Post número 400: Expecie em extinção: As dez peruas mais longevas do mercado nacional.

AS PERUAS SÃO UMA ESPECIE EM EXTINÇÃO NO MERCADO NACIONAL COLOCAMOS A DEZ PERUAS MAIS LONGEVAS DO MERCADOS NACIONAIS.
 Hoje a moda é minivans e utilitários esportivos, mas houve um tempo que as peruas reinavam e listamos a dez peruas mais longevas e lógico a única representante legítima das peruas é a Palio Weekend(a SpaceFox quer misturar peruas com minivans)
10CHEVROLELT MARAJÓ 9 ANOS(1980-1989).


A Marajó derivada do Chevette chegava ao mercado: motor dianteiro e tração traseira, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motor: o Chevrolet 1400 á gasolina de 68CV e o 1400 á álcool de 69CV ainda que brutos, em outubro de 1981 na linha 1982 a Marajó ganhava o 1.6 á gasolina com 80CV, em outubro de 1982 na linha 1983 nova grade dianteira, faróis e novas lanternas, o motor 1.6 é estendido a todas as versões e agora ela tem a potência revelada em valores líquidos:69CV na versão á gasolina e 73CV na versão á álcool sempre com carburador de corpo simples e a reboque das mudanças o câmbio manual de cinco marchas, em junho de 1985 chegava o câmbio automático de 3 marchas, em outubro de 1986 na linha 1987 nova grade dianteira e em outubro de 1987 na linha 1988 carburador de corpo duplo e novo comando de válvulas no motor Chevrolet 1600 e com isso passava a gerar 78CV na versão á gasolina e 82CV na versão á álcool.
10DKW VEMAGUET 9 ANOS(1956-1967).

A DKW Vemaguet foi a primeira perua nacional e também o primeiro carro nacional em outubro de 1959 na linha 1957 ela tinha apenas o motor DKW três cilindros 0.9 dois tempos com 44CV, em outubro de 1960 na linha 1961 o três cilindros virava 1.nada de 50CV e seguiu assim até março de 1967 quando ganhou a dianteira do fissore na mesma época é comprada pela Volkswagen e essa o tira de produção em outubro de 1967 e só voltaríamos a ter um carro três cilindros 45 anos depois.
10FIAT MAREA WEEKEND 9 ANOS(1998-2007).




Ela pode não ter sido um sucesso de vendas, mas ficou 9 anos no mercado, ela chegou apenas com câmbio manual de cinco marchas e lógico como nacional ela chegou em outubro de 1998 e em duas opções de motor o Fivetech 2.nada 20V de cinco cilindros que gerava 127CV na versão mais mansa e 142CV nas outras versões, em março de 1999 chegava a Turbo com motor 2.nada 20V Turbo de 182CV, em outubro de 1999 na linha 2000 o 2.nada 20V de 127CV é substituído pelo Free 1.816V(na verdade 1.75) de 127CV, em março de 2000 esse motor 1.8 vai a 132CV e em agosto de 2000 como linha 2001 o motor 2.nada dá lugar ao 2.420V também com cinco cilindros e 160CV, em junho de 2001 na linha 2002 nova grade dianteira, em outubro de 2001 ela ganhava a opção do câmbio automático de 4 marchas, em outubro de 2002 na linha 2003 o motor 1.816V é estendido ao LX e o 2.420V só fica restrito a HLX, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em agosto de 2005 ela ganhava nova grade dianteira e pequenas mudanças na lanterna e na versão mais barata o Hi-Torque 1.616V de 106CV e seguiu sem alterações até maio de 2007 quando as versões 1.8,2.4 e 2.nada Turbo darem adeus e em setembro era vez da SX dar o seu adeus e a Fiat não teria nenhuma perua media.
7FIAT ELBA 10 ANOS(1986-1996).


A Perua derivada do Uno estreava no mercado em outubro de 1986 já como linha 1987 e três opções de motores, a primeira era o Fiasa 1300 á gasolina de 58CV, o Fiasa 1300 á álcool de 60CV e o Sevel 1500 á álcool de 71CV, em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda, em outubro de 1987 na linha 1988 o motor Sevel 1500 vai a 82CV, em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda, em outubro de 1989 ela chega a carroceria quatro portas, o motor 1300 dá lugar ao Fiasa 1500 de 67CV com gasolina e 71CV com álcool e o Sevel 1500 dá lugar ao 1600 á gasolina de 84CV e o 1600 á álcool de 88CV, em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda ela ganhava nova grade dianteira, em outubro de 1991 na linha 1992 os  motores Fiasa 1500 á gasolina ganhava o catalizador e com issoa versão á gasolina passava a gerar 61CV e á álcool de 67CV, o Sevel 1600 á gasolina passava a gerar 80CV e o Sevel 1600 á álcool dava o seu adeus, em outubro de 1992 na linha 1993 chegava a injeção eletrônica ao motor Fiasa 1500 e com isso passava a gerar 67CV, em outubro de 1993 na linha 1994 o Fiasa 1500 á álcool ganhava injeção eletrônica e passava a gerar 73CV, em outubro de 1994 na linha 1995 é vez do Sevel 1600 ganhar a injeção monoponto e passar a gerar 82CV, em outubro de 1995 na linha 1996 é vez do Sevel 1600 ganhar injeção multiponto e passar a 92CV e em outubro de 1996 ela deu o seu adeus e passou o bastão para a Palio Weekend.
6VOLKSWAGEN VARIANT 11 ANOS(1969-1980).


A Variant chegou ao mercado em outubro de 1969 como sempre apenas com duas portas, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e apenas uma opção de motor: o Volkswagen Boxer 1600 refrigerado á ár que gerava 65CV e seguiu assim até outubro de 1971 na linha 1972 quando ganhou nova dianteira e seguiu sem alterações até outubro de 1977 na linha 1978 quando ganhou a segunda geração que ganhou suspensão independente nas quatro rodas e o motor 1600 passou a gerar 67CV mas foi o fim e em outubro de 1980 ela dava o seu adeus e a Parati tomava o seu lugar.
5FIAT PALIO WEEKEND 16 ANOS(1997-PRESENTE).










Ela é a "última das moicanas" líder desde 2001 e agora sem rivais, mas ao que tudo indica vai pelo mesmo caminho da Parati, foi lançada em março de 1997 apenas com quatro portas como sempre e duas opções de motor: o Fiasa 1500mpi de 76CV e o Torque 1.616V de 106CV(nada mais nada menos que um Sevel com cabeçote de  16V), em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 ela troca o Fiasa 1500 pelo Sevel 1600mpi de 92CV e ganhava o Fiasa 1500 á álcool de 77CV, em fevereiro de 1999 chegava o Fiasa 1000mpi de 61CV a reboque do câmbio manual de 6 marchas, em outubro de 1999 na linha 2000 chegava a versão Adventure apenas com motor 1.6 mpi,, em março de 2000 chegava o Fire 1.316V de 80CV, em outubro de 2000 na linha 2001 chegavam nova grade , faróis e para - choques que que eram a segunda geração do Palio segundo a Fiat, o câmbio agora era apenas manual de cinco marchas e nos motores o Fire 1.316V era mantido e o Torque 1.616V também e os Fiasa 1500 e Sevel 1600 dava adeus e o Fiasa 1000 dava lugar ao Fire 1.nada 16V de 70CV, em março de 2001 chegava a nova Adventure com motor 1.616V, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda e em março de 2003 os motores 16V são substituídos, chegava o Fire 1.3 de 67CV, o Fiasa 1500 á álcool voltava e estreava o Família I 1.8 da GM com 103CV, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em março de 2004 chegavam nova grade dianteira, para -choques e faróis e novas lanternas era a linha 2005 e o motor Fire 1.3 passava a ser Flex com 70CV com gasolina e 71CV com álcool e o Família I 1.8 também passava a ser Flex com 106CV com gasolina e 110CV com álcool, em maio de 2005 na linha 2006 chegava o Fire 1.4 no lugar do 1.3 e com isso gerava 80CV com gasolina e 81CV com álcool, em fevereiro de 2006 o Família I 1.8 passava por alterações no comando de válvulas e passava a gerar 112CV com gasolina e com 114CV com álcool, em outubro de 2006 chegava a linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 chegava a linha 2008 nada muda, em agosto de 2008 na linha 2009 chegava a nova grade dianteira, para -choques, faróis e novas lanternas e um vinco na lateral e novas janelas traseiras e a Adventure também mudava, já o motor 1.8 de origem GM era mantido e o Fire 1.4 passava a gerar 85CV com gasolina e 86CV com álcool, em outubro de 2009 na linha 2010 a versão Adventure ganha o câmbio Dualogic, em junho de 2010 na linha 2011 a Adventure trocava o Família I 1.8 pelo E-Torq 1.816V(na verdade 1.75) com 130CV com gasolina e 132CV com álcool, em outubro de 2010 a Trekking ganhava a opção do 1.616V também E-Torq com 115CV com gasolina e 117CV com álcool, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em junho de 2012 na linha 2013 nova grade e novos faróis e seguiu assim até agora e ela continua em produção e na linha 2014 ela não mudou nada e parece que em 2016 ela dará adeus.
4VOLKSWAGEN QUANTUM 17 ANOS(1985-2001).



 
A Perua derivada do Santana chegou em junho de 1985 apenas com quatro portas como sempre e duas opções de motor: o MD 270 1.8 á gasolina com 86CV e a versão á álcool com 94CV, em outubro de 1985 na linha 1986 o MD 270 recebia alterações de diâmetro x curso e bielas longas eram os famosos AP 1800 á gasolina com 92CV e á álcool com 99CV(na verdade 105CV), em outubro de 1986 na linha 1987 ela recebe nova grade dianteira na versão GLS, em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda e em março de 1988 ela recebe o AP 2000 á gasolina com 99CV(na verdade 105CV) e á álcool com 112CV, em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda, em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, em outubro de 1991 ela dá uma até breve, mas em março de 1992 ela chegou a segunda geração e lógico agora com catalizadores, o AP 1800 á gasolina com 86CV, 1800 á álcool com 95CV, AP 2000 á gasolina com 106CV,AP 2000 á álcool com 112CV e AP 2000 com injeção multiponto com 120CV, em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 o motor AP 1800 á gasolina ganhava injeção monoponto e passava a gerar 93CV e o AP 2000 agora com nova injeção tinha uma queda de potência passando a 112CV, em outubro de 1994 na linha 1995 chegavam o AP 1800 á álcool com 97CV e o AP 2000 á álcool com 118CV todos com injeção eletrônica e os motores á carburador davam adeus, em outubro de 1995 na linha 1996 só mudanças na grade dianteira, em outubro de 1996 na linha 1997 ela ganha injeção multiponto nos motores o AP 1800 passava a 100CV na versão á gasolina e 103CV na versão á álcool e o AP 2000 gerava 111CV na versão á gasolina e 117CV na versão á álcool, em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em maio de 1998 chegava a linha 1999 com nova grade dianteira, faróis, para -choques e agora perde o quebra - vento e o motor AP 2000 á álcool , o AP 1800 á gasolina cai para 99CV e o AP 2000 vai a 114CV e o AP 1800 á álcool é mantido, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e em outubro de 2001 ela dá o seu adeus.
3CHEVROLET CARAVAN(1974-1992).




A Perua derivada do Opala tinha motor dianteiro e tração traseira, atrasou tanto que chegou junto a reforma da dianteira e traseira do Opala, ela chegou em duas opções de motores o Iron Duke 151 de quatro cilindros e 2.5 litros com 90CV e o Stovebolt 250 de 4.1 litros e 140CV, em outubro de 1977 na linha 1978 chegava a SS que vinha nos modelos SS4 e SS6, a SS4 vinha como Iron Dure 151 de dupla carburação com 98CV e o SS6 vinha com o famoso Stovebolt 250-S de 4.1 litros com 171CV, em outubro de 1979 na linha 1980 ela ganhava a nova dianteira e nova lanterna traseira e como sempre duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 3 marchas e os motores de quatro e seis cilindros eram mantidos e estreava o 151 de 2.5 litros á álcool com 98CV, em outubro de 1983 na linha 1984 estreava o seis cilindros 250 de 4.1 litros á álcool com 135CV, agora os motores tinham a potência revelada em valores líquidos, o 2.5 á gasolina passava a gerar 70CV, o 2.5 á álcool 76CV, o seis cilindros 250 de 4.1 litros á gasolina passava a gerar 117CV e 153CV na versão 250-S, em outubro de 1987 na linha 1988 nova grade dianteira e faróis e junto com elas a dupla carburação para os motores de quatro cilindros o 2.5 litros passava a gerar 80CV na versão á gasolina e 88CV na versão á álcool , em outubro de 1988 na linha 1989 o 250-S dava adeus, em outubro de 1989 na linha 1990 o seis cilindros ganhava dupla carburação e biela do quatro cilindros e com isso a versão á gasolina gerava 121CV e a versão á álcool gerava 141CV e seguiu até maio de 1992 quando deu adeus do mercado nacional e logo seria substituída pela Suprema.
2FORD BELINA 1970-1991(21 ANOS).





A Belina assim como  o Corcel foi herdada da Willys em parceria com a Renault e sempre com duas portas, ela chegou em março de 1970 apenas na única opção de motor o Renault Sierra Família C 1.3 de 68CV, em outubro de 1972 na linha 1973 nova grade dianteira e junto com ela o motor 1.4 de 75CV da mesma família, em outubro de 1974 na linha 1975 nova grade dianteira, em outubro de 1976 na linha 1977 o motor 1.4 passa por uma redução de potência e passa a gerar 68CV, em outubro de 1977 na linha 1978 chegava a segunda geração da Belina e o motor 1.4 passava a gerar 72CV, em outubro de 1978 na linha 1979 chegava o motor Renault Sierra Família C 1.6 com 90CV(brutos lembre-se) e a reboque o câmbio manual de cinco marchas opcional, em outubro de 1978 na linha 1979 chegava o Renault Sierra Família C 1.6 á álcool com 69CV líquidos, em junho de 1980 a Belina perde o motor 1.4, em outubro de 1981 na linha 1982 o motor 1.6 á gasolina passava a ter a potência revelada em valores líquidos:67CV, em outubro de 1983 na linha 1984 o motor passava por alterações e era renomeado CHT 1.6 á gasolina de 65CV e a álcool de 73CV e voltava o 1.3 agora com 56CV na versão á gasolina e 65CV na versão á álcool, em outubro de 1984 na linha 1985 ela perde a opção do 1.3 e ganhava nova grade dianteira e faróis e junto com elas a opção da tração 4x4, em outubro de 1986 na linha 1987 ela passava a ser derivada do Del Rey e mantinha o motor 1.6, em outubro de 1989 na linha 1990 aproveitando a Autolatina ela troca o motor CHT pelo famoso AP 1800 á gasolina com 87CV e a álcool com 93CV e seguiu até junho de 1991 quando ela deu adeus.
1VOLKSWAGEN PARATI 30 ANOS(1982-2012).
Ela já teve um matéria na história dos dez mais longevos: Procure os dez carros mais longevos da historia nacional e tem um matéria dela lá.
 
Curiosidades: A única que está em produção é a Palio Weekend , mas morre em 2015 e o recorde absoluto é da Parati e 9 anos sobre a Ford Belina também aposentada, 12 anos sobre a Caravan também aposentada, 13 anos sobre a Quantum, 14 anos sobre a própria Palio Weekend, 19 anos sobre a Variant, 20 anos sobre a Elba, 21 anos sobre Marea Weekend, Marajó e DKW,

 
 
 
 
 
 

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