Na matéria de mecânica: Suspensão traseira do 206: o "Esquema francês".

DEPOIS DE DUAS AULAS, VOLTAMOS AO LABORATÓRIO E LOGO NO RETORNO A SUSPENSÃO TRASEIRA DO PEUGEOT 206.
Bom galera , depois de visita nos aviões e as exposição dos motores, pelo menos vimos motores de avião e motores á diesel seja de picapes ou de caminhões, agora é hora de volta as origens.
No caso resolveram trazer um eixo traseira de um Peugeot 206 e aliás tem pontos simples e complicados, só que adianto: não tem mola e no lugar dela vem a barra de torção e é pesada.
                                        Aqui a suspensão traseira do Peugeot 206.
E o nome dela? é independente por braços arrastados com barra de torção, aliás o nome técnico dela é tão complicado que muitos se confundem e chamam ela de "semi - independente" isso é correto só no caso de "eixo de torção" e também confundem eixo de torção com barra de torção e aliás esse esquema foi muito usado em projetos de carros franceses e na traseira, só por curiosidade esse esquema além da família 206 e 207, esteve na picape Hoggar, no Peugeot Partner, Citroën Berlingo, Peugeot 205, 306 e 405 e Citroën ZX e também esteve no Renault Mégane de primeira geração(aquele modelo "oval"), Clio de primeira geração(aquele usava motor gêmeo do CHT), o esquema até é simples em alguns pontos, para tirar as barras de torção foi bem simples, mas confesso que rolamento parece ser muito complicado e isso eu já ouvi pessoas reclamando do rolamento desses Peugeot, hoje os franceses não usam mais esse esquema é o eixo de torção como é em 90% dos carros, afinal é uma forma de reduzir custos e crítica.
Aqui o braços onde se aloja o amortecedor.

Resolvemos marcar o ponto de encaixe da barra de torção.

As duas barras de torção.

A barra de torção de cima.

Aqui a de baixo.
Tirando a questão dos rolamentos, no resto é bem simples de mexer e de fácil manutenção e como curiosidade, além dos Peugeot e Citroën e Renault de antigamente, como curiosidade carros que usam barra de torção no lugar de molas são qualquer VW á ár, Kombi, camionetes antigas(S10, Hilux,Frontier e Ranger), Gurgel Carajás, Dodge Dart/Charger/Le Baron e Magnum lógico que a maioria deles é na dianteira, os VW á ár e a Kombi até 1976 era nas quatro rodas.
Braços arrastado com molas helicoidais existem? sim, Palio Weekend e Omega seja nacional ou australiano até 2006, são exemplos disso. bom, mas vou deixar isso para uma outra hora.


 

Comentários

  1. Tem algo sobre o motor do Clio? O daqui de casa tem uma mangueira ligada ao chicote do carro e a uma saída no cabeçote que desde que o compramos ela sempre esteve desligada e nunca soube o que era.

    ResponderExcluir
  2. Posso ver o que era, mas o motor do Clio que tem lá é o 1.616V da família K. por enquanto ainda não tem , mas quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria o D4D, 1.0 16V. Olhando com o dofre aberto, é uma mangueira única, ligada no alto do motor, do lado esquerdo. Grato desde já.

      Excluir
    2. Bom infelizmente, só tenho a matéria da história do Clio, infelizmente no Senai não tem nenhum Renault 1000, nem Logan ou até mesmo Sandero que são 1.6 o primeiro 8V e o segundo 16V(antigo GT-Line), mas vou dar uma olhada se aparecer algum 1.nada 16V por lá.

      Excluir
    3. Ok, no aguardo. Se quiser eu posso amanhã mandar fotos da tal mangueira, quem sabe ajude.

      Excluir
    4. Vai ter só que "deitar" as imagens pois na conversão o Imageshack deu uma viajada...
      http://imageshack.com/a/img901/517/jsJNHf.jpg
      http://imageshack.com/a/img538/4853/EARzaf.jpg
      http://imageshack.com/a/img538/9777/QEzAaS.jpg
      http://imageshack.com/a/img661/9386/KaHbiU.jpg
      http://imageshack.com/a/img907/7532/TanliI.jpg

      Excluir
    5. O problema que tentei clicar nas imagens e não consegui ver.

      Excluir
    6. Tentou abrir o link copiando para a area da pesquisa?

      Excluir
    7. Rapaz, o problema é que eu fui clicar onde você comenta e não deu certo e você tem um perfil secreto , aí vai ficar difícil.

      Excluir
    8. Ok, tenta agora. Um amigo entrou no meu perfil enquanto eu deixei o note ligado e fez uma zueira com meus perfis de Face e Google, mudou as imagens da minha conta e tudo, aquela coisa de amigo fdp. Qualquer coisa aviso que eu tento postar em outro site.

      Excluir
  3. como tirar os pinos do eixo traseiro do 206

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara já faz dois anos isso, mas qual é o problema não consegue tirar o eixo traseiro do 206 é isso? o meu professor já trouxe ele fora do carro para nós dar uma olhada e agora como tira do monobloco aí não sei.

      Excluir

Postar um comentário