Ecotec: O motor do Cruze o passado "Ecotequiano" dos GM 16V.

          RESOLVI VASCULHAR O PASSADO "ECOTEC" DOS NOSSOS 16V DA GM
Em 2009 a GM trouxe do México a Captiva 2.416V passou a se chamar Captiva Ecotec e um novo motor chamado Ecotec, em 2010 chegava o Malibu importado da Matriz e no final de 2011 chegava o Cruze com motor Ecotec 1.8, mas eles são da mesma família? por que o da Captiva e Malibu tem corrente metálica e o Cruze tem correia dentada? bom vamos ter que voltar ao passado para fazer isso e algumas curiosidade sobre o nome Ecotec que chegou a batizar também dois V6 também de concepção diversa e vamos também mostrar quais 16V não tem nenhuma relação com os Ecotec e qual deles tem relação com os Ecotec e essa matéria surgiu depois que fiz a matéria sobre os motores "exiliados" no exterior. então vamos lá!
   O primeiro 16V com quatro válvulas por cilindro da GM nacional foi o Vectra GSi, o segundo foi o Corsa GSi 1.616V que usava um motor importado da Hungria, a GM só chamou de Ecotec no vídeo de instrução de mecânica, mas sempre foi tratado no Brasil como "Família I 1.616V" o que não deixa de ser correto e vamos ver o seu equivalente europeu? e o motor do próprio GSi e por tabela também o Sedan e Wagon GLS 16V que tinham o motor nacional, mas é o mesmo motor.
                                                                  1.616V
Diâmetro de 79 x curso de 81.5mm
Cilindrada:1598cm3
Bom olhe para a capa e os motores o primeiro é o nosso Corsa GSi e o segundo é o Vauxhall Corsa GSi vendido na terra do Jeremy Clarkson, vejam: troquem os logotipos "Chevrolet 16V" pelo "Vauxhall Ecotec" e só o logo mudará, no resto era igual, inclusive ele era dotado de pistões e bielas forjadas e nosso Corsa GSi tinha taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 14.8KGFMa4000RPM e 108CVa6000RPM, o modelo europeu só passou a se chamar Ecotec em maio de 1994 e lá ele tinha 15.3KGFMa3800RPM e 106CVa6000RPM, mas em 1997 o 1.616V passa a ser feito no Brasil perde pistões e bielas forjadas e com isso gerava 102CVa6000RPM para equipar o Sedan e Wagon GLS, mas mantém o torque e na Europa ele ganha coletor variável na linha 1998 e com isso 15.1KGFMa4000RPM e 106CVa6000RPM já não equipava o Vauxhall/Opel Corsa B GSi,  ele equipava o Tigra e além dele o Vauxhall/Opel Astra G e o Vauxhall/Opel Vectra B, mas em outubro de 2001 ele dá o seu adeus ao Brasil e também a Europa, mas em 2003 ele retornava com comando de válvulas variável e coletor variável para equipar o Opel Astra H em 2006 passou a equipar o Opel Corsa D e esse motor ganhou Turbo para equipar a Meriva OPC, Corsa D GSi, Corsa D OPC e atualmente equipa o Cruze 1.6 Turbo australiano que é o motor disponível e o motor 1.616V com comando e coletora variáveis esteve no Sonic já como Ecotec no Brasil.
1.816V

Diâmetro de 80.5mm x curso de 88.2mm
1796cm3.
Olhe bem para a capa dos dois motores, troque o logotipo "símbolo da Chevrolet 1.816V" pelo "símbolo da Opel Ecotec" pois bem, no modelo Opel tem saliências, mas vai lá e vê a tampa do óleo é o mesmo formado e a mesma cor e aqui também foi tratado como "Família I 1.816V" de qualquer forma não está errado e equipou o Fiat Stilo também, a taxa de compressão era de 9,4:1 e com isso gerava 17.3KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM e era dotada de coletor variável, no Fiat Stilo tem capa diferente, mas você tira a capa, os motores são iguais e na Europa equipou o  Opel/Vauxhall Corsa C GSi 1.816V só lá gerava 16.8KGFMa4600RPM e 125CVa5600RPM e também equipou Opel Astra G, Opel Meriva A e Opel Vectra C, em 2003 para o Astra H ganha comando de válvulas variável e é esse motor hoje que estava no Cruze e também já como Ecotec no Brasil.
Mas aí cabe uma pergunta? a GMB enganou todo mundo? resposta: Não o motor 1.816V Ecotec derivado do família 1 é usado nos Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália e Europa em versões básicas convivendo ao lado com outros motores do grupo GM, então é o mesmo motor.
         Aqui um motor do Cruze 1.8 americano é o mesmo do nacional, só que á gasolina.
A única diferença que aqui é Flex e lá é a gasolina.
                                                                    2.NADA 16V
 Diâmetro x curso:86mm para cada.
Cilindrada:1998cm3.
Em março de 1997 a segunda geração do Vectra ou Vectra B era lançado no mercado nacional, o GSi saia de cena, mas o CD herdava a versão 16V do família II, repare nos logos você troca o logo "DOHC CHEVROLET 16V" por que "símbolo da Opel" Ecotec e tem esse motor, não sei se a versão europeia perdeu os pistões e bielas forjados, creio que sim na estreia ele gerava 19.7KGFMa4000RPM e 141CVa6000RPM e taxa de compressão de 10,2:1, mais tarde a taxa cai para 9.8:1 e com isso passou a gerar 19.2KGFMa4000RPM e 136CVa6000RPM, na Europa esse motor passou a equipar Opel/Vauxhall Vectra B e Astra F no último ano de carreira, mais tarde esse motor equipou o Astra no Brasil em 1999 com 128CV na linha 2001 subia para 136CV e seguiu no Brasil até 2005 e também equipou a Zafira e na Europa equipou o Astra G, Zafira e também o Opel/Vauxhall Omega B em posição longitudinal e tração traseira o que é algo interessante. só que em 2001 deixava de equipar o Astra G e a Zafira e o Vectra C não veio com esse motor.
2.216V
Diâmetro de 86mm e curso de 94.6mm
Cilindrada:2198cm3
Esse você tem que fazer um exercício maior de imaginação, primeiro "longitudinualize" o motor do Vectra B ou "transversalize" o doOpel/Vauxhall Omega B, fez isso? ok, troque o logo "2.2 CHEVROLET 16V" e aí troque pelo logo "símbolo da Vauxhall Ecotec" pronto, também temos que lembrar que o motor 2.216V a GM exportava para os Estados Unidos e de lá passava a equipar a Sintra que ia para a Europa, só não é mais um exiliado por causa do Vectra B e nele ele gerava 20.7KGFMa4000RPM e 138CVa5400RPM e já o Omega B ele gerava 20.7KGFMa4400RPM e 144CVa5400RPM, no Brasil esse motor morreu com o Vectra B em 2005 e na Alemanha em 2003 juntamente com o Vauxhall/Opel  Omega B.
                                                                 OS 16V QUE NÃO SÃO ECOTEC
                                                             2.NADA 16V(C20XE)
Diâmetro e curso iguais:86mm para cada lado.
Cilindrada:1998cm3
Eu sei que o motor era importado da Alemanha e ele é o Familia II mais refinado construído, depois é claro do Turbo, com pistões, bielas forjadas e válvulas refrigeradas a sódio, no Brasil equipou o Vectra e o importado da Alemanha Calibra, na Europa além desses modelos equipou o Opel Kadett E GSi/Vauxhall Astra GTE 16V e Opel/Vauxhall Astra F GSi e nunca foi chamado Ecotec.
1.NADA 16V
Diâmetro de 71.1mm e curso de 62.9mm
Cilindrada:999cm3
No final dos anos 1990 se viu uma corrida para os 1.nada 16V primeiro foi a Volkswagen, seguida da GM com o Família I 1.nada de cabeçote de 16 válvulas, aliás esse motor não tem nenhuma relação com o Ecotec 1.nada 12V usado na mesma época na europa, ele tinha taxa de compressão de 10:1 e gerava 9.1KGFMa4000RPM e 68CVa6000RPM, mas hoje o único 1.nada 16V é da Renault.
Diâmetro de 72.5mm e curso de 78.6mm
Cilindrada:973cm3 e três cilindros.
Bom esse é o Ecotec 1.nada dos Europeus, mas é três cilindros, com duplo comando de válvulas acionado por corrente metálica, bloco de ferro e cabeçote de alumínio, esse motor pertence a família 0 da qual fazem parte o 1.216V , o 1.416V e  o 1.416V com Turbo, vale lembrar que também tem o 1.416V Ecotec derivado da família 1, mas voltando a esse motor, ele estreou no Corsa B e gerava 8.4KGFMa2800RPM e 55CVa5400RPM, no Corsa C ganhou comando de válvulas variável e passou a gerar 9KGFMa3800RPM e 60CVa5400RPM e no Corsa D que manteve a potência.
2.416V
Diâmetro de 87mm e curso de 100mm
Cilindrada:2405cm3
Para não dizer que só a GMB usou esse motor, a Opel em conjunto com a Daewoo usaram nos primeiros Antara 2.416V vendidos na Europa, mas a GMB usava no Astra Sedan exportado para o México, no final de 2005 passou a equipar a terceira geração do Vectra nacional só que Flex e equipou o modelo até o início de 2009 quando ele deu adeus do mercado.

Diâmetro 88 e curso de 98mm
Cilindrada:2398cm3
Esse motor estreou o nome Ecotec oficialmente no Brasil é o 2.416V da Captiva com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis é um motor bem moderno, em 2011 ganhou injeção direta e o 2.516V SiDi é da mesma família desse 2.4 pertence a família L0850 e foi usado em diversos modelos da GM americana e no Opel Antara desde 2009 e alguns modelos Chevrolet vendido na Europa e dessa família também tem o 2.nada 16V, 2.nada 16V Turbo e 2.216V que são usados na Ásia, Europa e América do Norte em vários modelos Opel, Chevrolet, Buick por exemplo.
OUTROS ECOTEC
SGE(Small Global Engine)
Na foto é o de três cilindros 1.nada 12V SiDi do Opel Adam, mas existe o quatro cilindros 1.416V Turbo SiDi que equipa o Cruze chinês, o três cilindros sem turbo dessa família é cotado para vir. com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente.
MGE(Mid Engine Global).
Ele por enquanto é única cilindrada é o 1.6 Turbo com bloco de ferro , cabeçote de alumínio, turbo, intercooler e injeção direta equipa vários Opel entre eles Cascada e Insignia.
54 graus V6
Na foto temos um 3 litros 24 válvulas dessa família usado no Opel Omega B, esse motor substituiu o Opel CIH de seis cilindros em linha e foi nomeado Ecotec, além do 3 litros, todos de 24 válvulas, ele tem 2.5(prometido e não cumprido para o Vectra nacional), 2.6 e 3.2 e curiosamente todos os motores fabricados na Inglaterra e também equiparam o série L da Saturn.
                                                                   BUICK 231 V6 3.8
Aqui na foto temos o velho Buick V6 231 de 3.8 litros usado nos primeiros Omega australiano, tanto a Holden como a GM americana atualizaram esse motor e chamaram ele de Ecotec V6.
 
Enfim agora acho que respondi a dúvida por que tal Ecotec tem corrente e outros tem correia dentada, vale lembrar que o 1.816V do Cruze ainda mais moderno que o 2.nada 8V que equipava o nosso Vectra e que lógico nem todos 16V da GMB podem se chamar Ecotec, só o 1.616V, 1.816V, 2.nada 16V e 2.216V além dos motores que já se chamam Ecotec aqui no Brasil. e também a correia dentada os 16V antigo era para ser trocada a 50.000KM, a do Cruze é de 80.000KM o que indica que o trabalho de atualização do Família 1 no Cruze foi perfeito, lógico que tem a questão da contaminação por minério ou tempo , mas aí entra em outros detalhes e manual do proprietário.
 
 
 
 


 
 


 
 


Comentários

  1. Tenho a Zafira ano 2003,16v, posso substituir esse motor por Eco flexível novo, sendo ele 16v. Sem trocar módulo?

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    1. Vamos lá, o 1.8 16V Flex e do Cruze pertence a família I e o seu 2.nada 16V (zero atrás do ponto é nada) pertence a família II. e creio que você vai ter que trocar o módulo junto, afinal você chegou a achar um Cruze baixado no detram com motor completo? (inclusive com módulo). afinal a Zafira 16V é á gasolina.

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  2. O motor ecotec do sonic 2014 e o mesmo do opel b?

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    1. Sim, só que no Sonic ganhou comando de válvulas e coletores variáveis, algo inexistente nos Corsa B 1.6 16V.

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  3. Amigo, tenho um cruze sport6 2015 manual.
    Tenho muito interesse em fazer uma pequena preparação nele.
    Oque tem a dizer, motor confiável se colocar pouca pressão?
    Usaria coletor de escape do familia 1 ?
    O bloco é o mesmo ?

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    1. Opa, sobre turbo eu não posso dizer, acho que tem procurar receita em Opel alemães: Astra H por exemplo.

      Sobre o coletor do Família I digamos "normal" eu não usaria, por uma simples questão: o Cruze tem coletor variável é bem melhor que os coletores do família I de 8 válvulas por exemplo.

      O diâmetro x curso são iguais, mas no caso existe a mudança das galerias de água e de óleo por exemplo, sei que muda do 8V para o 16V, mas não sei se o do Cruze muda em relação a esses, mas a construção é similiar: Bloco de ferro, diâmetro x curso, o cabeçote do Cruze muda afinal tem comando de válvulas variável e e claro as 16V

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  4. O motor do Vectra 2.2 16v não é o mesmo do 2.4 com maior taxa de pistão?

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    1. Sim, além de ter um leve aumento no diâmetro, mas aqui a matéria aborda os motores foram chamados de Ecotec na Europa na mesma época, o 2.2 16V sim, já o 2.4 16V não, já que apenas os primeiros Opel Antara vendido na Europa usaram e não eram Ecotec. e aí o 2.4 16V Ecotec já era de outra família L0850, é o motor que esteve na Captiva quatro cilindros. Essa matéria era para mostrar o passado "Ecotequiano" de alguns motores 16V da GM, mas além do 2.4 16V não foi chamado de Ecotec o 2.nada 16V do Vectra GSi(o famoso C20XE, um baita de um motor sem dúvidas nenhuma) e o 1.nada 16V usados na família Corsa "Bolinha" não foram chamados de Ecotec, sendo que esse último nem na Europa existiu, já que lá usaram um três cilindros.

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  5. Amigo, me dá uma ajuda:

    O motor Le5 (?) 2.4 da Captiva tem muita diferença para adaptar em um Sonic? Casaria com o câmbio 6 marchas manual do Cruze?

    Caso negativo, consigo chegar no 1.8 do Cruze só modificando partes como pistoes, virabrequim, etc?

    Obrigado!

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    1. Cara, eu acho difícil colocar o 2.4 16V da Captiva no Sonic, agora sobre o 1.8 do Cruze antigo ele já está no limite(lembre-se que deriva da família I) então acho difícil fazer ele 2.4, em tese seria melhor colocar o 2.4 16V da Captiva no Cruze, o que em tese parece ser bem mais fácil. Já o Sonic eu acho difícil.

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  6. olá Boa noite
    gostaria de tirar uma dúvida e uma medo que anda me assombrando.
    estou querendo comprar uma captiva 2009 motor ecotec 2.4,porém estou receoso devido o motor e câmbio.
    o que vc me.fala sobre isso?

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    1. Desculpe a demora, sobre o Captiva 2.4 as peças são masi caras que os modelos nacionais e o consumo dela é alto, mas o desempenho é honesto, pelo que eu sei.

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  7. E possível deixar o motor 1.8 cruze, voltado pra gasosa?
    Deve melhorar o consumo, se for possível a mudança

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    1. Possível é, mas é uma operação que custa caro e não vale apena, caso necessário só ande com gasolina mesmo, por que aí tem que fazer diversas alterações e aí custa caro(e muito caro) melhor andar apenas na gasolina e manter ele flex.

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  8. Gostei muito da sua explicação, a minha dúvida é, os motores.2.4 do Vectra e da Captiva são muito diferentes, será que na parte dos suportes do bloco seriam compatíveis, daria para adaptar o motor completo.
    E o cabeçote, será que possuem galerias e dimensões compatíveis?

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    1. Infelizmente são muito diferente, inclusive até o diâmetro x curso, além disso, o bloco é de alumínio no Captiva, já o Vectra 2.4 é de ferro, enfim é outro motor totalmente diferente. Sobre adaptar o motor completo da Captiva, acredito que sim, mas não posso dar uma certeza, agora adaptar o cabeçote da Captiva e no motor do Vectra não dá, afinal são motores totalmente diferentes.

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  9. Obrigado pela resposta, pensei que mesmo o bloco sendo de alumínio e com diâmetro de pistão e curso diferentes, poderia ser o tipo de diferença entre o família II de 1.8 à 2.4 e os família I de 1.0 à 1.8 com os ecotecs abaixo 1.8L, que existem essas diferenças, mas também semelhanças, com muitas peças intercambiáveis, como pistões, cabeçotes, etc
    Seria possível montar um família II de 2.0 transformando em 2.3, com pistão de 2.4 com 0,5 (88mm) e virabrequim do 2.2 mantendo a biela original de 143mm?
    Sei que o r/l ficaria alto, fiz o cálculo, próximo de 0,33, mas se pensar que o família I de 1.8 fica próximo dos 0,34, acho que pode ter uma "aspereza" admissível.
    Talvez o pistão passe de 0,5mm à 1mm do bloco, mas já li que em alguns motores diesel isso é normal, compensado pela espessura da junta. Acha que uma receita dessas daria certo??
    Muito bom conversar com um admirador de motores como eu.
    Sucesso para você!

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    1. Olha confesso que não sei, mas aí entra no mundo da preparação, acredito que seja possível sim, e ele ficaria áspero, aliás o 2.2 de 8 válvulas é áspero, o 16V não por que conta com arvore rotativa de balanceamento. sobre os motores diesel são ásperos por natureza o que é comum na deles. Agora não posso confirmar se dá, mas acredito que dê, mas ficaria áspero. aliás o 2.4 de 8 válvulas da S10 é aspero, mas do Vectra nacional não devido justamente a arvore rotativa de balanceamento. Mas enfim a decisão é sua, se dá ou não. não sei. mas acredito que sim.

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  10. Tudo bem? Eu gostaria de saber se o 2.5 da S10 tb é familia 2? Se afirmativo, seria um 2.4 aumentado mesmo, ou seria outro bloco similar pouco maior?

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    1. Não. ele pertence a família L0850 a mesma do 2.4 16V do Captiva. já o 2.4 de S10 e Vectra pertence a família II(nesse último 2.4 16V), já o 2.5 da atual S10 não tem nada haver, inclusive usa até corrente metálica, contra correia dentada dos 2.4 de 8 válvulas de S10(antiga)/ Blazer e o 2.4 16V do Vectra.

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