Depois de mais da duas semanas, sem postar na matéria de mecânica, mais uma parte da cirurgia e um carro com suspensão traseira multlink e direção setor e rosca sem fim.

NA AULA MEXEMOS NA DIREÇÃO SETOR E ROSCA SEM FIM, TEVE CARRO MULTINK E A "PANE ANTERIOR DO MEU CELULAR".
Depois de mais dias sem matéria de mecânica, eu tinha comprado a correia de direção hidráulica, a correia de acessórios(são duas em V) e a junta da tampa de válvulas e tinha batido fotos, até aí tudo bem, mas o que aconteceu no dia seguinte: o celular tem uma bane que obrigou a fazer back-up e perdi as fotos e aí acabou com a minha matéria de mecânica e aí teria outro dia, mas infelizmente um erro na montagem da correia de acessórios, fui obrigado a retornar um carro(erro do meu colega, acontece somos humanos estávamos aqui para aprender, mas se eu fizesse um erro desse no carro dele ele ia me criticar até 2050....), mas deixando de lado, o professor ajeitou a correia da direção hidráulica e tudo certo, aliás o que o professor fez no meu carro está certo: correia dentada, junta da tampa de válvulas e a correia de acessórios, tudo bem ah que se reconhecer que o colega e eu montamos bem a correia do alternador e lógico retorno ninguém está livre e no mesmo dia apareceu um Focus Sedan, você deve estar perguntando é o tal carro da suspensão multilink? seria se o meu celular não tivesse carregando e com isso mais uma vez perdi a chance, eu até estava triste com isso.
      Bom no outro dia já com o celular em mãos, o professor aproveitou para ensinar sobre o esquema setor e rosca sem fim , não é o bicho de sete cabeças, mas achei um pouco mais complicada que a cremalheira e advinha de quem era a direção? você imaginou "Kombi" dela mesmo.
                                  Aqui a direção da Kombi na bancada para ser desmontada.
Inclusive até mostrou as peças que dão o nome ao esquema: o setor e a rosca sem fim e além da Kombi esse esquema existe em Fusca e seus irmãos, Opala e Galaxie e vamos ser honestos, o esquema existe antes da Kombi deve ser de 1900 e guaraná com rolha.
   Mas você pergunta e as peças do carro? elas estão já no carro, só tenho a caixa da correia do alternador e o plástico da junta da tampa de válvulas, aqui estão eles:
Junta da tampa de válvulas agora só a embalagem.

Aqui a correia Contitech.
E agora chegou vez do carro com suspensão multilink, lembra do Vectra B ou Vectra de segunda geração fabricado entre 1996 e 2005? ele esteve presente, a unidade presente usava um motor 2.nada( 2 litros ou 2.0 como preferir) 8V é o veterano e confiável Familia II amplamente usado pela GM em várias cilindradas:1.6, 1.8,2.nada, 2.nada 16V, 2.2, 2.216V, 2.4 e 2.416V e sendo três tipos: gasolina, álcool ou Flex, sendo comando simples nos 8V e duplo nos 16V, como você sabe o Familia I é basicamente um Familia II para pequenas cilindradas tanto que as únicas cilindradas comum são 1.6 e 1.8 com diâmetro x curso um pouco diferentes, e além deles ele tem o 1.4 e o 1.nada, mas voltando ao Familia II é chamado também de "Bloco grande" e ganhou até fama de sedento, mas se o motorista moderar o pé ele consegue o consumo razoável e ganhou apelido de "Monzatech" ´por estrear no Monza, talvez aí seja a coisa mais simples daquele Vectra de segunda geração.
                                       Aqui um motor 2.nada (2 litros ou 2.nada se preferir)
Note que os cabos de vela e as velas seguem o mesmo esquema do Corsa, isso até ajuda na redução de custos e se isso vai para o bolso do consumidor é legítimo, agora se não for... aí é outra história e outra coisa chama atenção é o diâmetro x curso são exatamente iguais:86mm para cada um  o que totalizam 1998cm3 e como eu já falei os Vectra de primeira e segunda geração são feitos em cima da GM2900 se quer dar uma olhada na matéria dele no blog, pode olhar é só procurar, caso não achar procure pelo tutorial.
   Bom o proprietário tem elogiado muito o conforto dele, bom um dos méritos talvez, seja o esquema de suspensão, ou seja quatro anos antes do Focus, sete anos antes do EcoSport 4x4 e quinze anos! antes do Duster 4x4, existia um carro nacional que usava suspensão independente tipo Multilink na traseira é esse modelo aqui, infelizmente a foto não ficou boa, mas se você for atento você verá que ela é Multilink, tanto que a única ligação é barra estabilizadora.
Logo depois do Tanque de combustível, você verá os braços da suspensão multilink.
Bom mas o refinamento não está só aqui, está também nos amortecedores para segurar o capô e não é apenas um é dois! ou seja quase 20 anos antes do Logan, (ano de lançamento do Vectra B em 1996, o exemplar era mais novo, não vou falar o ano). e lógico aqui deu para bater uma foto.
                 Aqui um dos amortecedores que seguram o capô e no outro lado também tem.
Mas você pergunta não tem elevador? como eu já falei o laboratório é o 203 com foco nos motores, então não existe necessidade(mas seria interessante), mas lembrando que os laboratório 208 e 207 tem elevador para carros(inclusive o 208 dá inveja a muita mecânica por aí), mas você pergunta e cavalete e macaco? tem, mas no caso do Vectra não havia necessidade por que só vimos o que tinha para fazer então não havia necessidade. mas ao menos consegui mostrar uma suspensão multilink.
 

 
   
 
 


 
 

Comentários