Plataforma PQ34 da Volkswagen: o Golf nacional e seus parentes no exterior.

O GOLF DE IV GERAÇÃO SEGUIU LONGEVO NO BRASIL E CHEGOU  A SER EXPORTADO PARA OS EUA.
A Volkswagen importava o Golf do México nas versões GL,GLX e GTi e da Alemanha as versões VR6 e Cabrio e os motores eram o 1.8 de 90CV, o 2.nada de 115CV para GLX,GTi e Cabrio e o VR6 de 2.8 litros e 174CV para o...... VR6 era óbvio. e em 1996 ela decide construir mais uma fábrica no Brasil e seria em São José dos Pinhais-PR que além do Golf(1999-até hoje), faria a Saveiro(2003-2008), Fox/CrossFox(2003-até hoje) e versões mais baratas da SpaceFox(2011-até hoje) é uma fabrica recente a marca ficou em dúvida entre o Golf IV e o Vento/Jetta III , mas ela optou pelo mais moderno e aí resolveu pelo Golf IV.
O Golf importado do México com motores 1.8 de 90CV e 2.nada de 115CV e havia os alemães com o 2.nada e o VR6 de 2.8 litros com 174CV.
Em agosto de 1999 na linha 2000 chegava o Golf nacional, apenas na carroceria de quatro portas, ele media 4.15metros de comprimento, 1.73metros de largura, 1.45metros de altura e 2.51metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas exclusivo apenas para o motor 2.nada e três opções de motores a primeira era o EA 111 1.6 SR importado da Alemanha com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e  variável no cabeçote acionado por  correia dentada, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 77.4mm o que totalizavam 1595cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 14.8KGFMa3800RPM e 101CVa5800RPM e aliás esse motor é praticamente um AP 1600 com bloco e cabeçote de alumínio, do México chegava o EA 113 2.nada que era nada mais nada menos que um "AP 2000" com cabeçote de fluxo cruzado, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 17.3KGFMa2400RPM e 116CVa5400RPM e para o GTi vinha um verdadeiro monstro, o EA 111 1.820V Turbo que era nada mais nada menos que um "AP 1800 com cabeçote de cinco válvulas por cilindro de fluxo cruzado e turbo", o seu diâmetro era de 81mm e o curso era de 86.4mm o que totalizavam 1781cm3, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e com isso gerava 21.4KGFMa1750RPM e 150CVa5700RPM eles eram importados do México e vinham com bloco de ferro e cabeçote de alumínio, lembrando que ele vinha em três versões de acabamento: Básica, Comfortline e GTI, a Básica podia vir com o 1.6 e o 2.nada, a Comfortline apenas com o 2.nada e o GTi com o 1.820V Turbo, A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
O Golf chegava ao mercado e os motores eram o 1.6 de 101CV e o 2.nada de 116CV mais tarde ele ganhava um novo 1.6 que mantinha o mesma potência e mais tarde virava Flex passando a gerar 101CV com gasolina e 103CV com álcool.

O Esportivo GTi era discreto por fora, mas o motor era o 1.820V Turbo de 150CV e mais tarde foi a 180CV.
Em setembro de 1999 como linha 2000 é vez do Audi A3 nacional ele chegava na carroceria duas portas, em duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e duas opções de motores denominadas pelo motor: 1.8 e 1.8 T, o motor 1.820V Turbo é o mesmo que já citamos no Golf e o 1.8 é versão sem turbo desse motor, ele mantém o cabeçote de 5 válvulas por cilindro, mantém o diâmetro x curso e a taxa de compressão vai a 10,5:1 e com isso gerava 17.5KGFMa4250RPM e 125CVa6000RPM e de fato o A3 nacional levou a liderança da Audi no segmento Premium á frente de BMW e Mercedes-Benz e as dimensões do A3 eram as mesmas do Golf, 4.15metros de comprimento,1.73metros de largura, 1.45metros de altura e 2.51metros de entre - eixos.
O A3 nacional chegava ao mercado e os motores eram o 1.820V de 125CV e o 1.820V Turbo que já citamos no Golf, mais tarde recebe o 1.820V Turbo no Golf e o 1.6 de 101CV.
Em novembro de 1999 chegava ao Brasil o New Beetle importado do México que remetia ao Fusca, ele vinha como sempre na carroceria duas portas, ele media 4.09metros de comprimento, 1.73metros de largura,1.51metros de altura e 2.57metros de entre - eixos ele só podia levar quatro pessoas, ele vinha apenas com motor 2.nada que já citamos no Golf e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e ele foi chamado popularmente de "Novo Fusca".
O New Beetle chegava ao mercado e o motor era o 2.nada que já citamos no Golf.

Em dezembro de 1999 o Golf 1.6 enfrenta o Astra GL 1.8 MPFI e o Brava SX 1.616V, na pista foi de 0a100KM/H em 13.8segundos ficou atrás dos rivais o Astra cravou 12.2segundos e o Brava 11.6segundos, na velocidade máxima ele encostou nos rivais com 177KM/H contra 178KM/H do Astra e 179KM/H do Brava e o seu consumo urbano foi de 9KM/L sem ar condicionado foi o mais sedento contra 9.2KM/L do Brava e 9.5KM/L do Astra e o rodoviário foi o mais sedento com 13.3KM/L contra 13.8KM/L do Brava e 14.3KM/L do Astra e com o ar ligado ele fez na cidade 7KM/L ficou na intermediária , o Brava fez 6.5KM/L e o Astra fez 7.5KM/L e o rodoviário foi de 13KM/L ficou na intermediária , o Brava cravou 12KM/L e o Astra 13.8KM/L , em janeiro de 2000 chegavam duas novidades para o A3 a primeira era opção de carroceria de quatro portas que ficava mais bonito e a opção de entrada do motor 1.6 que é o mesmo do Golf.
A carroceria de quatro portas do A3 estreava no mercado e os motores eram os  mesmos que já citamos no duas portas.
Na mesma época o Golf 2.nada mediu forças com irmão New Beetle, na pista foi de 0a100KM/H em 11.2segundos contra 12.4segundos do irmão, chegou a 190KM/H contra 183KM/H do rival,  no consumo urbano levou o troco foi 8.6KM/L contra 9KM/L do New Beetle e na rodovia foi mais econômico 13.9KM/L contra 12KM/L do New Beelte e com o ar ligado foi mais econômico 7KM/L contra 6.5KM/L do New Beetle e na rodovia fez 12KM/L contra 11KM/L do New Beetle, em março de 2000 o Golf GTi mede forças com o Marea Turbo, na pista foi de 0a100KM/H em 8.8segundos contra 8.1segundos do rival e chegou a 207KM/H contra 219KM/H do rival, o Golf 2.nada encarou Chevrolet Astra GLS 2.nada 16V, Fiat Brava HGT 1.816V, Ford Escort GLX 1.816V, Citroën Xsara GLX 1.816V e Peugeot 306 Passion 1.816V, ele foi de 0a100KM/H em 12segundos foi o mais lento ficou atrás dos rivais, o Escort cravou 11.5segundos, o 306 11.4segundos, o Xsara 11.2segundos, o Brava 11segundos e o Astra 10.3segundos, chegou a 191KM/H empatando com o Brava, ficando atrás do Xsara com 192KM/H e o Astra com 195KM/H e á frente do 306 com 185KM/H e Escort com 183KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L foi o mais econômico, o segundo foi o Escort com 7.5KM/L, depois o Xsara com 7.2KM/L, Brava e 306 com 7KM/L e Astra com 6.8KM/L e o rodoviário foi de 13.8KM/L foi o mais econômico, o Xsara fez 13.5KM/L, Astra e 306 ficaram com 12.3KM/L, o Escort fez 12.2KM/L e o Brava fez 11.7KM/L e com ar ligado o consumo urbano ficou em 7.6KM/L continua levando vantagem sobre os rivais, o Xsara foi o segundo com 6.5KM/L, seguido do 306 com 6.3KM/L, Escort e Astra cravaram 5.7KM/L e o Brava cravou 5.4KM/L e no rodoviário ele fez 13.2KM/L, seguido pelo Xsara com 12KM/L,11.8KM/L do 306, 11.4KM/L do Astra, 11.2KM/L do Escort e 10.6KM/L do Brava e no mesmo mês o Audi A3 ganhava a versão 1.8 Turbo como  o "T" vermelho que indicava que era mais potente, o motor 1.820V Turbo ganhava uma pressão maior na turbina e passava a gerar 24KGFMa1950RPM e 180CVa5750RPM e no mês seguinte ele era testado: 0a100KM/H em 7.9segundos, chegou a 219KM/H é um foguete e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L e o rodoviário foi de 13.3KM/L e com ar ligado fez 7.8KM/L na cidade e 13.2KM/L na rodovia, ou seja até que bebeu pouco na rodovia pelo foguete que ele é, em agosto de 2001 chegava  a carroceria de duas portas ao Golf GTi e no mês seguinte chegava a linha 2001 do Audi A3 e nada mudava nele e no resto da linha Golf e em outubro de 2000 o Golf 2.nada enfrenta Focus 1.816V e Brava ELX 1.616V, ele foi de 0a100KM/H em 11.2segundos, contra 11.1segundos de Brava e Focus e chegou a 190KM/H foi o mais veloz contra 182KM/H dos rivais e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L contra 7.8KM/L do Focus e 7.5KM/L do Brava e o rodoviário foi de 13.8KM/L contra 13KM/L do Focus e 12.5KM/L do Brava e com o ar ligado ele fez 7.6KM/L, contra 6.8KM/L do Focus e 5.4KM/L do Brava e na rodovia ele fez 13.2KM/L contra 11.8KM/L do Focus e 11.5KM/L do Brava, o Golf foi o mais econômico. Em novembro de 2000 chegava o Bora importado do México era a versão sedã do Golf ele vinha nas versões "Básica " e Comfortline ele mantinha altura, entre - eixos e largura do Golf mas o comprimento passava a 4.38metros e  duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e única opção de motor: o 2.nada que já citamos no Golf e no mês seguinte a versão 2.nada automática era testada: 0a100KM/H em 13.4segundos, chegou a 180KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.2KM/L e o rodoviário foi de 12.1KM/L e com ar ligado fez 6.3KM/L na cidade e 11.6KM/L na rodovia. Em janeiro de 2001 o Bora 2.nada mecânico , encarou o Focus Sedan Ghia 2.nada 16V e o Vectra GLS 2.2MPFI, ele ficou atrás no 0a100KM/H com 12.9segundos, contra 12.4segundos do Vectra e 11.5segundos do Focus, ficou atrás na velocidade máxima com 183KM/H contra 184KM/H do Vectra e Focus voava a 201KM/H e o seu consumo urbano  foi de 9.6KM/L ficou na intermediária o Focus fez 10.2KM/L e o Vectra fez 8.2KM/L e na rodovia ficou na intermediária fez 12.8KM/L contra 13.2KM/L do Focus e
11.6KM/L do Vectra. Em março de 2001 o Golf troca o EA 111 1.6 SR alemão pelo EA 111 1.6 feito no Brasil com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e roletado no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 87mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão de 10,8:1 e com isso gerava 14.3KGFMa3250RPM e 101CVa5500RPM e no mesmo mês ele era testado, na pista foi de 0a100KM/H em 13.4segundos, chegou a 164KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.2KM/L e o rodoviário foi de 12.7KM/L, em junho de 2001 é vez do Bora Comfortline 2.nada automático enfrentar Corolla SE-G 1.816V Automático, Vectra CD 2.216V Automático e Civic EX 1.716V Automático, ele foi de 0a100KM/H em 13.8segundos ficou atrás dos rivais, o Corolla fez 13.5segundos, o Vectra 13.3segundos e o Civic 12.3segundos, chegou a 182KM/H só ficou atrás do Vectra com 187KM/H e na frente do Corolla com 177KM/H e do Civic com 173KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.8KM/L empatou com o Vectra ficou atrás do Corolla com 11KM/L e do Civic com 12KM/L e o rodoviário foi de 12.3KM/L empate com o Vectra e atrás de Civic e Corolla com 13.9KM/L, em agosto de 2001 é vez do Golf 1.6 encarar o Brava ELX 1.616V, na pista foi de 0a100KM/H em 14.2segundos contra 13.1segundos do rival, chegou a 168KM/H contra 176KM/H do rival e o seu consumo urbano foi de 7.7KM/L contra 7.1KM/L do rival e o rodoviário foi de 11KM/L contra 12.4KM/L do rival, mas em confiabilidade o Golf leva a melhor....  qualidades do Golf nacional? boa qualidade de construção e bom acabamento, bom desempenho , defeitos? manutenção cara para um Volkswagen e  depois de 2008 o visual não era aquelas coisas....  Em outubro de 2001 na linha 2002 o A3 ganhava novos faróis e lanternas e junto com elas duas novidades mecânicas, a primeira era o motor EA 111 1.6 feito no brasil no lugar  do EA 111 1.6 SR alemão e a segunda era o câmbio automático sequencial Tiptronic de cinco marchas para motor 1.820V Turbo de 180CV e no mês seguinte ele foi testado 0a100KM/H em 8.9segundos, velocidade máxima de 206KM/H e o seu consumo urbano foi de 6.4KM/L e o rodoviário foi de 11.7KM/L e a linha 2002 do Golf era lançada a carroceria de duas portas dava o seu adeus diante das baixas vendas e virava líder do segmento , Bora e New Beetle também ganhavam a linha 2002 e em janeiro de 2002 Golf GTi e A3 1.820V Turbo de 180CV enfrentavam Brava HGT 1.816V, Astra Sport 2.nada e Xsara VTS 2.nada 16V, na pista o Golf cravou 9segundos e o A3 fez a prova em 8.7segundos, logo depois vieram Astra e Xsara com 11.5segundos e  Brava com 11.8segundos, já na velocidade máxima o Golf cravou 213KM/H e o A3 217KM/H, depois veio o Xsara com 201KM/H, seguido do Astra com 188KM/H e do Brava com 185KM/H em julho de 2002 já como linha 2003 o Golf GTi passava a ter o motor 1.820V Turbo de 180CV e junto com ele o câmbio automático sequencial chamado de Tiptronic além do manual de cinco marchas e em setembro de 2002 o Golf 1.6 encarava o Stilo 1.8, na pista foi de 0a100KM/H em 13.7segundos, contra 13.6segundos do rival, chegou a 173KM/H empatou com o rival e o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L contra 7.6KM/L do rival e o rodoviário foi de 13.9KM/L contra 12.5KM/L do rival , Em março de 2003 a Volkswagen decide lançar uma série especial do Golf em 100 unidades era a GTi VR6 que vinha apenas na carroceria de duas portas, por fora ela vinha com os logos "VR6" na traseira e aerofólio "gigante" e por dentro o câmbio que lembra um taco de golfe e o logo "GTi" em cima e na mecânica o motor era o VR6 de 2.8 litros com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores varáveis, 24 válvulas aliás esse motor tem um ângulo de 15 graus que permite apenas um cabeçote e o "R" é "Reinhe" em alemão, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 90.3mm o que totalizavam 2792cm3 e sua taxa de compressão era de 10,3:1  e com isso gerava ótimos 27KGFMa3200RPM e 200CVa6200RPM é até hoje o carro nacional de passeio mais potente fabricado no Brasil e a reboque do motor VR6 vinha o câmbio manual de cinco marchas
O GTi VR6 vinha com pequenos detalhes e o logo "VR6" na traseira denunciava o VR6 de 2.8 litros 24 válvulas com 200CV.
Mas o peso maior do motor não permitiu voar mais alto, na pista foi de 0a100KM/H em 8.5segundos, chegou a 215KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.2KM/L e o rodoviário foi de 10.2KM/L
 Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda no Golf assim como o Audi A3 e New Beetle e o Bora perdia a versão Comfortline e o Golf mantinha mais um ano na liderança do segmento , em fevereiro de 2004 o Golf 1.6 encara Stilo 1.8, Focus GL 1.6 e Astra 2.nada ele foi de 0a100KM/H em 13.3segundos como era de esperar ficou atrás do Astra com 11.4segundos e na frente de Focus e Stilo com 13.9segundos, chegou a 176KM/H só ficou na frente do Focus com 172KM/H, atrás do Stilo com 177KM/H e do Astra que fez valer o seu 2.nada com 190KM/H e o consumo urbano foi de 8.1KM/L empatou com o Focus, o Stilo fez 7.4KM/L e o Astra fez 7.2KM/L e o rodoviário foi de 13KM/L só ficou atrás do Astra com 13.2KM/L, o Focus fez 12.9KM/L e o Stilo fez 11.6KM/L, em outubro de 2004 na linha 2005 chegava a série Sport que vinha com o 1.820V Turbo de 150CV e seguiu até março de 2005 e em outubro de 2005 na linha 2006 nada mudava no Golf e em maio de 2006 o Bora encarava Chevrolet Astra Sedan Comfort 2.nada Flexpower, Fiat Marea SX 1.616V, Ford Focus Sedan GLX 1.6 ,Renault Mégane Expression 1.616V Hi-Flex e Toyota Corolla XLi 1.616V na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.6segundos ficou atrás do Astra com 11.4segundos, do Corolla com 11.6segundos e á frente do Marea com 13.4segundos, do Mégane com 14segundos e do Focus com 14.4segundos e com álcool o Astra fez a prova em 10.8segundos e o Mégane em 13.2segundos e a velocidade máxima foi de 185KM/H só ficou atrás do Astra com 197KM/H e do Corolla com 187KM/H e ficou á frente do Focus com 184KM/H, do Marea com 182KM/H e do Mégane com 169KM/H e o seu consumo urbano foi de 9KM/L só ficou á frente do Marea com 8.2KM/L, o Astra fez 9.2KM/L, o Mégane fez 9.4KM/L, o Focus fez 9.7KM/L e o Corolla fez 10.4KM/L com álcool o Astra fez 5.7KM/L e o Mégane fez 7.1KM/L e na rodovia o Bora fez 12.6KM/L empatou com o Mègane e ficou apenas á frente do Marea com 11KM/L, atrás do Focus e Astra com 12.8KM/L e do Corolla com 13.8KM/L e com álcool o Astra e Mègane fizeram 10.1KM/L, em junho de 2006 o Golf 1.6 passava ser Total Flex e a taxa de compressão era mantida, com gasolina ele mantinha os 14.2KGFMa3250RPM e 101CVa5500RPM e com álcool passava a 14.4KGFM e 103CV nas mesmas rotações era o lançamento da linha 2007 do Golf, o New Beetle ganhava a linha 2007 com novas lanternas e faróis.
Pequenas mudanças nos faróis e o mesmo motor 2.nada que mais tarde vira Flex e passava a gerar 116CV com gasolina e 120CV com álcool.

O Bora ganha grade cromada e o mesmo motor 2.nada.
 
  O  Bora com grade cromada e o A3 deixava de ser produzido no Brasil e dava lugar ao importado e em março de 2007 já como linha 2008 o Golf nacional ganhava nova grade dianteira, faróis e lanternas e isso inspirada no Golf V era o Golf "4,5" ele vinha com quatro opções de acabamento: Básica,Sportline,Comfortline e GTi, a Básica vinha com o EA 111 1.6 Total Flex e o EA 113 2.nada, a Sportiline vinha apenas com o 1.6 e o Comfortline vinha apenas com o 2.nada e o GTi ganhava alterações no EA 113 1.820V Turbo que passava a gerar 25KGFMa1950RPM e 186CVa5750RPM com gasolina comum e com gasolina premium passava a 25.5KGFM e 193CV só para dizer que era mais potente que o Civic Si... e com as alterações estéticas o comprimento foi a 4.20metros e três opções de câmbio: manual de cinco marchas para todos os motores, automático de 4 marchas para o 2.nada e automático sequencial tiptronic de cinco marchas para o GTi 1.820V Turbo.
O Golf ganha nova dianteira e traseira e os motores são o 1.6 Total Flex de 101CV com gasolina e 103CV com álcool e o 2.nada á gasolina que mais tarde virava Flex que vamos citar no New Beetle e o 1.6 passava a gerar 101CV com gasolina e 104CV com álcool.

O Esportivo GTi trazia alterações no motor 1.820V Turbo que rendia 186CV na gasolina comum e 193CV na Premium.
 
 em abril de 2007 a versão Sportline 1.6 era testada: 0a100KM/H em 13.3segundos com álcool e 14.2segundos com gasolina, chegou a 188KM/H com álcool segundo a VW e com gasolina é provável que fique nos 186KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L com álcool e 9.9KM/L com gasolina e o rodoviário é de 10.4KM/L com álcool e 14.1KM/L com gasolina e o GTi 1.820V Turbo encarava o Civic Si e o GTi andando com gasolina premium na pista foi de 0a100KM/H em 8segundos, chegou a 231KM/H segundo a Volkswagen e o seu consumo urbano foi de 8.7KM/L e o rodoviário foi de 12.3KM/L, em julho de 2007 mais novidades, o Golf ganha o câmbio automático sequencial tiptronic de seis marchas no lugar da antiga de 4 marchas para o motor 2.nada, em agosto de 2007 é vez do New Beetle ganhar a mesma caixa automática já citada no Golf, em setembro de 2007 o Bora ganhava nova grade dianteira e novas lanternas e o comprimento passava a 4.45metros e reboque das mudanças estética vinha o câmbio automático já citado no Golf e o motor sempre era o 2.nada.
O Bora ganha novos faróis, grade dianteira , para-choques e novas lanternas e o motor sempre é o 2.nada que mais tarde vira Total Flex e que foi citado no New Beetle.
Em outubro de 2007 o Golf 2.nada encarou Vectra GT 2.nada Flexpower , Nissan Tiida S 1.816V, Focus Hacht GLX 2.nada 16V e Peugeot 307 Feline 2.nada 16V  na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.5segundos empatou com o Vectra, ficou atrás do Tiida com 10.8segundos, do 307 com 10segundos e o Focus com 9.9segundos,  chegou a 181KM/H ficou atrás dos rivais o Vectra cravou 182KM/H, o Tiida 187KM/H, 307 chegou a 195KM/H e o Focus 199KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L só ficou á frente do Vectra com 8KM/L, o 307 fez 8.7KM/L, o Focus fez 9.5KM/L e o Tiida fez 9.8KM/L e o rodoviário foi de 13.2KM/L empatou com o Focus e só ficou atrás do Tiida com 14.6KM/L esse graças a sexta marcha, o 307 fez 12.4KM/L e Vectra fez 11KM/L. Em maio de 2008 já como inicio de 2009 o EA 111 1.6 passava por alterações ganhava o nome EA 111 1.6 VHT(Very High Torque) com mudanças no cabeçote e no comando de válvulas mas a principal delas é a taxa de compressão que passava a 12,1:1 e com isso gerava 15.4KGFMa2250RPM e 101CVa5250RPM e com álcool vai a 15.6KGFM e 104CV, em julho de 2008 Golf ganhava a versão GT e a reboque dela o motor EA 113 2.nada Total Flex que era nada mais nada menos que um "AP 2000" com cabeçote de fluxo cruzado e com isso gerava 17.7KGFMa2250RPM e 116CVa5250RPM e com álcool vai a 18.4KGFM e 120CV nas mesmas rotações e esse motor passou a equipar também Bora e New Beetle já como linha 2009.
A versão GT chegava ao mercado e reboque dela o 2.nada Total Flex que já citamos no New Beetle.
Em março de 2009 o Golf 2.nada Total Flex encarou i30 2.nada 16V, Focus Ghia 2.nada 16V, C4 Exclusive 2.nada 16V e Stilo 1.8 Flex Dualogic, na pista foi de 0a100KM/H em 12.4segundos com álcool, contra 11segundos do C4, 11.8segundos do i30, 13segundos do Focus e 14.4segundos do Stilo no álcool e com gasolina é provável que o Golf faça a prova em 12.6segundos e o Stilo em 14.6segundos e o C4 em 11.8segundos , chegou a 182KM/H só ficou atrás do C4 com 193KM/H e na frente do Focus com 180KM/H e do Stilo com 172KM/H e lembrando que o Golf e Stilo estavam no álcool, na gasolina é provável que o Golf chega a 178KM/H e o Stilo a 170KM/H e o C4 a 185KM/H  e o seu consumo urbano com álcool é de 6.9KM/L contra 6KM/L do C4 e 6.2KM/L do Stilo com 9KM/L do Focus  e do i30 com 9.6KM/L, com gasolina é provável que o Golf faça 9KM/L, contra 8.1KM/L do Stilo e C4 com 7.8KM/L e o rodoviário foi de 9.9KM/L contra 9KM/L do C4 e 8KM/L do Stilo os três com álcool , o Focus com gasolina fez 12.5KM/L e o i30 fez 12.8KM/L e com gasolina é provável que ele faça 12.9KM/L, contra 11.7KM/L do C4 e 11.4KM/L e na mesma época o Golf GTi dava o seu adeus e junto com ela o motor 1.820V Turbo dava o adeus do mercado brasileiro, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda em Golf, Bora e New Beetle e em novembro o Golf 1.6 enfrenta o Astra Advantage 2.nada Flexpower e ambos foram testados com álcool: 0a100KM/H em 12segundos contra 10segundos do rival, chegou a 188KM/H segundo a Volkswagen contra 200KM/H segundo a GM e o consumo urbano foi de 7.4KM/L contra 7.1KM/L do Astra e rodoviário foi de 9.4KM/L contra 10.6KM/L do rival e os prováveis números com gasolina seriam 0a100KM/H em 12.3segundos do Golf, contra 10.7segundos do Astra, na velocidade máxima 185KM/H contra 193KM/H do Astra e o consumo urbano provável seria de 9.6KM/L contra 9.2KM/L do rival e  o rodoviário seria de 12.2KM/L contra 13.5KM/L do Astra e em janeiro de 2010 o Golf 1.6 encara i30 2.nada 16V, Focus GLX 1.616V, 307 Presence 1.616V,Vectra GT 2.nada Flexpower, Astra Advantage 2.nada Flexpower,Stilo 1.8 Flex  e C4 GLX 1.616V, o único á gasolina é o i30, na pista o Golf foi de 0a100KM/H em 12segundos, ficou na intermediária o i30 cravou 9.6segundos, o Astra cravou 10segundos  e o Vectra GT 11.2 segundos e ficou na frente do 307 com 12.5segundos, o C4 com 12.8segundos e o Focus com 12.9segundos, não vou colocar a velocidade máxima por alguns vieram com o número de fábrica e outros vieram com o teste de velocidade máxima e o consumo urbano foi de 7.4KM/L e o i30 é o único á gasolina com 9.6KM/L e só ficou atrás do Stilo com 7.7KM/L, o Astra cravou 7.1KM/L, Vectra,Focus e C4 ficaram no 6.8KM/L e o 307 fez 6.7KM/L e o rodoviário foi de 9.4KM/L, o i30 era o único á gasolina com 13.7KM/L e o Golf ficou á frente do Focus com 9.2KM/L e do 308 com 8.8KM/L e atrás do Vectra GT com 9.9KM/L, do C4 com 10KM/L, do Astra com 10.6KM/L e do Stilo com 10.8KM/L e agora com gasolina é provável que o Golf fosse 0a100KM/H em 12.3segundos, contra 10.7segundos do Astra,11.9segundos do Vectra, 12.8segundos do 307,13.1segundos do C4 e 13.5segundos do Focus e o seu consumo urbano foi de 9.6KM/L,10KM/L do Stilo,9.2KM/L do Astra,8.8KM/L de Vectra,Focus e C4,8.7KM/L do 307 e o rodoviário foi de 12.2KM/L contra 12KM/L do Focus,11.4KM/L do 307,12.9KM/L do C4,13KM/L,13.8KM/L do Astra e 14KM/L do Stilo, em outubro de 2010 na linha 2011 nada mudava nos modelos Golf, Bora e New Beetle embora o modelo deixava de ser importado e só era abastecido pelos estoques e em abril de 2011 o Bora dava adeus ao mercado brasileiro e dava lugar ao Jetta em definitivo, em outubro de 2011 é vez do New Beetle dar adeus do mercado brasileiro e assim só ficava apenas o Golf  que a versão Sportline ganhava o motor 2.nada Total Flex e em agosto de 2013 como linha 2014 a versão GT do Golf IV dava adeus abrindo espaço ao Golf VII importado da Alemanha e ele já tem data marcada para sair de cena é em 2015 e com isso o adeus dessa plataforma no Brasil. 
O Golf III já pedia aposentadoria na Europa onde a concorrência era feroz e a Volkswagen aproveitou a plataforma nova que havia estreado no Audi A3( mais á frente cito sobre ele) e ele vinha com os motores EA 111 1.4 de 75CV,EA 113 1.6 SR de 100CV, EA 113 2.nada de 115CV, EA 113 2.nada 16V de 150CV e o VR6 de 2.8 litros de 174CV e nos motores á diesel o 1.9 TDI de 110CV.
O Golf III com os motores 1.4 de 75CV, 1.6 de 100CV, 2.nada de 115CV, 2.nada 16V de 150CV, VR6 de 2.8 litros de 174CV e o 1.9 TDI de 110CV.
E em outubro de 1997 o Golf  IV estreava no mercado com uma plataforma nova, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas com exceção do GTi , as dimensões eram as mesmas do modelo nacional e três opções de motores a primeira era gasolina era o 1.820V Turbo que já citamos no modelo nacional que gerava 21.4KGFMa1750RPM e 150CVa5700RPM e duas opções á diesel ambas 1.9 TDI, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1896cm3, a sua taxa de compressão é de 19,5:1 e com isso gerava 21.4KGFMa1900RPM e 90CVa3750RPM e a segunda configuração desse motor 24KGFMa1900RPM e 110CVa4150RPM. A suspensão e freios seguiam o mesmo esquema do modelo nacional.
O Golf chegava ao mercado e os motores eram os 1.9 TDI de 90CV e 110CV e mais tarde chegava o 1.416V de 75CV, o 1.6 de 100CV, o 1.820V de 125CV, o VR5 de 2.3 litros com 150CV, o 1.9 á diesel de 68CV, o VR6 de 2.8 litros e 204CV, 1.9 TDI de 115CV e 150CV e depois os 1.9 Turbo Diesel de 100CV e 130CV e por último o 1.616V FSI de 110CV.

O Esportivo GTi estreava com o 1.820V Turbo de 150CV, mais tarde foi a 180CV e por fim uma edição com 210CV e teve motores Turbo diesel que já citamos na versão comum do Golf , o VR5 de 2.3 litros e 170CV.
Em janeiro de 1998 a Volkswagen amplia o leque de motores Golf, a oferta começava pelo EA 111 1.416V com bloco de ferro e cabeçote de alumínio,  duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 75.6mm o que totalizavam 1390cm3, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 13KGFMa3300RPM e 75CVa5000RPM é o motor da nossa Kombi com cabeçote de 16 válvulas? ele mesmo. O EA 111 1.6 SR que é o mesmo do nossos primeiros Golf com 14.8KGFMa3800RPM e 100CVa5800RPM, o EA 113 1.820V em versão sem turbo é o mesmo do A3 que gerava 17.5KGFMa4250RPM e 125CVa6000RPM, o VR5 de 2.3 litros, os cinco cilindros em V seguiam a mesma receita do VR6 e inclusive tinha corrente metálica, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 2324cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 20.9KGFMa3200RPM e 150CVa6000RPM e por último o 1.9 SDi a versão sem turbo do 1.9 TDi que gerava 13.5KGFMa3200RPM e 68CVa4200RPM e a taxa de compressão é de 19,5:1 . Em outubro de 1998 na linha 1999 duas novidades a primeira era o sedã Bora que tinha as mesmas medidas do modelo vendido no Brasil e ele vinha com quatro opções de motores: o 1.416V que já citamos no Golf, o 1.6 também já citado no Golf, o EA 113 2.nada que é o mesmo do modelo vendido no Brasil que gerava 17.3KGFMa2400RPM e 115CVa5200RPM e o VR5 de 2.3 litros que também já citamos no Golf e os motores 1.9 SDi e TDi que já citamos no Golf.
O Bora chega ao mercado europeu com os motores 1.416V, 1.6 que já citamos no Golf, 2.nada de 115CV,VR5 de 2.3 litros que já citamos no Golf e os 1.9 á diesel e turbo diesel que já citamos no Golf e mais tarde o 1.820V  e o VR6 de 2.8 litros já citado no Golf, o 1.616V FSI também já citado no Golf.
Em março de 1999 o Golf ganhava a opção do motor 2.nada, em outubro de 1999 na linha 2000 duas novidades o VR6 de 2.8 litros e 24 válvulas retornava ao Golf e trazia a reboque a tração integral era o mesmo motor que equiparia o nosso GTi VR6 e com isso gerava 27.3KGFMa3250RPM e 204CVa6200RPM e nos motores á diesel o 1.9 TDI ganhava alterações que passava a gerar 29KGFMa1900RPM e 115CVa4000RPM e passava a equipar o GTi  também, para o Bora a novidade era o 1.820V que já citamos no Golf, o VR6 de 2.8 litros também já citados no Golf   e os 1.9 TDi com alterações também já citados e chegavam os modelos Golf Variant e Jetta Variant que eram o mesmo modelo só mudava a dianteira e mais nada, sendo que a Golf media 4.40metros e a Jetta media 4.41metros de comprimento e a Golf vinha com os motores 1.416V, 1.6 e os 1.9 SDI e TDI que já citamos no Golf e a Jetta vinha com VR5 de 2.3 litros que já citamos no Golf e o 1.9 TDI que já foi citado no Golf.
A Golf Variant com os mesmos motores 1.416V, 1.6 e os 1.9 SDI e TDI e mais tarde o 2.nada que já citamos no Golf, o 1.616V FSI já citado no Golf.

A Bora Variant só mudava a dianteira e era o mesmo carro em relação a Golf Variant e nos motores o VR5 de 2.3 litros e o 1.9 TDI e mais tarde chegava o 1.820V Turbo, o VR5 de 2.3 litros e 20 válvulas e o VR6 de 2.8 litros e 20 válvulas que já citamos no Golf.
Em outubro de 2000 na linha 2001 o Golf ganha a tração 4Motion para o motor VR5 de 2.3 litros, o EA 111 1.6 SR dava lugar ao EA 111 1.616V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o diâmetro é o mesmo do 1.4 e o curso vai a 86.9mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão era de 11,5:1 e com isso gerava 15KGFMa4500RPM e 105CVa5700RPM é o nosso 1.6 com cabeçote de 16 válvulas? é ele mesmo. o GTi ganhava a opção do VR5 de 2.3 litros  mas era envenenado para o GTi com cabeçote de 20 válvulas e com isso gerava 22.9KGFMa3200RPM e 170CVa5700RPM e o 1.9 TDI ganhava uma versão mais potente apesar da taxa de compressão mais baixa com 18,5:1 e com isso gerava ótimos 32.6KGFMa1900RPM e 150CVa4000RPM , o Bora estreava três novidades o EA 111 1.6 SR passava a gerar 15KGFMa3800RPM e 102CVa5800RPM, o EA 111 1.616V que já citamos no Golf, o 1.820V Turbo que já citamos no Golf, a tração 4Motion para o VR5 de 2.3 litros,  o VR5 de 2.3 litros e 20 válvulas que já citamos no Golf e o 1.9 TDI que já citamos no Golf, a Golf Variant ganhava a opção do 1.6 com alterações e o 1.616V que já citamos no Golf e a Bora Variant ganhava o 1.820V Turbo e o VR5 de 2.3 litros e 20 válvulas e o VR6 de 2. 8 litros estreava na Bora Variant, em outubro de 2001 na linha 2002 o GTI 1.820V Turbo agora contava com duas opções de cavalaria, a primeira gerava 24KGFMa1950RPM e 180CVa5500RPM e a segunda gera uma edição limitada que gerava ótimos 30.6KGFMa2700RPM e 210CVa5700RPM e duas novas opções de motores á diesel o 1.9 TDI que agora tinha taxa de compressão de 19:1 e com isso gerava 24.5KGFMa1800RPM e 100CVa4000RPM e uma outra configuração desse motor com 31.6KGFMa1900RPM e 130CVa4000RPM, o Bora estreava os 1.9 Turbo Diesel que já citamos no Golf, a Golf Variant ganhava o opção do 2.nada á gasolina, assim como os 1.9 TDI que já citamos no Golf e a Bora Variant ganhava os 1.9 TDI que já citamos no Golf. Em outubro de 2002 na linha 2003 começava uma despedida do Golf IV com a versão R32 como o número indica o motor era o VR6 de 3.2 litros e 30 válvulas, de mesma concepção do 2.8 já citado no artigo nacional , o seu diâmetro era de 84mm e o curso de 95.9mm o que totalizavam 3189cm3, a sua taxa de compressão é de 11,3:1 e com isso gerava 32.6KGFMa2800RPM e 241CVa6200RPM e a reboque vinha a tração integral 4Motion.
                      O R32 chegava ao mercado e o seu motor era o VR6 de 3.2 litros com 241CV.
Já Bora, Golf Variant e Bora Variant não mudavam em nada, em março de 2003 Golf, Bora e Golf Variant ganhavam a opção do 1.616V FSI com injeção direta é o nosso 1.6 com cabeçote de 16 válvulas e injeção direta e com taxa de compressão de 12:1 e com isso gerava 15.8KGFMa4400RPM e 110CVa5800RPM e em outubro de 2003 a chegada do Golf V ao mercado marca o fim da plataforma PQ 34 na Alemanha pela PQ 35, mas Bora, Golf Variant e Bora Variant seguiram no mercado até outubro de 2005 quando deram lugar a nova geração do Jetta, já a perua Golf só voltaria no inicio de 2007 e esse 1.616V com injeção direta foi um presente de despedida.
     Em outubro de 1996 como linha 1997 marca a estreia da plataforma PQ34 no grupo Volkswagen com o Audi A3 ele tinha as mesmas medidas do Golf, mas um visual completamente diferente e ele só vinha na carroceria duas portas, ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e três opções de motores: EA 111 1.6 SR que já citamos no Golf, EA 113 1.820V e 1.820V Turbo com cabeçote de 5 válvulas por cilindro faziam sua estreia no A3 e também foram citados no Golf, suspensão e freios são os mesmos do Golf e ele era linha 1997.
O A3 chegava ao mercado e o mesmo motor 1.6, 1.820V e 1.820V Turbo que já citamos no Golf, mais tarde chegavam os 1.9 Turbo Diesel que já citamos no Golf e mais tarde o 1.820V Turbo de 180CV.
Em outubro de 1997 na linha 1998 chegava o 1.9 TDI nas duas configurações com 90CV e 110CV que já citamos no Golf,  em outubro de 1998 na linha 1999 o A3 ganha a opção do motor 1.820V Turbo de 180CV que já citamos no Golf e na mesma época chegava o belo cupê TT até hoje um dos carros mais bonitos atualmente, ele media 4.04metros de comprimento, 1.76metros de largura,1.34metros de altura e 2.42metros de entre - eixos, a sua suspensão e freios seguem os do Golf e duas opções de motores ambas 1.820V Turbo a primeira era a com 180CV que já citamos no Golf e a segunda com pressão maior do turbo gerava 28.6KGFMa2200RPM e vai até 5500RPM e 225CVa5900RPM e a reboque dele vinha o câmbio manual de seis marchas. já versão de 180CV mantinha as cinco marchas.
O TT chegava ao mercado com duas opções de motores: 1.820V Turbo uma já citamos no A3 e outra com 225CV e mais tarde estreava o VR6 de 3.2 litros e 250CV e os 1.820V Turbo de 190CV e 241CV.
Ou seja o veterano "AP 1800" com cabeçote de 5 válvulas por cilindros e turbo fazendo a VW tirar leite de pedra. e chegava a opção de tração Quattro para o A3 e o TT já vinha com esse tipo de tração e para os motores 1.8 e 1.820V Turbo, em outubro de 1999 na linha 2000 duas novidades o A3 ganhava a carroceria de quatro portas depois de mais de dois anos e ficava mais bonito e chegava o esportivo S3 com motor 1.820V Turbo que para o S3 gerava 27.5KGFMa2100RPM e 210CVa5800RPM e com ele chegava o câmbio manual de seis marchas  e chegava o TT Roadster que tinha as mesmas dimensões do cupê e os motores eram os mesmos 1.820V Turbo que já citamos no cupê.
A Carroceria de 4 portas chegava ao mercado e os mesmos motores do duas portas.

O S3 chegava ao mercado com o motor 1.820V Turbo de 210CV e mais tarde a mesma calibração do TT para o S3.

O TT Roadster chegava ao mercado e os mesmos motores do cupê.
E para o cupê chegava a opção da tração integral Quattro , em outubro de 2000 na linha 2001 o A3 ganhava pequenas mudanças nos faróis e nas lanternas e o S3 também, nos motores era mantido o 1.6, o 1.820V, os 1.820V Turbo de 150CV e 180CV, os 1.9 TDI de 90CV e 110CV ganhavam a companhia do 130CV que já citamos no Golf e para o esportivo S3 ele ganhava o 1.820V Turbo de 225CV do TT e para o TT na carroceria cupê nada muda e no Roadster ganhava a opção da tração Quattro e nos motores nada mudava.
Novos faróis marcavam o A3 e nos motores eram mantidos o 1.6, 1.820V e 1.820V Turbo e os 1.9 Turbo Diesel ganhavam a companhia de um motor mais potente.
Em outubro de 2001 na linha 2002 os modelos 1.820V Turbo de 180CV e 1.9 TDI de 130CV ganhavam a opção do automático sequencial Tiptronic de cinco marchas e para o TT nada mudava, em outubro de 2002 na linha 2003 nada mudava no A3/S3 e no TT  ele ganhava a opção do motor 1.820V Turbo de 150CV com opção de entrada tanto na carroceria cupê como na Roadster  e em outubro de 2003 na linha 2004 o A3 chegava em sua segunda geração na plataforma PQ35 e essa é outra historia e o TT estreava o motor VR6 de 3.2 litros que já citamos no Golf R só que no TT gerava 32.6KGFMa2800RPM a 3200RPM e chegou a 254CVa6300RPM e a reboque dele vinha a tração Quattro e além do manual de seis marchas estreava o manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas chamado de DSG pela Audi, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e em março de 1999 ele ganha dois presentes de despedida dessa geração ambas vindas do motor 1.820V Turbo a primeira era configuração com 24.5KGFMa1980RPM e 190CVa5500RPM e outra configuração com 32.6KGFMa2300RPM e 241CVa5700RPM e em outubro de 2006 na linha 2007 ele entra na plataforma PQ35 e com isso o adeus dessa plataforma na Europa em definitivo.
      A Marca espanhola Seat pertence a Volkswagen desde 1986 e o primeiro modelo com base Volkswagen foi a primeira geração do Toledo e não por caso estreava a segunda geração do Toledo baseado na plataforma PQ 34 em outubro de 1999 na linha 2000 ele mantinha o mesmo entre - eixos, mas a largura passava 1.74metros, a altura a 1.44metros e o comprimento a 4.44metros, ele vinha com dois tipos de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e cinco de motores, três á gasolina: o 1.6, o 1.820V e o VR5 de 2.3 litros todos já citados no Golf e nos diesel os 1.9 TDI que já citamos no Golf.
A segunda geração do Toledo chegava ao mercado e os motores eram o 1.6, o 1.820V , o VR5 de 2.3 litros e os 1.9 Turbo Diesel que já citamos no Golf.
Depois de um longo período sem um hacht médio desde o fim do Ronda em 1985 a Seat volta a ter um representante nessa categoria com o Léon em outubro de 2000 na linha 2001  ele é praticamente um Hacht do Toledo com seus 4.18metros de comprimento, mas o leque de motores era mais amplo começava pelo 1.416V que já citamos no Golf, 1.6, 1.616V, 1.820V, 1.820V Turbo de 150CV e nos motores á diesel além dos 1.9 TDI de 90CV e 110CV havia o 1.9 SDI de 68CV que já citamos no Golf, para o sedã Toledo ganha a opção do motor 1.616V que já citamos no Golf.
O Léon chegava ao mercado e os motores eram o 1.416V, 1.6,1.616V, 1.820V Turbo que já citamos no Golf e os 1.9 á diesel e turbo diesel que já citamos no Golf e mais tarde o 1.820V Turbo de 180CV.
Em outubro de 2001 na linha 2002 chegava duas novidades para o Léon, a versão 1.820VT4 com o motor 1.820V Turbo de 180CV e a tração integral a reboque  que já citamos no Golf e o esportivo Cupra 4 que vinha com a tração integral a reboque, câmbio manual de seis marchas e o motor VR6 de 2.8 litros e 24 válvulas que já citamos no Golf, nos motores á diesel marcava a estreia do 1.9 Turbo Diesel de 150CV e o Toledo também ganhava esse motor.

O Esportivo Cupra R com motor VR6 de 2.8 litros que já citamos no Golf, mais tarde ele ganhava os 1.820V Turbo de 210CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 o esportivo Cupra R ganhava o motor 1.820V Turbo de 210CV que já citamos no S3 e o sedã Toledo não mudava, em outubro de 2003 na linha 2004 o Léon Cupra R 1.820V Turbo passava a gerar 225CV é o mesmo motor do TT mais potente e nos motores á diesel e tanto ele como o sedã Toledo ganhavam o motor 1.9 TDI de 150CV, em outubro de 2004 na linha 2005 o motor 1.820V Turbo passava a ter a opção da tração dianteira e para o Toledo nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 o Toledo passava a plataforma PQ35 e virava uma minivan e o Léon estreava também a plataforma PQ35 mas o Léon antigo continuava por mais um ano com o motor 1.9 TDI de 100CV que já citamos no Golf e em outubro de 2006 ele dá o adeus definitivo dessa plataforma na Espanha.
        A Skoda desde 1991 pertencia a Volkswagen e aproveitando a estreia da plataforma PQ34 no A3 e ele vinha com três opções de motores, a primeira era o EA 111 1.6 é o mesmo dos Golf nacionais a partir de 2001 mas que por lá era "estrangulado" gerava 13.8KGFMa3200RPM e 75CVa4600RPM, a segunda é o EA 111 1.6 SR que já citamos no Golf, a terceira era o 1.820V que já citamos no A3 e nos motores á diesel os 1.9 SDI e TDI que já citamos no Golf com 90CV e 110CV respectivamente e ele media 4.51metros de comprimento e o resto das dimensões era igual ao Golf e a Combi(Perua) também tinha as dimensões. A sua suspensão e freios seguiam o Golf.
O Octavia chegava ao mercado e os motores eram os 1.6 de 75CV, 1.6 de 100CV, 1.820V que já citamos no Golf, mais tarde chegava o 1.820V Turbo que também já citamos no Golf, o 2.nada já citado no Golf   e os 1.9 SDI e TDI.

A Perua era chamada de Octavia Combi e os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 chegava o 1.820V Turbo de 150CV, Em outubro de 2000 na linha 2001 o 1.416V que já citamos no Golf, substituiu o 1.6 de 75CV também da família EA 111 , o EA 113 2.nada que já citamos no Golf que é um AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado e o 1.9 TDI de 110CV que já citamos no Golf, em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o RS que vinha com o motor 1.820V Turbo de 180CV e junto com ela vinha a opção de tração 4x4, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 chegava o 1.9 TDI de 130CV que já citamos no Golf e em outubro de 2004 chegava a segunda geração baseada na plataforma PQ35 e o antigo modelo baseado na PQ34 era mantido apenas com motores 1.416V e 1.6 e o 1.9 TDI de 90CV e seguiu assim sem alterações até outubro de 2011, mas ainda a Skoda usaria essa plataforma para fabricar o Roomster  em outubro de 2006  na linha 2007 que era versão Caddy da Skoda, mas com uma diferença, a suspensão dianteira era mesma da segunda geração do Octavia que por sua vez era a mesma do Golf V e a traseira era do Fabia que por sua vez era do Polo(PQ 24) e ele media 4.20metros de comprimento, 1.68metros de largura, 1.60metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, o câmbio como sempre é manual de cinco marchas e os motores eram o EA 111 1.212V, 1.416V, 1.616V e os 1.4 TDI e 1.9 TDI, os 1.416V e 1.616V foram citados no Golf, o três cilindros 1.2 de 12 válvulas tinha duplo comando de válvulas no cabeçote, o seu diâmetro era de 76.5mm e o curso era de 88.9mm o que totalizavam 1198cm3, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 11.4KGFMa3000RPM e 65CVa5400RPM e o 1.4 TDI com três cilindros, é basicamente o 1.9 TDI com um cilindro a menos, tanto que o diâmetro x curso é o mesmo do 1.9 o que totalizavam 1422cm3, a sua taxa de compressão era de 15.8KGFMa1600RPM e 70CVa4000RPM e uma outra configuração desse motor com intercooler que gerava 19.9KGFMa2250RPM e 80CVa4000RPM.
O Roomster chegava ao mercado com o três cilindros 1.216V de 65CV, o 1.416V e o 1.616V já citados no Golf e o três cilindros diesel 1.4 TDI com 70CV e 80CV e o 1.9 TDI já citado no Golf , mais tarde chegavam o novo 1.6 TDI e o 1.2 TDI e nos motores os novos 1.2 TSI com 85CV e 105CV.
E chegava a versão de cargas chamada de Pratik que era o furgão e o mesmo motor do Passageiros e os mesmos motores do modelo de passageiros.
O Furgão Pratik com os mesmos motores do modelo de passageiros.
 
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 os motores 1.2,1.416V e 1.616V são substituídos pelo EA 211 1.2 8V  TSI com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 71mm e o curso é de 75.6mm o que totalizavam 1198cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 16.3KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 85CV4800RPM e a segunda configuração gera 17.8KGFMa1550RPM e vai até 4100RPM e 105CVa4000RPM e nos motores á diesel chegavam os novos quatro cilindros 1.2 TDI da família R3 , dotado de três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler e injeção common-rail o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1199cm3, a sua taxa de compressão produzia 16,5:1 e com isso gerava 18.5KGFMa1550RPM e vai até 3450RPM e 75CVa4000RPM e o quatro cilindros 1.6 TDI da família R4, é basicamente o 1.2 com um cilindro a mais e com isso ele vinha em duas configurações uma com 23.4KGFMa1500RPM e vai até 2400RPM e 90CVa4000RPM e a segunda com turbo de geometria variável e 25.5KGFMa1500RPM e vai até 2400RPM e 105CVa4000RPM e esse motor totaliza 1598cm3, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 o Octavia de geração anterior sai de cena e estreia e assim só o Roomster mantém a plataforma PQ34 e nada muda na linha 2012, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ele segue representado, mas é bem provável que salte a plataforma MQB.
Na América do Norte a Volkswagen aproveitou a fábrica de Puebla no México e o primeiro modelo a ser produzido nessa plataforma foi o New Beetle que era o mesmo que seria vendido no Brasil um ano e meio depois, ele chegou em duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e a única opção do motor: o EA 111 2.nada que gerava 17.3KGFMa2400RPM e 116CVa5200RPM e a suspensão e freios eram iguais ao Golf.
O New Beetle estreava no mercado com o motor 2.nada de 116CV.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em fevereiro de 1999 o Bora estreava na América do Norte como Jetta e o mesmo motor 2.nada do New Beetle e ele era o Bora dos europeus.
                                         O Jetta chegava ao mercado e o motor era o 2.nada e mais tarde o 1.820V Turbo de 150CV  e o VR6 de 2.8 litros de 204CV.
 
 em outubro de 1999 na linha 2000 chegava o EA 113 1.820V Turbo que gerava 21KGFMa1950RPM e 150CVa5750RPM para o Jetta. Em outubro de 2000 na linha 2001 o New Beetle ganhava a versão Turbo com o memso motor do Jetta: o 1.820V Turbo e lembrando que no México era a mesma coisa e no Canadá também e estreava a versão Conversível do New Beetle com o mesmo motor 2.nada do cupê e chegava a Bora Variant como Jetta Variant aos EUA e o mesmo motor do sedã.
O Turbo chegava ao mercado e o motor era o 1.820V Turbo de 150CV e mais tarde foi a 180CV.

O Conversível com o mesmo motor 2.nada.
Em outubro de 2001 na linha 2002 o Jetta ganhava o motor VR6 de 2.8 litros que gerava 27KGFMa2800RPM e vai até 3200RPM e 204CVa6200RPM, em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o New Beetle RSi com motor VR6 de 3.2 litros que gerava 32.6KGFMa2800RPM e 241CVa6200RPM, suspensão e freios eram modificados e o câmbio era manual de seis marchas assim como no Jetta V6 e o Jetta ganhava o motor 1.820V Turbo de 24KGFMa1750RPM e 180CVa5750RPM e esse motor também equipava o New Beelte Turbo agora chamado de Turbo S.
          O New Beetle RSi chegava ao mercado e o motor era o VR6 de 3.2 litros e 241CV.
Em outubro de 2003 na linha 2004 o RSi dava adeus, em outubro de 2004 na linha 2005 o Jetta passava a plataforma PQ35, mas o antigo continuava sendo feito e vendido no México nas versões 2.nada e 1.820V Turbo, mas o New Beetle seguia no mercado, em outubro de 2005 na linha 2006 nada mudava, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e em março de 2007 o Jetta de antiga geração passava por alterações no México e mantinha os motores e ele era vendido como Jetta City no Canadá e o motor no Canadá sempre era o 2.nada e trocava o automático de 4 marchas pelo automático sequencial de seis marchas chamada de Tiptronic pela Volkswagen.
O Jetta era reformulado no México foi chamado de Jetta City no Canadá e os motores eram o 2.nada e o 1.820V Turbo de 180CV e no Canadá apenas o 2.nada e mais tarde no México ele é renomeado Jetta Clasico.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em outubro de 2010 ele sai de cena do Canadá e no México é renomeado Jetta Clasico e os motores eram mantidos e em outubro de 2011 na linha 2012 o New Beetle é substituído pelo Beetle feito na plataforma PQ35 era o adeus definitivo na América anglo-saxônica dessa plataforma, mas no México ele segue até hoje e em outubro de 2012 na linha 2013 ele é renomeado Clasico(estratégica "engana bobo" da VW mexicana e o motor agora é apenas o veterano 2.nada.
 Além de todo o continente americano onde á fabrica de Puebla exportou o Jetta(aqui conhecido como Bora) e New Beetle, o segundo também foi vendido na Europa em outubro de 1998 na linha 1999 e o motor era apenas o 2.nada que já citamos no Golf e o 1.9 TDI de 90CV também já citados no Golf, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 ele ganha dois novos motores: 1.6 que já citamos no Golf e o 1.820V Turbo de 150CV, em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o RSI com motor VR6 de 3.2 litros que já citamos no Golf R, em outubro de 2002 na linha 2003 chegava os 1.9 TDI de 100CV , em outubro de 2003 na linha 2004 chegava o Cabriolet e uma opção mais barata: o 1.416V que já citamos no Golf  e o conversível tinha os mesmos motores do cupê e o RSI dava o seu adeus,em outubro de 2004 na linha 2005 na muda e em outubro de 2005 na linha 2006 o 1.820V Turbo passava a gerar 180CV e estreava o 1.9 TDI de 130CV e ele seguiu sem alterações até março de 2012 quando passava a plataforma PQ35.
Na China o Golf IV e o Jetta/Bora passaram a ser feitos em outubro de 1998 na linha 1999 e lógico os chineses sempre tiveram carros antigos, mais antigos e atuais e o Golf IV e Jetta/Bora seguiram no mercado até outubro de 2006 quando ganharam nova grade dianteira e faróis e o Golf ganhou o nome de Bora HS e duas opções de motores: EA 111 1.616V é o mesmo motor dos Volkswagen nacionais mas com cabeçote de 16 válvulas que gerava 15.8KGFMa4000RPM e 105CVa5000RPM e o EA 113 2.nada  que na china gerava 18.3KGFMa3000RPM e 120CVa5500RPM.
O Golf muda de nome e passa a se chamar Bora HS e os motores 1.616V de 105CV e 2.nada  de 120CV.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 o Bora chinês passava a plataforma PQ35(não era o modelo que conhecemos como Jetta no Brasil que lá é Sagitar) e os chineses ganharam Lavida que era da mesma plataforma PQ34 mas ele media 4.61metros de comprimento, 1.74metros de largura, 1.46metros de altura e 2.61metros de entre - eixos, ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial Tiptronic de seis marchas e duas opções de motores: EA 111 1.616V e EA 113 2.nada que já citamos no Bora HS.
 

O Lavida chegava ao mercado chinês e os motores eram os 1.616V  e 2.nada que já citamos no Bora HS.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 ele mantinha as dimensões e plataforma, mas ganhava novo visual e nova grade dianteira e faróis alinhados com a identidade mundial da Volkswagen, ele troca o câmbio Tiptronic pelo manual-automatizado de seis marchas chamado de DSG pela Volkswagen e o motor EA 113 2.nada é substituído pelo 1.4TSI que nada mais é o EA 111 1.416V com turbo, intercooler e injeção direta e com isso gerava 22.4KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 130CVa5500RPM e vai até 6000RPM e o 1.616V era mantido como opção de entrada.
O Lavida muda o visual e o motor 1.616V era mantido e estreava o 1.416V Turbo de 130CV.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ele segue vivo na China até hoje.
Para um carro nacional o caminho natural das exportações é a América do Sul e mais longe o México, mas o Golf IV foi mais além. em março de 2000 ele chegava a terra do tango na Argentina com quatro opções de motores: o EA 111  1.6 SR, o EA 113 2.nada e o EA 113 1.820V Turbo todos já citados no Golf brasileiro e o 1.9 TDI que gerava  24KGFMa1900RPM e 110CVa3750RPM, em agosto de 2000 seguiu para México, Estados Unidos e Canadá   nesses países nada de motor á diesel e o 1.6 só  2.nada e o 1.820V Turbo como linha 2001, em outubro de 2001 na linha 2002 na Argentina ele ganhava o novo EA 111 1.6 e para Estados Unidos e Canadá ele ganha a versão GTi VR6 com duas portas e o motor VR6 de 2.8 litros que já citamos no Golf nacional, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e em agosto de 2006 o Golf IV dava adeus de Estados Unidos e Canadá e na Argentina continuava, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o Golf "4,5" na Argentina e o motores eram os mesmo 1.6,2.nada e 1.820V Turbo esse último agora gerava 193CV e no Canadá ele é exportado como Golf City e o motor é o mesmo 2.nada que já citamos no New Beetle e sempre com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial tiptronic de seis marchas.
O Golf City chegava ao mercado canadense com motor 2.nada de 115CV é o nosso Golf? ele mesmo.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em janeiro de 2009 o GTi dava adeus do mercado argentino, em outubro de 2009 na linha 2010 só o motor 1.6 passava por alterações, em outubro de 2010 o Golf City dá adeus do mercado canadense e o nosso Golf seguiu no mercado Argentino até outubro de 2012. Lembrando que desde o fim das exportações do Voyage em 1993 nenhum carro nacional seguia para os Estados Unidos.
Em agosto de 1998 a Volkswagen deixava de importar o Golf do México e em outubro daquele mesmo ano passava a importar o modelo de IV geração da Alemanha, ele tinha as mesmas dimensões do nacional e os motores eram os mesmos que equipariam o modelo nacional no ano seguinte: 1.6 de 100CV, 2.nada de 115CV e 1.820V Turbo de 150CV exclusivo do GTi e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas esse apenas para o 2.nada.
O Golf é igual ao nacional do ano seguinte e os motores 1.6 de 100CV e 2.nada de 115CV.

O Esportivo GTi com o motor 1.820V Turbo.
Na pista em dezembro de 1998 o GTI foi de 0a100KM/H em 9.1segundos e chegou a 216KM/H segundo a Volkswagen e o consumo médio foi de 10.6KM/L sem ar condicionado e 10.4KM/L com o ar ligado, em março de 1996 é vez do 1.6 ser testado, na pista foi de 0a100KM/H em 13.7segundos, chegou a 188KM/H segundo a Volkswagen e o seu consumo médio foi de 11.9KM/L com ar ligado e 10.8KM/L com o ar desligado e em agosto de 1999 o modelo importado da Alemanha é substituído pelo feito no Brasil.
 
A Plataforma PQ34 serviu só para o Golf no Brasil, mas ficou mais de 16 anos no mercado e ainda por cima ela ainda é fabricada no México e na China, mas a Volkswagen alemã fez dela o seu cavalo de batalha em diversas frentes e de fato ela se vestiu de hacht médio a um esportivo de grife(TT) e usou vários tipos de motores e no Brasil ela terá o seu final em 2015.
 

 

 
 
 
 
 
 
 


 

 
 
 

 

 

 
 
 

 

 

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