Braços arrastados: A receita de suspensão independente mais barata.

   O BRAÇO ARRASTADO E POR QUE ELA FOI MUITO USADA E HOJE NEM TANTO.

Na matéria técnica passada vimos sobre a multilink e por que ela é boa, mas é cara, agora vamos tratar de outro sistema independente, mas é mais barato e muito comum na traseira(alguns casos na dianteira), é o sistema por braços arrastados que pode ser molas helicoidais ou barra de torção, o que para mim acaba a "independência", nesse mesmo artigo vamos explicar sobre isso.
   No braços arrastados, a mola fica numa posição diferente e os amortecedores também e a mola tem um braço de apoio e talvez daí vem o nome: braços arrastados, aliás foi muito usado em BMW da década de 1970 até o primeiro Nissan 240Z usava esse esquema, de início era mais para tração traseira, mas muitos carros de tração dianteira acabaram ganhando esse esquema exemplos?
A Fiat Palio Weekend usa esse esquema e não é só o modelo da Fiat, tem outros modelos da Fiat:
Os Fiat Marea, Brava, Tipo, Tempra SW e Coupé também usavam esse esquema só que é de tração dianteira, aliás muitos carros de tração integral dos anos 1980 usavam os braços arrastados no lugar do eixo de torção como é caso do Audi Quattro já que a Multilink era beeeem mais cara que hoje.
 NOS CARROS DE TRAÇÃO TRASEIRA FOI UMA MÃO NA RODA, normalmente carros de tração traseira tem eixo rígido e não podem usar o semi - independente com eixo de torção por causa do diferencial, então começaram a surgir os braços arrastados, BMW, Mercedes-Benz e logo na década de 1980 a Opel e a Ford europeia usaram esse esquema nos carros de tração traseira que aliás o maior expoente nacional com tração traseira esse tipo de suspensão é justamente:
O Ford Sierra que foi fabricado na Argentina e seguiu o mesmo esquema e você pergunta qual é a vantagem e a desvantagem? a vantagem que ela permite um bom comportamento dinâmico a um preço mais baixo que a Multlink, só que não com a mesma eficiência e o defeito é que no caso de carros de tração traseira, tem um peça chamada "Bolachão" que é uma peça que liga a suspensão a tração traseira, mas ela é muito frágil e com isso o carro perde tração.
Suspensão traseira do Omega.
  E COM BARRA DE TORÇÃO?  antes tenho de explicar as diferenças entre barra e eixo de torção.
Antes uma matéria sobre o eixo de torção mas a barra de torção consiste em duas barras de metal que fazem o papel de mola e com isso não tem molas, a barra de torção que fica no lugar, geralmente é duas barras de torção e a Kombi tem braços arrastados nas quatro rodas com barra de torção nos dois eixos e isso desde 1976 até 2013 quando abandonou o esquema igual do Fusca.
Aqui uma suspensão dianteira da Kombi.


Caso você queira saber a história da Kombi e os franceses durante muito tempo usaram o  esquema do McPherson e o sistema de braços arrastados com barra de torção na traseira, um exemplo clássico é o 206/207 brasileiro, além deles a própria primeira geração do Mégane e por tabela Scénic, o Renault Clio de primeira geração e o Renault Laguna também usavam esse esquema na traseira, é um sistema simples e mais barato até que o próprio eixo de torção até, mas que os próprios franceses abandonaram hoje em dia por questões de custos.
Também posso estender aos Renault 19 e 21 por exemplo que usam o mesmo esquema:
O Renault 21 também.
A suspensão traseira do 206 e as duas barra de torção na mesa.

Mas o grupo PSA decidiu ir mais além instituindo uma bucha que ela chamou de CATT e equipou diversos modelos do grupo como:
Só que esse sistema é traiçoeiro, caso o piloto não tenha habilidades, acaba dando acidentes, mas caso tenha habilidade acaba se dando bem. mas enfim a "Independência acaba na barra de torção" nesse casos, mas enfim ela é mais barata e fora alguns carros de projeto francês mais caros, passaram a usar suspensão Multilink e os mais baratos resolveram usar o sistema de eixo de torção.

Comentários

  1. amigo me desculpe, mas estas suspensões das fotos não são de braço arrastado e sim de barra de torção

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    1. Vamos lá:
      A primeira foto é da Palio Weekend que sempre usou braços arrastados, só o Palio Hacht usou eixo de torção.

      A segunda foto é da suspensão do Omega: braços arrastados e mola helicoidais.

      A terceira foto: é a suspensão da Kombi com braços arrastados e barra de torção(aliás Kombi pós-1976).

      As últimas fotos são do Peugeot 206: é braços arrastados, mas no lugar da mola ele tem a barra de torção como no Fusca é o "esquema tipicamente francês".

      Aqui temos um eixo de torção:http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2015/04/eixo-de-torcao-por-que-os-fabricantes.html

      E aqui temos a suspensão do Fusca.
      http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2015/04/suspensao-do-fusca-simples-robusto-e.html

      Aqui temos a suspensão do Fusca usados em vários modelos á ar e na Kombi até 1976.

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    1. Sim, exatamente, tanto que na matéria menciona, mas lá ele em barra de torção no lugar de molas como no Peugeot 206, não confundir barra de torção com eixo de torção que são duas coisas completamente distintas.

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  3. Olá. Tudo bem? Deixa eu levantar uma ideia maluca, vc achas possível usar essa suspensão traseira do ômega para um projeto com motor e caixa do AP1.8 do Gol na traseira? Entre eixos?

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    1. Olha, nessa você me pegou, é um pouco díficil, viu, mas enfim já não posso dizer muito. No caso colocar no Gol? ou colocar em alguma coisa diferente com motor do Gol e câmbio do Gol.

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