Vigésima quarta rodada do GT6: Caixotinho, AP "supremo", outro fora de estrada leve e um sedã V6.

NESSA RODADA TIVEMOS A PRESENÇA DO SCION XB DE PRIMEIRA GERAÇÃO, O GOLF V GTI, PONTIAC VIBE GT 1.816V E BORA VR6 QUER VER COMO ELES SE FORAM?
Nessa rodada o "caixotinho" Scion XB foi para a pista de teste, o "AP supremo" Golf GTi de V geração também foi, a Pontiac Vibe GT que une fora de estrada leve a um esportivo e o sedã Bora VR6 acabaram indo na pista de testes quer ver como eles foram?
                                                                          SCION XB 1.516V 2003
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A CEF/NBC usada na família Etios.
Motor: VVT-i 1.516V da família NZ que gerava 14.4KGFMa4200RPM e 109CVa6000RPM
PESO:1040KG
VISÃO INTERNA: NÃO.
                                                                           0a100KM/H 11.8segundos
                                                                         60a100KM/H em terceira 12segundos
                                                                          Velocidade máxima 175KM/H
                                                                        
Gosto é discutível, mas o XB também vendido como Toyota BB no Japão , na versão de primeira geração consegue ser mais feio que o Etios, mas o modelo serviu de inspiração no Kia Soul.
   Na pista o motor que chega a ser divertido no Vitz RS, aqui é atrapalhado pelo câmbio de quatro marchas, não que seja monótono como num CVT, mas ainda assim falta pimenta, ele foi de 0a100KM/H em 11.8segundos, o 60a100KM/H teve que ser em terceira e aí foi 12segundos e máxima foi em terceira e ele chegou a 175KM/H, culpa além do câmbio da aerodinâmica.
O motor 1.516V de 109CV o levou a 175KM/H
E em Bathurst? bom como era de esperar, ele foi muito bem nas curvas, mas o câmbio longo de quatro marchas atrapalhou nas retas e deixava a volta meia "sonolenta" e com isso ele fez a prova em 3minutos20segundos e 752 milésimos o que deixou bem atrás do Vitz RS.
O XB fez as curvas muito bem.

Na reta apenas quatro marchas atrapalharam o "caixotinho".
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min20seg752
VOLKSWAGEN GOLF GTI 2.NADA 16V TFSI 2005
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A PQ 35 usado no Jetta de primeira e segunda geração, na Jetta Variant e também no Tiguam, no Audi A3 de segunda geração e no TT de segunda geração.
MOTOR: EA 113 2.nada 16V TFSI que gera 28.6KGFMa1800RPM e vai até 5000RPM e 200CVa5100RPM
PESO:1336KG
VISÃO INTERNA:SIM
                                                                       0a100KM/H   7.3segundos
                                                                      60a100KM/H  5.8segundos
                                                                       Velocidade máxima 239KM/H
O Golf GTI é um ícone e na geração V que não tivemos no Brasil, ele é um ícone também e uma curiosidade para todos: o motor dele é basicamente um AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado, 16 válvulas, turbo, intercooler e injeção direta e com isso "AP supremo".
   Na pista ele mostrou o seu serviço logo de cara, e pela mexida na mão do boneco, é manual de seis marchas, ele foi de 0a100KM/H em 7.3segundos, ficou atrás dos rivais com 6.8segundos do Focus ST 2.520V e 6.5segundos do Mégane RS 2.nada 16V Turbo , na retomada ele conseguiu um ótimo número com 5.8segundos em comparação aos rivais ficou na intermediária, o Focus cravou 5.2segundos e o Mégane cravou 6segundos e na velocidade máxima chegou a 239KM/H ficou na intermediária contra 223KM/H do Mégane e 244KM/H do Focus.
                          O  2.nada 16V Turbo de injeção direta e 200CV o levou a 239KM/H.
E em Bathurst? como foi? bem ele mostrou ser razoavelmente equilibrado, ainda que saia um pouco de dianteira, mas bem pouco até que dá para controlar e ele acabou virando no tempo de 2minutos53segundos e 564 milésimos ficou atrás dos rivais 3segundos atrás do Focus e 2segundos atrás do Mégane, apesar disso virou num tempo respeitável e ainda de brinde tem um ronco grave.
Aqui o Golf fazendo as curvas muito bem.

Aqui rasgando a reta.
O Painel é bem bonito e bem acabado, aliás é igual ao Jetta de primeira geração , mas com instrumentos vermelhos, aliás como toda estirpe GTI da Volkswagen.
                                  Painel do Golf é bonito e é igual ao Jetta vendido aqui.
                                                TEMPO NO AUTODRÓMO:2min53seg518
                                                            PONTIAC VIBE GT 1.816V 2005
QUE PLATAFORMA ELA REPRESENTA? A MC usada no Corolla de 2002 a 2014 e na Fielder e também no Rav4
MOTOR: VVTL-i 1.816V da família ZZ que gera 18KGFMa6800RPM e 183CVa7600RPM
PESO:1273KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                                            0a100KM/H  8.9segundos
                                                                           60a100KM/H 9segundos
                                                                          Velocidade máxima 217KM/H
Você deve estar se perguntando? mas a Pontiac não é da GM? e se não estiver perguntando, vai estar perguntando: Esse carro não esteve aqui? vamos as respostas, a primeira é que a GM tinha uma associação com a Toyota nos EUA que a Toyota cedia a Matrix e ela era rebatizada como Pontiac Vibe e essa no Japão é Voltz o que responde metade de pergunta, a Voltz já esteve aqui, mas a Vibe é mais potente e depois eu explico sobre o câmbio e ainda além de esportiva e fora de estrada leve, imagina a onde nós paramos? na terra!
   Antes o asfalto como era esperado, o câmbio dela é de seis marchas(tomou como base o manual da versão esportiva) contra quatro da Voltz(tomou como base o automático) e o motor é mais potente, ela foi de 0a100KM/H em 8.9segundos, retomou de 60a100KM/H em 9segundos e chegou a 217KM/H olha os números até que são razoáveis, com exceção da velocidade máxima.
O motor 1.816V de 183CV o levou a 217KM/H
E em Bathurst? se a versão normal dela, mostrou bom comportamento dinâmico, aqui o comportamento do Corolla Runx voltou a atuar, com a sua dianteira querendo ter vida própria, o que impediu de virar num tempo melhor, câmbio e motor fizeram a sua parte e com isso ela virou o tempo de 3minutos01segundo e 687 milésimos para um carro de 180CV não é aquelas coisas..
Infelizmente um forte tendência de escapar a dianteira.

Aqui rasgando a reta.
E na terra? era esperado que ela vira-se a frente da Voltz e lógico ficou atrás das lendas do Rally, afinal em certas situações só a tração dianteira não dava certo, volta e meia patinava, mas divertia nas curvas, já que podia virar as curvas muito bem com ela e com isso ela virou em 2minutos13segundos e 975 milésimos, o que deixo na frente da irmã convencional e deixou a Kombi de fora do ranking.
Aqui a Pontiac Vibe na terra, esbarrando na tração dianteira.

Aqui saindo de traseira, graças ao "cascalho".
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min01seg687
TEMPO NA TERRA:2min13seg975
VOLKSWAGEN BORA 2.8 VR6 4 MOTION 2002
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A PQ34 usada além do próprio Bora vendido no Brasil, no Golf IV feito no Brasil entre 1999 e 2007, no New Beetle, no Audi A3 feito no Brasil entre 1999 e 2006 e também no Golf IV importado da Alemanha entre 1998 e 1999 e no Audi A3 importado da Alemanha entre 1996 e 1999 e o Audi TT importado da Alemanha de primeira geração.
MOTOR: VR6 2.8 litros e 24 válvulas que gera 27.5KGFMa3200RPM e 204CVa6200RPM
PESO:1540KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
0a100KM/H  8.2segundos
60a100KM/H  7.2segundos
Velocidade máxima 233KM/H
O Bora foi vendido no Brasil, mas durante sua carreira apenas o EA 113 2.nada que não passa de um AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado e bloco alto, mas no exterior o leque de opção era amplo e entre eles, ele tinha o VR6 que aqui foi usada em 100 unidades do Golf GTi e lógico o que não tivemos era a tração integral 4Motion, mas aí chega ser outra história quer ver como ele foi?
Na pista o motor VR6 logo de cara mostrou um ronco bonito e dotado de câmbio de seis marchas( é manual provavelmente) na pista ele foi de 0a100KM/H em 8.2segundos, na retomada de 60a100KM/H cravou 7.2segundos e chegou a 233KM/H as marcas foram muito boas.
                                             O 2.8 VR6 24V de 204CV o levou a 233KM/H
E em Bathurst? ele mostrou uma leve saída de frente, aliás poderia ser pior se não fosse a tração integral lá, o motor e o câmbio responderam muito bem, aliás todos os VW de alto desempenho tem essa característica e isso é muito bom e com isso ele cravou 3minutos00segundos e 639 milésimos, poderia ter sido um pouco melhor, mas ainda foi bom.
O Bora tem um leve tendência a sair de frente, mas é bem leve.

Aqui ele rasgando a reta....
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min00seg639
RANKING
0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007   4.3segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  5.3segundos
3LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990           5.4segundos
AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009   5.4segundos
5HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004     5.5segundos
RENAULT CLIO V6 3 LITROS 24V 2005    5.5segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 5.7segundos
MAZDA SPEED ATENZ 2.3 turbo-GDI 5.7segundos
9FORD MUSTANG MACH I 351V8(5.8)  5.8segundos
VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010  5.8segundos
60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011 4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002      4.4segundos
4VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010  4.5segundos
5AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009         4,8segundos
6FORD FOCUS ST 2.520V TURBO 2002       5.2segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  5.3segundos
8MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI  5.4segundos
 MAZDA DEMIO SPORT 1.516V CVT  5.4segundos
10FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V  5.5segundos
VELOCIDADE MÁXIMA
1LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990     282KM/H
2MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  271KM/H
3AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009            269KM/H
4VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010  267KM/H
5HOLDEN VZ MONARO 5.7V8 2005        263KM/H
6MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI  262KM/H
7HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2005  260KM/H
8VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  259KM/H
RENAULT CLIO RS V6 3LITROS 24V 2003 259KM/H
10ALFA ROMEO 147 GTA 3.2V6 2002  257KM/H
TEMPO NO AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO  2min40seg822
2LOTUS CARLTON 3.624V biturbo 1990  2min43seg054
3HOLDEN VZ MONARO 5.7V8 2005        2min43seg529
4MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007   2min44seg467
5HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2005   2min45seg450
6VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010  2min45seg717
7RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  2min46seg047
8AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009              2min46seg656
9HONDA ACCORD V6 3 LITROS 24V COUPÉ 2003  2min48seg236
10HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V 2004  2min48seg805
TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  2min00seg074
2PEUGEOT 205 TURBO 16 1985                        2min07seg061
3LANCIA DELTA HF INTEGRALE 2.NADA 16V TURBO 1992  2min07seg911
4LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012   2min08seg053
5DODGE RAM 1500 4X4 LARAMIE 5.7V8 2003  2min08seg853
6AUDI QUATTRO 2.2 TURBO 1982         2min09seg122
7PONTIAC VIBE GT 1.816V 2005  2min13seg975
8TOYOTA VOLTZ 1.816V 2004       2min21seg794
9VOLKSWAGEN 1200 1966(FUSCA)  2min45seg321
10VOLKSWAGEN 1100 1962(FUSCA)  2min56seg821

 
 
 
 
 



 


 
 
 



Comentários