MERCEDES-BENZ LANÇA SUA NOVA GERAÇÃO DE VANS: NOVA SPRINTER CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO

NOVA SPRINTER É LANÇADA NO MERCADO BRASILEIRO 

A Mercedes-Benz lançou a terceira geração da Sprinter no mercado brasileiro, a primeira foi lançada em 1998 e foi até 2012, curiosamente começou a carreira com motor Maxion International e em 2002 unidade própria da Mercedes-Benz, em 2012 estreou a segunda geração e agora é a vez da terceira geração.

   Por fora ela ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choque, capô e na traseira novas lanternas e vidro traseiro(no caso dos modelos Van e Furgão, além desses ela está disponível na carroceria chassi-cabine), a versão chassi-cabine na versão 314 mede 5.87 metros de comprimento, 2.02 metros de largura, 2.29 metros de altura(2.21 carregado) e 3.66 metros de entre -eixos,  o 313 Extra longo mede 6.70 metros de comprimento e 4.32 metros de entre - eixos, mas mantém largura e altura, o 416 Longo mede 5.95 metros de comprimento,  mantém a largura, 2.33 metros de altura(2.24 metros carregada) e o entre - eixos é o mesmo do 313, mas é rodado duplo, o 516 Longo mede 6.10 metros de comprimento, 2.36 metros de altura( 2.27 metros carregado) e o entre - eixos é o mesmo dos 313 e 416 e por último o 516 Extra Longo que mede 6.86 metros de comprimento,2.35 metros de altura(2.26 metros carregada) o entre - eixos é o mesmo do 313 Extra Longo. 

                                                
A versão chassi-cabine segue nas opções 313, 416 e 516 sendo a primeira e a última com a opção do extra longo.

 Se você pensa que acabou, já adianto que ainda não, temos o Furgão que na versão 314CDI que mede 5.27 metros de comprimento, mantém a largura do chassi-cabine, 2.33 metros de altura(2.27 metros carregado) e 3.25 metros de entre - eixos, o Furgão 314 Longo mede 5.93 metros de comprimento e 3.66 metros de entre -eixos, já altura e largura se mantém, o Furgão 314 Longo 10.5m3 mede 2.62 metros de altura, mas mantém as dimensões do Longo é o Furgão com teto elevado e o Furgão 314 Extra Longo mede 6.97 metros de comprimento e 4.32 metros de entre -eixos, a altura repete o Furgão Longo 10.5m3, o 416 e 516CDI tem as mesmas medidas com exceção da altura do modelo 516 CDI Extra Longo 15.5m3, antes altura dos modelos o 416CDI de 7.5m3 e de 9m3 tem 2.38 metros de altura(2.27 metros carregado), o 416CDI de 10.5m3 mede 2.67 metros de altura(2.55 metros carregado), o 416 CDI de 14m3 mede 2.63 metros de altura(2.57 metros carregado), o 516 CDI de 14m3 mede 2.70 metros de altura(2.59metros carregado) e por último o 516 CDI de 15.5m3 que mede 7.37 metros de comprimento, mantém o entre - eixos dos 416 e 516 e altura é a mesma do 516CDI de 14m3 e por último temos o Furgão Vidrado nas versões 416 CDI de 10.5m3, 416 CDI de 14m3 e o 516 CDI de 15.5m3, no caso as medidas são equivalente aos furgões não vidrados, com exceção da altura, o 416 CDI de 10.5m3 tem 2.85 metros de altura com ar condicionado e sem o ar condicionado a mesma altura do furgão sem vidro equivalente, o 416 CDI de 14m3 repete as mesmas medidas e do 10.5m3 vidrado e sem ar repete o 416 CDI furgão convencional e por último o 516 CDI de 15.5m3 que mede 2.91 metros com Ar Condicionado e sem o Ar Condicionado mantém a altura do 516 CDI furgão normal.

                                               
O Furgão também chega nas versões 314, 414, 416 e 516 e no caso com opções normal, longa e extra longa.

  E por último temos as Vans 416 CDI e 516 CDI que repetem as medidas dos furgões equivalentes a única diferença é altura já que com Ar Condicionado de série o 416 CDI vai a 2.53 metros , o 416 CDI Teto Alto vai a 2.82 metros, o 516 CDI Teto Alto vai a 2.87 metros ou 2.86 metros na configuração com 21 lugares(contando com o motorista).

                                                
A Van também está disponível nos modelos 416 CDI e 516 CDI 

Ela pode levar 21 pessoas(contando com motorista) na configuração máxima

 Por dentro pelo visto é um carro de trabalho, é bem mais simples que qualquer automóvel Mercedes-Benz o que já era esperado, só que não se esperava ela vir com a central multimídia MBUX, as versões Van e Furgão Vidrado trazem Ar Condicionado, sendo de série na Van e opcional na Vidrada, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável e Direção elétrica, Controle de estabilidade que atua sobre os ventos laterais, enfim é uma lista boa para um utilitário, a capacidade de carga do modelo chassi é de 1620KG para o 314 Longo, 1580KG para o 314 Extra Longo, 2.220KG para o 414 Longo, 2940KG para o 516 Longo e 2900 para o 516 Extra Longo. 

                                            
Painel é simples, mas bonito, volante pelo visto veio do Classe C 

Central Multimídia MBUX 

 Já para o Furgão a capacidade de carga é de 1320KG para o 314 Furgão Curto, 1260KG para o 314 Furgão Longo, 1240KG para o 314 Furgão de teto Alto(10.5cm3) , 1020KG para o Extra Longo 314 14m3, 1920KG para o Furgão 416 7.5m3, 1860KG para o Furgão 416 9m3, 1840KG para o Furgão 416 10.5m3, 1620KG para o Furgão 14m3, 2340KG para o Furgão 516 de 14m3 e 2130KG para o Furgão 516 de 15.5m3,  Já o Furgão Vidrado 416 Longo com Ar Condicionado leva 1790KG e sem Ar Condicionado 1840KG, o Furgão Vidrado 416 Extra Longo leva 1570KG com Ar Condicionado e 1620KG sem ar condicionado e o Furgão 516 Extra Longo de 15.5m3 leva 2260KG com Ar Condicionado e 2310KG sem Ar Condicionado e a Van no caso o 416 CDI pode levar 10 pessoas ou 15 pessoas(contando o motorista), o 516 CDI pode levar 18 pessoas ou 21 pessoas(contando o motorista), vale lembrar que os modelos 416 e 516 tem rodado duplo, ao passado que o 314 tem rodado simples.

      O câmbio é o manual de seis marchas, ela tem duas opções de motor ambas OM 651 2.2 (na verdade 2.15...)16V Biturbo Diesel com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, injeção common-rail é claro biturbo e sendo á diesel, nas versões com final 14 ela gera 33.7KGFM a 1700RPM e vai até 2200RPM e 143CV a 3800RPM e os modelos final 16 tem esse  mesmo motor, mas calibrado para gerar 36.4KGFM a 1200RPM e 163CV a 3800RPM. A sua suspensão na dianteira é Independente com feixe molas transversais e na traseira eixo rígido com feixe de molas, os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

                                                 
O motor 2.2 16V Biturbo Diesel tem duas opções: 143CV para os final 14 e 163CV para os final 16 

Infelizmente não achei o preço de exatamente todos, mas o chassi custa R$130.700 na versão 314, o Furgão custa R$142.200 também no modelo 314 e o modelo de passageiros custa R$178.900 no modelo 416

Comentários