Na Aula do Senai, a caixa de direção com assitência hidráulica e dois motores bem conhecidos do público e a peça de quase 30 anos....

NA AULA DE TERÇA- FEIRA DEU PARA COLOCAR OUTRA FOTO DO VOYAGE E TIVEMOS UM UNO 1600(QUE EU ERREI O MOTOR...)
Bom eu não tratei de mexer no meu carro, na aula, mas é interessante também, não posso dizer que houve estreias, por que tivemos que mexer no freio traseiro do Mégane 2.nada 16V, mas eu resolvi não colocar fotos de motor, por que o motor dele está na Duster do nosso curso e temos uma Mégane Gran Tour para mexer lá, então não existe problemas e já conhecido nossos.
    De diferente? bem o Gol já conhecido, inclusive os geração 3 e 4 já tiveram lá, mas nenhum deles equipado com o AP, mas entrou um Voyage de primeira geração equipada com o AP 1800, infelizmente naquele dia que tirei as fotos, acabaram sendo apagadas por um problema no celular e aí o professor me falou sobre a diferença entre o AP "bielinha" o AP "bielão" no caso "bielinha" é os motores do Passat 1.5 e 1.6 de 1974 a 1985 e dos primeiros Voyage, Parati e até Gol GT, é uma peça metálica, não posso dizer qual é, inclusive vou perguntar para ele, o nome de peça, ela é invertida no AP "bielinha" no AP "famoso", aliás o que tem de AP de todas espécies, você ficará perdido.
Aqui o veterano AP 1800.
Não discuto a robustez do AP, e o AP tem um bom desempenho, mas no caso do Voyage o problema era o coxim do câmbio  que estava com problemas e teve que se trocada e o professor falou "ela é original" inclusive nós vimos, inclusive marca e tudo então ela é a peça de 26 anos afinal o modelo é 1988 ou seja a peça durou quase 30 anos, bom o câmbio parece ser robusto pelo menos.
  Aqui o coxim do câmbio original desde quando o Voyage saiu de São Bernardo do Campo- SP.
Bom no caso da direção você sabe que existe apenas dois esquemas: setor e rosca sem fim, ou pinhão e cremalheira, o que existe depois é assistência: hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica, então aquele dia foi mostrada uma direção do tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica, a única diferença é onde vai o fluído da direção hidráulica e as "mangueiras" que lubrificam a direção.
Aqui uma direção do tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica.

Aqui a "mangueira" onde passa o fluído.
Mas o meu grande erro daquele dia, bom o cara tem um Uno, até aí você acha "se trata de um 1000" afinal o Uno não tinha emblema e nada, mas aí chego lá, olho achando que é um Fiasa 1000 e depois eu vejo tem alguma coisa errada e o dono me fala "ele é um 1.6" e é mesmo, afinal se trata do Sevel/ACT 1600 e no caso é um modelo á carburador  ou seja se você viu na matéria anterior o Linea que é do próprio Senai usa o 1.916V, ou seja as origens do 1.916V do Linea estão aí, tanto que o diâmetro é o mesmo, mas enfim ao menos tenho um Sevel 8V-por assim- dizer para a galera pena que a foto não tenha ficado aquelas coisas..., mas ao menos ela está aí.
Aqui um motor Sevel/ACT 1600 pena que eu tive que aumentar o brilho da Foto para poder fotografar....
Bom assim como  AP, o Sevel/ACT também uma história e num carro leve com o Uno o desempenho está bem garantido.

 


 
 
 

Comentários