Plataforma D22: Nissan Frontier o primeiro Nissan nacional e seus parentes no Brasil e no mundo, sua vida no mundo e imigração japonesa para o Brasil.

A FRONTIER DESSA GERAÇÃO ROMPEU FRONTEIRAS PARA A NISSAN.
A Nissan desde dos anos 1990 importava a sua antiga picape, em 1998 passou a importar a Frontier, não é só Ford em 1957 começou a produção nacional com a F100 e a GM com a 3100 um ano depois como Chevrolet Brasil e a própria Chrysler com a Dodge D100 em 1969, a Nissan seguiu o mesmo caminho, mas o que foi feito para isso? bem a aliança Renault-Nissan foi anunciada em 1999 do qual a Renault em 44% das ações da Nissan e esta tem 15% da Renault e na mesma época a Renault abre uma fabrica em São José dos Pinhais-PR e nos anos 2000 queriam transforma a Nissan numa divisão de "utilitário pesados" da Renault no Brasil e decidiu pela fabricação da Frontier em 2002, em junho de 2002 a Frontier nacional chegava ao mercado apenas com cabine dupla e quatro portas, ela mede 5.07metros de comprimento, 1.82metros de largura, 1.70metros de altura e 2.95metros de entre - eixos, duas opções de acabamento: XE e SE, a XE vinha com para- choques pretos e a SE na cor do veículo, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de tração: traseira e traseira com 4x4 de engate mecânico na alavanca como é tradição das picapes japonesas(embora a próxima geração da Frontier corrompeu com isso), se a Toyota e a Mitsubishi optaram por usar motor de projeto próprio importado do Japão, a Nissan resolveu usar o MWM Sprint quatro cilindros em linha, 2.8 Turbo Diesel intercooler que é o mesmo da S10, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, 12 válvulas(3 válvulas por cilindro), turbo, intercooler e bomba injetora, o seu diâmetro é de 93mm e o curso é de 103mm o que totalizavam 2798cm3, a sua taxa de compressão de 17,3:1 e com isso gerava 34KGFMa1800RPM e 132CVa3800RPM, a sua suspensão utiliza amortecedores telescópicos, na dianteira é Independente por braços duplos triangulares mas a "Independência" acaba pela barra de torção no lugar das molas e barra estabilizadora e na traseira é dependente tipo eixo - rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira ou seja era um picape na concepção mesma.
A Frontier nacional chegava ao mercado com motor 2.8 Turbo Diesel de 132CV e mais tarde esse motor ganhava injeção common-rail e passava a 140CV.
E no modelo da Nissan tinha uma capa escrita "Nissan 2.8 Turbo Diesel intercooler" me engana que eu gosto.... qualidades? robustez mecânica e visual interessante, defeitos? espaço interno apertado e no mês de lançamento ela era testada: 0a100KM/H em 14.7segundos, consumo urbano de 11.2KM/L e o rodoviário de 14KM/L e foi comparada a S10 2.8 e Ranger ficou na intermediária , a S10 com o mesmo motor fez 15.6segundos no 0a100KM/H e a Ranger cravou 11.9segundos, o consumo urbano foi o melhor das três contra 11.1KM/L da Ranger e 10.8KM/L da S10 e o rodoviário é de 14KM/L ficou na intermediária, a Ranger cravou 12.2KM/L e a S10 cravou 15.9KM/L e a Frontier foi lançada como linha 2003, em outubro de 2002 no Salão do automóvel é mostrado o novo Xterra e a versão cabine simples da Frontier, em maio de 2003 é lançada a versão cabine simples, ela vinha apenas na versão XE, o mesmo motor da cabine dupla e duas opções de tração: traseira e integral e nas dimensões largura e altura eram as mesmas, mas o comprimento era de 4.86metros e o entre - eixos era de 2.65metros, a suspensão traseira ganhava feixe de molas mais reforçado para cargas.
A Cabine simples chegava ao mercado apenas na versão XE e o mesmo motor da cabine dupla.
Em junho de 2003 a Nissan resolve investir no segmento de utilitário esportivos com a produção do Xterra apenas na versão de acabamento SE, o motor era o mesmo da cabine dupla e apenas com tração integral, ela mede 4.53metros de comprimento, 1.79metros de largura, 1.89metros de altura e 2.65metros de entre - eixos, suspensão e freios da picape cabine dupla eram mantidos e o nome se pronuncia "ecs-terra" mas enfim era um rival nacional para a Blazer da GMB, mas mesmo assim não obteve boas vendas no mercado brasileiro, agora o porque eu não sei e a vantagem do motor MWM é que garante manutenção onde não existem autorizadas Nissan e isso é bom para os donos.
             O Xterra chegava ao mercado nacional e os mesmos motores da picape cabine dupla.
No mês ele foi testado: 0a100KM/H em 14segundos, chegou a 165KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.7KM/L e o rodoviário foi de 12KM/L, em outubro de 2003 chegava a linha 2004 da Frontier como novidade a versão topo de linha SE Strike e assim a Frontier ficava completa, em setembro de 2004 a Frontier SE Strike enfrentou a Ranger Limited 2.8 Turbo Diesel, a S10 Executive 2.8 Turbo Diesel a Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo Diesel, ela foi de 0a100KM/H em 14.3segundos só ficou atrás da Ranger com 13.5segundos, á frente da S10 que usa o mesmo motor com 15.4segundos e a Hilux com 16.9segundos, chegou a 157KM/H só ficou á frente da Hilux com 155KM/H e atrás de S10 e Ranger com 170KM/H, o seu consumo urbano foi de 9.9KM/L foi a mais econômico seguido da Hilux com 9.3KM/L, S10 com 8.6KM/L e Ranger com 8.4KM/L e a mais econômica na rodovia com 13.8KM/L, contra 13.3KM/L da S10,12.8KM/L da Hilux e 12.7KM/L da Ranger, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda na Frontier para o Xterra ele ganhava a opção de acabamento XE mais barata, em setembro de 2005 como novidade na linha 2006 o motor MWM Sprint 2.8 Turbo Intercooler á diesel ganhava injeção common-rail no lugar da bomba injetora e taxa de compressão passava a 17,8:1 e com isso gerava 34.7KGFMa1700RPM e 140CVa3500RPM disponível tanto para Frontier como para o Xterra, no mês seguinte a versão SE Strike, enfrenta a S10 Executive com o mesmo motor, a Ranger Limited 3.nada Turbo Diesel que também passava a ser maior e eletrônico a Hilux SRV totalmente renovada com motor 3.nada Turbo Diesel também, na pista o pior 0a100KM/H com 16segundos, atrás da S10 com 15.4segundos, a Ranger com 13segundos e a Hilux com 12.9segundos, chegou a 165KM/H  foi o pior contra 173KM/H da S10 e os 180KM/H limitados da Ranger e 182KM/H também limitados da Hilux, o consumo urbano foi de 10KM/L só ficou á frente da S10 com 9.3KM/L, atrás da Hilux com 11.3KM/L e da Ranger com 12.5KM/L e o rodoviário foi de 14.3KM/L ficou na intermediária, a S10 com 14.1KM/L e a Ranger e Hilux com 15KM/L, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 com a chegada da nova geração importada da Tailândia, a SE Strike dá o seu adeus e em outubro de 2008 com a nacionalização do modelo que antes era importado da Tailândia tanto a Frontier como o Xterra dessa geração dão o seu adeus no mercado brasileiro e na produção brasileira.
 AQUI A SUA HISTÓRIA NO MUNDO COM EXCEÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS a picape da Nissan se chamava Navara ou simplesmente pick-up Nissan e chegou a ser vendida no Brasil e no exterior ela tinha duas opções de motor: o 2.4 de 12 válvulas(3 válvulas por cilindro) da família KA que gerava 21KGFMa4400RPM e 140CVa5600RPM e o 2.7 da família TD á diesel o primeiro gerava 18KGFMa2200RPM e 85CVa4300RPM e a versão turbo desse motor passava a gerar 22KGFMa2200RPM e 100CVa4000RPM o motor 2.7 á diesel sem turbo é o que veio para o Brasil.
A antiga pick-up Nissan com motores 2.412V de 140CV e os 2.7 á diesel com 85CV e turbo com 100CV.
Mas essa plataforma já estava velha era hora de mexer e em outubro de 1997 chegava a nova picape com nome de Frontier ou Navara dependendo do mercado e apenas duas opções de motores a primeira era o quatro cilindros em linha, de 16 válvulas da família KA com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 96mm o que totalizavam 2389cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 21.2KGFMa3600RPM e 150CVa4800RPM  e o 3.2 á diesel da família QD não tenho diâmetro x curso, mas ele totalizava 3153cm3 e com isso gerava 22.5KGFMa2000RPM e 110CVa3600RPM é esse motor que veio para o Brasil, mas eu vou detalhar isso na parte importada da Frontier no mercado brasileiro, mas voltando ao assunto suspensão, freios e direção seguem o mesmo do modelo nacional, nas dimensões ele mantinha o entre - eixos das nossas cabine simples e dupla , no comprimento a cabine simples media 4.68metros e as cabines estendidas e dupla 4.90metros, a largura era de 1.70metros e altura era de 1.60metros e o modelo 4x4 media 1.70metros de altura , e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, algo que a Frontier nacional só foi conhecer em outra plataforma.
A Frontier/Navara cabine simples chegava ao mercado com motor 2.416V de 150CV e o 3.2 á diesel de 110CV e mais tarde para o mercado australiano um V6 de 3 litros que não temos dados.

Aqui o modelo com cabine estendida que nunca foi oferecido no Brasil.

A Cabine dupla igual ao modelo vendido no Brasil.
Em outubro de 1998 na linha 1999 ela ganhava a opção , em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em junho de 2000 para o mercado australiano ela ganhava o V6 de 3 litros, em março de 2001 ela ganhava nova grade dianteira, faróis e para -choques o visual ficava igual ao modelo nacional que seria lançado um ano depois, assim com as dimensões e lógico a maioria delas eram cabine dupla , por isso foi difícil achar cabine simples e estendida nos mercados da Europa, Ásia e Austrália, nas opções de câmbio nada muda e nos motores o 2.416V da família KA é mantido, o V6 de 3 litros continua na terra dos cangurus e os 2.7 á diesel e 3.2 á diesel dão adeus, são substituídos pelo quatro cilindros 3.nada da família ZD não tenho diâmetro x curso, mas totalizavam 2953cm3 com duplo comando de válvulas no cabeçote e 16 válvulas acionado por corrente metálica e com isso gerava 32KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM era a mesma potência do 2.416V á gasolina, mas não tinha intercooler e tinha mais torque e lógico o seis cilindros em V de 3 litros continuava na terra dos cangurus, para a Europa era mandado os modelos á diesel e esse modelo da Frontier não foi vendido no Japão, apenas produzido para exportação algo diferente do modelo anterior.
A Frontier/Navara que agora vinha com visual igual ao nacional, mas nos motores o 2.416V era mantido, estreava o 3.nada 16V Turbo Diesel de 150CV e o V6 de 3 litros era mantido, mais tarde chegava o V6 de 3.3 litros com 170CV.
Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em fevereiro de 2003 como opção ao 3.nada chegava ao mercado australiano o seis cilindros em V de 3.3 litros da família VG com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, cabeçote de 12 válvulas, o seu diâmetro é de 91.5mm e o curso é de 83mm o que totalizavam 3275cm3, a sua taxa de compressão era de 9:1 e com isso gerava 27.2KGFMa2800RPM e 170CVa4800RPM e esse motor estava disponível apenas com câmbio manual e tração 4x4, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em janeiro de 2005 ela dá lugar a nova geração, só que esse modelo continua convivendo com o antigo em alguns mercados da Ásia e Austrália(Tailândia incluída) e alguns mercados com o lançamento da Frontier de próxima geração como na Argentina em 2008 ela foi renomeada NP300 e vinha da Tailândia, mas voltando a Ásia e Austrália, ela ganhou alterações na grade dianteira e junto com elas abandonou o quatro cilindros 2.416V e o V6 de 3.3 litros e o 3.nada da família ZD foi substituído pelo moderno YD apesar do bloco de ferro, ele tem cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 2488cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 e com isso gerava 31KGFMa2000RPM e 133CVa4000RPM é basicamente o mesmo motor que está na nossa Frontier de segunda geração com alterações.
A Frontier/Navara continuava vivendo com a nova geração em alguns mercados, mas a novidade era o 2.5 Turbo Diesel de 133CV.
E ela seguiu sem alterações até outubro de 2011 quando deu o adeus e passou o bastão em definitivo para o modelo de nova geração(D40) e alguns mercados era vendida, até 2012 era vendida na Argentina com o nome de NP300 ou seja era uma forma de manter a Frontier antiga.
NOS ESTADOS UNIDOS em outubro de 1997 na linha 1998 ela chegava aos Estados Unidos feita na fábrica de Smyrna no Tennesee-EUA só que ela assim como antecessora não vinha com o V6(que existia no modelo anterior até 1996) e ela vinha com duas opções de motor, a primeira é o 2.416V da família KA o mesmo dos modelos asiáticos que gerava 21.2KGFMa3600RPM e 143CVa4800RPM e o 2.7 á diesel sem turbo da família TD não tenho diâmetro x curso mas a cilindrada total é de 2664cm3 e não tenho taxa de compressão, mas que gerava 18KGFMa2200RPM e 100CVa4000RPM é o mesmo motor que equipava antiga picape da Nissan na América do Norte, fabricada nos Estados Unidos e exportada para o México e Canadá e até países de América Central e suspensão e freios são iguais ao modelo nacional, as dimensões são as mesmas do modelo do resto do mundo.
A Frontier chega ao mercado americano com motor 2.416V  de 143CV e  o 2.7 á diesel de 100CV e mais tarde chegava o V6 de 3.3 litros com 170CV.

Aqui o modelo cabine estendido com os mesmos motores da cabine dupla.

Aqui o modelo cabine dupla e os mesmos motores da cabine simples.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 ela abandona o motor á diesel o que é inexplicável ofertar esse motor em picape "compacta" para padrão deles em mercado americanos era impossível não oferecer um seis cilindros em V e a Nissan lançou o motor V6 de 3.3 litros da família VG para a picape e detalhe: esse motor foi feito nos Estados Unidos para o Mundo e com isso gerava 27.9KGFMa2800RPM e 170CVa4800RPM ou seja finalmente a Frontier não passava vergonha na terra Tio Sam e a reboque lançava o utilitário esportivo Xterra que tinha apenas o motor V6 de 3.3 litros que já citamos na picape e ele media 4.41metros de comprimento e no resto das dimensões eram iguais ao modelo nacional e lá nada de diesel ou quatro cilindros.
             O Xterra chegava ao mercado americano com motor V6 de 3.3 litros já citado na picape.
 
Em junho de 2000 como linha 2001 do modelo americano a Frontier ganhava o visual que seria conhecido aqui no Brasil, mas com uma novidade e opção de cabine dupla com caçamba longa, largura e altura era mantidas das outras opções, mas o comprimento passava a 5.53metros e o entre - eixos a 3.39metros, como sempre duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, duas opções de tração: traseira e traseira com tração integral temporária e nos motores o 2.416V era mantido, o V6 de 3.3 litros da família VG que mantinha o torque e passava a gerar 180CVa4800RPM e a reboque das mudanças visuais chegava a versão com compressor volumétrico desse motor: Supercharger e com taxa de compressão de 8:1 passava a gerar 34KGFMa2800RPM e 210CVa4800RPM ou seja era torque de motor turbo diesel e por lá existe a opção de cabine estendida que tinha as mesmas dimensões da nossa cabine dupla e esse motor 3.3V6 supercharger só estava disponível para a cabine dupla ou seja potência que a nossa Frontier só teve em sonho, mas o torque dela ela teve e teve um pouco mais também na linha 2005.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas e manteve os motor 2.416V e o V6 de 3.3 litros vai a 180CV.
 

Aqui a cabine estendida com o mesmo motor da simples.

Aqui cabine dupla na versão Superchager com motor V6 de 3.3 litros e compressor volumétrico e 210CV e o V6 de 3.3 litros e o 2.416V já citado nas cabines estendidas e dupla e para o mercado mexicano chegava a cabine dupla brasileira com motor 2.8 Turbo Diesel.
Em outubro de 2001 na linha 2002 é vez do Xterra ganhar alterações visuais e ficar igual ao futuro modelo nacional, mas no mercado americano nada de motor diesel ou quatro cilindros eram o V6 de 3.3 litros e a versão com supercharger desse motor que já citamos na Frontier.
O Xterra com visual igual do nacional que viria em 2003 mas por lá os V6 de 3.3 litros e sua versão Supercharger.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em outubro de 2004 na linha 2005 tanto a Frontier como o Xterra passaram a uma nova plataforma: a F-Alpha da Nissan e com isso o adeus no mercado americano dessa plataforma.
A NISSAN JÁ TINHA IMPORTADO SUA ANTIGA PICAPE e como no mundo todo aqui estava envelhecendo e em maio de 1998 já como linha 1999 a Frontier chegava ao mercado nacional importada do Japão e apenas com motor 3.2 á diesel de 21.6KGFMa2000RPM e 103CVa3600RPM era a única opção de motor de modelo, ela vinha apenas com cabine dupla e tração integral(na verdade temporária).
A Frontier importada do Japão com motor 3.2 á diesel de 103CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 ela começava a deixar de ser importada era abastecida apenas com estoques e com a chegada do modelo nacional em 2002 ela deu adeus como importada.
 
A nossa Frontier foi exportada para os mercados do Mercosul em outubro de 2002 com o motor MWM Sprint 2.8 Turbo Diesel e para o México entre outubro de 2003 e 2005 com motor 2.8 Turbo Diesel em complemento aos modelos á gasolina importados dos Estados Unidos e seguiu para o Mercosul até março de 2009 e esse chassi fez a estreia de um produto nacional para a Nissan e foi usado ao redor do mundo e lógico e aqui a novidade foi uma picape de projeto japonês com motor diesel comprado de terceiros a exemplo de Ford e GM e se contar o modelo importado essa base durou 10 anos no mercado nacional e como nacional foram seis anos e deu o bastão a nova base.

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