ESSA BASE DEU ORIGEM AO 507 E AO PRIMEIRO V8 ALEMÃO DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
A Segunda guerra causou feridas em 1945 e bem grandes, afinal além da Alemanha, Itália, Inglaterra e França estavam arrasadas no pós-guerra. A BMW voltou a produção, mas não de automóveis: panelas e outras coisas já que a marca estava sob controle soviético da Autoveio. Em 1948 voltou a produzir motos e em 1949 com dissolução da Autoveio alemã, voltou ao controle dos alemães.
Em outubro de 1951 na linha 1952 chegava os modelos 501/502 por fora eram "sedãs" (tipo um Fusca por assim dizer), ele media 4.73 metros de comprimento, 1.78 metros de largura,1.53 metros de altura e 2.83 metros de entre - eixos, o motor era longitudinal e a tração era traseira, O câmbio era manual de quatro marchas, o motor era o seis cilindros de 2 litros da família M337 que foi herdado do antigo 326 do pré-guerra(segunda guerra mundial) com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 66mm e o curso de 96mm o que totalizavam 1971cm3, a sua taxa de compressão era de 6,8:1 e com isso gerava 13.2KGFMa2000RPM e 65CVa4400RPM a potência já era revelada em valores líquidos e o carburador era de corpo simples. A sua suspensão utilizava barra de torção nos dois eixos, na dianteira era independente por braços duplos triangulares e na traseira era eixo rígido, os freios eram a tambor nas quatro rodas e a direção era setor e rosca sem fim.
O 501/502 chegava ao mercado alemão de início com motor seis cilindros de 2 litros e 65CV, mais tarde ele ia a 72CV e chegava o V8 2.6 de 100CV(105CV para os norte-americanos).
Em outubro de 1952 na linha 1953 nada muda, em março de 1953 o motor seis cilindros em linha de 2 litros passava a gerar 13.3KGFMa2750RPM e 72CVa4400RPM, em outubro de 1953 na linha 1954 o motor 2 litros passava a gerar 72CV também para o mercado norte-americano e estreava o BMW V8 OHV 2.6 foi o primeiro V8 alemão depois da segunda guerra mundial com bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 74mm e o curso de 75mm o que totalizavam 2580cm3, sua taxa de compressão é de 7:1 e com isso gerava 18.3KGFMa2500RPM e 100CVa4800RPM e 105CV para os norte-americanos e o V8 tinha carburador de corpo duplo. Em outubro de 1954 na linha 1955 várias novidades a primeira era o seis cilindros de 2.1 litros com carburador de corpo duplo também da família M337, o diâmetro cresceu para 68mm, o curso foi mantido e com isso totalizavam 2092cm3 e sua taxa de compressão era de 7:1 e com isso gerava 13.8KGFMa2500RPM e 72CVa4500RPM e para o mercado norte-americano era divulgado o valor bruto de 78CV e o V8 2.6 era mantido. Chegava o cupê e o conversível 503 que tinha o mesmo entre - eixos, o comprimento era de 4.75 metros, a largura era de 1.71 metros e altura era de 1.44 metros, além do câmbio manual ele tinha a opção de câmbio mais curto e estreava o BMW V8 OHV 3.2, o diâmetro crescia para 82mm e o curso se mantinha em 75mm o que totalizavam 3168cm3, sua taxa de compressão é de 7,3:1 e com carburador de corpo duplo gerava 22.6KGFMa2000RPM e indo até 4000RPM e 140CVa4800RPM, O conversível tinha o mesmo motor.
O cupê 503 com seu motor V8 3.2 de 140CV.
O Conversível também com esse motor e logo mais o V8 estava disponível para o 501/502
Em outubro de 1955 na linha 1956 o 501/502 ganhava o V8 3.2 OHV do 503 só que nele foi "estrangulado" com taxa de compressão de 7,2:1 e com isso gerava 21.3KGFMa2500RPM e 120CVa4500RPM, em junho de 1956 era vez do roadster 507 que media 4.38 metros de comprimento, 1.68 metros de largura, 1.27 metros de altura e 2.48 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: uma curta e outra longa, só que manual de quatro marchas e duas opções de motores ambas sendo o V8 3.2 OHV, aliás o seis cilindros desse artigo é 12 válvulas e o V8 é 16 válvulas. na primeira configuração os mesmos 140CV e a configuração com dois carburadores de corpo duplo e taxa de compressão de 7,8:1 gerava 24KGFMa4000RPM e 150CVa5000RPM graças aos comandos de válvulas mais bravos.
O Roadster chegava ao mercado com motor V8 OHV 3.2 de 140CV e 150CV e mais tarde ganhava a versão High Compression com 165CV.
Em outubro de 1956 na linha 1957 nada muda, em abril de 1957 chegava a versão Super com a potência de 140CV dos cupê e conversíveis 503. Em outubro de 1957 na linha 1958 nenhuma alterações nos modelos, em outubro de 1958 na linha 1959 nenhuma alteração nos modelos 501/502/503 e para o 507 ele ganha versão High Compression do V8 3.2 OHV a taxa de compressão sobe para 9:1 e com isso gera 25KGFMa4000RPM e 165CVa5000RPM ganhou 15CV com o aumento da taxa de compressão. Em outubro de 1959 na linha 1960 os modelos 503(cupê e conversível) e o 507 e o 501/502 ficava apenas com o motor V8, o seis cilindros dava o seu adeus. Em outubro de 1960 na linha 1961 eles são renomeados: 2600 e 3200 de início sem alterações nos motores V8. Em outubro de 1961 na linha 1962 chegava o 3200 S com a taxa de compressão de 9:1 herdado do 507 e o comando de válvulas mais bravo o V8 3.2 OHV gerava 24.5KGFMa3600RPM e 160CVa5600RPM e para o mercado norte-americano ele tinha o valor bruto de 185CV. em março de 1962 o V8 2.6 passou a gerar 18.6KGFMa3000RPM e 110CVa4900RPM graças a taxa de compressão de 9:1 e para o mercado norte-americano tinha o valor bruto de 127CV e chegava o modelo 3200 CS, ele tinha a carroceria desenhada por Bertone, ele media 4.83 metros de comprimento, largura de 1.72 metros e altura de 1.46 metros , o entre - eixos foi mantido e o câmbio manual de quatro marchas e o motor era o V8 3.2 OHV de 160CV.
O BMW 3200 CS chegava ao mercado com motor V8 3.2 OHV de 160CV.
Em outubro de 1962 na linha 1963 o 3200 L de 140CV dava adeus, só fica o 2600 e o 3200 S e já o 3200 CS não mudava nada, em outubro de 1963 na linha 1964 nada mudava nos modelos, em março de 1964 o 2600 L dava o seu adeus, em outubro de 1964 era vez do 3200 S e com isso o adeus dos modelos 501/502, mas a plataforma resistiu até o fim do 3200 CS em outubro de 1965. o 501/502 foi sucedido pelo Neuersix e o 3200 CS foi sucedido pelos cupê de Neuer Classe.
Essa plataforma foi a primeira base da BMW feita no pós-guerra, foi o primeiro alemão a ter motor V8 depois da segunda -guerra e herdou o motor seis cilindros da pré-segunda guerra e ainda gerou uma família que deu origem ao carismático 507.
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