Salão do automóvel de São Paulo.

                                                           ESSE SALÃO AS MONTADORAS RESOLVERAM MOSTRAR NOVIDADES E NÃO FICARAM SÓ NO "EM CIMA DO MURO".
O Salão de 2012 entrará para a história como o melhor salão de todos os tempos,inclusive com dois conceitos mundiais que aportaram por aqui e lançamentos em versões e novos carros.e lógica a ausência do importador oficial de Ferrari e Masserati não apagou a festa.
                                                                            AUDI
A Marca das quatro argolas decidiu mostrar o novo A3 em versões duas portas e Sportback,além do R8 GT Spyder e do S7.
                                                                             A3
O novo Audi A3 chegará ao mercado nacional no início de 2013 na versão duas portas e depois chega a quatro portas chamada de Sportback,nos motores duas novidades a primeira é o EA 111 1.416VTFSi na versão de entrada o mesmo motor do A1 com 20.4KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 122CVa5200RPM e a segunda é o EA888 1.816VTFSi que gera 32.6KGFMa1750RPM e vai até 4700RPM e 170CVa3800RPM e vai até 6200RPM. ele perde o EA 113 2.nada 16V TFSI que nada mais é que um AP com cabeçote de fluxo cruzado,16 válvulas,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,turbo,intercooler e injeção direta.
S7
A versão esportiva do A7 chamada de S7 é mostrada no Salão,aqui o motor é o V8 TFSI de 4 litros com dois turbos,dois intercooler e injeção direta e com isso gera ótimos 66.3KGFMa1750RPM e vai até 5500RPM e 521CVa6000RPM é potência para dar e vender,mas o preço é alto e chega em Dezembro.
R8 GT SPYDER
Aqui o R8 GT Spyder está exposto,uma unidade está vendida,só falta a outra e é esta que está em exposição e o motor é o V10 FSi de 5.2 litros que gera 55.1KGFMa6500RPM e 560CVa8000RPM.
A1 QUATTRO.
O A1 de tração integral está em exposição,aqui ele tem desenho de rodas de liga-leve bem diferentes e o motor é o EA 113 2.nada 16V TFSi esse motor como eu já citei é nada mais nada menos o motor que equipa o A3 atual,mas na configuração que equipa o S3 e o TTS e com isso são 35.7KGFMa2500RPM e vai até 5000RPM e 265CVa6000RPM é o velho AP com cabeçote de fluxo cruzado,16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote,com turbo,intercooler e injeção direta(aliás o AP se chama EA 827 no exterior).
BMW
A marca alemã aproveitou o salão para lançar o M5 de nova geração que já citamos no blog e além dele aproveitou para mostrar o 650i Grand Coupé e o M135i e o anúncio da fabrica brasileira em Araquari-SC(perto de Joinville) para produzir o X1.
M135i
No ano que vem chega a versão esportiva do Série 1 é a M135i e o motor é dianteiro e a tração é traseira e o motor é o seis cilindros de 3 litros com dois turbos e dois intercoolers e injeção direta da família N55 e com isso gera 45.9KGFMa1250RPM e vai até 5000RPM e 320CVa5800RPM.
SÉRIE 3 HYBRID.
A versão Híbrida do Série 3 está para ser mostrada no salão,versão é chamada de Active Hybrid 3,o motor a combustão é o seis cilindros em linha de 3 litros,com dois turbos e injeção direta do modelo convencional e com isso gera 306CV e o motor elétrico gera 55CV e com isso ele no total gera 45.9KGFM de torque.
650i GRAND COUPÉ.
Depois do Mercedes-Benz CLS abrir a porteira,seguiram Porsche Panamera,Passat CC,Audi A/S5 e A/S7 e agora a BMW lança o  650i Gran Coupé,o motor é o N63 um V8 de 4.4 litros e dois turbos é o mesmo do M5 mas em configuração mais mansa e com isso gera 61.2KGFMa1750RPM e vai até 4500RPM e 407CVa5500RPM e vai até 6400RPM.
M6
Além do lançamento do sedã M5,chega o cupê M6,o motor é o mesmo V8 de 4.4 litros com dois turbo,dois intercooler e injeção direta do sedã que gera 69.4KGFMa1500RPM e vai até 5700RPM e 560CVa6000RPM e ele está para ser lançado no ano que vem.
CHERY
A marca chinesa,mostra um conceito,o Tiigo reestilizado e o futuro nacional que será chamado Celer.
CELER
O futuro nacional Celer chegará ao mercado no que vem,quando a fábrica estiver pronta e o motor será o Acteco 1.516V Flex que não teve dados revelados.
TIGGO
O Tiggo ganhou reforma na dianteira ele foi reformado na dianteira e o motor continua o mesmo Acteco 2.nada 16V que gera 18.2KGFMa4300RPM e 135CVa5700RPM.
TX
O conceito TX foi exposto no salão do automóvel,esse conceito conta com um motor 2.016V dotado de turbo e injeção direta com 196CV.
CHEVROLET
A GMB partiu para a renovação com o Cruze no final de 2011,depois veio o Cobalt,Cruze Sport6,Sonic,nova S10,Spin e nesse salão do automóvel aproveitou para lançar o Onix que já citamos,o Agile Easytronic,a Trailblazer que encerra os lançamentos de 2012 e o novo Malibu que pode chegar em 2013,além dos já conhecidos Camaro  e o Onix já foi citado e os seus preços também.
AGILE EASYTRONIC
A GMB entra de nova na área do câmbio manual-automatizado chamado de Easytronic pela GM,só que esse não é o mesmo da Meriva que era importado da Alemanha e fabricado pela Luk e esse é nacional feito pela Magnetti Marelli que pertence a Fiat e é de cinco marchas e isso acoplado ao motor Família I 1.4 EconoFlex que gera 13.2KGFMa3250RPM e 97CVa6000RPM e com álcool vai a 13.5KGFM e 102CV nas mesmas rotações.
TRAILBLAZER
Assim como a nova S10 que se chama Colorado no exterior ficou a cargo da GMB,a versão SUV  também e ela é chamada de TrailBlazer em todo mundo é a sucessora da Blazer,ela vem em única opção de acabamento:LTZ,única opção de câmbio:automática de seis marchas,duas opções de tração:traseira e integra(exclusivo do motor diesel) e duas opções de motores,a primeira é o Alloytec 3.6V624V á gasolina com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulvas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 33.2KGFMa4600RPM e 236CVa5600RPM e o CTDi 2.816V Turbo Diesel com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,turbo,intercooler e injeção common-rail e com isso gera 44.9KGFMa2000RPM e 180CVa4000RPM e na versão automática gera 47.9KGFMa2000RPM e mantém a potência é o mesmo da S10.o veterano Família II 2.4 Flexpower não estará disponível por enqüanto.
MALIBU
O Sedã grande da GM é mostrado na exposição é uma espécie de "anti-Fusion" e ele provávelmente será lançado em 2013 nos EUA ele tem quatro opções de motores disponíveis,a primeira é a Ecotec 2.416V SiDi com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acinoado por corrente metálica,coletores variáveis e injeção direta e com isso gera 23.8KGFMa4900RPM e 182CVa6200RPM,o Ecotec 2.516V de mesma concepção do 2.4 inclusive com injeção direta que gera 26.4KGFMa4400RPM e 197CVa6300RPM e o Ecotec 2.016V Turbo esse motor da mesma concepção dos outros,mas a única diferença é a turbina e com isso gera 36KGFMa1700RPM e vai até 5500RPM e 260CVa5500RPM qual desses motores vai vir ao Brasil,eu não sei.
CHRYSLER/DODGE/JEEP
A Chrysler hoje pertence a Fiat e duas novidades que estão aportando:Charger SRT8 e Durango.
CHARGER SRT8
O sedã com cara de bravo chega ao mercado,mas não é só cara,a versão SRT8 tem sob o capô o motor Hemi V8 392 de 6.4 litros,com bloco e cabeçote de alumínio,comando de válvulas no bloco acionado por varetas,câmera hemisféricas e duas válvulas por cilindro(16V) e com isso gera 65KGFMa4000RPM e 470CVa5500RPM é potência para dar e vender,chega em 2013.
DURANGO
O utilitário esportivo da Dogde também chega ao mercado e depois do Salão e o motor é o Pentastar 3.6V624V com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 35.7KGFMa4800RPM e 286CVa6400RPM e chega no final do ano.
SRT VIPER
O Viper só está aqui para exposição e em nova geração e o motor V10 512 de 8.4 litros é uma verdadeira usina de força,esse motor tem bloco e cabeçote de alumínio,comando de válvulas no bloco acionado por varetas,aliás em geração anterior ele era derivado do LA do qual o 318V8 conhecemos nos Dodge nacionais e com isso gera 82.9KGFMa4950RPM e 640CVa6150RPM é basicamente uma usina de força.
FIAT/FERRARI E MASSERATI
Os detaques da Fiat foram o 500C que já citamos,a série especial Interlagos para Uno e Palio,um Bravo tunado e série especial do 500 By Gucci e de Grand Siena e Linea,era só isso,no resto nada de novidades.
FERRARI 458
A Fiat aproveitou para mostrar a 458 Spyder,com o motor V8 de 4.5 litros,32 válvulas de injeção direta e com isso gera 55.1KGFMa6000RPM e 562CVa9000RPM.
MASERATI GRAN CABRIO
O GranCabrio também é mostrado no estande da Fiat,ele vem com o V8 de 4.7 litros,32 válvulas,injeção direta e com isso gera 47.9KGFMa4750RPM e 440CVa7000RPM.
 
 
FORD
A Montadora do oval azul resolveu botar para quebrar,colocou vários lançamentos,além dos já lançados Nova Ranger,Novo EcoSport e Novo Fusion em versão Ecoboost e Hybrid,resolveu mostrar mais versões do EcoSport e Fiesta reestilizado.
ECOSPORT 4WD E POWERSHIFT
O EcoSport já foi lançado,mas faltava complementar a linha,com as versões 4WD e automático,agora a versão 4WD tem as versões de acabamento:Freestyle e Titanium e nessa versão a suspensão por eixo de torção deu lugar a Independente tipo Multilink e o automático de quatro marchas deu lugar ao manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas chamada de Powershift na Ford e em ambos o motor é o Duratec 2.016V Flex com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletor variável e com isso gera 19KGFMa4250RPM e 141CVa6000RPM e com álcool vai a 19.7KGFM e 147CV nas mesmas rotações.
FIESTA/FIESTA ST
O Fiesta Hacht reestilizado é apresentado em Paris e agora em São Paulo,ele ganhou o "bocão da Royal" e a Ford aproveitou para mostrar a versão ST e esse Fiesta será feito em Camaçari-BA no ano que vem(o ST virá do México) e além do manual de cinco marchas,terá a opção do Powershift citado no EcoSport e o motor Zetec Sigma 1.616V Flex que tem bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 15.8KGFMa4250RPM e 110CVa5500RPM e com álcool vai a 16.9KGFM nas mesmas rotações e 115CVa6250RPM e a Ford planeja uma nova opção de motor parece que é o Zetec Sigma 1.416V Flex mas esse motor existe na europa e só á gasolina e com isso gera 13KGFMa4250RPM e 96CVa6000RPM e o ST vem com o Ecoboost 1.616V Turbo que é nada mais nada menos que o Zetec Sigma dotado com turbo e injeção direta e com isso gera 24.5KGFMa3500RPM e 180CVa6500RPM mas só virá em 2014.
FIESTA SEDAN
O Fiesta Sedan reestilizado aparece no Salão de São Paulo em estréia mundial,nos motores e câmbios os mesmo já citados no Hacht com exceção do Ecoboost 1.616V Turbo que é exclusivo do ST Hacht,já nos motores 1.416V e 1.616V ambos da Zetec Sigma já citados e o sedã será feito em São Bernardo do Campo-SP ao lado de Ford Ka e da Courier que se aposenta no ano que vem.
RANGER SPORT
Antes a Ford lançou a versão Sport da Ranger para dar sobrevida a picape,agora na nova geração a Ford resolve lançar uma versão Sport e o motor é o Duratec 2.516V Flex com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e com isso gera 24KGFMa4250RPM e 168CVa6000RPM e com álcool vai a 24.7KGFM e 173CV nas mesmas rotações,a Ranger Sport agora é mais potente.
FOCUS
O Focus atual está em exposição tanto nas versões Hacht como sedã,mas a Ford trouxe a versão americana do modelo que usa o motor Duratec 2.016V com injeção direta e com isso gera 20.2KGFMa4250RPM e 160CVa6000RPM ele será lançado no final de 2013 e aqui o motores serão o Zetec Sigma 1.616V e o Duratec 2.016V ambos Flex já citados em Fiesta e EcoSport.
MUSTANG
O Mustang sempre vem a passeio para o Brasil e desta vez não foi diferente e ele veio na versão Boss 302 que usa o motor Coyote V8 de 5 litros com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acinoado por corrente metálica,coletores variáveis e com isso gera 52.5KGFMa4250RPM e 444CVa7000RPM.é uma pena que a Ford não pretende trazer o modelo.
EVOS
O Evos é o carro conceito da Ford e segundo especulações dará origem ao Mustang de nova geração e especula-se como entrada o motor Ecoboost 2.316V Turbo é nada mais nada menos que o Duratec 2.316V que equipava Ranger e Fusion no passado,mas com turbo e injeção direta,o Ecoboost V6 3.5 e o V8 tradicional.
HONDA
A Honda também botou para quebrar,já chegou lançado Fit Twist e CR-V Flex e mostrou o Civic 2.0 Flex e a volta do Civic Si e anúnciou a nova fábrica no Brasil para fazer compactos.
FIT TWIST
O Honda Fit ganha a versão aventureira urbana chamada de Twist,ele tem como base a versão topo de linha do Fit,ele vem só com câmbio manual de cinco marchas e o preço é de R$57.900 para versão manual e R$60.990 para a automática  e o motor é o i-VTEC 1.516V Flex da família L com bloco e cabeçote de alumínio,comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e com isso gera 14.8KGFMa4800RPM e 115CVa6000RPM e com álcool mantém o torque e vai a 116CV nas mesmas rotações.
CR-V FLEX
Como reação a chegada de iX35 e Sportage Flex,a Honda lançou o CR-V Flex,com o sistema Flexon sem reservatório de partida á frio,o motor é o i-VTEC 2.016V da família R com bloco e cabeçote de alumínio,comando de válvulas variável e simples no cabeçote,coletores variáveis e com isso gera 19.3KGFMa4700RPM e 150CVa6300RPM com gasolina e com álcool vai a 19.5KGFMa4800RPM e 155CV nas mesmas rotações e ele vem nas versões LX(tração dianteira) e EXL(4x4) e o câmbio é o automático de cinco marchas e o preço é de R$86.915 para a LX e R$102.160 para a EXL.
CIVIC 2.0 FLEX
A Honda demorou para responder ao Corolla 2.0 e voltou a ter o Civic 2.0,mas desta vez não é o Si e nem o motor 2.016V da família K "estrangulado" e sim o 2.016V Flexon da família R que já citamos no CR-V e chega em Fevereiro e a reboque dela vem as versões LXR e EXR,a LXS continua com o 1.8 e câmbio manual de cinco marchas e o câmbio automático de seis marchas para o motor 2.0 e para a LXS 1.8 ao contrário do atual de cinco marchas.
CIVIC Si
Querem uma boa notícia? ou primeiro a má? a boa é o que o Civic Si vai voltar em 2014 agora em carroceria cupê,a má notícia é que ele vem como importado dos EUA,do falecido 2.0 nacional restou o câmbio manual de seis marchas,o motor continua da família K e sendo i-VTEC mas agora é 2.4 e com isso gera 23.5KGFMa4400RPM e 201CVa7000RPM perde na potência específica,mas ganha no torque em relação ao antigo.
                                                                            ACCORD
O Accord depois de ser "humilhado" pela geração antiga do Fusion,voltará em nova geração e desta vez importada dos Estados Unidos,o motor 2.0 da família R,dá lugar ao 2.4  da família K é o mesmo já citado no Civic Si,mas "amanssado" para gerar 25KGFMa3900RPM e 185CVa6400RPM  e o V6 de 3.5 litros que já citamos no Acura RDX abaixo.

                                                                            HYUNDAI
A Hyundai Motors do Brasil resolveu dividir o estante com a Caoa que ficará com o Tucson feito em Anápolis-GO e os importados.
                                                                              HB20X
O Compacto HB20 mal chegou ao mercado e já ganhou a versão aventureira é a X que está sendo exposta no Salão e será lançado em Janeiro,ele vem com as duas opções de câmbio:manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e o motor é o 1.616V Flex da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 16KGFMa4500RPM e 122CVa6000RPM e com álcool vai a 16.6KGFMa5000RPM e 128CV nas mesmas rotações.
ELANTRA 2.0 FLEX
Depois de Civic e Corolla,o Elantra ganha a opção do motor 2.nada  e flex,ele vem com câmbio manual ou automático ambos de seis marchas e o motor é o 2.nada 16V que pertence a família GEMA feita em parceria com a Chrysler e Mitsubishi tem bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e com isso gera 19.9KGFMa4800RPM e 165CVa6200RPM e com álcool vai a 21.1KGFM e 174CV nas mesmas rotações é o mesmo motor do iX35.
i30


A nova geração do i30 chegará em Março e agora o 2.nada ficará sem sucessor,na nova geração a estréia se dará pelo 1.616V já citado no HB20X e em março e em outubro do ano que vem chegará o 2.nada já citado no Elantra.
TUCSON FLEX
O Utilitário esportivo Tucson,mantém as opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e o motor do Tucson pertence a antiga família Theta,antiga? sim mas com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 19.4KGFMa4000RPM e 143CVa6000RPM e com álcool vai a 19.7KGFM e 146CV ficou mais potente com álcool e perdeu na gasolina.
JAC
A marca do Habib e que tem como garoto propaganda o Faustão,já anúnciou fábrica em 2014 no Brasil e aproveitou para mostrar duas novidades,lembrando que em 2010 ela mostrou J2,J3,J3 Turin,J5 e J6,agora ela vem com versão esportiva do J3 e o J2 agora com venda programada.
J2
O J2 chega ao mercado,ele é um compacto que cabe quatro lugares,o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o 1.416V(na verdade 1.35) desenvolvido pela AVL conta com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e com isso gera 14.1KGFMa4500RPM e 108CVa6000RPM e como o J2 é mais leve deve andar melhor e o seu preço é de R$30.990.
J3 SPORT
O J3 ganhou a versão Sport,aliás o Palio Sporting tem o mesmo motor 1.616V do Essence,assim como  Sandero GT Line tem o mesmo motor 1.6 do Sandero Privilége,o Nissan March SR tem o mesmo motor da S e da SV que é o 1.616V,nesse terreno o Ka Sport é o que tem o 1.6,mas a Ford podia ter ido mais longe com o Sigma 1.616V e agora a JAC lança o J3 Sport por fora aerofólio,grade dianteira preta e faixas laterais,na traseira os logos "Sport" e "1.5" indicam um motor mais potente e isso é o que deixa mais forte,o motor é o mesmo 1.516V VVT do J5 de mesma concepção do 1.4(na verdade 1.35) mas agora ele é Flex e sem reservatório de partida á frio e com isso com gasolina ele mantém os 15.5KGFMa4000RPM e 125CVa5500RPM e com álcool vai a 15.7KGFM e 127CV nas mesmas rotações,como  o J3 é bem mais leve que o J5 deve andar bem.
JAGUAR/LAND ROVER
Jaguar e Land Rover agora estão num estande só,no Salão do Automóvel e temos duas novidades,a primeira é o F-type e a segunda a nova Range Rover.
F-TYPE
O Jaguar mais belo de todos os tempos desde o E-Type é mostrado no Salão do Paulo,o preço deve estar nas alturas,mas o motor também está é o V8 de 5 litros com compressor mecânico que pertence a família AJ que vem com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e com isso gera 65.7KGFMa3500RPM e 510CVa6000RPM.
RANGE ROVER
A nova Range Rover chegará ao mercado no ano que vem e chegará na versão Vogue e o motor será o mesmo já citado no F-Type.
KIA
A Marca coreana chegou ao salão do automóvel e mostrou o novo Cerato,o Quoris e Optima Hybrid.
CERATO
O Cerato de nova geração é novidade até no mundo inteiro,a Kia já revelou e tem a mesma base do Elantra e aqui terá duas opções de câmbio:manual ou automática ambas de seis marchas e única opção de motor:a 1.616V Flex da família Gama já citada no HB20.
                                                                               QUORIS
O sedã feito na plataforma do Genesis e como este é o primeiro carro da marca com motor dianteiro e tração traseira,o câmbio é automático de oito marchas e o motor que virá para o Brasil é o Lamba 3.8V624V GDi com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica,coletores variáveis e injeção direta e com isso gera 40.3KGFMa4100RPM e 390CVa6000RPM é potência para não botar defeito e chegará ano que vem.
                                                                      OPTIMA HYBRID
O Optima apareceu no salão do automóvel em 2010 e foi lançado em 2012,agora é vez da versão Hybrid aparecer no salão,o motor é o GEMA 2.416V com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e com gasolina gera 180CV e o motor elétrico gera 41CV que totalizam 220CV e o torque é de 46KGFM e o preço ainda não estípuldo e não tem previsão de venda,mas está em "campanha" para convencer o governo.
LEXUS
A Lexus é a marca de luxo da Toyota e agora está de forma "independente" e com isso ela mostrou a sua linha e a estréia do ES 350.
ES 350
O ES 350 é nada mais nada menos que um "Camry de grife" mantém o mesmo chassi com motor dianteiro e tração dianteira,o mesmo câmbio automático seqüencial de seis marchas e o mesmo motor  VVT-i 3.5V624V da família GR com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica,coletores variáveis e com isso gera 35.3KGFMa4300RPM e 277CVa6200RPM e o seu preço é de R$198.000.
LFA
O Superesportivo da Lexus está só com uma única unidade a venda no Brasil,o câmbio é o automático seqüencial de seis marchas e o motor é o V10 VVT-i de 4.8 litros,tem bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis esse motor pertecece a família LR e gera 48.9KGFMa6800RPM e 560CVa8700RPM é um motor de "Formula um" praticamente,mas o preço disso é a vida:R$2.900.000.
MERCEDES-BENZ
A marca da estrela de três pontas,mostrou só que já estava sendo lançado.
MITSUBISHI
A marca japonesa dos três diamantes,ficou só com o Lancer GT 2.0 AWD além da linha já conhecida.
NISSAN
A Nissan resolveu se torna mais próxima dos brasileiros,desde 2002 na fábrica de São José dos Pinhais-PR que é a fabrica da Renault ela faz a Frontier e desde 2009 a Livina e trás o resto de sua linda do Mèxico com previsão de March e Versa serem feitos aqui em 2014 e já trouxe alguns modelos do Japão,agora a Nissan quer estar mais próxima do Brasil.
ALTIMA
O sedã grande da Nissan foi mostrado na mostra paulista e agora como está sendo feito no México,ele poderá estar as preços competivos,ele mede 4.86metros de comprimento,1.83metros de largura,1.47metros de altura e 2.78metros de entre -eixos e ele tem duas opções de motores,a primeira é quatro cilindros 2.516V da família QR com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote caionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 24.9KGFMa4000RPM e 175CVa6000RPM e a versão V6 de 3.5 litros,24 válvulas da família VQ que tem a mesma concepção do quatro cilindros mas é o motor que já equipou o 350Z e com isso gera 35.7KGFMa4800RPM e 270CVa6000RPM e o câmbio sempre é o CVT para ambos os motores,qual desses virá para ao Brasil não sabemos.
EXTRAM
O conceito Extram foi desenhado no estúdio americano da Nissan em parceria com o Brasil e isso antecipa um futuro utilitário esportivo compacto na base do EcoSport e motores? ainda não se sabe ao certo é muito cedo.
PEUGEOT
Depois da Peugeot aderir a famosa "gambiarra" a Peugeot reconhece que errou e quer voltar aos trilhos,o 308 acabou de ganhar  a versão THP que já citamos aqui no blog e a marca mostrou o 208 que será feito em Porto Real-RJ e a versão esportiva GTi que será importada da França.
208
O 208 está presente no Salão de São Paulo e será feito aqui no que vem,ele virá com os mesmos motores do C3 recém-lançado,ambos da família TU e Flex ambos com bloco e cabeçote de alumínio,mas o 1.5(na verdade 1.45) tem comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 13.5KGFMa3000RPM e  89CVa5500RPM e com álcool vai a 14.5KGFM e 93CV nas mesma rotações e o 1.6 tem 16 válvulas,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada  e sistema flexstart e com isso gera 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV nas mesmas rotações.E o esportivo GTi  chegará ao mercado importado em 2014 o motor é o Prince 1.616V THP que já equipa 308,408,308CC,3008 e DS3 com  bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis,turbo,intercooler e injeção direta só que calibrado para gerar 28KGFMa1700RPM e 200CVa5800RPM o brinquedinho deve ser interessante.....
CITROËN
Depois do DS3 e novo C3 a marca francesa expôs no Salão do automóvel os próximos lançamentos da linha DS no Brasil que serão o DS4 e o DS5.
DS4
O DS4 tem a mesma plataforma do C4 e a Citroën confirmou o motor que será vendido no Brasil será o conhecido Prince 1.616V THP o mesmo do DS3 que vai gerar 24KGFMa1400RPM e 165CVa6000RPM,na europa além desse motor ele tem a opção básica sem turbo e injeção direta desse motor que gera 16.3KGFMa4250RPM e 120CVa6000RPM e acima tem a versão com o mesmo motor do 208 GTi já citado acima e duas opções que não podemos sonhar:á diesel a primeira é 1.6 HDi que gera 27.5KGFMa1750RPM e 111CVa3600RPM esse motor tem turbo e common-rail e é um 8 válvulas e o 2.0 HDi esse conta com 16 válvulas e mantém turbo e common-rail e com isso gera 34.7KGFMa2000RPM e 163CVa3700RPM.
DS5
O DS5 em vez de ter a mesma base do C5,ela tem a base do C4 é outro produto que será lançado e o motor que virá para o Brasil é o Prince 1.616V THP já citado no DS4(165CV) e tem uma versão mais potente já citado também no DS4(200CV) e a opção 2.0HDi e uma versão híbrida que tem o motor á diesel já citado e mais e o elétrico com 37CV e com isso totalizava 200CV.
RENAULT
A Renault resolveu mostrar o conceito do Duster,a versão elétrica do Fluence e o esportivo Fluence GT que já citamos no blog,mas além da linha e o sistema de navegação para Logan e Sandero e o Clio reestilizado.
CLIO

A Renault decidiu reformar o visual do Clio,mas resolveu fazer "Goela-abaixo" "enxertando" a grade dianteira do Clio IV nele,assim como o para-choque e faróis,ficou estranho e na lateral o vidro traseiro agora é reto e nova disposição das lanternas.antes ele vinha em única versão de acabamento:Campus e agora ele vem com duas opções de acabamento:Authentique e Expression e sempre nas opções de carroceria:duas e quatro portas,sendo o Authentique que tem opção das duas opções de carroceria,já o Expression só uma,o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o 1.016V Hi-Flex da família D que manteve sem alterações bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e agora gera 10.1KGFMa4250RPM e 77CVa6000RPM e com álcool vai a 10.5KGFM e 80CV nas mesmas rotações e o seu preço é de R$23.290 para o Authentique duas portas,R$24.290 para o Authentique quatro portas e R$24.950 para o Expression quatro portas.
FLUENCE ZE
Além de lançar a versão GT com motor turbo,a marca mostrou a versão elétrica do modelo e o motor elétrico gera 95CV de potência e tem 13cm a mais para o cobrir o espaço para bateria o que o deixa com 4.85metros de comprimento,ele só está a passeio e o seu torque é de 23KGFM.
DCROSS
O Dcross é um conceito com base no Duster é um estudo para uma reestilização do modelo atual.
TWIZY
O Twizy também foi mostrado,é um outro carro elétrico com dois lugares e o motor elétrico de 17CV suficiente para um carro de dois lugares.
CAPTUR
O Conceito Captur que mostrou como seria a identidade da Renault no mundo,veio ao salão do automóvel é um carro conceito.
SSANGYONG
A marca coreana resolveu lançar uma cópia do Classe S no salão é o Chairman W lembrando que a marca tem uma parceria com a Mercedes-Benz.
CHAIRMAN W
Essa marca sempre vendeu útilitários no Brasil,agora resolveu vender carro de passeio é o Chairman W,ele mede 5.51metros de comprimento,1.89metros de largura,1.50metros de altura e 3.27metros de entre - eixos é um Classe S genérico e o câmbio é o Mercedes-Benz 7G-Tronic de 7 marchas e o motor é o seis cilindros em linha de 3.2 litros e 24 válvulas da família M104 da Mercedes-Benz com bloco de ferro,cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 30.2KGFMa4600RPM e 222CVa6600RPM e no exterior ele a opção de motor seis cilindros e 3.6 litros de mesma concepção do 3.2 e da mesma família e com isso gera 35.4KGFMa4000RPM e 250CVa6600RPM e o V8 de 5 litros,24 válvulas da família M113 com bloco e cabeçote de alumínio,comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica,3 válvulas por cilindro,coletores variáveis e com isso gera 302CVa5600RPM e não temos dados de torque,esses motores foram aposentados pela Mercedes-Benz.
SUBARU
A marca representada pela Caoa,resolveu mostrar no salão o novo Impreza XV e o Impreza sedã de nova geração,além do BRZ que só veio a passeio.
IMPREZA XV
A versão fora de estrada leve do Impreza foi apresentada no salão e em nova geração e o câmbio é o CVT e o motor é o Boxer H4 2.016V da família FB com quatro cilindros opostos(dois para cada lado,ou Boxer) bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 20KGFMa4200RPM e 148CVa6000RPM e no exterior tem a opção do H4 1.616V de mesma concepção que gera 15.3KGFMa4000RPM e 115CVa5600RPM.
IMPREZA
A versão sedã também é mostrada a versão que virá para cá será a 2.0 que já citamos no XV e ele a opção do 1.6 como versão básica,no futuro chegarão as WRX e STi que nem no exterior existem ainda.
                                                                    BR-Z
O Esportivo BR-Z só está a passeio no salão ele é irmão do GT86,o motor é dianteiro e a tração é traseira e o motor é o Boxer 2.016V de injeção direta da família FA o motor é de mesma concepção do FB mas conta com redução interna e a injeção direta vem da Toyota e com isso gera 20.9KGFMa6400RPM e 200CVa7000RPM.
SUZUKI
A única novidade é o Jimny fabricado no Brasil apartir do ano que vem e já se enfeitou de "verde-e-amarelo".
JIMNY
O mesmo grupo que representa a Mitsubishi no Brasil que é a Souza Ramos,também representa a Suzuki desde 2008 e agora anúncia o Jimny fabricado no Brasil,ele mede 3.65metros de comprimento(é bem pequeno),1.60metros de largura,1.74metros de altura e 2.25metros de entre - eixos,o seu ângulo de entrada é de 45 graus,a altura livre do solo é de 22cm e o ângulo de saída é de 51graus,o câmbio sempre é manual de cinco marchas e o motor é o 1.316V da família M da Suzuki com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 11.2KGFMa4100RPM e 85CVa6000RPM.
TOYOTA
A Toyota mostrou os recém-lançados Etios Hacht e Sedan e anúnciou a chegada do Prius e mostrou o GT86 que só veio a passeio,o que é uma pena.
PRIUS
O Híbrido Prius chegará ao mercado nacional já no que vem,ele tem a mesma plataforma do Corolla,ele mede 4.48metros de comprimento,1.75metros de largura,1.49metros de altura e 2.70metros de entre - eixos,o câmbio é o CVT e o motor é o VVT-i 1.816V da família ZR da mesma família do nosso Corolla 1.8 de 2012 até hoje,só que em ciclo atinkson e com isso gera 14.5KGFMa4000RPM e 98CVa5200RPM e um motor elétrico de 36CV que totaliza 134CV e o preço a Toyota já anúnciou:R$120.000.
GT86
O irmão do BR-Z apelidado de "Toyobaru" é o  GT86 ele tem o mesmo motor e a mesma caixa de câmbio manual de seis marchas e o mesmo esquema de tração.
VOLKSWAGEN
Além dos lançamentos de Fusca e Gol duas portas e da linha Volkswagen já presente,mostrou o UP! que será feito no Brasil em 2014,mostrou o CC e o conceito Taigun.
CC
O CC(ex-Passat CC) será lançado em janeiro,o câmbio é o manual-automatizado DSG de seis marchar,ele mede 4.79metros de comprimento,1.85metros de largura,1.42metros de altura e 2.85metros de entre - eixos e o motor é o VR6 de 3.6 litros e 24 válvulas,esse motor tem um ângulo de apenas 15 graus,bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e injeção direta e com isso gera 35.7KGFMa2400RPM vai até 5300RPM e 300CVa6000RPM e o seu preço é de R$204.900.
                                                                        AMAROK CANYON
Não é só as picapes leves que ganham apelido aventureiro,além da Ranger Sport mostrada pela Ford,a Volkswagen mostra a versão Canyon da picape média,ela vem com câmbio manual de seis marchas e o motor é o 2.016V Bi-turbo diesel da família R4 com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica,dois turbo,dois intercooler,common-rail e com isso gera 42.8KGFMa2000RPM e 180CVa3600RPM.
                                                                               JETTA HYBRID
A Volkswagen mostrou a versão Híbrida do Jetta,ele tem opção de câmbio manual de cinco marchas ou automática seqüencial de seis marchas,o motor é o EA 111 1.416V com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada,coletores variáveis,turbo,intercooler e injeção direta e com isso gera 25.4KGFMa1400RPM e 122CVa6000RPM e o motor elétrico gera 28CV e aí vai a 150CV e esse só está a mostra,por enqüanto sem previsão de vendas.
UP! GT
O pequeno UP que será feito no Brasil em 2014,a Volkswagen mostrou a prévia na versão GT que usará o mesmo EA 211 1.012V com três cilindros,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada mas sendo variável,dotado de coletores variáveis,turbo,intercooler e injeção direta e com isso gera 16.9KGFMa2000RPM e 110CVa6000RPM.
TAIGUN

Feito sob a plataforma do UP!,o conceito Taigun faz sua estréia mundial no salão do automóvel é um espécie de EcoSport da Volkswagen e o motor EA 211 1.0TSi é o mesmo já citado no UP! GT.
                                                                                         ACURA
A marca de luxo da Honda só chegará ao mercado em 2015 e aí ela já mostra parte de sua linha.
                                                                                             ILX

Feito sob a plataforma do Civic,o ILX foi mostrado no salão do automóvel,aqui chegará o i-VTEC 2.016V da família R que já citamos no Honda Civic,mas aqui só á gasolina com 19.4KGFMa4300RPM e 150CVa6500RPM,as outras duas opções são i-VTEC 2.416V da família K já citado no Civic Si e o 1.516V Hybrid que na versão á gasolina gera 13.4KGFMa1000RPM e vai a 3000RPM e 90CVa5500RPM e o elétrico gera 10.8KGFM e 23CV e os dois juntos totalizam:17.5KGFM e 111CV.
RDX

O utiliário esportivo RDX que tem a mesma base do CR-V que por sua vez é do Civic,também é mostrado no salão do automóvel e nesse aqui o motor é único é o i-VTEC V6 de 3.5 litros,24 válvulas,com blcoo e cabeçote de alumínio,comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis e desligamento automático da metade dos cilindros e com isso gera 34.9KGFMa4900RPM e 278CVa6200RPM e o câmbio sempre automático.
NSX
O NSX estará de volta,esse é só um conceito,ele virá com o motor 3.5V6 de injeção direta,mas a propulsão híbrida que será capaz de gerar estimados 400CV para mais.será um esportivo interessante.
VOLVO
A Volvo agora sob mãos chinesas resolveu aportar no Brasil e a principal novidade é o V40 que é sucessor do antigo C30.
V40

O Hacht V40 chegará ao mercado no ano que vem e o motor será o Ecoboost 1.616V Turbo que já citamos no Fiesta ST,na europa existe uma configuração mais "mansa" com 22KGFMa1400RPM e 150CVa5500RPM e o cinco cilindros de 2.5 litros e 20 válvulas que gera 254CV e os motores á diesel:1.6 de 115CV,2.0 de 150CV e 177CV.
TROLLER
Além do seu único modelo que é o T4,a marca mostrou o conceito TRX que será base para uma nova geração do jipe.
TRX

A Troller pertence a Ford desde 2007 e agora a marca pretende fazer uma geração mais nova do modelo,mas sem perder a essência e por isso o conceito TRX é mostrado e o motor é o mesmo da versão normal é o MWM-International Maxx Force 3.2 Turbo,intercooler,common-rail á diesel com 16 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote com seus 165CV.
BALANÇO DO SALÃO DO AUTOMÓVEL.
Esse salão as marca mostraram novidades aqui e velhos conhecidos lá fora,só que desta vez não ficou só nisso,mostraram conceitos inéditos no mundo e lançamentos inéditos e com isso o salão de 2012 se qüalifica com o o melhor salão de todos os tempos e veja como foi os outros salões.
1960:WLLYS SACI(PRÓTÓTIPO FEITO EM CIMA DA RURAL).
1961:VOLKSWAGEN KARMANN-GUIA E WILLYS INTERLAGOS
1962:SIMCA JANGADA
1964:CHEVROLET C1416(DEPOIS VERANEIO) E UIRAPURU
1966:FORD GALAXIE E ITAMARATY EXECUTIVO
1968:CHEVROLET OPALA,FORD CORCEL E CHRYSLER GTX
1970:DODGE CHARGER,FORD GALAXIE LANDAU E CHEVROLET OPALA SS
1972:FORD MAVERICK E DODGE 1800
1974:CHEVROLET CARAVAN
1976:FIAT 147
1978:OS FORA DE SÉRIE
1981:FORD PAMPA E PICAPE GOL(FUTURA SAVEIRO)
1984:FORD ESCORT XR3 CONVERSÍVEL E VOLKSWAGEN QUANTUM
1986:BOICOTE DAS MONTADORAS E APRESENTAÇÃO DE FERRARI,PORSCHE,CORVETTE E CAMARO
1988:VOLKSWAGEN GOL GTi,BR 800 E CHEVROLET VERANEIO E BONANZA
1990:TODOS OS IMPORTADOS O NACIONAL CHEVROLET MONZA REESTILIZADO
1992:CHEVROLET SUPREMA E VOLKSWAGEN GOL 1000
1994:IMPORTADOS:CHEVROLET ASTRA
NACIONAL:CHEVROLET CORSA GSi
1996:IMPORTADOS:AUDI A3,DODGE DAKOTA(QUE SERIA NACIONAL EM 1998)
NACIONAIS:FORD KA E NOVA KOMBI
1998:IMPORTADOS:CHEVROLET OMEGA E VOLKSWAGEN GOLF(QUE SERIA NACIONAL NO ANO SEGUINTE)
NACIONAIS:CHEVROLET GRAND BLAZER E ASTRA,FIAT STRADA E VOLKSWAGEN GOL GTi de quatro portas.
2000:IMPORTADOS:VOLVO S60 E BMW Z8
NACIONAIS:FORD FOCUS,FIAT PALIO DE II GERAÇÃO,CHEVROLET CELTA E VOLKSWAGEN BORA(MEXICANO)
2002:IMPORTADOS:FERRARI ENZO
NACIONAIS:CHEVROLET ASTRA REESTILIZADO,FIAT STILO,FORD ECOSPORT,TOYOTA FIELDER(CONCEITO NA ÉPOCA) E VOLKSWAGEN POLO SEDAN.
2004:IMPORTADOS:NADA
NACIONAIS:RENAULT MÉGANE(QUE SERIA NACIONAL EM 2006),CITROËN C3 XTR E PEUGEOT 206 SW(QUE SERIA LANÇADO NO ANO SEGUINTE).
2006:NACIONAIS:HONDA CIVIC Si,FORD FIESTA TRAIL CONCEPT(QUE SERIA A REFORMA DO FIESTA NO ANO SEGUINTE) E CHEVROLET PRISMA.
2008:NACIONAIS:VOLKSWAGEN VOYAGE,FIAT LINEA,FORD FOCUS DE NOVA  GERAÇÃO.
IMPORTADOS:KIA CERATO E HYUNDAI i30.
2010:IMPORTADOS:CHEVROLET CAMARO,TODA A LINHA JAC
NACIONAIS:NOVA CHEVROLET MONTANA E FIAT BRAVO.
 

 




 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários