatro portas que era o modelo á venda no Brasil.
 
Essa plataforma deu nova vida a F150 da Ford e além dela ainda surgiram utilitários esportivos de vários portes, para eles e nos motores acomodou V6 biturbo, além dos tradicionais V8 e até V6.
 
Aliás para não se perder na árvore genealógica da Série F , já que essa do artigo não tem nenhuma relação com a F1000, mas antigas tinham, enfim eu já linkei acima para vocês.
 
Vou linkar as F1000 nacionais feitas entre 1971 e 1992 que tem um caso muito interessante, infelizmente eu não lembro o nome, mas um cara pediu e-mail que queria falar sobre o post, mas ele só achou matéria completa sobre ela aqui e em nenhum outro lugar e ele perguntou a onde eu achei as fontes e aí expliquei: coche argentino, acervo digital da quatro rodas(afinal depois dos anos 1980 que começaram a dar espaço a picapes), google, Best Cars Web Site e outros site, fora que no caso dele é uma F100 2.3 que usa o motor do Maverick e fora a V8 4.8 que usava do Landau, o 3.9 Turbo Diesel é fácil de achar, enfim no site picapes GM, você encontrada todas as especificações delas, mas não tem um "picapes Ford"(se alguém tiver se pronuncie!) então por isso o meu blog acabou o salvando, lógico que outras coisas com peça de acabamento eu não sei onde tem, aí não podia ajudar.
 
E de brinde você leva o link da primeira F100 nacional e tanto um como outro tem dados dos modelos no exterior, mais especificadamente Estados Unidos e Argentina.
 
Ao contrário da Silverado nesse caso não existiu lacuna pós aposentadoria da F1000, afinal esse espaço foi ocupado pela F250 que ficou no lugar treze anos, agora sim a F250 deixou uma lacuna. mas o artigo da F250 já está linkado acima.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 
 
 

 


 
 
 
 
 
 


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