Comparativo dos sedãs esportivos quem leva a melhor?*

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PEUGEOT 408 THP,RENAULT FLUENCE GT E VOLKSWAGEN JETTA HIGHLINE 2.0 TSI SE ENFRENTAM E QUEM LEVA A MELHOR NESSA BRIGA?
No último comparativo entre sedãs turbo o 408 THP e Jetta Highline TSI estavam lá e o outro rival era o Linea T-JET,mas na linha 2013 a versão T-JET do Linea deu adeus,os rivais continuam como estão,mas temos uma novidade:a Renault lançou o Fluence GT e ele entrega muito bem no visual a esportividade que promete e no 0a100KM/H acabei achando números melhores na revista carro do Renault Fluence GT e cada um com uma arma de motor e câmbio e veja quem se deu melhor e o Corolla XRS ficou de fora por ter apenas visual e motor que é bom nada.
3PEUGEOT GRIFFE 1.616V THP
Ficou na intermediária em visual e as diferenças são pela roda de liga-leve e o logo "THP" na traseira.
O 408 ficou quatro pontos atrás do Fluence,no comparativo anterior ele ficou na intermediara.Ele fiocou na lanterna em desempenho,o câmbio é o automático seqüencial de seis marchas,lembrando que o 2.016V Flex traz o mecânico de cinco marchas ou o automático de quatro marchas e o motor é o Prince 1.616V THP que vem com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis,turbo,intercooler e injeção direta e com isso gera 24.5KGFMa1400RPM e 165CVa6000RPM é o mais fraco da turma em torque e potência e com isso foi de 0a100KM/H em 9.5segundos,chegou a 208KM/H foi o mais lento dos três,mas ficou na intermediária no autodrómo com 2minutos e 26segundos,mas esse motor é de projeto BMW e fabricação Peugeot é o mais moderno dos três.
Ele ficou na lanterna em custos,o seu preço é de R$75.300,o seu consumo urbano é de 8.4KM/L ficou na intermediária,o seu consumo rodoviário  é de 13.2KM/L é o mais sedento,ficou na intermediária em consumo no autodrómo com 4.2KM/L,tem garantia de 3 anos e menor rede autorizada.
Ele ficou na intermediária carroceria,tem o segundo design mais bonito,ele mede 4.69metros de comprimento,o seu espaço interno ficou em último por que a Peugeot não quis revelar o espaço para a cabeça,mas para os joelhos na dianteira é de 92cm e para a traseira é de 86cm,ele mede 2.71metros de entre - eixos,1.82metros de largura e 1.52metros de altura e o seu porta - malas ficou no meio com 526 litros.
Ele foi campeão em segurança junto com o Jetta,por ser mais barato ele tem a melhor relação custo/segurança vem de série com ABS,Air Bag Duplo Frontal/Lateral de Cortina,a segunda melhor retomada com 60a100KM/H em 5.9segundos,a segunda melhor frenagem com 80a0KM/H em 27.4metros e a estabilidade como todos os rivais é excelente.
Ele foi campeão em conforto,o melhor nível de ruído a 80KM/H com 58.6decibéis,mas tem o pior a 120KM/H com 64.5decibéis,a melhor relação custo/benefício ele assim como os rivais vem de série com ABS,Air Bag Duplo,CD/Player,Coluna de direção regulável,Direção eletro-hidráulica,Vidros/Travas e Espelhos elétricos,o acabamento é o melhor do trio junto com o Fluence e a sua suspensão como os rivais é dura,ela utiliza molas hleicoidais e amortecedores hidráulicos,na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção.
O acabamento é o melhor junto com o Fluence,destaque para o fundo branco dos instrumentos.
O motor 1.616V Turbo gera 165CV e tem a maior potência específica:103CV/Litros.
2RENAULT FLUENCE GT
                                    O visual do Fluence,entrega o que tem de baixo do capô.
A Renault só teve um esportivo de verdade no Brasil que era feito pela Willys que era o Interlagos,depois a a Willys foi comprada pela Ford e na Argentina não tinha desde o Renault Fuego desde 1992,a Renault passou a produzir a Scénic em 1999,em 2001 chegava o Clio Si que no 1.616V só tinha 8CV a mais que a versão convencional e depois só esportivos fajutas,agora a Renault entra com um esportivo de verdade e com o selo da "Renault Sport" e ele ficou cinco pontos á frente do 408 e dez pontos atrás do Jetta.
   Na segurança ele foi lanterna,ele fica na intermediária na relação custo/segurança,tem a pior retomada com 60a100KM/H em quarta em 5.9segundos,freou de 80a0KM/H em 27.6metros e o sedã é bom de estabilidade.
   Nos custos ele ficou na intermediária,tem o preço de R$79.340 está na intermediária,o seu consumo urbano é o pior com 8.1KM/L,na rodovia graças a sexta marcha longa o seu consumo foi de 13.5KM/L foi o mais econômico,foi o mais sedento no autodrómo com 4KM/L,tem garantia de 3 anos e ficou na intermediária em rede autorizada.
   Na intermediária em conforto,tem o pior nível de ruído em quarta a 80KM/H com 60decibéis,é o segundo mais silêncioso em quinta a 120KM/H com 63decibéis,ele fica na intermediária em custo/benefício e o seu acabamento é o melhor junto com o 408 com destaque ao velocímetro digital.
  Na intermediária em desempenho,a Renault não precisou colocar o Fluence normal contra um Formula 1 como fez na propaganda com Paul Walker,o que foi feito? o Fluence Dynamique ou Privilége tem o câmbio manual de seis marchas ou CVT(na Privilége esse câmbio é único),na GT manteve o manual de seis marchas é um diferencial sobre os rivais e é um ponto positivo e o motor é o Renault TCe 180 é nada mais nada menos que o veterano 2.nada da família F da Renault que mantém o bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada,mas agora tem coletores variáveis,turbo e intercooler e junto com as alterações vieram novos pistões forjados,bielas forjadas e nova junta do cabeçote com três lâminas de vedação e com isso gera 30.6KGFMa2250RPM é o maior torque e isso é digno de um Opala 4.1 e 180CVa5500RPM é potência intermediária e com isso 0a100KM/H em 8.8segundos,a Renault segurou o sedã 220KM/H e o seu tempo no pista "imaginária" foi de 2minutos27segundos ficou na lanterna,o primeiro Renault Sport contou o trabalho da engenharia brasileira,argentina e colombiana e esse motor é importado da França onde equipa o Mégane GT,mas de qualquer forma é o "Samsumg" mais rápido do mundo e na versões "normais" o motor é o MR 2.nada 16V da Nissan.
   Se na Argentina(onde ele é fabricado),ele é discreto até de mais onde nem selo da Renault Sport leva,aqui no Brasil ele veio com spoilers dianteiros,saias laterais,aerofólio e para diferenciar o logo na traseira "GT Renault Sport" e quando um Renault leva esse nome é por que motor ele tem,ele é o mais bonito dos três,mede 4.62metros de comprimento,ele tem o maior espaço interno do trio e ele mede 2.70metros de entre - eixos,1.81metros de largura e 1.47 metros de altura e no porta - malas é o maior do trio com 530 litros.
Painel com velocímetro digital e o único de câmbio manual.
                                          O motor 2.nada 16V Turbo gera 180CV e tem a menor potência específica:90CV/Litros.
                                                            1VOLKSWAGEN JETTA HIGHLINE 2.0 TSI
O visual mais apagada da turma,mas longe de ser feio.
O Jetta ficou dez pontos á frente do Fluence,lembrando que ele é o primeiro sedã nervoso da Volkswagen á venda no Brasil e na versão Comfortline o motor é o EA 113 2.nada que nada mais é um AP com fluxo cruzado.
O Jetta foi lanterna em conforto,o seu nível de ruído a 80KM/H é de 59.1decibéis e a 120KM/H é de 64.2decibéis e com isso ficou na intermediária,por ser o mais caro tem o menor custo/benefício e tem o pior acabamento da turma e como todo  Volkswagen a suspensão é dura,mas é o único a ter suspensão independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos,sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.
O Jetta foi lanterna em carroceria,o seu visual segue a cartilha Volkswagen e é coerente com ela,mas é um tanto apagado,ele mede 4.64metros de comprimento,ele ficou na intermediária em espaço interno,ele mede 2.65metros de entre - eixos,1.78metros de largura,1.46metros de altura e o seu porta - malas é de 510 litros.
Ele foi campeão em segurança junto com o 408 THP,ele tem a pior relação custo/segurança,tem a melhor retomada com 60 a 100KM/H em 3.9segundos,a melhor frenagem com 80a0KM/H em 25.2metros e a estabilidade é boa.
Mas o que não foi apagado foi o desempenho,o câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamada de DSG pela Volkswagen,enqüanto a primeira está engatada,a segunda está pronta e a assim por diante e o motor é o EA 888 2.nada 16V TSI com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica,coletores variáveis,turbo,intercooler e injeção direta e com isso gera 28.5KGFMa1750RPM e 200CVa5100RPM é o mais potente da turma e na pista fez valer o seu conjunto mecânico:0a100KM/H em 7.2segundos e velocidade máxima de 232KM/H são marcas ótimas.
Nos custos ele também foi campeão,ele é o mais caro custa R$82.382,foi o mais econômico na cidade com 9.4KM/L e o consumo rodoviário é de 13.4KM/L,no autodrómo foi o mais econômico com 4.7KM/L,tem maior rede autorizada,mas a garantia é de 1 ano.
O painel é o menos acabado dos três,mas ainda assim não é ruim.
O motor 2.nada 16V Turbo gera 200CV e tem potência específica intermediária:100CV/Litros.
Números de desempenho
PEUGEOT 408 GRIFFE 1.616V THP
0a100KM/H           9.5segundos
VELOCIDADE MÁXIMA     208KM/H
60a100KM/H 5.1segundos
80a0KM/H             27.4metros
NÍVEL DE RUÍDO a 80KM/H  58.6decibéis
NÍVEL DE RUÍDO a 120KM/H 64.5decibéis
CONSUMO URBANO   8.4KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO  13.2KM/L
AUTONOMIA NA CIDADE 504KM
AUTONOMIA NA RODOVIA 792KM
RENAULT FLUENCE GT
0a100KM/H   8.8segundos
VELOCIDADE MÁXIMA  220KM/H(L)
60a100KM/H  5.9segundos
80a0KM/H  27.6metros
NÍVEL DE RUÍDO em quarta a 80KM/H             60 decibéis
NÍVEL DE RUÍDO em quinta a 120KM/H            63decibéis
CONSUMO URBANO 8.1KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO  13.5KM/L
AUTONOMIA NA CIDADE  486KM
AUTONOMIA NA RODOVIA 816KM
VOLKSWAGEN JETTA HIGHLINE 2.0 TSI
0a100KM/H   7.2segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 232KM/H
60a100KM/H   3.9segundos
80a0KM/H  25.2metros
NÍVEL DE RUÍDO a 80KM/H        59.1decibéis
NÍVEL DE RUÍDO  a 120KM/H  64.2decibéis
CONSUMO URBANO  9.4KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO  13.4KM/L
AUTONOMIA NA CIDADE  517KM
AUTONOMIA NA RODOVIA 737KM
408
Espaço para a cabeça na dianteira :92cm
Espaço para os joelhos na dianteira:N/D
Espaço para a cabeça na traseira:86cm
Espaço para os joelhos na traseira:N/D
Porta - malas 526 litros
FLUENCE
Espaço para a cabeça na dianteira:96cm
Espaço para os joelhos na dianteira:107cm
Espaço para a cabeça na traseira:90cm
Espaço para os joelhos na traseira:100cm
Porta - malas 530 litros
JETTA
Espaço para a cabeça na dianteira:101cm
Espaço para os joelhos na dianteira:93cm
Espaço para a cabeça na traseira:93cm
Espaço para os joelhos na traseira:86cm
Porta - malas 510 litros.
PONTUAÇÃO
CONFORTO
408
Posição do motorista  3
Posição do passageiro 3
Nível de ruído a 80KM/H  3
Nível de ruído a 120KM/H   2
custo/benefício        3
acabamento  3
suspensão  2
TOTAL 18
FLUENCE
Posição do motorista  3
Posição do passageiro 3
Nível de ruído em quarta a 80KM/H  1
Nível de ruído em quinta 120KM/H 3
custo/benefício 2
acabamento 3
suspensão 2
TOTAL 17
JETTA
Posição do motorista 3
Posição do passageiro 3
Nível de ruído em quarta a 80KM/H 2
Nível de ruído em quinta  120KM/H  2
custo/benefício  1
acabamento 2
suspensão 2
TOTAL 14
Aqui deu 408 é o mais silencioso a 80KM/H e o de melhor custo/benefício e o melhor acabamento junto  com o Fluence e este com o melhor nível de ruído a 120KM/H.
CARROCERIA
408
Design  2
Espaço interno 1
Porta - malas 2
TOTAL 5
FLUENCE
Design 3
Espaço interno 3
Porta - malas 3
TOTAL 9
JETTA
Design 1
Espaço interno 2
Porta - malas 1
TOTAL 4
Aqui deu Fluence,o design é mais bonito,o espaço interno é maior e o porta - malas também,graças aos adereços e ao Paul Walker na propaganda e o motor de 180CV.
DESEMPENHO
408
0a100KM/H  1
VELOCIDADE MÁXIMA 1
TEMPO NO AUTODRÓMO 2
FLUENCE
0a100KM/H 2
VELOCIDADE MÁXIMA 2
TEMPO NO AUTODRÓMO 1
JETTA
0a100KM/H 3
VELOCIDADE MÁXIMA 3
TEMPO NO AUTODRÓMO 3
Aqui o Jetta começou a sua vitória,fez valer o seu câmbio de dupla embreagem e o motor de 200CV não deu chances aos rivais,a surpresa foi o 408 superar  o Fluence na pista imaginária.
SEGURANÇA
408
custo/segurança   3
60a100KM/H  2
80a0KM/H 2
estabilidade 3
TOTAL 10
FLUENCE
custo/segurança  2
60a100KM/H  1
80a0KM/H  1
estabilidade 3
TOTAL  7
JETTA
custo/segurança 1
60a100KM/H 3
80a0KM/H 3
estabilidade 3
TOTAL 10
Aqui 408 e Jetta empataram, o primeiro tem melhor relação custo/segurança,o segundo melhor retomada e melhor frenagem.
CUSTOS
408
preço 3
consumo urbano 2
consumo rodoviário 1
consumo no autodrómo 2
rede autorizada 1
garantia 3
TOTAL 10
FLUENCE
preço  2
consumo urbano 1
consumo rodoviário 3
consumo no autodrómo 2
rede autorizada 1
garantia 3
TOTAL 12
JETTA
preço 3
consumo urbano 3
consumo rodoviário 2
consumo no autodrómo 3
rede autorizada 1
garantia 3
TOTAL 13
Aqui deu Jetta,o mais barato é o 408,mas o Jetta é mais econômico na cidade e no autodrómo,mas o Fluence levou na rodovia.
TOTAL GERAL
PEUGEOT 408 GRIFFE 1.616V THP  48 pontos
RENAULT FLUENCE GT 2.016V TURBO   53 pontos
VOLKSWAGEN JETTA HIGHLINE 2.0 TSI  62pontos
VENCEDOR
VOLKSWAGEN JETTA HIGHLINE 2.0 TSI.
O Jetta tem um visual discreto,mas o motor é o principal responsável pelo desempenho e o motor 2.0TSI com 200CV deixou os rivais para trás.
FICHAS TÉCNICA
PEUGEOT 408 GRIFFE 1.616V THP
MOTOR:Dianteiro,transversal,quatro cilindros em linha,16 válvulas,turbo,intercooler e injeção direta
CILINDRADA:1598cm3
DIÂMETRO X CURSO:77 X 85,5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA:165CVa6000RPM
TORQUE:24.5KGFMa1400RPM
CÂMBIO:Automático seqüencial de 4 marchas e tração dianteira.
CARROCERIA:Sedã,quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 4.69metros,largura 1.82metros,altura 1.78metros e entre - eixos de 2.71metros
PESO:1572KG
PESO/POTÊNCIA:9.2KG/CV
PESO/TORQUE:62.3KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 526 litros e tanque de combustível 60 litros
SUSPENSÃO:Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA:Independente tipo McPherson
TRASEIRA:Semi independente com eixo de torção
FREIOS:Discos ventiládos na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO:Eletro-hidráulica,tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:Liga-leve aro 17,225/45/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE:ABS,Air Bag Duplo,Alarme,Ar Condicionado,CD/Player,Coluna de direção regulável,Direção eletro-hidráulica,Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS:Não tem.
GARANTIA:3 anos.
PREÇO:R$75.300
RENAULT FLUENCE GT 2.016V TCE
MOTOR:Dianteiro,transversal,quatro cilindros em linha,16 válvulas,turbo e intercooler
CILINDRADA:1998cm3
DIÂMETRO X CURSO:82,7mm x 93mm
TAXA DE COMPRESSÃO:9,3:1
POTÊNCIA:180CVa5500RPM
TORQUE:30.6KGFMa2250RPM
CÂMBIO:Manual de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA:Sedã,quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 4.62metros,largura 1.81metros,altura 1.47metros e entre - eixos de 2.70metros
PESO:1341KG
PESO/POTÊNCIA:7.4KG/CV
PESO/TORQUE:43.8KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 526 litros e tanque de combustível 60 litros.
SUSPENSÃO:Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA:Independente  tipo McPherson
TRASEIRA:Semi-independente com eixo de torção
FREIOS:Discos ventiládos na dianteira e sólidso na traseira.
DIREÇÃO:Elétrica,tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:Liga-leve aro 17,205/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE:ABS,Air Bag Duplo,Alarme,Ar Condicionado,CD/Player,Coluna de direção regulável,Direção elétrica,Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS:Nada de importante.
GARANTIA:3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO:R$79.340.
VOLKSWAGEN JETTA HIGHLINE 2.0TSI
MOTOR:Dianteiro,transversal,quatro cilindros em linha,16 válvulas,turbo,intercooler e injeção direta
CILINDRADA:1984cm3
DIÂMETRO X CURSO:82,5 X 92,8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:9,6:1
POTÊNCIA:200CVa5100RPM
TORQUE:28.5KGFMa1700RPM
CÂMBIO:Manual-automatizado de dupla embragem com seis marchas  e tração dianteira
CARROCERIA:Sedã,quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 4.65metros,largura 1.78metros,altura 1.47metros e entre - eixos 2.64metros.
PESO:1375KG
PESO/POTÊNCIA:6.9KG/CV
PESO/TORQUE:48.2KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 510 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO:Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA:McPherson
TRASEIRA:Multilink
FREIOS:Discos ventiládos na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO:Eletro-hidráulica,tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:Liga-leve aro 17,225/45/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE:ABS,Air Bag Duplo,Alarme,Ar Condicionado,CD/Player,Coluna de direção regulável,Direção Eletro-hidráulica,Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS:Não tem
GARANTIA:1 ano sem limite de quilometragem
PREÇO:R$82.382.
 
 
*Resolvi usar a imaginação,mas os testes existiram e os três eu acho que devem ter manutenção cara,mas o desempenho é ótimo.

 

 

 
 
 
 
 


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