DKW Vemaguet e seus parentes alemães e uma resenha dos modelos argentinos.

O PRIMEIRO CARRO NACIONAL É UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO HOJE EM DIA.
As peruas nacionais e importados da Argentina e México tem Fiat Palio Weekend,Peugeot 207 SW,Renault Mégane Gran Tour,Volkswagen Jetta Variant.... e só,mas em outubro de 1956 saias as lojas o primeiro carro nacional era o DKW Vemaguet ela é uma espécia em extinção hoje em dia,ela media 4.17metros de comprimento,1.64metros de largura,1.49metros de altura e 2.45metros de entre -  eixos,o câmbio é manual de quatro marchas com alavanca no assoalho e o motor é o DKW de três cilindros,dois tempos aliás o primeiro e o único na produção nacional a ter ter cilindros,o seu diâmetro é  74mm e o curso é de 76mm,a taxa de compressão é de 7,3:1 e com isso gera  8KGFMa2700RPM e 44CVa4500RPM e a sua suspensão era dependente tipo eixo-rígido com feixe de molas nos dois eixos,em outubro de 1957 na linha 1958 nada muda,em outubro de 1958 na linha 1959 nada muda,em outubro de 1959 na linha 1960 chegava a versão sedã renomada 1000,que tinha o mesmo chassi,o mesmo motor e a mesma o câmbio,4.32metros de comprimento,1.64metros de largura,1.49metros de altura e 2.45metros de entre - eixos e como todos os nosso automóveis hoje,o motor e a tração são dianteiros sendo o motor longitudinal e o chassi separado da carroceria com o Fusca.
O sedã renomeado Belcar chegava ao mercado e o mesmo motor 1.nada de três cilindros da Vemaguet com 44CV.
Em agosto de 1960 foi feito o teste do modelo 1000,foi de 0a100KM/H em 31.3segundos,chegou a 122KM/H,o seu consumo médio de 6.5KM/L durante o teste,em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,um defeito grave era as portas suícidas que deixavas as mulheres de saias loucas e o motor dois tempos que comia óleo á toa,em outubro de 1961 na linha 1962 o sedã é renomeado Belcar e chegava ao mercado nacional o Candango que era a versão nacional do Munga que tinha tração dianteira e tração nas quatro rodas e o mesmo motor,câmbio e suspensão.
                                           O Candango chegava ao mercado nacional e o mesmo motor 1.nada,mas a novidade era a opção de tração 4x4.
Em outubro de 1962 na linha 1963 chegava o Fissore,ele mede 4.48metros de largura,1.62metros de largura,1.44metros o mesmo entre - eixos.
O DKW Fissore chegava ao mercado,mas a DKW dizia que o 1.nada tinha 60CV,isso era uma mentira era o mesmo motor dos outros.

em novembro de 1962 a Vemaguet era testada,na pista 0a100KM/H em 29.2segundos,chegou a 115KM/H,o seu consumo urbano foi de 13.2KM/L e 11.4KM/L com 450KG de cama,em agosto de 1964 o teste do Fissore ele foi de 0a100KM/H em 23.2segundos,chegou a 124KM/H e o consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.6KM/L,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em outubro de 1965 na linha 1966 o sedã renomado Belcar desde 1962 ganha alterações e a Vemaguet támbem,as portas passam a abrir  convencionalmente.
                        A portas se abrem convecionalmente agora no sedã Belcar.
As portas se abrem convencionalmente agora na Vemaguet.
Em outubro de 1966 na linha 1967 os modelos ganham a dianteira do Fissore e essa é a última alteração.
                               A Vemaguet ganha a dianteira do Fissore e era a última alteração.
 
 e em março de 1967 a Volkswagen compra a DKW e em outubro de 1967 os DKW dão adeus,na sua época eram os únicos carros com tração dianteira,até a chegada do Corcel em 1968.
Mas esse chassi foi usado pela Puma,assim como o motor de três cilindros,mas a carroceria era  de fibra-de-vidro é o GT Malzoni que usava a mecânica DKW foi lançado em outubro de 1966.
O GT Malzoni usava o mesmo motor 1000 dos DKW e tinha motor e tração dianteiros.
Em junho de 1967  ele foi testado,0a100KM/H em 18.8segundos,chegou a 143KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 13KM/H e em outubro de 1967 com o adeus dos DKW,os Puma migravam para o chassi do Fusca.
 Na Alemanha em 1948 chegava o DKW F89 que mantinha o mesmo chassi e duas versões de entre -eixos uma de 2.35metros e outra alongada de 2.45metros,o câmbio era manual de cinco marchas e o motor era do mesmo projeto do nosso 1000,só que na época tinha apenas dois cilindros,era dois tempos,o seu diâmetro era de 76mm e o curso também de 76mm o que totalizavam 684cm3 e com isso gerava 23CVa4500RPM e não temos dados de torque,é uma pena.
O F8 chegou ao mercado em 1948 e o motor era de 684cm3,o 0.7 que gerava 23CV.
Em outubro de 1949 na linha 1950 chegava a van da DKW a Schenallaster que seria a rival da Kombi e o motor era o mesmo do modelo F8.
A Schenellaster chegava ao mercado e o motor era o mesmo do F8 e aqui o motor é dianteiro a tração dianteira como é na maioria das vans modernas.

E ele seguiu sem alterações até 1953 quando chegou o 3=6 desculpe por problemas de doença eu não ter postado,mas agora chegamos ao modelo 3=6,o entre - eixos foi mantido na carroceria duas portas era de 2.35metros e na quatro portas era de 2.45metros,o câmbio era o mesmo e o motor dois tempos agora tinha três cilindros,o seu diâmetro era de 71 e o curso era de 76mm o que totalizava 896cm3 que gerava 7.2KGFMa3000RPM e 34CVa4000RPM.
Aqui o modelo 3=6 chegava ao mercado e o motor era o 900 dois tempos agora com três cilindros e 34CV,mais tarde esse motor passava a 40CV.
Ele foi lançado em março de 1953,em outubro de 1953 na linha 1954 nada muda,em outubro de 1954 na linha 1955 chega o conversível e o motor passava a 40CVa4200RPM e o torque agora era de 7.5KGFMa3500RPM
O Conversível chegava ao mercado e o motor era o 900 agora com 40CV.
Em outubro de 1956 na linha 1957 chegava o cupê Monza(nada a ver com o sedã da Chevrolet dos anos 1980 e 1990 no Brasil) com o mesmo motor só que mais leve e uma versão "envenanada" para 55CV que mantinha o torque e na mesma época chegava o jipe Munga ao mercado alemão e o motor era o mesmo do DKW Normal e chegava ao mercado a segunda geração do Schenellaster e o mesmo motor do DKW normal.

                      O cupê Monza chegava ao mercado mas poucas unidades produzidas.
O Munga chegava ao mercado e o motor era o mesmo 900 de 40CV.
O motor do DKW normal e chegava a 3=6 van e o motor agora era maior.
 

Em outubro de 1957 na linha 1958 nada muda,em outubro de 1958 na linha 1959 o adeus do Monza e em outubro de 1959 o 3=6 é subsituído pelo Auto Union 1000 que falaremos mais adiante,em outubro de 1957 chegava o Auto Union 1000 que herdava a mesma plataforma e o motor se manteve três cilindros e tinha o mesmo diâmetro de 74mm e o curso de 76mm e o motor gerava 8KGFMa3000RPM e 44CVa4500RPM nas carrocerias sedã e cupê de duas portas.
Aqui o Auto Union 1000 de duas portas com o motor 1000 de 44CV,mais tarde ganhou a versão "S" de 50CV e a SP de 55CV.
A Perua com o mesmo motor do Auto Union 1000 de 44CV.
                                                Aqui o SP Cabriolet com motor de 55CV.
Em outubro de 1958 chegava o conversível SP o motor era "envenenado" para 9KGFMa3500RPM e 55CVa4500RPM,em outubro de 1959 na linha 1960 chegava o modelo "S" que mantinha o torque e a potência passava a 50CVa4500RPM  e o motor 1000 chegava ao Munga  e seguiu até outubro de 1962 quando foi substituído pelo F102 e ele deu adeus e a Schenellaster também deu adeus e o Munga seguiu até outubro de 1968.
A VOLKSWAGEN ACABA RESSURGINDO DE UM JEITO DIFERENTE, em 1967 as quatro marchas que faziam parte Auto Union, entre elas DKW e Audi foram parar nas mãos da VW, a marca manteve a Audi e as quatro argolas, mas a DKW já não mais existia  e então diante dos pedidos do governo alemão para fazer um novo jipe e fora que precisaria de um substituto para o Type 181 conhecido como "Thing"(Coisa) derivado do Fusca que usava motores Volkswagen Boxer 1500 e 1600 refrigerado á ar, o primeiro com carburação simples gerava 9.9KGFMa2600RPM e 44CVa4600RPM e o segundo com carburação dupla gerava 11.6KGFMa2600RPM e 50CVa4600RPM e os valores eram líquidos.
                                      O "Thing" com motores 1.5 de 44CV e o 1.6 de 60CV
Mas em outubro de 1978 a Volkswagen resolver fazer uma profunda mudança no falecido Munga, ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques, disponível apenas com tração integral Quattro, câmbio manual de quatro marchas e duas opções de motores, agora ela abandonava o motor dois tempos, ele ganhava o quatro cilindros refrigerado á água, da família EA 827 que ficou conhecida aqui como "AP" a primeira opção era o 1.7 ou "AP 1700" o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1721cm3, a sua taxa de compressão é de 8,2:1 e dotado de carburador de corpo duplo e com isso gerava 13KGFMa3200RPM e 78CVa5200RPM e a segunda opção é o 1.6 á diesel, aliás é o mesmo que equipou a nossa Kombi, como curiosidade o curso era o mesmo do 1.7, mas o diâmetro caia para 76.5mm o que totalizavam 1588cm3, a sua taxa de compressão é de 23:1 e com isso gerava 9.5KGFMa2000RPM e 50CVa3400RPM e o resto seguia Munga/Candango.
O VW Iltis é basicamente o Munga que ressurgiu, mas com motores 1.7 de 78CV e o 1.6 á diesel de 50CV.
Pelas poucas vendas(a maioria para o exército alemão) ele acabou sendo longevo sendo aposentado em outubro de 1988 e sem mudanças no decorrer da sua vida.
   Na Argentina agora apenas uma resenha,infelizmente tentei conseguir fotos,mas não deu,então vai uma resenha,na Argentina foi lançado em outubro de 1960 a versão de quatro portas igual ao nosso Belcar,a perua igual a nossa Vemaguet e a van igual a Schnellaster,o câmbio era manual de quatro marchas para todos,assim como o motor 1000 de 8.5KGFMa2500RPM e 44CVa4000RPM,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em abril de 1962 o sedã era testado:0a100KM/H em 25.0segundos,chegou a 127KM/H e o seu consumo médio foi de 11.8KM/L em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 chegava o cupê Fissore que era a versão argentina do SP e o mesmo motor,em novembro de 1964 a perua era testada:0a100KM/H em 25.6segundos,chegou a 123KM/H e o seu consumo médio é de 11.3KM/L,em outubro de 1965 o Fissore dava adeus,em março de 1969 uma nova Schnellaster que ganhou o nome de Combi e era o mesmo chassi,mas em outubro de 1969 era a vez dos modelos argentinos darem adeus e a IME herdou a fábrica e passou a fazer o Rastrojero Frontalito herdado do Auto Union e o motor agora era o Peugeot 2.nada(na verdade 1.95) á diesel rebatizado de Idenox XD que gerava 12.1KGFMa2250RPM e 60CVa4500RPM,o seu diâmetro é de 88mm  e o curso é de 80mm e a taxa de compressão é de 21:1 e a cilindrada total é de 1946cm3 e seguiu sua carreira até outubro de 1979 quando deu adeus,pena não ter fotos,mas quer ver? vá ao site:www.cocheargentino.com.ar e alí você tem fotos e todos os detalhes técnicos.

 O nosso primeiro carro nacional foi feito sob-licensa pela Vemag e essa empresa a Volkswagen comprou,a fábrica hoje não sabemos o que ela faz.


 

 





 
 
 

Comentários