Avaliação: Nissan Versa mostra que qualidades de um carro não se resume ao um visual.



   


O VERSA MOSTROU QUALIDADES UMA DELAS CHEGOU A SUPERAR CARROS MAIS CAROS.

A Nissan do Brasil sempre manda release por e-mail para o blog e eu sempre publico, não que seja um papagaio, longe disso. Mas enfim você já viu sobre notícias de vários Nissan inclusive o lançamento do Versa, mas não pude sair  de casa e eis que vou na Globo Nissan de campinas e infelizmente os vendedores de lá, estavam muito ocupados com bater metas e fora que nem uma atendendente tem, não estou queimando a concessionária: infelizmente problemas localizados acontecem, mas eis que alguma coisa me disse "Vá no estreito".
   Antes, vou falar sobre o segmento: Você já reparou que a maioria dos fabricantes tem um ou dois representantes nesse segmento, quer dar uma olhada? Chevrolet vem com três: Corsa Classic, Prisma e Cobalt, a Fiat tem dois: Siena e Grand Siena, a Ford também dois: Ka+ e New Fiesta Sedan, a Hyundai tem o HB20S, a Renault tem o Logan, a Volkswagen tem o Voyage e a própria Nissan tem o Versa, no passado Renault e VW também tiveram dois representantes e os chineses JAC J3 e Lifan 530 também estão no páreo, assim como Celer Sedan agora nacionalizado, mas os principais são de marcas tradicionais, ou seja é um segmento de importância grande.
   Aí eu lembrei que a Globo Nissan do estreito em Florianópolis e ela fica bem próximo a ponte que faz divisa com São José e já tinha passado por aquele local algumas vezes(aquela rua) e aí logo já tinha uma atendente disponível e me encaminhou ao vendedor, inclusive perguntei se ele estava disponível ele disse que sim e inclusive expliquei para ele como seria o test drive e seria como se fosse um rewiew e aí ele falou para falar  com a gerente e aí expliquei para ele, sobre visualizações, test drive que já fiz, etc e tal e aí ela falou que era para falar com o Marketing que fica na Globo..... Renault do estreito, até pensei que ia falar com ele outro dia e aí o vendedor perguntou se eu faria o trajeto próprio ou da concessionária e aí respondi "O da concessionária, para não me incomodar" e aí eles aceitaram a avaliação que foi feita ontem dia 25/06 e aí eles  fizeram os trâmites.
   Mas por que o Versa? simples é o último lançamento da Nissan no Brasil e agora é feito em Resende-RJ o que livra ele das cotas com o México que o atrapalhou o modelo anterior a reestilização e o motor 1.616V foi nacionalizado ano passado com a nacionalização do March.
   POR FORA em relação ao antigo deu uma melhorada no visual ao vivo, inclusive com a grade do Altima, mas ainda assim não dá para dizer que é um carro bonito, mas e aí "Beleza, põe na mesa?" resposta: Não e se for isso, Chevrolet Cobalt, Toyota Etios e com pequena ressalva ao Ford Ka+(traseira) e HB20S(lateral), os únicos talvez que podem ser considerados bonitos no segmento é Chevrolet Prisma de nova geração,Fiat Grand Siena, Renault Logan de nova geração , e Volkswagen Voyage, mas todos talvez não tenham as mesmas qualidades do Versa apresentada, a grade como eu disse é até bonita, mas não combina com o farol e as lanternas traseiras não conversam com a tampa do porta - malas, mas existe algo de positivo na versão top de linha: As Rodas de Liga-leve dão ar um requintado, assim como o cromado na tampa do porta- malas. Uma coisa tem que reconhecer: ele aparenta ser maior e realmente as dimensões confirmam, ele mede 4.49metros de comprimento é o maior do segmento, o segundo colocado é justamente o Cobalt com 4.48metros, seguido do New Fiesta com 4.41metros, do seguido do Renault Logan com 4.35metros, do Grand Siena com 4.29metros, do Prisma com 4.28metros, do Etios Sedan com 4.26metros, do Ka+ com 4.25metros, do HB20S com 4.23metros e do Voyage com 4.21metros, ou seja o Versa tem  comprimento digno de sedãs médio do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, na largura ele mede 1.69metros, ele só está a frente do Voyage com 1.66metros e HB20S com 1.68metros, empata com o Ka+ e Toyota Etios , perde por apenas 1cm para Prisma e Grand Siena , perde para o New Fiesta com 1.72metros e perde para Cobalt e Renault Logan ambos com 1.73metros, de qualquer forma é o que mais apresenta equilíbrio entre ser estreito e ser largo demais, na altura ele mede 1.51metros, ele é mais alta que o Voyage com 1.46metros , HB20 com 1.47metros e New Fiesta com 1.47metros faz parte do clube dos "1.51metros" com Toyota Etios e Fiat Grand Siena e é apenas 1cm mais baixo que o Ka+ e 2cm mais baixo que o Logan e no entre - eixos é de 2.60metros, outra medida digna de carro médio do início dos anos 2000, em relação aos rivais perde para o Logan com 2.63metros e Cobalt com 2.62metros, vence Toyota Etios com 2.55metros, Prisma com 2.53metros, Grand Siena com 2.50metros, Ka+ e New Fiesta  com 2.49metros e Voyage com 2.47metros. Realmente as medidas sempre estão entre as maiores do segmento, quando não é a maior, note que ele tem boas dimensões e isso será que traz vantagem dentro? isso nós vamos ver. e lembrando que visual é questão subjetiva, muitos vão achar ele bonito e inclusive tem reconhecer: ele tem personalidade diferente no trânsito e além disso ele é global: é o mesmo modelo vendido aqui, na América do Norte e na Ásia incluindo Japão e China, onde ele pode se chamar Sunny(Japão) ou Latio(na maioria dos mercados asiáticos) e construído sob a plataforma V da Nissan, uma das mais modernas do mercado mundial.
O Visual é polêmico, mas a grade do Altima, dá requinte as rodas aro 16, maçanetas cromadas  e rodas aro 16 também dão requinte ao compacto.


Na traseira cromado na grade também dá requinte.
POR DENTRO: É no interior que a situação começa a mudar, ele segue a escola japonesa, painel simples, mas bem acabado e na versão topo de linha com equipamentos de requinte, os instrumentos tem boa visualização, parece um painel de carro de vídeo game(o que é um elogio!) devido ao bom posicionamento e boa visualização deles e bom acesso aos comandos, o espaço para a dianteira é excelente e na traseira uma surpresa: foi atrás sentar "atrás de mim" e sobrou um amplo espaço para os meus joelhos e depois resolvi recuar o banco e o resultado: continuou sobrando espaço para os meus joelhos: espaço interno para traseira melhor do que carros mais caros que custam o triplo do preço. Nos equipamentos de série ele traz os obrigatórios por lei: ABS e Air Bag Duplo, além deles traz EBD e BA(assistência de frenagem), Coluna de direção regulável, CD/Player, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e os outros itens de série são: Banco do motorista com regulagem de altura, função um-toque para o vidro do motorista, Painel de instrumentos Fine Vision, conexão Bluetooh/i-Pod e quatro autofalantes a reboque do CD/Player, Comando de áudio e Tefelone no volante, Maçanetas internas cromadas,Banco traseiro rebatível, Moldura cromada nas janelas, Bancos de couro, Acabamento Black Piano no painel, Acabamento  cromado no porta- malas, Ar Condicionado digital, Maçanetas externas cromadas, Retrovisores externos rebatíveis com luz integrada, Revestimento das portas em couro, Rodas Liga-leve aro 16 com Inner Black, Faróis de Neblina com acabamento cromado, Tela multímida de 5.8 polegas integrada ao CD/Player, Câmera traseira de ré e Sistema de Navegação integrado ao Painel Nissan Connect dá para ver que ele é bem equipado e tudo de série e chave não é canivete, mas ela é tem botões de porta - malas, porta e alarme integrados. em comparação aos rivais o Prisma LTZ troca a direção elétrica pela hidráulica e não traz bancos de couro nem como opcional, o Cobalt LTZ também a mesma coisa e o Ar Condicionado não é digital em ambos os modelos, já o Fiat Grand Siena Essence 1.616V não tem bancos de couro e nem central multimídia como opcionais, a direção é hidráulica e o Alarme é opcional, o Ford Ka+ até tem o mesmo nível de equipamentos na versão SEL troca os bancos de couro pelo controle de tração e estabilidade, o Ford  New Fiesta na versão SE tem equipamentos inferiores, o Logan os poucos opcionais ficam mais baratos, mas inferiores ao modelo da Nissan, o Etios não tem opcionais, mas não tem espelhos elétricos e bancos de couro e o Volkswagen Voyage Evidence que não tem os bancos de couro e a central multímdia, mas é mais barato e o HB20S que tem o mesmo preço e tem o mesmo nível de equipamentos, mas existe ágio nas concessionárias Hyundai, isso é fato e na prática mais caro que Versa, mas enfim em resumo: na maioria os rivais são mais baratos e menos equipados, ou são mais caros e menos equipados e o seu porta - malas leva 460 litros dá para levar com tranquilidade a bagagem de uma família, vence HB20S com 450 litros e Ka+ com 445 litros, perde por pouco para o New Fiesta com 465 litros, Voyage com 480 litros e até do Prisma com 500 litros, Grand Siena amplia um pouco mais com 520 litros e aí bem distantes Toyota Etios com 562 litros e Chevrolet Cobalt com 563 litros, mas ainda assim o porta - malas o Versa é acima da média que deu 444 litros, justamente o menor de todos, ou seja o Versa tem um porta - malas que dá e sobra para uma família e a saída de ar redonda na lateral do motorista do passageiros, só parece de qualidade inferior, mas tocando nela, realmente não é mantém a escola dela: simples e bem acabado e peço desculpas por não ter tirado fotos com o banco todo recuado e por falar neles: o bancos de couro você se sente a vontade, são bem agradáveis.
Painel de fácil visualização.

Sistema multimídia da Nissan com GPS.

Saídas de ar redonda parecem de qualidade inferior, mas não é.
Sentado atrás de mim, sobrou espaço para os joelhos e com os bancos recuados também.

O Seu porta - malas leva 460 litros atende uma família com folga.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é manual de cinco marchas, o motor é o 1.6 16V da família HR que passou a ser feito em Resende-RJ desde o ano passado, é um dos mais modernos do segmento, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica(ou no jargão popular "corrente de comando") e coletores variáveis(chamados de CVVTCS pela Nissan) e com isso gera 15.1KGFMa4000RPM e 111CVa6000RPM e 90% do torque estão disponíveis já a 2000RPM o que dá 13.6KGFM, é uma ótima calibração. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, analisando a ficha técnica: suspensão,câmbio e freios todos os concorrentes seguem o mesmo conceito, nos motores começa as diferenças, o Chevrolet Prisma e Cobalt tem os veteranos Família I, no primeiro é o 1.4 SPE dotado de bobina individual para cada cilindro que gera 13KGFMa4800RPM e 98CVa6000RPM e com álcool vai a 13.9KGFM e 106CV nas mesmas rotações com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o Cobalt LTZ 1.8 usa o Família I 1.8 EconoFlex que gera 16.4KGFMa3200RPM e 106CVa5600RPM e com álcool vai a 17.1KGFM e 108CV de mesma concepção, note que ele ganha no torque e perde na potência e a 2000RPM deve ter o mesmo torque do Versa na mesma faixa de rotação, o Fiat Grand Siena tem também o 1.616V dotado de corrente metálica, mas é comando de válvulas simples no cabeçote e sem variação e com isso gera 16.2KGFMa4500RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 117CV, o Versa perde por pouco em potência e torque, mas o Versa tem uma vantagem: é mais leve e com isso o desempenho é melhor e o consumo também, o Ford Ka+ SEL tem o Zetec Sigma 1.516V que gera 14.5KGFMa4250RPM e 105CVa6500RPM com gasolina e com álcool vai a 15.5KGFM nas mesmas rotações e 110CVa5500RPM, ou seja o Versa ganha dele no torque e na potência com qualquer combustível e não é dotado de comando de válvulas variáveis , o New Fiesta tem o Zetec Sigma 1.616V lembrando que o 1.616V é dotado de comando de válvulas e coletores variáveis(Ti-VCT) e com isso gera 15.4KGFMa4250RPM e 125CVa6250RPM e com álcool vai a 16KGFMa5000RPM e 130CV nas mesmas rotações, note que o Versa com gasolina equivale no torque e isso é mais importante para o uso em cidade , o Hyundai HB20S tem o 1.616V da família Gamma que gera 16KGFMa4500RPM e 122CVa6000RPM e com álcool vai a 16.5KGFM e 122CV, nessa vou dar o braço a torcer: tem mais torque e potência,  mas o HB20S é mais pesado,o Renault Logan usa o 1.6 da família K com 8 válvulas que gera 14.5KGFMa2500RPM e 98CVa5750RPM e com álcool vai a 15.5KGFM e 106CV nas mesmas rotações, note que o Versa  com gasolina tem mais torque é mais potente, com álcool é mais potente e chega perto no torque, o Toyota Etios usa o 1.516V da família NR que gera 13.9KGFMa3000RPM e 92CVa5600RPM e com álcool vai a 96CV e mantém o torque, ou seja o Versa tem mais potência e torque e o Volkswagen Voyage ainda usa o EA 111 1.6 que gera 15.4KGFMa2500RPM e 101CVa5250RPM e com álcool vai a 15.6KGFM e 104CV nas mesma rotações, ou seja o Versa é mais potente e equivalente no torque, ou seja o Versa no quesito motorização está muito bem perante os rivais, os mais potentes não abrem uma distância enorme e os menos potentes, com exceção do Cobalt tem torque equivalente ao Versa, ou seja o motor está bem situado e tem o projeto mais moderno de todos no exterior(2010).
O motor 1.616V gera 111CV nos dois combustíveis.
ANDANDO COM ELE: Logo de cara um March com frente antiga aparece na frente e do lado um pilar e aí falei "acho que agora não vou sair" e o primeiro teste começou com a direção elétrica e ela funcionou bem, fez um carro de 4.49metros e 1.69metros de largura, parecer que tem 4.20metros e 1.50metros de largura e também do motor, sem sustos, ele  sai com tranquilidades, algo muito bom, o câmbio logo mostra que tem engates macios e precisos, o máximo que dá é um barulho de engate de marcha, mas nada grave é algo do tipo "pan"   bem claro que o engate da marcha existiu, o vendedor me deu um bom trajeto sai da concessionária, depois virei a esquina á direita logo de cara, o motor mostrou a que veio, inclusive com 90% do torque a 2000RPM mostrou-se agradável nessa situação e a suspensão se mostrou bem macia .É um dos carros arredondados que você consegue encontrar a frente do carro e isso é muito bom, logo depois uma boa pista com velocidade máxima urbana de 60KM/H e resolvi engar todas as marchas e o câmbio se mostrou bem escalonado, aliás o motor trabalha, mas em silêncio, depois o vendedor resolveu pedir para eu ir na ladeira onde eles colocam o 1.nada(zero atrás do ponto, 1 litros, 1.0 ou 1000 como queira entender) deles para mostrar o potência e imagina o que o 1.6 fez? eu estava em terceira a 40KM/H ele manteve tranquilamente, chegou a pedir marcha sim: para aumentar para a quarta marcha, só não aumentei por que teria que fazer a curva e seria meio arriscado e fora que o limite é de 40KM/H e aí voltei a pista onde é 60KM/H, o modelo mostrou um bom acerto de suspensão e depois passamos por paralepípedos e ele mostrou boa absorção dos impactos, o que mostra que a Nissan caprichou no acerto, fez até lembrar vagamente o irmão maior: o Sentra e depois deixei o carro na concessionária e antes só uma recomendação: a Nissan recomenda trocar as marchas a 2100RPM para economizar combustível, algo que o vendedor me citou no test drive feito ontem.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O Preço da versão Unique é de R$54.990, em comparação aos rivais o Renault Logan Dynamique 1.6 manual custa R$49.980 é cinco mil reais mais barato, mas não tem o mesmo nível de equipamentos da versão Unique do Versa, o Toyota Etios Platinum custa R$54.430, custa R$560 mais barato que o Versa, mas ainda deve muitos equipamentos ao Versa, o Volkswagen Voyage Evidence 1.6 custa R$55.290 é mais caro e não tem o mesmo nível de equipamentos do Versa e nem tem como ficar equipado igual ao Versa nem como opcional, o Chevrolet Prisma LTZ que fica devendo nos bancos de couro é mais caro custa R$56.790 é dois mil reais mais caro e não os bancos de couro do Versa, o Cobalt LTZ 1.8(nem vou colocar o 1.4 por que é muito fraco, na minha opinião). custa R$58.850 e não tem os bancos de couro do Versa, é R$4000 mais caro, fora que assistência é hidráulica e não elétrica, o Fiat Grand Siena é mais barato custa R$50.360 com alarme custa R$50.967 é mais barato, mas você não consegue chegar ao nível de equipamentos do Versa Unique, o Ford Ka+ SEL 1.516V custa R$50.590, ele troca o banco de couro pelo controle de estabilidade e tração , mas tem o motor mais fraco e o New Fiesta SE custa R$55.790 e tem equipamentos inferiores ao Versa é R$1000 mais caro, talvez o problema seja o HB20 Impress manual que custa R$53.665 e tem o mesmo nível de equipamentos e motorização equivalente, mas esbarra no ágio da concessionárias Hyundai. As cores disponíveis para o modelo são: Preto Premium, Banco Diamond, Prata Classic, Vermelho Malbec, Cinza Titanium, Cinza Magnum e Branco Aspen. Se eu teria? se tivesse esse dinheiro na conta bancária a resposta é sim: Afinal a balança pendeu mais para o lado positivo do que negativo, aliás negativo mesmo só o visual que infelizmente não existe milagres, faço justiça aqui: March , Sentra e Altima são bonitos até, mas o Versa tem o mesmo problema visualmente da Classe C: Vincos demais, por que o resto: câmbio de engates macios, motor com resposta em qualquer faixa de rotação, espaço no banco traseiro  maior que carros que custam o triplo do preço, acabamento fiel a escola japonesa, bom porta- malas, bom pacote de equipamentos pelo que oferece acho que é bom dar uma olhada, nesse japonês, afinal muitos não podem ter Civic, Corolla ou Sentra hoje, seja por motivo de preço, ou outra coisa, acho que era bom dar uma olhada o Versa: ele chega mais próximo desses modelos citados, num preço bem menor e com dimensões de Civic e Corolla do início dos anos 2000.
Caso esteja interessado tem a opção do motor 1.nada(zero) de três cilindros e 12 válvulas que gera 10KGFMa4500RPM e 77CVa6000RPM e o preço das outras versões é:
1.nada: R$41.990
1.nada S R$44.990
1.6 SV: R$46.490
1.6 SL: R$49.990.
Essa são as outra opções, sempre com câmbio manual de cinco marchas e o consumo pelo Inmetro foi de 12.4KM/L com gasolina na cidade e 14.8KM/L na rodovia com o mesmo combustível o que dá um excelente consumo urbano e bom consumo rodoviário  e o consumo com álcool foi de 8.6KM/L na cidade e 10.4KM/L segundo o Inmetro.
                                                                 FICHA TÉCNICA.
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas e coletores variáveis, injeção multiponto e Flex
CILINDRADA:1598cm3.
DIÂMETRO X CURSO:78mm x 83.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,7:1
POTÊNCIA:111CVa5600RPM
TORQUE:15.1KGFMa4000RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.49metros, largura 1.69metros, altura 1.51metros e entre - eixos de 2.60metros.
PESO:1088KG
PESO/POTÊNCIA:9.9KG/CV
PESO/TORQUE:72KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 460 litros e tanque de combustível 41 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson.
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16,195/55/R16.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado digital, Alarme, CD/Player, Bancos de Couro, Navegador GPS, sistema multimídia, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem.
PREÇO: R$54.990.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem, revisão a cada 10000KM ou 1 ano.


AGRADECIMENTOS A GLOBO NISSAN DO BAIRRO JARDIM ATLÂNTICO  DE FLORIANÓPOLIS, PELO BOM ATENDIMENTO, PELA GERÊNCIA E PELO VENDEDOR QUE FORAM CONFIANTES NO PRODUTO E NOS TOQUES QUE O  VENDEDOR DA NISSAN.


                                                               











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