No laboratório de motores, a "Polia Louca" vou mostrar os motores disponível para montar e desmontar.

DECIDIR MOSTRAR O LABORATÓRIO DE MOTORES PARA TODOS.
O Laboratório de motores é a onde foi feito a "cirurgia" do meu carro e onde de vez em quando minha turma vai para lá, inclusive resolvi mostrar alguns motores para vocês, quem acompanhou verá os motores disponível alí, lógico que existem blocos ,cabeçotes e comando desmontados, mas vamos ao que dá para saber o que e é e que como é para mostrar para todos já que mostrei os laboratório 207 e 208 por que não mostrar esse? então agora vocês verão o que temos lá.
Primeiro existe um Palio apenas com a dianteira dele e o motor é o Fire 1.316V(que na verdade é 1.25...) lembrando que esse motor estreou na primeira geração do Palio e também equipou Siena, Palio Weekend tanto na primeira como na segunda geração, depois apenas o cabeçote 8 válvulas ficou para esses modelos além de equipar Strada, Fiorino e Uno Furgão e com vocês ele.
      Aqui o Fire 1.316V(na verdade 1.25...) apenas a dianteira do Palio presente e todo o conjunto.
No meio de muitos motores desmontados, dá para citar a capa que vi de um Ford Duratec provável que seja um 2.nada 16V presente até hoje em Focus com injeção direta.
A Capa de um Duratec aqui presente em cima da mesa.
E você lembra do 1.816V(na verdade 1.75...) da família FREE  que equipava Marea Weekend, Marea e Brava HGT que era dotado de comando de válvulas variável? ele está presente também e deu para ver e detalhe esse motor é versão simplificada(com uma vela por cilindro) dos que equipava os Alfa Romeo quatro cilindros dos anos 1990 que aqui para o Brasil só veio na cilindrada 2.nada 16V.
Desculpa pela peça em cima um motor é o 1.816V(na verdade 1.75...) usado no Marea/ Marea Weekend e Brava HGT.
E como encontrei motor desmontado era esperado ver cabeçotes desmontado e aí vi um cabeçote de 8 válvulas ou 2 válvulas por cilindro e para não confundir, um motor seis cilindros seja em V ou em linha com 2 válvulas por cilindro tem 12 válvulas e um V8 com 2 válvulas por cilindro tem 16 válvulas e como o cabeçote era um quatro cilindros aqui um oito válvulas.
Aqui um cabeçote de 8 válvulas(4 cilindros).
Lógico que também existe cabeçotes com 3 válvulas por cilindro ou 5 válvulas por cilindro, mas são bem raros, caso da S10/Blazer 2.8 de 2000 a 2011 e dos VW/Audi 20 válvulas dos anos 1990 com cin cinco válvulas por cilindro: Golf GTi 1.8 Turbo e Audi A3 1.8 estou falando de vocês.
Confesso que teve dois casos, um colega meu que queria ver um cabeçote de 16 válvulas e eu estava triste, só que não me liguei, eu vi um duplo comando de válvulas no cabeçote e aí vou mexer.
Aqui um duplo comando de válvulas no cabeçote.
E quando eu viro, surpresa! um cabeçote de 16 válvulas e aí chamo o colega que queria ver o cabeçote e com isso mostro a foto do cabeçote de 16 válvulas para vocês, está aqui:
                                              Aqui um cabeçote de 16 válvulas.
Lembrando que a mesma temática se aplica, se for seis cilindros em linha ou em V é 24 válvulas e se for V8 é 32 válvulas quer exemplos? 24 válvulas no V6 3.5 da Pajero Dakar Flex e o V8 32 válvulas no caso de algumas Mercedes-Benz ou BMW com motor V8,  mas algo aconteceu num outro dia, quando estava sendo trocada a correia dentada do meu carro, estava um Camaro lá no sei e aproveitei para comentar sobre a quantidade de válvulas dele e aí eu citei "Apenas 16 válvulas" e a um outro colega " Eu não vou comprar um Camaro, 16 válvulas não presta" bom aí só fazer contas e ver que o Camaro tem apenas 2 válvulas por cilindro como qualquer carro quatro cilindros e oito válvulas.... e isso mostra que essa história das 16 válvulas não prestarem está tão "cauterizada" na mente das pessoas que infelizmente você ouve isso, um dia eu farei um artigo sobre essa história dos 16 válvulas(lógico que tem 16 válvulas com defeito de projeto, mas é outra história), mas na maioria das vezes o dono não cuida direito e outras coisas mais, enfim estamos todos para aprender.
 
Polia louca? eis que meu professor trouxe o 206 dele e dize sobre a "Polia louca" e quem ficou louco para saber o que era fui eu, e aí o resultado: ele explicou que o motor PSA TU 1.4 exige trava para trocar a correia dentada, como se fosse num  16V e com isso a "Polia louca" mas isso varia de projeto, para projeto, mas de fato foi algo bem interessante e gostei até do termo.

 

 
 

Comentários