Plataforma W204: O Passado recente do "Carro de outro planeta" e sua vida na Alemanha.



                A GERAÇÃO QUE TROUXE  O RONCO DE PROVOCAR CHUVAS E TROVOADAS.
Assumo viajei a "outro planeta" e duas vezes, então por que não fazer uma matéria sobre essa geração da Classe C? afinal a atual é lançamento recente e já foi feita a matéria sobre esse modelos:
A Mercedes-Benz acho que era hora de mudar o visual e fazer alterações no modelo e em março de 2007 chegava o sedã totalmente renovado, era um carro bonito, apesar de achar a dianteira pesada, mas ainda era um carro elegante, ele media 4.58metros de comprimento, 1.77metros de largura, 1.45metros de altura e 2.76metros de entre - eixos, três versões de acabamento: Classic, Elegance e Avantguarde, três opções de câmbio: manual de seis marchas, automático sequencial de cinco marchas ou de sete marchas que é o famoso 7G-Tronic, nos motores como é Europa o leque é amplo, a oferta começava pelo 1.8 16V Kompressor da família M 271 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e compressor volumétrico, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 85mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 e com isso gerava 23.4KGFMa2500RPM e vai até 4200RPM e 156CVa5200RPM esse é o motor da C 180 Kompressor, a segunda opção é uma calibração mais pesada desse mesmo 1.8 16V da família M 271, apesar da taxa de compressão baixar para 8,5:1 e com isso gerava 25.5KGFMa2500RPM e vai até 5000RPM e 184CVa5500RPM é o motor da C200 Kompressor, lembrando que ambas além do manual de seis marchas, vinha com o automático sequencial de cinco marchas, a terceira opção era o V6 de 2.5 litros , 24 válvulas da família M 272 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 88mm e o curso é de 66.4mm o que totalizavam 2496cm3, a sua taxa de compressão é de 11,2:1 e com isso gerava 25KGFMa2900RPM e vai até 5500RPM e 204CVa6200RPM é o motor da C230 que além do manual de seis marchas, vinha com o 7G-Tronic de sete marchas, a quarta opção é o V6 de 3 litros e 24 válvulas da família M272, o diâmetro foi mantido, mas o curso passou a 82.1mm e a taxa de compressão é de 11,1:1 e com isso gerava 30.6KGFMa2500RPM e vai até 5000RPM e 231CVa6000RPM é o motor da C 280, fechando os motores á gasolina o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da mesma família, o diâmetro foi ampliado para 92.9mm e o curso também foi ampliado para 86mm o que totalizavam 3498cm3, a sua taxa de compressão é de 10,7:1 e com isso gerava 35.7KGFMa2400RPM e vai até 5000RPM e 272CVa6000RPM era o motor da C 350 e só vinha com o 7G-Tronic,  começando pelos motores á diesel vinha o OM 646 EVO de 2.2 litros, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, injeção common-rail, turbo e intercooler, o seu diâmetro é de 88mm e o curso é de 88.3mm o que totalizavam 2148cm3(na verdade um 2.15..), a taxa de compressão é de 17,5:1 e com isso gerava 27.5KGFMa1600RPM e vai até 3000RPM e 136CVa3800RPM é o motor da C200 CDi, uma calibração mais potente desse motor que mantinha até a taxa de compressão e gerava 40.8KGFMa2000RPM e 170CVa3800RPM, curiosamente é o motor  que veio parar na Sprinter, mas em outra calibração e era o motor da C 220 CDi e por último o V6 CDi de 3 litros e 24 válvulas da família OM 642, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 2987cm3, a sua taxa de compressão é de 17,7:1 e com isso gerava 52KGFMa1600RPM e vai até 2800RPM e 224CVa3800RPM era o motor da C 320 CDi é um V6 Turbo Diesel, dotado de intercooler, injeção direta common-rail. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multlink e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira(para a C 180 Kompressor) e ventilado nas quatro rodas para as outras versões e opcional para a C180 que veio para o Brasil acabou sendo item de série, já que vinha completa e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
O Classe C chegava ao mercado alemão com diversos motores: 1.8 16V Kompressor de 156CV e 184CV, V6 de 2.5 litros, 24 válvulas com 204CV, V6 de 3 litros com 231CV e V6 de 3.5 litros e 24 válvulas com 272CV e os diesel 2.2 16V com 136CV e 170CV e o V6 de 3 litros com 224CV. mais tarde era vez do 1.6 16V Kompressor de 156CV e o V6 3.5 ganhava injeção direta ia a 306CV e o 2.2 Turbo Diesel de 204CV.
 
 
Curiosamente o V6 Turbo Diesel é o mesmo que foi usado na ML 320 CDI vendida no Brasil. Ah ficou confuso sobre motores e câmbio? vou lhe ajudar  com uma tabela.
 
C 180 Kompressor: 1.816V Kompressor , 156CV, 6MT, 5AT
C 200 Kompressor: 1.816V Kompressor, 184CV, 6MT,5AT
C 230: V6 2.5 24V, 204CV, 6MT, 7G-Tronic
C 280: V6 3 L 24V, 231CV,6MT, 7G-Tronic
C 350: V6 3.5 24V, 272CV, 7-G-Tronic
C 200 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel, 136CV, 6MT, 5AT
C 220 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel, 170CV,6MT, 5AT
C 320 CDI: V6 3L 24V Turbo Diesel, 224CV,6MT,7G-Tronic.
 
E note que torque do V6 Turbo diesel é digno de um V8 e como sempre: motor dianteiro longitudinal e tração traseira, a Classe C jamais abandonou esse esquema de motor e tração e jamais abandonará(creio eu) e em julho de 2007 chegava a opção de tração integral 4Matic para os modelos C 280(V6 3L), C350 e C 320 CDI(V6 3 L Turbo Diesel), em dezembro de 2007 a oferta é ampliada com a chegada da Touring/ Estate com as mesmas medidas do sedã e as mesmas opções de versões e de motores já citadas no sedã que estão na tabela acima e o V6 com tração integral também disponíveis era a novidade da linha 2008 da Classe C e como curiosidade dependendo da versão o símbolo era dentro da grade, ou no capô como era tradição da estrela de três pontas.
O C Touring chegava ao mercado com os mesmos motores do sedã.
 
Em fevereiro de 2008 chegava o C 63 AMG, sempre com o câmbio 7G-Tronic de sete marchas e o motor é o V8 de 6.2 litros, 32 válvulas  da família M156 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 102.2mm e o curso é de 94.6mm o que totalizavam 6208cm3, a sua taxa de compressão é de 11,3:1 e graças aos comando de válvulas mais bravos, ele gerava 61.2KGFMa5000RPM e 457CVa6000RPM e vai até 6800RPM e de quebra o belo ronco de provocar chuvas e trovoadas!, suspensão foi alterada, assim como freios maiores, veio tanto na carroceria Sedã e na Touring e além disso vinha com Rodas liga-leve aro 18, com pneus 235/40/ZR 18 na dianteira e 255/55/ZR 18 na traseira e lembrando que o ronco capaz de provocar chuvas e trovoadas vem do virabrequim plano.
O C3 AMG chegava ao mercado e trouxe junto...

A versão Touring(Perua) e ambos com o....

V8 de 6.2 litros e 457CV e ronco capaz de provocar chuvas e trovoadas! e mais tarde vinha o pacote performance que levava o motor a 487CV.
Em abril de 2008 mais novidades, estreava o 1.6 16V dotado de compressor volumétrico( Kompressor ou Superchager) da família M271, o diâmetro era mantido, mas o curso caia para 75.6mm o que totalizavam 1597cm3, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 e com isso gerava 23.4KGFMa3000RPM e vai até 4500RPM e 156CVa5600RPM esse era o motor da C 180 Kompressor e disponível tanto para o sedã como para a Touring.
   Em outubro de 2008 como linha 2009 mais duas novidades, o 1.8 16V Kompressor de 156CV dá lugar ao 1.6 16V com a mesma potência em definitivo, o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas, ganhava injeção direta era o C 350 CGI, o motor da família M 272 ganhava injeção direta e taxa de compressão subia para 12,2:1 e com isso gerava 37.2KGFMa3000RPM e 292CVa6000RPM e nos diesel estreava o C 250 CDi, com motor 2.2 16V Turbo Diesel( na verdade 2.15...) da família OM 651, o seu diâmetro é de 83mm e o  curso é de 99mm o que totalizavam 2143cm3, a sua taxa de compressão era de 16,2:1 e com isso gerava 51KGFMa1600RPM e vai até 1800RPM e 204CVa4200RPM é torque digno de um V8 e esse motor ficava entre o V6 diesel e outro 2.2 Turbo Diesel que é o 220 CDI.
   Em junho de 2009 como começo da linha 2010 o modelo C 230 dava adeus e com ele o V6 de 2.5 litros, chegava o C 250 CGI, o motor 1.8 16V da família M 271 trocou o compressor volumétrico pelo turbo e ainda ganhou a injeção direta, a taxa de compressão era de 9,3:1 e com isso gerava 31.6KGFMa2000RPM e vai até 4300RPM e 204CVa5500RPM. tinha mais torque e curiosamente a mesma potência do antigo V6 que ele substituía e o C 320 CDI virava C 350 CDI só mudava apenas o nome, continuava com a mesma potência e torque.
  Em outubro de 2009 o C 63 AMG ganhava opcional do Package Performance, ou "Pacote Performance" o motor V8 de 6.2 litros e 32 válvulas da família M 156 passava a gerar 487CVa6000RPM e vai até 6800RPM e mantinha o torque e um mês depois o V6 de 3 litros, Turbo diesel, ganhava turbo de geometria variável e com isso passou a gerar 57.1KGFMa1600RPM e vai até 2400RPM e 231CVa3800RPM e o C 280 muda de nome: passa a se chamar C 300 e mantém o mesmo motor V6 de 3 litros e 24 válvulas do C 280. Em abril de 2010 o C 180 Kompressor dava lugar ao C 180 CGI, o motor 1.6 16V dotado de compressor volumétrico dava adeus era substituído pelo 1.8 16V da família M 271, só em vez de compressor, vinha com turbo e injeção direta, a taxa de compressão era mesma do C 250 CGi, mas aqui ele gerava 25.5KGFMa1600RPM e vai até 4600RPM e 156CVa5000RPM e o C 200 Kompressor também dá adeus e é substituído por uma versão intermediaria do 1.8 16V com turbo ,intercooler e injeção direta é o C 200 CGI que gerava 27.5KGFMa1800RPM e vai até 4600RPM e 184CVa5250RPM, o V6 de 3.5 litros e injeção convencional dava adeus do mercado, só ficava o V6 de injeção direta e era linha 2011.
   Em fevereiro de 2011 chegava o modelo reestilizado  que vou contar depois. mas veja como ficou no final dessa primeira fase do modelo da estrela de três pontas.
 
C 180 CGI: 1.816V Turbo 156CV, 6MT, 5AT
C 200 CGI: 1.816V Turbo 184CV, 6MT, 5 AT
C 250 CGI: 1.816V Turbo 204CV, 6MT,5 AT
C 300: V6 3L,  24V, 231CV, 6MT,7G-Tronic
C 350 CGI: V6 3.5 24V, 292CV, 7G-Tronic
C 200 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel 136CV, 6MT,7G-Tronic.
C 220 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel, 170CV,6MT,7G-Tronic
C 250 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel, 204CV,6 MT,7G-Tronic
C 350 CDI: V6 3 L, 24V, Turbo Diesel ,231CV, 7G-Tronic.
C 63 AMG: V8 6.2, 32V, 457CV ou 487CV,7G-Tronic.
 
A CHEGADA DO MODELO REESTILIZADO SE DÁ  em março de 2011 com nova grade dianteira e novos para - choques, as versões de acabamento eram : "Básica", Elegance e Avantguarde, além é claro da esportiva AMG, o nome CGi desparece, o câmbio 7G-Tronic de sete marchas é estendido ao motor 1.816V nas três configurações de potência e que se mantiveram, o C 300 dá adeus e seu V6 de 3 litros também e o C 350 ganhava um novo V6 é o 3.5 litros, 24 válvulas da família M 276 que ganhava taxa de compressão de 12:1 e com isso gerava 37.7KGFMa3500RPM e vai até 5250RPM e 306CVa6500RPM e nos diesel estreava uma versão C 180 CDI, que era uma versão estrangulado do OM 651 de 2.2 litros e que tinha taxa de compressão de 16,2:1 e com isso gerava 30.6KGFMa1400RPM e vai até 2800RPM e 120CVa2800RPM e vai até 4600RPM e o C 350 CDI ganhava alterações no V6 de 3 litros, 24 válvulas, turbo diesel agora ele gerava 63.2KGFMa1600RPM e vai até 2400RPM e 265CVa3800RPM e lógico o turbo de geometria variável foi mantido e nos modelos 4matic apenas o V6 de 3.5 litros á gasolina e o V6 de 3 litros Turbo diesel se manteve nos 231CV ,a Touring também mudava e o sedã vai para 4.59metros  e a perua vai  para os 4.60metros de comprimento e os modelos C 63 AMG tanto sedã como perua continuavam sem alterações.
O Classe C é reestilizado, ele manteve os motores 1.8 16V Turbo com 156CV, 184CV e 204CV, o V6 de 3.5 litros gerava 306CV e os Turbo Diesel 2.2 com 120CV, 136CV, 170CV, 204CV e o V6 Turbo Diesel de 3 litros com 265CV e no 4Matic apenas o V6 de 3.5 litros e o V6 Turbo Diesel com 231CV.
              O  C3 AMG manteve o V8 de 6.2 litros com 457CV ou 487CV com pacote performance.
 
A Perua vinha com os mesmos motores do sedã.
       A Touring também tinha sua versão C 63 AMG com seu V8 de 6.2 litros já citado no sedã.
Está curioso para ver como ficou a gama?  então vamos lá:
 
C 180: 1.816V Turbo, 156CV, 6MT,7G-Tronic.
C 200: 1.8 16V Turbo, 184CV, 6MT,7G-Tronic
C 250: 1.8 16V Turbo, 204CV, 6MT,7G-Tronic
C 350: 3.5V6, 306CV,7G-Tronic, FR, 4 Matic
C 180 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel 120CV, 6MT,7G-Tronic
C 200 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel 136CV, 6MT,7G-Tronic,
C 220 CDI: 2.2 16V Turbo Diesel 170CV, 6MT, 7G-Tronic
C 250 CDI 2.2 16V Turbo Diesel 204CV,6MT,7G-Tronic
C 350 CDI: V6 Turbo Diesel, 3 litros, 231(4matic), 265CV(FR), 7G-Tronic
C 63 AMG: 6.2 V8, 32V, 457CV ou 487CV.
 
Em junho de 2011 como linha 2012 estreava o cupê da Classe C substituindo o CLK ,era uma versão duas portas do modelo do sedã, inclusive tem as mesmas dimensões, mas caída do teto é diferente, as versões disponíveis para a ele eram C 180, C 250, C 350, C 220 CDI, C 250 CDI e C 63 AMG, nos motores no C180 era o mesmo 1.8 16V Turbo de 156CV, no 250 era o mesmo motor com 204CV, o V6 de 3.5 litros com 306CV, o 220 CDI com motor 2.2 16V Turbo Diesel de 170CV e o 250 CDI com motor 2.2 16V Turbo diesel de 204CV e o AMG dispensa comentários com seu V8 de 6.2 litros com 457CV ou 487CV e o ronco de provocar chuvas e trovoadas.
O C Coupé chegava ao mercado com motores 1.8 16V Turbo de 156CV e 204CV, o V6 de 3.5 litros 306CV, o 2.2 16V Turbo diesel de 170CV ou 204CV.

O C3 AMG com seu motor V8 de 6.2 litros com 457CV ou 487CV.
Em abril de 2012 o C180 trocava o motor 1.8 16V Turbo pelo 1.6 16V da família M 270 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e intercooler e claro a injeção direta( já andei na Classe C de geração posterior com esse motor), o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 73.7mm o que totalizavam 1595cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 25.5KGFMa1250RPM e vai até 4000RPM e 156CVa5300RPM e isso vale tanto para o sedã como para a perua e cupê C 180 e três meses antes chegava a versão limitada Black Séries do C 63 AMG que por fora trazia para-lamas alargados, entrada de ar no capô, Rodas de Liga-leve aro 19, os pneus são 255/35/ZR 19 na dianteira e 285/30/ZR 19 na traseira e lógico além dessas alterações, suspensão, freios á disco maiores e vieram outras alterações no motor V8 de 6.2 litros, 32 válvulas da família M 156, graças a nova injeção e novo comando de válvulas passou a gerar 63.2KGFMa5000RPM e 517CVa6800RPM, mas era uma série limitada.
A C63 Black Séries com motor V8 de 6.2 litros calibrado para 517CV.
Em outubro de 2012 na linha 2013 a Black Series que era série limitada dava o seu adeus, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda,  Em fevereiro de 2014 ele dava lugar ao modelo W 205 que é construído na plataforma MRA. ainda não tem a história dela, mas tem o test drive da C 180:
 
Enfim essa geração da Classe C trouxe um cupê, além dos tradicionais sedã e perua, trouxe o V8 de 6.2 litros que tem um som capaz de provocar chuvas e trovoadas, lógico que também trouxe a Black Series que até hoje é o Classe C mais potente, em segundo lugar vem o C 63 S AMG da atual geração e realmente mostrou ser "carro de outro planeta". graças aos recursos tecnológicos e as versões de alto desempenho da estrela de três pontas.
 



 

 
 
  

 

 

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