Peugeot 206/207 : O primeiro Peugeot nacional e sua longeva vida no Brasil e no exterior.

O PRIMEIRO PEUGEOT NACIONAL CHEGAVA AO MERCADO E ESTÁ VIVO ATÉ HOJE.
Em 1999 a Peugeot importava o 206 da França, mas em outubro de 2000 na linha 2001 ele passava a vir da Argentina ele vinha nas carrocerias: duas ou quatro portas, quatro opções de acabamento: Selection,Soleil, Passion e Rallye, lembrando que a primeira vinha com duas e quatro portas e a última apenas com duas portas e as duas do meio só com quatro portas, ele media 3.83metros de comprimento, 1.63metros de largura, 1.43metros de altura e 2.44metros de entre - eixos, ele vinha apenas em uma opção de câmbio: manual de cinco marchas e única opção de motor: o 1.6 da família TU com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 78.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1587cm3, a taxa de compressão é de 10,5:1 e com cabeçote de 8 válvulas gerava 14KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM era única opção de motor, a sua suspensão como sempre foi é independente nas quatro  e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson com molas helicoidais  e na traseira é braços arrastados com barra de torção como no antigo Fusca, só que nele apenas na traseira  e os freios são discos sólidos  na dianteira e tambores na traseira.
O 206 chegava ao mercado apenas com motor 1.6 de 90CV, mais tarde chegava o 1.nada 16V de 70CV comprado da Renault e o 1.6 com cabeçote de 16V e 110CV.

O modelo quatro portas com o mesmo motores do duas portas.
Em julho de 2001 é lançada a linha 2002 ele passava a ser produzida na Fabrica de Porto Real-RJ que na época era recém - inaugurada, só que o modelo argentino continuava vindo com motor 1.6 menos na versão Selection e estreava mais uma opção de motor: o 1.nada 16V comprado da Renault embora com mapeamento diferente na injeção eletrônica, embora fosse a mesma é o mesmo do Clio e até hoje está em Logan,Sandero e Clio com alterações, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 68mm e o curso é de 66.8mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 9.5KGFMa4250RPM e 70CVa5500RPM e no mesmo mês a versão 1.nada foi testada: 0a100KM/H em 18.1segundos, chegou a 148KM/H e o consumo urbano foi de 9.1KM/L e o rodoviário foi de 15.5KM/L, em outubro de 2001 é vez do 1.6 entrar na linha 2002 ele entrava com cabeçote de 16V e duplo comando de válvulas no cabeçote e taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 14.7KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM e com isso substituía o 1.6 de 8 válvulas. Em novembro é vez do 1.nada 16V estrear e encarar o Palio ELX 1.nada 16V. Gol 1.nada 16V e Clio RN 1.nada 16V na pista foi de 0a100KM/H em 17.5segundos só ficou atrás do Gol com 17.4segundos, na frente do Clio com 18.7segundos e do Palio com 19.4segundos, chegou a 150KM/H só perdeu para o Gol com 158KM/H , venceu o Palio com 148KM/H e o Clio com 147KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L só perdeu para o Clio com 9.5KM/L, venceu o Palio com 9.1KM/L e Gol com 8.1KM/L, foi o mais econômico na rodovia com 15.5KM/L venceu o Clio com 14.7KM/L,13.9KM/L do Gol e 13.8KM/L do Palio, em fevereiro de 2002 o motor 1.616V passava a ser feito no Brasil e com isso a versão 1.616V passava a ser feita no Brasil, em julho de 2002 o 1.nada 16V enfrentava Palio EX 1.nada 16V, Corsa 1.nada(plataforma GM 4300), Fiesta 1.nada e Gol 1.nada, na pista ele foi de 0a100KM/H em 18.3segundos só ficou atrás do Palio com 17.7segundos, venceu o Corsa com 18.5segundos, o Gol com 20.5segundos e o Fiesta com 20.6segundos, chegou a 160KM/H segundo a Peugeot empatou com o Palio, venceu Corsa e Gol com 157KM/H e Fiesta com 150KM/H todos com número da fábrica, o seu consumo urbano foi de 8.9KM/L foi o mais econômico, o segundo colocado "colou" com 8.8KM/L, seguido do Palio com 8.3KM/L, Corsa com 8.1KM/L e o Corsa com 8KM/L e o seu consumo rodoviário foi de 14.2KM/L só perdeu para o Palio com 14.7KM/L e venceu o Gol , 13.3KM/L do Corsa e 12.7KM/L do Fiesta, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda,  em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em março de 2004 ele adianta a linha 2005 com novos faróis e lanternas, as versões de acabamento passavam a ser Sensation, Presence e Feline, a Rallye era mantida, continua as duas opções de carroceria, a Sensation vinha apenas com o 1.nada 16V, a Presence e a Feline mantiveram o 1.616V e a Rallye também a principal novidade era estreia do 1.4 da família TU importado da França de mesma concepção do 1.6 só que com cabeçote de 8 válvulas ele tinha diâmetro de 75mm e o curso de 77mm o que totalizavam 1360cm3, a sua taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 12KGFMa2800RPM e 75CVa5800RPM esse motor já esteve no 205 uruguaio na década de 1990 acabou retornando no C3 e depois no 206.
Pequenas mudanças e lanternas nos faróis do 206 e o motor 1.nada 16V e 1.616V eram mantidos e estreava o 1.4 de 75CV, mais tarde o 1.616V virava Flex e passava a 110CV com gasolina e 113CV com álcool e o 1.4 também passava a ser Flex e passava a gerar 80CV com gasolina e 82CV com álcool.
Em outubro de 2004 no Salão do Automóvel a Peugeot mostrava a perua 206 SW, até que é uma perua bonita até hoje e em março de 2005 ela chegava nas versões Presence e Feline, única opção de câmbio como sempre e duas opções de motor: 1.4 e 1.616V que já citamos no Hacht e nas dimensões largura e entre - eixos eram os mesmos do Hacht, mas altura foi a 1.45metros e o comprimento a 4.03metros.
A bonita SW chegava ao mercado com motor 1.4 e 1.616V que já citamos no Hacht
No mesmo mês a 1.616V era testada: 0a100KM/H em 12.4segundos, chegou a 182KM/H e o seu consumo urbano foi  de 10KM/L e o rodoviário de 14.6KM/L ele foi econômico e tem bom desempenho, mas os custos de manutenção alto atrapalham o 206 muito bem, em maio de 2005 o 1.616V passava a ser Flex manteve a taxa de compressão e com isso passou a gerar 14.2KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM com gasolina e com álcool gerava 15.5KGFM e 113CV nas mesmas rotações e na pista o 206 Feline 1.616V Flex enfrentou o Clio 1.616V Hi-Flex Privilége, na pista foi de 0a100KM/H em 10.9segundos com álcool empatou com o rival, com gasolina o tempo caiu para 11.5segundos ficou atrás do rival com 11.2segundos, chegou a 190KM/H contra 187KM/H do rival é provável que com gasolina o Clio chegasse a 182KM/H e o 206 a 185KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L contra 7.7KM/L do rival, com gasolina ele deu o troco com 10.3KM/L contra 9.3KM/L do rival e o seu consumo rodoviário foi de 10.8KM/L com álcool contra 10.1KM/L do rival e 14.2KM/L contra 13.8KM/L do rival, em julho de 2005  é vez da SW Presence 1.4 enfrentar a Palio Weekend ELX 1.4 que já era Flex, mas a 206 não, ela foi de 0a100KM/H em 16.4segundos, contra 15.6segundos da rival , deu o troco na velocidade máxima com 162KM/H contra 161KM/H da rival e a Palio Weekend estava na gasolina, o seu consumo urbano foi de 11.5KM/L contra 10.5KM/L da rival e o rodoviário foi de 15.2KM/L contra 14.1KM/L da rival. Em outubro de 2005 o motor 1.nada 16V dá adeus ao mercado e a versão Rallye dá o seu adeus e linha 2006 chegava para o motor 1.616V Flex, mas o 1.4 continuava na linha 2005 até dezembro de 2005 quando o 1.4 passava a ser Flex ele manteve a taxa de compressão e com isso gerava 12.6KGFMa2800RPM e 80CVa5500RPM e com álcool mantém o torque e vai a 82CV e em janeiro de 2006 ele enfrentava Palio ELX 1.4 e C3 GLX 1.4 na versão Sensation 1.4 todos Flex, na pista ficou na intermediária: 0a100KM/H em 14.9segundos com álcool e 15.7segundos com gasolina, contra 14.7segundos com álcool e 15.6segundos com gasolina do Palio e 15.7segundos com álcool do C3 e 16.5segundos com gasolina do C3, com álcool ele chegou a 161KM/H foi o mais veloz contra 158KM/H do Palio e 155KM/H do C3 e com gasolina é provável que ele chegasse a 159KM/H, contra 157KM/H do Palio e 153KM/H do C3 e o seu consumo urbano foi de 7.6KM/L com álcool empate com o C3 e venceu o Palio com 7.3KM/L e com gasolina ele fez 10.7KM/L foi o mais econômico, o C3 fez 10.2KM/L e o Palio fez 10.1KM/L, o rodoviário com álcool foi de 10.5KM/L foi o mais econômico contra 10.1KM/L do Palio e 9.1KM/L do C3 e o rodoviário foi de 14.2KM/L contra 13.5KM/L do Palio e 12.4KM/L do C3, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e no Salão é mostrada as versões Automatic de 206 e 206 SW e na mesma época é lançada a 206 SW Escapade com suspensão elevada e pneus de uso misto a reboque calibragem especial da suspensão e com isso a altura passava a 4.03metros por fora era mais discreta que a Adventure e apenas o motor 1.616V Flex das versões mais caras da família 206 ou seja a família do 206 aumentava.
                                     A Escapade chegava ao mercado e o motor é o 1.616V Flex.
Em novembro de 2006 a 206 Escapade enfrentava a Idea Adventure 1.8 Flex, o CrossFox 1.6 Total Flex e o EcoSport Freestyle 1.6 Flex, na pista deixou os rivais para trás foi de 0a100KM/H em 11.8segundos com álcool e 12.7segundos com gasolina, contra 13segundos com álcool e 13.8segundos com gasolina do CrossFox, 14.5segundos com álcool e 15.4segundos com gasolina do EcoSport, 14.3segundos com álcool e 15.3segundos com gasolina da Idea Adventure, chegou a 177KM/H ficou á frente do EcoSport com 166KM/H, Idea  e CrossFox com 165KM/H e com gasolina é provável que o 206 chegasse a 175KM/H, EcoSport com 159KM/H, Idea e CrossFox com 163KM/H, o seu consumo urbano com álcool foi de 7.1KM/L venceu os rivais, o EcoSport com 6.6KM/L, CrossFox com 6.4KM/L e Idea com 6.2KM/L e com gasolina ele fez 9.6KM/L só perdeu para o EcoSport com 9.8KM/L, venceu CrossFox com 9.5KM/L e Idea com 8.5KM/L, o seu consumo rodoviário com álcool foi de 9.4KM/L venceu os rivais, o EcoSport fez 8.8KM/L, o CrossFox com 8.5KM/L e a Idea com 8.2KM/L e com gasolina ele fez 12.4KM/L só perdeu para o EcoSport com 12.5KM/L, venceu o CrossFox com 12.3KM/L e Idea com 11.5KM/L, em fevereiro de 2007 chegava a versão Automatic para 206 e 206 SW que vinha o câmbio automático sequencial de 4 marchas famoso pelos trancos ao motor 1.616V Flex, em abril de 2007 o 206 1.4 enfrentou C3 1.4, Corsa 1.8 Flexpower, Clio 1.616V Hi-Flex, Fiesta 1.6 Flex, Gol Power 1.6 Total Flex, Fox 1.6 Total Flex e Palio ELX 1.4 Flex com álcool ele foi de 0a100KM/H em 14.9segundos só ficou á frente do C3 com 15.7segundos, ficou atrás do Palio com 14.2segundos, 12.5segundos do Gol, 11.8segundos do Fox,11.7segundos do Corsa, 11.6segundos do Fiesta e 10.9segundos do Clio, com gasolina ele foi de 0a100KM/H em 15.7segundos de novo só á frente do C3 com 16.5segundos, atrás do Palio com 14.9segundos, do Gol com  13segundos, 12.1segundos do Corsa, 12.4segundos do Fox, 12.6segundos do Fiesta e 11.2segundos do Clio, na velocidade máxima com álcool chegou a 161KM/H só venceu Palio e C3 com 155KM/H, ficou atrás do Fiesta com 170KM/H, Gol com 184KM/H, Fox e Clio com 187KM/H e do Corsa com 190KM/H e com gasolina é bem provável que chegasse a 159KM/H, contra 154KM/H do Palio, 153KM/H do C3, 164KM/H do Fiesta, 182KM/H do Gol, Fox com 185KM/H, Clio com 182kM/H e Corsa com 188KM/H e o seu consumo urbano é de 7.6KM/L com álcool  só perdeu para C3 e Clio com 7.7KM/L, venceu Palio com 7.4KM/L, Gol e Fiesta com 7.3KM/L, Corsa com 7.2KM/L e Fox com 6.4KM/L e com gasolina o consumo foi de 10.7KM/L na cidade foi o mais econômico da turma, o segundo foi o Palio com 9.5KM/L, Gol com 9.4KM/L,Clio com 9.3KM/L, Fiesta e Corsa com 9.2KM/L, Fox e C3 com 9.1KM/L, o seu consumo rodoviário com álcool foi de 10.5KM/L foi o mais econômico, seguido de Gol e Fox com 10.4KM/L,10.3KM/L do Corsa, 10.2KM/L de C3,10.2KM/L do Clio  e Fiesta e 9.8KM/L do Palio e com gasolina o consumo foi de 14.2KM/L só perdeu para o Fox com 14.3KM/L, venceu o Clio com 13.9KM/L,13.2KM/L de Fiesta e Gol, Corsa com 13KM/L, Palio com 12.8KM/L e C3 com 12.4KM/L em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda na linha Peugeot.
A CHEGADA POLÊMCIA DO 207 NACIONAL se dá em julho de 2008 muita gente diz que é enganação a exemplo do que a GM tinha feito com o Vectra em 2005 e de fato isso é e para piorar no caso da PSA o vexame foi maior ainda por que já existia a plataforma do 207 verdadeiro por aqui(o C3 era fabricado desde 2003) e no inicio a Peugeot ia chamar 207 Brasil, mas as críticas foram tantas que só ficou 207 e três opções de carroceria: Hachtback de duas e quatro portas e a SW(Perua), o Hacht ganhou nova grade dianteira, faróis, para -choques imitando o 207 francês e pequenas mudanças na lanterna, a perua só mudou a dianteira e com essas mudanças o Hacht manteve o entre - eixos e altura, mas o comprimento foi a 3.87metros, a perua foi a 4.08metros e a largura de ambos foi a 1.67metros, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial de 4 marchas, mas esse último é exclusivo do motor 1.616V Flex e os motores 1.4 Flex e 1.616V Flex foram herdados do 206, assim como suspensão e freios, o painel também imitava o 207 francês.
Nova grade dianteira , para -choques, faróis é o nome 207 e os motores eram 1.4 e 1.616V já citados aqui, a beleza dele se foi....

A SW com essa reforma perde a beleza e com isso perde o posto de perua compacta mais bonita e o motores são 1.4 e 1.6.
Mas o 206 era mantido na versão Sensation e lógico era linha 2009 e as versões de acabamento eram XR,XR Sport e XS as primeiras com motor 1.4 e a última como 1.616V e essa podia vir com câmbio automático no Hacht e "goela-abaixo" na perua, em agosto de 2004 o 207 XS 1.616V  enfrentou Fiesta 1.6 Flex, Gol Power 1.6 Total Flex, Punto ELX 1.4 e Sandero Privilége 1.6 Hi-Flex e todos testados com álcool, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.7segundos, só ficou atrás do Fiesta com 11.6segundos, venceu o Gol com 11.9segundos, Sandero com 12.3segundos e Punto com 14.8segundos, o seu consumo urbano foi de 7.2KM/L ficou na intermediária, contra 7.1KM/L do Gol e 6.6KM/L do Punto e atrás do Fiesta com 7.3KM/L e Sandero com 8.4KM/L e o rodoviário foi de 10.6KM/L só perdeu para o Sandero com 11.4KM/L, venceu o Gol com 10.3KM/L, Fiesta com 10.2KM/L e Punto com 8.5KM/L e os prováveis números com gasolina são: 12segundos para o 207,12.2segundos do Fiesta, 12.2segundos do Gol,12.6segundos do Sandero e 14.9segundos do Punto, o consumo urbano foi de :9.4KM/L do 207,9.2KM/L do Gol,8.6KM/L do Punto,9.5KM/L do Fiesta e 10.9KM/L do Sandero e o consumo rodoviário prováveis são:13.8KM/L,14.8KM/L do Sandero,13.4KM/L do Gol,13.3KM/L do Fiesta e 11KM/L do Punto, em outubro de 2008 no Salão do Automóvel daquele ano, era lançado o sedã Passion com 4.23metros de comprimento e visual horrível, a 207 SW Escapade é mostrada no evento, o sedã vem com os mesmos motores e câmbio do Hachtback e lógico conseguiu ser horrível em todos os sentidos, afinal a Khodro iraniana fez um carro horrível e a Peugeot- brasileira em conjunto com a francesa piorou o carro de vez.
     O Sedã Passion chegava ao mercado com visual horrível e os motores são 1.4 e 1.616V.
Em novembro a 207 SW XR enfrentava a Palio Weekend ELX 1.4 agora as duas são flex e ambas com álcool ela cravou 0a100KM/H em 15.8segundos, contra 14.6segundos da rival, o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L contra 6.4KM/L da rival e na rodovia fez 10.9KM/L contra 9.4KM/L e os prováveis números com gasolina: 0a100KM/H em 16segundos contra 14.8segundos da rival, o consumo urbano de 9.7KM/L contra 8.3KM/L da Palio Weekend e o rodoviário de 14.2KM/L contra 12.2KM/L da Palio Weekend em fevereiro de 2009 chegava a 207 Escapade que tinha suspensão elevada e poucas alterações visuais e o motor sempre é o 1.616V e o câmbio manual.
A 207 Escapade chegava ao mercado com motor 1.616V Flex já citado.

Em abril de 2009 o 207 Passion XS 1.616V Manual enfrentava Renault Symbol Privilege 1.616V Hi-Flex e Voyage Comfortline 1.6 Total Flex todos com álcool , na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.1segundos, ficou atrás dos rivais o Voyage cravou 11.5segundos e o Symbol 11.2segundos, deu o troco na velocidade máxima com 188KM/H o Symbol cravou 185KM/H e  Voyage 183KM/H e o seu consumo urbano foi de 6.9KM/L contra 7KM/L do Symbol e 7.7KM/L do Voyage e o rodoviário foi de 10.2KM/L contra 10KM/L do Symbol e 10.8KM/L do Voyage, os prováveis números com gasolina são: 0a100KM/H em 12.4segundos para o 207, 11.8segundos para o Voyage e 11.7segundos para o Symbol, na velocidade máxima 185KM/H para o 207 e 180KM/H para os dois rivais, o consumo urbano de 9KM/L para o 207, 9.1KM/L para o Symbol e 10KM/L e o rodoviário é de 13.3KM/L, contra 13KM/L do Symbol e 14.1KM/L do Voyage, em outubro de 2009 na linha 2010 o 206 dá o seu adeus e em seu lugar é lançada a versão X-Line do 207., em maio de 2010 chegava a picape Hoggar que foi juntada duas peças da prateleira do grupo PSA a dianteira veio dos 206/207 que foi chamado de "206,5" por alguns , mas a traseira veio do Partner que por sua vez veio do 306/Xsara, o comprimento foi para 4.53metros e o entre - eixos foi a 2.75metros. a largura e altura são as mesmas da 207 Escapade e três versões de acabamento: X-Line, XR e Escapade, única opção de câmbio e duas opções de motores: 1.4 e 1.616V Flex lembrando que o último é exclusivo da Escapade, se pronuncia "Escapade" mesmo e o curioso que ela é a única picape leve nacional com suspensão traseira independente e a capacidade de carga é de 742KG para X-Line, 735KG para a XR e 660KG para a Escapade, no aspecto geral ela é feia, mas da família 207 ela ainda a mais bonita.
A picape Hoggar chegava ao mercado com motor 1.4 que já citamos.

A versão Escapade com motor 1.616V Flex.
Bom a Peugeot já teve uma picape leve nos anos 1990 que era a 504 GRD de tração traseira e lembrando que todos os membros da família 206/207 são de motor transversal e tração dianteira e na pista a Hoggar Escapade com álcool foi de 0a100KM/H em 12.3segundos, chegou a 179KM/H segundo a Peugeot, o seu consumo urbano foi de 6.6KM/L e o rodoviário foi de 9KM/L e os números prováveis com gasolina são: 0a100KM/H 12.6segundos, chegou a 174KM/H e o seu consumo urbano é de 8.6KM/L e o rodoviário foi de 11.7KM/L, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda na família e a Hoggar Escapade, enfrentava Montana Sport 1.4, Saveiro Cross 1.6 Total Flex e Strada Trekking 1.4 e todas com álcool foi de 0a100KM/H em 12.3segundos, seguido da Montana com 12.8segundos, Saveiro com 13.3segundos e 14.1segundos da Strada, chegou a 179KM/H segundo a Peugeot, a Saveiro cravou 177KM/H segundo a Volkswagen, a Montana cravou 170KM/H e a Strada 164KM/H e o seu consumo urbano foi de 6.6KM/L só perdeu para a Montana com 6.8KM/L, Saveiro e Strada cravaram 6.4KM/L e o rodoviário foi de 9KM/L só perdeu para Montana com 10KM/L, venceu a Strada com 8.8KM/L e a Saveiro com 8.5KM/L e os prováveis números com gasolina: 0a100KM/H em 12.6segundos, a Montana fez a prova em 13.3segundos, a Saveiro ficou 13.7segundos e a Strada 14.2segundos, na velocidade máxima é provável que chega a 174KM/H, contra 174KM/H da Saveiro, 165KM/H da Montana e 163KM/H da Strada, o consumo urbano fosse de 8.6KM/L, contra 8.8KM/L da Montana,8.3KM/L da Strada e Saveiro e o rodoviário foi de 11.7KM/L, contra 13KM/L da Montana,11.4KM/L da Saveiro e 11KM/L da Strada. Em junho de 2011 na linha 2012 ele ganhava borrachões na cor do veículo e não mais preto, só nas versões Escapade de 207 SW e Hoggar, em  outubro de 2012 na linha 2013 nada muda ,embora a produção da Hoggar esteve suspensa, em maio de 2013 chegava a linha 2014 a 207 SW dava adeus, o 207 trocava as versões XR e XR Sport pela Active e Allure, a XS não deixava substituto já que o 208 estreava no mercado e agora ele estava disponível apenas com motor 1.4, o 207 Passion vira 207 Sedan e o mesmo motor e as mesmas versões de acabamento do Hacht e a Hoggar também troca as versões X-Line e XR pela Allure e Active e apenas com motor 1.4 a Escapade dá o seu adeus, ou seja essa plataforma ainda tem alguns anos pela frente no Brasil, mas já está com os dias contados, afinal ele iniciou como o mais bonito de sua época e não terminou como o mais bonito. qualidades? bom acabamento, desempenho coerente do 1.4 e bom do 1.616V e o 1.nada 16V até que vai bem , mas é 1.nada , defeitos? manutenção cara e bem cara dos Peugeot é difícil infelizmente.
Na Europa em abril de 1998 no Salão de Genebra é lançado o 206 , ele veio com carroceria de duas ou quatro portas, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, as dimensões são as mesmas do modelo nacional, assim como o leque de motores, a oferta começava pelo 1.1 da família TU de mesma concepção dos nosso 1.4 e 1.6 e com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote, o seu diâmetro é de 72mm e o curso é de 69mm o que totalizavam 1124cm3, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 9.6KGFMa2800RPM e 60CVa5500RPM olha confesso que trocava esse 1.1 pelo nosso 1.nada, mas ainda bem que o IPI mudou em 2002 e não valia apena para a Peugeot comprar o 1.nada 16V da Renault, o 1.4 que é o motor que equiparia o modelo nacional seis anos depois, mas lá apenas á gasolina gerava 12.2KGFMa2800RPM e 75CVa5500RPM, o 1.6 que ainda com cabeçote de 8 válvulas veio nos primeiros 206 argentino e franceses e lá gerava 13.8KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM, para o esportivo GTi estava reservado o 2.nada 16V da família EW com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 85mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1997cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 19.4KGFMa4100RPM e 138CVa6000RPM ou seja 138CV cavalos num carro leve como o 206 rende muito bem que pena que a Peugeot apenas vendeu na Argentina e podia ter fabricado eles e mandado para o Brasil e por último o 1.9 á diesel da família DW, o seu diâmetro é de 82.2mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1997cm3, a sua taxa de compressão é de 23:1 e com comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e 8 válvulas ele gerava 12.7KGFMa2500RPM e 70CVa4600RPM, a suspensão e freios seguiam o modelo nacional, inclusive freios reforçados no GTI afinal todos os modelos vinham com freios á discos ventilados e sólidos na traseira.
O 206 chegava ao mercado aqui o duas portas com motor 1.1 de 60CV, 1.4 de 75CV, 1.6 de 90CV e o 1.9 á diesel de 70CV, mais tarde chegava o 2.nada HDI de 90CV

O Esportivo GTi com motor 2.nada 16V de 138CV e mais tarde chegava o 1.616V de 110CV.
E ele foi lançado como linha 1999, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 o GTI ganhava uma versão mais mansa: o 1.616V também da família TU e está presente hoje por aqui, e lá com taxa de compressão de 11:1 gerava 15KGFMa4000RPM e 110CVa5750RPM é o mesmo que equiparia o 206 nacionais/argentinos desde o ano seguinte e na mesma época no Salão do Automóvel de São Paulo é apresentado o 206 CC de produção ou Coupé-Cabriolet conversível com teto rígido, ou seja visual ficava bonito com a capota aberta, mas não fechada e o engraçado que a única medida diferente do Hacht era altura com 1.37metros e duas opções de motor: 1.6 e 2.nada 16V que já citados no Hacht e seu lançamento foi em março de 2001.

O 206 CC é lançado no mercado e os motores 1.616V e 2.nada 16V do Hacht.
Em outubro de 2001 na linha 2002 ele ganhava o 2.nada HDI era o 2.nada á gasolina convertido para o diesel com turbo que gerava 20.9KGFMa1750RPM e 90CVa4000RPM, a taxa de compressão passava a 18:1 e com isso gerava , em outubro de 2002 na linha 2003 ele ganhava nova grade dianteira e novas lanternas e junto com eles a versão SW que é igual ao modelo nacional, para o Hacht ele ganhava a opção de câmbio automático de 4 marchas apenas para o motor 1.4, os motores 1.1, 1.4, 1.616V e 2.nada 16V os dois últimos para o GTI eram mantidos, o 1.6 com cabeçote de 8 válvulas dava adeus, nos motores á diesel o 2.nada HDI era mantido e estreava o 1.4 HDI que é chamado de DV mas é o 1.4 da família TU convertido para o diesel com turbo e taxa de compressão de 18:1 e cabeçote de 8 válvulas e com isso gerava 15.3KGFMa1750RPM e 70CVa4000RPM a perua tinha todos esses motores menos o 1.616V inclusive uma 2.nada 16V para a SW.
O 206 ganha novos faróis e para -choques a operação feita aqui um ano e meio depois, nos motores continava o 1.1, 1.4 e os 2.nada HDI e estreava o 1.4 HDI de 70CV e mais tarde chegava o 1.416V de 90CV e o 1.6 HDI de 110CV.

A 206 SW chegava ao mercado e os mesmos motores do Hacht  com exceção do 1.616V e ela tinha o 2.nada 16V do GTI.
Em outubro de 2003 na linha 2004 três novidades: o CC mudava faróis, para - choques e lanternas, mas mantinha os motores 1.616V e 2.nada 16V, o esportivo GTI mantinha os 1.616V e 2.nada 16V era substituído pelo RC, o motor EW passava por alterações com taxa de compressão de 11:1 comandos de válvulas mais bravos e redução de atrito das peças internas e com isso gerava ótimos:20.6KGFMa4750RPM e 177CVa6000RPM ou seja mais de 175CV numa caixa de fosforo e nas versões comum estreava o 1.4 com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e taxa de compressão de 11:1 e com isso gerava 13.6KGFMa3250RPM e 90CVa5250RPM disponível também para a perua e chamado de ET3 pela Peugeot  mas na verdade é o TU 1.416V.
O CC ganhava alterações visuais e mantinha os motores 1.616V e 2.nada 16V e mais tarde ganhava o 1.6 HDI.

O Esportivo GTI com motores 1.616V e 2.nada 16V era substituído pelo RC 2.nada 16V(GTI 180 em alguns países) com o 2.nada 16V de 177CV ou seja quase 180CV numa caixa de fosforo , deve ser uma delícia...
A perua ganhava o motor 1.416V também, em outubro de 2004 na linha 2005 o 1.4 e 2.nada HDI são substituídos pelo 1.6 HDI dotado de cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção common-rail desde 2001, o diâmetro do 1.4 era mantido e o curso foi a 88.3mm o que totalizavam 1560cm3, a sua taxa de compressão era de 18:1 e com isso gerava 24.5KGFMa1750RPM e 110CVa4000RPM em outubro de 2005 na linha 2006 o CC ganhava o 1.6 HDI, em outubro de 2006 na linha 2007 chegava o 207 verdadeiro na Europa e com isso  e o 206 era mantido nos motores 1.1, 1.4 e 1.6 HDI, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava a 207 SW e a 206 SW dava adeus e também o 206 CC dava adeus, apenas o 207 CC, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e em julho de 2009 na linha 2010 chegava o 206+ com duas opções de carroceria: duas e quatro portas, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e três opções de motor: 1.1, 1.4 e 1.4 HDI já herdados do antigo 206 ou seja não mudou nada na mecânica e ele é o nosso 207 era uma resposta da PSA a Renault com os "baixo-custo" Dacia só que ao contrário dos Dacia que eram fabricados na Romênia, esse tinha produção na França mesmo e no resto era igual ao 207 nacional.
       O 206+ chegava ao mercado com motores 1.1, 1.4 e 1.4 HDI que já citamos anteriormente.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em outubro de 2012 ele dá o seu adeus e com isso o adeus dessa plataforma na Europa.
   NO IRÃ a Khodro em outubro de 2006 apresentou a família 206 na terra dos aiatolás em carroceria Hachtback e a Sedan chamada de SD, ele media 4.19metros de comprimento, apenas uma opção de câmbio: manual de cinco marchas, eu confesso que achei horrível, mas perto do 207 Passion está bom e única opção de motor: o 1.616V da família TU que nosso velho conhecido, mas lá com gasolina gerava 14.5KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM, suspensão e freios são os mesmos do 206 nacional.
O 206 SD chegava ao mercado iraniano com motor 1.616V de 110CV.
Ele segue sem alterações até hoje no Irã, afinal eles fazem o 405 e seus derivados até hoje não surpreende ninguém.
NA CHINA a Donfeng faz os carros da Peugeot-Citroën ou simplesmente PSA, OK. mas em outubro de 2008 ela decide lançar o Citroën C3 que é um Peugeot 206 com grade dianteira e faróis modificados e lanternas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial de 4 marchas e duas opções de motores ambos da família TU o 1.4 com cabeçote 8 válvulas á gasolina que gerava 12.3KGFMa3400RPM e 76CVa5500RPM e a segunda opção é o 1.616V de 14.5KGFMa4000RPM e 106CVa5800RPM, suspensão e freios são iguais ao modelo nacional, mas ele consegue ser mais horrível que o 207 o que é uma pena. mas na China ele é um Citroën.
O C2 chegava ao mercado com tudo do 206 e dianteira do C3 europeu e os motores são 1.4 de 75CV e 1.616V de 110CV.
Ele segue sem alterações até hoje no mercado chinês, ele mantém entre - eixos e altura do modelo nacional, mas a largura vai para 1.68metros e o comprimento foi a 3.87metros.
   Em abril de 1999 a Peugeot trata de trazer o 206 da França nas carrocerias Hachtback de duas ou quatro portas, três opções de acabamento :Soleil, Passion e Rallye(essa com duas portas), única de câmbio: manual de cinco marchas e única de motor: o 1.6 com cabeçote de 8 válvulas da família TU que gerava 14KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM e foi feito o teste no mesmo mês ele foi de 0a100KM/H em 14segundos, chegava a 185KM/H segunda Peugeot e o seu consumo médio foi de 12.6KM/L com ar desligado e 10.6KM/L com o ar ligado, em julho de 1999 ele enfrentava Gol 1.6, Corsa Hacht GLS 1.6MPFI e Palio ELX 1.6 mpi, na pista foi de 0a100KM/H em 13.3segundos só ficou á frente do Gol com 15.3segundos, perdeu para o Corsa com 12.7segundos e Palio com 12.6segundos, foi o mais veloz com 175KM/H, seguido por Palio com 171KM/H, Gol com 170KM/H e Corsa com 169KM/H e o seu consumo urbano foi o pior de todos 6.6KM/L perdeu para o Corsa com 7.8KM/L e Palio e Gol com 7.9KM/L e o rodoviário foi o melhor com 15KM/L, venceu o Corsa com 13KM/L, Palio com 12.5KM/L e Gol com 11.6KM/L e em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 o Hacht passava a vir da Argentina, mas ano seguinte o 206 CC chegava importado da França, sempre com câmbio manual de cinco marchas e o motor 1.616V da família TU que no Coupé-Cabriolet francês gerava 15KGFMa4000RPM e 110CVa5750RPM, suspensão e freios eram os mesmos do Hachtback.
O 206 CC chega ao mercado com motor 1.616V de 110CV.
Na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos, chegou a 186KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L e o rodoviário foi de 14.1KM/L e ele seguiu até março de 2004 quando ganhou novos faróis e para -choques e seguiu até outubro de 2007 quando deixou de ser importado.
Na Argentina como eu já citei o 206 foi feito desde o final de 2000 com motor 1.6 e o 1.9 á diesel dos europeus, em outubro de 2001 na linha 2002 o 1.616V vem em lugar do 1.6, em outubro de 2004 na linha 2005 estreava o 1.4, em outubro de 2008 na linha 2009 o 206 é reformado e renomeado 207 Compact e os motores eram o 1.4,1.616V e 1.9 á diesel e desde março de 2013 ele está disponível apenas com motor 1.4 á gasolina que é o mesmo que equipava o modelo brasileiro.
O 206 foi um passo importante na Peugeot brasileira, mas o erro estratégico de lançar o 206,5 cobrou caro tanto que os dois juntos não vendiam o que o 206 sozinho vendia e com isso o lançamento do 208 foi correção de rota, mas ao menos ele como 207 fez uma família completa e ainda está presente como 0KM nas concessionárias.



 
 
 
 
 
 


 

 

 
 

Comentários