Eixo rígido: Algo tão antigo como o próprio automóvel.

              HOJE VAMOS TRATAR DE UMA SUSPENSÃO TÃO ANTIGA, QUANDO O PRÓPRIO AUTOMÓVEL: EIXO RÍGIDO.
Nos primórdios do automóvel, eles eram como carroças de motor: o motor fazia a função do cavalo e com isso a suspensão por eixo rígido eram comuns. ou seja ela é algo mais simples que até o próprio
eixo de torção que foi alvo do artigo bem anterior. mas enfim algo tão antigo é o feixe de molas.
 O FEIXE DE MOLAS o eixo rígido com feixe de molas é algo todos caminhões usam e picapes médias e grandes usam na traseira(todas sem exceção), no caso do Jeep Willys, a F100 até 1967 e a Chevrolet Brasil vinham também na dianteira e com feixe de molas, no caso das picapes e caminhões é para maior capacidade de carga e no caso do Jeep Willys para melhor robustez no fora de estrada e também alguns carros de passeio , o primeiro carro nacional o DKW Vemaguet é um dos carros de passeio que usava, assim como o Aero Willys e o Ford Maverick, no caso de carros de passeio, no DKW creio que seja algo inerente ao seu projeto e no caso do Aero Willys e do Ford Maverick automóveis americanos da época eram comum usar feixe de molas e no caso da Blazer derivada da S10 também usa feixe de molas, assim como a Pampa derivada do Corcel, a Corsa Pick-up , a Strada e a Ford Courier  só que no caso da Pampa, foi trocado o eixo rígido chamado de Ômega por um convencional e o feixe de molas veio junto, na Corsa Pick-up foi trocado o eixo de torção com molas helicoidais com eixo rígido por feixe de molas e no caso da Courier trocou o eixo de torção com molas helicoidais do Fiesta pelo eixo rígido e na linha 2000 até 2013 ganhou o eixo rígido do tipo "Ômega" e agora vocês se preparem para os festival de links sobre os carros já citados:
 
Aqui um eixo rígido com feixe de molas de uma Blazer antiga.
 
Desculpa a quantidade de links, mas você deve estar perguntando e o Uno? embora ele tenha um feixe de molas na traseira, ele é Independente tipo McPherson e não entra nesse artigo, os carros que eu linkei usam eixo rígido com feixe de molas na traseira, com exceção é  claro da F250 4x4 que sua o eixo rígido com feixe de molas, também na dianteira.
Nesse caso ambos usam eixo rígido com feixe de molas também na dianteira e a foto de capa? é a suspensão  traseira de um Corcel que depois vamos citar sobre ela, e também temos o caso da F100 a até 1968
COM MOLAS HELICIODAIS, você sabia que o Mustang até 2013 adotava molas helicoidais e suspensão traseira por eixo rígido? caso não saiba, agora sabe e enfim essa receita também é antiga, muitos carros de tração traseira como Galaxie, Opala, Chevette e Dodge Polara usam molas helicoidais e eixo rígido, nesse caso trouxe mais conforto. e também no Corcel que foi usado o eixo rígido do tipo "Ômega" que é mais leve.
Aqui uma suspensão traseira do antigo Mustang(foto auto entusiastas).

Vantagens de um eixo rígido? bom no caso maior capacidade de carga no caso de picapes e com feixe de molas é claro, afinal o eixo rígido era usado em carros de tração traseira por que isso era comum, depois veio a suspensões independentes.
 A desvantagem que apesar de carros com bom comportamento dinâmico, caso da Courier por exemplo,(afinal ela herda muita coisa do Fiesta da época e isso ajuda), não existe milagres: ela limita o comportamento dinâmico, pode ser que um acerto de molas ou amortecedores ajude, mas não há milagres.
  E talvez o caso de sucesso da Strada no seu segmento é justamente isso: eixo rígido com feixe de molas na traseira, o que digamos para capacidade de carga é algo muito bom.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários