Plataforma W203 da Mercedes: o CLC e seus parentes no exterior.

O CLC POR UM CURTO PERÍODO TROUXE DE VOLTA O MOTOR DIANTEIRO E A TRAÇÃO TRASEIRA AOS CARROS NACIONAIS.
A Mercedes-Benz fabricava caminhões desde 1956 em São Bernardo do Campo-SP , mas em 1999 passou a fazer o Classe A em Juiz de Fora- MG e além do Classe A produziu o Classe C apenas para exportação para os Estados Unidos e seguiu fazendo isso até 2008 quando produziu o CLC apenas para exportação e como era a única fábrica que fazia o modelo ,ele foi mostrado no Salão de São Paulo em outubro de 2008 e lógico ele substituiu o antigo SportCoupé e com o visual da nova geração da Classe C não a que lhe cedia a plataforma, ou seja é uma "gambiarra" e ele veio em única versão a 200 K ele media 4.45metros de comprimento, 1.73metros de largura,1.41metros de altura e 2.72metros de entre - eixos e ele foi lançado em março de 2009 como linha 2010 e a única opção disponível era a CLC 200 Kompressor  ou seja intermediaria nos modelos vendidos no velho mundo.
O CLC chega ao mercado na versão 200 e o motor 1.816V com compressor e 184CV.
O câmbio era automático sequencial de cinco marchas, o motor era dianteiro e a tração traseira era o primeiro automóvel nacional com essa característica desde o Omega nacional que saiu de linha em 1998, o motor é o 1.816V da família M271 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e compressor volumétrico é o segundo e último carro nacional a usar o compressor(o primeiro foi o Fiesta), o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 85mm o que totalizavam 1796cm3 com quatro cilindros em linha, a taxa de compressão era de 8,5:1 e com isso gerava 25.5KGFMa2800RPM e 184CVa5500RPM, A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multilink e os freios são discos ventilados nas quatro rodas.
    No mês seguinte ele foi testado: 0a100KM/H em 9.6segundos, segundo a Mercedes-Benz chegava a 231KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.9KM/L e o rodoviário é de 13.3KM/L até que foi bem, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em dezembro de 2011 com a decisão da Mercedes-Benz fabricar caminhões em Juiz de Fora, o CLC dá adeus e ficará como sendo o nosso último Mercedes-Benz até 2015 quando a marca fabricará o Classe C e o GLA aqui no Brasil.
  A Mercedes-Benz fabricava o Classe C na plataforma W204 desde 1993 era evidente a desatualização do modelo ele estava disponível nas versões 180, 200, 200 Kompressor,230 Kompressor ,240,280, 43 AMG e os motores á diesel 200 CDI, 220 CDI e 250 Turbo Diesel e lógico o leque de opções de motores era grande o 180 vinha com o 1.816V da família M111 e com isso gerava 17.3KGFMa3750RPM e 122CVa5500RPM, o 200 vinha com o 2.nada da mesma família que gerava 19.5KGFMa3700RPM e 136CVa5500RPM, o 200 Kompressor que vinha com o mesmo motor mas com compressor volumétrico e com isso gerava 27.5KGFMa2500RPM e 192CVa5500RPM, o 230 vinha com o 28.5KGFMa2500RPM e 193CVa5500RPM a versão "americana" mantinha o torque, mas gerava 189CVa5500RPM, o 240 vinha com o V6 de 2.4 litros da família M 112 com três válvulas por cilindro que totalizavam 18 e com isso gerava 22.9KGFMa3000RPM e 170CVa5900RPM, o V6 de 2.8 litros para o 280 que gerava 27KGFMa3000RPM e 197CVa5800RPM, nos motores á diesel a oferta começava pelo OM 611 2.1 Turbo Diesel é o mesmo que equiparia a Sprinter brasileira anos depois com calibração de 24KGFMa1500RPM e 102CVa4000RPM para o modelo 200 e para o modelo 220 a calibração era para 30.6KGFMa1800RPM e 122CVa4200RPM, o 250 Turbo Diesel vinha com o OM 605 2.5 Turbo Diesel  de cinco cilindros que gerava 28.5KGFMa1500RPM e 150CVa4400RPM e por último para a versão AMG dois V8 da família M 113 com três válvulas por cilindro o que dava 24 válvulas e com isso na versão 43 vinha o 4.3 litros que gerava 41.8KGFMa3250RPM e 308CVa5850RPM e o 5.5 da mesma família que gerava 52KGFMa3000RPM e 347CVa5500RPM que foi herdado do Classe E.
O Classe C chegava ao mercado com motor 1.8 de 122CV, o 2.nada de 136CV, o 2.nada 16V Kompressor que gerava 192CV, o 2.316V Kompressor que gerava 193CV, o V6 de 2.4 litros com 170CV, o V6 de 2.8 litros de 193CV, o 2.1 Turbo Diesel de 102CV e 122CV, o 2.5 Turbo Diesel de 150CV e para os esportivos AMG os V8 de 4.3 litros com 308CV e 5.5 litros com 347CV.
Mas em março de 2000 chegava a nova Classe C para o mercado europeu, o visual estava bonito e aerodinâmico na plataforma W 203, ele mede 4.53metros de comprimento,1.73metros de largura, 1.26metros de altura e 2.71metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas e automático de cinco marchas , a suspensão e freios são iguais ao CLC nacional, assim como a tração traseira e o leque de motores era amplo, a versão 180 vinha com o M111 2.nada 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 89.9mm e o curso é de 78.7mm o que totalizavam 1998cm3, a sua taxa de compressão é de 10,6:1 e com isso gerava 19.4KGFMa4000RPM e 129CVa5500RPM, a segunda opção é o 2.nada 16V Kompressor dessa mesma família, mas com compressor volumétrico e taxa de compressão de 9,5:1 e com isso gerava 23.4KGFMa2500RPM e vai até 4800RPM e 163CVa5500RPM, o V6 de 2.4 litros da família M 112 com cabeçote de 3 válvulas por cilindro herdado da geração anterior, o seu diâmetro é de 89.9mm e o curso é de 68.7mm o que totalizavam 2597cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 24.5KGFMa4500RPM e 170CVa5500RPM e o V6 de 3.2 litros da mesma família do 2.4 ele manteve o diâmetro do 2.4 mas o curso foi a 84mm o que totalizavam 3198cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gera 31.6KGFMa3000RPM  e 218CVa5700RPM e nos motores á diesel o 2.1 Turbo Diesel herdado da antiga geração da família OM 611 o seu diâmetro é de 88mm e o curso é de 88.3mm o que totalizavam 2148cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 com turbo, intercooler e injeção common-rail tinha duas configurações a primeira com 25.5KGFMa1400RPM e vai até 2600RPM e 116CVa4200RPM  e a segunda com 32.3KGFMa1800RPM e vai até 2600RPM e 143CVa4200RPM e uma versão cinco cilindros desse motor com 2.7 litros, o que totalizavam 2685cm3 e que geravam 37.7KGFMa1800RPM e vai até 2600RPM e 170CVa4200RPM e as versões eram 180, 200 Kompressor, 240, 320, 200 CDI, 220 CDI e 270CDI e lembrando que a 180 vinha com o 2.nada, as 200 e 220 CDI vinham com o 2.1 Turbo Diesel e no resto o leque era amplo de motores.
O Belo Classe C chegava ao mercado os motores eram o 2.nada 16V de 129CV(180), 2.nada 16V Kompressor de 163CV(200 Kompressor), V6 de 2.4 litros com 170CV(240),V6 de 3.2 litros com 218CV(320) e o 2.1 Turbo Diesel com 116CV(200 CDI) e 143CV(220 CDI) e o 2.7 Turbo Diesel de 170CV(270 CDI), mais tarde o 2.nada 16V e 2.nada 16V Kompressor davam lugar ao 1.816V Kompressor de 143CV e 163CV e o 1.816V Kompressor CGI que gerava 170CV.
E em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e chegava o SportCoupé que media 4.34metros de comprimento, no resto ele mantinha as dimensões, assim como as duas opções de câmbio e nos motores ele tinha o 2.nada 16V do sedã, o 2.nada 16V Kompressor do sedã e os 2.1 e 2.7 Turbo Diesel de cinco cilindros e uma opção exclusiva o 2.316V Kompressor da família M111 o seu diâmetro é de 90.9mm e o curso é de 88.4mm o que totalizavam 2295cm3, a sua taxa de compressão de 9,1:1 e com isso gerava 28.5KGFMa2500RPM e vai até 4500RPM e 197CVa5500RPM e V6 não estava disponível para esse tipo de carroceria.
O SportCoupé chegava ao mercado com o mesmos motores do sedã com exceção do 2.316V Kompressor de 197CV(230 K) e o cinco cilindros 3.nada á diesel de 231CV.
Em janeiro de 2001 era vez da Touring ou Wagon nos Estados Unidos que vinha com o mesmo motor do sedã, ela era bonita(e ainda é) e media 4.54metros de comprimento, os motores são os mesmos do sedã, assim como as duas opções de câmbio e no resto tudo igual ao sedã.
A Touring chegava ao mercado e o mesmo motor do sedã.

 Em outubro de 2001 já como linha 2001 é estreia da versão AMG como o V8 não cabia no cofre do capô, lógico que as rodas maiores e outras coisas da AMG estavam lá, o V6 de 3.2 litros ganhou um compressor volumétrico e a taxa de compressão cai para 9:1 e com isso ele gerava ótimos 45.9KGFMa4400RPM e 354CVa6100RPM também disponível na carroceria Touring(Perua) ou seja a potência dele é boa.
O C 32 AMG chegava ao mercado e o motor é V6 de 3.2 litros com compressor de 354CV.
A Touring também ganha a versão AMG com o mesmo motor do sedã.
Ou seja envenenaram o 3.2 para ter uma versão AMG e ambos linha 2002, em outubro de 2002 na linha 2003 chegava a tração integral 4-Matic para os motores V6 de 2.4 litros e 3.2 litros esse sem compressor(os modelos C 240 e 320) e para os modelos de tração traseira, o motor 2.nada 16V e 2.nada 16V Kompressor davam lugar ao um novo 1.816V Kompressor da mesma família M271 do CLC nacional que na configuração 180 Kompressor gerava 22.4KGFMa2500RPM e 143CVa5200RPM e o 200 Kompressor que gerava o mesmo torque mas a 3000RPM e 163CVa5500RPM e estreava o 1.816V com compressor e injeção direta chamado 200 CGi que gerava 25.5KGFMa3000RPM e 170CVa5300RPM ou seja mudança na gama de entrada e para o SportCoupé ele também vinha com esses motores nas versões de entrada e o SportCoupé que na verdade era um Hachtback ganhava a versão AMG só que em vez do V6 de 3.2 litros á gasolina ele vinha com o cinco cilindros de 3 litros turbo diesel, o seu diâmetro vai a 88mm e o curso vai 97mm o que totalizavam 2950cm3, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 e com isso gerava 55KGFMa2000RPM e vai até 2500RPM e 231CVa3800RPM e o 230 K troca o 2.3 pelo esse 1.8 que na versão 230 K gerava 26.5KGFMa3500RPM e 192CVa5800RPM e ganhava a opção do V6 de 3.2 litros(320), em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em fevereiro de 2004 toda a linha ganhava grade dianteira e faróis , ambos emprestados do CLK, nos motores a única novidade era a versão 230K com o mesmo motor 1.816V Kompressor que já citamos no Hacht, a Touring também mudava a dianteira, assim como o SportCoupé  estreava a versão 160 Kompressor que usava o mesmo motor 1.816V com compressor , mas calibrado para gerar 19.4KGFMa1500RPM e 122CVa5200RPM e a versão esportiva AMG voltava a ter duas opções de motores o 3.nada cinco cilindros turbo diesel da família OM 612 que já citamos no SportCoupé e o V8 de 5.4 litros da família M 113 retornava ao mercado com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, 3 válvulas por cilindro, que totalizavam 24 válvulas, o seu diâmetro é de 97mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 5439cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 52KGFMa4000RPM e 367CVa5850RPM para a versão 55 AMG era o retorno do motor V8 a Classe C que substituía o V6 de 3.2 litros com compressor.
Com nova grade dianteira e faróis o novo Classe C chegava ao mercado e os motores V6 de 2.4 litros e 3.2 litros eram mantidos, assim com o 2.1 Turbo Diesel e o cinco cilindros 2.7 Turbo Diesel e o 1.816V Kompressor oferecia três tipos de calibração: 143CV, 163CV e 194CV e ainda havia a versão com injeção direta com esse motor com 170CV e as versões eram 180 Kompressor(143CV), 200 Kompressor(163CV), 200 CGi, 230 Kompressor(194CV), 240, 320, o 200 CDI, o 220 CDI e o 270 CDI, mais tarde o V6 de 2.4 litros e 3.2 litros dão adeus, chegavam os novos V6 de 2.5 litros com 204CV, 3 litros com 231CV e 3.5 litros com 272CV e o V6 3 litros turbo diesel de 224CV.

A Touring recebe as alterações visuais o mesmo motores do sedã.

O SportCoupé com alterações visuais e todos os motores do sedã com exceção do V6 de 2.4 litros e como  opção exclusiva existia o 1.816V Kompressor de 122CV(o 160 Kompressor).

O Esportivo AMG agora em duas versões á 30 com motor 3.nada cinco cilindros turbo diesel de 231CV e a 55 que trouxe de volta o V8 de 5.4 litros que gerava 367CV.

A Touring AMG com os mesmo motores do sedã e ambos da foto são 55 AMG.
Em outubro de 2004 na linha 2005 recém - lançado nada muda e em março de 2005 ele trouxe duas novidades, a primeira era o câmbio automático 7G-Tronic de sete marchas disponível para as versões 230, 280 e 350 todas com motor V6, os veteranos V6 de 2.4 litros e 3.2 litros davam adeus, no lugar estreava o M272 V6 de 2.5 litros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e esse motor era dotado de cabeçote de 4 válvulas por cilindro e com isso 24 válvulas, o seu diâmetro é de 88mm e o curso é de 68.4mm o que totalizavam 2496cm3, a sua taxa de compressão era de 11,2:1 e com isso gerava 25KGFMa2900RPM e vai até 5500RPM e 204CVa6200RPM esse motor era da versão 230, o V6 de 3 litros da mesma família, o diâmetro era mantido mas o curso foi a 82.1mm o que totalizavam 2996cm3, a sua taxa de compressão é de 11,1:1 e com isso gerava 30.6KGFMa2500RPM e vai até 5000RPM e 231CVa6000RPM e esse motor é exclusivo da 280 e por último o V6 de 3.5 litros da mesma família, o seu diâmetro foi a 92.9mm e o curso foi a 86mm o que totalizavam 3498cm3, a sua taxa de compressão era de 10.7:1 e com isso gerava 35.7KGFMa2400RPM e vai até 5000RPM e 272CVa6000RPM esse exclusivo para a 350 e os mesmos motores para a Touring e nos á diesel ele estreava o OM 642 V6 de 3 litros, turbo diesel, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 2987cm3, a sua taxa de compressão era de 18:1 e com isso gerava 42.3KGFMa1400RPM e 224CVa3800RPM esse motor é um M272 convertido á diesel que substituiu o antigo cinco cilindros da versão 270 e ele agora se chamava 320 CDI. No SportCoupé estreava o V6 de 2.5 litros(230) e o V6 de 3.5 litros(350) substituía o antigo 3.2 e o AMG á diesel dava adeus e só ficava o veterano V8 de 5.4 litros, em outubro de 2005 na linha 2006 o 230 Kompressor que usava o 1.816V na verdade dava adeus, em dezembro de 2006 chegava a nova geração do Classe C na Europa que era a W204 e com ela o Sedã e a Touring entram na nova plataforma, já o SportCoupé não passava por alterações e em maio de 2007 a versão 160 Kompressor com a configuração mais mansa do 1.816V dava adeus em outubro de 2007 na linha 2008 nada e em 2008 chegava um brasileiro ao mundo que você acompanhará mais tarde e á frente.
Em outubro de 2000 a nova geração do Classe C chegava ao Brasil importado da Alemanha, apenas no câmbio Speedtronic de cinco marchas e as versões eram 180, 200 K e 320 e os motores eram o 2.nada 16V que gerava 19.4KGFMa4000RPM e 129CVa5500RPM , esse mesmo 2.nada com compressor que gerava 23.4KGFMa2500RPM e 163CVa5500RPM e por último o V6 de 3.2 litros que gerava 31.6KGFMa3000RPM e 217CVa5500RPM e no mesmo mês o C 320 era testado: 0a100KM/H em 9.1segundos, chegou a 236KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.3KM/L com ar ligado e 7.9KM/L com o ar desligado e rodoviário foi de 9.7KM/L com o ar ligado e 10.2KM/L com o ar desligado ou seja o consumo até que foi bom para um carro com motor V6 de 3.2 litros.
O sedã chegava ao mercado nacional nas versões 180(2.nada), 200 K(2.nada Kompressor) e 320 de 3.2 litros.
Em setembro de 2001 na linha 2002 chegavam duas novas carrocerias, a Touring e a SportCoupé, a primeira vinha apenas com o V6 de 3.2 litros e o segundo vinha com o 2.316V com compressor volumétrico e com isso gerava 28.6KGFMa2500RPM e 197CVa5500RPM.
O C SportCoupé com motor 2.316V com compressor e 197CV.
                                         A Touring apenas com o V6 de 3.2 litros.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em julho de 2004 na linha 2005 chegava o Classe C reestilizado e o motor 2.nada 16V e 2.nada 16V Kompressor davam lugar ao um novo 1.816V com compressor volumétrico só que em três configurações, a primeira com 22.4KGFMa2500RPM e 143CVa5500RPM, a segunda com 22.4KGFMa3000RPM e 163CVa5500RPM e por último o 1.816V Kompressor que gerava 26.5KGFMa3500RPM e 192CVa5800RPM e as versões eram 180 K(143CV) 200 K(163CV) e 230 K e essa foi testada no mesmo mês: 0a100KM/H em 9.6segundos, chegou a 238KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.2KM/L e o rodoviário foi de 10.4KM/L até que foi razoável, o V6 de 3.2 litros é mantido.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas e os motores 1.816V Kompressor com 143CV(180 K), 163CV(200K), 192CV(230K) e o V6 de 3.2 litros é mantido e mais tarde chegavam o V6 de 2.5 litros e 3 litros com 204CV e 231CV.
E na mesma época a perua também chegava de novo visual e o SportCoupé dava adeus do mercado, em outubro de 2005 na linha 2006 ele troca o V6 de 3.2 litros por dois V6 o primeiro era o 2.5 litros que gerava 25KGFMa2900RPM e 204CVa6200RPM e o segundo era o 3 litros que gerava
30.6KGFMa2500RPM e  231CVa6000RPM ou seja o 230 vinha com o 2.5 e o 280 vinha com o 3 litros e a reboque ambos traziam o câmbio automático 7G-Tronic de sete marchas. em outubro de 2006 na linha 2007 era o começo do adeus e em julho de 2007 ele entrava em nova geração.
UM BRASILEIRO NA EUROPA A Mercedes-Benz exportou diversos Classe C feito em Juiz de Fora para Estados Unidos e Austrália principalmente, mas não vendeu nenhum deles no Brasil e em março de 2008 ele passou a ser vendido na Europa ele tinha a dianteira do modelo W204 mas a plataforma era do W203, mas no velho mundo o leque opções era mais amplo: três opções de câmbio: manual de seis marchas, automático de cinco marchas, automático 7G-Tronic de sete marchas exclusivo dos V6 e dupla embreagem de seis marchas, chamado de DPF pela Mercedes-Benz e as versões dele eram 180 Kompressor, 200 Kompressor, 230, 350 , 200 CDI e 220 CDI, a oferta de motores começa pelo 1.816V da família M 111 em duas configurações a primeira com 143CV e a segunda com 184CV que era vendido no Brasil também e é o mesmo do sedã, assim como  V6 de 2.5 litros e 3.5 litros também já citados no sedã e o 2.1 Turbo Diesel em duas configurações que já citamos aqui, a primeira gerava 27.5KGFMa1600RPM e 122CVa4200RPM na configuração 200 CDI e a segunda 220 CDI que gerava 34.7KGFMa2000RPM e 150CVa4200RPM.
O CLC foi vendido na Europa um ano antes do Brasil e lá os motores eram o 1.816V de 143CV e 184CV(180 K e 200 K), V6 de 2.5 litros com 204CV(230), V6 de 3.5 litros com 272CV(350) e 2.1 Turbo Diesel com 122CV(200 CDI) e 150CV(220 CDI).
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 ela dá o seu adeus do mercado europeu e com isso o adeus dessa plataforma do mercado europeu em definitivo  e o único lugar onde ele foi fabricado foi no Brasil.
 
O CLC trouxe a tração traseira para os carros nacionais, mas apenas por um período de tempo que foi curto e lógico esse carro é quase esquecido, mas mesmo assim a base dele serviu a uma geração bem nova da Classe C e o leque de motores era mais amplo que na Europa do que aqui é uma pena.

 
 

 
 

 
 


 

        
 

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