O Golf que não conhecemos: A primeira geração do Golf, seus parentes na Alemanha e sua vida na África do Sul, México e EUA.

O GOLF DE PRIMEIRA GERAÇÃO NUNCA DEU AS CARAS NO BRASIL, MAS TEM UMA VIDA INTERESSANTE NO EXTERIOR.
Aqui no Brasil a sucessão do Fusca foi feita em definitivo pelo Gol, se quiser tem a matéria sobre os Gol Geração 1,2,3 e 4 que está junto com Passat nacional e Santana quer ver:
Mas na Alemanha a sucessão foi feita pela primeira geração do Golf, afinal o Passat havia mudado a direção da Volkswagen na Alemanha: motor e tração dianteiros e em março de 1974 a Volkswagen tratou de lançar um modelo menor que o Passat era o Golf, em março de 1974 ele media 3.83metros de comprimento, 1.61metros de largura, 1.41metros de altura e 2.40metros de entre - eixos, ele veio em duas opções de acabamento: L e GL, duas opções carroceria: hachtback de duas ou quatro portas, o motor era dianteiro transversal e tração também era dianteira, de início apenas uma opção de motor: o EA 111 1.100, o seu diâmetro é de 69.5mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 1093cm3, a sua taxa de compressão é de 8:1 e com carburador de corpo simples gerava 7.9KGFMa3000RPM e 50CVa6000RPM e como curiosidade é o motor da mesma família dos nosso atuais 1.nada e 1.6, sendo o 1.nada chegaria ao Brasil 23 anos depois, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios discos sólidos na dianteira e tambores na traseira.
O Golf  chegava ao mercado europeu com motor 1.1 de 50CV.

Aqui a versão quatro portas.
Talvez a escolha do motor 1.1 seja reflexo da crise do petróleo, curiosamente esse Golf tem dimensões próximas do Gol de primeira geração, em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda, em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda, mas em março de 1976 a Volkswagen deu mais potência, numa criação rebelde da engenharia da Volkswagen alemã era lançada a versão GTI, destinada a 5000 unidades, ele ganhava molas e amortecedores para se adequar a potência, discos ventilados na dianteira, câmbio manual de cinco marchas e junto com eles, em vez do 1.100 ele veio com o EA 827 1600 dotado de injeção mecânica é o nosso conhecido "AP bielinha" do Passat TS, mas dotado de injeção mecânica em vez de carburador, o diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1588cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 14.3KGFMa5000RPM e 110CVa6100RPM e considerando o peso de 840KG o desempenho é excelente.
         O GTi chegava ao mercado europeu com motor 1.6 de injeção mecânica e 110CV.
Em outubro de 1976 na linha 1977 duas novidades, chegava ao mercado europeu o sedã Jetta e o cupê Scirocco, mas primeiro vamos ao sedã Jetta de início apenas com motor EA 827 1500 e o câmbio manual de quatro marchas, o Jetta tinha dianteira diferente do Golf e as dimensões eram iguais com exceção do comprimento que era de 4.20metros para o Jetta,  voltando ao motor, dotado de carburador de corpo simples, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 73.4mm o que totalizavam 1457cm3 e sua taxa de compressão é de 8,2:1 e com isso gerava 11.2KGFMa2500RPM e 70CVa5600RPM é basicamente um "AP 1500 bielão" ele tem diâmetro do Passat TS 1600 e curso reduzido o que não deixa de ser interessante, suspensão e freios seguem o mesmo e com opção de carroceria de duas ou quatro portas.
A primeira geração do Jetta chega ao mercado de início apenas o 1.5 de 70CV, mais tarde chegava o 1.3 de 60CV, o 1.6 de 110CV, 1.8 de 112CV e os 1.6 á diesel de 54CV e turbo diesel de 70CV.

Aqui o Jetta de quatro portas, agora sabemos quem inspirou o primeiro Voyage...
E o cupê Scirocco também chegava ao mercado, ele vinha nas versões básica, GT e GTi, duas opções de câmbio: manual de quatro ou cinco marchas(exclusivo do GTi), nos motores a oferta começava pelo 1.5 já citado no Jetta, o 1.6 de injeção mecânica exclusivo do GTi e o 1.6 dotado de carburador  duplo, a taxa de compressão é de 8,2:1 e com isso gerava 12.7KGFMa3800RPM e 85CVa5600RPM.



O Scirocco chegava ao Brasil com motor 1.5 já citado no Jetta e o 1.6 de 85CV.

O GTi com o mesmo 1.6 de injeção mecânica do Golf GTi.
Nas dimensões ele mantinha o entre - eixos do Golf, a largura passava a 1.62metros, a altura passava a 1.31metros e o comprimento a 3.88metros.
   Em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda, em outubro de 1978 na linha 1979 o Golf ganhava nova grade dianteira e novas lanternas, nos motores o 1100 era mantido, estreava o 1300, o seu diâmetro é de 72mm e o curso é de 75mm o que totalizavam 1273cm3, também pertence a família EA827 conhecidos aqui como AP, aliás esse motor era feito no Brasil e exportado para lá, dotado de carburador de corpo simples e taxa de compressão de 8,2:1 ele gerava 9.5KGFMa3800RPM e 60CVa6000RPM e se você não viu a matéria sobre motores feitos no Brasil usados em carros não vendidos no Brasil pode dar uma olhada aqui:
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2015/02/rumo-ao-exilio-motores-nacionais-que.html
E chegava o furgão Caddy, ele era derivado do Rabbit picape estadunidense, mas antes vamos falar apenas sobre o modelo europeu, ele media 4.38metros de comprimento, 1.64metros de largura, 1.69metros de altura e 2.62metros de entre - eixos, o câmbio era manual de quatro marchas e os motores eram o 1500 já citado no Jetta e o 1600 já citado no Scirocco.
O Golf ganhava nova grade dianteira e novas lanternas, mantinha o 1.1 e estreava o 1.3 e ganhava o 1.5 e os 1.6 á diesel e turbo diesel já citados no Jetta.

Aqui o quatro portas com as mesmas alterações visuais.

O GTi ganhou faróis duplos redondos de início , manteve o 1.6 e mais tarde veio o 1.8 de 112CV.

O Caddy chega ao mercado com motores 1500 e 1600, mais tarde chegava o 1.6 á diesel e o 1.8.
Em outubro de 1979 na linha 1980 o Scirocco ganhava nova grade dianteira apenas, o Golf ganhava a opção do motor 1500 já citado no Jetta e também o EA 827 Diesel ou simplesmente AP á diesel, dotado de bomba injetora o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1588cm3, a sua taxa de compressão é de 23,5:1 e com isso gerava 10.2KGFMa2000RPM e 54CVa4800RPM é o mesmo motor que equipava a Kombi á diesel, o Jetta ganha também a opção desse motor á diesel, assim como a Caddy, no caso da Caddy uma ótima pedida para um veículo comercial e no caso de Golf e Jetta carro de passeio á diesel é comum na Europa e também chegava o conversível com o mesmo motor 1300 já citado no Hachtback era o único motor disponível.
                  O Scirocco ganha nova grade dianteira e sem alterações mecânicas.
O Conversível chegava ao mercado com motor 1.3, mais tarde ganhava o 1.5 e o 1.6 citado no Corrado.
Em outubro de 1980 na linha 1981 é vez do Jetta ganhar a opção do 1300 já citado no Golf e além dele o Jetta recebe a opção do 1600 de injeção mecânica do Golf GTi, em outubro de 1981 na linha 1982 mais novidades, era vez da estreia do EA 827 1.8 aqui conhecido como "AP 1800" e na Europa já com bielas mais longas, chamado de "bielão" com injeção mecânica, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1781cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 15.6KGFMa3500RPM e 112CVa5800RPM e passa equipar o Jetta 1.8 e o Golf GTi e estreava o turbo no motor 1.6 á diesel e com isso agora ele gerava 13.6KGFMa2600RPM e 70CVa4500RPM é basicamente o mesmo motor da nossa Kombi á diesel com adoção da turbina.
Mas não eram as únicas novidades disponíveis, estreava a nova geração do Scirocco, que media 4.05metros de comprimento, 1.62metros de largura, 1.28metros de altura e manteve o entre - eixos, nos motores ele estreava a opção do 1300, o 1500 era mantido, o 1600 agora com três opções de potência: 75CV, 85CV e 110CV o último dotado de injeção mecânica, mas o primeiro é mais interessante, é o famoso EA 827 1.6, aqui no Brasil conhecido como "AP 1600 bielão" o seu diâmetro é o mesmo do 1.8, mas o curso é de 77.4mm o que totalizavam 1595cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com carburador de corpo duplo passou a gerar 12.6KGFMa2500RPM e 75CVa5000RPM.
A Segunda geração é uma ampla reestilização do Scirocco e os motores eram o 1.3, 1.5 já citados no Jetta, 1.6 de 75CV, 1.6 e 1.6 de injeção mecânica já citados no Scirocco de primeira geração, mais tarde chegava o 1.8 de 90CV e injeção mecânica com 95CV.
O GTi mantinha o 1.6 e logo estreava o 1.8 de injeção mecânica já citado no Golf.
Em março de 1982 o Scirocco GTi troca o 1.6 pelo 1.8 de injeção mecânica já citado no Golf GTi, em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda, em outubro de 1983 na linha 1984 o Golf de primeira geração dá o seu adeus e passa o bastão para o modelo de II geração, que está junto  na matéria com a III geração que foi a primeira  vendida no Brasil e o Polo Classic, Seat Córdoba, Seat Ibiza e Volkswagen Van quer dar uma olhada?
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2013/08/plataforma-da-volkswagen-plataforma-que.html
Mas Caddy e Scirocco seguem como herdeiros dessa plataforma, tanto ele como a Caddy ganhavam a opção do motor 1.8 com carburador de corpo duplo e com isso gerava 14.8KGFMa3300RPM e 90CVa5200RPM e para o Scirocco estreava o 1.8 16V é basicamente o mesmo 1.8 de injeção mecânica, mas com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e taxa de compressão de 10:1 e com isso gera 16.3KGFMa4500RPM e 139CVa6500RPM inclusive ele tem o mesmo diâmetro x curso do 1.8 que por sua vez é o nosso AP 1800. ou seja é um "AP 1800 com cabeçote de 16 válvulas" e o conversível ganhava opção do motor 1.6 de 75CV que é o nosso AP 1600.
O 16V chegava ao mercado com motor 1.816V de 139CV.
   Em outubro de 1984 na linha 1985 a Caddy dá adeus da europa ocidental, mas segue sua carreira na Europa oriental até ser substituída pela derivada do Polo, o Scirocco segue sendo herdeiro da plataforma do Golf I, em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda, em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda, em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda, em outubro de 1988 na linha 1988 chegava o 1.8 de injeção mecânica em substituição do modelo á carburador, mas agora ele era estrangulado para gerar 14.5KGFMa3400RPM e 95CVa5600RPM, em outubro de 1989 na linha 1990, em outubro de 1990 na linha 1991 chegava o Corrado e com isso começa a substituição , em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 ele dava adeus depois de 24 anos de vida dessa plataforma na Europa e o Cabrio passava vir da III geração , na Europa oriental seguiu até 1996 com a chegada da Caddy derivada do Polo. Se você ficou curioso sobre o Golf IV sugiro você ler essa matéria:
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2013/10/plataforma-pq34-da-volkswagen-o-golf.html e aí está incluindo New Beetle, Bora e a primeira geração do A3.
Ou seja a curiosidade é o Golf V ou VI sugiro essa matéria aqui:
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2014/05/plataforma-pq-35-volkswagen-jetta-e-sua.html
que inclui novo Fusca, Jetta e a segunda geração do Audi A3 também.
Mas enfim 22 anos de  Europa, a plataforma desse artigo deu o seu adeus.
O JETTA CHEGA AO MERCADOS ESTADUNIDENSE E CANADENSE apesar de ter nascido com na Alemanha, o Jetta foi desenvolvido com foco no mercado americano, afinal apesar das boas vendas do Golf, a VW viu que muitos queriam um sedã e isso foi feito, em outubro de 1979 na linha 1980 o Jetta chega ao mercado americano, ela mudava grade dianteira, faróis e para - choques, mas mantinha o comprimento de 4.20metros, no câmbio além do manual de quatro marchas e o motor era o exclusivo para o mercado norte-americano: o EA 827 1.5 que gera 11.2KGFM a 3000RPM e 70CV a 5500RPM.
Com nova grade, faróis e para - choques o Jetta chega aos EUA com motor 1.5 de 70CV e mais tarde o 1.7 de 70CV

Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda, em outubro de 1981 na linha 1982 o 1.5 dava lugar ao EA 827 1.7 ou "AP 1700" que gerava 12.4KGFM a 3000RPM e 76CV a 5500RPM, em outubro de 1983 na linha 1984 era vez do esportivo GLI que trouxe o motor EA 827 1.8 de injeção eletrônica que aqui conhecemos como "AP 1800" que gerava 13.8KGFM a 3000RPM e 90CV a 5500RPM, além disso veio o câmbio manual de cinco marchas com relação encurtada.
O esportivo GLI trazia o motor 1.8 de injeção eletrônica e 90CV 

Em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda, em outubro de 1986 na linha 1987 ele dá lugar a segunda geração que  é outra conversa.
NA AFRICA DO SUL ELE TEVE UMA VIDA BEM LONGA, no Brasil nos lembramos da Kombi e seus 56 anos(1957-2013), na Argentina o Ford Falcon(1961-1991), na China o Santana(1984- até hoje) só que no caso do Santana chinês ele já está em outra plataforma, e ainda voltando ao Brasil temos o Corsa Classic lançado no final de 1995 como Corsa Sedan(ele perdeu o nome Corsa).
Voltando a terra do Joel Santana, the longevity of Golf I foi mais do que muitos previam, ele foi lançado na África do Sul em outubro de 1977 na linha 1978 apenas como Golf de início apenas o 1100 que gerava 7.9KGFMa3000RPM e 50CVa6000RPM e o GTi com motor 1600 de injeção mecânica que gerava 14.3KGFMa5000RPM e 110CVa6100RPM, em outubro de 1979 na linha 1980 era vez das opções 1300 que gerava  9.5KGFMa3800RPM e 60CVa6000RPM e o 1.6 á diesel de 10.2KGFMa2000RPM e 54CVa4500RPM todos detalhes na parte europeia desse artigo.
Da esquerda para a direita: o primeiro modelo com motor 1.1 de 50CV, 1.3 de 60CV, o esportivo GTi usava o 1.6 de 110CV e o 1.6 á diesel de 54CV e os outros dois modelos serão tratados no decorrer da parte do artigo.
Mas em outubro de 1984 na linha 1985 o Golf II chegava a África do Sul e com isso o antigo Golf ganhava o nome de Citi Golf e virava opção de entrada, câmbio manual de quatro marchas e apenas uma opção de motor se mantém: o 1300 já citado aqui.
O Golf agora era Citi Golf de início o 1300 de 60CV, mais tarde ele ganhava o 1600 de 85CV, mais tarde o 1.4 de 65CV, o 1.6 de 80CV e mais tarde os dois com injeção eletrônica e 84CV no 1.4 e 100CV no 1.6.
Em outubro de 1985 na linha 1986 chegava a opção mais potente com motor 1600 aliás é o EA 827 ou 1.6 "bielinha" que gerava 12.7KGFMa3800RPM e 85CVa5600RPM e junto com ele o câmbio manual de cinco marchas, e com o Apartheid "comendo solto" , mas começava a sofrer pressões internacionais na época, em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda, em outubro de 1987 na linha 1988 ele ganha a opção de câmbio automático de quatro marchas, em outubro de 1988 na linha 1989 ele ganha a opção do EA 827 1.8 que aqui conhecemos como AP 1800 e na África do Sul ele gerava 14KGFMa3000RPM e 95CVa5600RPM, vale lembrar que lá não era obrigado catalizador, em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda, em outubro de 1990 na linha 1991 estreava o esportivo CTi com motor EA 827 1.8 dotado de injeção mecânica que gerava 15.6KGFMa3600RPM e 112CVa5800RPM ou seja é basicamente uma volta no tempo para o Golf chamado de GTi.
                    O CTi chegava ao mercado sul-africano e o motor era o 1.8 de 112CV.
Em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 o 1.6 continua em catálogo e estreava o 1.4 é basicamente um "AP 1400" derivado da família EA 827, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 77.4mm o que totalizavam 1423cm3, a sua taxa de compressão é de 9,7:1 e com carburação dupla gerava 11KGFMa3800RPM e 65CVa5600RPM e o nosso conhecido AP 1600 que já citamos em detalhe no Scirocco que gerava 13.3KGFMa3200RPM e 80CVa5600RPM e com isso os modelos 1.8 e 1.8 CTi dão o seu adeus para dar lugar a modelos como Polo por exemplo e aí o Apartheid já havia acabado e Nelson Mandela já era o presidente, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 ele ganha a opção de injeção eletrônica para os motores 1.4 e 1.6, o 1.4 passava a gerar 12KGFMa3200RPM e 84CVa5800RPM e o nosso velho conhecido AP 1600 ou EA 827 1.6 por  lá gerava 14KGFMa3000RPM e 100CVa5600RPM, mas mantinha as opções dotada de carburador, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 apenas mudança do painel e um pequena mudança na grade, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 estreava a versão R-Line que trouxe de volta o motor EA 827 1.8(no Brasil conhecido como AP 1800) mas agora com injeção eletrônica ele gerava 16.5KGFMa4200RPM e 122CVa5900RPM, se tornado não só o Golf City mais potente e sim o Golf I mais potente dessa história e o segundo modelo mais potente dessa plataforma, atrás apenas do Scirocco 16V.
O Citi Golf R trouxe de volta o motor 1.8 só agora injeção eletrônica e 122CV.
Em outubro de 2007 na linha 2008 o 1.6 á carburador dava o seu adeus, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e em outubro de 2009 ele dava o seu adeus, sendo substituído pelo Polo Vivo, quer dar uma olhada sobre a versão sul - africana do Polo é só dar uma olhada aqui:
A Serie de despedida do Citi Golf com motores 1.4 de 72CV, 1.4 de 84CV , 1.6 de 100CV e o 1.8 de 122CV. sendo os três últimos com injeção eletrônica.
Se o Kadett Superboss e o Ford Sierra XR8 foram vítimas do Apartheid, o Golf de primeira geração na África do Sul foi lançando durante o Apartheid e ainda viu a queda desse regime, qualquer semelhança com a nossa Kombi é mera coincidência , afinal a velha senhora entrou num período de democracia, viu o nascer e morrer da ditadura militar e viu a democracia renascer e com isso era o fim dessa plataforma pelo mundo.
A VOLKSWAGEN TEM UMA PRESENÇA MUITO FORTE NO MÉXICO, mas não foi o Passat que provocou a "revolução da água" por lá e sim o Caribe que é o Golf I com outro nome, ele foi lançado em maio de 1977 em carroceria hachtback de quatro portas, duas opções de acabamento: Básica e L e única opção de câmbio: manual de quatro marchas e única opção de motor o EA 827 1.6 ou "AP bielinha", o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1588cm3, dotado de carburação simples e taxa de compressão de 8,2:1 gerava 11.7KGFMa2800RPM e 67CVa5000RPM era o único motor disponível na terra da tequila.
O Caribe chegava ao mercado com motor 1.6 de 66CV.
Em outubro de 1977 na linha 1978 recém-lançado nada muda, em outubro de 1978 na linha 1979 ele ganhava a versão de acabamento GL, em outubro de 1979 na linha 1980 ele ganhava a opção da carroceria duas portas como opção mais barata, mas sem sucesso no México.
                                                                                                                                                                                                         
Em outubro de 1980 na linha 1981 duas novidades, chegava nova grade dianteira, faróis e para - choques e o deixavam igual ao Rabbit americano, esses por sua vez vinham do Jetta europeu e o Jetta passa a ser feito no México com o nome de Atlantic nas versões L,GL e GLS e sempre 1.6.
Nova grade dianteira, faróis e para- choques iguais ao Rabbit americano e o mesmo motor 1.6 e mais tarde o 1.6 á diesel de 54CV.

O sedã Atlantic com a dianteira igual ao Jetta vendido nos EUA e sempre com motor 1.6.
Em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda, em outubro de 1983 na linha 1984 a versão L dá adeus, a "Básica" vira C e assim só ficavam L e GL e ele ganhava a opção do EA 827 1.6 á diesel ou AP 1.6 á diesel é o mesmo usado aqui na Kombi que gerava 10.2KGFMa2000RPM e 54CVa4800RPM, em outubro de 1984 na linha 1985 chegava o esportivo GT dotado de câmbio manual de cinco marchas e o motor era o EA 827 1.8 aqui conhecido como AP 1800 com carburador de corpo duplo e taxa de compressão de 8,5:1 gerava 14.5KGFMa3000RPM e 85CVa5400RPM é o mesmo motor usado no Corsar(Santana) e Kombi mexicana de 1988 até 2000(sendo os quatro últimos anos, feitas no Brasil) ou seja não era um GTi, mas ao menos era melhor que os 66CV do 1.6.
                       O Caribe GT chegava ao mercado mexicano com motor 1.8 de 85CV.
Em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda, em outubro de 1986 na linha 1987 o GT dava adeus, em março de 1987 chegava o Golf de segunda geração chamado de.... Golf também no México e o sedã Atlantic também dá o seu adeus e o seu lugar ao Jetta.
O PRIMEIRO VOLKSWAGEN FEITO NOS EUA FOI O RABBIT que é nome do Golf I nos EUA, de início o motor era o EA 827 1.6 ou AP "bielinha" 1.6 que gerava 11.7KGFMa2600RPM e 66CVa5000RPM e o mesmo motor do Caribe mexicano e no visual ele era igual ao Golf alemão.
O Rabbit depois de dois anos importado da Alemanha, passava a ser feito localmente com motor 1.6 de 66CV era a única opção.
E o lançamento foi em março de 1978 , em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda, em outubro de 1979 na linha 1980 chegava a versão Pick-up tinhas as mesmas dimensões da Caddy europeia, a única diferença era altura de 1.49metros, a picape era mais baixa e ela tinha três opções de motor: 1.6 já citado no Golf e os EA 827 1.6 diesel em versão de aspiração natural com 10.2KGFMa2000RPM e 54CVa4800RPM só que não convenceu os americanos, mesmo sendo um veículo comercial.
          A Rabbit picape chegava ao mercado com motor 1.6 á gasolina e o 1.6 á diesel de 50CV.
Mas em outubro de 1980 na linha 1981 eles ganhavam nova grade dianteira, faróis e para -choques igual ao Jetta europeu, nos motores sem nenhuma alteração presente.
Nova grade dianteira, faróis e para- choques para o Rabbit, mais tarde ele ganhava o motor 1.7 de 75CV.

A Picape também ganhava alterações visuais e além do 1.7 estreava o Turbo Diesel 1.6 de 70CV.
Em outubro de 1981 na linha 1982 duas novidades, chegava o motor EA 827 é uma espécie "AP 1700" o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1721cm3 e com carburador de corpo duplo, taxa de compressão de 8:1 e com isso gerava 13KGFMa3200RPM e 75CVa5600RPM em lugar do 1.6 e a picape ganhava a opção do EA 827 1.6 diesel de 13.6KGFMa2600RPM e 70CVa4500RPM e lembrando que todos os motores  desse artigo são com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, com exceção é claro do 16V do Scirocco que é turbo e aí já é outra história.
Em outubro de 1982 na linha 1983 chegava o Rabbit GTI, o câmbio era manual de cinco marchas e motor é o EA 827 1.8 dotado de injeção mecânica, mas "estrangulado" para gerar 15KGFMa3000RPM e 100CVa5000RPM era um motor mais fraco para o GTi dos americanos.
                      O GTI chegava ao mercado, mas o 1.8 gerava 100CV nos EUA.
Em outubro de 1984 ele dá adeus é substituído pela segunda geração importada da Alemanha, tanto ele como a pick-up dão o seu adeus e fabrica é vendida para a Chrysler.

O Golf de primeira geração tem uma importância em muitos mercados onde foi vendido, na África do Sul teve uma vida longa, na Alemanha foi importante, que o sucesso dele, acabou ditando os caminhões para a Opel alemã e para a Ford, que seguiram a receita  de motor transversal e tração dianteira com o Kadett D e o Escort MK3, se ficou curioso dê uma olhada na história do Kadett D que está junto com E que foi o modelo vendido no Brasil, o C era o nosso Chevette:
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2013/02/chevrolet-kadetto-medio-da-gm-e-seus.html
E também dos Escort MK3/MK4:
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2012/12/o-ford-escort-de-primeira-geracao-e.html

Bom os Golf de segunda e terceira geração já linkei, agora se você ficou curioso sobre a quarta geração está aqui:
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2013/10/plataforma-pq34-da-volkswagen-o-golf.html
E a quinta e sexta geração que não tivemos está aqui:
http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2014/05/plataforma-pq-35-volkswagen-jetta-e-sua.html

E nos EUA foi o primeiro a ser fabricado localmente e no México ele abriu a "revolução da água".





















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