Chevrolet Kadett GS 2.0 x Ford Escort XR3 1.6 x Fiat Uno 1.5R x Volkswagen Gol GTi 2000*

                            OS ESPORTIVOS NACIONAIS SE ENFRENTAM PARA 1989 QUEM LEVA A MELHOR?
Em 1988 a GM/Chevrolet se sagraram campeões com o Monza S/R assim com o Família II,mas o Monza estava aposentado no ano seguinte e aí o Kadett chega em cima do laço(março de 1989) mais leve que o Monza e com o mesmo motor e câmbio,a Ford só aguardava o AP1800 para o Escort,a Fiat também não mexe no Uno e na hierarquia da Volkswagen o Gol GTi é o esportivo topo de linha da marca era o primeiro carro nacional com injeção eletrônica e o motor 2.nada do Santana veio no capô do Gol,mas dou uma advertência:a injeção do Gol GTi ninguém acertava(e muitos não acertam até hoje....) e agora vamos ao comparativo.
                                                       4FORD ESCORT XR3 1.6
O visual continua sendo o mais bonito dos quatro.
Se o ano anterior o Escort foi derrubado no custo por ponto para o Uno,esse ano não precisou ficou exato um ponto atrás do Uno,Ele foi lanterna em desempenho,o câmbio é manual de cinco marchas,mas o culpado disso é o veterano motor Renault Sierra Família C/CHT Formula que gera 12.9KGFMa4000RPM e 86CVa6000RPM e esse motor dará lugar ao AP1800S do Gol GTS,no dia-a-dia é fraco em baixas rotações e só melhora em altas rotações,mas na pista teve o pior 0a100KM/H com 13.5segundos,chegou a 156KM/H e o seu tempo no pista imaginária foi de 4minutos e 35segundos.
Foi lanterna em segurança,ele tem a pior retomada com 40a100KM/H em quinta 28.7segundos,a segunda pior frenagem com 80a0KM/H em 31.9metros e sua saídas de traseira garantiram a pior estabilidade do grupo e lembrando que a sua suspensão é independente tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos nas quatro rodas.
Foi vice-lanterna em custos,junto com o Uno,é o segundo mais caro custa R$6.217(tabela fipe),foi o segundo mais econômico com 6.6KM/L na cidade ao custo por quilometro rodado de R$0.38,o segundo melhor consumo rodoviário com 11KM/L ao custo por quilometro rodado de R$0.23,o segundo melhor consumo no autodrómo com 3.3KM/L e em confiabilidade empata com os rivais,exceto Uno.
Mas foi campeão em acabamento e em design é o mais bonito,ele mede 4.08metros de comprimento,1.64metros de largura,1.32metros de altura e 2.40metros de entre - eixos.
O melhor acabamento dos quatro

O motor 1.6 gera 86CV e a menor potência específica:53.7CV/Litros.
4FIAT UNO 1.5R
        Vivo até os dias de hoje,o Uno 1.5R só está melhor que o Gol no visual na minha opnião,depois do lançamento do Kadett.
Ele ficou apenas um ponto á frente do Escort e seis atrás do Kadett e desta vez não precisou do custo por ponto para ficar em terceiro,Ele foi lanterna em acabamento é o pior dos quatro,Foi vice-lanterna em custos junto com o Escortk,é o mais barato custa R$5.667,é o segundo mais econômico com 6.6KM/L ao custo por quilometro rodado de R$0.38 e na rodovia foi o segundo mais sedento com 10.5KM/L ao custo por quilometro rodado de R$0.24,foi o segundo mais econômico no autodrómo com 3.3KM/L e fica atrás dos rivais em confiabilidade.
  Foi vice-lanterna em design,ele mede 3.64metros de comprimento,1.55metros de largura,1.44metros de altura e 2.35metros de entre - eixos,Foi vice-lanterna em desempenho,o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o Sevel 1500 ou Fiat ACT importado da Argentina onde equipa o Regatta e ganhou preparação da Fiat brasileira e com isso gerava 12.9KGFMa3500RPM e 82CVa6000RPM o desempenho em baixas rotações agrada e em altas também,na pista só ficou na frente do Escort foi de 0a100KM/H em 12.5segundos,chegou a 163KM/H e na pista imaginária fez o tempo de 4minutos cravados.
   Foi vice-lanterna em segurança,tem a segunda pior retomada com 40a100KM/H em quinta 21.5segundos,a segunda melhor frenagem com 80a0KM/H em 30.1metros e a fica atrás de Gol e Kadett em estabilidade,a sua suspensão é independente tipo Mcpherson nas quatro rodas com amortecedores nas quatro rodas,na dianteira Molas helicoidais e na traseira feixe de molas.
O pior acabamento da turma.

O motor 1.5 gera 82CV e a segunda pior potência específica:54.7CV/Litros.
2CHEVROLET KADETT GS 2.nada
                                             O Visual é o segundo mais bonito da turma.
A GM tentou o bi-campeonato,mas não deu,ficou seis pontos á frente do Uno e quatro pontos atrás do Gol.Ele foi lanterna em custos,é o segundo mais barato custa R$5.879,o mais sedento na cidade com 6.2KM/L ao custo por quilometro rodado de R$0.40 e na rodovia foi o mais sedento com 9.8KM/L ao custo por quilometro rodado de R$0.25,lembrando que Kadett,Uno e Escort são á álcool e o Gol é a gasolina e o álcool está R$2.50 e a gasolina R$3.00,o mais sedento no autodrómo com 3.1KM/L e em confiabilidade fica empatado com Escort e Gol.
   Ele foi vice-campeão em acabamento só perdendo para o Escort,foi vice-campeão em design só perde para o Escort,ele mede 4metros de comprimento,1.67metros de largura,1.39metros de altura e 2.52metros de entre - eixos é o maior entre - eixos da turma.
   Foi vice-campeão em desempenho,o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o Família II 2.nada que gera 17.3KGFMa3000RPM e 110CVa5600RPM e com o Kadett GS é mais leve que o Monza S/R esperava que ele fosse mais rápido e foi:na pista foi de 0a100KM/H em 10.3segundos,contra 11.5segundos do antecessor,chegou a 175KM/H contra 173KM/H do antecessor e na pista imaginária fez o tempo em 3minutos e 21segundos,sendo 24segundos mais rápido que antecessor e foi vice-campeão em segurança,a melhor retomada com 40a100KM/H em quinta em 15.4segundos,a pior frenagem com 80a0KM/H em 32.7metros e a melhor estabilidade junto com o Gol,a sua suspensão utiliza molas helicoidais nas quatro rodas,na dianteira é independente tipo McPherson com amortecedores hidráulicos e na traseira é semi-independente com eixo de torção e amortecedores á ár.
O segundo melhor acabamento da turma.

O motor 2.nada gera 110CV e tem a segunda melhor potência específica com 55CV/Litros.
1VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
           Na minha opnião o Gol tem o visual mais feio dos quatro,mas a versão GTi é interessante....
Ele ficou quatro pontos á frente do Kadett e desta vez a Volkswagen deu o troco na GM/Chevrolet e depois vamos ver o que aconteceu para isso acontecer.
Como eu citei foi lanterna em design,ele mede 3.85metros de comprimento,1.60metros de largura,1.37metros de altura e 2.36metros de entre - eixos.
  Ele foi vice-lanterna em acabamento,tem o segundo pior acabamento da turma,atenuado pelos bancos esportivos recaro,também usados no GS.
  Ele foi campeão em desempenho,o câmbio é manual de cinco marchas,em relação ao GTS vice-campeão do ano passado,o motor AP 1800S foi trocado pelo AP 2000 dotado de injeção eletrônica monoponto e de mesma concepção do 1800 e com isso ele tem o maior torque dos quatro com 18.3KGFMa3200RPM e 120CVa5600RPM e sendo o segundo mais leve e de pior aerodinâmica isso teve efeitos:na pista foi de 0a100KM/H em 9.7segundos foi o mais rápido e mais rápido que o GTS com 11segundos,chegou a 175KM/H foi o mais veloz junto com o Kadett e mais veloz que o GTS com 169KM/H e na pista imaginária quebrou a barreira dos 3minutos com 2minutos e 59segundos 26segundos mais rápido que o GTS era o recordista da pista até então.
   Ele foi campeão em segurança,a segunda melhor retomada é dele com 40a100KM/H em quinta em 16.1segundos,a segunda melhor frenagem com 80a0KM/H em 26.2metros e a estabilidade é boa e a suspensão segue a mesma receita do Kadett mas traseira usa amortedores hidráulicos e não á ár.
  E foi campeão em economia,o preço é de R$8.587 é o mais caro,foi o mais econômico na cidade com 8KM/L ao custo por quilometro rodado de R$0.37 lembrando que o Gol GTi é á gasolina,o seu consumo rodoviário é de 13.6KM/L ao custo por quilometro rodado de R$0.22,o seu consumo no autodrómo foi de 4KM/L foi o mais econômico e em confiabilidade empata com os rivais com exceção do Uno,mas a injeção eletrônica é díficil de acertar.
O segundo pior acabamento da turma,mesmo com os bancos recaros.

O motor 2.nada dotado de injeção eletrônica gera 120CV e além da maior potência total tem a melhor potência específica:60CV/Litros.
UNO
0a100KM/H 12.5segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 163KM/H
40a100KM/H em quinta  21.5segundos
80a0KM/H  30.1metros
CONSUMO URBANO 6.6KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 10.5KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 4minutos.
CONSUMO NO AUTODRÓMO 3.3KM/L
ESCORT
0a100KM/H 13.4segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 156KM/H
40a100KM/H em quinta 28.7segundos
80a0KM/H  31.9metros
CONSUMO URBANO 6.6KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 11KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 4minutos35segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 3.3KM/L
KADETT
0a100KM/H 10.3segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 175KM/H
40a100KM/H em quinta 15.4segundos
80a0KM/H 32.7metros
TEMPO NO AUTODRÓMO 3minutos21segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 3.2KM/L
GOL
0a100KM/H  9.7segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 175KM/H
40a100KM/H em quinta 16.1segundos
80a0KM/H 26.4metros
CONSUMO URBANO  8KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 13.6KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 2minutos59segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 4KM/L
ACABAMENTO
KADETT 3
UNO 1
ESCORT 4
GOL 2
Aqui o Escort levou a melhor.
DESIGN
KADETT 3
UNO 2
ESCORT 4
GOL 1
Aqui o design mais resolvido do Escort leva a melhor,o novato Kadett tem o segundo lugar.
DESEMPENHO
0a100KM/H
KADETT 3
UNO 2
ESCORT 1
GOL 4
VELOCIDADE MÁXIMA
KADETT 4
UNO 3
ESCORT 2
GOL 4
TEMPO NO AUTODRÓMO
KADETT 3
UNO 2
ESCORT 1
GOL 4
TOTAL
KADETT 10
UNO 7
ESCORT 4
GOL 12
Aqui o motor AP2000 de injeção eletrônica e o baixo peso do Gol fizeram a diferança.
SEGURANÇA
40a100KM/H em quinta
KADETT 4
UNO 2
ESCORT 1
GOL 3
80a0KM/H
KADETT  1
UNO 3
ESCORT 2
GOL 4
SUSPENSÃO
KADETT 4
UNO 3
ESCORT 2
GOL 4
TOTAL
KADETT 9
UNO 8
ESCORT 5
GOL 11
Aqui o Gol levou a melhor e é dono da melhor frenagem e da melhor estabilidade junto com o Kadett e o Kadett é dono da melhor retomada.
CUSTOS
PREÇO
KADETT 3
UNO 4
ESCORT 2
GOL 1
CONSUMO URBANO
KADETT 2
UNO 3
ESCORT 3
GOL 4
CONSUMO RODOVIÁRIO
KADETT 1
UNO 2
ESCORT 3
GOL 4
CONSUMO NO AUTODRÓMO
KADETT 2
UNO 3
ESCORT 3
GOL 4
CONFIABILIDADE
KADETT 4
UNO 3
ESCORT 4
GOL 4
TOTAL
KADETT 12
UNO 15
ESCORT 15
GOL 17
Aqui graças a injeção eletrônica e ser á gasolina,afinal o preço do álcool está cara atualmente,o Gol levou a melhor foi o mais econômico em qualquer situação,mas o mais barato é o Uno.
TOTAL
KADETT 39
UNO 33
ESCORT 32
GOL 43
O Gol levou a melhor e se sagrou campeão e a Volkswagen foi a campeão de 1989.
CAMPEÕES
1988  CHEVROLET MONZA S/R 2.0/S
1989 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000.
Carros com maior número de pontos somados
1VOLKSWAGEN GOL 82 PONTOS
2FIAT UNO 67 PONTOS
3FORD ESCORT 65 PONTOS
MARCAS COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS SOMADOS
1VOLKSWAGEN 82 PONTOS
2CHEVROLET 80 PONTOS
3FIAT 67 PONTOS.
Carros com melhor 0a100KM/H
1VOLKSWAGEN GOL GTi  9.7segundos
2CHEVROLET KADETT GS 2.nada 10.3segundos
3VOLKSWAGEN GOL GTS 1.8/S  11segundos
Carros com melhor velocidade máxima
1VOLKSWAGEN GOL GTi 175KM/H
2CHEVROLET KADETT GS 2.nada 175KM/H
3CHEVROLET MONZA S/R 2.nada/S 173KM/H
Carros com melhor tempo no autodrómo
1VOLKSWAGEN GOL GTi 2minutos59segundos
2CHEVROLET KADETT GS  2.nada 3minutos21segundos
3VOLKSWAGEN GOL GTS 1.8/S 3minutos25segundos.
FICHAS TÉCNICAS
FORD ESCORT XR3 1.6
MOTOR:Dianteiro,transversal,quatro cilindros em linha,8 válvulas,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica , carburador de corpo duplo á álcool.
CILINDRADA:1555cm3
DIÂMETRO X CURSO:77 X 83,5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:12:1
POTÊNCIA:86CVa6000RPM
TORQUE:12.9KGFMa4000RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira
I=3,15 II=1.91 III=1.28 IV=0.95 V=0.75
CARROCERIA:Hachtback,duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 4.08metros,largura 1.64metros,altura 1.32metros e entre - eixos 2.40metros
PESO:974KG
PESO/POTÊNCIA:11.3KG/CV
PESO/TORQUE:73.4KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 382 litros e tanque de combustível 65 litros
SUSPENSÃO:Independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
FREIOS:Discos ventiládos na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO:Hidráulica(opcional),tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:Liga-leve aro 14,185/65/R14
PREÇO:R$6.217(Tabela fipe)
FIAT UNO 1.5R
MOTOR:Dianteiro,tranversal,quatro cilindros em linha,8 válvulas,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada,carburador de corpo duplo á álcool.
CILINDRADA:1498cm3
DIÂMETRO X CURSO:86,4 X 63.9mm
TAXA DE COMPRESSÃO:12:1
POTÊNCIA:82CVa6000RPM
TORQUE:12.9KGFMa3500RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA:Hachtback,duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 3.64metros,largura 1.55metros,altura 1.44metros e entre - eixos 2.35metros
PESO:900KG
PESO/POTÊNCIA:11KG/CV
PESO/TORQUE:63.9KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 224 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO:Independente tipo McPherson nas quatro rodas com amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA:Molas helicoidais
TRASEIRA:Feixe de molas
FREIOS:Discos ventiládos na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO:Hidráulica(opcional),tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:Liga-leve aro 13,165/70/R13
PREÇO:R$5.667(Tabela fipe março de 2013).
CHEVROLET KADETT GS 2.nada
MOTOR:Dianteiro,transversal,quatro cilindros em linha,8 válvulas,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por  correia dentada,carburador de corpo duplo á álcool
CILINDRADA:1998cm3
DIÂMETRO X CURSO:86 X 86mm
TAXA DE COMPRESSÃO:12:1
POTÊNCIA:110CVa5600RPM
TORQUE:17.3KGFMa3000RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira I=3,55 II=2,16 III=1,48 IV=1.12 V=0.89 Ré=3.33 e diferencial=3.94metros
CARROCERIA:Hachtback,duas portas e cinco lugares
DIMENSÔES:Comprimento 4metros,largura 1.66metros,altura 1.39metros e entre - eixos 2.52metros
PESO:1040KG
PESO/POTÊNCIA:9.5KG/CV
PESO/TORQUE:60.1KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 269 litros e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO:Molas helicoidais
DIANTEIRA:Indepedente tipo McPherson com amortecedores hidráulicos
TRASEIRA:Semi-independente com eixo de torção e amortecedores á ár.
FREIOS:Discos ventiládos na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO:Hidráulica,tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:Liga-leve aro 14,185/60/R14
PREÇO:R$5.879(Tabela fipe março de 2013).
VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
MOTOR:Dianteiro,longitudinal,quatro cilindros em linha,8 válvulas,comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,injeção eletrônica monoponto á gasolina
CILINDRADA:1984cm3
DIÂMETRO X CURSO: 82,5 X 92.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10:1
POTÊNCIA:120CVa5600RPM
TORQUE:18.3KGFMa3500RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira
I=3.45 II=1.94 III=1.29 IV=0.97 V=0.80 RÉ=3.17 E DIFERENCIAL=4.11
CARROCERIA:Hachtback,duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 3.85metros,largura 1.60metros,altura 1.37metros,entre - eixos 2.36metros
PESO:950KG
PESO/POTÊNCIA:7.9KG/CV
PESO/TORQUE:51.9KG/KGFM
VOLUMES:Porta - malas 146 litros e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO:Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA:Independente tipo McPherson
TRASEIRA:Semi-independente com eixo de torção
FREIOS:Discos ventiládos e tambores na traseira
DIREÇÃO:Hidráulica(opcional),tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:Liga - leve aro 14,185/60/R14
PREÇO:R$8.587(Tabela fipe março de 2013).
 


 

 


 
 

Comentários