
NOVA CLASSE C É UM POUCO "REBELDE" MAS AO MESMO TEMPO AMÁVEL COM MOTORISTA.
Vamos desde o começou a uns três anos atrás eu me sentia "indigno" de estar aí, afinal nunca fui de família rica e isso me causava até vergonha e confesso que quando fui agendar ainda causava isso na minha cabeça, falei com a vendedora e ela marcou para o dia seguinte.
Mas eis que ela estava fazendo negócio, então nesse caso acho preferível me deixar de lado, afinal negócio são negócios e ela está certa, mas ela não me deixou na mão, chamou um colega dela e confesso que pouco antes eu comecei a "tremer" um pouco, mas dentro do controlável, é claro.
Depois da avaliação do Renegade, eu começei a tomar mais confiança e o Renegade foi até a pedido do leitor que o pai está interessado. aliás tenho que enaltecer aqui a confiança no produto da DVA em suas duas alas, tanto da Mercedes-Benz como da Chrysler e a Internet deles que acaba facilitando o acesso ao meu blog, outras concessionárias da bloqueio, sinceramente não sei por que, na DVA tanto Chrysler quanto Mercedes-Benz é fácil o acesso, então vou enaltecer,. aliás além da DVA faço justiça a Vox pelo CrossFox também, já outros dei azar, não vou até falar nome, uma estava muito ocupada com a feira e então estava complicado, outros tem problema que eu falei do "bloqueio" e um caso que eu fui falar com o vendedor e vendedor passou para o gerente e aí ficou de me ligar e até agora nada, então eu entendo como falta de confiança no produto, algo que não ocorre com a DVA em suas duas alas, por assim dizer.
"Carro de outro planeta? como assim? " essa frase foi feita por Ayrton Senna em 1992 ou 1993 não me lembro que ano quando corria pela Mclaren, em referência aos carros da Willians da época que tinham recursos inimagináveis e aí acabei lembrando dessa frase quando comecei a andar com a estrela de três pontas.
Por que a escolha? simples, o primeiro motivo é que a Classe C será feita no Brasil em Iracemápolis-SP em 2016, a segunda é a tração traseira, algo que muitos apreciam e a terceira é o motor turbo á gasolina, confesso que foi a primeira vez no mundo real que andava com um carro turbo e tração traseira e também pela propaganda que volta e meio aparece no google adscence "O Clássico ganhou Rebeldia".
Por fora o visual, olha eu achei ele "feio", vou colocar entre aspas aqui, por que tem carros bem mais feio que ele em nosso trânsito, ou talvez por gostava do visual das Mercedes-Benz C dos anos 2000(2000-2006) que tinham o visual clássico, vou ser limpo: a dianteira e a lateral são legais, mas a traseira estraga tudo, mas é questão de gosto visual, apenas e a maioria dos clientes da estrela de três pontas gostam e lógico um carro que tem uma estrela de três pontas na grade jamais será ruim, como você verá nessa matéria, afinal a marca alemã sempre teve uma boa fama, seja um carro, caminhão ou vans. Ela mede 4.69metros de comprimento, 1.81metros de largura, 1.44metros de altura e 2.84metros de entre - eixos, e tenho que enaltecer a cor: é uma das mais bonitas que já vi em um carro, um tom de azul bem interessante e tenho que avisar que usei algumas fotos de showroon, afinal começou a cair uma chuva, se fosse o AMG acho que tinha dado um temporal... (ronco de chuvas e trovoadas).
A dianteira e lateral são bonitas ao vivo.
A Traseira estraga um pouco conjunto, é uma pena.
Antigamente quando estava escrito assim era 1.8 e hoje não é mais.
Vou fazer uma justiça aqui: a traseira fica melhor na Classe S, já que o carro é maior e quanto a hoje os Mercedes-Benz não se identificarem pela lataria, eu acho que a Mercedes-Benz está certa, afinal se fosse "C 160" por exemplo ia dar a impressão de um carro inferior ao modelo anterior o que ela não é. O visual apesar de ter achado meio "rebelde" demais, para um carro desses, é questão de gosto mesmo, mas ele honra a propaganda dele, isso não vou negar e é construído sobre uma das plataformas mais moderna da Mercedes-Benz é a MRA que será arquitetura dos modelos de tração traseira da marca, ao menos a Mercedes-Benz não joga sua tradição fora.
POR DENTRO começou a viagem a outro planeta, painel luxuoso e bem acabado, aliás lógico você está dizendo, e a central Multimídia que muitos criticam chamando ela de "Tablet"? sinceramente: não achei ruim, inclusive até é legal, nos gráficos e foi uma das partes que menos me incomodou, mas desliguei o rádio para focalizar o carro, inclusive tenho que agradecer muito as dicas do vendedor, ele sempre me indicam, para ligar o carro, eu fui procurar os "dentes" da chave e o vendedor disse que era assim, é um chave que parece um pen-drive, eu achei bem legal, mas confesso que estranhei no início, o câmbio é na coluna como alguns Mercedes-Benz automático ou carros americanos de antigamente, o painel tem boa visualização, com velocímetro conta- giros e o computador de bordo no centro, onde indica várias coisas, quando eu estava dirigindo, marcava a marcha usada e outros detalhes, aliás como sempre excelente, no espaço interno para a dianteira é excelente, para a traseira sentado "atrás de mim" fica excelente, mas com banco dianteira todo recuado ela aperta, é uma pena, apesar do entre - eixos grande, mas não tem milagres: motor é longitudinal, infelizmente rouba espaço e lembre-se é um carro de tração traseira e tem que ser assim, o porta - malas leva 480 litros, peço desculpas por não ter batido fotos do porta- malas, mas é ótimo atende a uma família com folga.
E nos equipamentos? aliás tenho que agradecer o vendedor que mandou a ficha técnica do modelo, lógico que ABS e Air Bag Duplo são obrigatórios por lei, além disso ele traz Direção elétrica, Alarme, Coluna direção regulável de altura e profundidade, CD/ Player, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, mas a lista não acabou, afinal uma estrela de três pontas vai mais além: Antena para GPS, Sensor de Chuva, Preparação para Map Pilot, Piloto automático chamado de Tempomat pela Mercedes-Benz e limitador de velocidade(check-control) chamado de Speetronic pela Mercedes-Benz, Aviso sonoro de pressão dos pneus, Protetor de Cárter, Air Bag para Joelhos, Sistema de Audio 20 com touchpado, o Ar Condicionado é digital Thermatic, Faróis em Led, Eco Star/stop, Agility select, Brake-light adaptativo, Roda de Liga-leve aro 17, Tapetes em veludo, Atention assist( caso o motorista se distraia um aviso sonoro vem), Air Bag duplos laterais e de cortina, Saídas independentes para o Ar condicionado na dianteira, Bluetooh, Freios adaptative brake(ABR), Controle de estabilidade(ESP), Distrubuição eletrônica da força de frenagem(EBD), Controle de tração(ASR), tração eletrônica em cada roda(ETS e no caso as rodas da traseira), Assistente de freio(BAS), Assistente de partida em Subida(HSA), Pré - carregamento(Priming),Brake-Driving e função Isofix no banco traseiro e bancos de couro, o único opcional é o interior claro, sinceramente é tanto item de série que me perdi aqui, mas ela é muito bem equipada e uma boa notícia: interior claro não é cobrado a parte, é um opcional gratuito, por assim dizer.
Painel com instrumentalização visível, luxuoso e bem acabado e a única saída de ar redonda que eu gosto, sem ter aspecto de carro mal acabado.
A central multimídia, não sei por que "apedrejam" ela, eu até gostei.
Posição sentado "atrás de mim" excelente.
Com os bancos recuados ela aperta.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é automático sequencial de sete marchas chamado de 7G-Tronic pela Mercedes-Benz e o motor é dianteiro e a tração é traseira, o motor é o M270 1.616V Turbo da família M270 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 25.5KGFMa1200RPM e vai até 4000RPM e 156CVa6000RPM, vale lembrar que ainda é a gasolina, mas virou Flex na família Classe A, mas no Classe continua á gasolina, a sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente por braços duplos triangulares e na traseira é Multlink, os freios são discos ventilados nas quatro rodas e a direção é do tipo pinhão e cremalheira como em todo carro moderno, aliás destaco a suspensão dianteira que achei legal, esse esquema afinal ela é compacta e pode acomodar facilmente um motor com cilindros em linha ou em V e o motor é um quatro cilindros em linha e turbo, o capô em vez de uma vareta dois amortecedores que seguram o capô, afinal a estrela de três pontas, caprichou na construção, ela é bem construída sim.
O motor 1.616V Turbo de 156CV.(tirada do Showroon)
Amortecedor no capô.(tirada do showroon).
Outro amortecedor no capô.(tirado do showroon)
ANDANDO COM ELE vocês acham que a viagem ao outro planeta acabou? não só estava começando, ele falou "pode ligar o carro" e aí procurando o freio de mão que na minha cabeça é elétrico de fato, é, ele falou "só acelerar" e aí acelerei, depois de descer o câmbio para posição "D" lembrando que o câmbio é na coluna e com a chuva o vidro começou a ficar molhado e aí eu preocupado e resolvi acionar o limpador de para-brisas e aí acabei acionando o câmbio e ficou em "N" e aí depois acionei de volta o câmbio e o vendedor disse "o limpador é acionado automático", então resolvi confiar, logo de cara o câmbio já mostrou serviço: sem trancos, buracos ou aviso, ou só sabia no painel que estava lá, a marcha usava e ele se adaptou ao meu ritmo perfeitamente. Turbo Lag? isso não existe mais, ainda bem e algo que eu comemoro, afinal com a tendência de motores turbo vivarem motores de linha como é o caso dessa Mercedes, acaba pegando proprietários inexperientes em turbo e você lembra que o acontecia com os turbo de antigamente? alguns casos davam em morte, aliás o motor 1.6 com esse auxílio parecia um V6 2.4 de antigamente, no trajeto até deu para fazer uma curva, lógico que não fiz ela a alta velocidade, mas pela velocidade que andei mostrou uma boa estabilidade e o conforto? A suspensão apesar de firme, não é dura, tem um equilíbrio perfeito entre conforto e estabilidade, consegue os dois ao mesmos tempo. e o limpador automático? a medida que andei o vidro já não estava mais com pingos de chuva, lógico que a responsabilidade de andar num carro de R$140.000 é grande. o trajeto foi a saída da DVA, pegamos a marginal da BR e depois um pouco da Via Expressa onde ele mostrou boa estabilidade que falei antes, depois resolvi descer pelo lado do Itaguaçu para fazer a volta e logo numa saída onde vira uma só via, um Logan(não estou comparando os carros, estou dizendo que aconteceu) do lado direito e aí quase encostando em mim e aí para entrar na frente, resolvi pisar um pouco mais, fazendo uso do Kickdown e aí fiz isso, o câmbio já se mostrou pronto, estava em D4 e aí foi em D3 e um vrooom e aí eu pedi para o vendedor "resolvi fazer o kickdown, para não dar problemas" e aí ele "sem problemas", afinal eu apliquei um pouco mais de potência e com você percebeu o câmbio se ele é suave? pelo painel, apenas por ele, por que se não, não ia perceber é nada, inclusive comentei com o meu irmão sobre câmbio automático e ele falou que isso se chama programação de computador, aliás se for isso, foi uma bela programação da Mercedes-Benz no câmbio automático, eu que sou fã do câmbio manual, esqueci que era um automático, graças a eficiência desse câmbio, o rodar segue o jeito Mercedes-Benz: Sólido, macio e equilibrado, ruído de motor? raramente só quando precisa do kickdown, creio que se precisasse reduzir duas ou três marchas ele tinha reduzido aquela hora, depois tenho que volta a concessionária, o vendedor pede para mim colocar ao lado do Smart, fiquei com medo e ele falou "pode estacionar" ok, estacionei o carro ao lado e depois do freio, ele falou é só desligar o freio de mão será acionado, antes de desligar a luz do freio de mão aciona e aí o carro desliga totalmente, é realmente é "carro de outro planeta".
O PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS, a versão avaliada foi a C180 Avantguarde que custa R$142.990 ou R$143.990 por assim, dizer, aliás o bom da DVA é que o carros lá, são vendidos a preço de tabela praticamente e isso é mais um ponto da DVA, tanto da ala Mercedes-Benz como da ala Chrysler. eu até tentei comparar os preços dos rivais, mas o site da BMW está enfeitado e preço não acha, o site da Audi, até tem configurador, mas os preços não achei, então fica difícil colocar, assim. você pode dizer: R$143.000 não é um carro barato e realmente não é, mas ele devolve cada centavo gasto e a traseira? esqueci andando nele esqueci e a maioria gosta do visual. Dizem que carro perfeito não existe, mas que um Mercedes-Benz chega perto, realmente eu vi que é verdade, sem desmerecer outros carros, mas realmente o Classe C mostrou que é um Clássico com rebeldia mesmo, manteve o jeito de Mercedes-Benz de ser em tudo, inclusive no jeito de rodar e na tração traseira e um visual que é questão subjetiva, uns gostam, outros não, mas no balanço geral o saldo é mais do que positivo onde balança pendeu e muito com jeito de rodar, motor de respostas prontas e câmbio excelente , conforto interno e tudo que um Mercedes-Benz pode oferecer e as cores oferecidas são Preto Obsidion, Cinza tenorita, Prata Iridium, Marron Citrine, Azul Cavanasite, Azul Brilhante, Prata Diamente, Branco polar e os interior oferece as cores preto, cinza e branco e recebeu nota A pelo Inmetro em consumo com 9.2KM/L na cidade e 13.6KM/L na rodovia e se eu teria um? sim teria se tivesse os R$143.000 na conta, mas seriam bem gastos.
AGRADECER MAIS UMA VEZ A DVA PELA CONFIANÇA NO PRODUTO, MESMO SENDO A OUTRA ALA(MERCEDES-BENZ) MOSTROU UM BELO ATENDIMENTO E PELA REALIZAÇÃO DO TEST-DRIVE E PELOS TOQUES DO VENDEDOR E TAMBÉM A OUTRA VENDEDORA QUE NÃO PODE FAZER, MAS QUE AGENDOU PARA AQUELE DIA.
FICHA TÉCNICA.
MOTOR: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler, injeção direta, comando de válvulas e coletores variáveis.
CILINDRADA:1595cm3.
DIÂMETRO X CURSO: Diâmetro de 83mm e curso de 77.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,3:1
POTÊNCIA:156CVa6000RPM
TORQUE:25.5KGFMa1200RPM e vai até 4000RPM
CÂMBIO:Automático sequencial 7G-Tronic de sete marchas e tração traseira.
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.69metros, largura 1.81metros, altura 1.44metros e entre -eixos 2.81metros.
PESO:1425KG
PESO/POTÊNCIA:9.1KG/CV
PESO/TORQUE:55.9KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 480 litros e tanque de combustível 66 litros e mais 7 litros de reserva.
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA:Braços duplos triangulares
TRASEIRA: Multlink.
FREIOS: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS, EBD, ASR, ESP.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Rodas de liga-leve aro 17,225/50/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: São tantos que já estão comentados acima.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCINAIS: Bancos de interior claro ou cinza.
GARANTIA: 2 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO: R$142.990(R$143.990 na DVA).
Cê não é fraco não! Logo testar uma Mercedes! rs
ResponderExcluirBoa avaliaçao! Explicativo em todos os aspectos!
Cara, digo que foi uma experiência sensacional, o vendedor leu a matéria e gostou e aí tem duas concessionarias DVA no mesmo terreno, tem a Chrysler e tem a Mercedes-Benz, tanto a Chrysler como a Mercedes-Benz, mostraram confianças nos produtos(essa classe C) e também na parte Chrysler com Renegade, e enfim já comentei na matéria, o bom da DVA que eles tem acesso ao meu blog fácil.
ResponderExcluir