Tirando leite de pedra: A metamorfose do AP e suas ramificações.



A O EA 827/EA 113 MOSTRA QUE EVOLUIU ATÉ ONDE NÃO SE IMAGINAVA.
O motor AP vai sempre render polêmicas e das boas, aliás as frases mais existente são essas:
"AP só existe do Brasil"
"Ué está louco? TFSI não tem nada a ver  como AP"
"O AP é como  Jason, quando você pensa que morreu, ele não morreu"
"O Jetta usa motor AP"
"O Jetta não usa motor AP"
Enfim essas frase é para responder a pergunta que nunca quer calar, mas lógico antes que você ache que misturo alho com bugalhos, é só ler a matéria inteira e não distorcer o que escrevi e antes que você comece a chorar sobre o Audi TTS TFSI da foto, vou lhe falar uma coisa: o que importa é o resultado e os resultados produzidos no TTS são excelentes, então não existe por que chorar.
A primeira pergunta "AP só existe no Brasil?" resposta: Não, no exterior ele se chama EA 827 assim com os outros motores da VW: EA 111, EA 211, até o EA 113 que depois eu vou explicar mais á frente o por que disso, existe o EA 885 e o EA 888, o que tem relações intimas com o AP são o EA 827 e EA 113 que são o foco de nossa matéria e inclusive o MD dos antigos Passat nacionais também é EA 827 e aqui no Brasil é chamado também de "AP bielinha" e enfim tenho dois leitores que converso vai de agrado: um gosta de matérias técnicas e outro é fã da Volkswagen.
A ERA" BIELINHA"

1300
1297cm3
Diâmetro 75 x 73.4mm
1500
1471cm3
Diâmetro 76.5 x 80mm
1600
1588cm3
Diâmetro 79.5mm x 80mm
1600 diesel
Diâmetro de 76.5 x 86.4mm
1800
Diâmetro de 81mm e curso de 86.4mm
Está vendo os dois motores em cima, o primeiro é do Passat TS 1600 e o segundo é do Golf GTi de primeira geração( a terceira geração chegou aqui nos anos 1990) "transveralise" o motor do Passat e imagine ao lado do Golf, ou "longitudinualise" do Golf, pode ver que tirando a injeção mecânica o resto é tudo igual, aqui no Brasil só tivemos o 1500, 1600, 1800 e o 1600 Diesel na Kombi, na europa teve até versão Turbo Diesel do 1600,  o 1500 começou a carreira com carburação simples e terminou com ela e ganhou opção á álcool, o 1600 começou com dupla carburação e morreria com ela, mas na terra do 7x1 evoluiu a ponto de ganhar injeção mecânica para o primeiro Golf GTi, o 1800 começou com dupla carburação ,mas bielas eram tão curtas que faziam vibrar além da conta e não desenvolver a potência que deveria, mas enfim ao menos a VW brasileira tomou uma solução que já vamos falar e lembrando que os 1500 e 1600 tiveram opção de motor á álcool ,  além da gasolina.
A ERA "BIELÃO"/AP
1300
1272cm3
Diâmetro 72mm e curso de 75mm
1600
1596cm3
Diâmetro de 81mm e o curso de 77.4mm
1800
1781cm3
O mesmo diâmetro do 1.6 e curso de 86.4mm
2000
1984cm3
Diâmetro de 82.5mm e o curso de 92.8mm
Vamos a foto, a foto a primeira de cima é do Gol GTi de primeira geração e a foto de baixo é do Golf GTi de segunda geração, tirando faça a mesma operação que você vez acima no Passat, ou seja você vai notar semelhanças é basicamente um motor AP e aliás esteve em posição transversal no Golf de III geração, Seat Córdoba, Ford Escort, Ford Verona, Apollo, Logus e Pointer aqui no Brasil também.
Além de resolver o problema do 1.8 adotando bielas mais longas, resolvia padronizar com alterações no 1.6, mas de resto é igual, inclusive até a correia dentada e sempre com carburação dupla, gasolina ou álcool, três anos depois estreia o AP 2000 que vinha com carburação dupla e versão á gasolina, na Alemanha eles tiveram o 1300, mas era feito no Brasil, se não viu a matéria sobre motores exilados:
Enfim com o tempo as três cilindradas presentes no Brasil, ganharam injeção eletrônica monoponto, depois multiponto e mais tarde o 1600 virava o primeiro Flex no Brasil e o 1800 também virava Flex, mas o 1600 ganhava alterações para ficar mais potente e depois aí o AP "convencional" dava adeus junto com a Parati em 2012, mas lembre-se o AP continua vivo, depois eu conto...
 O CINCO CILINDROS
1900
1921cm3
Diâmetro 79.5mm e curso de 77mm
2000
1994cm3
Diâmetro de 81mm e curso de 77.4mm
2100
2144cm3
Diâmetro de 79.5mm e o curso de 86.4mm
2200
2236cm3
Diâmetro de 81mm e curso de 86.4mm
Bom você pode estar achando que é ilusão de ótica, mas não é um AP de cinco cilindros, olha o tamanho e o desenho desse motor, inclusive esse motor esteve numa lenda dos Rally: o Audi Quattro na versão 2.1 Turbo e pode quer o 2000 de cinco cilindros e 2200 repetem os quatro cilindros 1600 e 1800 basicamente um AP com um cilindro a mais e esse motor é uma foto tirada de um Audi 200.
BLOCO ALTO E CABEÇOTE CONVENCIONAL.
1984cm3
Diâmetro de 82.5mm e curso de 92.8mm
Esse motor é um do Passat alemão que chegou ao Brasil nos anos 1990, afinal sempre tem alguma coisa a descobrir e confesso que quando me falaram não acreditei e eis que era verdade: o "AP 2000 de bloco alto e cabeçote convencional"  esteve no Passat alemão, mas enfim existiu, ele tem o bloco mais alto para acomodar as bielas mais longas o que deixa ele bem suave diferente do AP 2000 e aí ele passou a se chamar EA 113 junto com outras variações desse motor e o motor é do Passat de quarta geração,  já que o primeiro é mais antigo e a segunda é o Santana.
BLOCO ALTO, CABEÇOTE FLUXO CRUZADO E VERSÃO 16 VÁLVULAS.
2.NADA
2.NADA 16V(GOL GTI 16V E PARATI GTi 16V).
Diâmetro 82.5mm  x curso de 92.8mm
O Golf chegava na terceira geração importado do México em 1994 e junto com ele veio o bloco alto e o cabeçote de fluxo cruzado, aliás o bloco alto estreou no próprio Golf já que chegou aqui no Golf e aliás o motor era feito no México também, o Passat veio alguns meses depois e no final de 1995 chegava a versão com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas que estreava no Gol GTi 16V "bolinha" tanto que o  conjunto de biela longa, bloco alto é procurado por muitos proprietários de Gol para modificar o seu AP, enfim o Golf mexicano deu adeus em 1998 nas versões GLX e GTi, a GL 1.8 vinha com o AP convencional, já o motor 16V do Gol GTi foi até outubro de 2000 e ambos são EA 113, mas o VW do Brasil chamou o motor do Gol GTi 16V de "AP 2000 16V" o primeiro de cima é versão 8 válvulas do Golf mexicano e o segundo é do Gol "Bola" GTi 16V.
                                                           OS "MONSTROS" DE CINCO CILINDROS.
                                                             2200 20V TURBO
                                                                2236cm3
                                                 Diâmetro de 81mm e curso de 86.4mm
Bom depois esse modelos ganharam cabeçote de 20 válvulas(4 válvulas por cilindro) e turbo nos modelos da Audi, sendo Audi S6 e a lendária RS2 Avant com motor preparado pela Porsche e ambos com turbo,  diga-se e aqui é um motor de uma Audi S6 Avant.
                                                           O PRIMEIRO V8 DA AUDI
3600
                                                                           3562cm3
                                                    Diâmetro de 81mm e curso de 86.4mm
O primeiro V8 da Audi é basicamente um "AP 3600 32V" é basicamente, a grosso modo dois "AP 1800 juntos" e com cabeçote de 4 válvulas por cilindro era o primeiro V8 da Audi, equipava o Audi V8, depois a Audi começou a desenvolver outros V8, V10, V12 e até W12 e V6 é claro. ou seja o primeiro V8 da Audi tem forte veia AP e aqui é um motor de um Audi V8 antecessor do A8.
                                           OS CABEÇOTE 20 VÁLVULAS E QUATRO CILINDROS
                                                        1781cm3
                                              Diâmetro de 81mm e curso de 86.4mm
                                                         1984cm3
                                              Diâmetro de 82.5 e curso de 92.8mm
Nos anos 1990 o grupo Volkswagen colocou 5 válvulas por cilindro em tudo quanto é motor e o 1.8 que na verdade é um AP 1800 com cabeçote de fluxo cruzado não escapou e ganhou 5 válvulas por cilindro e turbo e estreou no Golf GTi e Audi A3 aqui no Brasil só o primeiro contou com versão aspirada na primeira geração ambos tiveram versão turbo, o importado da Alemanha A4 e Passat também contaram com versão turbo e também é chamado de EA 113 e nos últimos A4 até o 2.nada foi ressuscitado, eu acredito que o 2.nada com bloco alto e biela longa, afinal tem que girar mais e o motor da foto é do Golf GTi de quarta geração e o mesmo do Golf GTi nacional, apesar do duplo comando de válvulas, ele tem apenas uma polia acionada pela correia dentada por que o outro comando de válvulas é acionado por corrente metálica por trás.
                                           BLOCO BAIXO E CABEÇOTE DE FLUXO CRUZADO.
1984cm3
Diâmetro 82.5mm e curso de 92.8mm
Como eu sempre digo que existe algo para descobrir, eis que numa conversa de Internet descubro que é bloco baixo e cabeçote de fluxo cruzado e chegou a conclusão: é mais AP do que eu pensava, afinal feito em cima do bloco baixo estreou no Golf importado na Alemanha em 1998 que é a quarta geração que foi nacionalizada em 1999, que aliás o motor vinha do México e de lá vinha os irmãos Bora e New Bettle, mais tarde o Golf é reestilizado, em 2008 o motor passa a ser Flex para equipar os três modelos e em 2011 passava a equipar o Jetta, ou seja isso responde uma das perguntas: O Jetta usa um motor AP com cabeçote de fluxo cruzado e o motor é do Bora, o mesmo do Golf de quarta geração, New Beetle e Jetta.
                                             INJEÇÃO DIRETA, TURBO E INJEÇÃO DIRETA
                                              Cilindrada:1984cm3
                                             Diâmetro de 82.5mm e curso de 92.8mm
"Agora o Wellington pirou de vez" Não, não pirei, em primeiro lugar se você lembrar do Jetta TSI foi logo avisando que ele usa o EA 888 que usa corrente metálica, esse motor é do Golf V GTi que não tivemos no Brasil, mas ele esteve presente no Tiguan, Audi A3 de 2006 a 2010, Passat de injeção direta sem turbo e com turbo é o Passat de quinta geração, Audi TT de segunda geração, enfim a VW resolveu substituir as 5 válvulas por cilindro pela injeção direta e aí que está o leite de pedra, tanto que nessa versão ele se chama "FSI Turbo", mais tarde a VW começava substituir pelo EA 888 só que os Audi TTS e S3 estavam em desenvolvimento, então a VW decidiu manter o EA 113 para esses dois modelos e aí vieram com o EA 113 em resumo, os primeiros FSI e TFSI tem um elo de forte ligação do AP e pelo tamanho da capa, creio que a mesma engenharia adotada no 5 válvulas por cilindro, foi mantido, uma polia para correia dentada e outra para corrente na traseira, "Mas ué, você disse que o Jetta TSI usa corrente metálica...." calma aí, no Jetta TSI tem duas polias que alojam a corrente metálica como é no comando duplo, diferente do EA 113 TFSI e também foi usado no Golf IV R em uma versão com desempenho de maior calibragem.

1"AP só existe no Brasil"=Não, no exterior ele se chamava EA 827 desde 1972 quando estreou no Audi 80 e dois anos depois estreou no Brasil a bordo do Passat nacional.

2"Ué está louco, TFSI não tem nada ver com AP"= Se for um Golf 1.4 TSI ou um Jetta TSI ou até Golf VI e VIII GTI realmente não tem nada a ver com o AP, mas se for Golf V GTi, Audi TTS/S3 de geração anterior lançada em 2009 (a nova geração usa o EA 888) tem um forte elo de ligação com o AP.

3"O AP é como Jason, quando pensa que ele morreu, ele não morreu" em parte, morreram alguns AP pelo caminho, mas o AP de fluxo cruzado do Jetta sobrevive e continua na linha 2016.

4"Jetta usa motor AP ou Jetta não usa motor AP" : Para mim é basicamente um AP 2000, lógico que ele não vai ser exatamente igual ao AP 2000 de 1988 do Santana á carburador, mas mesmo assim ainda é um AP muda poucos detalhes, enfim o cabeçote de fluxo cruzado leva correia dentada e velas a reboque e então ele usa motor AP, sim.





                                                             









Comentários

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    1. Obrigado pelo elogio! aliás tem matérias mais novas!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Tenho um motor EA113 está em um New Bettle ano 2008
    Gostaria de saber se ele encaixa no câmbio do Santana ?

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    1. Bom dia tudo bem? em tese sim, afinal o Torque é o mesmo, o que pega talvez é a posição do câmbio: transversal no New Bettle e longitudinal no Santana, talvez seja o lance de ver o volante, mas em tese dá sim, já que o Santana tinha torque equivalente(no caso o 2000), afinal pretende instalar o EA 113 no Santana?

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  4. Show... Gostei da matéria... Parabéns... Tenho um POLO SEDAN 2.0 2003 com motor EA113 segundo este site...
    http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=395

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    1. Sim, EA 113 é evolução do AP, afinal é o AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado e outras alterações, no caso caso o bloco é baixo e as bielas curtas, não está errado em chamar de EA 113, afinal o AP na Alemanha chamava 827 e o 113 é evolução desse motor e de qualquer forma o seu motor está na parte "bloco baixo e cabeçote de fluxo cruzado". Tanto que o diâmetro x curso dele repete o AP 2000.

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    2. E ai Wellington, cara gostei do seu blog, eu tenho um golf 2.0 auto, que me mata é esse cambio kkk mas eu curto o carro, então eu vi que mencionou que esse motor ea-113 tem as bielas mais curtas, isso mudaria a relação R/L proporcionando mais giro? Voce tem os dados completo desse motor?

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    3. Que a no é o seu Golf? sei que os mexicanos tinham o bloco alto e a biela de 159mm(igual ao Gol GTi 16V) e isso facilita o aumento de giro, logo esse Golf 2.0 se for o modelo alemão(1998 até 1998) e o modelo nacional é a biela de 144mm mesmo, aliás bem curta, mas com o câmbio é AT, acredito que seja o câmbio AT4, mesmo. Sim a biela mais longa proporcional melhor r/l , afinal o Gol GTi 2000 16V tinha r/l de 0.29 contra 0.32 dos demais AP 2000( o que acredito que o seu Golf também esteja entre eles, que no caso é o EA 113).

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  5. estou com um audi a6 avant motor v6 de leilao para retiarar o motor e por em um satana. nunca fiz esse trabalho mais acho q vai dar certo. oq vc me diz ?acha q da certo?

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    1. Bom dia, olha não posso dizer se o V6 cabe ou não, acho que pode tentar, afinal se tu já comprou o motor não custa tentar, mas acho que você tem que ir atrás de um câmbio que aguente o torque do V6, por que a caixa original do Santana não aguenta o torque, se fosse o cinco cilindros da Audi poderia dar a certeza que cabe, já que o Audi Quattro tem a mesma base do Santana, agora o V6 acho só você mesmo indo para ver.

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    2. "...se fosse o cinco cilindros da Audi poderia dar certeza que cabe..." Que pérola hein!

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    3. Pérola a onde? o Audi Quattro se você não sabe, tem a mesma base do Santana, inclusive o Santana no exterior chegou a suar o cinco cilindros, inclusive ele era vendido como Quantum, tanto o sedã como a perua, a Quantum Syncro se for olhar é só pesquisar. quem acabou de soltar pérola aqui, foi você Maxiel! dá próxima vez que for tentar alguma coisa, tenta algo melhor. por que essa foi fraca e você errou!

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    4. Eu quiz dizer que o cinco cilindros não serve na caixa de AP conforme sua pérola, e não estou sugerindo, estou afirmando, se for o contrário, da certo, ou seja, um ap encaixa nos câmbios quattro...quer apostar? depois vc se desculpa.

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    5. Cara, acabou se soltar uma pérola e não sabe interpretar textos: o que eu disse é que o MOTOR CINCO CILINDROS cabe num Santana isso é óbvio e qualquer um sabe. agora a caixa lógico que não cabe, tem que ser alguma que aguente o torque, inclusive mais abaixo um cara perguntou se dava para por uma caixa de Santana no Audi A4 e eu disse que NÃO por que não aguentaria o torque. ENTENDEU AGORA? quem está dizendo pérolas é você aqui. Me desculpe Maxiel você não sabe interpretar textos e mete o pé pelas mãos , está aí. então trate de se desculpar você, afinal um texto fora de contexto é apenas um pretexto. O Que ele tinha pedido que ele comprou O MOTOR V6 DA AUDI e aí esse sim eu tenho dúvidas se cabe ou não, mas o MOTOR CINCO CILINDROS DA AUDI sim.

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  6. bom dia,
    Prezados, estou com uma dúvida pertinente à respeito do voyage usado. Pretendo comprar um sedã médio usado na faixa dos R$ 35.000 reais, já analisei todas as opções disponíveis e confesso que está bem difícil, todos os modelo na minha humilde pesquisa possuem algum problema crônico, o modelo mais próximo digamos à perfeição foi o siena 1.4 (não o grand siena), siena mesmo, mas... saiu de linha, minha situação de revenda vai ficar difícil por ex. daqui 2 ou 3 anos. Voltei a olhar e analisar o voyage, resistente, nacional, econômico, espaçoso etc, mas... de novo, problemas crônicos nos motores VW EA 111 (1.6) que é versão que pretendo comprar, vazamentos, válvulas empenadas, etc, no valor que possuo daria para comprar um modelo/ano 2014/2015 talvez e vi em determinada matéria que o modelo I-Trend de 2013 usa um motor diferente o EA-113, seria isso mesmo?? Esse motor dadas as condições de manutenção adequadas possui tbm problemas crônicos??? Quanto ao novo motor a partir de 2015 é tbm para o 1.6??
    Agradeço imensamente se puderem responder e lançar alguma luz nas minhas indagações. Já que tenho dinheiro e nem mereço (aliás ninguém merece) se incomodar e perder dinheiro num modelo problemático.

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    1. Bom dia! eu sei de problemas do EA 111 1.6 do Voyage/Gol que eram nos modelos 2008/2009, e pelo visto parece que era sanado. Aliás Voyage e Gol 1.6(a exceção do Rallye 1.6 16V) sempre usaram o EA 111 1.6 , apenas Golf e Polo no Brasil usaram o EA 113 2.nada 8V e o Golf GTi usou o 1.8 20V Turbo, enfim de qualquer forma o Voyage nunca teve o EA 113. E olha tem que ver o estado do carro, por que em 2015 nunca houve novo motor, já o 1.nada que trocou o EA 111 pelo EA 211 1.nada 12V de três cilindros em 2016 só ,o 1.6 sempre foi EA 111. Se o carro foi cuidado beleza, o meu irmão por parte de pai tem um Voyage 1.6 dessa época, até agora não teve problemas crônicos, mas vai ver o estado. Vazamento de óleo realmente é complicado, válvula empenada, realmente o proprietário anterior não trocou a correia dentada, é melhor procurar um Voyage em melhor estado ou exigir a troca dos componentes defeituosos.

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    2. Opa, eu estou no meu terceiro EA-111 os dois primeiros passaram de 165mil sem problema algum Gol e Polo. E não sou de poupar o pé, se fizer as trocas de óleo corretamente, não esperar para ajustar seja o que for, trocar as correias certo. Usar peças originais VW e Bosch. Pode ficar tranquilo dura muito tempo tranquilamente. Como diz meu pai quem cuida direito tem. Ele já teve duas saveiros das mais antigas que passaram dos 600milKm e só mexeu na embreagem.

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  7. Eu tenho um gol power 2011 que usa também esse motor EA 111 1.6 que comprei zero km e atualmente está com 83 mil kms rodados, isso em uso misto em estrada e cidade. Digo que a mecânica é excelente. Nuca tive problemas com relação a motor. Anda bem e é relativamente econômico: Trânsito urbano faz: 9 km/l na gosolina, com ar condicionado ligado, (considerando que minha cidade é morrada) e na estrada incríveis 15 a 17 kms/l , também com ar condicionado ligado, andando na faixa de 100 a 120 kms/h. A manutenção que tive até então se refere a pastilhas, discos, fluídos, filtros, um rolamento de roda dianteiro, correia dentada e duas baterias. Infelizmente o que incomoda no carro é o barulho interno, visto que os encaixes da VW não são precisos e são feitos da junção plástico duro, entretanto hoje isso é moda em todas as montadoras.

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    1. Opa valeu pelo relato, a matéria aqui é sobre o EA 113/EA 827(AP), mas enfim creio que tu quis responder ao colega de cima (que estava com receito de comprar um Voyage 1.6) e isso responde muito! obrigado pela resposta!

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  8. Boa noite . Estou sondando um golf 2008 2.0 comfortile automático tiptronic
    E estou receoso em relação ao motor / câmbio ( esse motor e o argentino?)
    Ou é o Audi puro sangue.
    Esse câmbio e o com a posição s ( sport)
    O que me dizem em relação ao carro

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    1. Sobre o câmbio, se for o de seis marchas pelo que sei é um ótimo câmbio. O motor EA 113 que é evolução do AP(EA 827) ele é fabricado no México, inclusive não foi usado em nenhum Audi á venda no Brasil. Desculpe a demora, caso esteja interessado leve um mecânico conhecido para ver o estado dele. Apesar de ter manutenção mais cara que um "AP Convencional" ainda é um motor simples de mexer.

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  9. Olá, pelo q entendi no comentário o bora é um motor AP né? Eu sempre quis pegar um gol ou golf por causa do motor AP. Eu estou querendo pegar um bora, de preferência o modelo de 2001 a 2006. Mas queria saber se o motor é o mesmo motor AP dos santanas e tal. Pq acredito q tenham a manutenção barata e mais segura. Sei lá, eu presenciei um motor AP levar muito esforço por um amigo no dia a dia dele de trabalho. Ele tinha um gol(bolinha 1996). E com isso essa teoria minha não se separa de mim. O bora de 2007 seria tb o mesmo motor né? Eu até pegaria, mas acho o anterior mais bonito.

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    1. São da mesma família, o Bora tem o motor AP sim, só que modernizado com cabeçote de fluxo cruzado como diz a matéria, as peças são um pouco mais caras que um AP convencional por exemplo(caso do Gol) é o mesmo motor do Golf, o EA 113 é a versão modernizada do AP, afinal a mudança do cabeçote levou junto a correia dentada e os ca bos de vela por exemplo e acabam sendo diferentes nesse aspecto. O que pega no Bora é a manutenção de outros componentes(como todo VW importado seja do México ou da Alemanha) é salgado. desculpe a demora para responder, mas o motor do Bora é o mesmo do Golf e com isso a manutenção bem simples, mas ainda assim diferente do AP 2000 original do Santana.

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  10. Bom dia tenho um golf 2.0 mi 02/03 li e reli a materia varias vezes, em tese entao posso dizer que ele e um ap melhorado pronto e acabou ? Pergubta 2 estou pensando em turbinar o meu motor, projeto de no maximo 200 cv roda tava pensando em algo de 0.6 de pressão, quero um projeto bom em uma oficina especializada nada de kit padaria, quero algo consistente, acha que esse motor 2.0 aguenta isso ou e melhor partir pra um golf GTI mesmo original 1.8 ? Otima matéria, forte abraços!

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    1. Sim, ele é um AP melhorado. Obrigado pelo elogio! agora sobre turbinar depende de você, eu creio que se pegar o EA 113 2.nada vai ter que reforçar pistões e bielas. caso ache o 1.8 T em excelente em estado(hoje é díficil, eu sei), não hesite: melhor pegar o 1.8 T que é da mesma família só que com cabeçote 20V e turbo de fábrica. Agora caso você queira mexer no motor aí a conversa muda, lógico que mexer no EA 113 2.nada é mais complicado que o AP 2000(EA 827) original, mas nada de outro mundo. No caso do turbo, se colocar turbo isolado em qualquer motor acaba tendo a durabilidade comprometida, pena que os Golf GTi 1.8 T muitos estão "malhados", mas se achar um com motor em excelente estado, melhor pegar. Mas depende de ti, não posso dizer qual é melhor para você, aí você tem que decidir.

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    2. Obrigado pela resposta, toda essa minha duvida surgiu quando eu li esse post http://bestcars.uol.com.br/cp/golf.htm e a minha intencao e justamente essa 0.4 ou 0.6, o que me faz querer o meu carro e pela confianca que tenho na mecanica dele, pois estou com ele a muito tempo e recem virou os 100 mil KM por ser de 02/03 creio que esta bem novo, e sim iria ter que forjar tudo pra ter uma confiança mas repito minha meta e 200cv na roda por isso estou pesquisando bastante pegando opiniões!

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  11. Olá wellington, gostei muito da matéria principalmente por ter crescido em um santana 88,eu tenho uma dúvida um câmbio tiptronic de 6 marchas que o bora 2.0 usava serviria nos santanas de 2001 para frente?

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    1. Acredito que não, por causa da posição do motor: Longitudinal no Santana e transversal no Bora, apenas por causa da posição do motor. Obrigado pelo elogio!

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  12. Olá Wellington, pergunto tenho Bora EA113, pretendo fazer um upgrade leve.
    Qual comando liso você recomenda ?
    Gostaria também após colocar o chamado chipar.
    E possível ?

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    1. Você me pegou no meu ponto fraco. rsss. cara não posso recomendar, por uma questão básica: a mudança do cabeçote ela a mudança de comando e correia dentada, seria um erro recomendar um G49 por exemplo, mas aí pode dar problemas e aí já viu. Mas enfim acredito que como o EA 113 é uma evolução do AP, acredito que preparadoras tenham algo nesse sentido. Sobre chipar é tranquilamente possível, mas não sei se teria bons ganhos de potência. Como é o motor do Golf IV, poderia procurar experiências com o Golf IV. desculpa se não pude lhe ajudar nessa.

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  13. Boa tarde whellinton estou pegando um golf 97 gl motor 1.8 mi 4 bicos original a alcool o que me diz desse motor. ? Abraços

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    1. Esse Golf é convertido ao álcool, por que original é apenas á gasolina , inclusive é o AP 1800 de injeção multiponto á gasolina, o meu receio é que ele foi convertido, se não fosse isso, ao menos a manutenção de motor é tranquila, o que pega as outras partes do carro que é mexicano com dólar nas alturas hoje em dia...

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  14. Gostaria de saber se o motor ea-113 (APK 2.0) usa as mesmas peças de motor do AP 2.0 ou se vou ter problemas pra achar essas peças. Obrigado desde já !

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    1. A principal diferença é o cabeçote com ela leva velas e correia dentada que são diferentes do AP convencional, sobre pistões e bielas eu não sei dizer se são iguais e diferentes, o que posso dizer que não é tão barata como é do AP, mas também não é o fim do mundo,acredito eu, já que foi usado em vários modelos como o antigo Polo, Polo Sedan, Golf MK4, Bora e New Beetle. Problemas para achar peça acredito que não, talvez o preço seja mais caro que um AP convencional.

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  15. Muito boa matéria, tenho um Golf MK4 2.0 8v (ea113 apk), vi que algumas pessoas na gringa muda o Cabeçote para do 1.8t 20v, sabe me dizer se precisa de alguma alteração, o bloco realmente é o mesmo, porem o que muda e uma cava na biela, não consigo mais informação sobre essa cava, se é necessária trocar o pistão ou daria esse mesmo, obrigado

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    1. Opa não sabia da cava! agora sobre o pistão eu acredito que o 1.8 20V Turbo tem pistões e bielas forjados, a Audi chegou a usar um 2.nada 20V. Agora sobre essa cava na biela eu não posso dizer.

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    2. Achei e cava do no pistão da quinta válvula, problema é, se tirar o pistão pra fazer essa cava, precisa retificar o bloco, fazer brunimento?

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    3. Olha se tem que fazer isso, é melhor fazer, para evitar problemas, mas enfim se um mecânico experiente(e honesto diga-se) diz isso é por que tem fazer, mas enfim isso só para um mecânico experiente e honesto. agradeço pela resposta.

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  16. Tenho Jetta 2.0 8v 120 CV EA 113. O que posso fazer de modificação mecânica pra chegar em aproximadamente 150 CV? Dá pra colocar o cabeçote do 16v nele mantendo a injeção original? Pensei tambem em trabalhar o cabecoca dele mesmo 8v, coletor 4x1 e comando. Porém nao queria alterar muito o consumo. A proposito sabe me informar qual a graduação do comando original dele?

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    1. Sobre graduação de comando de válvulas eu não sei. Agora sobre cabeçote 16V tem que mudar galerias de água e óleo também, a injeção acredito(mas não posso dar uma certeza) que possa manter a injeção orginal. sobre o coletor 4x1 e comando de válvulas mais bravo, já é uma preparação mais simples.

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  17. Bom dia, tenho uma Passat variant 2006 fsi aspirada, acha que consigo adaptar a turbina de uma Passat 2007 em diante nesse motor, se caso der certo até que ano dos Passat consigo utilizar para adaptar?

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    1. Eu acredito que sim, mas além do turbo, tem que ver os pistões e bielas, se não forem forjados, terá forjar, se já forem forjados nem precisa, mas aí tem que ver com o mecânico sobre isso. Sobre o Turbo acredito particularmente que até o modelo 2011 e lógico fazendo as alterações necessárias, talvez precisa mudar a injeção, mas esse último não tenho certeza.

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  18. Minha dúvida é mais na questão de encaixar no coletor, na parte de admissão provavelmente tem que fazer especial, parte de injeção acredito que quem mexa com reprogramação consiga deixar no ponto, em relação a pistão e biela como a ideia é de aumentar uns 50 cavalos não a necessidade de ser forjado, motor tá com menos de 5 mil km, trocado anel, juntas, bronzina, etc, vc acha que até o ano de 2011 dá pra adaptar no 2006? Encaixaria as peças nesse motor? Valeu pela ajuda até agora.

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    1. Bom, então acredito que dê, mas isso tem que ver num preparador ou num mecânico(bom) por que em teoria é para dar, mas sabe como é , tem aquele detalhe, mas eu acredito que a turbina em si dá, por que ambos são da mesma família.( EA113) talvez os modelos equipados com motor EA 888(2011 para frente) aí acredito que não, mas enfim se eu estiver errado, alguém me pode me corrigir.

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    3. Acho que a partir de 2009 já é o motor EA888, a partir de 2009 já utiliza corrente.

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    4. Opa! errei a data, mas de qualquer forma até 2008 acredito que dê a turbina, mas de 2009 para frente eu acredito que seja meio complicado.

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  19. Bela matéria, gostei muito de saber as raízes do AP, não sabia que eram tantas....um abraço

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    1. Obrigado pelo elogio! de fato se analisar á arvore genealógica de todos os motores, vai encontrar algo parecido.

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  20. Pelo que vejo o Gol G4 usa o AP bielinha então? motor EA 827 Muito boa a matéria! Parabéns!

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    1. Sim, o Gol G4 usa o EA 827, mas no caso dele é o "Bielão", já o "Bielinha" foi usado em Passsat nacional, Parati, Voyage os primeiros Gol 1.6 refrigerado á água e o primeiro GT 1.8, depois veio o bielão e o de biela beem mais longa que esses dois é o usado no Gol GTi 2000 16V. Obrigado pelo elogio!

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  21. Diante de tudo que li, queria saber se o cambio do santana 2.0 ou do 1.8, pode ser usado no audi a4 1997/1998 motor 1.8t bloco AEB ? E parabéns pela matéria. Obrigado. email. atribuna2010@gmail.com.

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    1. Infelizmente não, a caixa do Santana 1.8 ou 2 litros não aguenta o torque do 1.8 Turbo, aliás o Gol GTi 2000 16V vinha justamente com o câmbio do A4, agora a caixa do Gol GTi 2000 16V é bem provável que seja o mesmo do A4 Turbo também, já que essa caixa aguenta o torque até do Cayman de entrada.

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  22. Boa! Quero comprar um motor de golf para volta ao mundo com meu furgão largo. Ele está entre os top 3 carros mais vendidos no mundo de todos os tempos... Qual motor dele me recomenda? Gosto de alternar para álcool para potência extra para rally, trilha e arrancada. Pesquisei e pela lei dos 10% que é permitido para aumento de potência só posso chegar até 113,6 cv. Vou ter muitos problemas com os flex nacionais em caso de quebra la fora? O que é bom eu levar de peças reservas na viajem que vão apresentar defeito primeiro por longo uso? Até agora o modelo escolhido foi o do golf 2.0 2009 de 116 cv gasolina e 120 cv álcool. Esses poucos 2,7 cv fora da lei pode me reprovar na inspeção do Inmetro para aumento de potência? Se eu for reprovar o que me diz da segunda opção para eu colocar turbo posteriormente à vistoria? Golf 1.6 flex confortline 2016 110 cv gasolina 120 cv álcool. Obs: todos esses 2 modelos ditos são os mais novos manual flex de maior cilindrada que encontrei no ranking de menor potência do carrosnaweb.com.br Se quiser me passar seu contato para me indicar adaptações no meu furgão também seria perfeito no mas AGRADEÇO MUITO ESSE POST SEU E SUA AJUDA !

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    1. Só uma pergunta que furgão que é? , Provavelmente vai ter quebras, mas pode amenizar abastecendo tudo na fronteira e aí depois quando for abastecer misturar álcool ,mas não sei se tem álcool anidro nas farmácias de outros países e aí misturar, mas não me lembro agora qual a proporção acho que 20 ou 25% não me lembro direito. mas é bom levar peças na viagem sim. sobre o motor se a lei permite em 113,6CV nenhum deles dá, mas acho que essa história de 10% é quando se faz aumento do motor original, agora se colocar motor de outro carro, creio que seja apenas fazer alterações de documentos e encarar o Dentram. Agora sobre o motor escolhido vai depender de ti, eu não sei a onde tu quer viajar com o seu carro, o EA 113 do Golf 2019 creio que deve ser muito conhecido no México, fora dele não sei. Já o EA 211 é uma arquitetura bem mais moderna, então poderia me dizer o seu furgão e para onde você vai viajar que aí ajuda a me dar uma luz.

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    2. Achei um peugeot boxer 2004 baratissimo e do tamanho mediano de furgoes que eu preciso para o motor home office por ser leve para um furgão puchar outro com carteira categoria b dentro dos 3.500kg somados que a lei permite, mesmo motor multijet 2.8 turbo e estrutura dos Ducato , Jumper e só alguns Master que pelo fato de ter as mesmas pecas a chance de encontrar peças é maior na viajem... Eu gostei da sua matéria pois fala quais são forjados e melhorados e quais não são para futura alternância turbo alcool personalizado para trilha, rally e arrancada se faltar potência quando eu quiser. Mas pelo que me disse retorna a dúvida pois existem motores com maior cavalaria ainda inclusive turbos de fábrica...so me resta perguntar qual para você que seja resistente e manutenção barata existente pelo número de vendas também provável 8v quanto menos valvulas menos defeito?... Sou trilheiro de bike e outros veículos com motor e sem motor anfibio ou não, vou viajar o Brasil indo para o centro e para montanhas mais altas do Brasil e sempre voltando para o litoral, depois litoral da América Latina(Destino final chimborazo no Equador montanha mais alta do mundo em relação ao centro da Terra) e Norte (Mauna kea montanha mais alta dentro do mar )Depois Europa e Depois China(Everest mais alta do mundo em relação ninív eo mar)terra do santana.

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    3. Na boa? se tu tem um Furgão com motor á diesel é melhor ficar no motor á diesel para essa volta gigantesca que tu vai dar, afinal tem maior autônoma e o diesel, a única diferença é a quantidade enxofre maior no Brasil(mas acho que já foi diminuída) então á diesel é tranquilo e de boa, não precisa fazer adaptações de nada. Lógico que no caso da família AP/EA 827/EA 113, os motores 8 válvulas levam vantagem no custo de manutenção isso é óbvio, ocorre o mesmo os Família II de 8 e 16 válvulas, etc... , mas para essa volta que você vai dar é melhor ir no motor á diesel mesmo, por que mesmo os modelos á gasolina, por exemplo se usar o EA 113 do Golf talvez falte um pouco de torque, se usar o EA 113 TFSI com turbo tenha, torque e potência, mas o consumo(em comparação ao motor á diesel é muito maior), na boa é melhor manter o motor á diesel mesmo num Furgão desses. Só uma correção: o 2.8 não é Multijet e sim o 2.3 é sim Multijet, embora sejam da mesma família Sofim, no caso se trata do 2.8 de 105CV Turbo Diesel. é melhor se manter no diesel. Peças eu acredito que você tenha dificuldade apenas na China e Estados Unidos(e olhe lá) na Europa, ou América Latina creio que se acha peças. É bom ver o que vai quebrar e mantenha tudo revisado. (Contando que você vá com o Furgão no motor á diesel).

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    4. Motor de combustível infinito sustentável o biodiesel é pouco produzido. Outro motivo de eu não querer pois meus outros veículos eu gastaria muito para substituí-los para a diesel e os pequenos é inviável pelo tamanho e peso do motor. Outro motivo o alcool tem turbos baratos por ai além de ser frio e potente e mais fácil de produzir. Mandei e-mail para o engenheiro hoje do inmetro responsável em determinar o que passa na vistoria e o mesmo disse que o valor do cat é inviável para aumento tremendo de potência de motor, vou ter que me contentar com os 10% de um 110 cv ou 104 cv ambos na gasolina e ainda aguardando a resposta dele sobre o alcool que reprova pois deicha a cilindrada acima do permitido... dentre esses 2 motores quais tem peças reforçadas e forjadas dos 1.6 flex?

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    5. Nenhum deles, afinal apenas os turbos tem peças forjadas e sobre o álcool aí você não vai poder sair do Brasil, por que além do Brasil, apenas os EUA e ainda em locais onde é produzido o álcool de milho e região de metropolitana. No álcool esqueça, fora do Brasil é inviável.

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    6. Cara vou ficar com o motor EA111 VHT(very high tork) 1.6 entre 2014 e 2009 data de morte e nascimento no Brasil e vou turbinar posteriormente quando estiver prestes a dar os defeitos de desgaste normais. Os crônicos de bobinas de ignição e botra de óleo não sei se corrigiram na versão mais nova do ea111 vht. Sei que não é o foco deste post mas se tiver alguma dica de longevidade seria grato. Vi uns videos de melhorias de consumo desse motor com uso de produto no tanque mc3k, chips de remapeamento, militec, melhoria de resfriamento etc vou estudar qualquer coisa que melhore ele para aguentar... Souber de algum adaptador e preparador deste projeto meu aqui no ES me indique ... Obrigado novamente.

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    7. Sobre o turbo no alcooá vou conseguir um jeito de colocar uma turbina top elétrica que eu possa desligar enquanto estiver usando gasolina para economia e quando achar álcool da uma puchada no offroad anfibio... Souber alguma coisa para melhorar a vedação para enchentes agradeceria tb kkkkk

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    8. Sobre o EA 111 1.6 é bom motor embora fora do foco da matéria, agora turbinar ele e usar em um furgão grande como Peugeot Boxer? aí fica complicado, mas enfim o carro é seu, faça como quiser. Eu moro em SC e não conheço o ES, se eu soubesse falava, mas enfim a decisão é sua.

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    9. É o furgão mais leve 1780 kg depois da trafic 1410 kg... vou arrancar peso até o limite do chassi curto. Foi o único motor que encontra peças de nível mundial da longa lista do ranking com mais cavalaria que se aproxima do limite máximo dos 10% por lei infelizmente e não quero pagar uma fortuna em cat para colocar um motor monstruoso de mais de 200cv de outro golf caro. O golf é considerado carro médio não pequeno.

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    10. 1780?! é peso para caramba, ainda leve, imagina ele carregado! mesmo que o Golf seja um carro médio, ele é bem mais leve que o Peugeot Boxer, até o Volkswagen Passat é mais leve que o Peugeot Boxer.

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    11. 1.173 kg o golf com o motor que vou pegar... 607 kg de diferença é tenso mesmo ... mas esquecemos de dizer que estes 1780 é com motor pesadão diesel - uns 80 kg que vou conseguir tirar trocando materiais e arrancando coisas chegamos lá no desempenho no turbo álcool com pneus bigboot com maior arrancada e menor final(ou é ao contrário?). Cara meu lema é devagar, forte e sempre kkkk Souber peças de performance para tirar pesos e aumentar resistência nesses motores me fala ...

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    12. Aí envolve preparação é uma área mais complexa, simples assim. então aí não posso dizer.

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    13. O preparadores não me indicaram o ea111 para turbo portando vou mudar para o ea827 do golf GL 1.8 MI 1999 que conforme você encontra peças la fora.
      https://www.icarros.com.br/catalogo/fichatecnica.jsp?modelo=481&anomodelo=1999&versao=17134

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    14. A escolha é sua, mas como eu disse: manteria no diesel, mas enfim já que você quer usar um motor á gasolina, é melhor usar o EA 827(aliás o nome do motor AP no exterior) tem peças na Alemanha e na China, agora nos EUA não tão fácil, a não ser é claro nos grandes centros dos EUA, mas enfim a escolha é sua, não posso mandar na sua escolhas, faça como quiser.

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    15. Chefe não é questão de gosto, é questão de logica um motor turbo alcool é mais leve, potente ecologico e sustentável que um turbo diesel simples assim.

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    16. Nesse ponto até vai, mas já que tu quer dar a volta ao mundo...... apenas pensei na questão de autonomia, mas enfim é uma decisão exclusivamente sua e você decide.

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    17. Chefe injeção total flex de qual motor do golf eu pego para colocar no ea827 a gasolina? saiu algum 827 total flex original? a injeção do ea111 da certo nele? Qual a injeção total flex me recomenda? Obs: Não vou mecher com alteração do motor como mudar taxa de compressão talvez so quando for turbinar.

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    18. a injeção total flex do ea113 do golf 2.0 2009 da certo no ea827 1.8 mi 1999? ambos fazem mais de 16 kml estrada , vou olhar a taxa de compressão se é parecida.

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    19. Sim o EA 827 Flex eram os 1.6 e 1.8 usados em Gol e Parati, inclusive o próprio Gol 1.6 com motor EA 827(aqui conhecido como AP) foi o primeiro Flex lançado no Brasil. Sobre a injeção do EA 113 do Golf eu não posso dizer, mas acredito que sim, agora a injeção do EA 111 também não posso dizer, mas não posso afirmar se injeção serve, por que tem a questão do mapeamento e outras coisas. agora o EA 827 Total Flex existiu como 1.6 (em Gol, Parati e Saveiro até os modelos G4) e o 1.8 (também nesses modelos citados).

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    20. É real que fazem 16 kml mesmo no dia a dia? Muita Gente duvidando...Ou esses cálculos são feitos somente em ambientes perfeitos de teste?

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    21. 16KM/L em rodovia?! muito díficil se fosse o motor 1.nada 12V TSI era bem pláusivel ou até mesmo o 1.nada 12V aspirado, o que não é o caso.

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    22. Ata então alguém pode processar a marca pela mentira nas fichas técnicas de varios modelos...

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    23. Não, só se tiver uma mentira muito crassa! é que na época não havia o Conpet/Inmetro e hoje tem, aí já está um pouco mais dentro da realidade.

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    24. Boa! Mudei de idéia denovo e agora é a última vez. Procuro esse ea 113 flex 1.6, qual ano e modelo e versão do GOLF? Ref volkspage.net: "- Esse motor (EA-113), 1.595 cm3 de oito válvulas e coletor de admissão variável possui 100 cv aqui no Brasil devido a gasolina que é uma porcaria, enquanto na Europa ele desenvolve 101 cv com um pouco mais torque. O torque desse motor é de 14,5 kgfm a 3.800 rpm, esse "motorzinho" com alma de motor de maior cilindrada pode ser comparado ao GL 1.8 do Golf III geração, que era importada para o Brasil. O Golf com motor 1.6 acelera de 0 a 100 Km/h em 10,9 segundos e chega a 188 km/h de velocidade máxima. Seu consumo médio é de 9,5 Km/l na cidade e 16,9 Km/l na estrada. Posteriormente esse motor foi substituido por um novo projeto, chamado de EA-111, com 1.599cm3, 8 válvulas por cilindro, acionadas por balancins roletados, a ECU teve sua capacidade de processamento aumentada de 16 para 20MHZ, com isso, mesmo sem o coletor de admissão variável, a elasticidade foi ampliada nos regimes mais baixos, traduzindo numa maior eficiência e com redução no numero de peças, 101 a 5500rpm e 14.2 kgmf a 3.250rpm. O desempenho foi mantido praticamente inalterado com ligeira melhora nos tempos de retomada, com a vantagem de um melhor acerto nas relações com o uso do novo cambio MQ-200, o consumo de combustível continuou idêntico.."

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    25. Não, esse EA 113 1.6 é o famoso SR tinha bloco e cabeçote de alumínio, ele ficou pouco tempo no mercado: de 1999 até 2001 quando deu lugar ao EA 111. No caso esse EA 113 1.6 nunca foi flex, sempre foi á gasolina. o EA 111 1.6 que deve versões gasolina ou Flex(no caso do Golf foi de 2001 até 2006 gasolina e de 2007 até 2014 flex), já o EA 113 2.nada esse sim, era Flex, já o EA 113 1.6 SR sempre foi á gasolina.

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  23. Olá Wellington. Estava querendo pegar um Jetta 2.0 flex com câmbio manual com motor EA113. Dei uma olhada no Carros na Web e vi que esse motor tem uma potência de 120 cv e o consumo médio rodoviário de 11 km/l na gasolina. Achei bem beberrão. Esses valores estão corretos? O carro é beberrão mesmo? Conhece alguém que tem esse carro? Tem problemas crônicos esse modelo (suspensão, motor, parte elétrica etc.)?

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    1. Sobre consumo ele é alto mesmo , agora sobre manutenção de motor é bem tranquilo já que é o mesmo do Golf 2 litros Flex, agora eu não conheço assim no meio entorno,digamos assim, alguém que tenha um Jetta 2 litros aspirado para falar se as outras peças de suspensão, parte elétrica são caras, mas de motor eu acredito que não, lógico não é um "Gol da vida", mas acredito que seja em termos de motor a mesma do Golf com motor equivalente.

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  24. Bom dia!! Tenho um golf 1.6 sr ano 2000, e desde que a junta do cabeçote queimou ele vem apresentando problemas no motor, eu estou querendo substituir o motor, gostaria de saber se eu optar por um motor 2.0 a adaptação é fácil e se o câmbio do Golf 1.6 sr é o mesmo do motor EA 113 2.0?
    Obrigado!!

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    1. Pelo que eu sei só o GTI da época tinha câmbio diferente, já os aspirados( 1.6 e 2.0) eram MQ-200 então é a mesma, agora não sei se relação de marcha mudava, mas acredito que adaptação seja bem fácil e bem tranquila, já que talvez nem precise mudar o suporte, mas quando muito tenha que mudar o suporte(e olhe lá, mas é bom dar uma olhada para ver), afinal o cofre do motor é o mesmo, então acredito que seja tranquilo, talvez tenha adaptar eletrônica, chicote elétrico mas aí já vai a outro patamar, algo comum para quem faz swap de motor.

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  25. Desculpe a minha ignorância ou falta de atenção mas em certa ocasião vc falou que a Audi não teria trazido o EA113 fabricado no méxico para o Brasil. Mas o que dizer do Audi Sportback 1.6 8v disponível nos anos 2007/2010 com esse motor, me parece que alguns deles são flex segundos alguns anúncios alem disso alguns tb vieram com 1.6MI?Qual a diferença? Seriam eles carros com motores pré-históricos? Obs: Estou sonhando com um!

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    1. Só trouxe o EA113 2.nada(2 litros,2000) e os 1.8 20V Turbo do México, já o 1.8 20V aspirado não sei, já o EA 113 1.6 SR sempre veio da Alemanha e sempre foi á gasolina, inclusive na segunda geração, não chega a ser tão pré-histórico, o que vale é o resultado do motor em si, o motor 1.6 SR é basicamente um AP 1600 com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas variável, inclusive ele repete o diâmetro x curso do AP 1600, ao menos até onde eu sei era um motor suave. Eu acredito que esse 1.6 SR tem manutenção bem mais cara que o EA 111 1.6 nacional bem mais conhecido(infelizmente não equipou nenhum A3, nem mesmo nacional) agora acredito que contra os TFSI da época seja mais barato de manter. Bonito ele é, sem dúvidas nenhuma.

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  26. Bom dia

    Gostei muito da matéria sobre a evolução do "AP" que tem essa sigla EA e é conhecido no exterior, boa parte da minha vida foi com o motor AP possui vários voyages CL,GL e SPORT em breve quem sabe GLS e o LS, enfim, hoje estou com Golf 2005 Generetion e muitos falam que é um motor EA11, certo dia passei o Scanner raste a informação que foi dada que é um motor EA113.
    Esse tipo de motor possui alguma sigla onde possa me dizer que é um motor EA113 .

    Obrigado pela atenção.

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    1. Obrigado e sim, o Golf 2005 com motor 2 litros é o EA 113 sim, uma versão modernizada do AP recebeu cabeçote de fluxo cruzado e outras alterações, mas pode ficar tranquilo, os códigos da Volkswagen são mais complexos, mas de qualquer forma o seu Golf pertence a família EA 113, EA 111 é outra família atualmente usado apenas em Gol , Voyage e Saveiro.

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  27. Boa! Existe muita diferença entre a injeção flex da parati surf ap-1800 que faz 15,6 km/l e a flex do golf 2.0 ea113 que faz 16 km/l sabendo que ambos são ap? Alguns desses usa sistema egas no pedal?

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    1. Sim, a injeção eletrônica de ambos é diferente, apesar de o motor ser da mesma família, mas o Golf é uma versão evoluída com cabeçote de fluxo cruzado, até onde sei os modelos Flex da Volkswagen tem acelerador eletrônico(inclusive a Kombi) conhecido pela sigla e-gas.

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  28. Boa noite gostaria de saber se o motor do golf 1.6 Sr e um AP remodelado?

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    1. Sobre o 1.6 SR do Golf usado no modelo nacional de 1999 até 2001, é outro que tem suas origens no AP, ele tem diâmetro x curso igual ao AP 1600, mas tem bloco e cabeçote de alumínio(contra bloco de ferro nos AP convencionais) e comando de válvulas variável, foi usado no A3 1.6 nacional até o final da sua carreira(2006)

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  29. Boa! Eu denovo.Achei um motor completo ap 1600 flex da saveiro surf com caixa horizontal para colocar no meu furgão, só que a caixa de câmbio não dá nele, ela teria que ser transversal . Caixa de qual carro mais nova possível posso colocar lá? Sabe também indicar onde comprar um kit de engrenagens forjado para suportar muito mais peso?

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    1. Em tese creio que a do Polo Classic , a do Golf MK3 e Escort AP 1800 já esses tem motor transversal, agora sobre kit de engrenagens forjados aí não sei.

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    2. Wellington eu estava com a intenção de pegar um motor ap já flex e aumentar a cavalaria trocando os pistões etc e modificar a injeção para 2.0 ou manter a original para teste se funciona ou não, ja que a lei não está permitindo eu pegar um motor com cavalaria acima 2.0 flex ea113 dos golf bora jeta e beetle para evitar este trabalho todo. As minhas última dúvida é sobre a caixa dos a gasolina ap 2.0 dos pesados santana, quantum e versallies. A caixa não pode ser das que passam para trás do cofre para evitar muita adaptação de estutura do cofre. Esses carros citados vou ter que trocar a caixa que fica mais fácil certo? Ai colocaria outra injeção flex do ea113 2.0 flex neste que não faço a mínima idéia se vai funcionar também ou se pego de algum ap flex mais fraco se souber me fala qual vai dar certo me fala . Preciso de uma caixa transversal de algum 2.0 que aguente peso que adapte facilmente. Sabe me dizer também sobre a caixa das saveiro, parati , gol todos 2.0 tsi antigo se da certo lá e é transversal?

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    3. Só as do Golf MK3/MK4, Escort XR3 1.8 por que é transversal, Gol G5 para cima(e por extensão Saveiro e Voyage novos) agora Gol, Santana e Parati antigos são longitudinais, então não dá. Ou seja: esquece caixa de Gol, Santana, Quantum, Saveiro, (no caso desses não sendo o G5). A do Golf é mais plausível, esquece caixas longitudinais nesse projeto.

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    4. Eu estou na duvida se pego um verona ghia ou escort ghia ambos 2.0 únicos de baixa cavalaria que encaixam no meu perfil pois os 2.0 normais desses carros são tudo acima em potencia cv do que eu preciso que posso chegar no máximo 113cv. Você citou os gol g5 mas eles não são ap ou estou enganado? se eu tiver certo vou ter que usar flange para adaptar o câmbio transversal dos ea111 gol g5 nos ap flex como tava querendo antes? Tem essa flange no mercado?

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    5. O cambio do golf 2.0 flex posso colocar mas precisa de flange tb acho que não ne? Ai pego um quantum barato economico e fico andando para fazer testes na injeção flex e coloco esta caixa. Não sei qual das 3 opções sai mais barato e útil e facil de achar.

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    6. Acabei de ver aqui eu me confundi devido bug da fonte, os ghia são cavalaria alta também. Vou pegar um santana ou quantum mesmo 2.0 até 112cv e colocar a caixa do golf ou polo flex 2.0 que tem mais no mercado nacional e internacional e a injeção pego do próprio golf ou polo 2.0 flex também, não sei se vai ser fácil achar nos desmontes, se eu não achar eu vou procurar qualquer uma do verona, escort, polo classic, pointer, vw van, apollo e golf mk3 em ultimo caso pois é extrangeira e ferrou com os empregos em fabricas no Brasil.

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    7. O Gol G5 não é AP, mas acredito que a MQ-200 talvez aguente o torque, mas enfim sobre o câmbio dos Escort e Verona Ghia 2 litros de injeção, o câmbio era feito na Argentina aliás até hoje essas caixas transversais vem de lá(no 1.8 eram importados da Alemanha), mas vê o que tu faz.

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  30. Tá meus caros então os caras da motorfort estão mentindo sobre que o Audi quatro que eles garimparam em uma cidadezinha que tinha um motor AP de Santana atrelado ao sistema de câmbio original do carro com tração integral... E aí? É só olhar no YouTube. O motor original de 5cilindros foi roubado quando tava em a oficina, e o antigo dono resolveu por um apzão de Santana pra rodar.... Fato se o motor AP estava realmente atrelado normalmente e rodando no câmbio do Audi quattro então o câmbio do AP serve no audi quattro também não é ?( mas não aguenta o repuxo)...

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    1. Opa, alto lá, acredito que não estejam mentido não, mas exite um coisa chamada torque, o câmbio do Audi Quattro aguenta o torque do AP quatro cilindros tranquilamente, agora o câmbio dos nosso AP talvez não aguente o torque dos cinco cilindros, por que existe uma coisa: a caixa de câmbio tem o limite de torque, na do Audi Quattro ela já sobra no motor AP quatro cilindros, por que foi feita para aguentar o tranco, servir serve, isso é óbvio o problema é aguentar como você disse no comentário, já a caixa do Audi Quattro acredito que aguenta com sobras o AP.

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  31. Boa tarde sou do interior ,,li alguns comentários ,,mas não entendi muita coisa ,,, me ofereçeram um golf 2002/2003 __2.0 ,, esse motor é nacional ou importado ??? Me ajudem por favor

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    1. O motor é importado do México, mas é parente dos motores nacionais.

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    2. Ah, mas ainda assim é motor de manutenção relativamente simples, afinal o comando de válvulas é simples, etc.

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  32. O motor AP tem origem Mercedes - Benz, e que eu saiba, essa fabricante nunca foi brasileira. Muita balela essa de que motores AP só tem no Brasil....kkkkkk

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    1. Exato e inclusive no final da matéria eu deixei bem explicado sobre isso.

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  33. Boa noite tenho um Audi a4 b5 1.8 turbo posso fazer um swap de câmbio nele e colocar um câmbio de Santana????

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    1. Se fosse o 1.8 aspirado acredito que daria para arriscar por que o torque do 1.8 20V aspirado é igual ao Santana 2000 injetado, mas como é o turbo eu não arriscaria, por uma questão: Torque, é provável que a caixa do Santana não aguente o torque o 1.8 T e aí quebra.

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  34. Chefe eu denovo. Qual motor mais fabricado vw e não vw? Ou seja qual ou quais motores não turbo são fabricados desde antigamente até hoje? Ea113 você confirma? no wiki fala que ainda continua sendo fabricado, pode confirmar com a fabrica para mim ou alguma pesquisa?

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    1. Sim, o EA113 ainda é fabricado, usado no KTM X-Bow, mas está sendo sucedido pelos EA 211 1.4 TSI e principalmente pelo poderoso EA 888 usado no Jetta e outros, no Brasil o EA113 morreu com o Jetta aspirado de geração antiga.

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  35. Sensacional os questionamentos, parabéns amigão Wellington pelo site e prontidão para responder todos!! Estou com uma grande duvida, tenho sonho ter um GOLF é top, achei um GOLF na cor preto MOTOR 2.0 APK!! Esse motor é bom, pois muitos me falam que não é, estou com essa duvida. Me falaram que esse motor é Argentino, procede?

    Desde já agradeço,

    Edivanio

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    1. Olha na verdade esse motor é importado do México, agora ele tem manutenção bem mais salgada que o "AP 2000 comum" do Santana por exemplo, até por que tem peças específicas como cabeçote de fluxo cruzado por exemplo e aí com o cabeçote leva correia dentada e comando de válvulas por exemplo a reboque.

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  36. Amigo, você sabe me dizer se tem algum bloco que substitui o do golf sapao? Meu golf é um 2001, 1.6. Motor argentino.. Andei pesquisando e vi um bloco do Passat Variante e é igualzinho, mas eu não tenho certeza se cabe mesmo no golf. Porque preciso de um bloco novo. Brigado, amigo!

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    1. Golf 1.6 sapão, o motor 1.6 é Alemão e não Argentino, além dele foi usado no A3 Nacional (2000-2006) e nos últimos Seat Cordobas (aqueles mais redondinhos, os últimos modelos) agora sobre a Passat Variant até onde eu sei usava o 1.8 20V aspirado na base. Vê se consegue achar nesses modelos aí.

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  37. Em termos de flex. Um bloco 1.8 8v cabe no cabeçote do motor 2.0 ou superior 16v? Um cabecote 16v cabe no bloco do motor 1.8 8v?

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    1. Olha o que sei, é que muitos Gol 1.8 preparados usam cabeçote 20V que é bem fácil, fazendo as adaptações. enfim é só isso.

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  38. Bom dia, Welington!
    Qual a relação do EA888 com o AP2000? Vi na ficha técnicaqtécnica as medidas são as mesmas (92,8mm de curso de pistão e 82,5mm de diâmetro interno). Li no seu texto, mas ainda não compreendi direito. O EA888 é uma evolução do AP? Dá pra, em tese, usar um AP para deixar igual a um EA888, colocando todos os "acessórios"do motor?
    De antemão, obrigado!

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    1. Desculpe a demora, o EA888 não tem nenhuma relação com o AP, o EA888 é outro projeto totalmente diferente, embora na versão 2 litros embora mantenha o mesmo diâmetro x curso, já na versão 1.8 é totalmente diferente do AP 1800, quem tem evoluiu do AP foi o EA113. O EA888 não tem nenhuma relação com o AP

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    2. Obrigado, Wellington! Já que vc falou do 1.8, o Audi 3 2013 tem a opção do 1.8 TSFI, que substituiu o 2.0 turbo, usado na geração anterior. Esse 1.8 é EA888 tb? Ele já usa o câmbio S-tronic, que me parece ser o mesmo DSG.

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    3. Sim é EA-888 também, ele já usa o câmbio S-Tronic que é o mesmo DSG da Volkswagen, mas com outro nome e se não me engano é 7 marchas no 1.8, enfim o S-Tronic só não é DSG nos modelos longitudinal como A4 para cima, já o A3 para baixo é outra conversa.

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    4. Ok!
      Muito obrigado pelas informações, Wellington!

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    5. Valeu! sempre temos alguma coisa para descobrir.

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  39. Boa tarde Wellington, excelente materia, parabens pelos dados, pois para saber tem que estudar e isso leva tempo.

    Quero buscar mais conhecimento sobre um carro, acabei de adquirir um Golf GTI 1.8 T 20V 2008, no entando nao achei muitas informacoes sobre este motor.
    No documento ele destaca o motor com 193cv, no entanto todos comentam que o motor e de 180cv, esta errado no docmento? E se for os 193 a diferenca e apenas software em relacao ao 180?
    Este motor aceita bem fazer alguns upgrades de potencia?
    Tem algum defeito cronico que devo ficar atento?
    O cambio manual dele tem algum defeito, ou devo apenas fazer a manutencao correntiva?
    E por ultimo, este carro e considerado um carro dificil de encontrar e pode ser mais valorizado que a fipe? Este e manual e esta com 60k km.

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    1. Parabéns pelo carro! sob a potência no documento está 193CV e é com gasolina Premium(Pódium), com gasolina comum cai para 180CV é apenas isso. Olha sobre defeitos crônicos eu acredito que o 1.8 T 20V por cair na mão de gente que "malha o pau" pode aparecer alguma coisa, sobre o câmbio manual de cinco marchas nunca vi ninguém reclamar da caixa do Golf. Sobre valorizar mais que a tabela fipe é muito difícil dizer alguma coisa por que varia muito a situação. Agora acredito que sob defeitos crônicos o clube do Golf no Brasil teve ter dicas bacanas.

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  40. Boa noite gostei da matéria queria saber qual melhor motor 1.6 sr que seria o ea 113 ou 1.6 nacional que seria ea 111

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  41. Boa noite gostei da matéria gostaria de saber qual é o melhor motor que não aguenta 1.6 sr da 113 ou o 1.6 nacional ea 111

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    1. Em termos de manutenção? se for isso é o EA 111 1.6 por que ele tem melhor facilidade de manutenção e peças bem mais baratas que o EA 113 1.6 SR que é alemão.

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    2. Entendo mas quis me referir se pegar 2 motores pra andar qual duraria mais em vista que um é importado e outro é nacional sendo que o sr usa algumas peças do 2.0

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    3. Olha em termos de quilometragem não sei, mas em termos de desempenho o EA 111 1.6 tem mais torque na cidade, mas em rodovia o 1.6 SR é mais suave, mas como eu disse o custo de manutenção do 1.6 SR é mais alto que o EA 111 1.6 nacional.

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  42. Poxa acabei desistindo dos motores AP pois não tem comando simples e corrente metálica 16v pois comando duplo em 16v para quem vai ficar para sempre com o carro a manutenção é muito alta principalmente com correia dentada e cheguei a conclusão que realmente a Honda é melhor em tudo não só nas motos por este detalhe e não bebe os 2.0. Estou errado? Existe algum motor da vw comando simples corrente metalica 16v? So se fizer alguma adaptação em algum ? Qual conjunto?

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    1. Comando simples e 16 válvulas não tem nenhum, apenas comando de válvulas duplo e totalmente por corrente metálica que é o EA 888, mas não deve ser barato. Quanto ao motor que você quer pegar é escolha sua.

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  43. Boa noite, gostei de saber sobre os motores AP e Sr, tenho um golf Sr. E pelo custo das peças o mi se torna mais barato a manutenção, está semana meu motor deu um b.o está na oficina para um orçamento, espero não ser nada grave, e nesse meio tempo surgiu a dúvida se o Sr é parecido com o mi é muito complicado trocar um motor 1.6 Sr por um 1.6 mi nacional ?? O que precisa ser adaptado fora o módulo ?

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    1. Olha tomara que não seja nada grave, por que as peças do EA 113 1.6 SR são muito caras, o motor vinha da Alemanha. Agora se é complicado a troca pelo EA 111 1.6 nacional acredito que não, mas o problema é o preço do motor, aí é melhor encarar um Golf mais novo, afinal tem o custo do motor, mão de obra, afinal são dois motores diferentes e de origens diferentes(ainda que dentro da Volkswagen), mas a adaptação em si não é complicada, acredito que até o suporte seja o mesmo, ou um pouco diferente(não deve ser muito coisa), afinal acredito que o custo, mas vê de repente não é nada grave. vamos esperar para ver.

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    2. Obrigado pela ajuda, pois é vou esperar o diagnóstico do mecânico, esperando não ser nada grave, ele viu um vídeo que mandei do carro na garagem e suspeita de válvula. Esperar e ver o b.o.

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    3. Aí é esperar para ver, enfim sobre válvulas eu particularmente acredito que possa ser apenas alguma coisa de leve, espero eu. espero que não seja nada grave, também.

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  44. Buenas Wellington. Aproveitando o seu grande conhecimento, queria saber se existe possibilidade de colocar uma mecânica AP em um Audi TT 1.8 Turbo , manual ano 99/00 (não é o quattro, é o de tração dianteira 180 hp). O carro está maravilhoso de bonito mas com o motor quase acabando. Obrigado.

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    1. No caso colocar um motor AP 1800 é isso? até dá, mas problema é que não teria o mesmo nível performance, pode-se procurar algum Golf GTI 1.8 T 180CV que foi para desmanche e o motor está bom e pode procurar outros motores, que dá, isso dá, mas sinceramente eu não faria por que a perda de desempenho será muito notada, se não me engano no autoentusiastas teve um cara que refez algumas partes do motor 1.8 20V Turbo com peças de AP 1800 que serviram, mas agora não me lembro qual peças.

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    2. Obrigado pela atenção e pela sugestão. Seguindo seu conselho, vou começar a garimpar enquanto meu motor não acaba de vez, pois a turbina esta começando a apitar, o motor consumindo óleo e na aceleração já começa a apresentar ruído, e o nível de água abaixando e minando pela junta de cabeçote. Valeu Wellington.

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    3. Bah, talvez é só arrumar essas coisas que você citou, mas o preço é alto, enfim espero que você ache um Golf GTI 1.8 T com motor em excelente estado.

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  45. Uma das matérias mas completas e explicativa sobre esse motor icônico AP eu com dois Gol GTI AP-2000 8V só posso ser fã! Parabéns

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    1. Obrigado! mas eu não tenho Instagram, mas o Gol GTI 2000 era muito legal, pena que a chegada do Corsa GSI 16V e do Uno Turbo forçou a instalar o 2000 16V que era basicamente um AP 2000 com bloco alto, biela longa, cabeçote de 16 válvulas e outras alterações, mas enfim Parabéns pelo carro! e chegar a ter dois é uma façanha incrível.

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  46. Buenas Wellington! Tenho um Gol GL AP1.8 93, resolvi injetar e encontrei um sistema completo da Seattle Córdoba 1.6 SR 2000. Tem inclusive o cabeçote de fluxo cruzado e o chicote. Pergunto se este cabeçote adapta no bloco do meu AP? Cara, gostei muito do blog e das respostas objetivas.

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    1. Se fosse AP 1.6 acredito que seria mais fácil por que tem o mesmo diâmetro x curso, mas como é 1.8 é um pouco mais complexo, mas enfim não posso dizer se cabe ou não, seria bom dar uma olhada, por que se fosse o cabeçote do 20V era "plug and play" com algumas adaptações, enfim mas é bom dar um checada, se der tudo certo, é bom dar uma olhada. afinal o 1.6 SR compartilha diâmetro x curso com o AP 1600 que é diferente do AP 1800, mas dá uma olhada, desta vez é uma coisa muito mais complexa. Obrigado pelos elogios!

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  47. Opa! Sou Max, o desconhecido do GL 1.8 93.

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    1. Sem problemas tranquilo, mas enfim é muito complexo de responder isso.

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  48. bom gostaria de saber se tem alguma caixa de marcha que seja mais longa a 5 marcha e que de certo no polo 2003 2.0 116 cv

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    1. Opa, me parece que as caixas do Polo 2004 e 2006 são mais longas, acredito que dê, de fato o primeiro ano do Polo o câmbio era curto demais, desculpe pela demora na resposta.

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