Willys Interlagos e sua versão francesa e a primeira geração do Alpine A110(atualizada).

A WILLYS QUERIA UM CARRO ESPORTIVO E FOI BUSCAR NA ALPINE FRANCESA.
A Willys Overland se valeu da matriz americana nos utilitários e Jeep e Rural e do descartado(no mercado americano) Aero,mas quando a Kaiser americana não tinha opção? foi buscar na Renault primeiro foi no Dauphine e depois foi atrás de Jean Redelé que produzia os Alpine com mecânica Renault e por incrível que pareça pelas mãos de Willys tivemos um esportivo de verdade da Renault pelas mãos da Willys.
Ele foi lançado em outubro de 1961 no salão do autómovel em três opções de carroceria:sedã,cupê e berlinetta,o câmbio era manual de quatro marchas,o motor era traseiro e a tração era traseira na mesma época era lançado o seu rival:o Karmann-guia da Volkswagen e três opções de motor,a primeira era o Ventoux Família B 845 que logo equiparia o Gordini e com isso gerava 6.6KGFMa3300RPM e 40CVa5300RPM,o seu diâmetro era de 58mm e o curso era 80mm o que totalizavam 845cm3 e taxa de compressão era de 7,1:1 e carburador de corpo simples,além desse motor chegava o 904 o curso era mantido,a taxa de compressão também,mas o diâmetro era de 60mm e com isso gerava 7KGFMa3000RPM e 56CVa5000RPM e o 1000 que mantinha o curso,mas o diâmetro ia 63mm o que totalizavam 998cm3 ou seja era nosso primeiro carro 1000 de quatro cilindros e usava o comando de "redelé",carburador de corpo duplo  e exiga gasolina azul e com isso gerava 70CV mas havia críticas a esse motor que era destinada a competições pelo baixo torque no dia-a-dia e baixa vida útil do motor,se as outras versões quebravam direto imagina esse....
O Interlagos chegava na carroceria cupê e os motores eram 845 de 40CV,904 de 56CV e 1000 de 70CV,mais tarde só sobra o 845 mas com comando de válvulas do 1000 com 55CV.
                                                  A Berlinetta com o mesmo motor do cupê.
O Conversível com o mesmo motor do cupê.
Ele mede 3.78metros de comprimento,1.47metros de largura,1.16metros de altura e 2.10metros de entre - eixos era pequeno,leve e curto,o peso era de 540KG para cupê e conversível e 570KG para a Berlinetta ele tinha chassi tubolar e carroceria de fibra de vidro por isso o baixo peso ,em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda,em janeiro de 1963 ele era testado na versão 1000:0a100KM/H em 14.1segundos e chegou a 160KM/H números iguais aos carros 1000 de hoje em dia(Celta 1.0 por exemplo) mas lembre-se a falta de torque era algo crônico nesse motor,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em outubro de 1965 na linha 1966 ele abandonava os motores 1000 e 904 só mantinha o 845 com o comando de válvulas "redelé" e com isso gera 7.6KGFMa3500RPM e 55CVa5600RPM para todas as carrocerias e em novembro de 1966 ele foi testado:0a100KM/H em 19.6segundos,chegou a 142KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 18.6KM/L brigava com carros grandes naquela época,mas o consumo foi ótimo,mas na época a gasolina era barata no Brasil e ninguém dava bola e em dezembro de 1966 ele dava o seu adeus.
Na França a base que deu origem ao nosso Interlagos em outubro de 1955 era lançado o A106 que não tinha a elegância do A108,mas mantinha o esquema de motor e tração traseiros,ele media 3.70metros de comprimento,1.45metros de largura,1.27metros de altura e 2.10metros de entre - eixos,duas opções de câmbio manual de três ou cinco marchas e três opções de motor,ambas Ventoux Família B 747 com três níveis de potência,a primeira com 4KGFMa2300RPM e 21CVa4100RPM a segunda com 4.5KGFMa3000RPM e 30CVa4800RPM e 5KGFMa6000RPM e 43CVa6300RPM.
O motor A106 era lançado com motor 747 de 21CV,30CV e 43CV de potência.
 
 
 o Alpine A 108 foi lançado em março de 1957 ele era igual ao nosso,nas dimensões,no câmbio manual de quatro marchas e nos motores só que lá torque e potência eram revelados em valores líquidos,o 845 gerava 5.3KGFMa5300RPM e 32CVa5300RPM,o 904 gerava 5.6KGFMa3000RPM e 45CVa5000RPM e o 1000 com seus 998cm3 que gerava 56CV mas tinha pouco torque e pouca vida útil.
O Alpine A 108 era igual ao nosso Interlagos,inclusive nos motores mas com potência líquida o 845 gerava 32CV,o 904 gerava 45CV e o 1000 gerava 56CV.
Em outubro de 1958 na linha 1959 nada muda,em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 era lançado o A110 de primeira geração, convivendo com o A108 e inclusive até mantinha as medidas com exceção do comprimento que passava a 3.85metros, câmbio manual de quatro marchas, e duas opções de motor ambas Renault Sierra Família C 1000, o seu diâmetro é de 65mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 956cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso passava a gerar 6.9KGFMa3500RPM e 44CVa5500RPM, com comando de válvulas mais bravo taxa de compressão de 8,8:1 ele passava a gerar 8.2KGFMa5000RPM e 75CVa6500RPM e ele vinha em três opções de carroceria: cupê, conversível e o GT4 que era o esportivo de quatro lugares.
O A110 de primeira geração chegava ao mercado com motor 1.nada de 44CV e 75CV, mais tarde o 1.nada de 44CV é substituído pelo de 40CV e ganha a opção de 55CV e de 75CV é substituído pelo de 80CV, o 1.1 de 95CV, o 1.3 de 110CV, o 1.5 de 78CV. o 1.3 de 88CV e o 1.6 de

O Conversível com os mesmos motores.

O GT4 para quatro pessoas era lançado no mercado.
Em outubro de 1962 na linha 1963 nada mudava, em julho de 1963 na linha 1964 chegavam alterações a opção de câmbio manual de cinco marchas, a taxa de compressão caia para 8,5:1 e com isso passou a gerar 7KGFMa2500RPM e 40CVa5200RPM, estreava uma opção intermediária que tinha taxa de compressão de 8,8:1 sem dados de torque gerava  55CVa5200RPM e estreava a nova opção com 80CVa6500RPM, sem dados de torque e taxa de compressão era o topo de linha.
Em outubro de 1964 na linha 1965 o modelo A108 dá o seu adeus do mercado e o A110 ganhava uma versão mais potente, era a 1100, o diâmetro crescia para 70mm e o curso era mantido, dotado de carburador de corpo duplo e taxa de compressão de 10,4:1 e com isso 10KGFMa6000RPM e 95CVa6500RPM se tornando o Alpine mais potente, feito até então, em outubro de 1965 na linha 1966 chegava mais alterações para o modelo A 110, uma versão ainda mais potente, era o 1300 ainda da família Sierra/C da Renault  modificado pelo Amadeé Gordini, o curso era mantido, mas o curso ia para 75.7mm o que totalizavam 1296cm3 e sua taxa de compressão é de 10,4:1 e com isso ele gerava 12.9KGFMa5000RPM e 110CVa6750RPM para um motor de comando no bloco ele é girador!.
Em outubro de 1966 na linha 1967 os motores 1.nada dão adeus, o 1100 era de entrada, o 1500 agora estreava como segunda versão, só que esse era da família A com bloco e cabeçote de alumínio, mas com comando de válvulas no bloco e varetas, o seu diâmetro é de 76mm e o curso 81mm o que totalizavam 1470cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 , carburação de corpo simples e com isso gerava 78CVa6000RPM , a terceira opção era o 1300 já citado e topo de linha, em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda, em outubro de 1968 na linha 1969 chegava um novo 1300, ainda da família Renault Sierra/C, o diâmetro caia para 74.5mm e o curso era mantido o que totalizavam 1255cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com carburação simples ele gerava 9.9KGFMa5000RPM e 88CVa6300RPM e o 1.5 dá o lugar ao 1600, o seu diâmetro cresce para 77mm e o curso para 84mm o que totalizavam 1565cm3, a sua taxa de compressão é de 8,6:1 e com carburação simples gerava 92CVa5500RPM e em outubro de 1969 ele migrava a uma nova plataforma que é outra história.


O Interlagos por vias "tortas" é o nosso primeiro esportivo de verdade da Renault no Brasil,agora sob a Renault mesmo só o Fluence GT,mas o Interlagos mesmo com motor 1000 disputou corrida de longa duração e chegou a vencer algumas provas e os 110 foram trazidos para vencer,mas não teve sucessor tanto pelas mãos da Willys(que planeja o A110) qüanto pela Ford que desistiu do projeto.

 
 



 

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