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DOIS UTILITÁRIOS ESPORTIVOS COMPACTOS SE ENFRENTAM QUEM LEVA A MELHOR?
Aqui duas escolas diferentes de utilitários esportivos compactos, um nasceu na Itália com foco no mercado americano e com isso trouxe algumas inconveniências e já outro nasceu na Romênia e também trouxe a sua inconveniência também, mas lógico também trouxeram vantagens dos lados onde nasceram que depois eu vou explicar na matéria. mas tem vários pontos em comum:
1Partem de carros comum: o Duster de Logan/Sandero e o Renegade do Punto Europeu.
2Tem motores Flex
3Opção de tração 4x4, no Duster acoplada ao 2.nada 16V Flex e Diesel 2.nada 16V Turbo no Renegade.
4Opção de câmbio automático no 2.nada 16V Duster e no 1.8 16V Flex do Renegade.
5Levam críticas ao seu desempenho(depois eu explico que não é filme de terror) e eu não critico nenhum dos dois nesse aspecto.(depois eu explico o por que)
6Versões de entrada tem rodas com aro de ferro.
7A Picape Duster Oroch foi lançada agora e a futura Fiat Toro virá com a plataforma do Renegade.
As versões comparadas foram a que eu andei: a Sport 1.8 16V Flex manual, a Longitude automática estava disponível também, mas ninguém da imprensa falou sobre o câmbio manual e o que falaram era pouco, então fui nela já que o diesel não tinha disponível na época e no caso do Duster a versão é a Dynamique 1.6 16V, eu pensei até que poderia ter a 2.nada 16V manual ou automático, mas a única versão disponível para test drive aquele dia era a 1.6 16V. Diferente do comparativo Sandero R.S contra Fox Pepper ou Fiesta Sport que comprando os dois últimos você leva um troféu de troxa, aqui não: o Duster pode não ter aquele visual..., mas tem porta - malas gigante e no caso puder pagar a mais pelo Renegade, tem aquele porta - malas pequeno, mas traz acabamento e até equipamentos de segurança de carro médio que vou detalhar aqui. ou seja não dá para chamar alguém de trouxa nesse caso, afinal ambos podem escolher sua necessidades e para provar estão as matérias.
Lógico também se a pessoa trabalha na Renault vai achar o Duster melhor e se pessoa trabalha na Jeep/Chrysler é o Renegade, mas aqui vamos analisar a limpo e inclusive eu tive que usar os dados da motorpress para o Renegade Sport e o dados da quatro rodas para o Duster 1.6 16V do tempo que a revista usava á álcool já que o motor 1.6 16V não recebeu alterações. Já vou avisando que acabamento e porta - malas foram incluídos no lugar do potencial de preparação, afinal ninguém vai comprar um utilitário esportivo para preparar, se bem que o Duster 2.nada 16V tração dianteira tem até certo potencial( Sandero R.S não me deixa mentir) e o 4x4 tem potência para trilhas, assim como o próprio Renegade Turbo Diesel e tração 4x4 também, mas isso será deixado de lado e também temos que lembrar que a Renault reestilizou o Duster quase simultâneo ao lançamento do Renegade e aí uma arena e o monstro e o "monstro" é o próprio Renegade.
TECNOLOGIA
RENEGADE 0
DUSTER 0
Aqui o placar ficou no 0, mas ué? como? não que não tenham, afinal o Renegade vem com direção elétrica, freio de "mão" elétrico e sistema multimídia, o Duster tem é a direção hidráulica, freio de "mão" "legítimo" por assim dizer e central multimídia, mas o Duster conta com uma arma secreta: amortecedor de capô para segurar o capô, já o Renegade mantém a tradicional Vareta e a central multimídia é opcional no Renegade Sport e o MediaNav é de série no Duster e aí o preço é de R$76.300 ficando quase R$7000 mais caro que Duster e com isso o placar final no 0, se o Renegade tivesse a central multimídia de série quem sabe até teria vencido.
Freio de "mão" elétrico no Renegade é exclusivo dele.
Central multimídia é opcional.
Amortecedor de capô é exclusivo do Duster.
Central multimídia MediaNav.
DESEMPENHO
RENEGADE 1
DUSTER 0
O Renegade é equipado com o 1.8 16V que gera 130CV com gasolina e 132CV com álcool, já o Duster é equipado com o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 115CV, vou dar detalhes depois dos motores, no dia - a -dia você não sentirá diferença, verá que o motor 1.8 16V na versão manual do Renegade é suficiente para ele e justo( a não ser que suas bases são Sandero R.S e A45 AMG....) e que o Duster 1.6 16V apela ao câmbio curto para poder andar, mas mesmo assim ainda consegue dar conta na cidade do carro(só andei em cidade com os dois) e que o câmbio do Renegade é macio e preciso é melhor que os câmbio que a Fiat aplica nos próprios modelos dela e no caso do Duster, a de cinco marchas pode não ser aquela maravilha, mas também não tem a imprecisão de Logan/Sandero cinco marchas e o câmbio para lá de impreciso do Clio, mas na pista? bom números são números com álcool o Renegade fez 0a100KM/H em 12.2segundos contra 13.2segundos do Duster e com gasolina são prováveis 12.4segundos contra 13.7segundos do Duster, realmente aqui a cilindrada e a maior potência do Renegade fizeram a diferença, mas repito aqui: no dia - a - dia ambos dão conta e são civilizados, aliás do Duster nem parece um 16V sem comando de válvulas variável, já o Renegade ganhou comando de válvulas variável exclusivo dele e outra coisa curiosa no Renegade: como lei para carros manuais no estados unidos, só pode ligar o carro apertando o pedal da embreagem e ambos tem boa visibilidade e domínio do trânsito dá para ver o final do capô em ambos.
O Renegade manual 1.8 16V na frente do Duster.
O 1.6 16V até dá conta, mas é difícil encarar motor mais forte.
MOTOR
RENEGADE 2
DUSTER 0
O Renegade é equipado com o motor E-Torq 1.8 16V Evo feito na fábrica de Campo Largo-PR é um projeto Chrysler/BMW do final dos anos 1990 e o Duster vem com o 1.6 16V da família K da Renault feito em São José dos Pinhais-PR ambos vem com bloco de ferro e cabeçote de alumínio, mas a semelhança para por aí: comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica no Renegade e no Duster duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada mas sem variação e nos números absolutos o 1.8 16V (que na verdade é 1.75...) que gera 18.9KGFMa3750RPM e 130CVa5250RPM e com álcool vai a 19.1KGFMa3750RPM e 132CV esse é o motor do Renegade e o 1.6 16V gera 15.1KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 15.9KGFM e 115CV nas mesmas rotações, mas aqui entra é a potência específica e aí o Renegade leva vantagem: 73.3CV/Litros com álcool e 72.2CV/Litros com gasolina e o Duster 1.6 16V gera 71.8CV/Litros com álcool e 68.7CV/Litros com gasolina.
O 1.8 16V gera 130CV com gasolina e 132CV com álcool e com potência específica de 73.3CV/Litros com gasolina e com álcool 71.8CV/Litros.
O 1.6 16V gera 110CV com gasolina e 115CV com álcool e potência específica de 71.8CV/Litros e 68.7CV/Litros com gasolina.
CUSTO/BENEFÍCIO
RENEGADE 2
DUSTER 1
Ambos vem de série com ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica(elétrica no Jeep), Vidros/Travas e Espelhos elétricos, como eu já citei o Renegade conta freio de estacionamento elétrico e além disso vem ESP e ASR, mas central multimídia é opcional e no Duster a central multimídia chamada de Media Nav é de série, mas não tem ESP e ASR nem como opcionais, mas o preço do Duster é mais barato. vou colocar os principais mas o Duster pode vir com bancos de couro e o preço vai a R$70.940 e já o Renegade além da central multimídia pode vir com Air Bags laterais, de cortina e de joelho e retrovisor dobráveis eletricamente e aí o preço é de R$87.450.
ACABAMENTO
RENEGADE 3
DUSTER 1
No interior ambos tem boa instrumentação com fácil leitura, aliás vale lembrar que os instrumentos vieram de Logan e Sandero atuais e esse veio do Fluence antes da reestilização no caso do Duster, já o Renegade tem um painel com boa visualização e próprio e também vem com homenagens ao Jeep Willys ao redor do interior, plástico duro não é problema para mim, mas o acabamento emborrachado do Renegade agrada em cheio, o problema é a herança que o Duster tem de Logan/Sandero antigos com aquelas saídas de ar, dá uma impressão de pior do que realmente é, infelizmente já o Renegade é coerente nesse aspecto e até chega a surpreender em alguns aspectos como o acabamento emborrachado, aliás digno de muito sedã médio por aí e no caso ergonomia no Renegade tudo a mão, já o Duster alguns comandos são meio que fora de mão, mas não é algo que não se acostume, afinal eu no test drive já me acostumei imagina quem usa o carro todo dia..., mas é embaçado perto de Logan e Sandero já melhorarem nesse aspecto e também temos que lembrar quando o Duster foi lançado em 2011 só havia o EcoSport de geração antiga e hoje já tem Renegade, 2008, HR-V e EcoSport de nova geração. talvez a Renault melhore na próxima geração.
Os instrumentos do Renegade são de fácil leitura.
Os instrumentos do Duster são bem legíveis.
VISUAL:
RENEGADE 4
DUSTER 1
Aqui duas questões: o visual do Renegade é bonito e faz lembrar as Cherokee dos anos 1990, já o Duster nunca foi bonito e sofre uma reestilização, a dianteira melhorou, mas a traseira apesar da lanterna de led, parece não se entender com o para - lama, algo que foi mais feliz na picape Oroch, já o Renegade não tem um lado feio no quesito visual, mas nas medidas uma coisa vista ao vivo se confirma: o Duster é maior, ele mede 4.32metros contra 4.24metros do Renegade, 1.82metros de largura contra 1.79metros do Renegade e 2.67metros de entre - eixos contra 2.57metros do Renegade, mas na altura o Renegade leva a melhor com 1.72metros contra 1.69metros, a plataforma do Duster é a B da Renault que serve e serviu a um monte de modelos como Logan, Sandero, as Nissan Livina, Grand Livina, Tiida e Tiida Sedan, além de Clio III e IV, Captur e diversos modelos no exterior e o Renegade é a SCCS que é a mesma do Punto europeu e serviu ao Opel Corsa D e esse deu origem a uma versão "simplificada" que deu origem ao Chevrolet Onix e Sonic, só por curiosidade, mas a mudanças no Renegade foram tantas que o transformaram em outra base praticamente em cima do Punto europeu, imagina contra o Onix nacional.... é covardia, veja os cinco estrelas no LatinNcap contra três do Onix e voltando ao próprio visual é a inconveniência cultural do Duster: o leste europeu não dá para bola para aparência, vide Lada Laika e Dacia 1300 que foram mais que longevos, o último uma versão romena do Renault 12 que é primo do Corcel.
SEGURANÇA
RENEGADE 5
DUSTER 1
O Duster vem com os obrigatórios ABS e Air Bag Duplo, já o Renegade traz além deles: ESP e controle de tração de série e ainda por vir com Air Bag Duplo laterais, de cortina e de joelhos, mas só de série ele já leva vantagem apesar de ser mais caro, com o Air Bag extras o preço do Renegade vai a R$76.100 e o preço normal do Renegade ele é mais equipados nos itens de segurança e ainda no LatinNcap o Renegade levou cinco estrelas para adultos e crianças e o Duster levou quatro estrelas para adulto e duas para crianças e ambos vem com freios á disco ventilados na dianteira, mas o Renegade tem disco sólidos na traseira e o Duster tem freio á tambor na traseira.
ESPAÇO INTERNO
EMPATE
Aqui ambos os modelos vão muito bem, sabe por que? ambos na minha posição sobra espaço, mas com os bancos recuados, roçam mas não apertam, o que na minha opinião é excelente em ambos, inclusive superando carros que custam o dobro do preço nesse aspecto.
Com o banco na minha posição tem espaço de sobra.
Roça no Joelho, mas não aperta.
Aqui também sobra na minha posição.
Roça mas não aperta.
PORTA - MALAS
RENEGADE 5
DUSTER 2
Aqui se revela o benefício do Duster e a inconveniência com cultural do Renegade, afinal nos EUA ele é segundo carro e o porta - malas acaba não tendo importância, no Brasil por ser o único carro da família pode ser complicado, mas não é muito diferente de hachts compactos, já o Duster tem um porta- malas de fazer vergonha muita perua por aí, ou seja são 475 litros contra 260 litros do Renegade, ou seja são quase 200 litros de diferença, ou seja é uma diferença entre a mala ir dentro do carro ou não ou apelar para tirar o tampão do porta - malas.
O Porta - malas do Renegade é de 260 litros.
O Porta - malas do Duster leva 475 litros.
AJUSTE DE SUSPENSÃO
RENEGADE 6
DUSTER 2
Aqui dois esquemas diferentes, as molas são helicoidais e amortecedores hidráulicos e ambos são Independente tipo McPherson na dianteira, mas na traseira é que muda: o Duster é convencional com semi - independente com eixo de torção e o Renegade é independente na traseira e também McPherson e duas coisas se nota em ambos: como são altos é um aviso: não abuse que você pode capotar ou se complicar, então não abusei, o acerto de suspensão é agradável no Renegade no asfalto não entrega nada do piso, já o Duster ele entrega alguns buracos sim, é duro sim, mas é justo e não é nada desconfortável.
OFF ROAD
RENEGADE 7
DUSTER 2
No fora de estrada, o ângulo de ataque é de 30 graus para o Duster e 29.7 graus para o Renegade e o ângulo de saída é de 34.5 graus para o Duster e de 33.2 graus para o Renegade, mas altura livre do solo do Renegade é 22cm contra 21cm do Duster, no Renegade peguei um trajeto off-road, ela ia bem até que senti uma pancada vinda da traseira que me assustou, no Duster não cheguei a usar no off -road, mas tenho certeza que a pancada do Duster é muito maior nesse caso, infelizmente, afinal a suspensão por eixo de torção não pode fazer milagres, mas a irmã Oroch com suspensão independente se mostrou melhor nesse aspecto.
CONSUMO
RENEGADE 8
DUSTER 2
Nenhum deles pode ser considerado econômico, mas o Renegade surpreendeu na estrada, o Renegade fez 6.8KM/L contra 6.4KM/L do Duster com álcool, com gasolina foi de 8.8KM/L contra 8.3KM/L ambos na cidade, na rodovia foi de 10.2KM/L com álcool contra 8.3KM/L do Duster e 13.3KM/L do Renegade contra 10.8KM/L do Duster, bom aí pode ser que caixa longa do Renegade favoreceu o consumo, no Conpet os números do Renegade são de 6.7KM/L com álcool e 9.6KM/L com gasolina na cidade e o rodoviário é 7.4KM/L com álcool e 10.7KM/L com gasolina e o Duster 1.6 16V foi de 6.7KM/L com álcool e 10KM/L com gasolina e o rodoviário foi de 10.7KM/L com álcool e 7.4KM/L com gasolina.
PREÇO "CRU"
RENEGADE 8
DUSTER 3
Aqui números são números, o Renegade custa R$72.990 na versão Sport 1.8 16V hoje e o Duster Dynamique 1.6 16V custa R$69.990 e aí o Duster é mais barato.
AUTORIZADAS
RENEGADE 9
DUSTER 4
Vou dar um ponto para cada, o vendedor da Globo Renault(O Maicom Alemão) convidou para o test drive do Sandero R.S e da Duster Oroch e a DVA até chegou a dar chaveiro, foi muito gentil com o Renegade manual e os Mercedes-Benz C 180 e A 45 AMG, mas nos últimos tempos a parte da Mercedes-Benz está corrido para vender carro e na parte Jeep/Chrysler me pediram para falar com o marketing da DVA para ver o Renegade Diesel , se autorizarem eles topam. vou ter que ver isso com mais detalhes, mas enfim não é uma crítica e para mim merecem um ponto somado para cada modelo, lógico que o atendimento de concessionária Premium da DVA ajuda é claro, talvez alguns se incomodem com o padrão popular da Globo Renault, mas isso não me chega a ser incomodo, afinal teve Sandero R.S e o Oroch convidado, então acaba dando o ponto igual, mas aí deixo para você achar o que for melhor e dentre as populares a Renault foi que a melhor me atendeu.
TOTAL
RENEGADE 9 X 4 DUSTER
VENCEDOR
JEEP RENEGADE SPORT 1.8 16V FLEX
O Jeep Renegade foi o vencedor, mas diferente do comparativo Sandero R.S contra Fox Pepper e Fiesta Sport que se você compra os dois últimos dá para chamar de trouxa aqui não: se você escolher o Renegade você leva o líder de mercado, bom espaço interno e excelente acabamento, mas vive com o porta - malas pequeno, já o Duster você também leva bom espaço interno, excelente porta - malas, mas peca numa coisa: acabamento é inferior infelizmente, ainda que a Renault melhorou no face-lift, mas não fez milagre, não vou ser chato e talvez a própria Renault sabe disso e já está providenciando a Captur nacional como opção acima do Duster.
OUTRAS VERSÕES
JEEP RENEGADE
1.8 16V manual: R$68.900
Logo abaixo da Sport manual vem rodas com aro de ferro.
Sport 1.8 16V Automático: R$77.900
É a Sport com câmbio automático.
Sport 2.nada 16V Turbo Diesel automática 4x4: R$99.900
Câmbio de nove marchas e motor Turbo diesel de 170CV e tração 4x4.
Longitude 1.8 16V Automática: R$84.900.
Adiciona equipamentos opcionais da Sport como de série e o mesmo motor da Sport.
Longitude 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 automática: R$114.900
Os mesmos equipamentos da Longitude Flex.
Trailhawk 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 automática: R$124.900 e traz bloqueio de diferencial e cinco tipos de piso diferente para o seletor.
Vale lembrar que o Renegade é o único a oferecer motor á diesel nessa categoria.
RENAULT DUSTER
Expression 1.6 16V: R$63.590
Logo abaixo da Dynamique, traz rodas com aro de ferro, mas a liga - leve pode ser opcional e perde equipamentos.
Dynamique 2.nada 16V manual: R$74.990
Logo acima da Dynamique 1.6 16V traz câmbio manual de seis marchas e o motor 2.nada 16V Flex.
Dynamique 2.nada 16V automático: R$77.990
Traz câmbio automático de quatro marchas no lugar do seis marchas.
Dynamique 2.nada 16V 4WD: R$82.490
Traz tração integral permanente, câmbio manual de seis marchas, suspensão traseira Multilink e o motor 2.nada 16V Flex.
Vale lembrar que na versão Expression ele assume a posição de utilitário esportivo compacto nacional mais barato do país.
VEJA OS NÚMEROS
RENEGADE DUSTER
0a100KM/H 12.2 13.2
CSU(KM/L) 6.8 6.4
CSR(KM/L) 10.2 8.3
0a100KM/H com gasolina 12.4* 13.7 *
CSU(KM/L) 8.8* 8.3*
CSR(KM/L) 13.3* 10.8*
* prováveis números com gasolina
JEEP RENEGADE SPORT 1.8 16V MANUAL
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, variável e Flex.
CILINDRADA: 1747cm3
DIÂMETRO X CURSO: 80.5 X 85.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12,5:1
POTÊNCIA: 130/132CVa5250RPM
TORQUE: 18.9/19.1KGFMa3750RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.24metros, largura 1.79metros, altura 1.72metros e entre - eixos 2.57metros.
OFF ROAD: Ângulo de entrada 29.7 graus, altura livre do sólo 22cm e ângulo de saída 32.3 graus.
PESO: 1393KG
PESO/POTÊNCIA: 10.7KG/CV com gasolina e 10.5KG/CV com álcool.
PESO/ TORQUE: 74.9KG/KGFM com gasolina e 72.9KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 260 litros e tanque de combustível 60 litros.
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, Direção elétrica, Coluna de direção regulável, Vidros/travas/Espelhos elétricos, ESP, Controle de tração.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Air Bag duplo de lateral, de cortina e de joelhos e central multimídia.
RODAS E PNEUS: Liga -leve aro 16, 215/85/R16
PREÇO: R$72.990.
RENAULT DUSTER DYNAMIQUE 1.6 16V
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada.
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 79.5 X 80.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 9,7:1
POTÊNCIA: 110/115CVa5750RPM
TORQUE: 15.1/15.9KGFMa3750RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.32metros, largura 1.82metros, altura 1.69metros e entre - eixos 2.67metros de entre - eixos.
OFF ROAD: Ângulo de entrada 30 graus, altura livre do solo 21cm e ângulo de saída 34.5 graus.
PESO:1202KG
PESO/POTÊNCIA: 10.9KG/CV com gasolina e 10.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 79.6KG/KGFM com gasolina e 75.1KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 475 litros e tanque de combustível 50 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS e EBD.
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas/ Espelhos elétricos e MediaNav.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Câmera de ré, Bancos de Couro e Piloto automático.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 205/60/R16.
PREÇO: R$69.990.
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