O Ford Escort de primeira geração e seus parentes no exterior

A FORD DO BRASIL ENTRA NUM SEGMENTO MENOR DO QUE O CORCEL NO MERCADO E ESSA PRIMEIRA GERAÇÃO VEIO ANTES DA AUTOLATINA, SE BENEFICIOU COM ELA E SOBREVIVEU A E CONVIVEU COM A SEGUNDA GERAÇÃO.
Na Inglaterra o Escort havia chegado em 1970 no modelo MKI de motor dianteiro e tração traseira,em 1976 chegava o MKII e em 1981 era chegado o MKIII com o Corcel II ficando maior do que o modelo original era hora de arrumar alguém para substituir no futuro e a Ford brasileira foi buscar o Escort era o nosso primeiro Ford de projeto europeu,por que? o Corcel e sua família eram projetos da Renault herdados da Willys e a as Picapes Série F,Galaxie e Maverick eram projetos americanos.

O Corcel II já estava maior e mais pesado e os motores eram o Renault Sierra Família C conhecidos como "Renault" 1.4 de 55CV,1.6 á gasolina de 67CV e 1.6 á álcool de 69CV e a versão GT era evidente que precisava de um sucessor.
A Ford foi fazer testes com o carro,pensou no motor CVH mas importar da Alemanha custava caro e então partiu para adptar o velho "Renault" ao Escort nacional e começavam os testes e custou US$400 milhões de dólares e em agosto de 1983 era lançado o Escort como linha 1984 ele chegava em quatro versões de acabamento:Básica,L,GL e Ghia,duas opções de carroceria:duas e quatro portas,esta exclusiva da Ghia,duas opções de câmbio:manual de quatro ou de cinco marchas,sendo opcional no resto e de série no Ghia,apesar do visual moderno e da suspensão que eu vou citar mais á frente,a Ford resolveu modificar o velho motor Renault Sierra Família C que ganhou novo cabeçote,câmera de turbulência mais alta e passou a se chamar CHT,o nome se tornou tão popular que o antigo "Renault Sierra" é chamado de CHT popularmente e quatro opções de configuração,a primeira era a 1.3(na verdade 1.35),ele vem com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica,o seu diâmetro é de 71,5mm e o curso é de 83,5mm,a sua cilindrada total era de 1341cm3,na versão á gasolina a taxa de compressão era de 9,1:1 e com isso gerava 9.9KGFMa2800RPM e  57CVa5800RPM e a versão á alcool a taxa de compressão era de 12:1 e com isso gerava 10.5KGFMa2800RPM e 63CVa5000RPM,a outra era a 1.6,tinha a mesma concepção do 1.3,mantinha o curso mas o diâmetro era de 77mm o que totalizavam 1555cm3 e na versão 1.6 á gasolina a mesma taxa de compressão do motor 1.3 e com isso gerava 10.8KGFMa2400RPM e 65CVa4800RPM e o 1.6 á álcool tinha a mesma taxa de compressão do motor 1.3 á álcool e com isso gerava 11.6KGFMa3600RPM e 72CVa5200RPM,a sua suspensão era indepedente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e os freios eram discos nas rodas dianteira e tambores na traseira,ele media 3.99metros de comprimento,1.64metros de largura,1.34metros de altura e 2.40metros de entre - eixos e o motor era transversal e a tração era dianteira lembrando que era o primeiro Ford nacional com motor transversal,já que a tração dianteira já existia no Corcel.Bom se a Renault hoje ganhou o apelido de "Dacia Brasil" por causa de Logan/Sandero e Duster,a Ford do Brasil dos anos 1980 ganharia o apelido de "Renault do Brasil" por que o Galaxie se foi em 1983,os Jeep e Rural da Willys se foram também,só sobraram Corcel/Del Rey/Belina/Scala e Pampa com chassi da Renault,o Escort era chassi Ford,mas com motor da Renault e só sobrou as Série F.Tudo bem,o veterano CHT era robusto e confiável.
Aqui a versão L com quatro opções de motores:1.3 á gasolina de 57CV,1.3 á álcool de 63CV,1.6 á gasolina de 65CV e o 1.6 á álcool de 73CV.
A Ghia de carroceria quatro portas e o motor 1.6 já citado no L.
No mês de lançamento a versão GL 1.6 á álcool era testada:foi de 0a100KM/H em 14.0segundos,chegou a 160KM/H,o seu consumo urbano foi de 9.6KM/L,o seu consumo rodoviário é de 12.6KM/L carregado e 14.6KM/L vazio,ou seja a boa aerodinâmica e o peso menor que o Corcel ajudaram no desempenho e no consumo,em setembro daquele mesmo ano ele encarar um rival:o Volkswagen Voyage,ambos fizeram de 0a100KM/H em 14.0segundos,o Ford chegou a 160KM/H contra 159KM/H do Voyage,no consumo foi de 9.3KM/L do Escort com 8.9KM/L do Voyage,no rodoviário carregado foi de 12.1KM/L contra 10.2KM/L do Voyage e vazio o Escort fez 14.3KM/L contra 12.2KM/L do Voyage,em outubro de 1983 era vez da chegada do XR3 com aerofólio,spoilers,saias laterais,o câmbio também era de cinco marchas mas as relações encurtadas e o motor CHT passava por alterações de novo,ganhava carburador webber duplo,comando de válvulas mais "bravo" válvulas maiores e com isso gerava 12.8KGFMa4000RPM e 83CVa5600RPM e passa a se chamar CHT HP(High Performance) ,existem os esportivos de verdade,existem os fajutas e os limitados,no caso do XR3 1.6 se encaixa nesse e nesse caso o motor é só á álcool.
            O Esportivo XR3 chegava ao mercado e o motor era o 1.6 á álcool com 83CV.
Qualidades? visual moderno,baixo peso,bom torque em baixa rotação do 1.6 comum ,defeitos? traseira suícida,constantes alinhamentos e balanceamentos e o motor 1.6 do XR3 fraco em baixas rotações.Em novembro de 1983 é vez do Ghia 4 portas á gasolina ser testado,na pista foi de 0a100KM/H em 16.0segundos,chegou a 156KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.6KM/L na cidade,na rodovia a 80KM/H em quinta vazio fez 16.9KM/L e carregado fez 16.3KM/L,mas o preço elevado dessa versão era quase igual ao do Monza,o que o tornava muito caro,no ano de lançamento do Escort,o Corcel já havia perdido o título de Ford mais vendido para o Del Rey,em dezembro de 1983 era vez versão XR3 ser testada:0a100KM/H em 14.3segundos,chegou a 165KM/H,o seu consumo urbano foi de 8KM/L e o rodoviário carregado foi de 11.2KM/L e vazio foi de 11.7KM/L,em fevereiro era vez do motor 1.3 á gasolina e a álcool ser testado,na pista o modelo á gasolina fez 0a100KM/H em 17.8segundos,contra 18.3segundos do modelo á álcool,chegou a 146KM/H contra 149KM/H do modelo á álcool,o seu consumo urbano foi de 11.2KM/L contra 9.1KM/L do modelo á álcool,o consumo rodoviário carregado   foi de 16.6KM/L do modelo á gasolina,contra 12.1KM/L do modelo á álcool e vazio foi de 18.9KM/L do modelo á gasolina,contra 14KM/L do modelo á álcool,a relação desempenho/consumo foi desfavorável ao modelo 1.3 e por isso esse motor teve poucas vendas,em junho de 1984 o Escort XR3 é comparado ao Gol GT com seu 1.8,ele foi de 0a100KM/H em 13.4segundos,contra 11.9segundos do Gol,chegou a 163KM/H contra 166KM/H do Gol,no consumo urbano ele fez 8KM/L contra 6.8KM/L do Gol,na rodovia vazio fez 12.7KM/L e carregado fez 12.5KM/L,contra 12KM/L e 11KM/L do Gol respectivamente,o Gol GT tinha mais desempenho,mas era mais econômico,em setembro de 1984 ele encara o Uno CS 1300 com sua versão L 1.6,na pista foi de 0a100KM/H em 15.4segundos,contra 16.4segundos do Uno,chegou a 153KM/H contra 151KM/H do Uno,o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L contra 8.2KM/L do Uno,o seu consumo rodoviário carregado a 80KM/H foi de 12KM/L contra 12.2KM/L do Uno,o seu consumo rodoviário vazio a 80KM/H foi de  14KM/L contra 13.5KM/L do Uno,em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda e no salão do automóvel daquele ano é apresentado o XR3 Conversível,sem motor para representar desempenho,a Ford foi em busca do desfile e nesse ano ele viraria o Ford mais vendido e o terceiro carro mais vendido do mercado nacional.
  Em março de 1985 chegava o XR3 Conversível que era feito pela Karmann-guia, com peças traseiras importadas da Alemanha,como tampa do porta-malas e lanternas e o preço era elevado,ele tinhas as mesmas dimensões da versão teto rígido,assim como motor e câmbio era o nosso primeiro conversível de fábrica depois de 15  anos do Karmann-guia conversível da Volkswagen.
                           O XR3 conversível chegava ao mercado e o motor é o 1.6 de 83CV.
Em abril de 1985 ele era testado,ele tinha reforços estruturais,que aumentavam o peso,na pista foi de 0a100KM/H em 13.9segundos,chegou a 162KM/H com a capota fechada e 156KM/H vazia,o seu consumo urbano é de 6.8KM/L,o seu consumo rodoviário foi de 10.8KM/L vazio e 11.5KM/L carregado.O Conversível estava só para desfile e não tinha rivais diretos,mas o preço era elevado:era mais caro que o Opala Diplomata,em maio de 1985 era vez do Escort Básico 1.6 ser testado em versão á álcool,na pista foi de 0a100KM/H em 14.4segundos,chegou a 157KM/H,o seu consumo urbano foi de 8.8KM/L,o seu consumo rodoviário é de 11.9KM/L carregado e vazio é de 13.6KM/L,em junho de 1985 a versão GL é comparado ao Premio CS 1500,na pista foi de 0a100KM/H em 14.4segundos,contra 15.5segundos do Premio,chegou a 156KM/H contra 160KM/H do Premio,o seu consumo urbano foi de 8.5KM/L contra 8.2KM/L do Premio,o seu consumo rodoviário carregado  foi de 12.6KM/L contra 12.5KM/L do Premio e o seu consumo rodoviário vazio foi de 14.7KM/L contra 13.8KM/L do Premio,em outubro de 1985 na linha 1986 o motor 1.6 passava por alterações,passava a gerar 13KGFMa2400RPM e 73CVa4800RPM e o motor á gasolina passava a gerar 12KGFMa2400RPM e 69CVa4800RPM,em janeiro de 1986 ele foi testado:0a100KM/H em 15.6segundos,chegou a 150KM/H,o seu consumo urbano foi de 7.7KM/L,o rodoviário foi de 12.1KM/L carregado e 13.6KM/L vazio,em agosto de 1986 é lançada a linha 1987 que é conhecido no exterior como MKIV que vinha com novos para-choques dianteiros,faróis e grade dianteira e na traseira novas lanternas traseiras e junto com elas veio o aumento no comprimento para 4.08metros o resto nada muda,no motor mais uma alteração no veterano motor Renault Sierra Família C/CHT as versões 1.3 á álcool e á gasolina dão adeus,só sobraram as 1.6,a versão á gasolina passou a gerar 12.6KGFMa2400RPM e 72CVa5000RPM,a versão 1.6 á álcool passou a gerar 13.2KGFMa2400RPM e 75CVa5000RPM e a 1.6 Formula do XR3 somente á álcool passou a gerar 13.5KGFMa4000RPM e 86CVa5600RPM para um motor de comando de válvulas no bloco,até que é girador.só que a fraqueza em baixas rotações continuava.... e a carroceria de quatro portas dava o seu adeus,assim como a versão Básica,ficavam L,GL,Ghia e XR3.
O Escort ganha nova grade dianteira,faróis,capô e lanternas e o motor 1.6 á gasolina passa a gerar 72CV e o álcool passava a gerar 75CV.
                           O Esportivo XR3 também muda e o motor 1.6 passava a 86CV.
                               O conversível passava por alterações e o mesmo motor 1.6 do XR3 teto rígido.
Em setembro de 1986  o XR3  era testado,na pista 0a100KM/H em 12.6segundos(mais rápido que o Veloster),chegou a 161KM/H,o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L,o consumo rodoviário carregado foi de 11.7KM/L e vazio foi de 12.5KM/L,no mês seguinte é anunciada a a AutoLatina que era a união de Ford e Volkswagen e aí a Ford coméçava a testar o AP 800 no Escort,em dezembro de 1986 é vez do conversível ser testado,0a100KM/H em 13.2segundos,chegou a 157KM/L,o seu consumo urbano foi de 7.4KM/L,o seu consumo rodoviário carregado foi de 10.9KM/L e o rodoviário foi de 12.5KM/L e lógico no XR3 com teto rígido,sendo o nosso Ford de melhor desempenho,as viúvas do Maverick GT V8 só eram lágrimas....,em março de 1987 o Escort GL é comparado ao Voyage GL ambos 1.6 e agora eram irmãos,mas o Escort usava o CHT e o Voyage o AP,foi de 0a100KM/H em 14.0segundos,contra 12.1segundos do Voyage,chegou a 154KM/H contra 160KM/H do Voyage,o seu consumo urbano é de 6.9KM/L contra 6.4KM/L do Voyage,na rodovia a 100KM/H carregado fez 10.5KM/L contra 9.5KM/L do Voyage e na rodovia a 100KM/H vazio fez 11.3KM/L contra 10.2KM/L do Voyage,em maio de 1987 as versões L,Ghia e XR3 se enfrentam,na pista foi de 0a100KM/H em 13.3segundos,contra 13.2segundos do XR3 e 14.0segundos do Ghia,chegou a 150KM/H,contra 148KM/H do Ghia e 157KM/H do XR3,o seu consumo urbano foi de 7.8KM/L,contra 7.4KM/L do Ghia e 6.7KM/L do XR3,o seu consumo rodoviário carregado a 100KM/H foi de 11.1KM/L do L,11.5KM/L do Ghia e 10KM/L do XR3 e o consumo rodoviário vazio foi de 12.1KM/L,contra 12KM/L do Ghia e 10.6KM/L do XR3,em setembro de 1987 é lançada a linha 1988 agora com tanque maior e câmbio de melhor engates,na pista foi de 0a100KM/H em 12.7segundos,chegou a 161KM/H,o seu consumo urbano é de 7KM/L,o seu consumo rodoviário carregado é de 10.6KM/L e vazio é de 11.1KM/L,em novembro de 1987 na linha 1988 é testado o L,na pista foi de 0a100KM/H em 12.3segundos,chegou a 160KM/H,o seu consumo urbano foi de 8KM/L e o consumo rodoviário carregado foi de 11.1KM/L e vazio foi de 12.3KM/L,em janeiro de 1988 é vez do XR3 Conversível ser testado:0a100KM/H em 13.4segundos,chegou a 157KM/H,o seu consumo urbano foi de 6.7KM/L,o rodoviário carregado foi de 10.8KM/L e vazio foi de 11KM/L,em abril de 1988 é vez do XR3 encarar o Uno 1.5 R,ele foi de 0a100KM/H em 13.4segundos,contra 12.4segundos do rival,chegou a 156KM/H contra 163KM/H do rival,o seu consumo urbano de ambos foram de 6.6KM/L,o rodoviário a 100KM/H carregado de ambos foi de 10.1KM/L e vazio a 100KM/H foi de 11KM/L contra 10.6KM/L do Uno,em julho de 1988 é vez do modelo Ghia ser testado,na pista foi de 0a100KM/H em 13.3segundos,chegou a 155KM/H,o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L,o seu consumo a 100KM/H carregado foi de 11.5KM/L e vazio foi de 12KM/L,em outubro de 1988 na linha 1989 o XR3 Conversível ganhava a capota elétrica opcional,em dezembro de 1988 na linha 1989 é testado o XR3 normal e uma versão Turbo preparada pela Garrett,mas aí entra nos "carros obscuros",a versão normal foi de 0a100KM/H em 12.4segundos,chegou a 160KM/H,o seu consumo urbano foi de 7KM/L,o rodoviário a 100KM/H foi de 10.5KM/L e o rodovário a 100KM/H foi de 11.2KM/L,em fevereiro de 1989 o XR3 Conversível foi testado com e sem capota,com a capota ou sem capota ele fez 0a100KM/H em 12.9segundos,chegou a 157KM/H sem capota e com a capota a 164KM/H,o seu consumo urbano foi de 6.9KM/L,carregado a 100KM/H fez 10.5KM/L e vazio fez 10.7KM/L,lembrando que com a capota fechada,em Março de 1989 a versão GL 1.6 á gasolina foi testada:0a100KM/H em 13.3segundos,chegou a 157KM/H,o seu consumo urbano é de 10KM/L,o seu consumo rodoviário foi de 13.8KM/L carregado e 14.6KM/L vazio.em Julho de 1989 como primeiro resultado concreto da AutoLatina chegava o Escort 1.8,o motor era o Volkswagen AP 1800 conhecido como EA 827 no exterior tem bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas  simples no cabeçote acionado por correia dentada e carburador de corpo duplo em quatro configurações,a primeira é a 1.8 normal á gasolina que gerava 15.2KGFMa3000RPM e 92CVa5600RPM,a 1.8 á álcool gerava 15.5KGFMa3200RPM e 99CV(na verdade 105CV)a5600RPM,o 1.8 S á gasolina do XR3 gerava 15.6KGFMa3200RPM e 97CVa5600RPM e a 1.8 S á álcool gerava 16KGFMa3200RPM e 99CV(na verdade 110CV)a5600RPM e esse motor estava disponível para as versões GL,Ghia e XR3,a L e GL continuavam com o CHT 1.6,o XR3    trocava de motor,assim como o Ghia e o câmbio agora era importado da Alemanha era o mesmo do Golf,ou seja Passat/Golf/Escort estavam unidos sob a autolatina e já como linha 1990 foi o primeiro a se beneficiar da autolatina e era um resposta ao Kadett da GM e ele era o terceiro nacional mais vendido.
O Escort ganha a versão 1.8 com 92CV na versão á gasolina e 105CV na versão á álcool,mais tarde o 1.8 á gasolina cai para 86CV e o álcool cai para 95CV.
          O XR3 ganha o 1.8S com 97CV na versão á gasolina e 110CV na versão á álcool,mais tarde o 1.8 á gasolina cai para 90CV e o á álcool cai para legítimos 99CV.
              O XR3 conversível ganha o motor 1.8S agora o desfile fica mais ágil.....
No mesmo mês,ele era testado,na pista 0a100KM/H em 10.5segundos(mais rápid que o um certo Hyundai....),chegou a 176KM/H,o seu consumo urbano foi de 6.7KM/L,o seu consumo carregada a 100KM/H foi de 10KM/L e vazio foi de 10.2KM/L,em agosto de 1989 é vez do modelo Ghia 1.8 á gasolina ser testado:0a100KM/H em 11.8segundos,chegou a 167KM/H,o seu consumo urbano foi de 9.5KM/L,o seu consumo rodoviário carregado foi de 15KM/L e vazio foi de 15.7KM/L,em outubro de 1989 é vez do XR3 Conversível ser testado,na pista foi 0a100KM/H em 11.8segundos,chegou a 173KM/H,o seu consumo urbano foi de 6.5KM/L,o seu consumo rodoviário carregado foi de 10.1KM/L e vazio foi de 10.8KM/L,no mesmo mês era lançado o Verona,que era uma versão sedã do Escort desenhada localmente,chegava nas versões LX e GLX,única opção de câmbio:manual de cinco marchas,quatro opções de motores,CHT 1.6 já citado aqui,AP 1800 também já citado ,no Verona a Ford entregou os pontos e falou a potência real do AP 1800 e aproveitou para fazer isso no Escort,ele foi a 4.26metros de  comprimento,a carroceria era só duas portas e apesar do visual bonito,ele não fez sucesso e o motor menor só estava disponível para a versão GLX e veterano Renault Sierra Família C/CHT passava por alterações a versão á gasolina passava a gerar 13.3KGFMa2200RPM e 78CVa5200RPM e a versão á álcool passou a gerar 13.7KGFMa2200RPM e 82CVa5200RPM e as viúvas do Maverick GT V8 secaram as lagrimas com o XR3 1.8....
O Verona chegava ao mercado com quatro opções de motores:1.6 á gasolina,1.6 á álcool,1.8 á gasolina e o 1.8 á álcool.
Em novembro de 1989 o Escort com motor 1.8 em sua versão Ghia,encara Kadett SL/E 1.8 e Voyage GLS 1.8,na pista foi de 0a100KM/H em 11.8segundos,contra 12.2segundos do Voyage e 12.7segundos do Kadett,chegou a 166KM/H contra 160KM/H do Voyage e 162KM/H do Kadett,o seu consumo urbano foi de 9.5KM/L na cidade,contra 9.4KM/L do Voyage e 9KM/L do Kadett,o seu consumo rodoviário foi de 14.9KM/L carregado,contra 11.4KM/L do Voyage e 12.4KM/L do Kadett e vazio foi de 15.7KM/L,contra 12KM/L do Voyage e 13KM/L do Kadett,ou seja o Escort com motor AP e câmbio do Golf,foi melhor que o Voyage,em dezembro de 1989 era vez do Verona na versão GLX 1.8 á álcool ser testado,na pista foi de 0a100KM/H em 11.7segundos,chegou a 168KM/H,o seu consumo urbano foi de 6.8KM/L na cidade e na rodovia fez 10KM/L vazio e 10.3KM/L carregado.Ah você quer saber o diâmetro x curso do AP 1800? bom,vamos a eles:81 x 86,4mm o que totalizavam 1781cm3,na versão á gasolina a taxa de compressão era de 8,5:1 e na versão á álcool era de 12,3:1 sempre com dupla carburação.Em janeiro de 1990 era vez do GLX 1.8 ser testado com motor á gasolina,ele fez de 0a100KM/H em 12.0segundos,chegou a 165KM/H,o seu consumo urbano foi de 9.1KM/L,o rodoviário carregado foi de 14.3KM/L e o vazio foi de 15KM/L,em março de 1990 era a vez da versão LX ser testada,na pista foi de 0a100KM/H em 13.5segundos,chegou a 160KM/H,o seu consumo urbano foi de 10.9KM/L e o rodoviário a 100KM/H carregado foi de 14.2KM/L e vazio foi de 15KM/L,em maio a plataforma transcede as fronteiras das Ford e chegava o Volkswagen Apollo,que tinha diferenças do Verona,na grade dianteira e nas lanternas traseiras fumê,era o primeiro Volkswagen nacional com motor transversal,ele veio em duas versões de acabamento:GL e GLS,o câmbio era manual de cinco marchas,mas com as relações curtas do XR3,o motor sempre era o AP 1800 já citado aqui,as dimensões eram as mesmas do Verona.
Com grade diferente e lanternas fumê chegava o Volkswagen Apollo com o mesmo motor 1.8 do Escort.
Em julho de 1990 o Apollo era testado,na pista 0a100KM/H em 11.7segundos,chegou a 164KM/H,o seu consumo urbano foi de 8.7KM/L,o rodoviário carregado foi de 14.6KM/L e vazio foi de 14.8KM/L,na mesma edição o XR3 1.8 á gasolina com teto rígido e conversível foram testados,na pista o normal cravou 12.4segundos e o conversível cravou 12.9segundos,chegou a 166KM/H e o conversível a 163KM/H,o seu consumo em quinta a 100KM/H foi de 13.7KM/L e o conversível fez 13.2KM/L,EM julho de 1990 o Apollo e Verona sõa colocados contra o Monza SL/E 2.0,a dupla da autolatina estava com o 1.8,no 0a100KM/h a briga foi acirrada o Apollo cravou 11.9segundos,Verona e Monza cravam 12.0segundos,na velocidade máxima o Apollo foi mais veloz com 166KM/H,contra 164KM/H do Verona e 161KM/H do Monza,no consumo a 100KM/H em quinta o Verona foi o mais econômico com 14.3KM/L contra 13.1KM/L do Apollo e 12.3KM/L do Monza,em agosto de 1990 era vez do Escort 1.8 encarar o 1.6,aliás sobre a confiabilidade dos motores,a resposta que se ouvir de qualquer mecânico é "Vai depender da sorte de cada um",na pista o 1.6 cravou 12.6segundos e o 1.8 cravou 11.7segundos,chegou a 157KM/H contra 166KM/H do 1.8,o 1.6 cravou 14.7KM/L em quinta a 100KM/H contra 14.2KM/L do 1.8,em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda e com o lançamento do Escort de nova geração na europa a Ford brasileira começa a trazer a nova plataforma para o Brasil para testes,em novembro de 1990 é vez da versão GL do Apollo ser testada,na pista foi de 0a100KM/H em 11.6segundos,chegou a 164KM/H e o seu consumo rodoviário a 100KM/H foi de 12.1KM/L.Em Dezembro de 1990 é vez do XR3 1991 ser testado,na pista foi de 0a100KM/H em 11.8segundos,chegou a 167KM/H,o seu consumo a 100KM/H foi de 12.9KM/L,em março de 1991 o Escort L 1.6 encarou Gol CL 1.6 e Chevette DL 1.6 curiosamente,o Gol CL usava o mesmo motor Renault Sierra/Família C/CHT 1.6 do Escort,o Escort foi  mais rápido com 12.6segundos,contra 13.0segundso do Gol e 14.8segundos do Chevette,chegou a 157KM/H foi o mais veloz contra os 155KM/H do Gol e 151KM/H do Chevette,na cidade fez 11.5KM/L,ficou na intermediária o Gol marcou 11.6KM/L e o Chevette 10.5KM/L,na rodovia vazio fez 16.9KM/L ficou na intermediária o Gol marcou 17.1KM/L e o Chevette fez 13.5KM/L,carregado a 100KM/H o Escort fez 15.9KM/L contra 16.3KM/L do Gol e 13.1KM/L do Chevette,em outubro de 1991 na linha 1992 a opção de quatro portas para o Escort retornava importada da Argentina,vinha com rodas do Sierra XR4,aerofólio do XR3 era a versão Guarujá e junto com ela os motores ganham catalizador,o CHT 1.6 á gasolina passava a gerar 12.3KGFMa2200RPM e 72CVa5200RPM,o motor á álcool passava a gerar 12.5KGFMa2200RPM e 76CVa5200RPM,o AP 1800 á gasolina passava a gerar 15KGFMa3000RPM e 86CVa5600RPM,o á álcool passava a gerar 15.5KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM,o AP 1800 S á gasolina passava a gerar 16KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM,o AP 1800 S á álcool passava a gerar 16.5KGFMa3000RPM e 97CVa5600RPM,lembrando que para o Guarujá o AP 1800 á gasolina.
Na linha 1992 a marca trouxe da Argentina o Escort Guarujá com carroceria quatro portas e o motor 1.8 á gasolina de 86CV.
Em novembro de 1991 ele é testado:0a100KM/H em 12.8segundos,chegou a 166KM/H,o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L,o seu consumo rodoviário em quinta a 100KM/H carregado foi de 14.2KM/L carregado e vazio foi de 15KM/L, Em dezembro de 1991 o Escort XR3 conversível 1.8 é comparado ao Kadett GSi 2.0 conversível,na pista foi de 0a100KM/H em 12.2segundos,contra 10.7segundos,chegou a 163KM/H contra 172KM/H do Kadett GSi,o problemas do álcool no início dos anos 1990 e a versão á gasolina do XR3 apresentava desempenho inferior e os fãs do Maverick GT V8 voltaram a chorar,o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L contra 8.2KM/L do Kadett,aqui a injeção eletrõnica ajudava o Kadett,o consumo rodoviário foi de 13.9KM/L carregado e 14.5KM/L vazio contra 11.7KM/L e 12.2KM/L do Kadett.Em Janeiro de 1992 o Apollo GLS 1.8 á álcool foi testado:0a100KM/H em 11.8segundos,chegou a 170KM/H,o seu consumo urbano foi de 7.3KM/L,o seu consumo rodoviário foi de 9.3KM/L a 100KM/H e 9.7KM/L,em junho de 1992 houve um compartivo entre Ford vs Volkswagen e aí Escort L 1.6 encarou Gol CL 1.6,Verona GLX 1.8 encarou Apollo GLS 1.8,Escort Guarujá 1.8 4 portas encarou Voyage GL 1.8 4 portas e por curiosidade ambos Argentinos e de General Pacheco,Escort XR3 1.8 e Gol GTi 2000,lembrando que na linha 1992 chegava a série especial Formula com amortecedores eletrônicos que eram caros e eram substituídos por amortecedores comuns,primeiro o Escort L 1.6 encarou o Gol CL 1.6,na pista foi de 0a100KM/H em 13.2segundos,contra 14.4segundos do Gol,chegou a 157KM/H contra 149KM/H do Gol,o seu consumo urbano foi de 11.5KM/L contra 11.1KM/L do Gol,o rodoviário a 100KM/H em quinta foi de 14.8KM/L contra 15.4KM/L do Gol e vazio foi de 15.9KM/L contra 16.7KM/L do Gol e como na base carro é investimento,a vitória acabou para a Volkswagen,os gêmeos Apollo e Verona foram testados,na pista o Verona cravou 13.0segundos,contra 13.4segundos do Apollo,ambos chegaram a 163KM/H,no consumo urbano deu Verona com 10.9KM/L contra 10.3KM/L do Apollo,no consumo rodoviário a 100KM/H carregado deu Verona com 14.2KM/L contra 14.1KM/L do Apollo e o seu consumo rodoviário a 100KM/H carregado deu Verona 15KM/L contra 14.8KM/L,ou seja a vitória do Verona,o Escort Guarujá 1.8 encarou o Voyage GL 1.8,na pista foi de 0a100KM/H em 13.4segundos,ficou atrás com 11.8segundos do rival,chegou a 164KM/H contra 162KM/H do Voyage,foi mais veloz,no consumo urbano o Escort fez 9.4KM/L contra 9.2KM/L na cidade,na rodovia carregado o Escort fez 14.3KM/L contra 13KM/L do Voyage,vazio fez 15KM/L contra 13.7KM/L do Voyage e a vitória foi do Escort Guarujá e depois o Escort XR3 1.8 encarou o Gol GTi 2.0,na pista foi de 0a100KM/H em 13.4segundos,contra 10.7segundos do Gol GTi,chegou a 168KM/H contra 175KM/H,o seu consumo urbano foi de 9.8KM/L contra 9.9KM/L do Gol,o seu consumo rodoviário carregado a 100KM/H foi de 12.9KM/L contra 12.6KM/L do Gol e o seu consumo rodoviário vazio foi de 13.5KM/L contra 13.2KM/L do Gol,a vitória foi do Gol GTi com justiça,em outubro de 1992 na linha 1993 o Escort passava a uma nova plataforma,o Verona dava adeus diante das baixas vendas e o Apollo diante do fracasso,também.mas a plataforma antiga era mantida com a versão Hobby com preço dos compactos 1.6,os para-choques vinham do XR3,o câmbio manual de cinco marchas era o mesmo e o motor continuava o CHT 1.6 que continuava inalterado e o Guarujá era mantido,ou seja duas heranças da antiga plataforma do Escort.
Com herança do Escort antigo chegava o Hobby 1.6 com o mesmo 1.6 que já citamos anteriormente.
No ano seguinte,o Guarujá deixa de ser importado,já que não faz mais sentido com a nova geração do Escort e chegava o Escort Hobby aproveitando o motor que estava a um ano no Gol 1000 é veterano Renault/Sierra Família C/CHT 1.nada,o diâmetro foi reduzido para 70,3mm e o curso foi reduzido para 64,2mm,a cilindrada era de 997cm3,a taxa de compressão era de 9:1 e com isso gerava 7.3KGFMa3600RPM e 50CVa5800RPM e carburador de corpo duplo.
                        Na linha 1994 chegava o Hobby 1.nada com o motor 1.nada de 50CV.
Em novembro de 1993 ele foi testado:0a100KM/H em 19.4segundos,chegou a 140KM/H,o seu consumo urbano foi de 10.6KM/L,o seu consumo rodoviário foi de 13.6KM/L carregado e 14.5KM/L vazio. Em abril de 1994 ele é comparado ao Corsa Wind 1.0EFi,Uno Mille Eletronic e Gol 1000,na pista foi de 0a100KM/H em 19.9segundos,ficou atrás do Corsa com 19.8segundos e Uno Mille com 16.4segundos e venceu o Gol com 20.0segundos,chegou a 142KM/H empatou com o Corsa e só perdeu para o Uno com 150KM/H e venceu o Gol com 136KM/H,o seu consumo urbano foi de 10.8KM/L só venceu o Uno Mille com 10.6KM/L,perdeu para o Gol 1000 com 10.9KM/L e para o Corsa com 13KM/L,na rodovia carregado foi o segundo mais sedento com 12.8KM/L,só venceu o Gol 1000 com 12.3KM/L,o Uno cravou 13KM/L e o Corsa 13.5KM/L e vazio o Escort cravou 14.1KM/L só perdeu para o Corsa com 14.4KM/L,Gol e Uno cravam 14KM/L Em outubro de 1994 era anunciado o fim da autolatina,mas o acordo de motores e câmbio foi até 1996 e no ano seguinte o Escort Hobby ganhava para-choques na cor do veículo como opcional e mesma caixa de câmbio dos outros Escort importado da Argentina.
Para-choques na cor do veículo no Hobby 1.nada e motor 1.nada mantido e único motor.
Em julho de 1996 com o lançamento do Fiesta 1.nada,aliás na minha opnião a Ford devia ter adotado injeção multiponto no velho CHT e quem sabe ter ido a 60CV e resolveu usar o Endura que era um projeto da Ford inglesa dos 1950 e aí essa plataforma dava adeus na Ford brasileira depois de 13 anos.
A primeira geração do Escort chamada de MKI foi desenvolvida pela Ford inglesa,mas em 1975 chegava o MKII que foi desenvolvida em conjunto com a Ford alemã que na verdade era uma reforma do modelo MKI e ela tinha uma amplo leque de motores,começava com os Kent 1.1 de 45CV,1.3 de 53CV,1.6 de 70CV e tinha o Georgia OHC 2.nada(da mesma família do 2.3 do nosso Maverick) com 110CV exclusivo do RS2000,o motor era dianteiro longitudinal e a tração era traseira.
O Escort MKII tinha os motores 1.1 de 45CV,1.3 de 55CV,1.6 de 70CV e o 2.nada de 115CV.
Em setembro de 1980 na linha 1981 chegava o modelo MKIII que é o nosso velho conhecido,ele chegou em quatro opções de carroceria:hachtback duas portas,hachtback quatro portas,perua de duas portas e perua de quatro portas que foi chamada Turnier na Alemanha e Estate na Inglaterra e a perua duas portas quase foi feita no Brasil,as dimensões eram as mesmas dos nacionais,com exceção da perua que media 4.19metros,a suspensão e freios eram iguais aos nacionais,as versões de acabamento eram Básica,L,GL,Ghia e XR3 e duas opções de câmbio:manual de quatro marchas e manual de cinco marchas exclusivo do XR3,nos motores a oferta começa com o Valencia 1.1 que era originário do Kent e que por sua vez originou o Endura-E conhecidos aqui nos Fiesta(1996-1999) e Ka(1997-1999),o seu diâmetro é de 73.9mm e o curso é de 65mm o que totalizavam 1117cm3,a taxa de compressão é de 9:1,o carburador é de corpo simples,esse motor tem bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e com isso gerava 8.3KGFMa2700RPM e 50CVa5000RPM,a estréia do CVH 1.3,esse motor tem bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e câmera hemisférica,o seu diâmetro é de 89.9mm,o curso é de 64.5mm o que totalizavam 1296cm3,a taxa de compressão era de 9,5:1 e com isso gerava 10.2KGFMa3500RPM e 69CVa6000RPM e com carburador de corpo simples,o CVH 1.6,o seu diâmetro é de 79.9mm e o curso é de 79.5mm o que totalizavam 1598cm3,a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 12.6KGFMa3000RPM e 79CVa5800RPM com carburador de corpo simples  e o CVH 1.6 do XR3 tinha o seu diâmetro de 80mm e o curso de 79.5mm era mantido,o que totalizavam 1597cm3 e tinha carburado de corpo duplo e comando de válvulas mais bravo e com isso gerava 13.6KGFMa4000RPM e 96CVa6000RPM e a taxa de compressão era de 9,5:1 lembrando que a Ford brasileira estudou o CVH 1.6 mas a taxa de compressão mais baixa na versão á gasolina não funcionaria bem e na versão á álcool com taxa de compressão elevada batia válvulas,melhor mesmo foi atualizar o velho Renault.
Aqui o o modelo duas portas,igual ao nosso mas com mudanças de motores:1.1 de 50CV,1.3 de 69CV e 1.6 de 79CV,mais tarde chegava o 1.6 á diesel de 54CV.
O quatro portas era igual ao nosso e os mesmos motores do duas portas.
A Estate com duas portas e os mesmos motores do hacht duas portas.
                       A Estate de quatro portas e os mesmos motores do hacht duas portas
O Esportivo XR3 igual ao nosso,mas com motor 1.6 de 96CV,mais tarde injeção eletrônica e 105CV.
Em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda,em maio de 1982 chegava o câmbio manual de cinco marchas de série para os motores 1.6 e opcional para o 1.3,em outubro de 1982 na linha 1983 chegavam duas novidades,a primeira era o câmbio automático de 3 marchas como opcional e a segunda era o furgão Express que usava eixo rígido na traseira e os motores eram o 1.1,1.3 e 1.6 já citados no Escort.
O Furgão Escort Express chegava ao mercado e o motor era o 1.1,1.3 e 1.6 já citados no Escort duas portas e mais tarde o 1.6 á diesel.
Em março de 1983 duas novidades,o Escort XR3 recebe injeção eletrônica monoponto e junto com ele estréia o RS 1600i com o mesmo motor,com a injeção eletrônica monoponto ele passava a gerar 14.1KGFMa4800RPM e 105CVa6000RPM e o RS mantinha o torque a potência passava a 115CVa6000RPM afinal a injeção era multiponto.
O RS 1600i e o motor 1.6 de injeção eletrônica gerava 115CV.
Em agosto de 1983 na linha 1984 quatro novidades,a primeira era a opção de carroceria conversível feita pela Karmann-guia e ela vinha com duas opções de acabamento:Ghia e XR3,sendo com isso duas opções de motores:1.6 com carburador e 1.6 de injeção eletrônica,a segunda era chegada do sedã Orion,diferente do nosso Verona ele tinha traseira caída e media 4.17metros,nos motores eram o CVH 1.3,o CVH 1.6 e o CVH 1.6 de injeção eletrônica do XR3 era um verdeiro "XR3 de quatro portas" a terceira era a  RS 1600 Turbo,o CVH 1.6 ganhou além da turbina,injeção eletrônica multiponto e taxa de compressão de 8,3:1 e com isso gerava 18.3KGFMa3000RPM e 132CVa6000RPM até hoje é o Escort mais potente do mundo,aliás o segundo é o nosso Escort XR3 1.8 com o AP 1800 S á álcool e por último o motor Ford 1.6 á diesel,o com o diâmetro e curso iguais:80mm cada,que totalizavam 1608cm3 e taxa de compressão de 21:1 gerava 9.7KGFMa3000RPM e 54CVa4800RPM,ou seja econômia era boa,mas o motor era fraco.
O Conversível chegava era igual ao nosso,mas o 1.6 de carburador simples e o 1.6 de injeção eletrônica.
O sedã Orion chegava ao mercado e o motor era o 1.3,1.6 e 1.6 de injeção eletrônica já citados no Escort e grade do RS Turbo e mais tarde o 1.6 á diesel.
Chegava o RS 1600 Turbo,o motor 1.6 Turbo gerava 132CV.
Em outubro de 1983 na linha 1984 chegava o motor 1.6 á diesel ao sedã Orion,em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda e em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda e em fevereiro de 1986 chegava o nosso outro conhecido que é o MKIV que ganhava novos para-choques,faróis e grade dianteira e lanternas traseiras e as mudanças são feitas em toda a família inclusive o sedã Orion,nos motores o 1.1 é mantido,estréia o veterano Kent/Valência 1.3,o seu diâmetro é de 74mm e o curso é de 75mm o que totalizavam 1299cm3,a taxa de compressão de 9:1 e com isso gerava 9.5KGFMa2800RPM e 55CVa5000RPM,estreava o CVH 1.4,lembrando que todos os motores aqui citados são quatro cilindros e oito válvulas,o seu diâmetro era de 77.2mm,o curso era de 74.3mm o que totalizavam 1392cm3,a taxa de compressão era de 8,5:1 e com isso gerava 11KGFMa4000RPM e 73CVa5500RPM,o 1.6 normal ganhava a injeção eletrônica,mas mantinha o comando de válvulas mais manso e com isso gerava 12.5KGFMa4600RPM e 90CVa5800RPM era basicamente o XR3 amansado,os motores 1.6 do XR3i,o 1.6 Turbo do RS 1600 Turbo e o 1.6 á diesel era mantidos,assim como suspensão e freios,o sedã Orion tinha os mesmos 1.3,,1.4,1.6 e 1.6 do XR3,o Furgão Express veio com os 1.1,1.3,1.4 e 1.6.
O nosso conhecido duas portas,igual ao nosso,mas com motores diferentes,o 1.1 de 50CV,o 1.3 de 55CV e os estrantes 1.4 de 72CV e o 1.6 de injeção eletrõnica e 90CV,o 1.6 á diesel era mantido e mais tarde chegava o 1.4 de injeção eletrônica e 73CV e o 1.8 á diesel de 60CV.
O Hacht de quatro portas,com os mesmos motores do Guarujá e os mesmo motores do duas portas.
O sedã Orion também ganha as alterações e grade igual ao RS Turbo,nos motores os 1.3 e 1.6 já citados no Escort,eram mantidos,além é claro do 1.6 do XR3 que mais tarde ia 108CV.
A Estate duas portas e os mesmos motores do Hacht duas portas.
               A Estate de quatro portas e os mesmos motores do hacht de duas portas.
O Escort Express com motores 1.1,1.3,1.4 e 1.6 já citados no Hacht de duas portas.
O Esportivo XR3i com motor 1.6 já citado no Orion e mais tarde com algumas alterações.
                        O RS Turbo mantinha o mesmo motor 1600 da geração anterior.
O Conversível era igual ao nosso e o motor era o mesmo do XR3 teto rígido.

Em outubro de 1986 na linha 1987 o motor 1.4 ganhava injeção eletrônica e com isso gerava 10.5KGFMa4000RPM e 73CVa5600RPM,em outubro de 1987 na linha 1988 o 1.6 á diesel é substiuído pelo 1.8,o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1753cm3(na verdade é 1.75),a taxa de compressão era de 21,1:1 e com isso gerava 11.2KGFMa2500RPM e 60CVa4800RPM.Em outubro de 1988 na linha 1989 o XR3i ganhava uma nova injeção eletrônica multiponto,a taxa de compressão foi de 9,7:1 e com isso gerava 13.8KGFMa4800RPM e 108CVa6000RPM,em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda e em outubro de 1990 na linha 1991 o Escort troca de plataforma.
   A matriz americana,queria substituir o Pinto(sem trocadilhos) e desenvolveu o Escort MKIII junto com as Ford alemãs e inglesas,mas a marca teve que fazer alterações para conter a lei e foi lançado em outubro de 1981 como linha 1982,ele chegou nas carrocerias hacht de duas portas ,três opções de câmbio:manual de quatro ou cinco marchas ou automático de três marchas,o esquema de suspensão e freios seguia o modelo nacional,ele media 4.03metros de comprimento e única opção de motor:o CVH 1.6 da mesma específicação do modelo europeu,mas estrangulado para gerar 11.9KGFMa3500RPM e 68CVa5500RPM.
O Pinto por problema de incêndio dava adeus,o motor Ford OHC 2.3 feito no Brasil e com isso gera 88CV era o único motor  disponível no ano.

O Escort americano com dianteira e traseiras diferentes do modelo que é nosso conhecido e o motor 1.6 de 68CV,para o esportivo GT chegava o 1.6 com injeção eletrônica e 88CV.
Em outubro de 1982 na linha 1983 chegava o esportivo GT com motor CVH 1.6 com injeção eletrônica e com isso passou a gerar 13.9KGFMa3500RPM e 88CVa5500RPM e o cupê EXP que media 4.32metros,largura 1.67metros,altura 1.28metros e o mesmo entre - eixos do Escort e o motor era o mesmo 1.6 do Escort e chegava o Hacht de quatro portas.
O EXP chegava ao mercado e o mesmo motor 1.6 do Escort e mais tarde ganhava o 1.6 Turbo de 120CV.
 
 
Em outubro de 1983 na linha 1984 ganha a opção do motor á diesel era o 2.nada da família RF da Mazda,o seu diâmetro x curso eram extamente iguais com seus 86mm,o que totalizavam 1998cm3,a taxa de compressão era de 12.3KGFMa2750RPM e 52CVa5750RPM e o EXP ganhava o CVH 1.6 Turbo,com isso passava a gerar 16KGFMa3000RPM e 120CVa6000RPM e chegava o Tempo que era uma gambiarra em cima do Escort,ele media 4.50metros de comprimento,1.70metros de largura,1.34metros de altura e 2.54metros de entre - eixos é o Escort esticado,com três opções de câmbio:as mesmas do Escort e duas opções de motor,a primeira era o HSC 2.3 era nada mais na menos que o Thiftpower 221 com dois cilindros a menos,o seu diâmetro era de 93,5mm e o curso era de 83,8mm o que totalizavam 2301cm3 esse motor tinha bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acioando por varetas e corrente metálica com isso gerava 17.1KGFMa2500RPM e 98CVa4000RPM e o 2.nada á diesel já citado no Escort.
O Tempo americano era um Escort esticado mesmo,usava até a mesma plataforma e duas opções de motor,a 2.3 á gasolina de 98CV e depois chegava a versão de 100CV e o 2.nada á diesel já citado no Escort.
 
No ano seguinte o Escort ganhava nova grade dianteira e o 1.6 de injeção eletrônica do GT é estendido as versões comuns e o Tempo ganhava a carroceria cupê,era uma resposta ao Cavalier da GM.
                 Na linha 1985 nova grade dianteira e o motor agora é só o 1.6 de 88CV.
Em maio de 1985 era lançada a segunda geração do EXP e junto com ela a estréia do CVH 1.9,o diâmetro é de 82mm e o curso era de 88mm,a sua cilindrada total era de 1893cm3 e em duas versões á  com carburador que gerava 14.3KGFMa3500RPM e 86CVa5500RPM e a versão com injeção eletrônica gerava 15.9KGFMa3500RPM e 108CVa6000RPM e com ela a versão Turbo dava o seu adeus.
A Segunda geração do EXP com linhas iguais ao Escort e motor 1.9 de 86CV na versão carburada e 108CV na versão ocm injeção eletrônica.
Em outubro de 1985 na linha 1986 o Escort ganhava nova grade dianteira e junto com ela o motor CVH 1.9 já citado no EXP.
O Escort ganhava nova grade dianteira agora o motor era o CVH 1.9 já citado no EXP.
 
 e o Tempo ganhava o motor 2.3 HSO e com isso gerava 18.7KGFMa2000RPM e 100CVa4000RPM.Em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda,o motor 2.nada á diesel dá adeus ao mercado e nada de alterações,em outubo de 1987 na linha 1988 nada muda o Tempo ganhava uma reforma na grade dianteira e nas lanternas,já o cupê não mudava nada,o motor continuava o 2.3.
O Tempo ganhava nova grade dianteira,faróis e lanternas e o motor é o 2.3 já citado aqui,mais tarde chegava o V6 de 3 litros e 140CV e mais tarde foi a 155CV.
                   O cupê ganha nova dianteira e não muda na traseira,nos motores nada muda.
Em maio de 1988 o EXP dava adeus,o Escort ganhava nova grade dianteira e a versão perua(Wagon) que media 4.23metros,nos motores o CVH 1.9 foi a 90CV e o CVH 1.9 de injeção eletrônica foi a 110CV e manteve o torque.
Nova grade dianteira e motor CVH 1.9 de 90CV na versão carburada e 110CV na versão com injeção eletrônica.
            A Wagon chegava ao mercado o CVH 1.9 de 90CV e 110CV na versão carburada.
Em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda e em outubro de 1990 na linha 1991 o Escort americano passava a plataforma do Mazda 323 e virava uma versão americana do Ford Laser,já o Tempo continuava sem alterações,em outubro de 1991 na linha 1992 o Tempo ganhava a opção do motor V6,era o 3 litros da família Vulcan com bloco e cabeçote de ferro,o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 80mm,a cilindrada é de 2986cm3,a sua taxa de compressão é de 10,1:1 e com isso gerava 22.6KGFMa2000RPM e 140CVa4500RPM,em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda,em outubro de 1993 na linha 1994 o cupê ganhava nova grade dianteira e o motor V6 agora com 155CV.
             O cupê ganhava nova grade dianteira e o motor 2.3 além,do V6 3 litros de 155CV.
Em maio de 1994 o Tempo deixa de ser produzido e dá adeus,é substituído pelo Mondeo(Coutour nos EUA) mas isso só em outubro de 1994 e lógico tem gente que lamenta a não fabricação do Sierra no Brasil(Eu inclusive) mas perante o Tempo americano e o Telstar australiano fico com o nosso Del Rey por questão particular.
 
Resolvi o problema,vamos a sua história na Mercury,a versão do Escort é o Lynx,que tinha como diferença grade dianteira e lanternas traseiras,o câmbio era o mesmo do Escort,assim como motor CVH 1.6 e foi lançado em outubro de 1981 na linha 1982 e duas opções de carroceria:Hachtback de duas ou quatro portas.
                          O Lynx chegava ao mercado com o mesmo motor 1.6 do Escort,mais tarde chegava o 1.6 com injeção eletrônica.
Em outubro de 1982 na linha 1983  chegava o motor CVH 1.6 de injeção eletrônica já citado no Escort e ao mesmo tempo chegava o LN7 que é versão Mercury do EXP e só o mesmo 1.6 de injeção eletrônica já citado no Escort.
O cupê LN7 com motor 1.6 de injeção eletrônica e mais tarde o 1.6 Turbo.
Em outubro de 1983 na linha 1984 ganha o 2.nada á diesel da família RF da Mazda que era parceira de longa data da Ford e chegava a versão Tempo do Mercury que era o Topaz nas carrocerias sedã e cupê e nos mesmos motores 2.3 e 2.nada á diesel já citado e duas opções de carroceria:sedã e cupê,aliás no México ele ganhou o nome de Ford Topaz.
O Topaz que é a versão Mercury do Tempo e os mesmos motores 2.3 á gasolina e 2.nada á diesel já citados no Tempo.
Em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda,em maio de 1985 o LN7 dá o seu adeus e em outubro de 1985 na linha 1986 ganhava nova grade dianteira e junto com ela o CVH 1.9 já citado no Escort e ganhava a opção da perua(Wagon).
Nova grade dianteira e o motor CVH 1.9 já citado no Escort.
       O Hacht de cinco portas também ganhava nova grade dianteira e o motor era o mesmo.
A Wagon fazia sua estréia no mercado e o mesmo motor 1.9 já citado no Escort.
Em outubro de 1986 na linha 1987 o Topaz ganhava nova grade dianteira e sem alterações de motor.
O Topaz ganhava nova grade dianteira e o motor 2.3 com alterações.
O cupê também ganhava nova grade dianteira e os motores eram os mesmos do Tempo.
Em outubro de 1987 na linha 1988 o Lynx dá o seu adeus é substiuído pelo Tracer,em outubro de 1988 na linha 1989 chegava a segunda geração do Topaz na versão sedã e o cupê era só reestilizado e os motor á diesel dava adeus,sobrava o 2.3 á gasolina.
A segunda geração do Topaz chegava ao mercado e agora o motor era apenas o 2.3
Em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda,em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda,em outubro de 1991 na linha 1992 ele ganhava nova grade dianteira e o motor V6 de 3 litros.
Com a nova grade dianteira chegava a opção do V6 de 3 litros,além do 2.3 de quatro cilindros.
Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda,em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda e em outubro de 1994 ele dá adeus é substiuído pelo Mystique que é baseado no Mondeo que nos EUA se chamava Coutour.
Na terra do tango a Ford da Argentina tinha como menor carro o Sierra que era do porte do Del Rey,que tinha motor dianteiro e tração traseira,ele media 4.45metros de comprimento,1.72metros de largura,1.42metros de altura e 2.60metros de entre - eixos,o câmbio era manual de quatro ou cinco marchas,ou automático de três marchas e três opções de motores,o CVH 1.6 de 12.5KGFMa3000RPM e 68CVa5000RPM,o Ford Georgia OHC 2.3 feito no Brasil é o mesmo do Maverick mas com dupla carburação e com isso gerava 17.1KGFMa2500RPM e 105CVa5000RPM e outra versão do Ford Georgia OHC 2.3 conhecido como "SP" que tinha outro carburador de corpo duplo e comando de válvulas mais bravo e com isso gerava 18KGFMa3500RPM e 120CVa5500RPM essa exclusiva do XR4 e do Ghia S.
O Sierra era o menor Ford vendido na Argentina,os motores eram o 1.6 de 68CV,o 2.3 de 105CV(da versão Ghia) e o 2.3 de 120CV.
Em outubro de 1987 é formada a Autolatina Argentina e no ano seguinte o Escort chegava ao mercado,em única opção de carroceria:hacht de quatro portas,duas opções de acabamento:GL e Ghia,única opção de câmbio:manual de cinco marchas e única opção de motor:o Ford CHT 1.6 que gerava 12.9KGFMa2400RPM e 72CVa5200RPM,aliás esse motor feito no Brasil gerou uma curiosidade na Argentina,esse motor como tem origens na Renault que era a maior rival da Ford local,ou seja o Escort usava o coração do rival.
O Escort chegava o mercado na carroceria quatro portas,na estréia o motor era o CHT 1.6 de 72CV,mais tarde chegava o AP 1600 de 80CV(conhecido como Audi) e o AP 1800 de 92CV.
Em outubro de 1989 na linha 1990 chegava o motor AP 1800 ao Escort,era igual ao nacional e gerava 15KGFMa3000RPM e 92CVa5600RPM e junto com ele chegava o esportivo XR3 que tinha o motor AP 1800 S com 16KGFMA3000RPM e 100CVa5600RPM.
O XR3 argentino com motor AP 1800 S de 100CV.
                                    Esse é o Cabrio que nós conhecemos como conversível
Em outubro de 1990 na linha 1991 ele troca o motor Renault Sierra C/CHT pelo AP 1600 conhecido como EA 827 no exterior de mesma concepção dos nosso 1.8,o seu diâmetro é de 81mm e curso é de 77,4mm o que totalizava 1596cm3,a sua taxa de compressão é de 8,5:1 e com isso gerava 12.6KGFMa3200RPM e 85CVa5600RPM.Em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda,em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda,em março de 1993 com a chegada do novo XR3 na Argentina feito no Brasil,o Escort ficava só com a carroceria antiga e o motor AP 1600 e 1800 normal,em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda,em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda,em outubro de 1995 na linha 1996 ele dava o seu adeus e passava a ser feito em outra plataforma.
    Na África do Sul o Escort foi lançado em março de 1981 com três opções de motores,a primeira era a CVH 1.3 com 10.2KGFMa3500RPM e 69CVa6000RPM,a CVH 1.6 de 12.6KGFMa3000RPM e 79CVa5800RPM e o CVH 1.6 com dupla carburação e comando de válvulas mais bravo exclusivo do XR3 com 13.6KGFMa4000RPM e 96CVa6000RPM.
O Escort sul-africano na carroceria de quatro portas e duas opções de motor:1.3 de 69CV e 1.6 de 79CV.
O XR3 sul-africano com motor 1.6 de 96CV.
Em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda,em outubro de 1982 na linha 1983 chegava o câmbio manual de cinco marchas para o motor 1.6 de série e opcional para o 1.3,o XR3 já contava com ele,em agosto de 1983 na linha 1984 chegava a picape Bantam que derivava do Escort,aliás era o Escort Express com o "Báu cortado",a suspensão traseira era por eixo rígido com feixe de molas assim como no Express e os motores eram 1.3 e 1.6 já citados.
A Bantam chegava ao mercado era a versão picape do Escort e os motores eram o 1.3 e 1.6 já citados no Hacht.
Em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda,em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda,em outubro de 1986 na linha 1987 o Escort é substituído pelo Laser derivado do Mazda 323 e a Bantam seguiu como herdeira do Escort e ganhou nova grade dianteira,faróis e capô e pequenas mudanças na lanterna traseira.
A Bantam sul-africana ficava como herdeira do Escort e mantinha os motores 1.3 e 1.6.
Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda,em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda e seguiu sem alterações até outubro de 1992 quando passou a ser derivada do Laser.
 
Os Escort MKIII/MKIV como chamam os  seus admiradores,entraram antes da Autolatina,foram o primeiro a beneficiar-se dela e também tiveram um irmão na parceira,como a Ford esperava sua versão Gol GII(Bolinha) e não teve o Escort antigo teve uma sobrevida depois do fim da AutoLatina e de fato a Ford se aventurava em terreno onde não tinha ido.

 
 

 


 


 
 

 

 


 


 

 
 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
 

 

 

 
 


 
 

 
 

 



 

 


 



 

 


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