Willys Dauphine e sua versão mais famosa e seus parentes no exterior

O DAUPHINE/GORDINI POR INCRÍVEL QUE PAREÇA FOI O PRIMEIRO RENAULT FEITO NO BRASIL.
A Willys já tinha em mente um carro menor que o Jipe e a Rural e foi na França buscar um carro popular e esse carro estava na Renault francesa e era o Dauphine e feito sob-licensa da Willys e ele foi lançado em outubro de 1959 na linha 1960 ele chegou na única opção de carroceria:a quatro portas,o seu rival Fusca era nacionalizado,ele mede 3.98metros de comprimento,1.52metros de largura,1.44metros de altura e 2.27metros de entre - eixos,o câmbio é manual de três marchas o motor e tração eram traseiros,o motor é o Renault Ventoux Família B diferente do que foi citado,esse motor tem três mancais de apoio do virabrequim,contra cinco do Corcel 1.300 de 1969 e esse pertence a família Sierra C,o seu diâmetro é de 58mm e o curso é de 80mm,o que totalizavam 845cm3,a taxa de compressão é de 7,7:1,o seu carburador era de corpo simples e com isso gerava 6KGFMa2500RPM e 31CVa4200RPM e o motor era refrigerado á água com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica ,a a suspensão era independente nas quatro rodas, sendo braços duplos triangulares na dianteira e braços oscilantes na traseira só que com molas helicoidais  e os freios a tambor nas quatro rodas.
                        O Dauphine chegava ao mercado e com motor 845 de 31CV.
Qualidades? bem ele era mais confortável que o Fusca,defeitos? tinha problemas de suspensão,superaquecimentos e quebrava fácil e o apelido era "leite-glória" (desmancha sem bater) e em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 na linha 1962 nada mudava e no mesmo mês ele era testado:0a100KM/H em 48segundos,chegou a 116KM/H e o seu consumo foi de 14.2KM/L a 80KM/H em terceira,só que naquela época com gasolina barata ninguém dava bola para isso,em julho de 1962 chegava a versão Gordini,ele tinha como alterações o câmbio manual de quatro marchas e o motor 845 ganha taxa de compressão mais alta com 8:1 e com isso gerava 6.6KGFMa3200RPM e 40CVa5300RPM e também comando de válvulas mais bravo e em julho de 1962 ele foi testado:0a100KM/H em 28.7segundos,chegou a 130KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 17.5KM/L números de consumo que não fariam feio hoje,mas na época ninguém dava bola para o consumo e o carro quebrava direto.
O Gordini tinha o mesmo motor 845 mas gerava 40CV

em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda os modelos ganham a trava central,em outubro de 1963 na linha 1964 e lembrando que o motor desde 1960 era feito na Fabrica da Willys em São Bernardo do Campo-SP(Hoje Fábrica da Ford),em outubro de 1964 na linha 1965 chegavam o Teimoso(depenado) e o 1093(esportivo),em outubro de 1965 na linha 1966 o Dauphine dá adeus,em outubro de 1966 na linha 1967 chegava o freio á disco na dianteira para o Gordini,em outubro de 1967 a Ford compra a Willys e é lançada a linha 1968 e com o projeto "M" que seria o futuro Corcel em estágio avançado no ano seguinte o Gordini dá o seu adeus.ou seja o primeiro Renault Brasileira feito pela Willys foi o Gordini,mas lógico um Renault feito no Brasil pela própria marca seria a Scénic 31 anos depois do adeus do Gordini.
Na terra de Charles de Gaulle,depois de segunda guerra mundial a Renault é estatizada e em outubro de 1955 a Renault lança o Dauphine é igual ao nosso,inclusive nas portas,no câmbio e no motor,mas lá ele teve a opção do semi-automático de três marchas e o motor é o mesmo que equipava o modelo aqui mas com uma diferença:a potência era revelada em valores líquidos e com isso gerava 6.7KGFMa2500RPM e 27CVa4000RPM,a suspensão e freios eram os mesmos do nacional.
O Dauphine chegava ao mercado o mesmo 845 por lá tinha potência líquida de 27CV,mais tarde chegava o Gordini com 36CV.

Em outubro de 1957 na linha 1958 nada muda,,em outubro de 1959 chegava o Caravelle que era o conversível e o motor era o mesmo 845 do Gordini.
O Caravelle (vendido como Floride) nos EUA era uma versão Roadster o motor incialmente era o 845 do Gordini,depois veio o 956 de 44CV e o 1108 de 50CV.

em outubro de 1959 na linha 1960 chegava o Gordini que tinha o mesmo motor,mas taxa de compressão mais elevada e com isso gerava 6.6KGFMa2500RPM e 36CVa4000RPM,em outubro de 1960 na linha 1961,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em outubro de 1962 na linha 1963 chegava o futuro sucessor o R8 que mantinha a mesma plataforma, inclusive até entre - eixos eram mantidos, mas o comprimento foi a 3.99metros, a largura a 1.48metros e altura a 1.35metros,mas o desing diferente e junto com ele estreava um novo motor que pertencia a família Sierra/Cléon que aqui nós conhecemos no Corcel,a cilindrada era de 956cm3 era o famoso 1.nada, o seu diâmetro é de 65mm e o curso é de 72mm e sua taxa de compressão era de 8,5:1 e com carburador de corpo simples e gerava 7.7KGFMa3200RPM e 44CVa5200RPM e o Caravelle ganhava o mesmo motor.
                            O R8 chegava ao mercado e o motor agora era o 1000 de 44CV,mais tarde o 1108 de 50CV.
Em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 chegava a versão mais luxuosa do R8 a Major com motor 1108cm3 ou seja o 1.1 que agora gerava 7.8KGFMa3200RPM e 50CVa5200RPM o seu diâmetro era aumentado para 70mm e o curso era mantido e sua taxa de compressão era de 8,5:1 com carburador de corpo simples  e na mesma época estreava a versão esportiva R8 Gordini, o motor 1.1 recebia carburador de corpo duplo e taxa de compressão de 10:4 e com isso gerava 10KGFMa4000RPM e 96CVa6500RPM,
O R8 Gordin chegava ao mercado com motor 1.1 de 96CV e mais tarde chegava o 1.3 de 110CV.

Em outubro de 1965 na linha 1966 o R8 Major é substiuído pelo R10 e mantinha o mesmo motor,mas tinha faróis dianteiros diferentes , o Caravelle ganhava esse mesmo motor e o R8 Gordini troca o 1.1 pelo 1.3, o diâmetro foi a 74.5mm e manteve o curso, ganhou câmera hemisférica e totalizavam 1255cm3, com três carburadores ele gerava 11.9KGFMa5000RPM e 104CVa6750RPM.
O R10 chegava ao mercado com nova dianteira e o motor agora era o 1108 de 50CV.
Em outubro de 1966 na linha 1967 chegava a reforma do Renault 10 na dianteira e com ela o adeus do Dauphine. 
Nova grade dianteira e junto com ela o motor 1108 de 50CV e o 1200 de 100CV na versão Gordini e mais tarde o 1300 de 55CV
Em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda,em outubro de 1970 na linha 1971 ele ganha a opção do Renault Sierra C 1300(conhecido aqui no Corcel I) que gerava 8.5KGFMa3200RPM e 55CVa5200RPM e a versão Gordini dá o seu adeus,em outubro de 1971 na linha 1972 o Renault 10 foi substituído pelo Renault 12,o R8 seguiu até outubro de 1973 quando deu adeus.
Na terra do Tango a IKA passou a fazer o Dauphine sob-licensa como foi aqui com a Willys,ele tinha as mesmas dimensões e as linhas do brasileiro e o motor 845 lá gerava 6KGFMa2000RPM e 34CVa4200RPM e tinha taxa de compressão maior:7,7:1 e no resto era igual,assim como suspensão e freios e isso em outubro de 1960 na linha 1961.
O Dauphine chegava ao mercado e o motor era 845 de 34CV.
Em outubro de 1961 chega a linha 1962,em agosto de 1962 ele foi de 0a100KM/H em 61.6segundos(mais de 1minuto no 0a100KM/H...),chegou a 108KM/H e o consumo médio foi de 12.3KM/L,em outubro de 1962 na linha 1963 chegava a versão Gordini,o motor 845 passava por alterações e o câmbio passava a ser manual de quatro marchas e o motor agora gerava 7KGFMa3300RPM e 41CVa5300RPM.
O Gordini chegava ao mercado e o motor era o 845 de 41CV.
Em maio de 1963 ele foi testado chegou de 0a100KM/H em 24.4segundos,chegou a 130KM/H e o seu consumo médio foi de 14.4KM/L,em outubro de 1963 na linha 1964 chegava o esportivo 1093 só que na Argentina era 1093 de verdade,o motor Ventoux 845 foi preparado para gerar 6KGFMa2000RPM e 56CVa5000RPM,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em agosto de 1965 ele foi testado:0a100KM/H em 19.0segundos,chegou a 141KM/H e teve um consumo médio de 12.6KM/L,em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 o adeus do Dauphine,em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda e seguiu a carreira até outubro de 1970 quando deu lugar ao Renault 12.
No leste europeu o ditador Nicolae Causescu foi buscar uma fabricação de carros e essa parceria foi a Renault e surgiu a marca Dacia e em outubro de 1968 chegava o modelo 1100 que era a versão romena do R8,tinha as mesmas dimensões e o mesmo motor de 54CV e lançado como linha 1969.
O Dacia 1100 com o mesmo motor 1100 de 54CV do francês.
No ano seguinte chega a linha 1970 nada de alterações e em outubro de 1971 com o lançamento do Dacia 1300 no ano anterior o Dacia 1100 dá o seu adeus.












Comentários

  1. Muito bom o post, para quem gosta de Mini Buggy e da Fapinha ainda não conhece o site, vale a pena é a enciclopédia de mini carros www.clubeminicarros.com.br

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