A SEGUNDA GERAÇÃO TROUXE NOVIDADES NA FORD BRASILEIRA, MAS TEVE O SEU FIM ANUNCIADO, MAS PODE SER SALVO
O Ford Cargo original já trouxe muitas novidades dentro da Ford brasileira e no próprio mercado nacional, querendo ou não, foi ele que popularizou os "cara-chata", lembre-se que na época os Volkswagen "capengavam" no mercado por "herança maldita" da Chrysler, enfim, entre outros motivos.
Mas 26 anos se passaram muita coisa mudou, os Cargos mais potente sofriam a falta de cabine leito( no 4532e era mais sentido), a Volkswagen tinha assumido a liderança e lançado os Constellation, a Mercedes-Benz tinha renovado a sua linha com Acello, Atego e Axor(não estou contando o Actros aqui), sem contar a entrada de Scania( modelos P) e Volvo(VM), então a renovação do Ford Cargo era mais que necessária .
A Ford vendeu as operações de caminhões na Europa para Iveco e nos EUA o maior caminhão é o F-750 equivalente ao nosso antigo F12000 que já saiu de linha, então os olhos se voltaram para onde? Turquia.
Na Turquia, a Ford tem uma parceria com a Otosan, que já quase centenária, na mesma época que havia empregado o facelift no nosso Cargo, a Turca tinha lançado um novo modelo e lógico o modelo brasileiro já estrearia o facelfit.
A CHEGADA AO MERCADO: O modelo é lançado em fevereiro de 2011, a nova cabine além de ser derivado do modelo turco, tem o facelift com o design inspirado nos automóveis, lógico que quem ficou de fora foram os Cargos leves(712 e 815), já dos médios para cima foram todos renovados, estreava nos modelos 1417,1517,1717,1722,2422(6x2), 2428(6x2), 1932R, 1932 Cavalo-mecânico, 2622(6x4), 2628(6x4), 2632(6x4) e 3132(6x4) deu para ver que a Ford de início, manteve os motores do modelo antigo, afinal segundo a Ford na época os modelos Euro V não estavam prontos, no caso dos modelos 4x2(com exceção do 1932R),6x2 e 6x4, o tanque era de 275 litros, já o 2428 poderia vir com um outro tanque de 275 litros opcional totalizam 550 litros, já os 1932, 1932R vinham de série com dois tanques de 275 litros que totalizavam 550 litros. Já nos motores, os modelos com final 17(1417,1517 e 1717) vinham com o motor Cummins Quatro cilindros Série B 3.9 de injeção common-rail, o seu diâmetro era de 102mm e o curso era de 120mm o que totalizavam 3920cm3 e com isso geravam 61KGFM a 1500RPM e 170CV a 2500RPM, já os modelos com final 22(1722,2422,2622) vinham com o Cummins seis cilindros Série B 5.9, que repetia o diâmetro x curso, era basicamente o 3.9 com dois cilindros a mais que gerava 83KGFM a 1500RPM e 220CV a 2500RPM, já os modelos com final 28(2428 e 2628) vinham com a calibração mais forte do Cummins seis cilindros Série B de 5.9 litros com seus 96.8KGFM a 1500RPM e 274CV a 2500RPM e por último para os modelos com final 32(1932,1932R,2632 e 3132) era o Cummins Seis Cilindros Série C de 8.3 litros, o seu diâmetro era de 114mm e o curso era de 135mm o que totalizavam 8270cm3 e que gerava 131KGFM a 1300RPM e vai até 1600RPM e 320CV a 2000RPM, todos os motores aqui com injeção common-rail, comando de válvulas no bloco, bloco e cabeçote de ferro, mas com cabeçote de 16 válvulas(ou 24 válvulas) para os 3.9 e 12 válvulas para o 8.3 litros. Nos câmbio os modelos chassi rígido tinham câmbio manual de seis marchas, já o 1932 tinha o manual de 16 marchas e os modelos 6x4 tinham câmbio manual de 10 marchas.
O 1517 chega ao mercado com motor quatro cilindros 3.9 16V de 170CV
O 1717 com o mesmo motor do 1517
O 1722 com motor seis cilindros 5.9 24V calibrado para gerar 220CV
O 2422 que é a versão 6x2 do 1722
O 2428 com motor Seis cilindros 5.9 de 274CV
O 1932R com motor seis cilindros 8.3 de 320CV
O 1932 cavalo-mecânico com o mesmo motor do R
O 2622 com o mesmo motor do 1722 e 2422
O 2628 com o mesmo motor do 2428
O 2632 com o mesmo motor do 1932R e 1932
O 3132 com o mesmo motor do 1932 e 1932R e todos motores Cummins
Outra novidade era a cabine-leito para os modelos 2422, 2428 e 1932, sendo opcional no 1932R, e mal tinha lançado a nova geração a Ford trouxe mais mudanças.
A CHEGADA DOS NOVOS MOTORES em outubro de 2011 chegavam os novos motores Euro V e todos é claro fornecidos pela Cummins, o 1417 virava 1419, o 1517 virava 1519. o 1717 virava 1719, o 1722 virava 1723, o 2422 virava 2423, o 2428 virava 2429, o 1932 virava 1933, o 1932R, virava 1932R, o 2622 virava 2623, o 2628 virava 2629 e o 3132 virava 3133. Mas não era só uma mudança de nomenclatura, ou apenas uma atualização para o Euro V, os motores recebiam mudanças, para os modelos final 19 o Cummins quatro cilindros 3.9 era substituído pelo 4.5, o seu diâmetro era de 107mm e o curso era de 124mm o que totalizavam 4462cm3, a sua taxa de compressão era de 17,3:1 e com isso gerava 66.1KGFM a 1600RPM e vai até 1900RPM e 189CV a 2300RPM, já para os modelos com final 23 estreava estreava novo Cummins Seis Cilindros também da Série B, era basicamente o 4.5 com dois cilindros a mais, com isso a cilindrada ia para 6693cm3, vamos arredondar para 6.7 e com isso gerava 83.7KGFM a 1100RPM e vai até 1800RPM e 230CV a 2300RPM, para os modelos final 29 esse mesmo motor seis cilindros gerava 96.9KGFM a 1200RPM e vai até 2100RPM e 290CV a 2300RPM e para os modelos 33 estreava o novo motor Cummins ISL 8.9 litros, o seu diâmetro é de 114mm e o curso é de 144.5mm o que totalizavam 8850RPM e com isso gerava 132.6KGFM a 1000RPM e vai até 1500RPM e 334CV a 2100RPM, esse motores contam com bloco e cabeçote de ferro, 4 válvulas por cilindro(16 nos quatro e 24 nos seis cilindros), turbo, intercooler e injeção common-rail, sendo o turbo variável no Cummins ISL, o Cummins ISL substituiu o ISC, na verdade aproveito: nesse caso é Série L, assim com o antigo é Série C.
O 1419 estreava o motor Cummins 4.5 litros 16V de 189CV
O 1519 com o mesmo motor do 1419
O 1719 com o mesmo motor do 1419 e 1519
O 1723 com motor Cummins seis cilindros 6.7 litros 24V de 230CV
O 2423 com o mesmo motor do 1723
O 2429 com o mesmo motor do 1723, mas calibrado para 290CV
O 2623 com o mesmo motor do 1723, esse um 6x4
O 2629 com o mesmo motor do 2429, também 6x4
O 1933(aqui já com o câmbio Torqushift) e o motor Cummins seis cilindros 8.9 24V de 334CV
O 3133 com o mesmo motor do 1933, e esse sendo um 6x4.
Em abril o facelift é aplicado ao modelo turco e ele fica igual ao nosso(tirando a motorização, lá de fabricação própria da Ford turca), em outubro de 2013 chegavam os novos modelos 2042 e 2842, no caso desse último era 6x2, dois cavalos-mecânicos, o câmbio era o manual-automatizado de 12 marchas, já o motor pela primeira vez na história da Ford brasileira(e talvez única, ou não, vai depender do futuro) um caminhão Ford usa motor Iveco, no caso se trata de um 10.3 litros, infelizmente não temos diâmetro x curso, mas o Cursor 10 gerava 194KGFM a 1000RPM e vai até 1500RPM e 420CV a 2100RPM, o motor é um seis cilindros em linha, a sua taxe de compressão de 16,5:1 e o tanque aumentava: passava a ter dois tanques de 325 litros o que dava o total de 650 litros, pela primeira vez o Cargo rompia a barreira dos 400CV.
O Cargo 2042 estreava o motor Iveco seis cilindros 10.3 litros de 420CV
O 2842 era a versão 6x2 do 2042.
Em outubro de 2014 na linha 2015 os cavalos-mecânicos ganhavam o sobrenome Trator e ganhava um modelo menor: o 1729 Tractor com o mesmo motor do 2429 e o 2429 ganha a opção do câmbio manual de 9 marchas, além do de seis marchas.
O 1729 Tractor com o mesmo motor do 2429
Em outubro de 2015 como linha 2016 ela lança o 1723 Collector voltado a entregas urbanas, ele aproveita os para-choques dos modelos 6x4, o motor era o mesmo do 1723 "Comum".
O 1723 Collector chegava ao mercado
Em fevereiro de 2016 como linha 2017 estreava o câmbio manual-automatizado Torqshift nos modelos 1723, 1723 Colletctor, 1729 Rígido, 2429,1729 Tractor esses sendo com 10 marchas e o 1933 Tractor que nessa configuração com 16 marchas. em março era vez dos 3133 6x4 ganhar o câmbio manual-automatizado Torqshift, mas com 12 marchas. Em outubro de 2016 completando a linha 2017 era vez do 1519 e do 1719 receberem o câmbio Torqshift e aí era com 9 marchas.
Em abril de 2018 chegava a linha 2019 com os modelos Cargo Power, eram os modelos 1731R, 1731 Tractor, 2431, 2631,3131 , estreava o inédito 3031 8x2, 1731R Torqshift, 1731 Tractor Torqshift, 2631 Torqshift, 3031 Torqshift que era o 8x2 que estreava, 3131 Torqshift, 1731 Tractor Torqshift, no caso dos modelos manuais era mantida as opções de câmbio presentes nos modelos com final 29 equivalentes, e no caso dos Torqshift os 29 com câmbio equivalente. Todos estreava o novo motor Cummins Série B seis cilindros 6.7 24V Turbo Diesel com alterações para gerar 112KGFM a 1100RPM até 1900RPM e 306CV a 2100RPM, já o tanque de combustível do modelo 6x2 seguia os cavalos-mecânicos com exceção dos modelos com final 42 que tem um tanque maior.
O 1731R com o motor Cummins seis cilndros 6.7 24V Turbo Diesel de 306CV
O 2431 com o mesmo motor
O 1731 Tractor com o mesmo motor
O 2631 6x4 com o mesmo motor
O 3131 6x4 com o mesmo motor
O 3031 8x2 com o mesmo motor.
A "BOMBA INESPERADA": Em fevereiro de 2019 a Ford anuncia que vai fechar fábrica de São Bernardo do Campo-SP, o Fiesta ia dar adeus era pedra cantada, mas os caminhões? afinal a Ford é a quarta colocada no mercado de caminhões, só atrás da Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo. A participação de mercado é de 12%, sendo que a líder tem 22.9%, não é algo se jogar fora, mas a matriz em Dearborn, Michigan, resolveu jogar, mais a falta de "jogo de cintura" do "Posto Ipiranga", isso acabou caindo no colo além da imprensa, caiu no colo prefeito Orlando Morando e do governador João Dória, parecia o fim, a Ford anunciou que as vendas continuaram até acabar o estoque.
SERÁ QUE A CAOA VAI COMPRAR? A Caoa já confirmou que está em negociações para compra da fábrica,mas ainda nada concreto, segundo o governador tem mais três interessados, se for tudo ok, ao menos os caminhões poderão ter um desfecho diferente.
O Cargo de segunda geração trouxe muitos avanços como cabine leito, motor Iveco nos modelos mais potentes(até hoje o único caminhão Ford brasileiro a usar motores de rivais, descontando é claro Cummins e MWM usados por Volkswagen por exemplo, mas aí são de fabricantes de motores independentes e não de um fabricante de motores e caminhões). Teve seu fim anunciado, mas poderá será salvo.
Comentários
Postar um comentário