Freios? todo mundo precisa deles e então nada como um artigo sobre eles.

                                      COMO FUNCIONA OS FREIOS E POR QUE ISSO?
Tudo que anda tem parar uma hora e por isso os freios são importantes para todos, a foto de cima é do cilindro mestre ele é o principal responsável por mandar óleo através dos "flexíveis" para os freios funcionarem. afinal nós estamos acostumados a ficha técnica dos carros: disco na dianteira e tambor na traseira, ou disco nas quatro rodas, disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira ou até mesmo ventilado nas quatro rodas.
   E óleo? existe várias específicações de óleo DOT3, DOT4, DOT5 E DOT 5.1 o mais comum é o DOT4 e o DOT5 é para carros de alto desempenho e o DOT 5.1 para carros de competições.
                                                     A embalagem do óleo de freio.
E além óleo, existe o servo-freio ou hidro vácuo , como é chamado em alguns lugares, ele múltipla a força do aperto do pedal do freio, em muitos carros antigos era comum os freios serem pesados, justamente pela ausência do freio, mas no caso do Fusca era o ar que assumia essa função e servo - freio era exclusivo de carros topo de linha,  depois o item se tornou tão popular que passou a ser comum em qualquer carro, inclusive populares básicos.
Aqui o servo freio um peça bem importante.
E para ele frear de forma equilibrada, ou seja para não frear e sair de lado, ele precisa de uma válvula equalizadora como forma de equalizar a ação dos freios.
A válvulas equalizadora.
Isso vale apenas para os freios á disco, a tambor ou nos dois? vale para qualquer esquema de freio, afinal seja a disco ou a tambor ele tem essas peças para auxiliar na frenagem e no próximo post de mecânica será o tambor o nosso tema.


 


Comentários

Postar um comentário