Plataforma MC da Toyota: O Corolla e sua vida e seus parentes no exterior.

O COROLLA MUDOU DE PLATAFORMA E VIROU UM SUCESSO DE VENDAS.
A Toyota estava com um dilema: o antigo Corolla não fazia sucesso com seu visual conservador além da conta e bem "quadradão", qualquer semelhança com o fracasso do Etios é mera coincidência e apenas uma opção de motor o 1.816V da família A que gerava 16.8KGFMa4800RPM e 116CVa5800RPM e plataforma era herdada do Corolla importado de 1992 então era hora de mexer.
O Toyota Corolla de primeira geração nacional(oitava no mundo) e apenas o motor 1.816V de 116CV.
Em agosto de 2002 a Toyota resolve mexer radicalmente no sedã, inclusive mexer na plataforma, ele agora fica um carro moderno e bonito, embora para muitos conservador, mas é um conservador light, ele media 4.53metros de comprimento, 1.70metros de largura, 1.48metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, ele veio em três opções de acabamento :XLi, XEi e SE-G sendo que essa última tinha grade dianteira diferente e a primeira vinha com calotas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas sendo que o SE-G só vinha com câmbio automático e duas opções de motor ambos da família ZZ eram bem modernos(aliás são até hoje) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica e coletores variáveis(apenas na admissão) o primeiro era o  VVT-i 1.6 o seu diâmetro era de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 15KGFMa4400RPM e 110CVa6000RPM esse motor era exclusivo do XLi e as outras versões vinham com o VVT-i 1.816V o diâmetro do 1.6 era mantido mas o curso passava a 91.5mm o que totalizavam 1794cm3 e sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 17.5KGFMa4200RPM e 136CVa6000RPM ou seja era mais potente que o Civic VTEC da época e que muitos 2.nada da época, A sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e o ABS de série apenas para o SE-G.
Aqui o Corolla em nova plataforma na versão XEi com motor 1.816V de 136CV e também existia o XLi com motor 1.616V de 110CV.

O Topo de linha SE-G com grade diferente e o mesmo motor do XEi.
Foi lançado como linha 2003 e no mesmo mês o SE-G era testado: 0a100KM/H em 12.7segundos, chegou a 182KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.9KM/L e o rodoviário foi de 13.3KM/L e os motores eram importados do Japão, em agosto de 2002 é vez do XEi 1.816V enfrentar o Civic LX ambos automático, ele foi de 0a100KM/H em 12.6segundos, contra 13.3segundos do rival, chegou a 187KM/H contra 171KM/H do rival e o seu consumo urbano foi de 9KM/L contra 8.1KM/L do Civic e o rodoviário foi de 13.4KM/L contra 12.8KM/L do rival foi um massacre do Corolla, em novembro de 2002 a versão XLi 1.616V manual enfrentou Focus Sedan 2.nada 16V, Polo Sedan 2.nada e Astra Sedan 2.nada, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.5segundos, só ficou á frente do Astra com 11.6segundos, atrás do Polo com 11.3segundos e do Focus com 10.7segundos, chegou a 187KM/H só ficou á frente do Polo com 186KM/H, atrás do Astra com 188KM/H e do Focus com 192KM/H e o seu consumo urbano é de 8.5KM/L foi o mais econômico, contra 8KM/L do Polo,7.3KM/L do Focus e 7.1KM/L do Astra e o rodoviário foi de 15.4KM/L foi o mais econômico contra 14.1KM/L do Astra,13.9KM/L do Focus e 13.2KM/L do Polo e no mês anterior a Toyota apresentou a Fielder como conceito, trouxeram a perua do Japão e encaixaram a dianteira do nosso sedã que segue o americano, qualidades? bom desempenho, espaço interno, porta- malas, acabamento simples e correto, robustez mecânica, economia de combustível e defeitos? olha pelo que sei não tem defeitos graves, alguns criticam a falta de computador de bordo nessa geração , mas para mim não é problema e a manutenção é cara?  depende da questão mas como á mais difícil quebrar...... Em setembro de 2003 a versão XEi 1.816V automática, enfrentou o Focus Sedan GLX 2.nada 16V, Astra Sedan CD 2.nada e Civic LXL 1.716V todos automáticos, na pista o melhor 0a100KM/H com 11.8segundos, seguido do Focus com 11.9segundos, Astra com 12.9segundos e Civic com 13.3segundos, a sua velocidade máxima foi de 186KM/H empatou com o Civic e venceu o Focus com 185KM/H e perdeu para o Astra com 190KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.8KM/L foi o mais econômico, contra 8.1KM/L do Civic, 7.8KM/L do Astra e 7.5KM/L do Focus e o rodoviário foi de 13.9KM/L foi o mais econômico seguido do Astra com 13.2KM/L, Civic com 12.8KM/L e Focus com 12.2KM/L e no mês seguinte chegava a linha 2004 e nada de alterações para o Corolla, em maio de 2004 chegava a perua Fielder, o entre - eixos e a largura eram mantido, o comprimento diminuía para 4.45metros e altura foi para 1.53metros graças a barra no teto, ela veio com duas opções de câmbio: as mesmas do Corolla, única opção de motor: 1.816V dos Corolla XEi e SE-G e única opção de acabamento que era equivalente a XEi do Corolla inclusive as rodas e ela foi lançada como linha 2005.
           A Perua Fielder que vinha com única opção de motor: o 1.816V que já citamos no sedã.
No mês seguinte a versão automática foi testada: 0a100KM/H em 12.7segundos, chegou a 186KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L e em agosto de 2004 a versão manual enfrentava 307 SW 2.nada 16V e Marea Weekend ELX 1.816V, ela foi de 0a100KM/H em 10.3segundos ficou na frente das rivais, a Marea cravou 11.4segundos e a 307 SW cravou 11.6segundos, chegou a 209KM/H chegou na frente das rivais a Marea chegou a 198KM/H e a 307 SW  a 190KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L empatou com a 307 e ficaram á frente da Marea com 6.8KM/L e o rodoviário foi de 12.4KM/L ficou á frente das rivais com 15KM/L, em outubro de 2004 chegava a linha 2005 do Corolla com novas rodas de liga-leve para o XEi e SE-G, nova grade para o XEi e computador de bordo para o SE-G, nos motores e no câmbio nada mudava e em fevereiro de 2005 a versão XEi automática era testada: 0a100KM/H em 12.1segundos, chegou a 187KM/H e o seu consumo urbano é de 11KM/L e o rodoviário é de 14.7KM/L, em outubro de 2005 na linha 2006 nenhuma alteração tanto no sedã como na Fielder e em dezembro de 2006 a versão XEi enfrentou o Vectra Elegance 2.nada Flexpower, na pista foi de 0a100KM/H em 12.7segundos, contra 14.7segundos do Vectra com gasolina e com álcool o Vectra fez o tempo em 13.2segundos, o seu consumo urbano é de 10.8KM/L contra 8.6KM/L do Vectra com álcool ele fez 6KM/L e o rodoviário é de 13.6KM/L contra 11KM/L do Vectra e com álcool cai para 8.3KM/L em abril de 2006 a versão XLi 1.616V enfrentou Mégane Expression 1.616V Hi-Flex, Bora 2.nada, Astra Sedan Comfort 2.nada Flexpower, Fiat Marea SX 1.616V e Focus Sedan GLX 1.6, ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos, só ficou atrás do Astra com 11.4segundos, venceu o Bora com 12.6segundos, Marea com 13.4segundos, Mégane com 14segundos e o Focus com 14.4segundos, chegou a 187KM/H só perdeu para o Astra com 190KM/H(prováveis com gasolina), venceu Bora com 185KM/H, Focus com 184KM/H, Marea com 182KM/H e Mégane com 164KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.4KM/L foi o mais econômico, venceu Focus com 9.7KM/L,Mégane com 9.4KM/L, Astra com 9.2KM/L, Bora com 9KM/L e Marea com 8.2KM/L e o rodoviário é de 13.8KM/L foi o mais econômico, contra 12.8KM/L de Focus e Astra, 12.6KM/L de Bora e Mégane com 12.6KM/L e Marea com 11KM/L e no álcool o Astra fez 0a100KM/H em 10.8segundos e o Mégane fez 13.2segundos com álcool, chegou a 197KM/H contra 169KM/H do Mégane e o consumo urbano é de 5.7KM/L contra 7.1KM/L do Mégane e o rodoviário é de 10.1KM/L para ambos na época era os únicos que podiam andar com álcool, em junho de 2006 é vez do XEi 1.816V automático enfrentar Civic LXS 1.816V, Vectra Elegance 2.nada Flexpower e Mégane Dynamique 2.nada 16V todos automático e as versões manuais também foram comparadas, ele foi de 0a100KM/H em 12.7segundos só ficou á frente do Vectra com 14.7segundos, atrás do Mégane com 11.8segundos e do Civic com 11.3segundos e com gasolina o Vectra continuou atrás, mas agora com 13.2segundos, ele chegou a 186KM/H só ficou atrás do Vectra com 190KM/H, 182KM/H do Mégane e 176KM/H do Civic e com álcool o Vectra vai a 197KM/H, o seu consumo urbano foi de 10.8KM/L é o mais econômico da turma contra 10KM/L do Civic, 8.6KM/L do Vectra e 8.3KM/L do Mégane e com álcool o Vectra fez 6.2KM/L e o rodoviário foi de 13.6KM/L foi o segundo melhor só perdeu para o Civic com 14.8KM/L, ficou á frente do Mégane com 12.3KM/L e do Vectra com 11KM/L e com álcool o Vectra fez 8.6KM/L lembrando que o Vectra era o único Flex da turma na época, já na versão manual ele foi de 0a100KM/H em 9.9segundos ficou atrás apenas do Civic com 9.5segundos, á frente do Mégane com 10.2segundos e do Vectra com 12segundos com álcool o Vectra fez 11.5segundos, chegou a 187KM/H foi o mais veloz contra 178KM/H de todos os rivais(o provável número do Vectra com gasolina) e com álcool ele chegou a 185KM/H, em outubro de 2006 como novidade na linha 2007 a Toyota lançava a versão esportiva S com spoilers e saias laterais e faróis com mascara negra para a Fielder, mas a Toyota esqueceu do motor que é o mesmo 1.816V do XEi e da SE-G, assim como as duas opções de câmbio.
Spoilers, saias laterais e logo "S" na traseira mas motor é o mesmo 1.816V....

A Perua Fielder também ganhou a versão S e o mesmo motor 1.816V.
E era um série limitada a 1350 unidades para o sedã e 450 unidades para a Fielder e ambos foram esgotados em fevereiro de 2007 em dezembro de 2006 a Fielder automática enfrentava Mégane Grand Tour Dynamique 2.nada 16V automática e 307 SW 2.nada 16V automática, na pista ela foi de 0a100KM/H em 12segundos empatou com a 307 e venceu a Grand Tour com 12.4segundos, chegou a 187KM/H ficou atrás das rivais com 189KM/H da 307 SW e 188KM/H da Grand Tour e o seu consumo urbano foi de 11.4KM/L ,venceu a 307 SW com 8.5KM/L e a Grand Tour com 8.4KM/L e o rodoviário foi de 14.1KM/L venceu as rivais, a Grand Tour com 12KM/L e a 307 SW com 11KM/L  e em abril de 2007 como principal novidade para a linha 2008 o motor 1.816V passava a ser Flex e ele mantinha os números da versão á gasolina, a taxa de compressão e lógico a Fielder "Básica" virava XEi e estreava a SE-G para a perua, já no Corolla o XLi trocava as calotas pelas rodas de liga-leve que foi usada no XEi até 2004 e o motor 1.616V á gasolina só era mantido para deficientes físicos e o 1.816V Flex entra no lugar do 1.616V para os consumidores normais.
A Fielder ganhava a versão SE-G que a reboque trazia o motor 1.816V Flex de 136CV.
A CHEGADA DA TERCEIRA GERAÇÃO DO COROLLA NACIONAL ou a décima do mundo foi em abril de 2008 ele manteve a plataforma com direito o entre - eixos, mas o escapamento foi para a lateral e com isso foi criado um assoalho plano e com isso a largura foi para 1.76metros, a altura foi mantida e o comprimento passou a 4.54metros, ele modificou para -choques, faróis ,grade, capô e na lateral ganhou um vinco volumoso e na traseira novas lanternas traseira, ele manteve as três versões de acabamento:XLi,XEi e SE-G, as duas opções de câmbio: manual de cinco marchas agora com a quinta mais longa e o novo automático mesmo que de quatro marchas, com direção elétrica e ele ganhou um segundo catalizador e mais peso e o motor VVT-i 1.816V agora passou a gerar 17.3KGFMa4200RPM e 132CVa6000RPM e com álcool ele manteve os 17.5KGFM e 136CV, suspensão e freios não mudavam e na nossa opinião não tinha que mudar mesmo, o XLi voltava a ter calotas era um retrocesso.
O Corolla chegava ao mercado em nova geração e o motor era o 1.816V de 132CV com gasolina e 136CV com álcool, mais tarde chegava o 1.616V de 110CV e o 2.nada 16V Flex de 142CV com gasolina e 153CV com álcool.
Em maio de 2008 a versão XEi 1.816V enfrentava o Civic LXS 1.816V Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.8segundos, contra 12.3segundos do rival, chegou a 186KM/H contra 189KM/H do rival e o seu consumo urbano foi de 9.7KM/L contra 7.4KM/L e o rodoviário foi de 12.6KM/L contra 10.3KM/L do Civic os números com álcool, com gasolina os prováveis números são 0a100KM/H em 12.2segundos contra 12.5segundos do rival, chegou a 182KM/H contra 187KM/H do rival e o seu consumo urbano foi de 12.6KM/L contra 9.6KM/L e o rodoviário foi de 16.4KM/L contra 13.3KM/L do rival, o Corolla foi mais econômico que muito carro 1.nada por aí..... em julho de 2008 é vez versão SE-G enfrentar o Civic EXS e os números são os mesmos do modelo XEi e LXS respectivamente e para os deficientes físicos a Toyota lançava a XEi 1.616V automático que trazia o VVT-i 1.816V á gasolina da família ZZ e em outubro de 2008 a Toyota anuncia o adeus oficial da Fielder o que na minha opinião foi lamentável já que a perua tinha cliente fiéis e por rivalidade com a Honda a Toyota acabou sacrificando a perua e hoje ela tem excelente valor. Em outubro de 2009 na linha 2010 como novidade principal a Toyota lançou a versão GLi intermediária entre a XLi e a XEi, ela não tinha as "frescuras" que o XEi a partir de 2009 tinha e não vinha com calotas como o XLi e com ABS item que não estava disponível para o XEi e em fevereiro de 2010 a versão XEi 1.816V enfrentava o Civic LXL 1.816V ambos automático, na pista foi de 0a100KM/H em 11.8segundos, contra 11.9segundos do rival e consumo urbano de 9.7KM/L contra 8.5KM/L do rival não foram medidos consumo rodoviário e velocidade máxima e com gasolina o provável número de 0a100KM/H do Corolla é de 12.2segundos e do Civic é de 12.1segundos e o consumo urbano é de 12.6KM/L contra 11KM/L do Civic e em março de 2010 como linha 2011 ele ganha o motor 2.nada 16V da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis(tanto de admissão como o de escape) chamado Dual VVT-i, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 97.6mm o que totalizavam 1986cm3, a sua taxa de compressão produzia 12:1 e com isso gerava 19.8KGFMa4000RPM e 142CVa6000RPM e com álcool gerava 20.7KGFMa4800RPM e 153CVa5800RPM e apenas o câmbio automático de quatro marchas agora sequencial com borboletas no volante e esse motor estava disponível para a XEi e a Altis, a GLi e a XLi mantinha o motor 1.816V e em abril a XEi enfrentava a GLi ambos no álcool na pista o XEi foi de 0a100KM/H em 10.6segundos contra 11.9segundos do GLi, o seu consumo urbano foi de 6.8KM/L contra 8.9KM/L e o rodoviário foi de 9.1KM/L contra 11.9KM/L e os prováveis números com gasolina são: 0a100KM/H de 11.7segundos para o XEi e 12.3segundos para o GLi, o consumo urbano foi de 8.8KM/L contra 11.6KM/L do GLi e o rodoviário foi de 11.8KM/L contra 15.1KM/L ou seja o desempenho foi maior, mas o consumo foi bem mais elevado, mas mesmo assim manteve a liderança e em março de 2011 na linha 2012 ele ganhava pequenas mudanças na grade dianteira e na lanterna que de fato não gostei o deixaram meio que "estranho", mas ainda era um bom carro e o motor 1.816V da família ZZ agora dava lugar ao Dual VVT-i 1.816V da família ZR da mesma família do 2.nada, ele manteve o diâmetro mas o curso foi reduzido para 88.3mm o que totalizavam 1798cm3, a taxa de compressão era a mesma do 2.nada e com isso ele gerava 18KGFMa4400RPM e 139CVa6000RPM com gasolina e com álcool vai a 18.6KGFM e 144CV nas mesmas rotações e o câmbio manual de cinco marchas dá lugar ao de seis marchas e o automático de quatro marchas continua e com borboletas no volante para as versões com motor 2.nada 16V e no ano anterior o 1.616V á gasolina tinha saído de catálogo para os deficientes físicos já que o limite de potência(128CV) deixou de existir e com isso o XLi com motor 1.816V ocupava o espaço.
Novas lanternas traseiras e pequenas mudanças na grade, o motor 2.nada 16V era mantido e estreava um novo 1.816V com 139CV com gasolina e 144CV com álcool.
Em abril de 2011 a GLi 1.816V foi testada 0a100KM/H em 11.3segundos, o seu consumo urbano foi de 6.9KM/L e o rodoviário foi de 9KM/L e com gasolina os números prováveis são: 0a100KM/H 11.7segundos, o seu consumo urbano foi de 9KM/L e o rodoviário é de 11.7KM/L ou seja o Corolla não é mais aquele carro econômico que era antigamente, o XEi 2.nada 16V enfrentava o Fluence Privilége 2.nada 16V, 408 Feline 2.nada 16V e o Jetta Comfortline 2.nada todos automático e Flex e todos testados com álcool na pista foi de 0a100KM/H em 10.6segundos só ficou atrás do Fluence com 10.4segundos, 12 segundos do 408 e 12.8segundos do Jetta e o seu consumo urbano foi de 6.7KM/L só foi melhor que o 408 com 6.1KM/L ficou atrás do Fluence com 7KM/L e do Jetta com 7.2KM/L e o rodoviário foi de 9.4KM/L aqui ele só perdeu para o Jetta com 9.5KM/L, superou o Fluence com 9.1KM/L e o 408 com 8.9KM/L e os prováveis números com gasolina o Corolla faça a prova em 11.7segundos, o Fluence com 10.7segundos, 12.8segundos para o 408 e 13.2segundos para o Jetta, o seu consumo urbano foi de 8.7KM/L, contra 7.9KM/L do 408,9.1KM/L do Fluence e 9.4KM/L do Jetta e o consumo rodoviário é provável que foi de 12.2KM/L,12.3KM/L do Jetta,11.8KM/L do Fluence e 11.6KM/L do 408 e em janeiro de 2012 a versão XEi 2.nada 16V enfrentava Volkswagen Jetta Comfortline 2.nada,Chevrolet Cruze LT 1.816V Flex, Honda Civic LXS 1.816V Flex, Hyundai Elantra GLS 1.816V(o único á gasolina),Peugeot 408 Allure 2.nada 16V e Renault Fluence Dynamique 2.nada 16V na pista todos flex com álcool o Corolla cravou 10.6segundos só ficou atrás do Fluence com 10.4segundos,11.1segundos do Civic, 11.6segundos do Cruze, 12segundos do 408 e 12.8segundos do Jetta, o seu consumo urbano foi de 6.7KM/L empatou com o Cruze, venceu apenas o 408 com 6.1KM/L, perdeu para o Fluence com 7KM/L, Jetta com 7.2KM/L e Civic com 7.8KM/L e o consumo rodoviário foi de 9.4KM/L empatou com o Civic, ficou apenas atrás do Jetta com 9.5KM/L, Cruze e Fluence cravaram 9.1KM/L e o 408 cravou 8.9KM/L e agora os prováveis números com gasolina e o Elantra era á gasolina na época, o Corolla cravou 11.7segundos, ficou atrás do Fluence com 10.7segundos, Elantra que fez a prova em 11.1segundos, Civic com 11.2segundos e á frente do Cruze com 12segundos, 408 com 12.8segundos e 13.2segundos do Jetta e o seu consumo urbano foi de 8.7KM/L empatou com o Cruze, o 408 com 7.9KM/L, 9.1KM/L do Fluence, 9.4KM/L do Jetta , 10.1KM/L do Civic e o Elantra fez 10.5KM/L e o rodoviário foi de 12.2KM/L empatou com o Civic, o Elantra fez ótimos 15.4KM/L e o provável consumo do Jetta é de 12.3KM/L, 11.8KM/L para Cruze e Fluence e 11.6KM/L para o 408 e em abril de 2012 como estreia da linha 2013 chegava a "esportiva" XRS com aerofólio, spoilers, saias laterais, mas a Toyota esquece do principal: o motor é o mesmos 2.nada 16V da XEi e da Altis e o esperado câmbio manual de seis marchas acoplado ao 2.nada não veio também e só ficou o automático de quatro marchas o que é lamentável.
O Esportivo XRS com o mesmo motor 2.nada 16V ou seja todos os enfeites eram nada....
Em março de 2013 o Corolla XEi enfrentava o Civic LXR 2.nada 16V, na pista o Corolla foi de 0a100KM/H em 10.6segundos contra 10.9segundos do rival, o seu consumo urbano é de 6.7KM/L contra 7.9KM/L do rival e o rodoviário é de 9.4KM/L contra 11.8KM/L do rival e os prováveis números com gasolina são: 0a100KM/H em 11.7segundos do Corolla, contra 11.4segundos do rival e o consumo urbano é de 8.7KM/L contra 10.3KM/L e o rodoviário foi de 12.2KM/L contra 15.4KM/L do rival ou seja o Civic foi bem mais econômico, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e em março chegará o modelo 2015 que estreará uma nova plataforma e com ela o adeus dessa base no Brasil e lógico poderá ampliar horizontes para a Toyota, já que ele foi líder de vendas da categoria entre 2003 a 2006 e 2009 a 2012 e no anos de 2007,2008 e 2013 perdeu para o Civic.
 
PARA OS AMERICANOS o Corolla sempre será o carro de entrada e você deve estar perguntado, mas por que não começou no Japão, por que o nosso Corolla seguiu o americano da época e o Corolla americano de geração anterior já vinha com o motor VVT-i 1.816V da família ZZ que gerava 17.3KGFMa4000RPM e 125CVa5800RPM era apenas a única opção de motor.
O Corolla americano com motor 1.816V de 125CV.
Mas em fevereiro de 2002 chegava a nova geração do Corolla com nova plataforma e maior, as dimensões eram as mesmas do modelo nacional, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas e única opção de motor: o VVT-i 1.816V da família ZZ que gerava 17.3KGFMa4200RPM  e 130CVa5600RPM, a suspensão seguia o modelo nacional já os freios traseiros eram a tambor e as versões de acabamento eram CE,LE e S essa última só vinha com visual esportivo.
O Corolla americano igual ao nacional da época, mas com o 1.816V de 130CV.

O "Esportivo S" que só tinha visual, mas motor era bom nada e o mesmo 1.816V.
Ele foi lançado como linha 2003 e em outubro de 2003 na linha 2004 chegava a Matrix que era um cruzamento de perua com minivan que vinha com os mesmo motor do Corolla, suspensão e freios, nas dimensões ela mede 4.35metros de comprimento, 1.77metros de largura,1.55metros de altura e 2.60metros de entre - eixos e convenhamos era muito feia na minha opinião: não gostei.
                      A Matrix chegava ao mercado e o mesmo motor 1.816V do Corolla.
Em outubro de 2004 na linha 2005 pequenas mudanças na grade dianteira do Corolla e na Matrix e a reboque dessas alterações chegava a versão XRS para ambos, o câmbio manual de cinco marchas foi trocado pelo de seis marchas e o motor VVTL-i 1.816V também pertence a família ZZ mas passou por alterações como bielas forjadas e pistões forjados e redução de atrito interno, até o diâmetro passou para 82mm e o curso para 85mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão produzia 11,5:1 e com isso gerava 17.5KGFMa4400RPM e 170CVa7600RPM, a suspensão e freios foram modificados e os freios traseiros passaram a ser a disco, olha bem que a Toyota poderia usar no XRS nacional..... Por fora rodas de liga-leve diferenciadas e o kit de carroceria do S.
O Esportivo XRS chega ao mercado e lá o motor 1.816V gera 170CV.

A Matrix também ganhava sua versão esportiva com o mesmo motor do Corolla XRS.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda nos modelos, em outubro de 2006 na linha 2007 a versão XRS dava o seu adeus, em novembro de 2007 é mostrado novo Corolla para os americanos e em fevereiro de 2008 como linha 2009 a nova geração do Corolla chegava ao mercado americano era igual a brasileira da época, ele vinha com três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de quatro ou de cinco marchas(exclusivo do XRS) e o esportivo XRS estava de volta e duas opções de motor: o 1.816V da família ZR(que mais tarde chegaria ao nosso Corolla) que gerava 17.7KGFMa4400RPM e 134CVa6000RPM e para o XRS o 2.416V VVT-i da família AZ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 88.5mm e o curso é de 96mm o que totalizavam 2362cm3, a sua taxa de compressão era de 9,6:1 e com isso gerava 22.4KGFMa4000RPM e 160CVa6000RPM e todos os modelos com freios á discos na traseira e suspensão igual ao nacional.
O Corolla aqui na versão "comum" com motor 1.816V de 134CV.

O XRS voltava agora com motor 2.416V de 160CV.
Ou seja o XRS perdeu potência, mas ganhou torque e opção de câmbio automático e em simultâneo com o Corolla chegava a nova geração da Matrix, que mantinha o entre - eixos, o comprimento passava 4.39metros e 4.36metros os modelos com tração integral, a largura caia para 1.76metros e altura passava a 1.56metros e 1.54metros para o XRS e o 4WD, ela vinha com as mesmas opções de câmbio do Corolla e de motor: 1.816V e 2.416V para o XRS e com a opção de tração integral a suspensão era  Independente por braços duplos e para a XRS também ou seja o cruzamento de perua com minivan continuava no mercado da Terra do Tio Sam.
A nova geração do Matrix com motor 1.816V já citado no Corolla.

O Esportivo XRS com motor 2.416V já citado no Corolla XRS.
E ambos lançados como linha 2009, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 ele ganhava nova grade dianteira e novas lanternas e com isso perdia a versão esportiva XRS e a reboque o motor 2.416V e caixa automática de cinco marchas, só ficava  motor 1.816V e o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas.
Nova grade dianteira e novas lanternas e o motor 1.816V foi mantido.

O XRS foi embora, mas o S foi mantido e o mesmo motor 1.816V das outras versões.
Em outubro de 2008 na linha 2009 o Rav4 passava a ser fabricado no Canadá e reestilizado, ele sempre com câmbio automático de cinco ou seis marchas(esse para o motor V6), duas opções de motor: o VVT-i 2.516V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 90mm e o curso é de 98mm o que totalizavam 2494cm3 e sua taxa de compressão é de 10,4:1 e com isso gerava 23.8KGFMa4000RPM e 182CVa6000RPM e a outra opção é o V6 VVT-i de 3.5 litros, 24 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 83mm o que totalizavam 3456cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,6:1 e com isso gerava 33.8KGFMa4700RPM e 270CVa6200RPM é o mesmo motor que equipa o Camry vendido no Brasil e a suspensão traseira é independente tipo multilink e duas opções tração: traseira e integral.
               O Rav4 com motores 2.516V de 182CV e o V6 de 3.5 litros com 269CV e para os europeus o 2.nada 16V de 158CV e os motores á diesel que serão citados mais á frente.
O utilitário esportivo mede 4.62metros de comprimento, 1.85metros de largura,1.75metros de altura e 2.66metros de entre - eixos. Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 chegava a versão elétrica do Rav4 o Rav4 EV foi desenvolvido em conjunto com a Tesla Motors o motor elétrico gerava 30.2KGFMa0RPM e 154CVa0RPM.
O Rav4 EV com motor elétrico de 154CV.
Em janeiro de 2013 o Rav4 estreava uma nova plataforma em nova geração ,em agosto de 2013 na linha 2014 o Corolla ganhava nova geração com ela nova plataforma nos Estados Unidos e Matrix deixa as linhas de produção e com isso o adeus dessa plataforma nos EUA.
A GM americana tinha uma aliança com a Toyota desde o final dos anos 1980 e a aliança foi mantida na divisão Pontiac com a Vibe que era uma Matrix com grade dianteira e faróis diferentes e em outubro de 2003 na linha 2004 ela chegava ao mercado com o mesmo motor 1.816V da família ZZ que já citado no Corolla, suspensão e freios são os mesmos do Corolla americano, de GM apenas o logotipo da Pontiac alí e mais nada e no resto é um legítimo Toyota, até nos motores.
O Pontiac Vibe com o motor 1.816V já citado no Corolla e mais tarde o esportivo GT com motor do Corolla XRS.
Em outubro de 2004 na linha 2005 ela ganhava a versão GT com câmbio manual de seis marchas e o motor 1.816V do Corolla XRS que era mais potente, em outubro de 2005 na linha 2006 ele ganhava nova grade dianteira e seguiu até fevereiro de 2008 quando chegou a segunda geração afinal a Matrix também mudou com duas opções de motor: 1.816V que já citamos no Corolla e o 2.416V do Corolla XRS da época.
A Vibe ganhava nova geração e os motores eram o 1.816V e o 2.416V já citados no Corolla.
E com anuncio do fim da Pontiac em agosto de 2009 ela dava adeus no mercado.
NA SCION a Toyota fez o "caixotinho" afinal o antigo Scion XB herdava uma plataforma antiga e apenas uma opção de motor: o 1.516V da família NZ que gerava 14.4KGFMa4200RPM e 108CVa6000RPM  ele era um modelo nascido para os Jovens, mas a Toyota aproveitou depois.
                                              O antigo XB com motor 1.516V de 108CV.
E estreava a segunda geração em outubro de 2007 na linha 2008 o entre - eixos passava a 2.50metros, o comprimento era de 4.29metros, a largura era de 1.76metros e altura era de 1.64metros ele continuava um caixota, o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas é o mesmo do Corolla e o motor 2.416V é o mesmo do Corolla XRS que já citamos antes, ou seja o modelo segue assim até hoje.
O Scion XB vem com o 2.416V que já citamos no Corolla americano.
E ele seguiu sem alterações até outubro de 2012 para a linha 2013 quando ganhou novos para -choques e grade frontal e seguiu assim até agora março de 2014 e continua assim até hoje.
A CHEGADA AO SUDESTE ASIÁTICO SE DEU em outubro de 2001 na linha 2002 antes eles tinham um modelo igual nosso de geração anterior, inclusive no visual e lá ele vinha com três opções de motores todos da família A o primeiro era o 1.316V que gerava 11.3KGFMa4500RPM e 88CVa6000RPM, a segunda opção era o 1.616V que gerava 14KGFMa4800RPM e 108CVa6000RPM e por último o 1.816V que gerava 16.2KGFMa4800RPM e 116CVa6000RPM.
O Corolla do sudeste asiático igual ao nosso com motores 1.316V de 88CV, 1.616V de 106CV e 1.816V de 116CV.
Mas em outubro de 2001 na linha 2002 estreava o Corolla de nova geração feito na Tailândia, um pouco maior que o japonês e europeu, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas e isso era exclusivo do sudeste asiático e duas opções de motor, ambas da família ZZ e VVT-i o 1.616V que gerava 15KGFMa4400RPM e 110CVa6000RPM e a segunda era o 1.816V que gerava 17.5KGFMa4200RPM e 136CVa6000RPM é o mesmo dos modelos nacional? sim é o mesmo e vendido em todos os países do sudeste asiático.
O Corolla chegava ao mercado do sudeste asiático com motores 1.616V de 110CV e o 1.816V de 136CV.
E ele seguiu sem alterações até outubro de 2005 na linha 2006 quando recebeu nova grade e lanterna traseira e os motores eram mantidos, assim como as opções de câmbio e de resto nada muda.
 Nova grade dianteira e faróis e os motores 1.616V e 1.816V eram mantidos.
E lógico que as versões chinesas, paquistanesas e indiana seguiam o sudeste asiático, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o Corolla de nova geração a esses mercados e manteve os dois motores como opção: 1.616V e 1.816V ambos da família ZZ e o câmbio automático de quatro marchas foi trocado por um novo câmbio de quatro marchas reprograma e as versões chineses, indiana e paquistaneses seguiam pelo mesmo caminho e de resto nada muda.
A nova geração do Corolla chegava ao mercado e manteve os motores 1.616V e 1.816V e mais tarde ganhava novos motores 1.616V de 120CV, 1.816V de 140CV e 2.nada 16V de 145CV.
No mercado chinês em outubro de 2009 na linha 2008 o Corolla chinês mantém a geração antiga batizada como EX com duas opções de câmbio e apenas uma de motor: a 1.616V da família ZR de mesma concepção dos nosso 1.8 e 2.nada 16V só que á gasolina, ele manteve o diâmetro do nosso 2.nada mas o curso vai a 78.5mm o que totalizavam 1598cm3, com taxa de compressão de 10,5:1 e com isso geravam 15.7KGFMa5200RPM e 120CVa6000RPM.
O Corolla EX chinês com dianteira horrível e motor 1.616V de 120CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 os motores 1.616V e 1.816V da família ZZ são substituídos pelos equivalentes da família ZR e estreava o 2.nada 16V o primeira era o mesmo que equipava o EX chinês, o segundo gerava 17.6KGFMa4000RPM e 140CVa6000RPM e o último gerava 19KGFMa3600RPM e 145CVa5600RPM e lembrando que o 2.nada é o mesmo do nosso mas lá taxa de compressão de 10:1 e movido apenas á gasolina por lá e no câmbio trocava a automático de quatro marchas pela CVT(a Toyota só vai fazer isso agora no Brasil....).
Em outubro de 2010 na linha 2011 ele ganhava nova grade dianteira e lanternas e motores e câmbio eram mantidos, já que foram mudados no anterior e no resto nenhuma alteração.
                     O Corolla ganhava alterações no visual e mantinha os motores 1.616V, 1.816V e 2.nada 16V.
E seguiu assim até outubro de 2013 quando ganhou uma nova geração em nova plataforma.
 VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO POR QUE ELE COMEÇOU COM OS ESTADOS UNIDOS E NÃO COM O JAPÃO? Simples, o nosso Corolla dessa época seguiu o americano, embora a base fosse de origem japonesa, mas em outubro de 2000 essa plataforma estreava no Japão com duas opções de carroceria: Sedã e Fielder(Perua) lembrando que o modelo japonês media 4.45metros e a Fielder media 4.38metros, ele vinha com duas opções de tração: dianteira e integral, só que na Integral a suspensão traseira era Multilink, no resto as dimensões eram iguais, mas antes havia um modelo equivalente ao nosso e lá no Japão o leque de motores era amplo: 1.316V família E que gerava 11.2KGFMa3600RPM e 92CVa5600RPM, o 1.516V da família E que gerava 14.3KGFMa4000RPM e 103CVa6000RPM, o 1.616V da família A que gerava 15KGFMa4800RPM e 115CVa6000RPM e o 1.620V também da família A com cabeçote de 5 válvulas por cilindro que gerava 16.5KGFMa5200RPM e 160CVa7400RPM e houve redução de atrito interno e duas opções á diesel ambos da família C o 2.nada que gerava 13.3KGFMa2500RPM e 72CVa4600RPM e o 2.2 que gerava 18KGFMa2000RPM e 78CVa4000RPM.
O Corolla japonês com motores 1.316V de 92CV, 1.516V de 106CV e 1.616V de 115CV, para o Coupé Esportivo o 1.620V com 160CV e duas á diesel: o 2.nada de 72CV e o 2.2 de 78CV.
A reboque da nova plataforma vinham duas opções á gasolina de motores nova: o 1.516V VVT-i da família NZ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada  e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 75mm e o curso é de 84mm o que totalizavam 1497cm3, a sua taxa de compressão produz 10,5:1 e com isso gerava 14.4KGFMa4200RPM e 108CVa6000RPM, a segunda é o VVT-i 1.816V da família ZZ que gerava 17.5KGFMa4200RPM e 136CVa6000RPM e por último o 2.2 á diesel da família C o seu diâmetro era de 86mm e o curso era de 94mm o que totalizavam 2184cm3, a sua taxa de compressão era de 18:1 e com bomba injetora gerava 18KGFMa2000RPM e 78CVa4000RPM .
O Corolla chegava ao Japão em nova plataforma e os motores eram o 1.516V de 108CV, 1.816V de 136CV e 2.2 á diesel de 78CV.

A perua Fielder chegava ao mercado japonês com os mesmos motores do Corolla.
Sentiu falta do cupê, nessa geração não teve, o Hacht chegava em outubro de 2001 na linha 2002 ele tinha duas versões: o Corolla RunX e o Allex que substituía o Sprinter Trueno e no Japão o Corolla e Fielder tinham duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e que mediam 4.18metros de comprimento, já no resto eram iguais, mas você pergunta e a Verso? bem ela apenas usa o nome do Corolla, mas não tem a mesma base e para o Hacht e o Allex chegavam com os mesmos motores do sedã, mas estreava uma versão esportiva para o RunX vinha o 1.816V VVTL-i da família ZZ que citamos no XRS americano era a versão Z que no Japão gerava ótimos 18KGFMa4400RPM e 190CVa6000RPM e vinha a reboque o câmbio manual de seis marchas, ou seja um powertrain que poderia ir tranquilamente no Corolla XRS nacional, mas infelizmente não.
Substituto do Sprinter Trueno o Allex era mais manso os mesmos motores do Corolla.

O Corolla Hacht foi batizado de RunX no Japão e os mesmos motores do sedã.
                 A versão Z que vinha com rodas do nosso XEi e o motor 1.816V de 190CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o Voltz que era versão japonesa do Matrix, as mesmas dimensões e apenas com o motor 1.816V de 136CV que equipava os outros modelos, mas foi um fracasso de vendas na própria casa dela.
O Voltz chegava ao mercado japonês com o mesmo 1.816V do Corolla.
Mas o velho Prius precisava um substituto, afinal o visual não convencia e ele vinha com o 1.516V da família A que gerava 11.3KGFMa3000RPM e 70CVa5500RPM e um motor elétrico de 35.7KGFMa0RPM e 44CV e os dois somados geravam 90CV, mas o visual era horrível e suspensão e freios eram diferente de outros modelos da Toyota, mas a Toyota se lascava com ele.
O Prius chegava ao mercado com motor a combustão de 70CV e elétrico de 44CV o que somava 90CV.
Mas em outubro de 2003 chegava a segunda geração do Prius feita sobre a plataforma do Corolla, eles fizeram alterações o escapamento foi para lateral e ele media 4.45metros de comprimento,1.72metros de largura, 1.49metros de altura e 2.70metros e o câmbio é de apenas 1 marcha com engrenagem planetária é quase um CVT e o motor a combustão é o 1.516V VVT-i da família NZ que gerava 11.7KGFMa4000RPM e 78CVa5000RPM e o elétrico gerava 40.8KGFMa0RPM e 69CVa1200RPM e somados ele gerava  110CV ou seja o Prius agora é um notchback, mas ainda não tem um visual interessante e está bem melhor e ele foi um sucesso de vendas.
O Prius chega ao mercado com motor á gasolina de 76CV e elétrico com 67CV e os dois somados são 110CV.
Em outubro de 2004 o Voltz dava adeus devido ao fracasso no terra do sol nascente, em outubro de 2005 na linha 2006 chegava a nova geração do Rav4 que no Japão se chamava Vanguard e feita sobre a plataforma do Corolla, duas opções de tração: dianteira e integral e duas opções de motores: o 2.416V da família AZ é o mesmo do Corolla XRS americano que gerava 22.4KGFMa4000RPM e 160CVa6000RPM e para o mercado europeu o 2.nada 16V Turbo Diesel da família C mas dotado de injeção common-rail e turbo e com isso gerava 30.6KGFMa1750RPM e 110CVa3800RPM e para alguns mercados com o Brasileiro ele sempre seguiu com o 2.nada 16V da família AZ também que gerava 19.4KGFMa4200RPM e 150CVa6000RPM.
O Rav4 de geração anterior no Japão com o2.416V de 160CV, para outros mercados o 2.nada 16V de 150CV e para a Europa além do 2.416V ele veio com 2.nada Turbo Diesel de 110CV.
Já o novo Rav4 ou Vanguard para o mercado japonês ele vinha com o 2.416V de 22.8KGFMa4000RPM e 170CVa6000RPM da família AZ, para o mercado chinês ele vinha com 2.416V da família AZ e o 2.nada 16V também da família AZ, o seu diâmetro x curso são iguais:86mm o que totalizavam 1998cm3 e sua taxa de compressão produzia 10,5:1 e com isso gerava 19.8KGFMa4000RPM e 152CVa6000RPM e para os Europeus o leque era variado, estreava com o 2.nada 16V da família AZ do mercado chinês, o V6 de 3.5 litros da família GR que já citamos no modelo americano e na Europa gerava 33.9KGFMa4000RPM e 170CVa6000RPM e estreava os motor á diesel: o 2.nada 16V Turbo Diesel da família C dotado de turbo, intercooler e injeção direta renomado CD pela Toyota e com isso gerava 25.5KGFMa1800RPM e indo até 3000RPM e 114CVa4000RPM.
Para outros mercados ele era RAV4 na china os motores 2.nada 16V de 152CV e o 2.416V de 162CV, para os europeus o 2.nada 16V de 152CV, o V6 de 3.5 litros com 270CV e o 2.nada Turbo diesel de 116CV, mais tarde o 2.2 Turbo Diesel de 136CV e 177CV e o de 136CV mais tarde é substituído pelo de 150CV.

Para o Japão ele era Vanguard apenas com motor 2.416V.
Em outubro de 2006 na linha 2007 chegava uma nova geração para o Corolla japonês que ganhava a alcunha de Axio e a perua mantinha o nome Fielder e ao contrário do modelo do resto mundo, ele não foi aumentado a largura, afinal ele ia pagar mais imposto na terra do sol nascente e por incrível que pareça dá para se dizer que era apenas uma reforma do estilo que na minha opinião não foi muito bem, no câmbio agora apenas o manual de cinco marchas e o automático de quatro marchas foi trocado pelo CVT que tem fixador para sete marchas e duas opções de motores: o 1.516V  VVT-i da família NZ era mantido e com isso gerava 14.3KGFMa4400RPM e 110CVa6000RPM e a segunda opção era o estreante 1.816V da família ZR o mesmo que equiparia o modelo nacional cinco anos depois e lá no Japão ele gerava 17.8KGFMa4400RPM e 136CVa6000RPM, a suspensão e freios não eram modificados e lógico existia a opção de tração 4x4 que modificava a suspensão traseira.
Nova grade dianteira e faróis, chegava o novo Corolla Axio com motores 1.516V de 110CV e 1.816V de 136CV.

A Perua Fielder também mudava e com os mesmos motores do sedã.
Lembrando que o câmbio CVT era o único que podia vir com dois motores no lançamento e para o Rav4 vendido na Europa, o motor á diesel trocava o 2.nada pelo 2.2 da família AD, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 96mm o que totalizavam 2231cm3, a sua taxa de compressão é de 15,8:1 e em duas configurações de potência, a primeira gerava 31.6KGFMa2000RPM e vai até 2800RPM e 134CVa3600RPM e a segunda configuração com ótimos 40.8KGFMa2000RPM e vai até 2600RPM e 177CVa3600RPM, o Prius não mudava, em outubro de 2007 na linha 2008 o Corolla Hacht é substituído pelo Auris Europeu e na terra do sol nascente ele ganha uma versão de luxo: o Blade e sempre com quatro portas e duas opções de motores: o 2.416V da família AZ já citado no Rav4 e o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas também do Rav4 e usado no Camry que gerava 36KGFMa4700RPM e 280CVa6200RPM ou seja é basicamente um Corolla com motor de Camry e o câmbio sempre automático sequencial de 6 marchas para os dois modelos, o desempenho devia ser bom...
O Blade é versão de luxo do Auris japonês com motores 2.416V e V6 de 3.5 litros já citados no Rav4.
Em outubro de 2007 na linha 2008 o Rav4 faz alterações na primeira configuração do 2.2 que passava a gerar 34.8KGFMa2000RPM e vai até 2800RPM e 150CVa4000RPM, em outubro de 2008 na linha 2009 o Corolla Axio ganhava a versão esportiva GT bem rara nas ruas japonesas, o câmbio era sempre manual de cinco marchas e o motor 1.516V VVT-i da família NZ ganhou um turbo e com isso passou a gerar 20.4KGFMa4800RPM e 150CVa6000RPM mas lógico esse GT é como nosso XRS só que lá os japoneses não tem opção do 2.nada 16V. então não é um esportivo fajuta, mas não sinto falta por causa do nosso 2.nada 16V é quase os mesmos números de potência e torque e chegava o Corolla Rumion versão japonesa do Scion XB com os mesmos motores 1.5 e 1.816V VVT-i que já citamos no Corolla convencional.
O Esportivo Corolla Axio GT com motor 1.516V Turbo de 150CV.
                  O Corolla Rumion japonês com os mesmos motores de Axio e Fielder.
 
E o Rav4 para o mercado europeu troca o 2.nada 16V da família AZ pelo da família ZR dotado de comando de válvulas valvematic da Lexus e com isso gerava 20.2KGFMa4400RPM e 158CVa6200RPM e no resto nenhuma alteração, em outubro de 2009 na linha 2010 chegava nova geração do Prius com nova grade dianteira, para -choques e faróis e lanternas e a reboque da mudança visual uma mudança de motor: o 1.516V da família NZ de ciclo atinkson dá lugar ao 1.816V VVT-i da família ZR que gerava 13.5KGFMa4000RPM e 99CVa5200RPM e o motor elétrico gera 21.1KGFM e 82CV e os dois somados somam 134CV ou seja está mais potente e o câmbio passava ser o CVT que funciona melhor num carro híbrido.
O Prius chegava ao mercado com motor 1.816V á gasolina de 99CV e o elétrico de 82CV e somados os dois dão 134CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 o Corolla Rumion passava a ser vendido na Austrália como Rukus e por lá o mesmo motor 2.416V do Scion XB americano.
O Rukus vendido na terra dos cangurus com motor 2.416V.
Em janeiro de 2011 já como modelo 2012 o Prius ganhava uma versão Hachtback chamada de Aqua no Japão e Prius C em outros mercados, ele mede 4metros de comprimento, 1.69metros de largura,1.45metros de altura e 2.55metros de entre-eixos e com grade dianteira diferente e o motor era o 1.516V VVT-i da família NZ que gerava 11.2KGFMa3800RPM e 74CVa5000RPM e o motor elétrico gera 21KGFM e 60CV e somados ele gera 99CV é uma opção mais barata ao Prius.
O Prius C ou Aqua no Japão com motor 1.516V á gasolina de 73CV e o elétrico de 60CV e somados ele gera 99CV.
Em abril de 2011 é vez da versão perua chamada de Prius V ela mantinha a largura do Prius normal, mas altura passava 1.54metros e o entre -eixos a 2.77metros, o câmbio CVT era mantido, assim com o motor 1.816V mais o motor elétrico como no Prius normal e não no modelo C que é mais em conta, esse é mais familiar.
O Prius V era versão perua do Prius com motor 1.816V e elétrico do Prius "convencional".
Em outubro de 2011 na linha 2012 é vez do Prius ganhar a grade dianteira dos irmãos e se alinhar ao visual deles, já no motor nenhuma mudança. assim como suspensão e freios.
                        O Prius ganhava nova grade dianteira alinhada com os irmãos C e V.
Em outubro de 2012 na linha 2013 o Corolla Axio e Fielder ganhavam uma nova geração sobre uma nova plataforma e o Auris chegava junto com nova plataforma e nova geração, só segue o Prius e o Corolla Rumion com essa plataforma para o mercado japonês e segue assim sem alterações.
 NO VELHO MUNDO a Toyota tem mais presença que sua arqui-rivais Honda e Nissan(essa última conta ajuda da parceira Renault) e em outubro de 2001 era lançada a nova geração do Corolla e antes do Corolla de antiga geração estava disponível no mercado europeu, mas lá ele já vinha com os motores da Família ZZ o 1.416V que gerava 13.2KGFMa4800RPM e 96CVa6000RPM e o 1.616V que gerava 15.3KGFMa3800RPM e 110CVa6000RPM e nos motores á diesel ele vinha com o 2.nada 16V Turbo Diesel da família CD que era uma evolução da W que gerava 21.9KGFMa2400RPM e 89CVa4000RPM e lá ele era disponível em quatro carrocerias diferentes.
O Corolla antigo na Europa com motores 1.416V de 96CV, 1.616V de 110CV e o 2.nada Turbo Diesel de 89CV.
Mas em outubro de 2001 na linha 2002 chegava a nova geração do Corolla para os europeus sobre uma nova plataforma e quatro opções de carroceria: Hachtback de duas ou quatro portas, Sedan e Wagon/Kombi e o visual era igual aos modelos japoneses, para os europeus ele estava disponível com duas opções de câmbio: manual de cinco ou de seis marchas(esse exclusivo do T-Sport) e um amplo leque de motores, a oferta começava pelo VVT-i 1.416V da família ZZ foi herdado da geração anterior, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 71.3mm o que totalizavam 1398cm3, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 13.2KGFMa4800RPM e 96CVa6000RPM, a segunda opção é o 1.616V da família ZZ igual ao Corolla XLi nacional de 2002 a 2007 e lá ele gerava 15.3KGFMa3800RPM e 110CVa6000RPM e por último para o esportivo T-Sport vinha o VVTL-i 1.816V da família ZZ o mesmo do Corolla XRS americano e do RunX Z japonês mas lá ele gerava 18.3KGFMa6800RPM e 192CVa7800RPM e apenas uma opção de motor á diesel do D4-D 2.nada 16V da família CD que é uma evolução da W o seu diâmetro é de 82.2mm e o curso é de 94mm o que totalizavam 1995cm3, a sua taxa de compressão é de 18,6:1 com turbo, intercooler e injeção common-rail gerava 21.9KGFMa2400RPM e 89CVa4000RPM foi herdado do modelo antigo, a suspensão e freios são exatamente iguais ao Corolla nacional e lógico o motor 1.816V de 192CV faria boa figura no XRS nacional...... e para o sedã todos esses motores, menos o 1.816V do T-Sport.
O Hachtback de quatro portas com motores 1.416V de 96CV, 1.616V de 110CV e o 2.nada Turbo Diesel de 89CV, mais tarde chegava o 2.nada 16V Turbo Diesel de 116CV.

O Sedã era igual ao japonês e utilizava os mesmos motores.

Aqui a Wagon/Kombi/Turnier/Estate igual a Fielder japonesa e com os mesmos motores.
                 O Esportivo T-Sport aqui com duas portas e o motor 1.816V de 192CV.
Em outubro de 2003 na linha 2004 a novidade para a linha era o motor 2.nada 16V Turbo Diesel que ganhava turbo de geometria variável e intercooler e com isso passava a gerar 28.5KGFMa2000RPM e vai até 2200RPM e 116CVa3600RPM com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote também chamado de 2.nada D4-D, em outubro de 2004 na linha 2005 o 2.nada 16V de 89CV é substituído pelo 1.416V Turbo Diesel D4-D da família ND com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, com turbo de geometria variável e intercooler que gerava 19.4KGFMa1800RPM e vai até 3000RPM e 90CVa3600RPM e a reboque os modelos ganhavam nova grade dianteira.
nova grade dianteira e manteve os motores com exceção do 2.nada 16V Turbo diesel de 89CV que foi trocado pelo 1.416V Turbo Diesel de 90CV.
E lembrando que os modelos com esse visual eram vendidos na Oceania também, em outubro de 2005 se os 192CV do T-Sport não são suficientes chegava o TTE com o motor VVTL-i 1.816V dotado de compressor volumétrico manteve a taxa de compressão de 11,5:1 e com isso gerava 23.4KGFMa3600RPM e 225CVa7800RPM um verdadeiro foguete que só ficou disponível no mercado europeu que pena não atravessou o mundo, só ficou restrita aos países da Europa.
             O esportivo TTE usava o motor 1.816V com compressor e com isso gerava 225CV.
E lançados como linha 2006, em outubro de 2006 na linha 2007 o Corolla na versão sedã ganhava uma nova geração como eu já citei é basicamente o modelo nacional que seria lançado quase dois anos depois e com as modificações feita nele, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT e três opções de motor: o 1.416V VVT-i da família ZZ herdado de duas gerações do Corolla, estreava o 1.616V VVT-i da família ZR que já citamos nos Corolla do sudeste asiático, mas na Europa ele gerava 16KGFMa5200RPM e 124CVa6000RPM e por último única opção de motor á diesel: o 1.416V Turbo Diesel da família ND herdado da geração anterior, assim como os freios.
O Corolla de nova geração na Europa com motores 1.416V e 1.416V Turbo herdado da geração anterior e estreava o 1.616V de 124CV.
Lembrando que ele era exportado para os países de Oceania com o motor 1.816V da família ZR, o Hachtback dava o seu adeus imediato e a perua também, mas em abril de 2007 chegava o substituto do Corolla Hacht era o Auris que também foi vendido no Japão, ele tinha as duas opções de câmbio e as duas opções de motores á gasolina do Corolla e vinha com carroceria de duas e quatro portas e tinha o 2.nada 16V Turbo Diesel que vinha do antigo Corolla Hacht e sem versão esportiva no lançamento, mas a suspensão traseira semi - independente por eixo de torção foi trocada pela Multilink e com isso ele igualou a Golf e Focus que tinham o mesmo esquema e estreava o 2.2 D4-D da mesma família do Rav4 que gerava 40.8KGFMa2000RPM e vai até 2600RPM e 177CVa3600RPM e ele media 4.24metros de comprimento e 1.51metros de altura, largura e entre - eixos são os mesmos do Corolla nacional ou seja o Auris é um Corolla hacht com outro nome.
O Hachtback Auris chegava com suspensão traseira diferente e os mesmos motores que já citamos no Corolla atual e o 2.nada 16V Turbo Diesel de geração anterior e o 2.216V Turbo Diesel de 177CV.

Aqui a versão de quatro portas com os mesmos motores do duas portas.
E em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda e o Auris era lançado no Japão com motores 1.516V e 1.816V do Corolla japonês e para a Austrália ele era exportado como Corolla Hacht e com motor 1.816V, em outubro de 2008 na linha 2009 nada e o mundo jamais veria uma nova perua nessa plataforma(tirando o Japão é claro), em outubro de 2009 na linha 2010 o Auris ganhava nova grade dianteira e a reboque da mudança, ele tinha alterações nos motores, o motor 1.416V VVT-i é substituído pelo 1.316V VVT-i da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 72.5mm e o curso é de 80.5mm o que totalizavam 1329cm3, a sua taxa de compressão é de 11,5:1 e com isso gerava 13KGFMa3800RPM e 99CVa6000RPM é basicamente o motor do nosso Etios 1.3 mas com comando de válvulas variável e á gasolina, o 1.616V da família ZR ganhava o sofisticado comando de válvulas variável Valvematic da Lexus e com isso passava a gerar 16.3KGFMa4400RPM e 132CVa6400RPM e nos motores á diesel o 1.416V não passava por alterações e estreava o novo 2.nada 16V Turbo Diesel da família AD o seu diâmetro x curso eram iguais:86mm o que totalizavam 1998cm3, a sua taxa de compressão de 15,6:1 com turbo de geometria variável, intercooler e injeção direta gera 31.6KGFMa2400RPM e 126CVa3600RPM e reboque vinha um câmbio manual- automatizado de dupla embreagem em substituição ao CVT.
Com nova grade dianteira chegava o Auris e os motores agora eram o 1.316V de 99CV, o 1.616V com 132CV e o 1.416V Turbo Diesel era mantido e estreava o 2.nada 16V Turbo Diesel de 126CV.
O 2.2 Turbo Diesel dava o seu adeus, mas em outubro de 2010 na linha 2011 é vez do Corolla mudar ganhar nova grade dianteira e novas lanternas e os motores eram os mesmos do Auris com exceção do 2.nada 16V Turbo Diesel.
Nova grade dianteira no Corolla e os mesmos motores do Auris com exceção do 2.nada 16V Turbo Diesel.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, e em outubro de 2012 chegava o novo Auris sobre nova plataforma e em junho de 2013 era vez do Corolla ganhar a nova plataforma e com isso essa plataforma deu o seu adeus no velho mundo.
 
Na Argentina os modelos vendidos eram fabricados no Brasil,  lançado em outubro de 2002 na linha 2003 com motores 1.816V á gasolina e 2.nada 16V D4-D e seguiu sem alterações até outubro de 2008 já como linha 2009 onde o motor 1.816V foi mantido e o 2.nada 16V D4-D era mais potente, em outubro de 2011 na linha 2012 ele ganhou o câmbio manual de seis marchas e o novo motor 1.816V á gasolina e dava adeus ao motor 2.nada 16V Turbo Diesel.
 
QUEM FAZ O COROLLA NA CHINA É A LIFAN e em outubro de 2009 na linha 2010 a Lifan lançou o 620 o sedã mede 4.55metros de comprimento, 1.70metros de largura, 1.49metros de altura e o entre - eixos é o mesmo do Corolla, assim como suspensão, freios e direção , única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motores ambas 1.616V a primeira é o veterano família A com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 14KGFMa4500RPM e vai a 4800RPM e 106CVa6000RPM e a outra opção é o Tritec 1.616V(no Brasil com alterações feitas pela Fiat e conhecido como E-Torq) com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 15.1KGFMa4500RPM e 115CVa6000RPM e são as duas únicas opções de motor ele segue sem mudanças até hoje.
                                   O Lifan 620 com motores 1.616V de 106CV ou de 115CV.
 
 
COM O COROLLA E A FIELDER NACIONAIS não impediu imigrantes japoneses no Brasil e o primeiro deles foi o Rav4 com tração 4x4 em outubro de 2006 na linha 2007 e ele veio apenas no motor 2.416V da família AZ que aqui gerava 22.8KGFMa4000RPM e 170CVa6000RPM.
O Rav4 chegava ao Brasil com motor 2.416Vde 170CV.
Em março de 2007 ele enfrentava Land Rover Freelander, Honda CR-V, Hyundai Tucson, Kia Sportage e Nissan X-Trail, na pista foi de 0a100KM/H em 12.1segundos empatou com o X-Trail e perdeu para o Freelander com 10.8segundos e ficou á frente do Tucson com 13segundos, Sportage com 13.3segundos e o CR-V com 13.9segundos, chegou a 185KM/H só ficou atrás do Freelander com 200KM/H, ficou á frente do X-Trail com 183KM/H, Tucson e Sportage com 180KM/H e CR-V com 167KM/H e lembrando que os coreanos eram V6, o Freelander era seis cilindros em linha ,CR-V e X-Trail  era quatro cilindros como  o Rav4 e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L empatou com o CR-V só ficou atrás do X-Trail venceu o Sportage com 6.9KM/L, Tucson com 6.6KM/L e Freelander com 6.5KM/L e o rodoviário foi de 10.9KM/L empatou com o CR-V, venceu o X-Trail com 10.1KM/L, Sportage com 9.7KM/L,Freelander com 9.2KM/L e Tucson com 9.1KM/L e o câmbio sempre automático de quatro marchas, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e o Prius é mostrado no Salão do Automóvel e em janeiro de 2013 o Prius chegava ao mercado e o motor como sempre é dois: o motor á combustão é o VVT-i 1.816V da família ZR que gerava 13.5KGFMa4000RPM e 99CVa5200RPM e o motor elétrico gera 21.1KGFM e 82CV e somados ele gera 134CV.
O Prius chegava ao mercado nacional com motor 1.816V á gasolina de 99CV e o elétrico de 82CV e os dois somados são 134CV.
Ele só teve teste antes de ser importado oficialmente e bem antes, então não vou postar e em maio o Rav4 chegou em nova geração e nova plataforma e o Prius segue sendo importado.
 
NÃO TEVE SÓ IMIGRAÇÃO JAPONESA, teve imigração chinesa também, aliás na verdade era feito em CKD no Uruguai, um Uruguai como alma chinesa era o Lifan 620 e o motor escolhido para o Brasil é o 1.616V da família A que gerava 13.7KGFMa4500RPM e vai a 4800RPM e 106CVa6000RPM e ele foi lançado em março de 2011 e ficou no mercado até outubro de 2013.
                            O Lifan 620 vendido no Brasil com motor 1.616V de 106CV.
 
 
O Corolla mostrou que o sucesso não está ligado no preço e sim em outros fatores e essa plataforma foi a mais longeva do mercado brasileiro(só perdeu é claro para o Land Cruiser/ Bandeirante) e lógico chegou a ter uma pequena ressureição do mercado de peruas com a Fielder e enfim a MC é uma plataforma versátil para a Toyota no mundo inteiro.

 
 

 
 

 

 
 
 

 

 

 

 
 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 
 
 
 

 
 
 

 


 

 
 

 

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