O MODELO DE ENTRADA DA AMG, MOSTRA O POR QUE DA FAMA DOS ESPORTIVOS DA ESTRELA DE TRÊS PONTAS.
Dois dias antes, eu tive pensando fazer um test drive/avaliação do Classe A, passei na DVA e conversei com o mesmo vendedor que eu tinha feito sobre a Classe C e falei para ele sobre a ideia do Classe A, afinal desde o modelo nacional ele tem seus fãs e aí ele me ofertou a GLA 200 ou 250 e aí pedi a 250 e se eu quisesse interesse poderia ser na A 200 também , afinal queria ver como se comporta o motor 2.nada ( 2.0, 2 litros ou 2000 como queira entender) e aí agendei o GLA 250 e aí cheguei a ele e o cara estava até de terno, Se eu soubesse que seria esse carro..... teria ido de terno, afinal honraria bem o legado.
Mas eis que ele me citou " A GLA 250" não está disponível, mas tem o A 200, o GLA 200 e o A 45 AMG" e aí perguntei "Precisa de alguma coisa especial para dirigir?" ele me responde: "Não" , afinal cheguei a pensar em ter no mínimo um A 200 na garagem ou ter carteira de piloto, afinal é um AMG.
POR FORA o visual da "Mercedinha" (como você vai ver, não estou criticando, afinal os caminhoneiros sempre trataram os menores caminhões da marca, assim).por assim dizer, até que é bonito e normalmente é raro acertar um desenho com tantos vincos(até na Classe C a própria estrela de três pontas teve dificuldades) e lógico mais bonito ainda são as rodas aro 19 e ainda tem mais "A 45" no lado esquerdo da tampa do porta - malas e "AMG" do lado direito, realmente quando um Mercedes-Benz tem um logo "AMG" prepare-se: alto desempenho, ou seja o Classe A acabou mostrando outra forma de ir " a outro planeta ". Ele mede 4.36metros de comprimento, 2.02metros de largura(segundo automobile-catalog é 1.78metros, creio que os 2.02metros sejam contados os espelhos, 1.42metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, os rivais a serem vendidos no Brasil são o Audi S3 e o BMW M 135i, o S3 Sportback mede 4.32metros de comprimento e o M 135i também, o Classe A é maior, na largura, na largura S3 empata com o Classe A e ambos ficam pouco do M 135i com 1.76metros, contando os espelhos o Classe A é mais largo: são 1.98metros do M 135i e 1.96metros do S3 e no entre - eixos vence a BMW com 2.69metros e o S3 com 2.63metros, mas creio que a BMW deve ter perda de espaço com a tração traseira e motor longitudinal(nada contra, mas é um fato). e realmente o Classe A tem as maiores medidas do seu segmento e todos parecem ser bonitos, eu no lançamento achava a dianteira um pouco pesada(visualmente falando) agora vejo com os bons olhos e lógico aqui é briga de foice entre três marcas que tem o carisma a zelar, mas a Mercedes-Benz é representada pela DVA e ela presta um atendimento excelente! e voltando ao A 45 AMG ele é construído na plataforma MFA ou MGCC da Mercedes-Benz, lógico que as versões mais baratas do Classe A são tração dianteira e essa você vai ver no decorrer do texto.
O Visual do Classe A é bem acertado e reforçado pelos acessórios AMG....
Ficaram melhores ainda,
Normalmente o 45 (como era antigamente) seria um 4.5, mas nesse caso fico com os 45 de torque.
Quando um Mercedes-Benz tem esse emblema é chumbo grosso pela frente!
Rodas aro 19 com um disco gigante e pinças vermelhas.
A Traseira outro disco gigante para dar conta do motor.
Destaque para o logotipo "Turbo AMG".
POR DENTRO Painel luxuoso e bem acabado como todo carro que tem a estrela de três pontas na grade, as saídas de ar redonda que eles adotam não dá aquele aspecto de carro de "acabamento pobre" realmente a Mercedes-Benz, caprichou, a central multimídia que muitos chamam de Tablet, mais uma vez não vi problemas e se mostrou boa, mas lógico um baita esportivo desse...., as costuras vermelhas estão presentes nas portas, nos bancos no volante, o cinto vermelho também é destaque, o espaço interno é bom, aliás digo que até excelente, só que os bancos elétricos recuam demais para atender pessoas altas e aí podem apertar atrás, mas ela não é apertada não, na minha posição é excelente, lógico que a "viagem a outro planeta" nesse caso começou antes mesmo de entrar no carro, é o primeiro esportivo que eu pego nas mãos e lógico a chave segue o esquema Mercedes-Benz: Parece um Pen-drive, no início estranha, mas depois se acostuma e fica fácil.. O Painel de instrumentos tem letra legível como todo Mercedes-Benz, inclusive até leitura do câmbio e inclusive cheguei até usar a borboleta inclusive as marchas foram mostradas no painel, inclusive o vendedor como sempre bem explicativo nos detalhes como ele foi no Classe C, lógico que todo importado vem com os obrigatórios ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, afinal todo carro importado trazia isso desde a década de 1990 quando entraram no Brasil, e lógico a lista é ampliada com Active Park Assist, Bancos do motorista e passageiro com regulagem elétrica, Air Bags de cortina, Air Bag de joelhos para o motorista, Sensor de chuva, Piloto automático(TEMPOMAT) e limitador de velocidade chamado de Speedtronic pela Mercedes-Benz, Aviso de perda de pressão dos pneus, Suspensão esportiva chamada de Sport pela estrela de três pontas, Espelhos com rebatimento elétrico, Acabamento do foro do teto em preto, Media Interface com conexão para USB, i-Pod e Bluetooh, Comando on line do GPS chamado de Comand pela Mercedes-Benz, Atention Assist, Quebra sol com espalho e iluminação, digitalização e duas zonas de saídas de Ar condicionado chamadas de THERMOTRONIC pela estrela de três pontas, Lavador de faróis, Faróis de Xenônio com Leds, Kit visual da AMG, Rodas de Liga-leve aro 19, Sensor de monitoramento interno, Keyless go do Sistema Sttarting Function, Eco Star/Stop,TireFit, Adaptative Brake-light, Pacote Espelhos, Pacotes alarme, Sistema de escapamento AMG, Ajuste lombar pneumático para motorista e passageiro, Soleiras das portas iluminadas, Tapetes AMG,Pacotes de assentos de conforto, Pacote Iluminação e visibilidade, Pinças de freios vermelhas, Cintos de segurança vermelhos, Air Bags laterais dianteiros para motoristas e passageiro, Bancos esportivos, Conectividade para celular via Bluetooh e Players de Mídia,Freio de estacionamento("de mão") elétrico, computador de bordo, Freios Adaptative Brake(ABR), Controle eletrônico de estabilidade(ESP), Distribuição eletrônica de frenagem(EBD), Controle de tração(ASR), Tração eletrônica em cada roda(ETS), Assistente de freio(BAS), Assistente de partida em Subida(HSA), Pré-carregamento(Priming) , Brake driving e Isofix nos bancos traseiros é tanto item de série que me sinceramente me perdi de novo, mas tudo bem, é bem equipada como um carro desse porte e o seu porta - malas para um Hacht até que é grande: 341 litros, em comparação aos rivais é um pouco menor: 360 litros no M135i e 370 litros no S3 Sporback, mas ainda assim dá para dizer que a média dos três deu 357 litros, um pouco abaixo da média deles, mas ainda faço uma ressalva: mesmo sendo menor que os rivais é grande para um Hacht e ele não tem opcionais.
Painel bem legível como todo Mercedes-Benz.
A polêmica central multimídia e na boa? não vi nenhum problema.
O cinto de segurança vermelho.
O câmbio é no "chão" e não na coluna.
Costura vermelha nas portas.
Espaço na minha posição excelente.
Totalmente recuado, ele aperta, afinal ele é elétrico e tem vários níveis.
O Porta- malas é menor do segmento, mas ainda assim é bom: 341 litros.
Se isso for problema, pode rebater os bancos e aumentar esse volume.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas chamado de AMG Speedshift DCT-7 pela Mercedes-Benz, afinal o rival ao Audi S3 segue uma receita parecida com o S-Tronic e o M135i segue um automático com conversor de torque com oito marchas, o motor é o 2.nada (zero atrás do ponto é nada, pode entender como 2 litros, 2.0 ou 2000) 16V da família M 133 é uma versão de alto rendimento do M270, inclusive é construída a mão por um engenheiro da AMG(aliás além do vendedor tenho que agradecer ao engenheiro também) dotado de turbo, intercooler e injeção direta e com isso gerando ótimos 45.9KGFMa2250RPM e vai até 5000RPM e 360CVa6000RPM é o motor quatro cilindros mais potente do mundo, em comparação com os rivais á venda no Brasil o S3 oferece o também 2.nada 16V Turbo e injeção direta da família EA 888 que gera 38.8KGFMa1800RPM e vai até 5500RPM e 280CVa5500RPM e vai até 6500RPM e o BMW M135i usa o seis cilindros em linha de 3 litros(ou 3.nada se preferir...), 24 válvulas, biturbo que gera 45.9KGFMa1350RPM e vai até 4500RPM e 320CVa5500RPM, note que o Mercedes-Benz é o mais potente dos três e tem igual torque do seis cilindros da BMW realmente aqui ele já começa abrir distancia sobre os rivais, A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multlink e os freios são discos ventilados nas quatro rodas e bem grandes ainda para dar conta do motor 2000 16V Turbo e lógico não adiantariam nada as costuras vermelhas, o cinto vermelho, sem esse motor aí que estou citando e a tração é integral para poder ter esse torque digno de V8 de antigamente(dos anos 1990/2000) e para dar conta recebeu pistões, bielas forjadas e outras modificações para aguentar tudo isso, afinal não para qualquer quatro cilindros aguentar 45KGFM de torque e 360CV.
O 2.nada 16V Turbo com ótimos 360CV.
Assinatura do engenheiro.
ANDANDO COM ELE: De início foi procurar os ajustes e "Ué cadê?" e me perdi, é elétrico achei que era no banco e é na porta, não gosto do banco recuado então tratei de avançar o máximo possível para não perder o controle, depois fui atrás do câmbio, ao contrário de outros Mercedes-Benz é no console central, mas é fácil de achar e aí logo que liga o carro, o ronco já invade a cabine, não é um ronco de provocar chuvas e trovoadas como das C 63 AMG, mas ainda assim um ronco que soa muito bem, apesar de ser um carro esportivo, ele segue as tradicionais "Mercedianas" sendo confortável e ao mesmo tempo estável, por assim dizer e aí cheguei a marginal e aí resolvi brincar com as borboletas maravilhado com o ronco, engates precisos, mas como a velocidade era baixa não deu para engatar até a sétima e aí ele me falou "quando tu largar a borboleta o câmbio volta sozinho" e aí deixei e minha ideia era fazer o mesmo trajeto da C 180, mas ele falou para ir na BR para sentir o carro e aí fui, meio receoso confesso, mas fui e aí esperei o radar para passar a 80KM/H e aí ele "Pisa" e você acha que a viagem a outro planeta acabou nos equipamentos? Não , estava apenas começando, mas ele faz de uma forma diferente da C 180 e depois que pisei o ronco veio destacado na cabine e quando vi que uma Tracker(não estou comparando é um fato) queria ultrapassar outro carro, pensei "Vou aliviar, para não dá erro" se não iria naquele ritmo até Curitiba-PR(por assim dizer é claro) e correndo risco de tirar a vida minha e as dos outros, afinal um carro de quase R$260.000 é uma responsabilidade grande, então resolvi aliviar vi que estava a 120KM/H e nem senti, mas mesmo o carro se mostrou estável e bem na mão até, digo que ele até mais firme que o Classe C(que já achei firme) e o lógico ele falou quando "é para entrar eu aviso", mas você sabe aquela expressão "Mais feliz que não sei o que?" eu estava assim. realmente eu não acreditava no que estava fazendo e lógico depois chegamos a marginal o vendedor "dá mais uma pisada" e o belo ronco que nem sei como descrever o sistema de escapamento foi muito bem trabalhado pela AMG, marca que nasceu preparando carros, assinou contrato de exclusividade com a Mercedes-Benz e mais tarde foi comprada pela Mercedes-Benz e o resultado está aí. Voltei pela BR quando eu vi uma moto se aproximando "Vou cravar" e aí você sabe o que ele fez, mantive o ritmo de 100KM/H , confesso que o sistema de dupla embreagem é tão bom que esqueci as borboletas e aí uma situação que eu resolvi recuar, comecei a torcer para um Corolla nacional de primeira ir na frente(não estou comparando é apenas um fato), "Vamos Corolla, estou num carro de R$300.00" na minha cabeça é claro e aí o Corolla passou e eu entrei para não arriscar e entre rumo a concessionária DVA e aí veio um radar de 40KM/H, confesso que foi duro a andar a 40KM/H, mas os freios ajudaram e bastante, aliás excelente freios até. aliás tudo nele é excelente, até o porta - malas que é inferior aos rivais é excelente para um Hacht, talvez o espaço com banco recuado destoe, mas é elétrico. aliás tenho que agradecer ao vendedor pela coragem de colocar eu na BR 101 num carro de R$260.000..... é um carro que realmente prende todas as atenções, então confesso que fiquei bem concentrado.
PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DOS RIVAIS: Sinceramente, não sei por que BMW e Audi não colocam os seus preços, assim daria para saber o preço contra eles, mas o Mercedes-Benz A 45 AMG custa R$259.990 é o preço da época que foi lançado! lógico barato não é, mas existe o custo/diversão, o custo é alto, mas a diversão é no mesmo nível e olha que não andei em pista de corrida heim? que lá eu teria mais confiança, afinal o medo de bater foi enorme confesso e ele prova que o zero atrás do ponto é apenas nada, afinal é um baita motor esse quatro cilindros da Mercedes-Benz, creio que viraria o Velopark, Interlagos e Curitiba, muito bem. e lembrando que o dólar subiu de lá para cá, então realmente só reforça o custo/diversão e lembrando não existe turbo-lag, afinal com motores turbo virarem motor de linha é tendência, o que sente é "Pancada" como eu senti do motor potente e os bancos em concha vestem bem o motorista, o modelo está disponível nas cores Vermelho Júpiter, Branco Cirrus e Preto Noite(Sólidas), entre as metálicas as cores são Azul Mar do Sul, Preto Cosmos, Violeta,Prata Polar, Cinza Polar e Marron Oriente. O interior é sempre preto, o consumo segundo Conpet é de 7.6KM/L e o rodoviário é de 10.6KM/L. O Classe A 45 AMG mostrou ser o "esportivo de outro planeta" e ainda mais sendo o carro mais potente desse planeta e preciso dizer? é claro que compraria se tivesse a grana!
FICHA TÉCNICA
MOTOR:Transversal, Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler, injeção direta á gasolina(M 133/270).
CILINDRADA: 1991cm3
DIÂMETRO X CURSO:83 X 92mm
TAXA DE COMPRESSÃO:8,6:1
TORQUE:45.8KGFMa2250RPM e vai até 5000RPM
POTÊNCIA: 360CVa6000RPM
CÂMBIO: AMG Speedshift 7G-DCT e tração integral.
CARROCERIA: Hachtback, quatro portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.36metros, 2.02metros( 1.78metros automobile-catalog), 1.42metros de altura e 2.70metros de entre - eixos.
PESO:1555KG
PESO/POTÊNCIA: 4.3KG/CV
PESO/TORQUE:33.9KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 341 litros e tanque de combustível 56 litros e 8 litros de reserva.
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: Multink
FREIOS: Direção elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19,235/35/R19
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: São tantos que estão citados acima.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem
PREÇO: R$259.990.
AGRADECIMENTO A DVA MERCEDES-BENZ PELA CONFIANÇA NO PRODUTO, AO VENDEDOR QUE ALÉM DE EXPLICAR DETALHES, RESOLVEU ARRISCAR COLOCAR NA RODOVIA PARA SENTIR O CARRO EM RODOVIA, TENHO QUE AGRADECER TAMBÉM POR SER ASSIM DISPONÍVEL TANTO NA CLASSE C, COMO NO A 45 AMG E TAMBÉM PELA FICHA TÉCNICA MANDADA E PELO BELO ATENDIMENTO E TAMBÉM PELA GERENTE DA DVA! E ATÉ PELO TRAJETO DIGNO DE UM CLIENTE DA ESTRELA DE TRÊS PONTAS(MERCEDES-BENZ).
Comentários
Postar um comentário