Dica técnica: Diferenças entre chassi separado e monobloco e os carros tem chassi hoje em dia?


MESMO COM O FIM DO CURSO, VALE DAR UMA DICA TÉCNICA.
O meu curso acabou ano passado, mas mesmo assim vale uma dica técnica , afinal vou começar pela construção do carro, na foto que abre a página um chassi de SP2(que é derivado do Fusca) e um monobloco de um Escort de segunda geração para mostrar as diferenças entre eles.
A CONSTRUÇÃO POR CHASSI pode ser tubular, espinha dorsal, fibra de carbono e escada que é o mais comum, no caso hoje picapes(como a S10), Jipes(Troller T4) usam chassi por escada e os caminhões também, afinal são veículos com ideia de levar carga ou ter bom uso no fora de estrada, embora hoje em dia as picapes médias só são usadas para levar carga na versão cabine simples e esportivos como o Lobini H1 e o Audi R8 e Lamborghini Gallardo usam fibra de carbono, o caso mais famoso de espinha dorsal no Brasil é o Fusca e dele vieram vários carros como Puma GTE/GTS, Bianco , Gurgel X12  até dentro da Volkswagen como 1600 4 portas, TL, Variant, Karmman-guia, SP2 e Brasilia, sendo que na Variant II foi amplamente modificada e chassi tubular por exemplo foi usado no Puma GTB e até o luxuoso Galaxie usava chassi por escada.
                                                     A S10 usa chassi por escada
O T4 usa chassi por escada também.
                                                O Lobini H1 usa chassi de fibra de carbono
                                                  O Fusca usa chassi por espinha dorsal
O GTB usa chassi tubular.

O primeiro carro nacional a vir com chassi foi justamente o primeiro carro nacional o DKW Vemaguet, e as vantagens? mais robustez no transporte de cargas, desenvoltura melhor no fora de estrada e que quando quiser colocar outra "casca" em cima é mais fácil, afinal o Puma GT Malzoni veio do DKW e tanto que ele é chamado de "Puma DKW" e no caso do Fusca é mais amplo como eu já citei já gerou um monte de carro fabricado pela VW e os fora de série nacionais e o Gurgel X12 e XEF, X15 e G800.
                                          O Vemaguet era construído sobre chassi.
E o monobloco? hoje presente em todos os carros de passeio(com exceção de esportivos de alto rendimento) e alguns utilitários esportivos, o primeiro carro nacional a ser monobloco foi justamente a Kombi, mas vou deixar de lado para falar depois sobre ela e com isso fica  Willys Gordini como primeiro nacional com carroceria monobloco e lógico que hoje em dia sai mais barato para o fabricante fazer carrocerias monobloco, fora que torna mais leve, mais econômico e tem um ótimo comportamento dinâmico até, mas dá para colocar outra casca em cima de um monobloco? bom se for fora do fabricante, não, agora se for o próprio fabricante dá é que ocorre por exemplo com Gol geração G, Fox e Polo, Fiesta(New) e Ka(Novo) e também com Onix/Sonic/Prisma de segunda geração/Cobalt e Sonic Sedan todos com construção monobloco, mas na mesma base Gamma II, ou Ford B-Global ou PQ24 nos modelos Volkswagen, agora fora das fabricas fica complicado, o Puma GTB por exemplo teve que vir ao mundo com chassi tubular, por que o Opala que era carroceria monobloco não dava, já o Fusca basta tirar a carroceria e aparafusar a de fibra de vidro no lugar, algo que não daria certo com o Opala.

O Onix e Sonic são feitos na plataforma Gamma II e de construção monobloco.
    O Gordini foi o primeiro carro nacional com carroceria monobloco depois da Kombi.
"Carros atuais não tem chassi" bom o monobloco é nada mais, nada menos que chassi e carroceria integrados, portanto ele tem chassi sim, nada mais me indigna do que essa frase, por que? por vários motivos apresentados: se não tiver chassi, não terá bancos, rodas e outras coisas que vem a reboque, portanto carros atuais tem chassi, mas ele é integrado a carroceria.

Mas existem carros que subvertem a regra, monobloco não deveria ser para utilitários e fora de estrada certo? pois bem, a Kombi desde 1957 vem com carroceria monobloco, o plano inicial era usar o chassi do Fusca, mas não aguentou, então ela ganhou um monobloco próprio que inclusive é usado só nela e foi usada pela Volkswagen alemã até 1973, o Jeep Cherokee desde a primeira geração usa carroceria monobloco(inclusive muito antes da aquisição da Fiat) e mesmo assim é dono de uma valentia impressionante no fora de estrada e temos o luxuoso Galaxie que em vez de monobloco era construído sob chassi tipo escada, mas até hoje é elogiado pelo luxo presente.
A Kombi apesar de ser um utilitário para cargas/pessoas ela usa construção monobloco.
                        A Cherokee apesar de ter foco no fora de estrada, usa construção monobloco.
O Galaxie Landau usava construção de chassi tipo escada, mas isso não impediu de ser confortável.
Mas o termo plataforma? vale para os dois tanto chassi separado, como monobloco e com isso talvez seja algumas surpresas para vocês.


 

 



 

 

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