A TERCEIRA GERAÇÃO DOS CAMINHÕES CHEVROLET: O ÚLTIMO DOS CHEVROLET

ELE FOI UM DOS ÚLTIMOS CAMINHÕES A TER A MARCA CHEVROLET NO BRASIL

Antes de mais nada, sim um esclarecimento: o Chevrolet D40/6000 faz parte da terceira geração, mas como é digamos "diferentão" a matéria foi separada:

A matéria do D40/6000 está aqui.  Pois bem, a GM brasileira fazia 20 anos que estava com seus caminhões na segunda geração lançada 22 anos antes, então era hora de renovar os caminhões, aproveitando a chegada da Série 20 a GMB tratou de mexer na sua linha caminhões.

O antigos C/D/D60/70/80  então hora de mudar foi posta em outubro de 1985 na linha 1986 a GM lança a nova linha caminhões.

A CHEGADA AO MERCADO como eu disse foi em outubro de 1985 como linha 1986 a GMB renovou os seus caminhões de então, aproveitando a esteira da renovação das picapes(Lançamento da Série 20) e entrada da marca no segmento de caminhões leves, na nomenclatura não eram mais de D60,70 ou 80, ou A ou C com os mesmos números, agora eram 11000,13000(4x2), 19000,21000(6x2) e 22000(6x4). Além do novo modelo caminhão inaugurava uma nova cabine. O Jeitão logicamente era de caminhão norte-americano da época(de fato ele é de projeto norte-americano). O câmbio era manual de cinco marchas para todos, inclusive para o 6x4. Ele veio com três opções de motores e as três seis cilindros só que de combustível, diferente, a primeira opção era o 292 de 4.8 litros, era o seis cilindros da terceira geração da Chevrolet da qual o famoso 4.1 do Opala faz parte, o seu diâmetro é de 98.4mm e o curso é de 106.4mm o que totalizavam 4777cm3, a sua taxa de compressão é de 7,5:1 e com carburador de corpo simples e com isso gera 32KGFM a 1600RPM e 130CV a 3800RPM, a segunda opção é o 292 4.8 litros á álcool que tinha taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 34.7KGFM a 2000RPM e 148CV a 3800RPM, ambos com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e por último o seis cilindros Perkins 5.8 á diesel com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 98.4mm e o curso era de 127mm o que totalizavam 5801cm3, a sua taxa de compressão era de 16:1 e com isso gerava 43.2KGFM a 1400RPM e 135CV a 2800RPM é basicamente o motor do D40 com dois cilindros a mais e com bomba injetora de atuação mecânica. A sua suspensão é eixo rígido por feixe de molas e os freios são a tambor nas quatro rodas.

O Chevrolet 13000 com motores seis cilindros 292 4.8 á gasolina de 130CV, 292 4.8 á álcool de 148CV e o seis cilindros 5.8 á diesel 135CV.

O 23000 era o 6x4 com os mesmos motores.

Infelizmente os modelos 11000,19000 e 21000 são difíceis de achar em fotos. Em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda, em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda,  em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda. Mas em outubro de 1989 na linha 1990  o motor seis cilindros 292 4.8 á alcool dá o seu adeus. Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda.

   A CHEGADA DO MOTOR TURBO os modelos 19000,21000(6x2) e 22000(6x4) dão o seu adeus, já o 11000 dava lugar ao 12000 e o 13000 dava lugar ao 14000, nos motores o seis cilindros 292 4.8 á gasolina é mantido, o 12000 matinha o Perkins seis cilindros 5.8 aspirado e tanto o 14000 como o 12000 estravam o Perkins seis cilindros 5.8 Turbo, a taxa de compressão caia para 15,5:1 e ele gerava 46KGFM a 1500RPM e 140CV a 2800RPM, realmente números muito fracos para um caminhão turbo, mesmo na época. Essa era a linha 1992 lançada em outubro de 1991.

O 12000 entrava no lugar do 11000 e os motores eram o seis cilindros 292 4.8 á gasolina de 130CV, o Perkins seis cilindros 5.8 á diesel de 135CV e a versão turbo desse último com 140CV.

O 14000 com motores seis cilindros 292 4.8 á gasolina e o Perkins 5.8 seis cilindros turbo.

 Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda e em outubro de 1995 a GM decide encerrar a fabricação de caminhões Chevrolet, mais tarde importa os caminhões GMC que seriam nacionalizados.



 Ele foi o último caminhão com a marca Chevrolet, ele encerrou uma dinastia que durou 37 anos(descontando os GMC que aí aumenta um pouco), teve motor turbo, mas muito fraco(mesmo para época) para um motor turbo, foi o último caminhão nacional a ter motor á gasolina como opção.




Comentários

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    1. Obrigado! pena que o site caminhão antigo Brasil o dono apagou e tinha dados técnicos bem legais e inclusive os dados técnicos foram tirados de lá! uma pena.

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    2. Wellington eu tenho o folheto de ficha técnica do 12.000 se você quiser.

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    3. Opa, desculpe a demora, mas se quiser mandar pode mandar pelo meu e-mail: wcarlos1630@outlook.com desculpe a demora.

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  2. Tenho um custom 21000 gostaria de saber a diferença de mecânica e suspensão dos outros caminhões 12000,. 14000. N é possível que só seja capacidade de carga. Deve mudar diferencial, câmbio.... Gostaria de saber qual diferença entre eles. Obrigado

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    1. O câmbio era o mesmo, mas agora não sei se as relações mudaram, a principío é o mesmo motor, mas o 21000 era 6x2 e tem o 6x4 que era o 22000, os 12000 e 14000 eram tocos e aí muda a capacidade, mas todos tinham câmbio manual de cinco marchas, mas o 6x4 por ser traçado talvez era mais curta, etc..., infelizmente o site caminhão antigobrasil não tem mais, a onde tirei os dados se não já ia ver se mudava as relações de marcha.

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    2. O Chevrolet D22000 já era turbinado em 1988 de fabrica,motor é um Perkins qt20b6354, original de fabrica turbo,por isso o Qt na sigla,156 CV de potência norma din! Tenho um canavieiro original até hoje.

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    3. Obrigado por me falar! mas é que na época o único site que tinha dados sobre caminhões só achei de 1985 e de 1991, infelizmente no modelo 1985 não consta o turbo, é bom saber que ele teve em 1988 uma versão turbo diesel, se tivesse no site que existia na época e hoje não existe mais( caminhão antigo brasil) eu teria colocado aqui, obrigado pela colocação! E o Canavieiro 292 4.8 á álcool o motor dele é bom ou não? como é a convivência com ele?

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  3. Uma pena nunca terem usado motor V8...

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    1. Sim, é uma pena, mas esse modelo era pós-crise do petróleo, mas se o antecessor tivesse usado V8 350 5.7 era bem provável que a GM converteria á álcool e usaria nos caminhões dela , mas enfim não temos V8 nos caminhões e picapes Chevrolet, o primeiro V8 vendido oficialmente(ainda que importado do Canadá) foi o Camaro em 2010(e vendido até hoje, em nova geração).

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  4. Um Chevrolet 13000 com motor perkins, seria melhor que um Mercedes 1113 ?

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    1. Olha, não posso dizer se esse ou aquele é melhor, mas o 1113 tem mais facilidade de manutenção e de peças

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  5. Bom dia
    Precisando identificar qual motor é no Chevrolet D11000 ano 1985, para que possamos adquirir canos injetores e os bicos sem erro

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    1. Se for á diesel é o Perkins, mas eu não lembro o código desse motor, tem a versão quatro cilindros e a versão seis cilindros desse motor.

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  6. O motor diesel desses caminhões é o Perkins Q20B 6.

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  7. Bom dia. Precisando de informação sobre o Chevrolet D40....mas tá difícil de achar putzzz.
    Não encontrei a Ficha Técnica em lugar algum..... da D20 achei mas não resolveu....
    Preciso da distância do entre-eixos..... alguém sabe informar?
    Obrigado.

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    1. Olha infelizmente eu não tenho o entre - eixos dele, mas tenho matéria dele aqui:http://falando-sobre-carros.blogspot.com/2018/02/chevrolet-serie-406000-filho-unico.html eu peguei dados no site caminhão antigo brasil, pena que o site não existe mais, mas enfim é só ir na área de pesquisa e digitar Chevrolet D40/6000 que vai achar.

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  8. Eu tenho um D70 85/85, no documento é 145cv 22ton.
    E gabina é esse modelo da foto.
    O chassis é largo igual do Cargo, de fora à fora. Já o D12.000 do meu colega o chassis afina na ponta dianteira.

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    1. Obrigado pelo seu relato, os seus D70 são do último ano, agora não fiz menção aos chassis, mas sei que são diferentes mesmo, isso é de boa. obrigado!

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  9. Em 1996 alguns saíram com motorização MWM 229 simples eram muitos bons....
    o D11000 e 19000...

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    1. Acho que você quis dizer 1986? agora infelizmente não achei dados de 1986, se tivesse achado na época teria colocado, se tivesse usado o motor MWM 229, aliás muito usado nos Volkswagen da época e nos Ford série F.

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  10. Tenho um chevrolet d 70 com motor mb turbo e diferencial e caixa origionais,não passa de 65 km/h e to agora querendo comprar um GM 14000 e o dono me falou que no maximo da 75 km/h.Meu pai teve c 60a gasolina e D 60 a diesel e me garante que andavam bem.O que pode ter acontecido ?Ja pensei em colocar diferencial de cargo reduzido,será que resolveria o problema?

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    1. Olha como o seu tem motor Mercedes-Benz não posso dizer, agora sobre velocidade máxima de caminhões é complicado dizer alguma coisa, afinal o seu pai teve C60 á gasolina e C60 á diesel, mas eram motores originais e não o Mercedes-Benz(que é um motor) ainda que turbo, então fica díficil dizer alguma coisa.

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    2. O diferencial desses chevrolet são curtos, relação 6,60 por isso eles andam pouco na rodovia.

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  11. Olá, boa tarde. O Chevrolet 12.000 ano 1992 tem manutenção muito cara?
    Qual o consumo médio dele carregado na carroceria com umas 7ton?

    Tá bem difícil achar informações dele rsrs

    Obrigado!

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    1. Infelizmente todos os caminhões é difícil achar, informações dele, sobre custo de manutenção não posso dizer, agora sobre consumo vária o tipo de carga, etc.... esse também é difícil.

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    2. Tô querendo comprar um. Mas vejo tão poucas informações e poucos para vender, que tenho até medo! Rsrs

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    3. O meu no truck, com munck de 3ton indo carregado total 23 ton e voltando vazio trata de 11 ton fez 3.3 de média.
      Manutenção do câmbio acha tudo, diferencial também, motor não sei dizer pois o meu é motor 352 turbinado.

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    4. Obrigado pela informação! mas o seu está equipado com motor Mercedes-Benz, acredito que seja por ser mais fácil achar peças.

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    1. Agora não me lembro mais, infelizmente o site caminhão antigo brasil não existe mais, mas deve ser ao redor dos 11.000(brutos)

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  13. hola tengo un chevrolet 14000 turbo de cero km en Argentina, es un buen camion pero muy dificil de consegir los repuestos, lo unico defectuoso que le encontre es el cable de embraque se rompe cada dos por tres..

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    1. Bien, en Brasil tambien está díficil consegir los repuestos, agora sobre o lance da embreagem confesso que não sabia disso, obrigado pela informação. Se no Brasil está díficil peças de reposição, imagino na Argentina...

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  14. Tenho um caminhão Chevrolet D12000 ano 1995 eu gostaria de saber qual é o modelo de diferencial dele é de seis furos original porco grandão e a reduzida é garrafinha parafusada no diferencial pois cada mecânico fala um modelo afinal eu acho que certos mecânico são palpiteiro essa é a verdade

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    1. Olha realmente é complicado, sobre o diferencial, enfim ainda mais se tratanbdo de um Chevrolet, então fica complicado mesmo, eu confesso que não saberia responder essa.

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