Plataforma EA 26/169: Os Falcon australianos, e australianos até a medula!

                   ESSA PLATAFORMA FOI RESPONSÁVEL POR MANTER A HISTÓRIA DO FALCON VIVA NA TERRA DOS CANGURUS.
Chegava os anos 1980 e era evidente que a base do velho Falcon já não ia mais aguentar anos, afinal ela mantinha a base original de 1960 com mudanças em 1979 na suspensão traseira( na verdade um parelelo de watt) e como você sabe o Falcon original é parente do nosso Maverick.
Se tiver curiosidade a história sobre o Maverick e seus irmãos e entre eles o Falcon. e então a Ford australiana decidiu ver uma substituição: primeiro pensou numa versão mais longa do Mazda 626, vale lembrar que a Ford naquela época era um condomínio de empresas diferentes: a Ford americana seguia uma filosofia, a Ford europeia outra, a Ford Brasileira depois do fim do Galaxie, nos carros de passeio se apegou a herança da Willys/ Renault e veio a Autolatina depois e trouxe os motores Volkswagen(AP) a Ford, já a Austrália seguia a Mazda e no caso do Falcon ele realmente foi além da conta, só que uma versão longa do Mazda 626 viria com tração dianteira,  recorreram a Ford americana, a plataforma Fox não servia as pretensões de um sedã famíliar, então a Ford americana ofereceu o Taurus que vinha com tração dianteira e havia o Scorpio da Ford europeia com motor dianteiro e tração traseira, afinal se a Holden resolveu adaptar o Omega as condições locais, por que a Ford local não poderia fazer isso? mas a Ford australiana foi mais além.

O Omega nacional que traz a reboque o Omega australiano/Holden Commodore e as versões contemporâneas do modelo nacional.
E em 1983 começou o trabalho de um Falcon totalmente novo, inclusive com plataforma nova e feita localmente, assim a Ford da Austrália, estava sendo mais australiana que a própria Holden e durante cinco anos, em março de 1988 chegava os modelos Falcon/Fairmont Ghia, o Fairmont Ghia era versão mais luxuosa, tinha o Falcon GL e a S "esportiva" que era o esportivo de adesivo, é não é só no Brasil que existe isso, ele chegava em duas opções de carroceria: sedã e perua ambos de quatro portas, a Ute acabou não vindo nessa geração, o sedã mede 4.81metros de comprimento, 1.86metros de largura, 1.40metros de altura e 2.79metros de entre - eixos,  já a perua media 500metros de comprimento,1.46metros de altura  e entre - eixos de 2.92metros, a largura e altura eram mantidos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de três marchas, nos motores também eram novos e totalmente australianos, era o Ford SOHC six, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, com três opções, a primeira opção era o 3.2,o seu diâmetro era de 91.9mm e o curso é de 79.4mm o que totalizavam 3157cm3, a sua taxa de compressão é de 8,8:1 e com isso gerava 24KGFMa3250RPM e 122CVa4000RPM e com injeção monoponto, a segunda opção é o 3.9 também de injeção monoponto, o seu diâmetro é mantido, mas o curso foi a 99.3mm o que totalizavam 3949cm3(se trata de um 3.95 na verdade...), a taxa de compressão é de 8,8:1 e com isso gerava 31.7KGFMa3250RPM e 163CVa4250RPM e por último esse 3.9 dotado de injeção eletrônica multiponto, a taxa de compressão era mantida e com isso gerava 34.5KGFMa3500RPM e 189CVa4250RPM, já os modelos S e Fairmont Ghia vinham apenas com o 3.9, já o 3.2 era exclusivo da GL, a sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira era independente por braços curtos longos e altos e na traseira eixo rígido com paralelo de watt, a escolha foi para conter custos e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e a direção era do tipo pinhão e cremalheira, note que tirando a suspensão era um carro refinado, se bem que o Holden Commodore VN apesar de ser baseado no Omega, em vez de suspensão independente veio com eixo rígido.
O EA Falcon chegava ao mercado com motores seis cilindros 3.2 de 122CV, 3.9 de injeção monoponto e 163CV e 3.9 com injeção multiponto e 183CV na foto o Fairmont Ghia.

O EA Falcon S que era o esportivo de "adesivo".

A Wagon EA Falcon e os mesmos motores do sedã.

O EA Falcon S Wagon e os mesmos motores do sedã.
O visual até que era bonito para os anos 1980 e tinha fortes inspirações no Scorpio e o Scorpio não tinha perua na época, tanto que a perua Falcon inspirou a perua Scorpio da Ford europeia. Em junho de 1988 o Fairlane chegava ao mercado já como linha 1989, aliás de olho nos "Marajás" australiano chegava o novo Fairlane/LTD com o entre - eixos aproveitado da perua, mas o comprimento era de 5.22metros, a largura era a mesma e a altura é de 1.42metros, o câmbio é apenas automático de três marchas, o motor é o seis cilindros de 3.9 litros e injeção multiponto já citado no Falcon, suspensão, freios e direção eram o mesmos do Falcon.
A Fairlane chegava ao mercado australiano com motor 3.9 de injeção multiponto.
Mas infelizmente esses modelos sofreram vários problemas, entre eles superaquecimentos e entre eles obrigou a Ford australiana cancelar o desenvolvimento da Ute nessa plataforma, para resolver os problemas do modelo, em outubro de 1988 na linha 1989 do Falcon nada muda, em outubro de 1989 na linha 1990 o seis cilindros de 3.2 litros dava o seu adeus, diante das fracas vendas e no Fairlane sem alterações, em outubro de 1990 na linha 1991 nada de alterações.
A CHEGADA DO MODELO EB TROUXE DE VOLTA O MOTOR V8, mas além dele veio grades dianteira, nova, faróis e para - choques dianteiros, sem alterações nas dimensões, no câmbio continuava manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas que aposentada o de três marchas. As versões continuam sendo GL, S e o luxuoso Fairmont Ghia e estreava o XR, nos motores o seis cilindros de 3.9 litros com injeção monoponto é mantido e importado dos Estados Unidos chegava o V8 302 de 5 litros(ou 4.95 litros) da família Windsor é o mesmo dos nosso Maverick e Galaxie, atualizados com injeção eletrônica multiponto, taxa de compressão de 9:1, o seu diâmetro é de 101.6mm e o curso é de 76.2mm o que totalizavam 4942cm3(na verdade 4.95...) e com isso gerava 39.6KGFMa2000RPM e 224CVa4500RPM e com isso ele substitui, o motor da família Windsor só estava na Austrália no final dos anos 1960 e os V8 posteriores eram da família Cleveland e depois de 10 anos, o V8 voltava ao mercado australiano, já o Fairmont Ghia, tinha opção de câmbio manual de seis marchas e motor seis cilindros de injeção multiponto era mantido nele e chegava o nova grade dianteira e faróis aos Fairlane/LTD  que agora era o NC Fairlane que voltava a ter opção do motor V8 302 além do seis cilindros de 3.9 litros e injeção multiponto e S apenas o seis cilindros de 3.9 litros de injeção multiponto e a perua perdia a versão S.
 
O Falcon ganhava nova grade dianteira e faróis e os motores seis cilindros de 3.9 litros de injeção monoponto e multiponto eram mantidos e estreava o V8 de 5 litros com 224CV, mais tarde o 3.9 litros é substituído 4 litros de 201CV e as versões mais caras ganhavam uma versão com 219CV

A Wagon EB com os mesmos motores do sedã.
A versão S com o mesmo seis cilindros de 3.9 litros e injeção multiponto e mais tarde veio o seis cilindros de 3.9 litros com 201CV
 

O Falcon XR chegava ao mercado de início apenas o 8 cilindros(XR8) com o mesmo motor V8 e mais tarde a opção seis cilindros de 4 litros com 219CV.
 

O  NC Fairlane/LTD com o mesmos motores seis cilindro e V8 do Falcon e mais tarde o mesmo seis cilindros de 4 litros já citado no Falcon.
 

E os problemas? já tinham sido sanados, quando ele foi lançado a Ford australiana corria com o Sierra RS Cosworth preparado, em abril de 1992 depois de longos anos, a versão GT voltava ao mercado australiano, vinha com spoilers, aerofolio, saias laterais e um aerofólio bem grande, um scoop no capô, câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas encurtado, com as alterações visuais o comprimento foi a 4.97metros e tudo isso seria nada sem alterações no motor V8 302 de 5 litros(4.95 na verdade....) da família Windsor e com isso gerava 42.8KGFMa4000RPM e 272CVa5250RPM graças aos comando de válvulas mais bravos instalados, suspensão e freios também eram modificados para adequar a melhor potência do carro.
O GT chegava ao mercado com motor V8 302 de 5 litros com 272CV.

Um aerofólio bem grande na traseira...
E no mesmo mês, chegava ao Falcon nas versões normais e no Fairlane, o seis cilindros de 4 litros chamado de Ford SOHC Six Intech, o diâmetro cresceu para 92.6mm e o curso foi a 99.3mm o que totalizavam 3984cm3, a sua taxa de compressão é de 8.8:1 e com isso gerava 35.5KGFMa3750RPM e 201CVa4500RPM e para os modelos Fairmont Ghia/ XR e o NC Fairlane de entrada chegava uma versão com comando de válvulas mais bravo do Ford SOHC Six Intech que gerava 37.2KGFMa3500RPM e 219CVa4600RPM e o modelo S agora apenas com a versão mais mansa do seis cilindros de 4 litros. Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em agosto de 1993 na linha 1994 chegava o modelo ED com nova grade dianteira oval e novas lanternas, mantendo o motor seis cilindros de 4 litros em duas configurações de potência e o V8 de 5 litros com 224CV, o GT dava adeus, agora as versões eram Futura, GLi, Fairmont Ghia e XR, sendo o número acrescido de 6 se for seis cilindros em linha e 8 se for V8 e perua ganhava  opção XR e o Fairlane trocava o seis cilindros agora apenas com 201CV e o S dava lugar em definitivo ao XR e o GT era substituído pelo XR8 Sprint, o motor V8 Windsor 302 tinha comando de válvulas mais bravo, mas era mais manso e que o antigo GT e passava a gerar 41.3KGFMa4000RPM e 265CVa5000RPM
O ED Falcon chegava ao mercado os motores seis cilindros de 4 litros com 201CV e 219CV para o Fairmont Ghia foram mantido, assim como o V8 de 5 litros.
 

A Wagon(Perua) Falcon ED com os mesmos motores do sedã.

O Esportivo XR, na versão XR6 o motor seis cilindros na configuração mais brava e o V8 de 5 litros já citado no EB e uma versão mais potente com 261CV.

A perua também ganhava a versão esportiva XR e os mesmos motores.
O Fairlaine não mudava, mas fica mais fraco o seis cilindros de 4 litros em configuração "mansa".
Com a mudança de regulamento ele volta a competir no campeonato de turismo australiano, mas quem vence em Bathrust é Larry Perkins com o Holden Commodore, em setembro de 1994 na linha 1995 nova grade dianteira, faróis e para - choques chegava o modelo EF Falcon, com visual inspirado no Taurus americano, novas lanternas, câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, nos motores o seis cilindros de 4 litros agora ganhava uma nova injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 36.4KGFMa3000RPM e 214CVa4800RPM, na configuração mais brava do seis cilindros exclusiva do Fairmont Ghia e do XR, ele gerava 37.3KGFMa3150RPM e 223CVa5000RPM, o V8 302 de 5 litros exclusivo do XR8 agora gerava 40.6KGFMa3000RPM e 235CVa5500RPM, com as alterações visuais o comprimento foi a 4.91metros, o resto das dimensões foram mantidas e a perua passava 5.05metros de comprimento com as alterações visuais e as versões de acabamento sendo: Futura, GLi, Fairmont Ghia  e XR. Em Bathurst? Dick Jonhson com uma versão preparada desse carro leva o Falcon EB(corria com o modelo EB) em outubro de 1994 a vitória.
O EL Falcon chegava ao mercado o seis cilindros de 4 litros vai a 214CV e ganha a versão de 223CV para o Fairmont Ghia e o V8 de 5 litros herdado do EB é mantido.

A Perua EL Falcon com os mesmos motores do sedã.

O Esportivo XR com o motor seis cilindros do sedã e o V8 de 5 litros indo a 235CV.

A Wagon XR e os mesmos motores do sedã XR.
Em março de 1995 finalmente o Fairlane/LTD era reestilizado era o modelo NF com nova grade dianteira, farois e para - choques e junto as mudanças visuais o motor seis cilindros ficava mais potente é o mesmo do Falcon de entrada e o V8 era mantido como opção e nas dimensões ele agora media 5.12metros de comprimento.
O NF Fairlane/LTD chegava ao mercado com motor seis cilindros 4 litros e V8 de 5 litros todos já citados.
Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda nos modelos, em outubro de 1996 na linha 1997 chegava nova grade dianteira, faróis e novas lanternas, era o modelo NF, mantinha o mesmo câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, nos motores os seis cilindros de 4 litros eram inalterados, o V8 em configuração de 224CV desde o tempo do EB não mudava e V8 no XR8 passava a gerar 231CV. já o Fairlane ganhava nova grade dianteira, faróis e para -choques, o motor V8 continuava sem alterações, mas o seis cilindros agora gerava 36.8KGFMa2000RPM e 220CVa4900RPM e as versões eram as mesmas, só a perua que agora não tinha mais a versão XR.
O EL Falcon chegava ao mercado aqui é o Fairmont Ghia e o motor seis cilindros de 4 litros em duas configurações e o V8 é mantido.

O Esportivo XR chegava ao mercado com novo visual e os mesmos motores, o V8 passa a gerar 231CV.

A EL Falcon Wagon com os mesmos motores do sedã.

O NL Fairmont/Ghia e o seis cilindros de 4 litros passa a gerar 220CV e o V8 era mantido.
Era a linha 1997 dos modelos, em março de 1997 o GT voltava com grade diferente, aerofólio, spoilers e os australianos apelidaram de "carro do Darth Vader", mas enfim é por causa do visual, tanto o câmbio manual de cinco marchas como o automático de quatro marchas em relações mais curtas e o V8 302 de 5 litros da família Windsor agora voltava a gerar 42.9KGFMa3700RPM e 272CVa4700RPM, graças ao comando de válvulas mais bravo para essa versão.
O Esportivo GT chegava com motor V8 de 5 litros e 272CV e scoop no capô.

E um Aerofólio bem grande na traseira...
Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em maio de 1998 chegava o Fairlane preparado pela TickFord, aliás foi a mesma que desenvolveu as versões GT do EB e do EL Falcon, com comando de válvulas mais bravo e injeção mais aberta para gerar 41.8KGFMa3900RPM e 265CVa4700RPM.
O Fairlane TickFord chegava com motor V8 302 de 5 litros calibrado para gerar 265CV.
Apenas câmbio automático de quatro marchas, é os "Marajás tem o direito" de andar rápido.
A NOVA GERAÇÃO DO FALCON CHEGAVA AO MERCADO  em outubro de 1998 na linha 1999, mais uma vez a Ford australiana se viu ao exterior, Mazda 929 de tração dianteira, usar a plataforma do Scorpio de novo e até o Crown Victoria foi eleito como opção, mas a Ford local tratou de melhorar a plataforma australiana, afinal o Holden Commodore já estava com suspensão traseira independente desde 1991 e para todas as versões desde 1993, então era mais do que na hora de reagir, mas antes disso, vamos falar, ele chegou na carroceria sedã e perua de quatro portas e a Ute agora  sim entrava na nova plataforma, eles vinham nas versões Forte, Futura, Fairmont Ghia e XR, as duas última é exclusiva do sedã e da Ute, o entre - eixos foi mantido, a perua passou a ter 3.10metros de entre - eixos e também era medida da Ute, no comprimento ele passou a medir 4.91metros, o sedã e a Ute mediam 5.08metros, a largura de todas as carrocerias é de 1.87metros e altura é de 1.44metros,  no câmbio duas opções: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, nos motores quatro opções, o seis cilindros de 4 litros é mantido sem alterações, para o modelo XR vem a configuração mais potente do seis cilindros que foi mantido, o XR além desse ganhava o seis cilindros de comando de válvulas variável, ainda com 12 válvulas(2 válvulas por cilindro) que gerava 38.1KGFMa3500RPM e 234CVa5000RPM e taxa de compressão de 9,6:1, o V8 de 5 litros da família Windsor dotado de injeção eletrônica era mantido que gera 40.8KGFMa3200RPM e 238CVa4600RPM e para o XR8, ele gera 42KGFMa3500RPM e 252CVa4500RPM graças ao comando de válvulas mais bravos para o V8 nessa versão. A principal mudança foi na suspensão traseira o eixo rígido continuava de série nas versões básica do sedã , na Ute que agora vinha nessa plataforma, mas estreava a suspensão traseira independente por braços duplos triangulares de série nos esportivos XR, na perua e opcional nas demais versões, ou seja essa mudança foi responsável pela mudança de código(EA 169), os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, para o esportivo XR8 era ventilado nas quatro rodas e a direção foi mantido do antigo EA26.
O Falcon era renovado com motores seis cilindros de 4 litros de 214CV e o V8 de 5 litros com 238CV.

A Perua chegava ao mercado e os mesmos motores do sedã.

O esportivo XR chega ao mercado, o XR6 com motor seis cilindros de 4 litros e 224CV é mantido, estreava o seis cilindros de 4 litros e comando de válvulas variável e 235CV e o V8 de 5 litros com 252CV que era exclusivo o XR8.

A Ute chegava ao mercado em nova plataforma.
O olha visual dele? segue o New Edge, sinceramente os melhoramentos na base foram até excelentes, mas o visual.... é feio, vão me desculpar, mas é feio e o lado bom que a Ute volta a ter uma base alinhada como o resto da família é claro a suspensão traseira independente, algo que nem o Mustang da época tinha! e não teve até 2013, mas voltando ao modelo australiano.... na mesma época o antigo modelo EL vence Bathurst na versão altamente preparada nas mãos de Jason Bright.
A CHEGADA DO NOVO FAIRLANE/LTD E A DIVISÃO DE ALTO DESEMPENHO em outubro de 1999 na linha 2000 chegavam duas novidades, a primeira delas era o novo Fairlane/LTD, como sempre câmbio automático de quatro marchas, nos motores o seis cilindros de 4 litros ganhava comando de válvulas variável(VCT) já na versão básica que gerava 37.7KGFMa3500RPM e 228CVa5000RPM e o V8 de 5 litros com 238CV já citado no Falcon, o Fairlane que mede 5.14metros de comprimento e o entre - eixos foi mantido(2.92metros), vale lembrar que o Falcon Ute e Falcon Wagon teve um amplo entre - eixos e agora é claro a suspensão traseira independente por braços duplos triangulares em todas as versões no caso do Fairlane.
O Fairlane chegava ao mercado australiano com motores seis cilindros de 4 litros de 238CV e o V8 de 5 litros de 238CV.
Se a Holden tinha a divisão de alto desempenho, era natural que a Ford australiana não ficasse atrás e aí criou a FTE e lançou o modelo TE50, ele herdava o V8 Windsor do antigo GT com 272CV e ganhava uma versão mais potente com 44.9KGFMa4000RPM e 299CVa5250RPM graças ao comando de válvulas ainda mais bravos, mas vale lembrar que o câmbio era apenas automático nessa versão e para o Falcon convencional chegava a versão S que usava o motor seis cilindros básico.
O Esportivo TE 50 chegava ao mercado com motor V8 de 5 litros com 272CV e 299CV.
 
O "Esportivo" S com motor seis cilindros da versão "básica".
O S era o "esportivo de adesivo" e na mesma época até o Fairlane ganhava uma versão de alto desempenho pela FTE chamada de TL50, que vinha com câmbio automático e motor V8 302 de 5 litros com 272CV, ou seja era herdeiro do modelo TickFord, os "Marajás" podem andar rápido também, com essa opção.
O Esportivo TL50 chegava ao mercado com motor V8 de 5 litros e 272CV e mais tarde o V8 de 5.6 litros que já citaremos no FTE50.
Em abril de 2000  diante das críticas por causa do visual New Edge que ficou bem no Ka e no Focus, não ficou grande australiano e ganhou nova grade dianteira melhorando um pouco visual do modelo, mas ainda assim não havia milagres,, e   as versões continuavam Forte, Futura, S  e XR, o seis cilindros de 4 litros segue sem alterações, estreava a versão movida á gás natural e com isso o seis cilindros passava a gerar 36.9KGFMa2750RPM e 194CVa4500RPM, o seis cilindros de 4 litros agora chamado de HP exclusivo do XR6 e o seis cilindros com comando de válvulas variável é mantido e o XR8 agora ganhava o motor herdado do TE50 com 272CV e este por  sua vez foi herdado do EL GT V8, já o TL50 não tinha alterações.
Nova grade dianteira chegava a alterações no AU Falcon e os motores seis cilindros e V8 eram mantidos e estreava o seis cilindros GNV com 194CV.

 
A Perua AU Falcon com os mesmos motores do sedã.

O Esportivos XR, o XR6 com seis cilindros mais potente era mantido e o de comando de válvulas variável, também e o V8 vai a 272CV que é do XR8.
Infelizmente, não consegui, fotos da Ute é uma pena. Em outubro de 2000 o Fairlane não mudava e o TL50 também não, mas o Fairlane ganhava nova grade dianteira, e chegava o TE50 e o novo TS50, com motor V8 de 5 litros e 299CV. agora como única opção de motor e agora o câmbio manual de cinco marchas podia ser atrelado ao motor de 299CV, mas o câmbio automático de quatro marchas continuava disponível no mercado.
O TE50 chegava ao mercado com motor V8 de 5 litros com 299CV.
E era linha 2001, as versões normais do Falcon não mudavam, afinal foram lançados em abril do ano 2000 e então não mudava, em novembro de 2001 na linha 2002 chegava nova grade dianteira e novas lanternas para a perua, as opções de câmbio eram mantidas, nos motores os seis cilindros de 4 litros em configuração básica era mantido, o seis cilindros em linha de 4 litros e mais potente exclusivo do XR6 era mantido, assim como o seis cilindros de 4 litros e comando de válvulas variável exclusivo do XR6 como opção, o  V8 302 de 5 litros e configuração "básica" é mantido, o XR8 agora herdava a configuração de 299CV do V8 302 de 5 litros do antigo TE50, já o TE50 trocava o motor V8 de  5 litros pelo V8 de 5.6 litros ainda da família Windsor com cabeçotes do GT40, o diâmetro era mantido, mas o curso passava a 86.4mm e com isso totalizavam 5604cm3, a sua taxa de compressão é de 9,6:1 e com isso gerava 51KGFMa4250RPM e 340CVa5250RPM graças ao comando de válvulas mais bravo e o visual também era alterado com nova grade dianteira e para - choques, ou seja os australianos da Ford tentaram melhorar o visual do modelo a qualquer custo. Já no Fairlane nas versões normais nada mudava e no TL50 ele trocava o V8 de 5 litros pelo V8 de 5.6 litros.
Nova grade dianteira e novos para- choques e manteve os motores seis cilindros de 4 litros e V8 de 5 litros sem alterações.

A Perua também não recebe alterações.

O Esportivo XR, na versão XR6 mantinha o seis cilindros mais potente e o seis cilindros de comando de válvulas variável e o V8 de 5 litros foi a 199CV.

O FTE50 agora ganhava um motor V8 de 5.6 litros com 340CV.
           A Ute também ganhava nova grade dianteira e faróis e mantinha os motores.
Em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o modelo BA Falcon, agora a suspensão traseira independente é para todas as versões, ele veio em três carrocerias: sedã e perua de quatro portas e picape(Ute), o sedã agora mede 4.92metros de comprimento, 1.86metros de largura, 1.44metros de altura e 2.83metros de entre - eixos, a perua voltava aos 2.92metros e levava a Ute junto nessas medidas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, nos motores estreava o Ford Barra DOHC 24 válvulas, era basicamente um versão com cabeçote de 24 válvulas do Ford SOHC six intech, manteve o bloco de ferro e cabeçote de alumínio, o comando continuava sendo acionado por  corrente metálica, só que agora era de 24 válvulas e o comando era duplo, a taxa de compressão era de 9,7:1 e com isso gerava 38.7KGFMa3250RPM e 248CVa5000RPM, uma versão á gás natural desse motor que gerava 37.9KGFMa3000RPM e 212CVa4750RPM, o V8 de 5 litros da família Windsor dava o seu adeus, era substituído pelo 5.4 litros e 24 válvulas(3 válvulas por cilindro) da família Modular, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas de  simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 90.2mm e o curso é de 105.8mm o que totalizavam 5408cm3, a sua taxa de compressão é de 9,7:1 e com isso gerava 47.9KGFMa3250RPM e 299CVa4750RPM e a versão Forte dá lugar a XT, a Futura continua, o Fairmont Ghia também, a versão XR, na versão de entrada era um "esportivo de adesivo" com motor seis cilindros igual dos outros modelos no XR6, estreava a versão turbo desse motor para o XR6 Turbo, a taxa de compressão caia para 8,7:1 e com isso ele gerava 45.9KGFMa2000RPM e 326CVa5250RPM e o XR8 vinha com o Ford Modular V8 de  5.4 litros, mas dotado de 32 válvulas, comando de válvulas variável e duplo comando de válvulas no cabeçote, a taxa de compressão era de 9,5:1 e com isso gerava 51KGFMa4250RPM e 354CVa5250RPM, já o Fairlane não mudava e a divisão de alta performance dá o seu adeus que era a FTE e a Ute ganhava a opção de chassi-cabine, além da Ute convencional
O Falcon BA chegava ao mercado agora com visual bem mais bonito e o motor seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas com 248CV, uma versão GNV desse motor com 212CV e o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas com 299CV.
 
O Esportivo XR, no XR6 básico era mantido o seis cilindros em linha, no XR6 Turbo estreia o motor seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas com 326CV e o XR8 o V8 de 5.4 litros com 32 válvulas com 354CV.

Aqui a Falon BA Wagon com o mesmo motor seis cilindros já citado no Básico.


A Ute chassi-cabine e o mesmo motor seis cilindros de 4 litros.

A Ute com motor seis cilindros e V8.
Em abril de 2003 chegava o FPV GT e GT-P, ou seja a versão de alta performance voltava a ativa como Ford Performance Vehicles, o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e tinham relações do XR8, mas o motor era mais potente, o V8 de 5.4 litros e 32 válvulas da família Modular ganhava taxa de compressão de 10,5:1 e alterações nos comandos de válvulas para gerar 53KGFMa4500RPM e 394CVa5500RPM.
O FPV GT chegava ao mercado com motor V8 de 5.4 litros e 32 válvulas com 394CV.
Em julho de 2003 na linha 2004 é vez do BA Fairlane/LTD chegar ao mercado australiano e o motor é o seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas na opção de entrada e o V8 de 5.4 litros aposentava o V8 de 5 litros da família Windsor. o entre - eixos de 2.92metros é mantido e o comprimento vai a 5.13metros.
Nova grade dianteira, faróis e novas lanternas é o BA Fairlane que chegava ao mercado, na entrada o seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas e o V8 de 5.4 litros das versões básicas.
Em junho de 2004 já como linha 2005 estreava o utilitário esportivo SX Territory, ele media 4.86metros de comprimento, 1.89metros de largura, 1.71metros de altura e 2.84metros de entre - eixos,  apenas com câmbio automático de quatro marchas, duas opções de tração: traseira e integral e única opção de motor: o seis cilindros em linha e 24 válvulas já citado no Falcon.
O Territory chegava ao mercado australiano com motor seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas.
Em outubro de 2004 na linha 2005 para o Falcon ganhava nova grade dianteira, para o Fairlane nada mudava e na FPV estreava o Typhoon, o motor seis cilindros de 4 litros, 24 válvulas e turbo nele passou a gerar 56.1KGFMa2000RPM e vai até 4250RPM e 367CVa5000RPM e com comando de válvulas mais bravos para dar mais potência ao seis cilindros turbo australiano e trouxe junto com ela o câmbio manual de seis marchas, que também estava disponível agora para os GT V8, a Ute ganhava a opção RTV com suspensão elevada e tração integral.
O Falcon ganhava nova grade dianteira e sem alterações nos motores.

O XR6 Turbo com motor seis cilindros de 4 litros, 24 válvulas e turbo.

O XR8 com motor V8 de 5.4 litros.

A Ute RTV com motor seis cilindros, suspensão elevada e pneus de uso misto.
Em outubro de 2005 na linha 2006 chegava os modelos BF Falcon como sedã, perua e Ute, estreava o câmbio automático de seis marchas para os motores V8 e para os esportivos XR6, o motor V8 de 5.4 litros e 24 válvulas agora gerava 51KGFMa3500RPM e 313CVa5350RPM dotado de injeção multiponto, a sua taxa de compressão é de 9,7:1, nos modelos FPV nada mudava, o Territory ganhava nova grade dianteira, faróis e lanternas e era o modelo SY, com duas opções de tração e apenas uma opção de motor: o seis cilindros de 24 válvulas e 4 litros já citado no Falcon BA e as versões do Falcon além dos FPV Typoon ,GT e GT-P, eram os modelos XT, Futura, Fairmont Ghia e XR e o Fairlane estreava junto com os Falcon inclusive o motor V8 ficava mais potente como foi citado no Falcon e mantinha o seis cilindros como opção de entrada.
O BF Falcon chegava ao mercado com motor seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas mantido e V8 de 5.4 litros  24 válvulas agora gerava 313CV.
 
 

O Esportivo XR, com motor seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas, seis cilindros 24 válvulas turbo e o V8 de 5.4 litros todos já citados no BA.

O FPV com motor seis cilindros de 4 litros turbo e V8 de 5.4 litros e 32 válvulas mantidos.
 
A Perua BA Falcon com os mesmos motores do sedã.

 

O SY Territory chegava ao mercado e mantinha o seis cilindros de 4 litros e mais tarde ele ganhava versão seis cilindros turbo.
 
 
A Ute BF chegava ao mercado e os mesmos motores do Falcon e a versão da foto é a XR8.
O BF Fairlane chegava ao mercado com o motor seis cilindros de 4 litros e 24 válvulas e o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas.
Em março de 2006 chegava a versão SR que vinha com motor seis cilindros em linha e V8 de 5.4 litros e 24 válvulas todos do Falcon normal era o "esportivo de adesivo" da família, mas com motor V8 e as faixas eram as mesmas dos modelos FPV.
O BF Falcon SR era o esportivo de adesivo e os mesmos motores do Falcon comum.
Em outubro de 2006 na linha 2007 duas novidades, nova grade dianteira para os modelos, já o motor seis cilindros de 4 litros de aspiração natural e a versão GNV eram mantidas, o seis cilindros de 4 litros e turbo ganhava alterações agora gerava 48.9KGFMa2000RPM e 333CVa5250RPM, o V8 de 5.4 litros com 24 válvulas era mantido, assim como a versão de 32 válvulas exclusivo dos XR8 e a versão mais potente exclusivo do GT e o seis cilindros turbo da FPV é mantido sem alterações.
Nova grade dianteira e faróis para o BF e o motor seis cilindros foi mantido, assim como  o V8 de 5.4 litros e 24 válvulas.

No esportivo XR, o seis cilindros foi mantido, o turbo seis cilindros passou a gerar 333CV e o V8 de 5.4 litros e 32 válvulas foi mantido.

A Wagon ganhava as alterações visuais e os mesmos motores do sedã.

O FPV mantinha o seis cilindros apimentado e o V8, mais tarde o V8 vai a 411CV.
No mesmo mês Craig Lowndes vence Bathurst com o Falcon BF preparado e o SY Territory ganhava a versão Turbo para o motor seis cilindros em linha, em outubro de 2007 na linha 2008 o FPV GT ficava mais potente, o V8 de 5.4 litros da família Modular da Ford tinha um aumento de taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 55.1KGFMa4750RPM e 411CVa6000RPM, em janeiro de 2008 chegava o SR apenas com motor seis cilindros de 4 litros e ficava no mercado por dois meses.
O SR chegava ao mercado australiano apenas com seis cilindros de 4 litros.
Em fevereiro de 2008 Sedã e Ute(picape) migravam para a plataforma E8, o Fairlane dava o seu adeus, o  SY Territory ganhava a versão FPV que era chamada de F6X com tração integral e o motor seis cilindros turbo de 4 litros e 24 válvulas de 367CV herdado do antigo Typoon F6, já a perua seguia sem alterações.
O Territory ganha a versão FPV com motor seis cilindros e 4 litros e 24 válvulas.
Em maio de 2008 era vez da BF Falcon Wagon ganhar nova grade dianteira e agora apenas com motor seis cilindros de 4 litros, só que agora com alterações, na versão convencional passava a gerar 39.9KGFMa3250RPM e 265CVa6000RPM e a versão com GNV agora gerava 37.9KGFMa2750RPM e 212CVa4250RPM essa como sempre tinha foco destinado aos frotistas.
A Perua Falcon ganhava nova grade e o motor seis cilindros agora gerava 265CV e a versão com GNV gerava 212CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda nos modelos, em maio de 2009 a versão FPV do Territory dá o seu adeus e o SY Territory ganhava nova grade dianteira e sem alterações mecânicas, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda nos modelos, tanto no Territory como na perua BF Falcon que qualquer semelhança com o que ocorreu com a Parati no Brasil e com a Palio Weekend hoje também no Brasil é mera coincidência.
Nova grade dianteira para o SY Territory e o motor é o seis cilindros de 4 litros aspirado ou turbo.
Em outubro de 2010 na linha 2011 a perua dava o seu adeus, o Territory seguiu, em março de 2011 o Territory migrava para plataforma E8 e com isso adeus dessa plataforma na Austrália.
 
 
Essa plataforma foi imporante para a Ford australiana, afinal ela levou o Falcon alguns anos a mais de vida, inclusive recebendo a linguagem visual da Ford de cada época, e sem abrir mão dos motores V8 e uma espécie em extinção hoje em dia: seis cilindros em linha. ou seja eles são australianos não só na casca, mas também até na raiz, inclusive até base própria.



 


 
 

 
 
 



 

 
 

 



 



 

 




 


 
 
 






Comentários