MORTO E ENTERRADO: CHEVROLET COBALT DÁ ADEUS OFICIAL AO MERCADO

SEDÃ COMPACTO DA CHEVROLET DÁ ADEUS DEPOIS DE NOVE ANOS DE MERCADO.

Enquanto eu estava preparando para fazer avaliação do Tracker(sim, vamos ter avaliação dela por aqui), decidi dar uma olhada na linha da Chevrolet Brasileira e eis que surge algo bem interessante: O Cobalt não está mais lá, então a GM do Brasil decretou oficialmente seu enterro, afinal o Onix Plus um carro muito melhor atraiu mais clientes.

  Por mim, a GM já deveria ter decidido pelo fim dele no lançamento do Onix Plus, mas decidiu manter ele em linha, mas não durou muito: o Onix Plus engoliu as vendas dele. 

   Ele foi lançado em outubro de 2011 ele era feito na plataforma Gamma/GSV que media 4.48 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.52 metros de altura e 2.62 metros de entre -eixos, o câmbio era manual de cinco marchas e o motor era o veterano Família I 1.4 Econoflex com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 13.2KGFM a 3250RPM e 97CV a 6000RPM e com álcool vai a 13.5KGFM e 102CV nas mesmas rotações, mas o motor 1.4 era fraco para o carro especialmente no torque e ele vinha em três versões de acabamento: LS, LT e LTZ.

                                                 
O Cobalt chega ao mercado com motor 1.4 de 97CV com gasolina e 102CV com álcool 

E ele foi lançado como linha 2012, em Junho de 2012 chegava a linha 2013 que trazia o motor Família I 1.8 a reboque vinha o câmbio automático de seis marchas, só que ele agora gerava 16.4KGFM a 3200RPM e 106CV a 5600RPM e com álcool vai a 17.1KGFM e 108CV nas mesmas rotações,  além do câmbio automático, o motor 1.8 estava disponível com câmbio manual de cinco marchas, presente nas versões LT e LTZ e tinham rodas escurecidas.

                                               
O Cobalt recebe o motor 1.8 de 106CV com gasolina e 108CV com álcool 

 Em outubro de 2013 na linha 2014 sem alterações, em julho de 2014 na linha 2015 perde as setas repetidoras laterais e e a LTZ 1.4 deixa de ser oferecida e com isso ficam assim: LS 1.4, LT 1.4, LT 1.8 e LTZ 1.8 as últimas com câmbio automático.

O FACELIFT em dezembro de 2015 como linha 2016 ele recebe um facelift extenso: grade dianteira, faróis, para-choques, vira um carro bem mais bonito, além disso agora as versões eram LT, LTZ e Elite, a LS dá adeus, o motor 1.4 só estava disponível na LT e apenas para  frotistas, já para o publico comum ele só vinha com o 1.8 e a Elite apenas com câmbio automático.

                                                 
Nova grade dianteira e novas lanternas e no ano seguinte o motor 1.8 vai a 111CV  no álcool e 106CV na gasolina.

Em setembro de 2016 como linha 2017 ele ganha câmbio manual de seis marchas no lugar do de cinco marchas e o motor Família I 1.8 recebe bobinas individuais de ignição é renomeado SPE e com isso passa gerar 16.8KGFM a 2800RPM e 106CV a 5200RPM com gasolina e com álcool vai a 17.7KGFM e 111CV nas mesmas rotações e ele vem apenas nas versões LTZ e Elite, a LT agora é de frotistas seja com motor 1.4 ou 1.8. Em Outubro de 2017 ele não tem alterações. em outubro de 2018 na linha 2019 nada muda e a última mudança foi em outubro de 2019 na linha 2020 quando perdeu a LT para frotistas e a Elite para abrir espaço ao Onix Plus, só ficou nas versão LTZ com câmbio manual ou automático, mas não resistiu as boas vendas do novo modelo, mais moderno em tudo(inclusive motor)  e em fevereiro já havia deixado de ser fabricado agora ele está oficialmente morto e enterrado.

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