Avaliação: Fomos no Dimas conhecer o novo Ford Ka SE 1.nada 12V ele revela surpresas ao volante.

APROVEITAMOS PARA CONHECER A NOVA GERAÇÃO DO FORD KA NO DIMAS DE CAMPINAS DE SÃO JOSÉ.
O Ford Ka foi lançado em março de 1997 na época com duas portas e porta-malas que deveria se chamar de porta-luvas de tão pequeno e os ultrapassados motores Endura-E 1.nada e 1.3 que eram bem fracos, mesmo com o baixo peso do carro, em outubro de 1999 ele trocou pelo Zetec Rocam 1.nada e com o baixo peso ele ficou bem esperto em baixas rotações, mas esse motor no Fiesta em 2002 renomeado Rocam em 2010 ele sentia o golpe e chegou a segunda geração do Ka ainda feito na plataforma B passou a levar cinco pessoas e um bom espaço interno, podia até não brilhar os olhos no desempenho mesmo para um 1.nada, mas era melhor que o Fiesta, mas a Ford tratou de substituir dois carros em uma só tacada por apenas um carro e esse carro já feito em base mais moderna.
Por fora o novo Ka, feito na plataforma B-Global da Ford ou Mazda DE(calma é o desenho básico da plataforma), a Ford brasileira ao menos conseguiu um belo visual, menos nessa versão de entrada com calotas que é a SE, a dianteira é bonita e lembra o irmão New Fiesta, lateral e traseira são próprias e chama a atenção e por incrível que pareça ele tem medidas bem racionais, tudo para evitar confronto interno com o New Fiesta o qual ele cede a plataforma, ele mede 3.89metros de comprimento,1.69metros de largura, 1.52metros de altura e 2.49metros de entre - eixos.
O Ka apresenta um belo visual, mesmo na versão SE que vem com calotas.

Na traseira linhas bonitas e modernas.
Por dentro um painel bonito e igual ao New Fiesta, com exceção dos instrumentos que são mais simples, mas ainda assim de boa leitura, a versão SE com os obrigatórios ABS, Air Bag Duplo e além deles ela vem com Ar Condicionado, Direção elétrica, Vidros dianteiro e travas elétricas, abertura do porta - malas elétrica, CD Player com Bluetooth e Dock GPS ou seja na entrada ele já é completo que a versão avaliada e tem ainda tem a SE Plus que para mim é como se fosse opcionais, mas a marca dá como de série e aí você paga R$2000 a mais por vidros traseiros elétricos, Ford My Sync, controle de som no volante e aplique prateado no painel e nas portas, mas o modelo avaliado é o SE de entrada mesmo, como eu já citei ainda vem completo, mas o ponto negativo é o porta-malas: 257 litros, mesmo sendo um Hacht ele tem um dos menores porta - malas do segmento e o acabamento é muito bom, ou seja foi se o tempo de comprar carro popular era sinônimo de carro mal-acabado.
Os instrumentos são mais simples que o New Fiesta, mas o resto....

Vem tudo do Fiesta do qual ele herda a plataforma.
E lembrando que ele substituiu numa paulada só, o Ka antigo o Fiesta Rocam, o câmbio é manual de cinco marchas depois eu falar sobre ela em detalhes, o motor é o destaque e até é novo em âmbito mundial é o Ford 1.0 3C com três cilindros em linha,  bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis ele gera 10.2KGFMa3500RPM e 80CVa6500RPM e com álcool vai a 10.7KGFMa4500RPM e 85CV nas mesmas rotações é o 1.nada mais potente do país, esse motor é basicamente o Ecoboost 1.nada 12V sem turbo e injeção direta, afinal a versão sem turbo e apenas á gasolina é usado no Fiesta no exterior(New Fiesta) e a versão com turbo é usada no exterior além do Fiesta, EcoSport, Focus e vai parar em breve no Mondeo(Fusion dos Europeus), mas voltando ao Brasil, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira a direção é do tipo pinhão e cremalheira e tudo vem dos irmãos Fiesta/EcoSport(Novos) e gostaria até de comentar um detalhe interessante: o motor em cima está escrito "Camaçari Engine Plant" ou seja a Ford dando destaque a fabrica de motores de Camaçari-Bahia e outro destaque é a ausência do reservatório de partida á frio com o sistema Ford Easy-Start também vindo do irmão.
O três cilindros 1.nada 12V gera 80CV com gasolina e 85CV com álcool.

Aqui o selo dando destaque á fabrica de Camaçari-Bahia.
E  andando como foi? olha confesso que tirando o porta - malas, só teve coisas positivas, a primeira foi a direção elétrica que além de ajudar a manobra melhor, ainda tem um bom diâmetro de giro, se você acha o antigo Ka duro demais, uma surpresa: a suspensão vai muito bem, mas o motor foi a principal surpresa, ou seja ele foi capaz até de apagar a minha "birra" com os 1.nada, ou seja a sensação que dava era de um motor 1.3 ou 1.4 e conversando com vendedor  o carro estava abastecido na gasolina , então para mim estavam disponíveis 10.2KGFMa3500RPM e 80CVa6500RPM e esse motor tem o curso bem maior que o diâmetro o que favorece o torque, até o Up! também convenceu com o seu três cilindros e o Ka foi no mesmo caminho e outro aliado para o desempenho foi o seu baixo peso afinal ao redor dos 1000KG  e o tamanho de 3.89metros a direção elétrica são aliados nas manobras e os freios? foram muito bem, afinal é um projeto novo e ainda voltando ao motor outra surpresa: liguei e não fez vibração parecendo um quatro cilindros em linha e o ronco desse três cilindros é bonito, ou seja mais um preconceito que se foi....
Agora você pergunta, você compraria o Ka? o antigo modelo quase foi meu carro, mas tive que desistir por alguns motivos e o Fiesta Rocam com motor 1.nada esse é "1.nada mesmo" é difícil e o Ka  1.6 era difícil de achar, então esse novo Ka se mostrou um carro interessante e compraria sim. e ele só vem com duas versões de acabamento: SE e SEL, mas acho que no futuro virá a S, lógico que também tem a SE Plus entre a S e SEL e tem a opção do motor 1.516V e o preço dessa versão é de R$35.390 agora no Dimas eu não sei se é o mesmo preço, ou se é mais caro.
FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis e flex
CILINDRADA:997cm3
DIÂMETRO X CURSO: 71.9mm x 81.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA: 80CV/85CVa6500RPM
TORQUE: 10.2a3500RPM/10.7KGFMa4500RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hachtback, 4 portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.89metros, largura 1.69metros, altura 1.52metros e entre - eixos 2.49metros
PESO: 1007KG
PESO/POTÊNCIA:12.6KG/CV com gasolina e 11.8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 98.7KG/KGFM com gasolina e 94.1KG/KGFM com álcool
PORTA - MALAS: 257 litros e tanque de combustível:51.6 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Aço aro 14, Pneus 175/65/R14
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, CD/ Player, Direção elétrica, Vidros dianteiros e travas elétricas e Ford DOCK.
PRINCPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: Se considerar o pacote plus como opcionais são vidros elétricos e My Sinc, mas se considerar a SE Plus como versão então não tem opcionais.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO : R$35.390 agora não sei se no Dimas é mais caro ou mais barato.
 
 
AGRADECIMENTOS AOS VENDEDORES E AO GERENTE(EU ACHO QUE É) QUE DEIXOU FAZER O TEST-DRIVE.
 
 
 
 

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