Chevrolet Corsa GSi 1.616V x Fiat Uno Turbo 1.4i.e x Ford Escort Racer 2.nada i x Volkswagen Gol GTi 200016V
Para 1996 GM e Fiat não renovam os seus esportivos, a Ford troca a grade dianteira do Escort e a Volkswagen apresenta o motor 16V do Gol GTi importado da Alemanha na tentativa de levar o pentacampeonato. a GM quer repetir o bi e a Ford está meio quebrada do pós - Autolatina.
4VOLKSWAGEN GOL GTi 200016V.
O Uno ficou seis pontos á frente do Gol e apenas dois atrás do Escort. Ele foi lanterna em acabamento tem o pior acabamento da turma, tem o pior visual, ele é o menor da turma com 3.65metros de comprimento,1.55metros de largura é o mais estreito,1.44metros de altura é o mais alto junto com o Escort e 2.35metros de entre - eixos. Ele foi lanterna em segurança, tem a segunda pior retomada com 40a100KM/H em quinta em 21.5segundos, a pior frenagem com 80a0KM/H em 30.4metros e a segunda pior estabilidade. Foi vice - lanterna em custos, é o segundo mais caro custa R$12.806,o segundo mais econômico na cidade com 8.9KM/L junto com o Escort e o segundo mais econômico na rodovia com 13.6KM/L, o segundo mais econômico no autódromo com 4.4KM/L e como todos aqui tem sua cruz também com a correia dentada que estoura com facilidade. Nem tudo é ruim no Uno, o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o Fiat ACT 1.4 importado da Itália, aliás é parente do Sevel argentino, aliás é chamada de "Sevel 1400" com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler e com isso gera 17KGFMa3500RPM e 116CVa6000RPM é o terceiro maior torque e a segunda maior potência e no menor peso e com isso ele teve o melhor 0a100KM/H com 9segundos, a segunda melhor máxima com 193KM/H junto com o Corsa e o melhor tempo no autódromo com 2minutos e 50segundos aliás ele é ainda recordista. e os méritos vão para o baixo peso e o motor turbo aliás é o único turbinado aqui e no dia - a - dia ele apresenta o famoso "turbo-lag" mas depois que abre a turbina ele vai em frente.
A Ford nos últimos minutos lança a linha 1996 do Escort com nova grade, a XR3 foi substituída pela Racer a única que vem com motor 2.nadai. Ficou dois pontos á frente do Uno e dez pontos atrás do Corsa. Ele foi lanterna em desempenho, o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o mesmo do Gol GTi mas com cabeçote de fluxo convencional e 2 válvulas por cilindro e biela mais curta e com isso gera 17.7KGFMa3200RPM e 116CVa5600RPM é o segundo maior torque e a segundo maior torque, mas no carro mais pesado da turma e pelo menos no dia - a - dia ele agrada, na pista teve o pior 0a100KM/H com 11.6segundos, a pior máxima com 187KM/H e o pior tempo na pista com 3minutos41segundos. Ele foi vice - lanterna em design , tem o segundo visual menos bonito da turma, ele mede 4.06metros de comprimento,1.69metros de largura,1.44metros de altura e 2.52metros de entre - eixos é as maiores dimensões da turma. Ele foi vice - campeão em acabamento, Ele foi vice - campeão em custos, graças a alta desvalorização é o mais barato custa R$9.292,é o segundo mais econômico com 8.9KM/L junto com o Uno, o segundo mais sedento na rodovia com 12.9KM/L, o segundo consumo no autódromo com 4.4KM/L e em confiabilidade ele tem sua cruz com o superaquecimento e quebra de buchas e barra estabilizadora. E Foi campeão em segurança junto com Corsa e Uno tem a melhor retomada de 40a100KM/H em quinta com 20.4segundos,a segunda melhor frenagem com 80a0KM/H em 28metros e a estabilidade fica atrás dos rivais.
O Corsa GSi deu um massacre nos rivais de novo, ficou dez pontos á frente do Escort e o motivo da vitória? bem vamos á frente. Ele foi vice - campeão em desempenho , o câmbio é o manual de cinco marchas Opel F 15 e o motor é o Família I 1.616V com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, injeção eletrônica multiponto sequencial e central EGR e com isso gerava 14.8KGFMa4000RPM e 108CVa6000RPM mas o baixo peso do Corsa fez compensar o menor torque e potência, ele teve o segundo melhor 0a100KM/H com 9.3segundos, chegou a 193KM/H a segunda melhor máxima e o segundo melhor tempo no autódromo com 3minutos e 22segundos. Foi campeão em segurança junto com Gol e Escort, ele teve o pior 40a100KM/H em quinta com 24.5segundos, mas a melhor frenagem com 80a0KM/H em 26.6metros graças ao ABS de série e a estabilidade é boa. Mas a vitória começou no acabamento o melhor da turma superando o Escort que é médio, mas ainda todos são melhores que os nosso populares de hoje, ele tem o visual mais bonito da turma, ele mede 3.73metros de comprimento, 1.63metros de largura,1.43metros de altura e 2.44metros de entre - eixos e foi campeão em custos, é o segundo mais barato custa R$12.806, o mais econômico na cidade com 12.7KM/L, na rodovia com 15.3KM/L e no autódromo com 6.3KM/L mas ainda ele tem a sua cruz com o custo de manutenção dos motores GM 16V e a central EGR que quando entope bate válvulas e de quebra ele levou o seu segundo título e o terceiro para a GM.
VOLKSWAGEN GOL GTi 200016V
0a100KM/H 10.1segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 203KM/H
40a100KM/H em quinta 21segundos
80a0KM/H 29metros
CONSUMO URBANO 8.3KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 12.3KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 3minutos28segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 4.1KM/L
FIAT UNO TURBO 1.4 i.e
0a100KM/H 9segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 193KM/H
40a100KM/H em quinta 21.5segundos
80a0KM/H 30.4metros
CONSUMO URBANO 8.9KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 13.6KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 2minutos50segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 4.4KM/L
FORD ESCORT RACER 2.nada i
0a100KM/H 11.6segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 187KM/H
40a100KM/H em quinta 20.4segundos
80a0KM/H 28.1metros
CONSUMO URBANO 8.9KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 12.9KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 3minutos46segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 4.4KM/L
CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
0a100KM/H 9.3segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 193KM/H
40a100KM/H em quinta 24.5segundos
80a0KM/H 26.6metros
CONSUMO URBANO 12.7KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 15.3KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 3minutos22segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 6.3KM/L
PONTUAÇÃO
ACABAMENTO
CORSA 4
UNO 1
ESCORT 3
GOL 2
Aqui o Corsa se mostrou dono do melhor acabamento da turma.
DESING
CORSA 4
UNO 1
ESCORT 2
GOL 3
O Visual do Corsa é o melhor resolvido dos quatro.
DESEMPENHO
0a100KM/H
CORSA 3
UNO 4
ESCORT 1
GOL 3
Aqui o Uno fez valer seu baixo peso e venceu o rival.
VELOCIDADE MÁXIMA
CORSA 3
UNO 3
ESCORT 2
GOL 4
Aqui o Gol fez valer o seu motor de 141CV e deixou os rivais para trás.
TEMPO NO AUTODRÓMO
CORSA 3
UNO 4
ESCORT 1
GOL 2
Aqui o Uno levou a melhor, ou seja a bota ortopédica atômica da Fiat foi bem.
TOTAL
CORSA 9
UNO 10
ESCORT 4
GOL 6
Aqui o Uno levou melhor graças a relação peso/potência favorável.
SEGURANÇA
40a100KM/H em quinta
CORSA 1
UNO 2
ESCORT 4
GOL 3
Favorecido pelo cabeçote 8 válvulas e ausência de turbo , o Escort levou a melhor.
80a0KM/H
CORSA 4
UNO 1
ESCORT 3
GOL 2
Aqui graças ao freio com auxílio de ABS o Corsa levou a melhor.
SUSPENSÃO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 2
GOL 4
Aqui Gol e Corsa se mostraram melhores.
CUSTOS
PREÇO
CORSA 3
UNO 2
ESCORT 4
GOL 1
Graças a maior desvalorização o Escort levou a melhor pelo preço mais barato.
CONSUMO URBANO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 3
GOL 2
O Corsa tem o motor de menor cilindrada e mais tecnologia embarcada e com isso melhor consumo.
CONSUMO RODOVIÁRIO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 2
GOL 1
Aqui o Corsa repetiu a sua vitória.
CONSUMO NO AUTODRÓMO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 3
GOL 2
Aqui o Corsa repetiu a vantagem sobre os rivais.
MANUTENÇÃO
CORSA 1
UNO 1
ESCORT 1
GOL 1
Aqui os custos de manutenção de todos são ruim, cada um tem sua cruz para carregar.
TOTAL
CORSA 16
UNO 12
ESCORT 13
GOL 7
O Corsa se mostrou melhor nesse quesito.
TOTAL GERAL
CORSA 42
UNO 30
ESCORT 32
GOL 24
O Corsa venceu os seus rivais e levou a melhor e com isso o bi - campeonato do Corsa e o tri - campeonato da GM/Chevrolet.
FICHAS TÉCNICAS
VOLKSWAGEN GOL GTi 2000 16V
MOTOR:Dianteiro,longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto
CILINDRADA:1984cm3
DIÂMETRO X CURSO:82.5 x 92.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA:141CVa6250RPM
TORQUE:17.8KGFMa4500RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA:Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 3.81metros, largura 1.63metros,altura 1.41metros e entre - eixos 2.47metros
PESO:1120KG
PESO/POTÊNCIA:7.9KG/CV
PESO/TORQUE:62.9KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 269 litros e tanque de combustível 53 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA:Independente tipo McPherson
TRASEIRA : Semi - independente com eixo de torção
FREIOS : Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS opcional
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga -leve aro 15,195/65/R15
PREÇO:R$13.369(Tabela fipe julho de 2013).
FIAT UNO TURBO 1.4 i.e
MOTOR:Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha,8 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada,turbo,intercooler e injeção eletrônica multiponto
CILINDRADA:1372cm3
DIÂMETRO X CURSO:80.5mm x 67.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO:7,8:1
POTÊNCIA:116CVa6000RPM
TORQUE:17KGFMa3500RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.65metros,largura 1.55metros,altura 1.44metros e entre -eixos 2.35metros
PESO:950KG
PESO/POTÊNCIA:8.2KG/CV
PESO/TORQUE:55.8KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 224 litros e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson nas quatro rodas com amortecedores pressurizados.
DIANTEIRA: Molas helicoidais
TRASEIRA:Feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 14,185/60/R14
PREÇO:R$12.806(Tabela fipe julho 2013).
FORD ESCORT RACER 2.nada i
MOTOR: Dianteiro , transversal , quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto
CILINDRADA:1984cm3
DIÂMETRO X CURSO: 82 .5 X 92.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10:1
POTÊNCIA:116CVa5600RPM
TORQUE:17.7KGFMa3200RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA : Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.06metros,largura 1.69metros,altura 1.44metros e entre - eixos 2.52metros
PESO:1080KG
PESO/POTÊNCIA:9.3KG/CV
PESO/TORQUE:61KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 325 litros e tanque de combustível 64 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com barra de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO:Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 14,185/60/R14
PREÇO:R$9.292(Tabela fipe julho 2013).
CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
MOTOR: Dianteiro , transversal , quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas duplo no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto sequencial
CILINDRADA:1598cm3
DIÂMETRO X CURSO:79 X 81.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA:108CVa6000RPM
TORQUE:14.8KGFMa4000RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA:Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.73metros, largura 1.63metros,altura 1.43metros e entre - eixos 2.44metros
PESO:945KG
PESO/POTÊNCIA:8.7KG/CV
PESO/TORQUE:63.8KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 240 litros e tanque de combustível 46 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais
DIANTEIRA:Independente tipo McPherson com amortecedores hidráulicos
TRASEIRA:Semi - independente com eixo de torção e molas helicoidais
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 14, 185/60/R14
PREÇO:R$11.947.
CAMPEÕES
1988 CHEVROLET MONZA S/R 2.nada
1989 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1990 FORD ESCORT XR3 1.8
1991 FIAT UNO 1.6R
1992 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1993 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1994 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1995 CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
1996 CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
MELHORES 0a100KM/H
1FIAT UNO TURBO 1.4i.e 9segundos
2CHEVROLET CORSA GSi 1.616V 9.3segundos
3VOLKSWAGEN GOL GTi 2000(1989-1991) 9.7segundos
MELHORES VELOCIDADE MÁXIMA
1VOLKSWAGEN GOL GTi 200016V 203KM/H
2CHEVROLET CORSA GSi 1.616V 193KM/H
UNO TURBO 1.4i.e 193KM/H
MELHORES TEMPOS NO AUTODRÓMO
1FIAT UNO TURBO 1.4 i.e 2minutos50segundos
2VOLKSWAGEN GOL GTi 2000(1989-1991) 2minutos59segundos
3VOLKSWAGEN GOL GTi 2000(1991-1992) 3minutos12segundos
FABRICANTE COM MAIOR NÚMERO DE TÍTULOS
1VOLKSWAGEN 4
2CHEVROLET 3
3FORD 1
FIAT 1
CARRO COM MAIOR NÚMERO DE CAMPEONATOS
1VOLKSWAGEN GOL 4
2CHEVROLET CORSA 2
3CHEVROLET MONZA 1
FIAT UNO 1
FORD ESCORT 1
CARRO COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS.
1VOLKSWAGEN GOL 307 pontos
2FORD ESCORT 297 pontos
3FIAT UNO 280 pontos
FABRICANTE COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS
1CHEVROLET 332 pontos
2VOLKSWAGEN 307 pontos
3FORD 297 pontos.
Infelizmente não teremos temporada 1997 afinal o Corsa GSi tinha dado adeus, o Escort de nova geração não teria um esportivo de verdade(teria o RS depois que mantinha o mesmo motor das demais versões) e o Uno Turbo dava lugar ao Palio e o Palio não tinha versão Turbo e só a Volkswagen teria o Gol GTi e isso ficava complicado.
4VOLKSWAGEN GOL GTi 200016V.
O Gol tem o segundo visual mais bonito da turma, destaque para a bolha no capô para acomodar o duplo comando de válvulas.
Apesar da estreia do novo motor o Gol ficou em último seis pontos atrás do terceiro colocado e o motor não é culpado, aliás é o grande destaque do modelo, Ele Foi lanterna em custos é o mais caro custa R$13.369, o mais sedento com 8.3KM/L na cidade, o mais sedento na rodovia com 12.3KM/L o mais sedento no autódromo com 4.1KM/L e aqui todos tem custo de manutenção elevado ,esse motor alemão custa uma fortuna em peças. Foi vice lanterna em acabamento , o segundo pior da turma apesar dos bancos recado, Foi vice - lanterna em desempenho o câmbio manual de cinco marchas veio do Audi 80 e o motor é o EA 113 2.nada 16V que nada mais é um AP com cabeçote de fluxo cruzado,4 válvulas por cilindros e biela mais longa que foi chamado pela Volkswagen do Brasil de AP200016V e esse motor tem bloco de ferro,cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 17.8KGFMa4500RPM e 141CVa6250RPM é o maior torque e a maior potência da turma e o motor não é bom em baixas rotações, mas em altas ele vai muito bem e na pista teve a melhor velocidade máxima com 203KM/H, mas o segundo pior 0a100KM/H com 10.1segundos e o segundo pior tempo no autódromo com 3minutos28segundos e o culpado é o motor? não.Foi vice - campeão em design tem o segundo design mais bonito, ele mede 3.81metros de comprimento,1.63metros de largura,1.41metros de altura e 2.47metros de entre - eixos e Foi campeão em segurança junto com Escort e Corsa, ele tem a segunda melhor retomada de 40a100KM/H em quinta com 21segundos, a pior frenagem com 80a0KM/H em 29metros e lembrando que ele tem freio á discos nas quatro rodas, sendo sólidos na dianteira e ventilados na traseira que eram usados nos Porsche da época e a estabilidade é boa.
O segundo pior acabamento da turma.
O motor AP200016V gerava 141CV é a maior potência geral e segunda melhor específica com 70.5CV/Litros.
3FIAT UNO TURBO 1.4i.e
O Visual é diferenciado em relação aos outros Uno mas ainda o pior de todos nesse quesito.O Uno ficou seis pontos á frente do Gol e apenas dois atrás do Escort. Ele foi lanterna em acabamento tem o pior acabamento da turma, tem o pior visual, ele é o menor da turma com 3.65metros de comprimento,1.55metros de largura é o mais estreito,1.44metros de altura é o mais alto junto com o Escort e 2.35metros de entre - eixos. Ele foi lanterna em segurança, tem a segunda pior retomada com 40a100KM/H em quinta em 21.5segundos, a pior frenagem com 80a0KM/H em 30.4metros e a segunda pior estabilidade. Foi vice - lanterna em custos, é o segundo mais caro custa R$12.806,o segundo mais econômico na cidade com 8.9KM/L junto com o Escort e o segundo mais econômico na rodovia com 13.6KM/L, o segundo mais econômico no autódromo com 4.4KM/L e como todos aqui tem sua cruz também com a correia dentada que estoura com facilidade. Nem tudo é ruim no Uno, o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o Fiat ACT 1.4 importado da Itália, aliás é parente do Sevel argentino, aliás é chamada de "Sevel 1400" com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler e com isso gera 17KGFMa3500RPM e 116CVa6000RPM é o terceiro maior torque e a segunda maior potência e no menor peso e com isso ele teve o melhor 0a100KM/H com 9segundos, a segunda melhor máxima com 193KM/H junto com o Corsa e o melhor tempo no autódromo com 2minutos e 50segundos aliás ele é ainda recordista. e os méritos vão para o baixo peso e o motor turbo aliás é o único turbinado aqui e no dia - a - dia ele apresenta o famoso "turbo-lag" mas depois que abre a turbina ele vai em frente.
O pior acabamento da turma, apesar dos bancos esportivos e do volante de Tempra.
O motor 1.4 Turbo gera 116CV e graças a turbina maior potência específica:82.8CV/Litros.
2FORD ESCORT RACER 2.nada i
O Escort ganhou nova grade dianteira e só e continua com o segundo pior visual da turma.A Ford nos últimos minutos lança a linha 1996 do Escort com nova grade, a XR3 foi substituída pela Racer a única que vem com motor 2.nadai. Ficou dois pontos á frente do Uno e dez pontos atrás do Corsa. Ele foi lanterna em desempenho, o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o mesmo do Gol GTi mas com cabeçote de fluxo convencional e 2 válvulas por cilindro e biela mais curta e com isso gera 17.7KGFMa3200RPM e 116CVa5600RPM é o segundo maior torque e a segundo maior torque, mas no carro mais pesado da turma e pelo menos no dia - a - dia ele agrada, na pista teve o pior 0a100KM/H com 11.6segundos, a pior máxima com 187KM/H e o pior tempo na pista com 3minutos41segundos. Ele foi vice - lanterna em design , tem o segundo visual menos bonito da turma, ele mede 4.06metros de comprimento,1.69metros de largura,1.44metros de altura e 2.52metros de entre - eixos é as maiores dimensões da turma. Ele foi vice - campeão em acabamento, Ele foi vice - campeão em custos, graças a alta desvalorização é o mais barato custa R$9.292,é o segundo mais econômico com 8.9KM/L junto com o Uno, o segundo mais sedento na rodovia com 12.9KM/L, o segundo consumo no autódromo com 4.4KM/L e em confiabilidade ele tem sua cruz com o superaquecimento e quebra de buchas e barra estabilizadora. E Foi campeão em segurança junto com Corsa e Uno tem a melhor retomada de 40a100KM/H em quinta com 20.4segundos,a segunda melhor frenagem com 80a0KM/H em 28metros e a estabilidade fica atrás dos rivais.
O segundo melhor acabamento da turma.
O motor AP 2000i gera 116CV e a menor potência específica:58CV/Litros.
1CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
O Visual mais bonito dos quatroO Corsa GSi deu um massacre nos rivais de novo, ficou dez pontos á frente do Escort e o motivo da vitória? bem vamos á frente. Ele foi vice - campeão em desempenho , o câmbio é o manual de cinco marchas Opel F 15 e o motor é o Família I 1.616V com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, injeção eletrônica multiponto sequencial e central EGR e com isso gerava 14.8KGFMa4000RPM e 108CVa6000RPM mas o baixo peso do Corsa fez compensar o menor torque e potência, ele teve o segundo melhor 0a100KM/H com 9.3segundos, chegou a 193KM/H a segunda melhor máxima e o segundo melhor tempo no autódromo com 3minutos e 22segundos. Foi campeão em segurança junto com Gol e Escort, ele teve o pior 40a100KM/H em quinta com 24.5segundos, mas a melhor frenagem com 80a0KM/H em 26.6metros graças ao ABS de série e a estabilidade é boa. Mas a vitória começou no acabamento o melhor da turma superando o Escort que é médio, mas ainda todos são melhores que os nosso populares de hoje, ele tem o visual mais bonito da turma, ele mede 3.73metros de comprimento, 1.63metros de largura,1.43metros de altura e 2.44metros de entre - eixos e foi campeão em custos, é o segundo mais barato custa R$12.806, o mais econômico na cidade com 12.7KM/L, na rodovia com 15.3KM/L e no autódromo com 6.3KM/L mas ainda ele tem a sua cruz com o custo de manutenção dos motores GM 16V e a central EGR que quando entope bate válvulas e de quebra ele levou o seu segundo título e o terceiro para a GM.
O melhor acabamento da turma.
O motor 1.616V gera 108CV é a menor potência geral e a segunda menor específica com 67.5CV/Litros.VOLKSWAGEN GOL GTi 200016V
0a100KM/H 10.1segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 203KM/H
40a100KM/H em quinta 21segundos
80a0KM/H 29metros
CONSUMO URBANO 8.3KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 12.3KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 3minutos28segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 4.1KM/L
FIAT UNO TURBO 1.4 i.e
0a100KM/H 9segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 193KM/H
40a100KM/H em quinta 21.5segundos
80a0KM/H 30.4metros
CONSUMO URBANO 8.9KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 13.6KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 2minutos50segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 4.4KM/L
FORD ESCORT RACER 2.nada i
0a100KM/H 11.6segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 187KM/H
40a100KM/H em quinta 20.4segundos
80a0KM/H 28.1metros
CONSUMO URBANO 8.9KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 12.9KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 3minutos46segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 4.4KM/L
CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
0a100KM/H 9.3segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 193KM/H
40a100KM/H em quinta 24.5segundos
80a0KM/H 26.6metros
CONSUMO URBANO 12.7KM/L
CONSUMO RODOVIÁRIO 15.3KM/L
TEMPO NO AUTODRÓMO 3minutos22segundos
CONSUMO NO AUTODRÓMO 6.3KM/L
PONTUAÇÃO
ACABAMENTO
CORSA 4
UNO 1
ESCORT 3
GOL 2
Aqui o Corsa se mostrou dono do melhor acabamento da turma.
DESING
CORSA 4
UNO 1
ESCORT 2
GOL 3
O Visual do Corsa é o melhor resolvido dos quatro.
DESEMPENHO
0a100KM/H
CORSA 3
UNO 4
ESCORT 1
GOL 3
Aqui o Uno fez valer seu baixo peso e venceu o rival.
VELOCIDADE MÁXIMA
CORSA 3
UNO 3
ESCORT 2
GOL 4
Aqui o Gol fez valer o seu motor de 141CV e deixou os rivais para trás.
TEMPO NO AUTODRÓMO
CORSA 3
UNO 4
ESCORT 1
GOL 2
Aqui o Uno levou a melhor, ou seja a bota ortopédica atômica da Fiat foi bem.
TOTAL
CORSA 9
UNO 10
ESCORT 4
GOL 6
Aqui o Uno levou melhor graças a relação peso/potência favorável.
SEGURANÇA
40a100KM/H em quinta
CORSA 1
UNO 2
ESCORT 4
GOL 3
Favorecido pelo cabeçote 8 válvulas e ausência de turbo , o Escort levou a melhor.
80a0KM/H
CORSA 4
UNO 1
ESCORT 3
GOL 2
Aqui graças ao freio com auxílio de ABS o Corsa levou a melhor.
SUSPENSÃO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 2
GOL 4
Aqui Gol e Corsa se mostraram melhores.
CUSTOS
PREÇO
CORSA 3
UNO 2
ESCORT 4
GOL 1
Graças a maior desvalorização o Escort levou a melhor pelo preço mais barato.
CONSUMO URBANO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 3
GOL 2
O Corsa tem o motor de menor cilindrada e mais tecnologia embarcada e com isso melhor consumo.
CONSUMO RODOVIÁRIO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 2
GOL 1
Aqui o Corsa repetiu a sua vitória.
CONSUMO NO AUTODRÓMO
CORSA 4
UNO 3
ESCORT 3
GOL 2
Aqui o Corsa repetiu a vantagem sobre os rivais.
MANUTENÇÃO
CORSA 1
UNO 1
ESCORT 1
GOL 1
Aqui os custos de manutenção de todos são ruim, cada um tem sua cruz para carregar.
TOTAL
CORSA 16
UNO 12
ESCORT 13
GOL 7
O Corsa se mostrou melhor nesse quesito.
TOTAL GERAL
CORSA 42
UNO 30
ESCORT 32
GOL 24
O Corsa venceu os seus rivais e levou a melhor e com isso o bi - campeonato do Corsa e o tri - campeonato da GM/Chevrolet.
FICHAS TÉCNICAS
VOLKSWAGEN GOL GTi 2000 16V
MOTOR:Dianteiro,longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto
CILINDRADA:1984cm3
DIÂMETRO X CURSO:82.5 x 92.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA:141CVa6250RPM
TORQUE:17.8KGFMa4500RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA:Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 3.81metros, largura 1.63metros,altura 1.41metros e entre - eixos 2.47metros
PESO:1120KG
PESO/POTÊNCIA:7.9KG/CV
PESO/TORQUE:62.9KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 269 litros e tanque de combustível 53 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA:Independente tipo McPherson
TRASEIRA : Semi - independente com eixo de torção
FREIOS : Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS opcional
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga -leve aro 15,195/65/R15
PREÇO:R$13.369(Tabela fipe julho de 2013).
FIAT UNO TURBO 1.4 i.e
MOTOR:Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha,8 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada,turbo,intercooler e injeção eletrônica multiponto
CILINDRADA:1372cm3
DIÂMETRO X CURSO:80.5mm x 67.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO:7,8:1
POTÊNCIA:116CVa6000RPM
TORQUE:17KGFMa3500RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.65metros,largura 1.55metros,altura 1.44metros e entre -eixos 2.35metros
PESO:950KG
PESO/POTÊNCIA:8.2KG/CV
PESO/TORQUE:55.8KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 224 litros e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson nas quatro rodas com amortecedores pressurizados.
DIANTEIRA: Molas helicoidais
TRASEIRA:Feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 14,185/60/R14
PREÇO:R$12.806(Tabela fipe julho 2013).
FORD ESCORT RACER 2.nada i
MOTOR: Dianteiro , transversal , quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto
CILINDRADA:1984cm3
DIÂMETRO X CURSO: 82 .5 X 92.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10:1
POTÊNCIA:116CVa5600RPM
TORQUE:17.7KGFMa3200RPM
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA : Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.06metros,largura 1.69metros,altura 1.44metros e entre - eixos 2.52metros
PESO:1080KG
PESO/POTÊNCIA:9.3KG/CV
PESO/TORQUE:61KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 325 litros e tanque de combustível 64 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com barra de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO:Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 14,185/60/R14
PREÇO:R$9.292(Tabela fipe julho 2013).
CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
MOTOR: Dianteiro , transversal , quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas duplo no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto sequencial
CILINDRADA:1598cm3
DIÂMETRO X CURSO:79 X 81.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA:108CVa6000RPM
TORQUE:14.8KGFMa4000RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA:Hachtback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.73metros, largura 1.63metros,altura 1.43metros e entre - eixos 2.44metros
PESO:945KG
PESO/POTÊNCIA:8.7KG/CV
PESO/TORQUE:63.8KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 240 litros e tanque de combustível 46 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais
DIANTEIRA:Independente tipo McPherson com amortecedores hidráulicos
TRASEIRA:Semi - independente com eixo de torção e molas helicoidais
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 14, 185/60/R14
PREÇO:R$11.947.
CAMPEÕES
1988 CHEVROLET MONZA S/R 2.nada
1989 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1990 FORD ESCORT XR3 1.8
1991 FIAT UNO 1.6R
1992 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1993 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1994 VOLKSWAGEN GOL GTi 2000
1995 CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
1996 CHEVROLET CORSA GSi 1.616V
MELHORES 0a100KM/H
1FIAT UNO TURBO 1.4i.e 9segundos
2CHEVROLET CORSA GSi 1.616V 9.3segundos
3VOLKSWAGEN GOL GTi 2000(1989-1991) 9.7segundos
MELHORES VELOCIDADE MÁXIMA
1VOLKSWAGEN GOL GTi 200016V 203KM/H
2CHEVROLET CORSA GSi 1.616V 193KM/H
UNO TURBO 1.4i.e 193KM/H
MELHORES TEMPOS NO AUTODRÓMO
1FIAT UNO TURBO 1.4 i.e 2minutos50segundos
2VOLKSWAGEN GOL GTi 2000(1989-1991) 2minutos59segundos
3VOLKSWAGEN GOL GTi 2000(1991-1992) 3minutos12segundos
FABRICANTE COM MAIOR NÚMERO DE TÍTULOS
1VOLKSWAGEN 4
2CHEVROLET 3
3FORD 1
FIAT 1
CARRO COM MAIOR NÚMERO DE CAMPEONATOS
1VOLKSWAGEN GOL 4
2CHEVROLET CORSA 2
3CHEVROLET MONZA 1
FIAT UNO 1
FORD ESCORT 1
CARRO COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS.
1VOLKSWAGEN GOL 307 pontos
2FORD ESCORT 297 pontos
3FIAT UNO 280 pontos
FABRICANTE COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS
1CHEVROLET 332 pontos
2VOLKSWAGEN 307 pontos
3FORD 297 pontos.
Infelizmente não teremos temporada 1997 afinal o Corsa GSi tinha dado adeus, o Escort de nova geração não teria um esportivo de verdade(teria o RS depois que mantinha o mesmo motor das demais versões) e o Uno Turbo dava lugar ao Palio e o Palio não tinha versão Turbo e só a Volkswagen teria o Gol GTi e isso ficava complicado.
Comentários
Postar um comentário